303ª Edição - Ano XII
De 01 a 31 de agosto de 2019
         
 

A Cidade Sob Múltiplos Olhares
Simpósio


A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Univap organizou nos dias 1 e 2 de agosto, o Simpósio “A Cidade Sob Múltiplos Olhares”.

As Coordenadoras do Programa de Doutorado e de Mestrado em PLUR
 
Vista parcial do público presente

O evento realizado no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) contou com a participação de docentes das Faculdades da Universidade, entre eles, a Profa. Dra. Ana Enedi Prince, que falou sobre “Marcas do Estigma: História, Saúde e Exclusão”; Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino, “O Direito à Cidade: Tradição Crítica e Justiça Social”; Profa. Dra. Lívia Gonsalves Toledo, “Gênero e Subjetividade nas Cidades: Um Olhar sobre a Construção da Realidade”; Prof. Dr. Diego Rodstein Rodrigues, “Arquitetura do ‘Nós’: Um Diálogo Fenomenológico entre a Empatia e a Hostilidade”.

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade

Para dar início as aulas do segundo semestre, a Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap promoveu no dia 8 de agosto, a partir das 14h, uma aula inaugural com a palestra “África Real e África Sonhada: Dois Mundos, Um Continente” e uma exposição fotográfica de Wilson Esteves.

Paulo de Tarso durante palestra
 
Público presente
 
Exposição Faces da Etiópia

O evento foi realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón e teve como palestrante o professor de relações internacionais, africanicista e sociólogo, Paulo de Tarso. A exposição fotográfica de Wilson Esteves, “Faces da Etiópia”, ficou disponível para visitação durante o evento.

Exposição: Madeira, Papel e Retratos

 
O Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou na Galeria Ivonne Weis, no Bloco 8, Campus Urbanova, a exposição: Madeira, Papel e Retratos, de autoria do artista plástico Giancarlo Ragonese.
A cerimônia de abertura da exposição foi realizada no dia 9 de agosto e permaneceu aberta para visitação durante trinta dias.
O artista plástico Giancarlo Ragonese (55), natural de São José dos Campos, é formado em Educação Física, mas tomou gosto pela arte após iniciar seus estudos em oficinas de pintura e gravura, oferecidas pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Anos depois, ministrou aulas de gravura na própria instituição. Atualmente faz exposições e ministra aulas em seu atelier.
Já expôs seus trabalhos em diversos espaços em São José dos Campos e outras cidades da região. Entre 2003 e 2006, participou de exposições e bienais em diversas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Suas obras já foram selecionadas para exposições no exterior, em Mostras de Arte na Itália e Bélgica.

Visita às Instalações da Faculdade de Ciências da Saúde

 
Os alunos do Curso Técnico em Análises Clínicas dos Colégios Univap – Unidade Centro visitaram, no dia 9 de agosto, parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, nos Blocos 7 e 9, no Campus Urbanova.
Os alunos conheceram a infraestrutura dos Laboratórios de Anatomia e Biomedicina, bem como as atividades realizadas no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), que presta serviços de atendimento à comunidade.
O Curso de Análises Clínicas do Colégio Univap – Unidade Centro tem como objetivo preparar profissionais de nível médio com formação específica, de forma a orientá-los e treiná-los para que possam ocupar postos em laboratórios, além de trabalhar no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

Semana de Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil

Dr. Rodrigo Canelas, Dr. Caio, Dr. Sergio Bacha e Dr. Klaus Calegão
 
Painel, Palestra e Seminário fizeram parte da programação organizada pela direção da Faculdade de Direito para celebrar a Semana de Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (Dia do Advogado).
O evento foi realizado de 12 a 14 de agosto, a partir das 19h30, e envolveu a realização do Painel com a temática “Reforma da Previdência”, com a participação de docentes da Faculdade de Direito; Palestra “Desafios da Advocacia na Atualidade”, proferida pelo Presidente da OAB de São Paulo, Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, e o Seminário “O que é Compliance?”, com a participação do Presidente da Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos, Dr. Humberto Dutra e do Representante da Sociedade de Advogados, Dr. Tarcísio Rodolfo Soares.

AVTalks
Multitelas, múltiplas oportunidades


A coordenadoria do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou nos dias 15 e 16 de agosto, nas dependências dos Blocos 2 e 5, Campus Urbanova, a primeira edição do AVTalks, formada por debates e oficinas sobre audiovisual.
O evento proporcionou a troca de experiências do mercado com o público acadêmico, cujo objetivo foi aproximar os jovens da realidade profissional na área audiovisual, discutindo as transformações e oportunidades existentes.

Lucas Mathias, Felipe Correa, Marcelo Torres e Francine Padilha
 
Voluntários nos bastidores do evento
 
Público presente

No dia 15, foram realizados dois debates, mediados pela coordenadora de jornalismo da TV Univap, Francine Padilha, com as temáticas: “As múltiplas telas do audiovisual”, com a participação do produtor de cinema Marcelo Torres, do diretor e produtor Felipe Correa e do diretor de criação Lucas Mathias. Já o segundo debate, “Múltiplas telas, novos mercados”, contou com a participação da diretora e produtora Mirian Bolson; do cinegrafista Wilson Araújo e do diretor da TV Univap, Fernando Moreira.
Na programação do dia 16 foram realizadas, simultaneamente, sete oficinas, ministradas por profissionais atuantes no mercado regional, que trataram de temas da área: “Do roteiro às múltiplas telas”, com Marcelo Torres; “Produção de telejornalismo”, com Francine Padilha; “As múltiplas oportunidades do smartphone”, com Wilson Araújo; “Drones, legislação e técnicas”, com Filipe Soriano e Jaide Menezes; “Audiovisual e a produção acadêmica”, com Kátia Zanvettor e Vânia Braz; “Infográficos: texto escaneável”, com Lucas Mathias, e “Iluminação para pequenos orçamentos”, com Felipe Correa.

Atenção Integral em Queimados

A Univap sediou o II Simpósio sobre Atenção Integral em Queimados, realizado dia 17 de agosto, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
O evento foi organizado pela Santa Casa de São José dos Campos, com apoio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e demais parceiros.

Cerimônia de abertura
 
Dr. José Adorno durante a palestra
 
Expositores

Participaram da cerimônia de abertura a representante da Secretaria de Saúde, Dra. Margarete C. da S. Correia; a representante do Comitê Organizador, Patrícia G. R. Cardoso; do Coordenador Regional da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia do Estado de São Paulo, Dr. Jonas Sartori; o Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Dr. José Adorno; o Provedor da Santa Casa, Dr. Ivã Molina; a representante da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-Seção São Paulo), Paula Fernando de Oliveira, e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da FCS da Univap e representante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Profa. Dra. Ivany C. de M. Baptista.
A palestra de abertura sobre a temática “Queimaduras: um problema de saúde no Brasil – epidemiologia, classificação e impactos” foi ministrada pelo Dr. José Adorno.
Durante o evento, ainda foram tratados os temas: “Prevenção e abordagem atual no manejo de queimadura”; “Prevenção das queimaduras: onde mora o perigo?”; “Panorama da atenção em queimadura na RM Vale e Litoral Norte”; “Vivências e experiências no manejo de queimadura em Equipe”; “A Experiência da Unidade de Tratamento de Queimados da Santa Casa de São José dos Campos – atenção primária à reabilitação”.

Enfermagem Oncológica
Foco da Atenção à Saúde


A ex-aluna Luciana Lopes Manfredini, do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap, foi convidada pela coordenação do Curso para ministrar, no dia 21 de agosto, uma palestra sobre “Enfermagem Oncológica – No Foco da Atenção à Saúde”.
Luciana é graduada em Enfermagem pela Universidade do Vale do Paraíba (2008) e Especialista em: Enfermagem Oncológica (modalidade residência) pela Fundação Pio XII (2010 a 2012); Urgência e Emergência (Universidade Nove de Julho) e em Gestão em Enfermagem (Universidade Federal de São Paulo).

Luciana durante a palestra
 
Vista parcial do público presente

Concluiu seu Mestrado em Oncologia no Hospital de Câncer de Barretos e atualmente é doutoranda em Ciências da Saúde, pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Hoje é enfermeira oncológica no Hospital Israelita Albert Einstein, com atuação no Centro de Intercorrências do Tratamento Onco-Hematológico, ambulatório de quimioterapia e transplante de medula óssea, desenvolvendo pesquisas nas linhas de emergências oncológicas, manejo de sintomas/cuidados paliativos e transplante de medula óssea.

Fraturas do Joelho e Quadril

Com a finalidade de ampliar o conhecimento de alunos dos diversos cursos da Univap, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou o Dr. Paulo Fracaroli, Fisioterapeuta do Hospital Regional de São José dos Campos, para ministrar a palestra “Princípios para o Tratamento Intra-Hospitalar das Principais Fraturas do Joelho e Quadril”.

O palestrante convidado
 
Vista parcial da sala de aula

O convidado é especializado em fisioterapia musculoesquelética, atual aluno de Mestrado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e membro do grupo de pesquisa ‘Pain Cognition Sports Science’.
A referida palestra foi realizada no dia 22 de agosto, a partir das 19h, em uma das salas de aula do Bloco 7, no Campus Urbanova.
Participaram da palestra alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e outros interessados.

Moção à Univap

Por iniciativa do Vereador Rogério Cyborg da Matta Castro, uma Moção da Câmara Municipal de São José dos Campos congratula a Univap, por intermédio da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), pela participação da Instituição (Professores e alunos) no Projeto Rondon – Operação João de Barro, no Piauí, em julho de 2019.

 

Dia do Psicólogo

Para celebrar “O Dia do Psicólogo”, a Coordenadoria do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) convidou especialistas na área para ministrar palestras aos alunos, dia 27 de agosto, para as turmas dos períodos da manhã e noite.
As palestras foram realizadas no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, com a participação de Camila Young, que proferiu a palestra: “Tornar-se Psicóloga: Reflexões Sobre Atuação Profissional”; a Psicóloga Gabriela Maia e o Filósofo Carlos Eduardo Ortolani, com “Diálogo: A Violência Contra Mulheres”; e Ana Luiza Morais, com “Work Café: Exercitando a Escuta”.

Reflexões sobre a atuação profissional
 
Psicóloga Gabriela e o filósofo Carlos Eduardo
 
Vista parcial do público presente

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto, no Brasil. Essa data celebra o profissional responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com sentimentos, traumas e crises das pessoas.
Para exercer a função de Psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de Ensino Superior em Psicologia numa instituição credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O curso de Psicologia da Univap tem duração de 5 anos, carga horária total de 3.880 horas e é oferecido nos turnos matutino e noturno. Possui alta qualificação teórico-metodológica, técnica e de formação científica, humanista, interdisciplinar, ética, política, crítica, reflexiva, democrática e laica, embasada nos Direitos Humanos.
Oferece três ênfases profissionalizantes: Psicologia Clínica; Psicologia Organizacional e do Trabalho; e Psicologia, Políticas Públicas e Políticas Educacionais, além de uma formação complementar em Licenciatura.

Governança da Água, Mudanças Climáticas e Aprendizagem Social

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional da Univap convidaram o Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi para ministrar, dia 27 de agosto, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, a palestra “Governança da Água, Mudanças Climáticas e Aprendizagem Social”.

A Profa. Dra. Sandra Costa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
 
Prof. Dr. Pedro Jacobi durante a palestra
 
Vista parcial do público presente

O convidado é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), membro da Divisão Científica de Gestão, Ciência e Tecnologia Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente/USP; Coordenador do Grupo de Acampamento e Estudos de Governança Ambiental – GovAmb/IEE; Membro do Conselho Diretor do Greenpeace Brasil, desde 2014; Coordenador do Projeto MacroAmb, Fapesp 2015 03804-9; entre outras inúmeras atividades.
O evento contou com a presença de alunos e professores do Programa, bem como profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade - Divisão de Educação Ambiental - e de professores da Rede Pública Municipal de São José dos Campos.

Executivos da Bayer Brasil Visitam a Univap

A Univap recebeu, no período da tarde do dia 27 de agosto, a visita de representantes da Bayer Brasil – São José dos Campos: Lílian F. Santana Nogueira (Coordenadora dos Assuntos de Comunicação e Sustentabilidade) e Andresa Lima (Supervisora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente), convidadas pela Reitoria da Univap.
Na ocasião, as executivas da empresa tiveram a oportunidade de conhecer parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (Blocos 7 e 9) e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasma e a Central Analítica).

Visita à Faculdade de Ciências da Saúde
 
Central Analítica no IP&D
 
Encerramento no Gabinete da Reitoria

A Bayer é uma organização global com competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Os produtos e serviços da Bayer são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento.
A Reitoria vem realizando há algum tempo trabalho de integração com a sociedade e convidado diversos segmentos de diferentes setores para conhecer melhor a infraestrutura da Universidade.

Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap
Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior


 
Pesquisadores da Univap receberam dia 28 de agosto, no Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap ‘Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior’, no Campus Urbanova, a visita de 45 estudantes acompanhados por professores da Escola Municipal Ramão Gomes Portão, de Guaratinguetá/SP.
Os estudantes receberam informações relevantes sobre Planetas do Sistema Solar, Estrelas, Galáxias e outros assuntos relacionados à Astronomia.
O Observatório da Univap é equipado com seis telescópios, sendo um automatizado, montado em uma cúpula no alto do prédio, com 30 cm de diâmetro e outros cinco ópticos portáteis. Possui ainda um espaço para exposições permanentes ou temporárias e um auditório para atividades de ensino, extensão e pesquisa.
As atividades do Observatório objetivam a divulgação científica e estimulação da curiosidade sobre as áreas das Ciências Exatas. Também abriga projetos de pesquisa acadêmica e aplicada.
A grande frequência de público, principalmente de escolas e de pais de estudantes, favorece a divulgação da qualidade acadêmica e da infraestrutura que a Universidade disponibiliza, sendo um dos seus vários diferenciais.
Após a palestra, os estudantes conheceram o experimento interativo instalado no Observatório denominado ‘Caixa de Areia de Realidade Aumentada’, que possibilita a criação de modelos topográficos que são digitalizados por intermédio de um sensor Kinect, processados em um computador e projetados de volta na caixa de areia, em tempo real, evidenciando, por meio de um mapa de cores e curvas de nível, as diferentes características do relevo, como planícies, montanhas, rios, entre outros detalhes.

Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap
Visitas: todas as quartas-feiras – a partir das 19 horas
Acesse: www.univap.br/observatorio
Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Campos Urbanova
São José dos Campos/SP

Dia do Historiador

Para celebrar o “Dia do Historiador” (19 de agosto), a Coordenadoria do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) convidou o Prof. Dr. Marcos Napolitano, docente da USP, para ministrar a palestra “O Negacionismo Histórico e o Ensino Básico”.
O evento foi realizado no dia 28 de agosto, no Auditório do Bloco 1 da Faculdade, no Campus Urbanova.

Prof. Dr. Marcos Napolitano
 
Vista parcial do público presente

O convidado é professor de História do Brasil Independente e docente-orientador no Programa de História Social da USP. É assessor ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do CNPq e Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar e na área de história da cultura (relações entre história e a música popular e a história e o cinema). Também possui experiência na formação de professores do ensino básico, com foco no uso do audiovisual na escola.
Graduado e com Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) pela USP, foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004, e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III (2009).

Secretário de Saúde do Município e Comitiva Visita a Univap

A Reitoria da Univap convidou a equipe gestora da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos para fazer uma visita à Univap, dia 30 de agosto, a partir das 9h.

Visita à Central Analítica no IP&D
 
Laboratório de Terapia Fotodinâmica no IP&D

Participaram da visita o Secretário de Saúde, Dr. Danilo Stanzani Júnior; a Secretária Adjunta, Dra. Margarete Carlos da Silva Correia; o Diretor do Departamento de Políticas em Saúde, Sr. George Zenha; e a Coordenadora do Programa Saúde do Adulto/Idoso, Dra. Cristina Lopes Borges.
Por ocasião da visita, os executivos da saúde conheceram parte das instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Central Analítica e o Laboratório de Terapia Fotodinâmica) e da Faculdade de Ciências da Saúde (Blocos 7 e 9).

Faculdade de Ciências da Saúde no Bloco 7
 
Encontro com Reitor, Pró-Reitores e Diretores da Univap

No final da manhã, reuniram-se no Gabinete da Reitoria e foram recebidos pelo Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap; Pró-Reitores e Diretores das Faculdades.

1º Concurso de Receitas da Nutrição

Para celebrar o ‘Dia do Nutricionista’ comemorado no dia 31 de agosto, a Coordenadoria do Curso, sob a responsabilidade da Profa. Mestra Rafaella Guimarães Moraes Camargo, organizou o 1º Concurso de Receitas da Nutrição.

Avaliadores do concurso de receitas
 
Participantes do piquenique

Os alunos inscritos apresentaram suas receitas em um piquenique (Nutrinic) realizado no dia 30 de agosto (sexta-feira) avaliadas pelos profissionais da área Prof. Me. Eiji Nitta Matsuura, Coordenador do Curso de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; pelo funcionário Gerson Moreira, graduado em Gastronomia e auxiliar administrativo do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde; a Profa. Mestra Camila Cury, docente do Curso e a aluna Maria Paula, Membro da Liga Acadêmica de Nutrição.
Participaram da degustação todos os alunos e professores do Curso, numa manhã muito agradável na área do Campus Urbanova, conhecida como Fazendinha.

Atendimento Nutricional
De Segunda a Sexta-feira
Horário: das 8h às 12h
Agendamento
Telefone: 3947-1086 ou Secretaria do CPS/FCS
Bloco 7 – Campus Urbanova

Vestibular Univap 2020 - Inscrições Abertas!


21ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo


XXIII INIC - Participe!


Oficinas de Práticas Profissionais - 2ª Edição


ExpoFCSAC


Atendimentos


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Vestibular Univap 2020

Formas de Ingresso: Nota do ENEM ou Prova

Informações: www.univap.br/vestibular

Inscrições Abertas até 27 de novembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)

21 a 23 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição – Institucional

(Evento gratuito e direcionado às Escolas Públicas e Particulares)

Horário: das 13h às 17h

Inscrições Abertas: de 23 de setembro a 18 de novembro pelo site:

www.univap.br/opp

Informações: (12) 3947-1080 – E-mail: opp@univap.br

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

22 de novembro
ExpoFCSAC – Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Cursos

Rádio e TV; Moda; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Administração e Gastronomia

Local: Salão de Festas da Capela – Campus Urbanova

Horário: Das 19h às 22h40

26 a 29 de novembro
Prova do Vestibular Univap 2020

Horário: das 9h às 13h

Local: Campus Urbanova – Av. Shishima Hifumi, 2.911

Informações: www.univap.br/vestibular

1º de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas