298ª Edição - Ano XI
De 23 de março a 18 de maio de 2019
         
 

Univap Participa da 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza

Alunos e Professores do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participaram, como parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, da 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, realizada de 10 de abril a 31 de maio, das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde de São José dos Campos. O Dia D de mobilização nacional foi programado para 4 de maio (sábado).

O Reitor é atendido por aluna da Univap na Farmácia Comunitária
 
No Campus Urbanova a vacinação nos alunos

No Posto Volante da Farmácia Comunitária, o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, foi atendido por uma das alunas do Curso de Enfermagem da FCS/Univap. Outras equipes também atuaram nas UBS’s do Jardim Paulista e do Parque Industrial.
No Campus Urbanova da Universidade, o período de vacinação foi de 14 a 20 de maio, quando alunos, professores, funcionários, profissionais da saúde e idosos foram imunizados.
A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e os óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.
A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

I Fórum de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista

Organizado no âmbito do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática”, coordenado pelo Prof. Pedro Roberto Jacobi (USP), o I Fórum de Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista teve a participação de professoras e alunas do Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR/UNIVAP), nos dias 24 e 25 de abril, no Instituto de Energia e Ambiente – USP.

   

O objetivo do Fórum foi reunir professores, pesquisadores, estudantes e interessados que tenham como objeto comum de estudo a Macrometrópole Paulista e seu diálogo com a questão ambiental.
A Profa. Dra. Cilene Gomes foi convidada como palestrante de uma Mesa Redonda, com a temática “Políticas, Governança e Ordenamento Territorial na Macrometrópole Paulista”. Durante a palestra, discorreu sobre “Políticas, Desenvolvimento e os Processos de Planejamento Urbano e Regional no Vale do Paraíba”, com os professores Dr. Davis Gruber Sansolo (UNESP) e Dr. Henrique Rezende de Castro (FIAM-FAAM/FMU).
A aluna de Mestrado, Roseli de Freitas Avila, apresentou o pôster “Percepção Ambiental e a Formação de Agentes Educadores para o Planejamento Participativo: Um Estudo na Comunidade da Bacia do Rio Paraíba do Sul Paulista”, e a aluna de Doutorado, Priscila Maria de Freitas, expôs o trabalho “Vulnerabilidade Socioambiental Urbana: Uma Metodologia de Diagnóstico a Partir da Expressão Máxima do Ônus do Processo de Urbanização”.
Alexandre Marques, aluno de Doutorado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), apresentou um trabalho em coautoria com a Profa. Dra. Maria Angélica Toniolo (PLUR/UNIVAP). O trabalho foi escolhido como o melhor do painel correspondente, portanto, será encaminhado para publicação em dossiê especial na Revista Ambiente & Sociedade.
O evento foi importante para a troca de conhecimentos, acúmulo de novos aprendizados e também para estabelecer conexões importantes entre os pesquisadores. Além disso, resultou em importantes frutos para o estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico.

Media Training com o SAR

Alunos dos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) e militares que fazem parte da Equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica (Search and Rescue - SAR) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) participaram, nos dias 2 e 7 de maio, das atividades de treinamento de mídia (Media Training), promovidas em parceria com a FCSAC/Univap.

Coletiva de Imprensa
 
Entrevista no Rádio
 
Entrevista na TV

A ideia é colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula com a participação de militares e de uma simulação de acidente aéreo. No dia 2, a equipe do SAR apresentou o simulado do acidente aéreo para que os alunos se preparassem para as atividades práticas, que foram realizadas no dia 7, no Auditório do Bloco 2, com a realização de uma coletiva de imprensa; entrevista em emissora de Rádio (Laboratório de Rádio) e entrevista para televisão, na TV Univap (Bloco 5).
O treinamento de mídia tem por objetivo otimizar o contato das fontes de informação de um órgão público ou empresas, com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento correto com a imprensa.

Programa Maio Amarelo
Conscientização e Educação para o Trânsito


A Pró-Reitora de Extensão da Univap firmou parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana para colaborar, de 2 a 29 de maio, na realização do “Programa Maio Amarelo”, que visa conscientizar a população sobre a segurança no trânsito e qualidade de vida no volante.
O movimento Maio Amarelo passou a integrar o calendário oficial de eventos do município em 2017. Realizado anualmente pela Prefeitura, o evento promove ações voltadas a reduzir o número de mortes em acidentes de trânsito. Durante todo o mês as atividades foram reforçadas e ganharam a marca da campanha: o laço amarelo. A ideia para essa causa foi envolver a população e conscientizá-la de que a mudança de atitudes pode salvar vidas.

Participantes do evento
 
César Urnhani durante a palestra

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com mais mortes em vias públicas. O Maio Amarelo reforça a necessidade de atingir a meta estipulada pela OMS, com a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, de poupar 5 milhões de vidas até 2020.
Dentre as ações realizadas pela parceria Univap x Secretaria de Mobilidade Urbana está a realização da 1ª Gincana Escolar Maio Amarelo, envolvendo alunos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais (sete escolas de diferentes regiões do município), em que os alunos da Univap atuaram como “Padrinhos” responsáveis pela interlocução Secretaria x Escola.
Outra ação promovida pela Univap, em parceria com a Virage Mitsubishi e apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana, foi a realização da palestra “Mobilidade Urbana e os Impactos Ambientais", com César Urnhani, piloto de testes do programa Auto Esporte, no dia 9 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.
O encerramento do programa e a final da Gincana foram realizados no dia 29 de maio, no Centro de Formação do Educador (Cefe), em um evento que reuniu todas as escolas, alunos, mentores (alunos-padrinhos) da Univap e demais envolvidos. No mesmo dia e local, a partir das 13h, a Mostra Maio Amarelo apresentou, por intermédio de uma feira, os trabalhos realizados pela Prefeitura, Forças de Segurança e demais parceiros.

Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana

Aula ao Ar Livre
Curso de Arquitetura


Com a finalidade de proporcionar e desenvolver a capacidade de observação e representação nos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), o Prof. Mestre Selso Dal Belo, responsável pela disciplina Desenho Livre, propôs a realização de uma aula externa, ministrada no dia 7 de maio, próximo às instalações da Faculdade.

 

Nas aulas ao ar livre, os alunos têm a oportunidade de desenhar objetos, edificações e animais no ambiente, de forma a fazer a interpretação e integração da natureza e do paisagismo com a Arquitetura.
O caso proposto aos alunos foi captar a imagem do cavalo em movimento e no espaço real. A ideia é capacitá-los a desenvolver o espírito de observação com a correta representação e proporções entre os diversos elementos. Para complementar esse aprendizado, os alunos devem, logo em seguida, fazer uma escultura, utilizando a técnica do papel machê.

Regaste de Animais Marinhos

Integrantes do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS) da Univap, composto por alunos do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), convidaram Janaína Varela para ministrar, no dia 8 de maio, no Auditório do Bloco 9, uma palestra intitulada: Programa de Resgate de Animais Marinhos.
A palestrante convidada é graduada em Ciências Biológicas (Univap) e Medicina Veterinária (Unip), além possuir vários cursos de extensão na área de animais marinhos.

 

O GEAS tem por objetivo principal chamar a atenção para o impacto que a conservação de cada espécie animal exerce sobre a perpetuação da nossa própria existência. Além disso, busca criar condições favoráveis para a troca de experiências entre os vários grupos de profissionais interessados em animais selvagens.

Vidas Transformadas, Autoestima e Realizações
FTI - Homenagem ao Mês das Mães


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap, a fim de celebrar o mês das mães, realizou, no dia 13 de maio, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, em São José dos Campos, um evento que envolveu a realização de palestras, lançamento e sorteio de livros e uma atividade cultural com desfile de moda de inverno dos anos 90.

Elilde Browning
 
Rachael Loiola

Foram convidadas como palestrantes: Eliane Tróia, autora do livro “Entre Recortes”; Rachel Loiola, fonoaudióloga, que falou sobre a moda e o resgate da autoestima; e Elilde Browning, autora do livro “E assim foi a vida”. O desfile de moda ficou sob a responsabilidade de Vanderlei Alvarenga, diretor-proprietário da Agência V.A Modelos.

Eliane Tróia
 
Vista parcial do desfile de moda dos alunos da FTI

Como ingresso, a coordenadoria da FTI solicitou a doação de livros infantis, que foram destinados a entidades assistenciais do município.

Visita e Oficinas Práticas Profissionais na FCSAC
Programação do 8º Comunique – Colégios Univap – Unidade Centro


Por solicitação da coordenadoria do Curso de Publicidade do Colégios Univap - Unidade Centro – e, como parte das atividades propostas durante a realização do 8º Comunique (Semana da Comunicação), uma visita às instalações e oficinas práticas profissionais foram realizadas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Universidade.

Alunos na oficina de Telejornalismo
 
Oficina de Construção de GIF

A visita à Faculdade no Campus Urbanova foi realizada no dia 14 de maio, das 14h às 17h, ocasião em que os estudantes tiveram a oportunidade de participar das Oficinas de: “Apresentação de Telejornalismo”, ministrada pela Coordenadora de Jornalismo da TV Univap, Francine Padilha (Bloco 5); “Construção de GIF Animado”, pela Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete; e “Locução de Rádio”, proferida pelos docentes Profa. Dra. Vânia Braz de Oliveira e Prof. Mestre Celso Antonio Meneguetti (Bloco 2).

Locução de Rádio
 
Visita a todos os espaços da Faculdade – Bloco 2

Antes de iniciar as atividades práticas, os visitantes acompanhados pelo Prof. Especializado em Fotografia, Sérgio Gurgel, conheceram todos os ambientes que compõem a Faculdade que oferece, atualmente, os cursos de: Administração; Ciências Contábeis; Design de Moda; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Rádio e TV e Graduação Tecnológica em Gastronomia.
No encerramento das atividades do dia, os estudantes receberam da equipe do Setor de Marketing, pipocas e brindes da Universidade.

Palestra “Combate à Desigualdade Racial no Cotidiano Profissional”

Em comemoração ao Dia do Assistente Social (15 de maio), a coordenação do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou a palestra “Combate à Desigualdade Racial no Cotidiano Profissional”, dia 16 de maio, às 19h, no Campus Castejón.

Maria, Eloísa, Profa. Débora e aluna Claudiceia
 
Público presente
 
Os músicos Janiely, Peterson e Kelvin

O objetivo da palestra foi ampliar a percepção sobre as diversas expressões do racismo. Para debater sobre o assunto, foram convidadas: Eloísa Helena, jornalista, pesquisadora e membro do Núcleo de Mulheres Negras de São José dos Campos; Dra. Maria Conceição, assistente social; e Claudiceia Meire dos Santos, aluna do curso de Serviço Social. Durante o evento, os músicos Janiely Lourrana da Silva, Peterson Souza e Kelvin Barbosa dos Santos fizeram uma apresentação.

11ª Maratona de Programação e 8ª Maratona de Programação Júnior

Os professores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e dos Colégios Univap de São José dos Campos e de Jacareí realizaram, dia 18 de maio, a 11ª Maratona de Programação e a 8ª Maratona de Programação Jr.

Vista parcial do ambiente onde foi realizada a Maratona
 
Comitê organizador

Participaram das competições promovidas no Campus Urbanova, em São José dos Campos, os alunos dos cursos de graduação, que formaram 11 equipes, e do Ensino Médio, com 36 equipes.
A Maratona de Programação estimula a criatividade dos alunos, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
O evento é uma iniciativa dos professores dos cursos, com objetivo de proporcionar maior convivência entre os estudantes da área da informática, de forma a prepará-los e selecioná-los para participação futura das competições regionais classificatórias e para as finais mundiais do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM).

Competidores da Graduação
 
Alunos da Maratona Júnior

Os times são compostos por um grupo de alunos que procura resolver, durante certo tempo, o maior número possível de problemas. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
A organização das duas competições foi coordenada pelo Prof. Dr. Valdir Gil Pillat e as provas foram elaboradas pelo Prof. Me. Wagner Santos Clementino de Jesus. O evento contou com o apoio dos professores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da FEAU e dos professores dos colégios Univap, como também das equipes da Univap Virtual, World Tronic, Mr. Batata e da FVE/Univap.

11ª Maratona de Programação (Graduação)
Classificação Alunos
1º lugar
(Padawans)
Amadeu Vinícius Duarte Fernandes
Leandro Mitsuyuki Mulato Kamiguchi
Mariana Mayumi Sasagawa Mendonça
2º lugar
(RecursiveWin)
Huilgner Lotte Otaviano
William Fernandes Rebeque
Caio Souza Silva
3º lugar
(Vai.na.sort)
Marina Vedelago Cezarini
Mateus de Oliveira Arcanjo
Thiago de Almeida Santos
4º lugar
(Master Programming Unit)
Guilherme Latocheski Santos
Jessé Correia Lins
Juliana Siqueira Rosati
5º lugar
(5UNA)
João Vitor de Oliveira Cursino
João Pedro Pinto Paes
Thiago Gonçalves Dias Prado

1º Lugar – Graduação
 
2º Lugar
 
3º Lugar

8ª Maratona de Programação (Ensino Médio/Técnico)
Classificação Alunos
1º lugar
(Químico meu)
Bruno Felipe Silva de Carvalho
Mateus de Aquino Batista
Nícolas Soares Telles
2º lugar
(Como conheci sua mãe)
Enrico Menezes Celeste
João Pedro Cunha Guska
Luiz Henrique Sant'Ana de Freitas
3º lugar
(Amigos da Gi)
Henrique Moura Ramos
Leonardo Silva Nascimento
Paulo Cesar Marques da Silva
4º lugar
(KCL)
Carolina Margiotti de Abreu
Karina Maine Gomes
Lucas dos Santos Oliveira
5º lugar
(Blue Screen 2.0)
Benjamim Rees Pereira do Nascimento
João Vitor Bermal Santaniello
Savio Augusto Machado Araujo

1º Lugar – Ensino Médio/Técnico
 
2º Lugar
 
3º Lugar

Maiores informações no site do evento:
https://www.univap.br/maratona_programacao

Física e Astronomia


Expo Quadrinhos Boccara


XXIII INIC - Participe!


Núcleo de Estudos Afro-brasileiros


II Encontro de Corais Viva Voz


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

22 a 26 de julho
Vestibular de Inverno Univap – Inscrições Abertas

Data da Prova: 28 de julho de 2019

Horário: das 9h às 13h – Campus Urbanova

Matrículas via ENEM – De 06 de maio a 16 de agosto de 2019

Informações: https://www.univap.br/universidade/seletivo.html

Até 24 de julho
Prova do Vestibular de Inverno Univap

Horário: das 9h às 13h – Campus Urbanova

Matrículas via ENEM – até 16 de agosto de 2019

Informações: https://www.univap.br/universidade/seletivo.html

28 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Cultura FCSAC

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas