302ª Edição - Ano XII
De 8 de junho a 26 de julho de 2019
         
 

ARQbike

Com o objetivo de conhecer o Patrimônio Ferroviário da Cidade, conversar sobre Mobilidade Urbana e Design Urbanístico, nos meses de maio e junho, os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap percorreram, com uso de bicicleta, o trajeto da antiga linha ferroviária de São José dos Campos. Os alunos foram acompanhados pelo Prof. Mestre Fábio de Almeida, Coordenador do Curso, que apresentou as estações ferroviárias e conduziu as discussões sobre os temas envolvidos no trajeto. De acordo com ele, a atividade, pelo fato de ter sido realizada com o uso da bicicleta, ampliou a percepção dos alunos, tanto no aspecto da preservação do patrimônio como também para a questão da mobilidade urbana.

   

O evento foi aberto também à comunidade e outros interessados pelo tema, que muito contribuíram com apontamentos e reflexões. Os alunos da Univap puderam conhecer o ponto de vista dos participantes, usuários do sistema de mobilidade e admiradores do patrimônio histórico e cultural da cidade.
O trajeto escolhido pela equipe da Arquitetura envolveu visitas à Estação do Limoeiro; Estação Parada Lima (demolida); a Antiga Vila Ferroviária no Bairro Vale dos Pinheiros; à Praça Cândido Dias Castejón; à Antiga Estação Central (demolida); Estação Central no Jardim Bela Vista; Estação Martins Guimarães e Estação Eugênio de Melo.

Dia do Meio Ambiente
Entrega de Mudas de Plantas Medicinais


Para celebrar o “Dia do Meio Ambiente”, a Coordenadoria do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou, no dia 5 de junho, a distribuição de mudas de plantas medicinais aos alunos da Univap.

 

Alunos do Curso distribuíram cerca de 260 mudas, nos períodos da manhã e noite, de diversas espécies de plantas, como hortelã, arnica, manjericão, abre-caminho, orégano, entre outras.
A Fundação Valeparaibana de Ensino, mantenedora da Universidade, do Parque Tecnológico e Colégios Univap, tem tomado uma série de atitudes com objetivo de dar a sua contribuição em prol da preservação do Meio Ambiente.
No Campus Urbanova, foram trocadas as lâmpadas em toda extensão, substituindo os equipamentos ineficientes e inserindo a tecnologia LED; houve trabalho de conscientização entre alunos e funcionários sobre a importância de separar o lixo úmido do reciclável; introdução da campanha “Repense e Reduza”, que visa diminuir a quantidade gerada de lixo; visitas monitoradas ao Centro de Estudos da Natureza por alunos do Ensino Fundamental que estejam trabalhando a temática “Educação Ambiental”; reintrodução de animais na natureza pela equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Novo Método para Descontaminar Materiais Médico-Hospitalares

 
A descontaminação de materiais médico-hospitalares fabricados a partir de polímeros, como silicone e poliuretano, a exemplo dos cateteres venosos, pode ser realizada por meio do uso de um jato de plasma atmosférico. Este novo procedimento foi pesquisado e testado com sucesso pela Profª. Drª. Anelise Cristina Osório Cesar Doria (foto), docente da Univap.
Graduada em Biomedicina pela Universidade, Anelise avaliou a aplicação da técnica durante o seu Doutorado em Engenharia Biomédica, orientada pelo Prof. Dr. Rodrigo Sávio Pessoa, com bolsa de estudo concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia e Plasma Elétricos do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, cujo artigo científico, que contou ainda com a MSc. Fernanda Ramos Figueira e a Profª. Drª. Sônia Khouri na autoria, foi publicado na Revista Indexada, Plasma Research Express.
De acordo com a pesquisadora, a ionização parcial do ar atmosférico gera um plasma constituído por moléculas, íons e elétrons livres, com grande quantidade de espécies reativas, como ozônio (O3), peróxido de hidrogênio (H2O2) e radical hidroxila (OH-). São essas espécies reativas que atuam sobre os microrganismos, inativando-os, chegando a índices de 99% de inativação.
Em laboratório foram feitos testes da ação do plasma sobre biofilmes de espécies de Candida sp aderidos à superfície do material polimérico. A Candida albicans é um fungo presente naturalmente no organismo sem causar infecção ou sintomas. Normalmente pode ser encontrada em várias partes do corpo, entre eles, e mais frequente, na cavidade oral, no trato gastrointestinal e urinário.
Na pesquisa e já sabido por cientistas, a estrutura de biofilme protege os microrganismos, tornando-os muito mais resistentes à ação de agentes microbicidas, mesmo assim, os resultados foram surpreendentes.
Cientificamente, a utilização dessa nova possibilidade de processamento de materiais poderá baratear procedimentos médicos, porque a esterilização de instrumentos cirúrgicos metálicos é feita normalmente em aparelhos conhecidos como autoclaves, com temperatura de 121ºC, capazes de matar microrganismos. Os equipamentos como cateteres venosos, fabricados com materiais poliméricos como silicone ou poliuretano, não resistem a altas temperaturas. Muitas vezes são descartados ou precisam ser esterilizados de outra maneira, ou seja, a utilização de radiação gama ou o óxido de etileno. Mas o uso requer tecnologias de custo elevado e gera resíduos nocivos à saúde.

O artigo Inactivation of Candida albicans biofilms by atmospheric gliding arc plasma jet: effect of gas chemistry/flow and plasma pulsing (doi:https://doi.org/10.1088/2516-1067/aae7e1), de A. C. O. C. Doria, F. R. Figueira, J. S. B. de Lima, J. A. N. Figueira, A. H. R. Castro, B. N. Sismanoglu, G. Petraconi, H. S. Maciel, S. Khouri e R. S. Pessoa, pode ser lido em https://iopscience.iop.org/article/10.1088/2516-1067/aae7e1.
Outros artigos de Doria sobre o mesmo tema podem ser acessados em https://bit.ly/32BoLYH e em https://bit.ly/32BoLYH.

Fontes: Revista Fapesp/IP&D/Univap

Mostra de Dança da FTI
"Dançar... e ter a plena certeza de ser feliz"


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou no dia 5 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, uma Mostra de Dança com a temática "Dançar... e ter a plena certeza de ser feliz".

Apresentação na Mostra de Dança da FTI
 
Doação de produtos para Casa de Assis

A mostra foi gerenciada pelos professores Lídia Cabral e Val Garcia, que também ministraram as oficinas “Dança do Ventre” e “Dança Livre”, respectivamente. O evento teve como objetivo mostrar para a comunidade a transformação que a Dança realiza nos alunos da faculdade.
A FTI arrecadou produtos de higiene e limpeza para a Casa de Assis, fraternidade que ajuda pessoas em condições precárias, localizada no bairro Putim, zona sudeste de São José dos Campos. Participaram da mostra seis grupos de dança, entre eles: Academia Hispaslis; Centro de Dança Val Garcia; Com Passo Cia de Dança; Cia Ares do Oriente; Grupo Corpus e Grupo de Dança da Prefeitura JORI.

Projeto Vida
Escola Estadual Profa. Geraldina Coelho Monteiro


Professores e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap atenderam a uma solicitação da Diretoria da Escola Estadual Profa. Geraldina Coelho Monteiro, encaminhada à Reitoria da Universidade, para oferecer aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio atividades lúdicas e interativas a respeito de temas ligados à saúde.

 

As atividades foram realizadas no dia 5 de junho, das 9h às 16h, envolvendo a realização de palestra e orientações sobre: Saúde Bucal, Prevenção de Cáries e Distribuição do Kit Escovação (Odontologia); Higiene e Limpeza da Pele (Enfermagem); Alimentação Saudável e a Importância da Mastigação (Nutrição).

Visita Técnica à Vila Samaritana

Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap realizaram em junho uma visita técnica ao edifício do antigo Sanatório Vila Samaritana (1929), que está localizado na Rua Paraibuna, dentro da Unidade Centro dos Colégios Univap, onde são oferecidos atualmente os cursos técnicos.

   

São José dos Campos, no período de 1920 a 1960, tornou-se um grande centro de referência no tratamento da tuberculose no Brasil. A Vila Samaritana foi o segundo sanatório a ser construído na cidade (início em 1929 e inaugurado em 1934) e o único a ser gerenciado pela Associação Evangélica Beneficente (AEB).
O objetivo da visita foi conhecer a edificação histórica, atualmente sem uso, e realizar levantamento do seu atual estado de conservação.
Sob a supervisão do Prof. Mestre Fábio de Almeida, Coordenador do Curso, a visita técnica faz parte das atividades práticas exigidas na disciplina Técnicas Retrospectivas do Curso. O material gerado pelos alunos e professor servirá de auxílio na elaboração do projeto de Restauro da Edificação.
Os alunos já realizaram os mapeamentos de danos, apontamento das principais patologias da edificação e elaboraram o relatório de prospecção pictórica das fachadas com a identificação das cores originais do prédio.

Espiando a Lua na Luneta

O Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior da Univap, localizado no Campus Urbanova, recebeu no dia 8 de junho, das 17h às 22h, a comunidade joseense, astrônomos amadores e profissionais, assim como outros interessados na área da astronomia para o evento “Espiando a Lua na Luneta”.

Vários Cosplays participaram do evento
 
Participantes observam a lua no telescópio
 
Caixa de areia da Univap com realidade aumentada

A observação da lua e dos astros ao telescópio ficou prejudicada pelo céu completamente nublado na noite do evento, mas mesmo diante deste fato, os presentes, cerca de 500 pessoas, tiveram a oportunidade de assistir a palestras e apresentações astronômicas. Este ano o evento contou com seis palestras consecutivas, com duração média de 20 minutos cada, que abordaram assuntos variados, desde a origem da lua, até a primeira imagem feita de um buraco negro.
O evento, realizado no Campus Urbanova, é uma parceria entre a Univap, o Astro Clube Cunha, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Projeto Ciência no Parque, Núcleo de Observação Astronômica (NOA) e Exoss Citizen Science.
Idealizado pelo Astro Clube Cunha desde 2009, o evento teve sua primeira edição em São José dos Campos em 2017 e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, da equipe de pesquisadores e de alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia que atuam no Observatório de Astronomia da Univap.

Palestra no IP&D
Alunos de Iniciação Científica e Pós-Graduação Stricto Sensu


Por iniciativa da direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), foi realizada, dia 12 de junho, às 18h, no Auditório do IP&D, Campus Urbanova, uma palestra com a temática “Como e por que fazer a divulgação dos resultados das atividades de pesquisa”.

Dra. Fabiana durante a palestra
 
Vista parcial do público presente

A palestra foi direcionada aos alunos de Iniciação Científica e da Pós-Graduação e ministrada pela Profa. Dra. Fabiana dos Reis, chefe do Centro de Informações Nucleares (CIN) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Mostra de Dança

Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, dia 15 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, da Mostra de Dança 2019.

 

A apresentação é resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas, sob a responsabilidade da Profa. Especialista Mariana Duque, que oferece noções básicas e apresenta a diversidade da dança, tendo como objetivo a finalização da referida disciplina. Dessa forma, oferece ao aluno instrumentos, estratégias e noções de dança enquanto expressão, possibilitando experimentar e vivenciar o processo de composição coreográfica.
A Mostra de 2019 teve como tema “Série de TV”, escolhido pela turma do 3º UNA, que também criou as coreografias, e de alunos convidados a participarem da Mostra, com objetivo de estimular a dança de um modo geral.
A doação de 1 litro de leite integral foi o ingresso para assistir à Mostra de Dança, totalizando 141 litros de leite já entregues à Associação Nossa Casa de Acolhida, em São José dos Campos.

Entrega de Certificados aos Alunos da Terceira Idade

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realizou, dia 18 de junho, a solenidade de entrega de certificados aos alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).

   

A cerimônia foi realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, a partir das 19h, com a participação do Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro Márcio Faria.
O Projeto FTI é direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos e possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos.

Competição Interna da Engenharia Aeronáutica e Espaço
Aeronaves não tripuladas desenvolvidas por alunos


Alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço e de vários outros cursos (Engenharias Civil, Elétrica, Computação, Química, Materiais, Ambiental) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap desenvolveram, durante o primeiro semestre deste ano, dois modelos de aeronaves não tripuladas para concorrer à vaga na Competição SAE BRASIL AeroDesign do ano de 2019, que acontece, anualmente, no Aeroporto Prof. Urbano Ernesto Stumpf, no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos. O programa Competição SAE (Society of Automotive Engineers) BRASIL AeroDesign, que será realizado em outubro, é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia e tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

   

As duas equipes da Univap, Enterprise e Dumont, com aproximadamente 15 alunos em cada uma, tiveram a oportunidade de entrar em contato com muitas empresas do ramo, adquirindo conhecimento em diversas áreas, como fabricação de materiais compósitos, usinagem de peças, cortes a laser e em CNC, entre outras. Esses alunos puderam adquirir uma experiência que será de extrema relevância em suas carreiras, sendo um diferencial em seus currículos. Os processos de desenvolvimento e fabricação contaram com auxílio de diversos setores da Universidade, desde as reuniões iniciais até a construção das aeronaves, que foram testadas na pista do Clube de Modelismo Urbanova - CMU ‘José Manoel Pinho’, Campus Urbanova da Univap, pista homologada como oficial pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo – COBRA.
A competição interna foi realizada no dia 28 de julho. Nessa data, a comissão julgadora, composta por profissionais da área, externos à Universidade, avaliou os voos dos modelos construídos e os projetos de cada aeromodelo, nos aspectos técnicos como concepção, aerodinâmica, estrutura, propulsão, controles, estabilidade entre outros. As pontuações obtidas pelas equipes tiveram uma diferença mínima: Enterprise com 29,71 pontos (primeiro lugar) e Dumont com 27,90 pontos (segundo lugar).
Vale destacar que o aspecto mais importante dessa competição foi o aprimoramento do trabalho em equipe e a utilização da filosofia de aprendizado ativo, importantíssimo na vida profissional do engenheiro.

Ex-Aluna da Univap Conquista Bolsa de Estudos de Doutorado na França

 
A ex-aluna Evelise Machado Ferri da Silva, do Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais da Univap, participou de um processo seletivo e obteve a concessão de uma bolsa de estudo de Doutorado na École Doctorale de Chimie, na Universidade de Lyon – França, por intermédio do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo. Para enfrentar os grandes desafios presentes e futuros, os cientistas do CNRS estão explorando o viver, a matéria, o universo e o funcionamento das sociedades humanas. Internacionalmente reconhecido pela excelência de seu trabalho científico, o CNRS é referência no mundo da pesquisa e desenvolvimento.
Evelise, enquanto aluna da Univap, apresentou sua dissertação de mestrado em setembro de 2018, cuja pesquisa intitulada “Influência da Concentração de Dopantes na Deposição Química do Polipirrol sobre Superfícies de Cobre” foi desenvolvida no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), sob a orientação do Prof. Dr. Liu Yao Cho.

II Encontro de Corais na Faculdade da Terceira Idade
Viva Voz


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap organizou no dia 25 de junho, a partir das 19h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o II Encontro de Corais - Viva Voz.
O ingresso solidário para assistir às apresentações foi a doação de agasalho para a Campanha de 2019.

Coral Viva Voz
 
Vista parcial do público presente

Participaram do evento oito dos principais grupos de canto coral do município, entre eles: Coral Viva Voz Univap, Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos; Coral Cantares APVE (Maestro Márcio Faria); Oficina Experimentações Vocais/TSI-SESC; Coral ADC – CTA (Maestro Rafael Braga); Coral ICT – UNESP (Maestrina Sandra Mendes Sampaio); Corais: InCANTO, IPSAT e IPJA (Maestro Sidney Bento); Coral Libercanto (Maestrina Sandra Mendes e Maestro Rafael Braga).

Atendimento aos Moradores de Rua

 
No domingo do dia 30 de junho, alunos e professores dos cursos de Odontologia e de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram das ações do Projeto Banho é Vida, na Praça da Matriz, região central da cidade. Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene bucal e sabonetes aos moradores de rua que também receberam orientações sobre a escovação correta dos dentes e higiene pessoal.
O Projeto Banho é Vida foi criado em 2017, por meio de uma Associação sem fins lucrativos, por um grupo de pessoas preocupadas com as necessidades dos moradores de rua que experimentam diariamente todas as dificuldades impostas por tal condição, onde o acesso a um banho é quase impossível.

Projeto Rondon – Operação João de Barro no Piauí

Alunos e professores da Univap, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (RS), participaram, de 12 a 28 de julho, das atividades do Projeto Rondon, no município de Santa Rosa do Piauí (PI) – Operação João de Barro. A equipe da Univap atuou nas ações do Conjunto B que envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, enquanto a UFSM atuou nas ações do Conjunto A, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
Os alunos da Univap selecionados e que participaram das atividades deste ano foram: Alexandre Martins de Siqueira Filho (Enfermagem – FCS); Caroline Leal Baptista (Jornalismo – FCSAC); Millena Lucio Pereira (Engenharia Elétrica/Eletrônica – FEAU); Monique Woidella Silva (Engenharia Ambiental e Sanitária – FEAU); Lais Garbulho Silva (Jornalismo – FCSAC); Sara de Souza ( Nutrição – FCS); Carina de Cassia Soares Cosenza (Engenharia Aeronáutica e Espaço – FEAU); Maria Paula Lopes dos Santos (Enfermagem – FCS).
Acompanhados e supervisionados pelos docentes da Univap, Prof. Dr. Alan Prestes e Profa. Dra. Virginia Klausner, os trabalhos desenvolvidos no município foram realizados com sucesso. De acordo com os professores responsáveis, o comitê local, disponibilizado pela prefeitura para fornecer informações prévias sobre Santa Rosa do Piauí à época da viagem precursora, atendeu perfeitamente às necessidades.

   

No relatório apresentado ao Ministério da Defesa - Departamento de Estudos e de Cooperação - Coordenação-Geral do Projeto Rondon, os docentes da Univap escreveram: “O comitê definido para apoiar a Equipe do Projeto Rondon, durante a execução do projeto, teve participação preponderante durante todo o processo, auxiliando sobremaneira em todas as necessidades. A prefeitura de Santa Rosa do Piauí forneceu todo o apoio necessário para a instalação, alimentação e transporte da Equipe. A receptividade da população foi total, permitindo o alcance de todos os objetivos das oficinas programadas. A organização foi excelente.”
Durante o período de estadia dos Rondonistas em Santa Rosa do Piauí, foram realizadas as oficinas de: Associativismo, Cooperativismo e Empreendedorismo; Aterro Sustentável; Educação Ambiental; Boca de Ferro (comunicação com alto-falante); Atendimento ao público; Expressão e Comunicação; Design Thinking; Horta Mandala; Cobertura Morta; Reciclando Papel; Escrita e Leitura; Agricultura Familiar; Compostagem, Ar Condicionado sem Eletricidade (Eco Cooler) e Análise de Gastos no Empreendedorismo.
Participam do atual comitê de apoio ao Projeto Rondon na Univap os docentes: Profa. Dra. Lidiane Maciel; Profa. Dra. Virginia Klausner; Prof. Dr. Alan Prestes; Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro, que estão sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Extensão.
Esta é a décima quinta vez que a Univap é selecionada para atuar nas ações do Projeto Rondon, sob a coordenação Geral do Ministério da Defesa. Trata-se de uma ação interministerial que o Governo Federal realiza em parceria com os Governos Estaduais e Municipais onde os trabalhos irão ocorrer. Participam também do projeto as Instituições do Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do Projeto Rondon é contribuir para o desenvolvimento sustentável de localidades distantes, na construção e promoção da cidadania. É também uma excelente oportunidade aos estudantes universitários para ampliar conhecimentos em relação a aspectos peculiares da realidade brasileira, dos sentimentos de responsabilidade social, do espírito crítico e do patriotismo.
As Operações do Projeto Rondon acontecem duas vezes por ano, nos meses de julho e janeiro/fevereiro. O Ministério da Defesa/Projeto Rondon, por meio de Edital Público, convida as IES do Brasil interessadas em participar do processo seletivo. As IES são selecionadas por uma comissão de avaliação interministerial em razão dos melhores projetos submetidos, cabendo às instituições a responsabilidade de treinar e formar as equipes de alunos e professores que atuarão nos municípios que receberão o Projeto Rondon.


XIII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência
De 22 a 26 de julho de 2019


Com o apoio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação, a Coordenadoria de Avaliação realizou, de 22 a 26 de julho de 2019, a XIII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência, com o objetivo de contribuir para a melhoria continuada da prática pedagógica docente nos cursos que a instituição oferece.
O evento tem procurado oferecer aos professores da instituição oficinas e palestras que envolvam temas diferenciados e que atendam a necessidades evidenciadas por intermédio das avaliações dos cursos e das disciplinas, a partir dos trabalhos da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Oficina de Produção de Videoaula pela equipe da Univap Virtual
 
Seminário Sobre a Técnica Karl Fischer pela equipe da Metrohm
 
Oficina de Ensino Híbrido com a Profa. Dra. Renata Perrenoud

As atividades tiveram início no dia 22, com a realização da Oficina de Produção de Videoaula (autoria, roteirização e produção de conteúdo educacional), ministrada pela equipe da Univap Virtual, Camila M. Rodrigues e Ricardo Martins, cujas instalações ficam no Parque Tecnológico da Universidade. No período da manhã do dia 23, o Seminário de Técnica Karl Fischer: Soluções Analíticas foi conduzido pela Mestra Sabrina de Souza Alves, da equipe Metrohm/Univap, no Auditório de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
No segundo dia do evento, a Dra. Renata Perrenoud, Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia Mecânica e Fellowship na Universidade de Harvard, ministrou a Oficina de Ensino Híbrido, apresentando um dos modelos dessa modalidade de ensino, o modelo de Rotação por Estações, que direciona o professor nas etapas fundamentais para obter resultados com os alunos. Participaram da Oficina 37 docentes dos vários cursos da instituição.

Uso da ferramenta ‘Digital CmapTools’
 
Metodologias Ativas com o Prof. Mestre Lucas Daniel Sanches, do Senac/SP
 
Atividade entre docentes

No dia 24, foram oferecidas duas atividades: a Oficina de Mapa Conceitual, apresentando-se a ferramenta digital CmapTools como recurso para apoio ao ensino e aprendizagem presencial ou em ambientes virtuais, ministrada pela equipe da Univap Virtual, no laboratório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação. Foi também oferecida, no mesmo dia, a Oficina de Metodologias Ativas World Café, com atividade desenvolvida em grupos pelos participantes, levando-os a vivenciar a aplicação da técnica. A oficina foi realizada pelo Prof. Me. Lucas Daniel Sanches, docente do Senac de São Paulo, no Auditório do Cepalde. Participaram da Oficina 47 docentes da Univap.
A troca de ideias sobre estratégias no ensino a partir de resultados da percepção dos alunos na avaliação interna e externa dos cursos de graduação da Univap foi realizada no dia 25, sob a coordenação da Profa. Maria Tereza e participação dos docentes Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva. Foram discutidos resultados do Enade e das avaliações realizadas pelos alunos da instituição. Participaram da atividade 32 docentes.

Troca de Ideias sob a Coordenação da Profa. Dra. Maria Tereza, no Ceplade
 
Troca de Ideias sobre Atividades de Extensão pela Profa. Dra. Maria Regina

No último dia (26) foi desenvolvida a Oficina para uso da ferramenta Questionário, disponível no ambiente Virtual de Aprendizagem (AVEA). A ferramenta auxilia na verificação da aprendizagem e compreensão dos alunos que participam do ensino online. A Oficina foi coordenada pela equipe da Univap Virtual, Leandro Kamiguchi, Camila M. Rodrigues e Ricardo Martins.
O número total de participações de professores em todas as atividades oferecidas durante a XIII Semana foi de 161.

Exposição de Abajures dos Alunos da Arquitetura

Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), por intermédio da disciplina Instalações Elétricas, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Patrícia Marcondes, realizaram no final do semestre uma exposição de abajures confeccionados por eles. A exposição, aberta à visitação, permaneceu durante trinta dias no hall de entrada do prédio do Curso (Bloco 6).


Os trabalhos, que tomaram por base temas sobre a sustentabilidade, design e reaproveitamento de materiais, foram confeccionados com materiais recicláveis.

Oficinas de Práticas Profissionais - 2ª Edição


21ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo


XXIII INIC - Participe!


FVE - 56 Anos


Atendimentos


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Maratona SBC de Programação SBC – Fase Regional

Horário: das 8h30 às 20h

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Informações: https://www.univap.br/universidade/eventos/fase-regional-da-maratona-de-programacao.html

14 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Semana Valeparaibana de Estudos Sobre a Amazônia: Desafios e Corresponsabilidades Rumo a uma Ecologia Integral

Horário: A partir das 19h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – 1º Piso – Campus Urbanova

De 23 a 27 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)

21 a 23 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição – Institucional

(Evento gratuito e direcionado às Escolas Públicas e Particulares)

Horário: das 13h às 17h

Inscrições: de 23 de setembro a 18 de novembro pelo site: www.univap.br/opp

Informações: (12) 3947-1080 – E-mail: opp@univap.br

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas