305ª Edição - Ano XII
De 27 de setembro a 08 de outubro de 2019
         
 

Novos Consultórios do Curso de Medicina Veterinária

Novos laboratórios foram construídos no Bloco 9, no Campus Urbanova, para que os alunos do Curso de Medicina Veterinária possam atender animais de pequeno porte. A inauguração simbólica dos ambientes foi realizada no dia 3 de setembro, com a presença da Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Heloísa Orsini de Souza, da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dos Pró-Reitores, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, funcionários e alunos.

Heloísa Orsini, Mirela, Jair, Sandra, Eduardo e Maria Regina
 
Profa. Heloísa (Coordenadora) e Profa. Mirela (Diretora)
 
Vista parcial dos ambientes clínicos veterinários

Univap Faz a Doação de Óculos para o PróVisão

A funcionária Sylvia Leds entrega a doação em nome da Reitoria

 
Com a finalidade de colaborar com o PróVisão no atendimento às pessoas carentes de recursos financeiros, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) doou 960 óculos para a instituição. As caixas com o material foram retiradas no Campus Urbanova, dia 4 de setembro, por Mauricea Almeida Veiga, da Clínica da Família.
O PróVisão foi fundado em 1982 por iniciativa da Maçonaria Joseense, com a proposta de prestar atendimento gratuito para pessoas com doenças oculares, com deficiência visual, surdocegueira e múltiplos sensoriais.
O PróVisão é hoje o Centro de Referência Oftalmológica e de Reabilitação Visual do Departamento Regional de Saúde (DRS – XVII) da Secretaria de Estado da Saúde, para a Região do Cone Leste Paulista (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira).
Desde o início a instituição está comprometida com a inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade, preparando-a e incluindo-a no mercado de trabalho.

PróVisão
Av. Andrômeda, 3061
Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos - SP
Telefone: (12) 3919-3200
E-mail: contato@hospitalprovisao.org.br

Fontes: Univap/PróVisão

O Profissional de Comunicação no Mercado de Arte e Cultura
Palestra com Ex-Aluno da Univap


 
Eduardo durante a palestra no Auditório do Bloco 5, Campus Urbanova

A Coordenadoria do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) convidou o Jornalista Eduardo Carvalho, ex-aluno da Univap, para ministrar palestra aos atuais alunos e falar um pouco sobre a sua experiência no mercado de trabalho.
A palestra foi realizada no dia 9 de setembro, no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, sob a temática: “O Profissional de Comunicação no Mercado de Arte e Cultura”.
Eduardo Carvalho, que concluiu o Curso de Jornalismo em 2008, atualmente ocupa o cargo de editor artístico e integra a equipe de conteúdo da Curadoria do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. É o responsável por conceber novas exposições e experiências para o Museu, criado em 2015. Coordenou alguns projetos, como o desenvolvimento das exposições Inovanças - Criações à Brasileira; a exposição Pratodomundo - Comida para 10 bilhões e o projeto da experiência IRIS+, concebido em parceria com a IBM, que utiliza inteligência artificial para fazer perguntas aos visitantes do Museu sobre os temas abordados na Exposição Principal.
Atua ainda no desenvolvimento de aplicativos e audioguias; organização de eventos e seminários voltados à divulgação científica e na articulação de parcerias institucionais nacionais e internacionais.
Em São José dos Campos, iniciou seu estágio na Rede Vanguarda. Depois foi para o Jornal Valeparaibano (hoje denominado O Vale). Graduado, recebeu em 2011 o convite para trabalhar na TV Globo em São Paulo, onde atuou como repórter do G1. Especializou-se em Meio Ambiente, Ciência e Saúde e pôde realizar coberturas jornalísticas na Conferência da ONU; Arquipélago de São Pedro e São Paulo.
Especializou-se também em Jornalismo Científico pela Unicamp e, em 2015, mudou-se para o Rio de Janeiro, para compor a equipe curadora do Museu do Amanhã.
O Jornalista Eduardo Carvalho foi o único brasileiro selecionado em 2019 pelo Programa Chevening Clore Leadership.

IV Encontro Nacional em Pesquisa e Soberania Alimentar Nutricional

Docentes da Univap marcam presença
 
A Coordenadora Profa. Mestra Rafaella Guimarães Moraes Camargo e o Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches, do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participaram do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado entre 11 e 13 de setembro, no Campus da Universidade Federal de Goiás, na cidade de Goiânia.
O Encontro teve como tema geral Paradigmas e desafios para uma ciência cidadã em soberania e segurança alimentar e nutricional.
Entre os temas que foram abordados na Conferência Inaugural e nos Painéis que compuseram a programação, destacam-se: novos paradigmas de pesquisa; emergência de temas e demandas de pesquisa; relação da pesquisa acadêmica com a sociedade; formação em SSAN e disputa de narrativas; culturas alimentares; relações com a natureza e território; sistemas alimentares, desigualdades e equidade; indicadores de desigualdade; perspectivas do mundo do trabalho.

Alunos do Curso de História e Estagiários do Pró-Memória na FLIM 2019

 
Alunos estagiários do Pró-Memória
Os alunos do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e estagiários do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos foram convidados a participar da Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha (FLIM 2019) como debatedores, após a exibição do documentário sobre indígenas, no sábado dia 14 de setembro.
Participaram do evento os alunos Iago de Oliveira Almeida, Daniele Siqueira Estrela, Natanael Francis Silva, Isabel Degen Alendes, Victor Augusto Benez Padilha e Luiza Nogueira Bin.
A criação do Pró-Memória foi efetivada no dia 2 de março de 2004, após a assinatura de convênio entre a Câmara Municipal de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
A parceria entre as instituições visa, dentre outras coisas, promover a recuperação, a preservação e a disponibilização da história do município de São José dos Campos por meio do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, instituído pelo Decreto Legislativo nº 32/2003, de 02 de Outubro de 2003.
O Núcleo divulga e democratiza o acervo arquivístico e iconográfico do município como forma de preservar e valorizar a memória da cidade.
A Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha (FLIM) 2019, em sua 6ª Edição, foi realizada de 13 a 15 de setembro.
O festival tem por objetivo envolver a comunidade na exploração da literatura como ferramenta de formação cidadã e compreensão da sociedade.
Durante os três dias foram realizados debates, mesas literárias, espetáculos musicais, saraus, exibição de documentários, atividades lúdicas e poéticas, contações de histórias para crianças, lançamento de livros e oficinas.
Para permear as discussões do evento, e diante do tema escolhido para este ano, "TU", na noite de abertura, a FLIM 2019 recebeu um dos mais celebrados escritores europeus na atualidade, o português Valter Hugo Mãe, ganhador do Prêmio Literário José Saramago pela obra "O Remorso de Baltazar Serapião". Karina Buhir, Marisa Orth e Taciana Barros também fizeram parte da programação de abertura, com o show "Amar e Mudar as Coisas", em que interpretaram canções compostas por Belchior, músico, artista plástico e professor renomado nascido no Ceará.
A FLIM é realizada pela Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC) e conta com a parceria do SESC São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

Fontes: AFAC/Curso de História/Pró-Memória

Executivos da Multinacional General Motors Visitam a Univap

A Reitoria fez o convite à diretoria da multinacional General Motors (GM Mercosul) para conhecer um pouco a infraestrutura da Universidade. Estiveram presentes na Univap, dia 16 de setembro, John Robert Berner, Components Plant Operations, e Irineu de Oliveira, Analista de Comunicação Interna, que foram recebidos no período da tarde para uma primeira visita à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e, em seguida, ao Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IP&D).

Visita aos Laboratórios da FEAU
 
Parte das instalações do IP&D
 
Encontro com o Reitor, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades

Antes de encerrarem a visita ao Campus, estiveram com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades, na sala de reuniões do Parque Tecnológico Univap – 4º andar.

Da Ciência ao Prato

Prof. Lucas do Curso de Nutrição
 
O Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou dias 17 e 18 de setembro, no Teatro da Liberdade em São Paulo, do Seminário “Da Ciência ao Prato: políticas públicas para uma alimentação saudável”.
O evento foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), por intermédio do Programa Alimentando Políticas, cujo objetivo foi discutir com pesquisadores e gestores diversos assuntos, entre eles: rotulagem, preço e publicidade de alimentos; acesso e informação da população sobre alimentação adequada e saudável e de conflitos de interesses.
O Idec é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos, estruturada por uma Assembleia Geral e por Conselhos.
Fundado em 1987 por um grupo de voluntários, a missão da associação é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos.

Treinamento aos Funcionários da CCR Nova Dutra

Funcionários da CCR Nova Dutra participaram nos dias 17 e 19 de setembro, a partir das 13h30, do curso de Treinamento sobre “Serpentes, Ofidismo e Técnicas de Manejo”, oferecido pelo Centro de Estudos da Natureza (CEN), por intermédio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap, no Campus Urbanova.

Aprendizado teórico
 
Vista parcial dos funcionários presentes
 
Ensino prático

Participaram do Treinamento, ministrado pelas Médicas Veterinárias Mariana Ramos Machado e Hanna Sibuya Kokubun (CRAS), 64 funcionários da CCR Nova Dutra, que puderam também contar com o apoio dos alunos do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
O curso teórico/prático tem como objetivo a identificação e manejo das principais espécies de animais silvestres encontradas na região, as diferenças entre elas, seus hábitos e comportamentos e métodos de captura. O curso enfoca também a desmistificação de histórias sobre animais, principalmente serpentes. A importância do curso se deve ao fato de que na região ocorre muito a presença de animais peçonhentos e toda informação é de extrema importância.
Empresas, Organizações da Sociedade Civil e outros interessados em participar do Treinamento sobre “Serpentes, Ofidismo e Técnicas de Manejo” da Univap poderão entrar em contato pelo e-mail: latosensu@univap.br ou pelos telefones (12) 3949-2292 ou 3947-1233.

Oficinas de Práticas Profissionais na FCSAC

Por solicitação da coordenadoria da Escola Estadual Profa. Maria Dolores Verissimo Madureira, localizada no Jardim Anhembi, em São José dos Campos, 34 alunos acompanhados por três professores participaram de uma Oficina sobre Cinema, oferecida no dia 18 de setembro pela coordenadoria do Curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Campus Urbanova.

Prof. Filipe durante a oficina
 
Estúdio de TV no Bloco 2
 
Entendendo conceitos sobre cinema

A referida oficina foi ministrada pelo Prof. Mestre Filipe Coutinho Soriano, nos laboratórios de Informática e de TV, no Bloco 2, Campus Urbanova.

Os Desafios da Saúde e da Investigação Científica

A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou o Prof. Dr. Eduardo Ekundi Valentim, graduado em Enfermagem pelo Instituto Superior de Ciências de Saúde da Universidade Agostinho Neto (Angola) e PhD em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP), para ministrar, no dia 18 de setembro, uma palestra sobre a temática: “Os desafios da saúde e da investigação científica em Angola e sua internacionalização”.
A palestra aberta ao público foi realizada no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
O palestrante convidado é o atual diretor geral e docente do Instituto Superior Politécnico de Malanje (ISPM) e ministra também aulas na Universidade Agostinho Neto, em Angola.
 
Prof. Eduardo durante a palestra

Curso de Imersão em Metodologias Ativas

A direção da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com o interesse em fomentar a discussão, reflexão, planejamento e execução de projetos exitosos para a educação superior, bem como realizar a formação permanente do corpo docente desta faculdade, resolveu criar, no início do mês de agosto, o Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP).

Colocando em prática o aprendizado
 
Apresentação do trabalho desenvolvido
 
Grupos de docentes

Para compor a equipe do NIP, nomeou os docentes: Profa. Mestra Rafaella Guimarães Moraes Camargo (Coordenadora), Profa. Dra. Alessandra de Almeida Fagundes, Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches e Prof. Dr. Mário Oliveira Lima.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo NIP está o Curso de Imersão em Metodologias Ativas. A programação de agosto contou com os temas: Storytelling (08/08), Portfólio e Diário de Bordo (15/08), Mapa Conceitual e Moodboard (29/08) e Brainstorming (30/08); em setembro: Dramatização (05/09), Experimentação (19/19), Projetos Integradores (26/09) e em outubro: Seminários (03/10), Rotação de estações e World Café (17/10), Elaboração de Mural e Painel de Informações (31/10).
O curso está sendo ministrado pelo Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches (Docente do Curso de Nutrição e membro do NIP). O curso acontecerá até o final do semestre e se estende a todos os docentes da Univap.

Informações: 3947-1044 – Profa. Rafaella G. M. Camargo – Coordenadora do NIP

Crianças da Creche Cedin Castanheiras Visitam o CEN

Alunos da Univap recebem as crianças no Museu Pedagógico
 
Com objetivo de conhecer de perto o processo de nascimento das borboletas, a direção da Creche Cedin Castanheiras de São José dos Campos solicitou o agendamento de uma visita ao Centro de Estudos da Natureza, no Campus Urbanova.
Cerca de 110 crianças entre 4 e 5 anos, acompanhadas por professores, estiveram na Univap no dia 18 de setembro e foram recebidos por estagiários do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que apresentaram o Museu Pedagógico, o Viveiro de Plantas Medicinais, o Borboletário e o Serpentário.

Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer
Colaboração de Alunos e Professores de Enfermagem da Univap


Alunos e professores do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram, no dia 21 de setembro, das atividades e ações promovidas pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, para ajudar a sociedade a reconhecer os impactos das demências e dar suporte a cuidadores, dentro das ações do Dia Nacional de Conscientização do Alzheimer. O evento foi realizado pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, em parceria com a Secretaria de Saúde, das 9h às 12h, no Centro da Juventude (Zona Sul) e no Parque da Cidade Roberto Burle Marx (Zona Norte). O público presente recebeu orientações sobre sintomas, prevenção e cuidados para com as pessoas com a doença.

Prof. Benício e as alunas realizam atendimento
 
Teste para saber a taxa de açúcar no sangue

A equipe de Enfermagem da Univap, acompanhada pelo Prof. Mestre João Benício de Almeida, realizou cerca de 100 atendimentos, verificando a Pressão Arterial e a Glicemia Capilar (taxa de açúcar no sangue) da comunidade e também prestou serviços de orientação a respeito do Diabetes Mellitus e da Demência.
A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, o que acaba por comprometer o progresso das atividades de vida diária.
Para prevenir essa doença é muito importante que as pessoas pratiquem atividades físicas, exercitem a memória por meio de jogos, façam o uso da leitura diária e mantenham o convívio social.
Os cuidados dedicados às pessoas com Alzheimer devem ocorrer em tempo integral. Cuidadores, enfermeiros, outros profissionais e familiares, mesmo fora do ambiente dos centros de referência, hospitais e clínicas, podem encarregar-se de detalhes relativos à alimentação, ambiente e outros aspectos que podem elevar a qualidade de vida dos pacientes.
No Brasil, centros de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) oferecem tratamento multidisciplinar integral e gratuito para pacientes com Alzheimer, além de medicamentos que ajudam a retardar a evolução dos sintomas.

Fontes: Secretaria de Apoio Social ao Cidadão/FCS/Univap

XXIII INIC - Participe!


Vestibular Univap 2020 - Inscrições Abertas!


Oficinas de Práticas Profissionais - 2ª Edição


Cultura FCSAC


Festival Vídeo Minuto


ExpoFCSAC


Robocode – VI Campeonato de Robótica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Vestibular Univap 2020

Formas de Ingresso: Nota do ENEM ou Prova

Informações: www.univap.br/vestibular

Inscrições Abertas até 27 de novembro
Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)

21 a 23 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição – Institucional

(Evento gratuito e direcionado às Escolas Públicas e Particulares)

Horário: das 13h às 17h

Inscrições Abertas: de 23 de setembro a 18 de novembro pelo site:

www.univap.br/opp

Informações: (12) 3947-1080 – E-mail: opp@univap.br

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

22 de novembro
ExpoFCSAC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos

Rádio e TV; Moda; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Administração e Gastronomia

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 22h40

26 a 29 de novembro
Prova do Vestibular Univap 2020

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911

Informações: www.univap.br/vestibular

1º de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas