301ª - Edição Especial - Ano XII
Junho de 2019
Dia 22 de novembro de 2019
2ª Edição - Inscrições a partir de 23 de setembro
 

Oficinas de Práticas Profissionais na Univap

 
A Univap, com a finalidade de colaborar com os estudantes do Ensino Médio/Técnico na escolha da sua futura profissão, realizou gratuitamente, no dia 7 de junho (sexta-feira), das 13h às 17h, Oficinas de Práticas Profissionais (OPP’s), no Campus Urbanova.
A Universidade convidou todas as escolas públicas e particulares da região para participarem do evento. Cada instituição, em contrapartida, comprometeu-se a trazer no mínimo 20 alunos, arcar com os custos de transporte (ida e volta) e efetivar a inscrição até o dia 31 de maio no site da Universidade.
Foram oferecidas 13 oficinas, que contemplaram as áreas da Saúde, Comunicação, Engenharias, Arquitetura, Direito, Educação e Artes.
Para o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, as oficinas foram excepcionais, porque os participantes tiveram a oportunidade de praticar a atividade de sua escolha nos laboratórios das Faculdades e isso colaborou para esclarecer suas dúvidas em relação à futura profissão. Outro fator de relevância foi a oportunidade que eles tiveram para conhecer outros espaços da Universidade.

 

Para a realização desse grande evento, além dos funcionários da Instituição, a comissão organizadora também pôde contar com o apoio de 280 alunos da graduação de diversos cursos das Faculdades, que trabalharam como voluntários na recepção dos ônibus na portaria principal do Campus Urbanova, na entrada de cada prédio, no translado dos ônibus internos e em todas as oficinas oferecidas.

 

A Univap recebeu nesse dia cerca de 2 mil estudantes, oriundos de 23 escolas, que além de participar de oficinas, puderam passear pelo Campus, interagir com professores da graduação, esclarecer dúvidas, conhecer alunos da universidade e de outras escolas.
Nesse evento, marcaram presença na Univap os estudantes da EE Rui Rodrigues Dória; EE Joaquim Andrade Meirelles; EE Prof. Nelson Nascimento Monteiro; Colégios Univap – Unidades da Villa Branca/Jacareí – Centro e Aquarius/São José dos Campos; EE Profa. Maria Ferreira Sonnewend – Monteiro Lobato; EE Major Aviador José Mariotto Ferreira – DCTA; Fundhas/Cephas; Colégio Elo Educacional; Colégio Imperatrice – Caraguatatuba; EE Prof. Francisco Lopes de Azevedo; Colégio Objetivo Aquarius; EE Yoshiya Takaoka; ETEC Cônego José Bento – Jacareí; Colégio Iguatemy; COC São José dos Campos; EE Monteiro Lobato – Taubaté; EE Maria Dolores Veríssimo Madureira; EE Profa. Ilza Irma Moeller Cóppio; Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida e Escola Cristã Batista Regular.
Ao final do evento, todos os participantes ganharam pipoca e uma sacola Univap com material institucional.

   

A opinião das Escolas participantes foi de extrema importância para que a comissão organizadora do evento pudesse fazer uma avaliação geral do serviço educacional gratuito prestado à comunidade estudantil.

Os alunos amaram as Oficinas Práticas Profissionais (OPP). A formação que a Universidade ofereceu aos nossos alunos contribuiu e muito para que eles façam reflexão sobre o que querem para seu Projeto de Vida. Retornaram à escola fazendo propaganda aos alunos que não foram ao evento. Acredito que se houver nova oportunidade, haverá número maior de alunos interessados em participar do evento.

Obrigada por essa oportunidade de formação aos nossos jovens.

Coordenadora Geral – Profa. Lícia Cristina dos Santos Martins Ferreira
Escola Estadual Monteiro Lobato - Taubaté

Nossos alunos adoraram, os professores voltaram satisfeitos.
Muitos alunos, ao fazerem as oficinas, perceberam que estavam errados na opção que haviam escolhido e mudaram de ideia, outros, no entanto, reafirmaram.

Excelente evento.

Grata
Profa. Gercina Maria - Coordenadora Pedagógica
Escola Estadual Yoshiya Takaoka

   

Os alunos envolvidos ficaram muito satisfeitos com a experiência e a oportunidade de conhecer um pouco mais de perto a profissão que acreditam ser sua escolha. Acharam as oficinas muito bem preparadas e com um excelente atendimento por parte dos profissionais da universidade.

Profa. Sônia Rabello – Coordenadora Pedagógica
Escola Estadual Prof. Francisco Lopes de Azevedo

O evento das OPP’s da Univap Urbanova foi uma experiência incrível pra mim, pois me ajudou a esclarecer dúvidas que ainda tinha sobre o curso que eu tenho interesse. A palestra e explicação do professor Bacha, além de muito boa, me fez ter certeza que Direito é minha vocação.
Além da oficina de Direito, as outras também eram incríveis, com profissionais muito bem preparados para explicar as temáticas, incentivando-os a estudar nos cursos da universidade.

Nicole Costa Queiroz - Aluna
COC São José dos Campos

   

Acredito que foi muito motivacional, os alunos se divertiram bastante e ficaram muito felizes com as oficinas, agradecemos muito pela parceria com essa conceituada Instituição.

Prof. Ronaldo César – Vice-Diretor
Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira (DCTA)

Relato dos alunos que participaram das oficinas:
Pontos positivos: organização, explicações e esclarecimento das profissões sobre mercado de trabalho, horário, tempo das apresentações, profissionalismo dos palestrantes, diversidade dos cursos, os alunos saíram otimistas e com perspectiva de futuro.

Pontos negativos: ônibus fretado e pago pela Escola. Seria interessante que a Univap fornecesse um ônibus, temos muitos alunos sem condições de pagar!

Obrigada,

Profa. Niedja Barthel - Coordenadora Pedagógica
E.E. Dr. Rui Rodrigues Dória

   

Vídeo produzido e publicado no Instagram da Escola Cristã Batista Regular. Assista!


https://www.instagram.com/p/BybaVyQDFHq/?utm_source=ig_web_copy_link

Oficinas Práticas Profissionais (OPP)

OPP 01
Estética; Enfermagem; Fisioterapia; Medicina Veterinária; Serviço Social
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

   

   

 

Bloco 7
Estudantes Inscritos: 403

OPP 02
Biomedicina; Nutrição
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

 

 

Bloco 9
Estudantes Inscritos: 223

OPP 03
Odontologia
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)

 

Bloco 4
Estudantes Inscritos: 54

OPP 04
Administração e Ciências Contábeis
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

Foto ilustrativa do local onde foi realizada a oficina

Bloco 1
Estudantes Inscritos: 100

OPP 05
Moda; Jornalismo Impresso; Publicidade e Propaganda; Rádio
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

 

 

Bloco 2
Estudantes Inscritos: 154

OPP 06
Telejornalismo – TV Univap
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

 

Bloco 5
Estudantes Inscritos: 32

OPP 07
Gastronomia
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC)

 

Bloco 9
Estudantes Inscritos: 144

OPP 08
Direito
Faculdade de Direito (FD)

   

Bloco 8
Estudantes Inscritos: 163

OPP 09
Artes Visuais; Artes e Mídias Digitais; História; Pedagogia; Psicologia; Geografia
Faculdade de Educação e Artes (FEA)

   

 

Bloco 1
Estudantes Inscritos: 305

OPP 10
Ciências Biológicas (Centro de Estudos da Natureza)
Faculdade de Educação e Artes (FEA)

 

CEN
Estudantes Inscritos: 101

OPP 11
Educação Física
Química
Faculdade de Educação e Artes (FEA)

   

Bloco 3
Estudantes Inscritos: 120

OPP 12
Arquitetura e Urbanismo
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

   

Bloco 6
Estudantes Inscritos: 90

OPP 13
Engenharias: Aeronáutica e Espaço; Agronômica; Ambiental e Sanitária; Biomédica; Civil; Computação; Produção; Elétrica; Química
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

   

   

   

   

   

Bloco 10
Estudantes Inscritos: 410