300ª Edição - Ano XII
De 20 de maio a 28 de junho de 2019
         
 

Palavra do Reitor
O impacto do que se cria

 
A capacidade criadora dos homens tem propiciado espetaculares avanços ao mundo material, em função da evolução da ciência e da tecnologia.
A expectativa de vida aumentou consideravelmente graças à evolução da medicina, do saneamento básico e das medidas preventivas, entre outras a difusão de procedimentos de cuidados com a saúde.
A capacidade produtiva também deu um salto vertiginoso pela aplicação da automação. A mobilidade do homem incrementou-se, consideravelmente, com a inserção e modernização dos meios de transporte.
O acesso à informação tornou-se instantâneo em função do atual status dos meios eletrônicos de comunicação.
Em contraste a esses gigantescos avanços, na maioria dos casos, não estamos conseguindo controlar ou conviver adequadamente com as próprias repercussões da inserção daquilo que foi criado:
  • Conquistamos maior expectativa da vida do homem, mas a previdência não se preparou para isso.
  • Criamos alternativas de transporte, mas estamos atrapalhados com a neurose de tráfego, os acidentes e os engarrafamentos nas grandes cidades.
  • Sofisticamos os meios de comunicabilidade, mas eles têm sido indutores da falta de tempo para o diálogo nas famílias.
  • A automação elimina os empregos e não temos resposta de como o homem irá ter acesso ao poder aquisitivo para sua sobrevivência.
  • Aumentamos os mecanismos de gerar riquezas, mas não aprendemos ainda a forma de uma repartição mais fraterna.
  • Alargamos a globalização, mas não nos preparamos para fazer a gestão da complexidade das interações resultantes.
Essas dissonâncias são catalisadoras de conflitos. Todo problema não ou mal resolvido mais cedo ou mais tarde recrudesce e, como consequência, temos as contendas, falta de paz, desarmonia e instabilidade. Conclui-se, assim, que não basta introduzir inovação, é preciso avaliar e acompanhar as repercussões que o novo irá produzir e tomar medidas de atenuar os impactos negativos que porventura possam ser causados. É inexorável: tudo é como a moeda, tem as duas faces.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap

FVE/Univap Firma Acordo de Cooperação Técnico-Científica com o Cemaden

 
Um acordo de cooperação técnico-científica foi celebrado dia 3 de maio, no gabinete da Reitoria da Univap, entre a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O objetivo do Convênio é promover, incentivar e desenvolver pesquisas integradas, em especial àquelas associadas a desastres naturais, a processos hidrogeodinâmicos e de planejamento urbano e regional.
Os trabalhos conjuntos serão desenvolvidos com a participação de pesquisadores, tecnologistas e bolsistas do Cemaden e de alunos e professores de Graduação e de Pós-Graduação da FVE/Univap.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio o Diretor do Cemaden, Dr. Osvaldo Luiz Leal de Moraes; a Diretora Substituta, Dra. Regina Célia dos Santos Alvalá; a Coordenadora Substituta da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento, Dra. Silvia Saito, e o Pesquisador da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento, Dr. Rodolfo Mendes. Pela FVE/Univap, o Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; o Diretor da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Prof. Dr. Milton Beltrame Jr.; e a Coordenadora do Curso de Geografia/FEA, Profa. Dra. Adriane A. Moraes de Souza.
O Cemaden tem como missão realizar o monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Fontes: Univap/Cemaden

Exposição Valores de Representação

A Galeria Ivonne Weis da Univap, Campus Urbanova, sediou, de 26 de abril a 22 de maio, a Exposição Valores de Representação, que trouxe a última produção de Simone Mendes dos Santos.

 

Em uma instalação intimista, a poética é voltada para a prática budista da artista que também é psicanalista.
Visitaram também aexposição os alunos da Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise: Teoria e Técnica, sob a coordenação da Profa. Marcella Pereira de Oliveira.

Projeto Aeromóvel – 2019
Alunos da Univap Participam


Nos dias 4 e 5 de maio, o Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – Brigada “Fornovo di Taro” realizou a 12ª Edição do Universitário Aeromóvel.

   

O Estágio contou com a participação de 88 universitários de diversas Instituições de Ensino Superior do Vale do Paraíba, que tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia na Caserna, desenvolvendo atividades relativas à Liderança, trabalho em equipe, valores morais e cívicos.

   

Foram desenvolvidas as seguintes atividades: competições de remo de guerra, pernoite em campanha, pista de pentatlo militar, instrução de tiro com utilização de fuzil de ar comprimido, instruções de orientação noturna, instrução de primeiros socorros e Hasteamento do Pavilhão Nacional.


Horta da FVE
Educacional e Sustentável


Com a finalidade de divulgar institucionalmente a importância e a necessidade de se preservar o meio ambiente, obter dele alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, como também conscientizar sobre o uso correto da terra na hora do plantio, a presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios Univap, da Universidade e do Parque Tecnológico Univap, decidiu criar, em meados de maio de 2019, o Projeto Horta.

O Prof. Eduardo, Presidente da FVE; Joaquim, Paulo e Claudilene
 
Vista parcial da horta

A horta visa a atender tanto a parte educacional dos Colégios, bem como o Restaurante-Escola e também as aves que estão sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Univap.
Sob a responsabilidade dos funcionários da FVE, Joaquim e Paulo, a horta tem atendido a demanda principal e quando há sobras, uma feirinha, próximo ao Setor de Suprimentos, comercializa as hortaliças e legumes entre os funcionários. Todo dinheiro arrecadado é destinado a comprar sementes, adubos e terra para tratamento do solo. Desde a primeira colheita, três feirinhas já foram realizadas, nos dias 3, 24 de julho, 1 e 2 de agosto de 2019, sempre das 9h às 12h.

Preparando o solo para o plantio de bananas
 
A Feirinha no Campus Urbanova na venda de alface hidropônica

Já foram colhidos na horta: alface - crespa (495 unidades), lisa (269), americana (211) , roxa (166), rabanete (64 maços), rúcula (263 unidades), cenoura (82 maços), chicória (210 unidades), hortelã (15 maços), manjerona (15 maços), funcho de cabeça (10 unidades), alho poró (9 maços), couve (170 maços), repolho verde (6 unidades), vagem (29 kg), couve-flor (3 unidades), Brócolis (3 unidades), repolho roxo (4 unidades), beterraba (40 maços), acelga (35 unidades) e centenas de maços de manjericão, salsinha, cebolinha e coentro.

III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura
Aluno de Publicidade Apresenta Sua Pesquisa


 
O aluno Ramón Duarte Sanches, do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), participou do III Simpósio Internacional de Comunicação e Cultura, realizado em 7 de maio, na Universidade Municipal de São Caetano do Sul.
Por ocasião do Simpósio, o aluno apresentou oralmente parte de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), intitulado: Levantamento histórico das agências de publicidade de São José dos Campos, inscrito no GT 12 – História Oral de Interdisciplinaridade: Estudo das Organizações Sociais.

VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (VII SimFast)

Por iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), foi realizado o VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (VII SimFast), de 15 a 17 de maio, nas instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antônio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova.

Abertura do Evento
 
Victor Hugo ministrando palestra
 
Apresentação de trabalhos científicos

O evento contou com o apoio do corpo docente e da coordenadoria do Programa, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Oli Luiz Dors Júnior, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa; Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; e do Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Leandro José Raniero.
O VII Simpósio reuniu alunos de todos os níveis acadêmicos, incluindo aqueles envolvidos com a iniciação científica, pós-graduação, pesquisadores e docentes.
Com o objetivo de trocar experiências e produção do conhecimento científico, durante o Simpósio foram realizadas palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos (orais e pôsteres), desenvolvidos pelos participantes do evento.

Dra. Amanda Gonçalves
 
Dr. Paulo César
 
Priscila Silva durante minicurso

A comissão organizadora convidou renomados especialistas para ministrar palestras sobre temas relacionados às áreas da Física Espacial, Astronomia e Educação.

Palestrante/Minicurso Tema
Victor Hugo De la Luz Rodriguez Modelación de la Cromosfera y su Emisión a longitudes de onda Milimétrica y Sub-milimétrica
Dra. Isis Vasconcelos Brito Multi-caracterização do comportamento mecânico de células musculares: alinhamento, força de tração e morfologia
Dra. Regina Elaine Cabette Estabilidade do movimento rotacional de satélites artificiais
Dr. João Francisco Galera Monico Introdução ao GNSS: Aplicações nas Geociências e Engenharias
Dra. Amanda Gonçalves Bendia Explorando a vida nos confins do planeta e do universo
Dr. Paulo César da Rocha Poppe Centenário da Relatividade Geral: As Contribuições Históricas de Sobral (Ceará, Brasil) e Ilha do Príncipe (África)
Dr. Andre de Castro Milone Tório em gêmeas solares: implicações para habitabilidade em planetas rochosos
Dr. Vitor Moura Cardoso e Silva Souza A magnetosfera terrestre como um laboratório natural para pesquisa em Física de Plasmas Espaciais
Dr. Sérgio Pilling Gelo Astrofísico Líquido – Um novo estado da matéria só encontrado em ambientes espaciais
Dr. Paulo César da Rocha Poppe Minicurso: Astronomia e Espectroscopia: Do Prisma aos Modernos Espectrógrafos
Priscila Silva Minicurso: Simulação Computacional Utilizando Dinâmica Molecular Aplicada à Astronomia
Victor Hugo De la Luz Rodriguez Minicurso: Radio Emisión Solar a Longitudes de Onda Milimétrica y Sub-milimétrica

Ex-aluno de jornalismo trabalha hoje no Museu do Amanhã
Rio de Janeiro


 
O ex-aluno da Univap, Eduardo Carvalho, que concluiu o Curso de Jornalismo na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) em 2008, atualmente ocupa o cargo de editor artístico e integra a equipe de conteúdo da Curadoria do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Em entrevista ao Informativo Diálogo ele conta um pouco sobre a sua trajetória enquanto estudante, como profissional e dá dicas aos futuros profissionais da área.

Informativo Diálogo (ID): Qual o seu nome completo?
Resposta: Eduardo Carvalho.

ID: Qual a sua idade?
R. 32 anos.

ID: Quando entrou e concluiu o curso de Jornalismo na Univap?
R. 2005-2008.

ID: Teve oportunidade de estágio? Onde?
R. Sim, na TV Vanguarda, São José dos Campos.

ID: Qual a sua trajetória desde que entrou no mercado de trabalho e suas melhores experiências?
R. Eu comecei a faculdade em 2005, trabalhando em uma editora de São José, até que no terceiro ano entrei como estagiário da Rede Vanguarda. Aprendi muito com a equipe de lá. Eu sempre digo que na Vanguarda eu aprendi a ser jornalista, mas foi no Jornal Valeparaibano, que depois virou O Vale, é que aprendi a ser repórter. Durante minha empreitada, tive a oportunidade de contar muitas histórias. Não apenas da região, mas de outras partes do mundo.
Em 2011, recebi o convite para trabalhar na TV Globo, em São Paulo, onde atuei como repórter do G1. Era o responsável pelas áreas de Meio Ambiente, Ciência e Saúde. Especializei-me nesse setor e pude contar melhor aos leitores sobre os feitos da ciência do país e os efeitos da mudança climática pelo mundo. Cobri conferências da ONU, viajei para a Antártica e para locais bem remotos do Brasil, como o arquipélago de São Pedro e São Paulo. Fiz pós-graduação em jornalismo científico na Unicamp e em 2015 me mudei para o Rio de Janeiro, para compor a equipe curadora do Museu do Amanhã.


 

ID: Qual a sua função/atividade neste trabalho atual?
R. Sou editor artístico e integro o time de conteúdo da curadoria do Museu do Amanhã, responsável por conceber novas exposições e experiências para o Museu, que foi criado em 2015 e é o mais visitado da América do Sul.
Coordenei alguns projetos, como o desenvolvimento das exposições Inovanças - Criações à Brasileira, que recebeu perto de meio milhão de visitantes; a exposição Pratodomundo - Comida para 10 bilhões, a primeira que deve itinerar internacionalmente; e o projeto da experiência IRIS+, concebido em parceria com a IBM e que utiliza inteligência artificial para fazer perguntas aos visitantes sobre os temas abordados na Exposição Principal.
A experiência foi citada pelo "The New York Times" como uma das mais inovadoras do mundo e em maio de 2019 fui aos Estados Unidos para falar sobre esse projeto para museus de toda a América do Norte.
Atuo ainda no desenvolvimento de aplicativos e audioguias, organização de eventos e seminários voltados à divulgação científica, e na articulação de parcerias institucionais nacionais e internacionais. Entre as parcerias firmadas estão a Agência da ONU para refugiados (ACNUR), Observatório do Clima, WWF, IPAM e a emissora alemã Deutsche Welle. Quando dá tempo, ainda faço reportagens para a BBC Brasil e o Site Projeto Colabora.


ID: Qual a dica que daria aos futuros profissionais da área?
R: O mundo atual é da geração de conteúdo. Não se apegue a querer trabalhar em mídias tradicionais. Se tiver esta oportunidade, dê o seu melhor, porque vai te ensinar muito (profissionalmente e emocionalmente). É tempo de criar e vender sua ideia. Tem quem compre e repercuta isso. Mas, acima de tudo, pense sempre em criar para gerar impacto e justiça social. É preciso engajamento para mudar nossa realidade! Respire, reduza a ansiedade e vai. Boa jornada!

Debate e Exibição do Documentário Piripkura

Debate sobre o documentário
 
A coordenação do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou no dia 20 de maio, no Auditório do Bloco 5, Campus Urbanova, a exibição do documentário Piripkura (2017) e um debate com um dos diretores do filme, Bruno Jorge.
O documentário mostra dois indígenas nômades, do povo Piripkura, que sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da floresta amazônica. Jair Candor, servidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), acompanha os dois índios desde 1989. Ele realiza expedições periódicas para monitorar vestígios que comprovem a presença deles na floresta e para impedir a invasão da área. Algumas expedições são acompanhadas por Rita, a terceira sobrevivente Piripkura. O documentário aborda as consequências de uma tragédia e revela a força, resiliência e autonomia daqueles que foram expostos a todo tipo de ameaças.
Piripkura ganhou prêmio de melhor longa-metragem de documentário no Festival Internacional do Rio de Janeiro em 2017; venceu o prêmio de Direitos Humanos no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) também em 2017; está entre os premiados da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) do ano passado, entre outros.
Após a exibição do documentário, os alunos tiraram dúvidas com o diretor Bruno sobre as dificuldades técnicas de fazer um documentário e dúvidas relacionadas à FUNAI.
Bruno estudou Comunicação Social (ESPM), Documentário (França) e Artes Cênicas (Bélgica). Em 2003 fundou a produtora João de Barro em São Paulo. Dirigiu mais de 20 filmes de vários gêneros selecionados como prestígio em festivais como Cannes, Rottedam e Visions du Réel.


1ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo

Com objetivo de apresentar e discutir temas diversos do campo da arquitetura e urbanismo, com a participação de profissionais de relevância e destaque na área, a Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo (FEAU) organizou, de 20 a 24 de maio, a 1ª Jornada de Arquitetura e Urbanismo na Univap.

O Arquiteto Álvaro Petersen durante a palestra de abertura
 
Dublador de personagens da TV Cultura
 
Vista parcial do auditório – Bloco 9 – Campus urbanova

Fizeram parte do comitê de organização do evento o Coordenador do Curso, Arq. Fábio de Almeida, a Profa. Dra. Ana Botelho e Arq. Roberto Grossmann, com apoio do todo corpo docente do curso.
A ideia é referenciar e incentivar a produção acadêmica dos alunos e de docentes do Curso e ao mesmo tempo desenvolver atividades práticas para a troca de conhecimento e de experiências.

Patrick Ayrivie de Assumpção do Instituto Curuotuba
 
Vista parcial do público presente
 
Dra. Beatriz Pires com a Profa. Ana Botelho e o Prof. Fábio de Almeida


XV Campeonato Interno de Educação Física “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi” (XV CIEF)

 
Equipes participantes
Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram do XV Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado no Campus Urbanova, entre os dias 20 e 24 de maio.
O CIEF, realizado uma vez por ano, ocorre sempre no primeiro semestre e envolve competições nas modalidades de Basquete, Vôlei, Natação, Atletismo, Handebol, Futsal e Futebol. Além das competições em diversas modalidades esportivas, o campeonato busca ampliar o conhecimento dos alunos na organização de competições, eventos esportivos e no bom desempenho em arbitragem.
No dia 30 de maio, os participantes que ganharam o primeiro e segundo lugar receberam medalhas, assim como os campeões gerais (Feminino e Masculino), que receberam um troféu pelo desempenho.

Feminino

Futsal
1º Lugar: 7º UNA 2º Lugar: 5º UNA
Basquete
1º Lugar: 3º UNA 2º Lugar: 7º UNA
Voleibol
1º Lugar: 5º UNA 2º Lugar: 1º UNA
Handebol
1º Lugar: 3º UNA 2º Lugar: 5º UNA

Time Campeão Geral Feminino

Campeão Geral - Feminino
5º UNA

Masculino

Futsal
1º Lugar: 3º UNA 2º Lugar: 7º UNA
Basquete
1º Lugar: 5º UNA 2º Lugar: 1º UNA
Voleibol
1º Lugar: 5º UNA 2º Lugar: 1º UNA
Handebol
1º Lugar: 5º UNA 2º Lugar: 3º UNA

Equipe Campeã Geral Masculina

Campeão Geral - Masculino
5º UNA

Público presente
 
Campeões Gerais - Feminino e Masculino

Lançamento de Livro de Pesquisas e Processos Criativos
O Oposto Complementar do Infinito


Por intermédio da Coordenadoria do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FVE) da Univap, o mineiro Guilherme Cunha realizou, no Auditório da Faculdade (Bloco 1), dia 22 de maio, o lançamento do livro “O Oposto Complementar do Infinito”.

O autor durante a palestra
 
Vista parcial do público presente
 
Prof. Dr. Milton, Guilherme e a Profa. Dra. Lindsay

Nessa edição, o artista visual organizou as trajetórias de suas pesquisas, experimentos, investigações, desenhos, anotações, entrevistas e fotografias. Ele produziu uma espécie de raio-x de suas criações, com a digitalização de mais de 1700 desenhos e 300 imagens que revelam os bastidores das diversas produções que trabalha no campo da interseção entre as artes e a ciência.
O livro, com 336 páginas, conta ainda com a participação do editor polonês Krzysztof Gutfranski e com uma entrevista conduzida pela curadora e escritora Daniela Castro.

1ª Colocada no Processo Seletivo do Mestrado da USP de Ribeirão Preto
Janicy Carvalho Graduada em Engenharia Química em 2018


Janicy Arantes Carvalho
 
A ex-aluna Janicy Arantes Carvalho, do Curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, graduada no ano passado (2018), foi aprovada como primeira colocada no Exame de Seleção para o ingresso no Mestrado em Química da Universidade de São Paulo (USP), Campus Ribeirão Preto.
Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap por três anos consecutivos, Janicy também foi contemplada com uma bolsa de estudos pelo Programa Santander Universidades, o que possibilitou a ela a permanência, de fevereiro a agosto de 2017, na Universidade do Porto, em Portugal. Possui ainda três artigos publicados em revistas indexadas internacionais, frutos das pesquisas realizadas no IP&D durante o período de Iniciação Científica.

LISTA DOS CANDIDATOS APROVADOS NO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Classif. Nome
Janicy Arantes Carvalho
Bruno Edson Santana de Freitas
Maycon Lucas de Oliveira
Tadagbé Roger Sylvanus Gbenou
João Luiz Ramos da Silva
Vítor Eduardo Narciso dos Reis
Jessica Guastalli Barbieri
Jacques Florêncio


Univap Participa do Dia do Vestibulando no COC São José dos Campos

A direção do COC São José dos Campos, convidou docentes da Univap para ministrar palestras aos alunos do Ensino Médio durante a realização do Dia do Vestibulando, dia 24 de maio (sexta-feira), das 14h30 às 17h30.


Participaram como palestrantes no evento a Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas; a Profa. Dra. Ana Enedi Prince Silva, Coordenadora do Curso de História; a Profa. Dra. Patrícia Marcondes, Coordenadora do Curso de Engenharia Biomédica, e a Enfermeira Especializada Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, que fizeram abordagens relativas às áreas de Biologia, Humanas, Exatas e Saúde, respectivamente.
O evento, muito bem organizado, envolveu diversão, palestras, cursos e carreiras, aulas para o Enem e bate-papo com profissionais.

Fonte: COC São José dos Campos

Palestra “Biossegurança em Estabelecimentos Odontológicos”

Por iniciativa da coordenação do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no dia 28 de maio, membros da Vigilância Sanitária ministraram a palestra “Biossegurança em Estabelecimentos Odontológicos” aos alunos de Odontologia do 7º período.

Os palestrantes convidados
 
Alunos durante a palestra

Os palestrantes convidados foram Paulo Fernando Costa Mendes, Dayse Carvalho Alves da Luz, João Augusto Alves Checchia e Maria Aparecida Medina.
Sobre o tema da palestra, biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.

Fonte: Portal Educação

Pesquisa no Laboratório de Síntese Orgânica do IP&D
Publicação de Artigo Científico em Revista Indexada


 
Alunas Bruna (Química-FEA), Daniele (Eng.Química-FEAU) e Jéssica (Química-FEA)
As alunas Jéssica Ambrósio, Bruna Cristina (Química Bacharel - FEA) e Daniele Godoy (Engenharia Química - FEAU), integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), junto ao Laboratório de Síntese Orgânica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, sob a orientação da Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni, submeteram um artigo científico para publicação na revista internacional indexada, aprovado pelo comitê editorial do Journal of Biomaterials Science, Polymer Edition (DOI: 10.1080/09205063.2019.1632615).
O artigo obteve apoio de pesquisadores do IP&D e aborda o desenvolvimento e aplicação de nanopartículas de gelatina encapsuladas com azul de metileno no crescimento de Candida albicans.


Programa Embaixadores Johnson
Let’s Talk


A Univap recebeu no dia 28 de maio, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, dois ex-alunos da Univap que hoje ocupam cargo de destaque no setor industrial em São José dos Campos.
Ana Carolina Dellias, atual Vice-Presidente Jurídica e de Relações Institucionais para o Setor de Consumo da Johnson & Johnson na América Latina, e Diego Rodrigues Alves, Gerente de Aquisição de Talentos da Johnson, que em conjunto apresentaram o Programa Embaixadores Johnson aos alunos da Univap.

A Profa. Dra. Maria Regina – Pró-Reitora de Extensão
 
Os palestrantes Diego e Ana Carolina da Johnson&Johnson
 
Vista parcial do Auditório no Ceplade

O Programa Embaixadores J&J surgiu com o objetivo de ampliar a presença da Johnson & Johnson na área universitária. Nesse projeto, a J&J busca estreitar seu relacionamento com a Universidade para despertar o desejo em seus estudantes que estão em busca de novos desafios a entrarem para o time da companhia.
O programa é liderado por profissionais da própria organização, com a realização de palestra cuja ideia é mostrar as oportunidades nas mais diversas áreas da J&J e aproximar os alunos, estimulando-os a serem os futuros profissionais da empresa.
Além da Univap, esse Programa já foi apresentado em outras instituições de Ensino Superior, entre elas, a Unifei de Itajubá, USP e Universidade Federal de São Carlos.

Dia do Geógrafo - 29 de maio
Palestra com o Prof. Dr. André Roberto Martin


A Coordenadoria do Curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, a fim de celebrar o Dia do Geógrafo, convidou o Prof. Dr. André Roberto Martin para ministrar uma palestra aos alunos no dia 29 de maio, sobre a temática: “A Geografia como fundamento da política e do poder contra o caos”.

o Prof. André durante a palestra no Auditório da Faculdade – Bloco 1
 
Vista parcial do público

O palestrante convidado é professor titular de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Geografia Urbana, Regional e Política, com ênfase em Geopolítica. É Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP (2007 a 2009); Diretor do Laboratório de Geografia-GEOPO a partir de 2016, com mandato até 2019; Coordenador da estante da Geografia da Editora HUCITEC, a partir do segundo semestre de 2016. Tem livros e textos publicados sobre geografia política, geopolítica e geografia regional, enfocando os temas do regionalismo, do federalismo, das fronteiras e da geopolítica global.
O Curso de Licenciatura em Geografia da Univap tem por objetivo: Capacitar o aluno a ler e interpretar os aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais que constituem o lugar e o mundo; lecionar a disciplina de Geografia ao Ensino Fundamental e Médio e a disciplina de História para o Ensino Fundamental; conhecer ferramentas de informação geográfica e softwares de processamento de imagens utilizados na prática docente, bem como em pesquisas e estudos da Área.
O profissional graduado nessa área é responsável por estudar e analisar a lógica de produção e transformação do espaço humanizado e a interação entre natureza e sociedade.

IX Workshop Design&Materiais e III Congresso Internacional (WDM)

As docentes da Univap com Prof. Dr. Antônio Martinelli
 
A Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves e a Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (foto), Coordenadoras dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e em Bioengenharia, respectivamente, participaram do IX Workshop Design & Materiais e do III Congresso Internacional (WDM), realizados no Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea), localizado na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba.
O evento tem como principal compromisso contribuir com o desenvolvimento e a difusão científica dos projetos de pesquisa nas áreas do Design, Materiais e Processos, com vistas a promover a cooperação nacional e internacional entre pesquisadores, docentes e profissionais, contribuindo para sua formação intelectual e profissional. Abrange também a comunidade técnico-científica, centros de tecnologia, inovação e departamentos de setores industriais (micro, pequenas, médias e grandes empresas), de serviços, organizações (governamentais e não governamentais) e associações envolvidas com ações de fomento e realização da Ciência, Tecnologia e Inovação.
As professoras apresentaram trabalhos orais envolvendo alunos de graduação (FEAU e FEA) e de pós-graduação (Programa de Processamento de Materiais) na área de Materiais Inovadores e Materiais Sustentáveis. Os trabalhos apresentados estão ligados aos projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e ao projeto FAPESP, aprovado pelo grupo de pesquisa da Univap. Além disso, as professoras estiveram com o Prof. Dr. Antônio Eduardo Martinelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atual coordenador da grande área de Materiais junto à Capes.

Meeting Univap com Alunos

As diretorias das faculdades convidaram alunos de diferentes cursos para um café coletivo de integração com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e também para visitas aos espaços da Universidade.

Café com o Reitor
 
Visita às instalações da FCS

O encontro foi realizado dia 29 de maio, no Gabinete da Reitoria, e em seguida os alunos visitaram as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova.
O Meeting Univap é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão. Ele é direcionado a visitantes externos, funcionários e alunos. Ao decorrer do ano outros alunos e funcionários serão convidados a participar desse encontro com o Reitor, de forma a envolver toda a comunidade acadêmica e funcional da Instituição, com objetivo de aproximá-las à Universidade.

Crianças da Creche Maroca Veneziani Visitam o Observatório

Com objetivo de introduzir as 60 crianças no mundo das ciências e no estudo do Sistema Solar, a orientadora pedagógica da Creche IMI Maroca Veneziani, da Prefeitura de São José dos Campos, solicitou que pesquisadores da Univap recebessem a visita das crianças, acompanhadas por cinco adultos, no dia 30 de maio, das 8h30 às 10h30.

   

No Observatório de Física e Astronomia Espacial da Univap, no Campus Urbanova, as crianças foram recebidas pelo Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes (Guga), que preparou uma palestra interativa de acordo com a faixa etária das crianças, atividades lúdicas e em seguida colocou os telescópios solares na parte externa do prédio, para que as crianças pudessem fazer a observação solar.

Ortopedia e Traumatologia – Princípios e Práticas
Palestra


Palestra A coordenação do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou a Liga de Ortopedia e Traumatologia da FCS e o Dr. Alexandre Paiva, no dia 30 de maio, para ministrar a palestra “Ortopedia e Traumatologia – Princípios e Práticas” aos alunos do curso, na Sala 21 do Bloco 7, Campus Urbanova.

Liga de Ortopedia e Traumatologia da FCS
 
Dr. Alexandre durante a palestra

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionada aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho musculoesquelético, assunto muito importante para os alunos do curso de Fisioterapia, que tiraram dúvidas com o Dr. Alexandre.

Reunião de Membros do Programa UniEmpresas

 
Alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo, participaram, dia 31 de maio, no Auditório Prof. Dr. Jair Candido de Melo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), de uma reunião com representantes do Programa UniEmpresas.
Na ocasião os presentes foram apresentados a profissionais e representantes de empresas ligadas ao setor da construção civil que apoiarão o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos participantes do referido programa e que deverão ser concluídos ao final deste ano.
O Programa UniEmpresas está ligado ao Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Construção Civil (CDTCC), criado pela Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (ACONVAP), e visa dar suporte ao desenvolvimento dos TCC’s dos alunos da Univap e de outras instituições de Ensino Superior da região.
O suporte oferecido pelo CDTCC é concedido após submissão e aprovação de uma proposta de trabalho de conclusão de curso. Os alunos recebem apoio na realização de ensaios e visitas a canteiros de obras, além de terem contato com especialistas e consultores relativos à área de construção civil.
Representam a FEAU/Univap, junto ao CDTCC, a Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão, e a Profa. Dra. Julia Wippich Lencioni, docente da FEAU.

XXIII INIC - Participe!


Exposição Madeira, Papel e Retrato por Giancarlo Ragonese


Palestra Enfermagem Oncológica


Fisioterapia Univap


Semana Valeparaibana de Estudos sobre a Amazônia


FVE - 56 Anos


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/​Jornadas/​Feiras/​Simpósios/​Encontros/​Palestras/​Minicursos
Processo Seletivo/​Congressos/​Outros
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Professor de Educação Física (FEA)

1º de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana da Faculdade de Educação e Artes (SEMFEA)

21 a 23 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Dia da Consciência Negra (FEA)

20 de novembro
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) – 2ª Edição - Institucional

Horário: das 13h às 17h

22 de novembro
Cultura FCSAC

Período da Noite – A partir das 19h

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas