304ª Edição - Ano XII
De 02 a 26 de setembro de 2019
         
 

Dia do Psicólogo

A equipe do Diálogo, com a finalidade de corrigir um equívoco de informação publicado na edição anterior (Edição 303) sobre "O Dia do Psicólogo”, republica a matéria dando o devido crédito aos alunos do Centro Acadêmico do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que organizaram todo evento em celebração à data festiva.

Reflexões sobre a atuação profissional
 
Psicóloga Gabriela e o filósofo Carlos Eduardo
 
Vista parcial do público presente

Realizado no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, no dia 27 de agosto, nos períodos da manhã e noite, com total apoio da Coordenação do Curso, o evento contou com a participação de vários especialistas convidados pelos alunos.
Participaram das atividades pelo Dia do Psicólogo os seguintes especialistas: Camila Young, que proferiu a palestra: “Tornar-se Psicóloga: Reflexões Sobre Atuação Profissional”; a Psicóloga Gabriela Maia e o Filósofo Carlos Eduardo Ortolani, com “Diálogo: A Violência Contra Mulheres”; e Ana Luiza Morais, com “Work Café: Exercitando a Escuta”.
O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto, no Brasil. Essa data celebra o profissional responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com sentimentos, traumas e crises das pessoas. Para exercer a função de Psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de Ensino Superior em Psicologia numa instituição credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O curso de Psicologia da Univap tem duração de 5 anos, tem a carga horária total de 4.240 horas (Bacharelado) e 4.950 horas (Bacharelado com a formação complementar em Licenciatura). É oferecido nos períodos da manhã e da noite. Possui alta qualificação teórico-metodológica, técnica e de formação científica, humanista, interdisciplinar, ética, política, crítica, reflexiva, democrática e laica, embasada nos Direitos Humanos.
Oferece três ênfases profissionalizantes: Psicologia Clínica; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Psicologia, Políticas Públicas e Políticas Educacionais, além de uma formação complementar em Licenciatura.

Feira de Estudantes e Jornadas de Profissões
Univap Sempre Presente


A Univap é sempre convidada para participar de eventos fora do Campus Urbanova, desenvolvidos por escolas públicas e particulares da região. São Jornadas de Profissões, Feiras do Conhecimento, Feira de Estudantes e/ou Exposições.

 

Colégio Anglo Cassiano Ricardo - 8 de junho


 

Jornada das Profissões - Colégio Opção – 26 de agosto


 

Expo CIEE – Dias 28 e 29 de setembro

Bolsas de Estudos

O Reitor e a Vice-Reitora com os alunos Kennedy, Vanessa e Ana Carolina

 
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa é o setor responsável pela internacionalização da Universidade no acerto de acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica, técnica, didática ou cultural com instituições no Brasil e também do exterior. Desde 2012, inúmeros acordos foram estabelecidos e dezenas de universitários beneficiados com programas de bolsas de estudo.
No dia 22 de agosto, a Pró-Reitoria divulgou o resultado do Edital 02/2019 do Programa Bolsas Santander Ibero-Americana, que concedeu três bolsas para os alunos Kennedy Luiz Ribeiro Machado (Curso de História da Faculdade de Educação e Artes); Vanessa Castro Alves (Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes) e Ana Carolina G. Serapião (Curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação).
A bolsa do Programa Santander Universidades tem o valor equivalente a 3 mil euros por aluno, e deverá ser utilizada como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação selecionados dentro da universidade parceira do Programa, em um dos nove países da Ibero-América em que o Santander está presente: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.
Há também alunos que querem ir ao exterior mesmo sem a concessão de bolsas de estudo, assim sendo, a Pró-Reitoria negocia o intercâmbio com a universidade de destino. As alunas Marcela Vilela Gouvea Chaves e Caroline Peres Barga, ambas do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, estão na Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal (Set/2019 a fev/2020) e Amanda Carvalho de Sá, do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes, na Universidade do Porto, em Portugal (set/2019 a julho/2020).

Homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física

Por iniciativa do Conselho Regional de Educação Física (CREF) e do Vereador Marcão da Academia, foi realizada no dia 1º de setembro, Dia do Educador Físico, uma sessão solene na Câmara Municipal de São José dos Campos para homenagear 170 profissionais da área. Entre os homenageados esteve a docente da Univap, Profa. Dra. Patrícia Mara Danella Záccaro, que ministra aulas no Curso de Educação Física na Faculdade de Educação e Artes (FEA).
Ela recebeu a Medalha de 20 Anos de Serviços Prestados à Comunidade do CREF e um Diploma concedido pelo Vereador Marcão.
 

36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica
(SBPqO – 2019)


Dr. Marcelo acompanhado pela Profa. Dra Maria Aparecida N. Jardini

 
O Prof. Dr. Marcelo Lelis Zuppardo, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participou da 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO-2019), realizada de 4 a 7 de setembro, no Centro de Convenções da Expo Dom Pedro, em Campinas/SP.
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 5 de maio de 1983. A SBPqO é a Divisão Brasileira da International Association for Dental Research- IADR, atualmente a maior divisão na América Latina e uma das mais representativas da IADR no mundo.
Por ocasião do evento em Campinas, o Prof. Dr. Marcelo Zuppardo apresentou dois trabalhos científicos, intitulados: “Efeito da Corticotomia na movimentação ortodôntica: estudo em animais” e “Efeito da Corticotomia no movimento dentário em ratos: avaliação macroscópica e imaginológica”, este último recebendo a Menção Honrosa da SBPqO-2019.

Banca Examinadora na Defesa da Tese de Doutorado
 
Menção honrosa

Os trabalhos apresentados na SBPqO fazem parte dos estudos concluídos e apresentados na defesa de Tese de Doutorado, em junho do ano passado, na Unesp, intitulada: “Efeito da Corticotomia no movimento dentário em ratos”, avaliada pela Banca Examinadora composta pelos doutores: Profa. Dra. Maria Aparecida Neves Jardini (Unesp); Prof. Dr. Sergio Lúcio Pereira de Castro Lopes (Unesp); Profa. Dra. Mariellen Longo (Unesp); Profa. Dra. Camila Borges Fernandes (Univap) e Prof. Dr. Fabio da Silva Matuda (Univap).

Mutirão de Audiências de Conciliação
Faculdade de Direito da Univap e Procon de São José dos Campos


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, dia 11 de setembro, no Campus Castejón, o Mutirão de Audiências de Conciliação.
Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, participaram dessa ação, direcionada à comunidade, 40 alunos do 7º e 9º período semestral (4º e 5º ano), que analisaram 100 processos, resultando em 77 acordos. Os restantes dos processos foram encaminhados à assistência jurídica do NPJ para análise.

Vista parcial do NPJ da Faculdade de Direito da Univap
 
Público presente
 
Os alunos empenhados em acordos

Todos os alunos possuem autonomia durante a atividade. O trabalho de busca da conciliação fica atribuído a eles, que conduzem as audiências com liberdade. Isso colabora para a conscientização da responsabilidade que deve existir em todos os ramos do Direito. Assim, por trabalharem direto com os processos, os estudantes buscam resultados pautados pela ética e o cumprimento das obrigações.
A atividade faz parte do trabalho de aprimoramento do nível de formação dos alunos, associando-se às informações que recebem em sala de aula. Ela é importante porque insere nos futuros profissionais a cultura da conciliação, com o propósito de obter soluções menos traumáticas nas relações sociais e nas questões que envolvem o segmento consumerista.

Meeting Univap

Alguns alunos e professores foram convidados a participar de um encontro com o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dia 11 de setembro.
Os convidados foram recebidos no Gabinete da Reitoria por volta das 15 horas, onde juntos puderam desfrutar de um café e em seguida visitar as instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial.

Café no Gabinete da Reitoria
 
Visita ao Observatório

O Meeting Univap é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado, no decorrer do semestre, encontros com pessoas de vários setores internos e externos, com objetivo de aproximá-las da direção da Universidade.
No caso de alunos, funcionários e professores, a visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço onde estudam ou trabalham.
Encontros semelhantes continuarão a ser agendados no decorrer do ano e outras pessoas serão convidadas a participar de encontro semelhante com o Reitor.

CEN de Portas Abertas

Em homenagem ao “Dia do Biólogo”, a coordenadoria do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap organizou nos dias 12 e 20 de setembro, das 9h30 às 16h30, uma visitação às instalações do Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova.

Visitantes conhecendo o Serpentário
 
Borboletário
 
Viveiro de Plantas Medicinais

Os visitantes conheceram o Viveiro de Plantas Medicinais, Museu Pedagógico, Borboletário e Serpentário. Além desses espaços, o CEN também abriga o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
O Dia do Biólogo no Brasil é comemorado anualmente no dia 3 de setembro. Essa data homenageia o profissional que se dedica ao estudo e pesquisa sobre todos os seres vivos, desde a sua origem, estrutura, evolução, funções, entre outros. O seu trabalho também é de extrema importância para combater o controle de pragas e garantir a preservação ambiental.
Esse dia corresponde à data da regulamentação das profissões de Biólogo e de Biomédico no Brasil, através do decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

Univap Sedia a Primeira Fase da 24ª Maratona SBC de Programação

A Univap sediou, dia 14 de setembro, a primeira fase da 24ª Maratona SBC de Programação, com apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Computação e da FVE/Univap.
O evento foi realizado nos Blocos 6 e 9, no Campus Urbanova, com a participação de 19 equipes de sete (7) instituições, entre elas o ITA, Unifesp, Fatec-SJC, Fatec-Cruzeiro, Unitau, Unisal e Univap.
A Maratona de Programação é um evento da SBC que existe desde 1996. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sul-americana do concurso.

   

Ela se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc). A competição promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Várias universidades do Brasil desenvolvem concursos locais para escolher os melhores times para participar da Maratona de Programação. Esses times competem na Maratona (regional sul-americana) de onde os melhores serão selecionados para participar das Finais Mundiais do evento.
Os times são compostos por três estudantes, para resolverem, durante 5 horas, o maior número possível dos 13 problemas que são entregues no início da competição. Esses estudantes têm à sua disposição um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
O time que consegue resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.
As equipes da Univap, formadas por alunos do curso de Engenharia da Computação, obtiveram a seguinte classificação: New Equipe (Old), 7º lugar na sede e 208º nacionalmente; Padawans, 11º lugar na sede e 319º nacionalmente.
No Brasil, foram inscritas 726 equipes de 224 Instituições de Ensino Superior (denominada nas maratonas como escolas), sendo 687 equipes presentes na competição.
A direção do evento realizado na Univap (Sede) foi de responsabilidade do Prof. Dr. Valdir Gil Pillat, que pôde contar com o apoio de docentes dos Cursos de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU): Prof. Mestre Wagner Santos Clementino de Jesus; Prof. Dr. Carlos Henrique Netto Lahoz; Profa. Dra. Heidi Korzenowski e Prof. Mestre Hélio Lourenço Esperidião Ferreira, bem como do Prof. Alberson Wander Sá (Colégios Univap – Unidade Centro) e dos voluntários Brunno Augusto Gomes Ribeiro, Francisco Vieira, Fernanda Jannayna Paula da Silva, Alexis Sandi, João Bermal e Benjamin Rees.
A classificação final da primeira fase (com o resultado global – colocação em todo o Brasil, e local – São José dos Campos, indicada pela sigla spsj) pode ser visualizada no seguinte link:
http://maratona.ime.usp.br/primfase19/reports/ScoreBrasil.html

I Simpósio de Demência do Hospital Reger

A Univap cedeu espaço no Campus Urbanova para a realização do I Simpósio de Demências do Hospital Reger, dia 19 de setembro.
O evento, realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), contou com a participação e apoio da Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gerontologia, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Pérola Melissa Vianna Braga.

   

A temática do Seminário, “Os Estigmas das Demências: Impactos e Ações para a Geriatria e Gerontologia”, contou com a participação de especialistas da área, por meio de palestras e mesa redonda.
Estiveram presentes ao evento o Dr. Roberto Schoueri, Diretor Técnico do Hospital Reger, que ministrou a palestra “A abordagem inicial da demência”; Dra. Pérola Melissa Vianna Braga, Coordenadora do Curso de Especialização em Gerontologia na Univap: “O Direito do Idoso e a interdição de pacientes com demência: quando é proteção e quando é expropriação de direitos?”; Dra. Flávia Areco, Médica Geriatra: “O manejo farmacológico e não farmacológico das demências: fase inicial, intermediária e tardia”; Dr. João Schoueri, Médico Especializado: “A capacidade de tomada de decisão do paciente com demência”; Dr. Eduardo Guariglia, Médico Psiquiatra: “Quando o cuidador precisa de cuidados? Os impactos emocionais da demência sobre a equipe profissional e sobre a família”; Diva Maria da Silva, Assistente Social Especializada em Gerontologia: “Cuidar em casa ou institucionalizar? A dependência do idoso como questão social relevante”; Dra. Susana Miyahira, Médica Especializada: “Vivendo e morrendo bem com demência”; Mestra Joelita Pessoa Bêz, Fisioterapeuta Especializada em Gerontologia: “O que aprendemos com os pacientes com demência”.

 

A Mesa Redonda “Estratégias de cuidado e possibilidades de reabilitação de pacientes com demência – Compreendendo as potencialidades e os limites” contou com as participações da Fisioterapeuta Lúcia Miquelini, da Especialista Mirian Pereira e, como moderador, do Médico Psiquiatra Dr. Eduardo Guariglia.

Grupo de Vereadores Visita a Univap

A Reitoria da Univap convidou os Vereadores de São José dos Campos para uma visita institucional ao Campus Urbanova, dia 19 de setembro, no período da manhã.

   

Puderam estar presentes na ocasião os parlamentares Cyborg (PV), Marcão da Academia (PTB) e Wagner Balieiro (PT), que foram recebidos na Univap pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.
O grupo conheceu alguns laboratórios de tecnologia de ponta do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e parte da infraestrutura da Faculdade de Ciências da Saúde, inclusive alguns laboratórios dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Medicina Veterinária.

 

A Univap realiza, por intermédio da FCS, o atendimento à população devido a parcerias estabelecidas com instituições públicas e particulares. Os pacientes são atendidos por alunos sob a orientação de professores, nas clínicas do Centro de Práticas Profissionais (CPS), nas áreas da Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, entre outras.

VII Encontro de Educadores com Defesa do Rio Paraíba do Sul

A Univap sediou, dia 20 de setembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e nas instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), no Campus Urbanova, o VII Encontro de Educadores com Defesa do Rio Paraíba do Sul.

   

O evento foi organizado pelo Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul, em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos e Univap.
As atividades tiveram início no período da manhã, com a realização de palestras proferidas por José Roberto Manna, que falou sobre “Águas da Mantiqueira”; Arlete Aquino Dal Pino, sobre “Cultura da Paz” e de representantes de Escolas do Estado. No período da tarde visita aos painéis expostos e oficinas pedagógicas.

XVIII Brazilian MRS Meeting

A Univap esteve representada durante a realização do XVIII Brazilian MRS Meeting - SBPMat 2019, entre os dias 22 e 26 de setembro, no Balneário Camburiú, em Santa Catarina.
Esse tradicional fórum internacional foca todas as áreas relacionadas a Ciência e Engenharia de Materiais.
O objetivo do evento é aproximar a ciência acadêmica com o setor industrial, por intermédio dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores latino-americanos que apresentam na ocasião as inovações na área.
A docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva, apresentou trabalhos desenvolvidos sob a sua orientação, por alunos da graduação e da Pós-graduação.
Foram apresentados os seguintes trabalhos científicos: “Absorption measurements of microwave carbonyl iron / epoxy resin composite and microwave optimization processing algorithm”; “The effect of functionalized CNT behavior on the absorption of microwaves in nanocomposite NTC / epoxy resin” e “Processing and characterization of olive lump for exfoliating purposes applied to cosmetic products”, de autoria dos alunos: Nicholas Eras Fonseca, Caroline Paganucci Malère, Larissa Cristina C. Garcia, Bruno Ferraz Donati, Gustavo Freitas de Souza, Newton Adriano dos Santos Gomes (ITA), Lucas Ferreira Lyra, Rademaks Bento de Oliveira, Beatriz Botossi de Oliveira, Marina Luisa Rodrigues Oliveira e Rodrigo Nascimento Ferreira Alves.
 
A Profa. Dra. Valdirene durante a apresentação dos trabalhos

Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa

A Univap esteve representada no Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), realizado de 24 a 26 de setembro, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O SIGE é um evento anual promovido pelo ITA, com o objetivo de criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, com temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa.

 

Participaram do evento os alunos de Graduação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e do Mestrado Profissional em Processamento de Materiais, que apresentaram suas pesquisas sob a orientação da Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva. “Estudo de absorvedores de micro-ondas com dupla camada aplicados na banda X” e “Implantação do Laboratório Caracterização Eletromagnética em Espaço Livre do IFI/DCTA” foram os trabalhos apresentados pelos alunos Bruno Ferraz Donati e Rafaela Real.

Vestibular Univap 2020 - Inscrições Abertas!


XXIII INIC - Participe!


Oficinas de Práticas Profissionais - 2ª Edição


ExpoFCSAC


Robocode – VI Campeonato de Robótica


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Vestibular Univap 2020

Formas de Ingresso: Nota do ENEM ou Prova

Informações: www.univap.br/vestibular

Inscrições Abertas até 27 de novembro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)

21 a 23 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição – Institucional

(Evento gratuito e direcionado às Escolas Públicas e Particulares)

Horário: das 13h às 17h

Inscrições Abertas: de 23 de setembro a 18 de novembro pelo site:

www.univap.br/opp

Informações: (12) 3947-1080 – E-mail: opp@univap.br

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

22 de novembro
ExpoFCSAC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos

Rádio e TV; Moda; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Administração e Gastronomia

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 22h40

26 a 29 de novembro
Prova do Vestibular Univap 2020

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911

Informações: www.univap.br/vestibular

1º de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas