299ª - Edição Especial - Ano XI
Junho de 2019
         
 

17° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
Educação Permanente em Saúde: O Profissional Como Agente de Mudança


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou, de 21 a 24 de maio, a 17ª Edição do Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista (Congresso Qualivitae), que este ano abordou o tema: Educação Permanente em Saúde: O Profissional Como Agente de Mudança.

Recepção aos Congressistas
 
Abertura do Congresso

Realizado nas instalações da Capela Ecumênica no Campus Urbanova da Universidade, a temática foi um convite à reflexão sobre a educação permanente em saúde, que pode ser compreendida como um caminho de busca para articular dimensões complementares e com o objetivo da construção de mudanças significativas junto à comunidade. O termo educação não deve definir comportamentos corretos para os demais, mas a criação de oportunidades para serem exploradas por todos.

Vista parcial do público presente na cerimônia de abertura
 
Secretário de Saúde Danilo Stanzani Junior
 
Coquetel na cerimônia de abertura

O ensino em saúde deve considerar a vivência, a experiência, de forma a produzir mudanças de práticas de gestão e de atenção. É necessário que sejamos capazes de dialogar com as práticas e concepções vigentes do trabalho de cada equipe para poder construir novas práticas. Há de se levar em consideração também a relevância das novas tecnologias pela facilidade e benefícios que oferecem. A atuação conjunta de todas as instâncias e de atores poderá contribuir para disseminar a importância da educação permanente em saúde, permitindo a formação de verdadeiros agentes de mudanças, valorizando a prevenção às doenças, aprimorando a saúde e a qualidade de vida da comunidade.

Execução do Hino Nacional a seis mãos
 
Homenagem à Presidente do Qualivitae
 
Vista parcial dos participantes do congresso

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; do Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, Presidente da FVE e Pró-Reitor de Graduação; Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão; Profa. Dra. Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa, Presidente do Congresso e Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde; Prof. Dr. Leandro José Raniero, Diretor do Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D); e Dr. Danilo Stanzani Júnior, Secretário de Saúde de São José dos Campos, convidado especial que ministrou a palestra de abertura do Congresso, sobre a temática: “Educação permanente em saúde: o profissional como agente de mudança”.

Apresentação de Trabalhos Científicos
 
Aluna do Centro Universitário de Itajubá durante a sua apresentação
 
Prof. Mestre Benício, avalia a metodologia científica aplicada

A cerimônia de abertura da 17ª Edição do Congresso Qualivitae apresentou uma inovação: o hino nacional executado com maestria ao piano em uma versão a seis mãos, com a participação do Prof. Dr. Carlos Eduardo Dias Colombo, docente da FCS, e ex-alunos da instituição, Professores Carlos Ossamu Cardoso Narita e Mateus Guimarães dos Santos.

Aluna da Unesp com a avaliadora da Univap, Dra. Cristina P. Soares
 
O Prof. Dr. Jarbas dos Santos avalia pesquisa na área de Odontologia
 
Aluna da Faculdade São Lucas de Caçapava marca presença no Congresso

No período da noite do dia 21, os alunos assistiram à palestra sobre a temática do Congresso, proferida pela Profa. Dra. Marcela Miranda, bióloga e atualmente pesquisadora de Pós-Doutorado em Ciências do Sistema Terrestre (CST), junto ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A aluna do Curso de Estética, Maria do Carmo, com o Prof. Dr. Carlos Colombo
 
Profa. Dra. Viviane Sóccio M. Henrique avalia trabalho de alunas da Nutrição
 
Vista parcial do local de apresentação dos trabalhos científicos

No dia 22, em continuidade à programação no período da manhã, foram convidadas as especialistas Dra. Érica Leal Pedrina Gianjiope (Nutricionista) e Fabiana Taiz Luckemeyer (Psicóloga), que falaram sobre “Comportamento alimentar disfuncional: uma tendência comportamental”. Logo em seguida, a palestra sobre “Humanização Hospitalar – Doutores do Riso” - foi ministrada por Paulo Henrique Maiolino.

Palestra no período da noite com a Dra. Marcela Miranda
 
Palestra sobre Nutrição
 
Humanização Hospitalar

À noite, os congressistas assistiram a mais duas palestras, uma com Edilaine dos Santos (Psicóloga), que falou sobre “Transtornos Alimentares”, e a outra com Carlos Abranches (Jornalista), sobre “Liberdade e existência: a importância da cura de si mesmo em uma sociedade enferma”.

Edilaine
 
Carlos Abranches

Apoiaram a realização do Congresso Qualivitae mais de 90 empresas, além dos Conselhos Regionais de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.

Apresentação de Trabalhos Científicos

O comitê científico do Congresso avaliou 446 trabalhos, sendo 372 aceitos para apresentação durante a realização do evento. Os melhores trabalhos também foram premiados nas categorias: Melhor Trabalho Experimental (1º, 2º e 3º Colocados) e Melhor Trabalho - Revisão de Literatura.

Premiação 1ª Colocada - Trabalho Experimental
 
Premiação 2ª Colocada - Trabalho Experimental

Categoria Trabalho Científico Autores
1º Colocado


Melhor Trabalho Experimental
Diagnóstico Molecular pela Via de Sinalização WNT em Tumores de Tireoide Alunos:
Joyce Nascimento dos Santos; Breno Pupin;
Miyuki Uno;
Roger Chammas

Orientadora:
Profa. Dra. Renata de Azevedo Canevari
2° Colocado


Trabalho Experimental
Combinação dos Extratos de Zingiber Officinalis e Juglans Regia: Ação Antimicrobiana Sobre Staphylococcus Epidermidis e Ausência de Toxicidade sobre Macrófagos de Camundongo Alunos:
Giovanna Yara A. Rodine; Leonardo Alberti da Silva; Tatiane Cristina A. Silva;
Simone Ap. Biazzi de Lapena;
Fabíola Vieira de Carvalho; Pamela Beatriz do R. Estevam dos Santos

Orientadores:
Profa. Dra. Luciane Dias de Oliveira e Prof. Dr. Lucas de Paula Ramos
3° Colocado


Trabalho Experimental
Avaliação da Ação Antimicrobiana da Água de Osmose Reversa Ativada por Plasma Atmosférico sobre Escherichia Coli Alunos:
Felipe Santos de Almeida; Fernanda Ramos Figueira

Orientadores:
Profa. Dra. Sonia Khouri Sibelino; Profa. Dra. Anelise Cristina Osório Cesar Dória
Melhor Trabalho de Revisão de Literatura Doença de Graves: A Maior Causa de Hipertireoidismo Aluna: Vitória Vieira da Silva

Orientador: Prof. Dr. Samuel Marcos Ribeiro de Noronha

Premiação 3ª Colocada - Trabalho Experimental
 
Premiação - Revisão de Literatura

Jornadas dos Cursos – Programação
Bem organizadas as jornadas ampliam o conhecimento dos alunos

As Jornadas foram organizadas por alunos e professores e realizadas nos dias 23 e 24 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite, com extensa e diversificada programação. Vários especialistas foram convidados e compartilharam seus conhecimentos com os alunos da Faculdade. Este ano, a comissão organizadora realizou, pela primeira vez, a Jornada de Anatomia no dia da abertura do Congresso (21), com palestras e minicurso. Empresas ligadas à área da saúde também participaram do evento com a apresentação de seus produtos e equipamentos.

Jornada Especial de Anatomia

Palestras: “A importância da neuroanatomia no manejo da dor lombar crônica inespecífica”, ministrada pelo Prof. Wagner Monteiro; “Dez hábitos para longevidade, saúde e beleza”, Profa. Mestra Priscila Holleben; e o minicurso: “Técnicas de Desenho Anatômico”, com o Prof. Dr. Luiz Fernando Takase.


Medicina Veterinária

Palestras: “A abordagem do óbito/RIP Pet – Crematório Veterinário”; “Métodos Fisioterápicos na Medicina e Fisioterapia Esportiva x Medicina Esportiva”, Dra. Mônica Platzeck; “Uma nova abordagem no controle e perda de peso de gatos e cães”; “Intensivismo na clínica de cães e gatos”, Dra. Cíntia Stelman; “Hidroesteira em cavalos”, Dra. Christiane Penna; “Claudicação em equinos”, Dr. Hélio Itapema; “Noções de manejo em animais silvestres”, pelo Biólogo Ronaldo Moraes; “Fadiga por compaixão”, Sérgio Lascane; “Emergência na clínica aviária”, Dra. Hanna Kokubun; “Atuação do Médico Veterinário na reprodução de animais selvagens”, Prof. Dr. Rogério L. Zacariotti; “Caineli”, Dra. Marina Pires Santos; “Apicultura”, pelo técnico da área, José Evaristo Merigo; “Desafio: o que o mercado de trabalho espera do médico veterinário?”, Dra. Glauci Banti Bacile; “Ultrassonografia de cães e gatos”, Dra. Josiane Campos; “Manejo de serpentes em cativeiro”, Dra. Ruchele Oliveira Honda.

   

Estética

Palestras: “Próteses faciais reabilitando almas”, Profa. Ana Christina Claro Neves; “Fototerapia (laser e LED) na estética”, Profa. Renata Amadei; “Criolipólise: quebra de paradigmas e associações”, Profa. Estela Santana; “Marketing na Estética”, Prof. Gerson Aguiar; “Como produzir conteúdo para as mídias sociais”, Profa. Monique N. Baraúna; “O paliar e o humanizar em saúde-estética”, Prof. Felipe Ramos Schulz.

   

Nutrição

Palestras: “Sistemas alimentares sustentáveis: é possível?”; “Sindemia global: obesidade, desnutrição e mudanças climáticas”, Amanda Guimarães Mendes Camargo; “Biodiversidade, sustentabilidade e PANCS – Projeto mato no prato”, Beatriz Carvalho; “Mesa Brasil: caminhos para a segurança alimentar e nutricional”, Michely Fortunato; “Aliança pela alimentação adequada e saudável”, Lucas Daniel Sanches; “Alimentação vegetariana: aspectos práticos para planejamento de cardápios”, Dra. Renata Cortella; Workshops: “Aproveitamento integral dos alimentos”;“Fermentação natural: Kombucha”; “Receitas proteicas para dietas veganas”.

   

Biomedicina

Palestras: “Educação permanente em saúde e o biomédico como agente de mudança”, Dr. Wilson de Almeida Siqueira; “A atuação do biomédico nas seguintes áreas: “Imunologia clínica”, Dra. Bridilla Luiza; “Perfusão extracorpórea”, Dr. Jonathan Luiz da Silva; “Análises clínicas veterinárias”, Dra. Andréa Brandão; “Psicobiologia do Sono”, Dra. Mônica Andersen; Diagnóstico por Imagem”, Dr. Israel Leite de Lana; Biotecnologia”, Dra. Kátia Cristina Ugolini Mugnol. Minicursos: “Coloração de Ziehi Neelsen”, Dr. Marco Aurélio; “Coleta sanguínea e análise dos componentes celulares do sangue”, Dra. Shirlei Campos; “Primeiros Socorros”, Corpo de Bombeiros de São José dos Campos; “Citologia Oncótica”, Dra. Cristian Volodka; “Atuação do biomédico na acupuntura craniana de Yamamoto”, Dr. Maury Massani Tanji; “Novas tecnologias aplicadas à biomedicina estética”, Dra. Amanda Ribas Correia.

   

Fisioterapia

Palestras: “Atividade física em pessoas com disfunções neurológicas”, Profa. Carolina Lobo; “Método therapy taping – bandagem elástica aplicada a neurologia”, Prof. Dr. Nélson Morini; “A Importância da espirometria no diagnóstico de distúrbios ventilatórios e na prescrição de fisioterapia”; “Conscientização e treinamento funcional do assoalho pélvico”, Dra. Viviane Manso; “Crioterapia nas lesões traumato-ortopédicas”, Dr. Eduardo Filoni; “Atuação do fisioterapeuta em unidades de urgências e emergências”, Dr. Adgildo dos Santos Pereira. Minicursos: “Atendimento imediato no atleta concusionado”; “Princípios e práticas de ventilação mecânica não invasiva”; “Estimulação sensório-motora em neonatal – por quê, quando e como fazer?”; “Pilates na gestação: como utilizar o método em cada trimestre?”.

   

Enfermagem

Mesa Redonda: “Abordagens ao paciente em saúde mental: desafios da enfermagem”; “Enfermagem na CME e CC: implicações para segurança do paciente”; Palestras: “Maternidade e neonatologia: o que temos de novo?”; “Assistência de enfermagem em situações especiais: cuidados paliativos; transplante e doações de órgãos e qualidade de vida do profissional de enfermagem”.

   

Odontologia

Palestras: “Procedimentos minimamente invasivos na harmonização orofacial”, Profa. Dra. Elaine Duarte Artuso de Mello; “Reabilitações totais sobre implantes: aspectos funcionais e psicológicos”, Prof. Dr. Alfredo Mikail Melo Mesquita; “Inovação: novos usos do laser na odontologia”, Prof. Dr. Aldo Brugnera; “Clareamento dental com luz violeta”, Profa. Dra. Fatima Zanin; “Alinhadores estéticos: conquistando o público adulto nos tratamentos ortodônticos”, Prof. Me. Silvio K. Watanabe; “Disfunção temporomandibular e dor orofacial: conceito atual e quando tratar”, Profa. Dra. Marta Rampani; “Odontologia miofuncional: a influência da musculatura nas estruturas dento-faciais”, Profa. Patrícia Patini; “Odontologia para paciente oncológico”, Profa. Dra. Carina Magalhães Esteves Duarte; “Higiene Oral iTOP – Mitos e Verdades”, Prof. Dr. Cornelis Springer (Curapox).

   

Serviço Social

Palestra: “A pesquisa como dimensão constitutiva do Serviço Social: da formação acadêmica ao exercício profissional”, Thaís Ribeiro Esteves e Gracielle Feitosa de Loiola Cardoso. Oficina: “Gestão integrada em segurança do trabalho nas empresas: estratégias de ação profissional”, Maria Enilce Teixeira Garcia.

 

Expositores das Jornadas