Educação Ambiental Cenários da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul
A Univap sediou nos dias 30 e 31 de março, nas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, o encontro de participantes do processo formativo “Cenários da Bacia Hidrográfica do Paraíba do Sul a partir da Educação Ambiental”, coordenado por uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe) em parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Campinas (Unicamp).
O processo formativo faz parte do projeto de pesquisa "Recursos Hídricos na Bacia do Paraíba do Sul: integrando aspectos naturais e antrópicos”, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que integra estas quatro instituições parceiras.
Os integrantes
Apresentação do grupo
Os 40 participantes do processo formativo são profissionais de diversas áreas que atuam de alguma forma na gestão e governança dos recursos hídricos da Região do Vale do Paraíba do Sul, por meio de comitês de bacias, de câmaras técnicas, do setor público municipal, estadual e federal, de ONGs, do setor privado, de escolas, universidades, institutos de pesquisa e de movimentos sociais.
Nesse primeiro encontro, a formação buscou, por meio da construção de cartografia social, de forma participativa em oficinas, mapear os territórios da região e tratar temas como políticas públicas, mudanças climáticas, ciência cidadã e aspectos teóricos e metodológicos de percepção socioambiental.
Cartografia social
Dinâmicas de grupo
Os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional (IP&D/Univap), Prof. Edvaldo Amorim (doutorando) e Roseli Ávila (mestranda), desenvolvem tese e dissertação no âmbito deste projeto de pesquisa e auxiliam no processo de formação, orientados pela Profa. Dra. Maria Angélica Toniolo (FEAU/IP&D), pesquisadora na parceria Univap/Inpe/USP do Projeto "Recursos Hídricos na Bacia do Paraíba do Sul: integrando aspectos naturais e antrópicos”. Os outros encontros da formação serão realizados em outras instituições da região até o final de 2019.
Curso de Atualização aos Funcionários da FVE
Os funcionários da FVE durante o curso no sábado, dia 3 de abril
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Colégios Univap e Parque Tecnológico Univap, ofereceu um curso de atualização de técnicas financeiras e fluxo de caixa aos funcionários dos Setores de Custos; Relacionamento com Alunos (SRA) e Processo (Contabilidade/Tesouraria).
O curso, ministrado pelo Professor Clayton Neves, da Tax Solution, foi realizado em dois sábados, 6 e 13 de abril, nele os funcionários puderam atualizar seus conhecimentos e discutir técnicas, colocando-as em prática com exercícios e análises mais específicas sobre a forma como o setor financeiro deve obter e prestar informações aos demais colaboradores. O principal objetivo do curso é fazer com que os funcionários conheçam o trâmite dos processos e a importância de cada tarefa no contexto geral.
Univap Participa do Agita São José 2019
Alunos e professores dos cursos de Enfermagem e de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap contribuíram nas ações promovidas pela Associação Paulista de Medicina (APM) durante a 14ª Edição do Programa Agita São José. O evento foi realizado no período da manhã de domingo do dia 7 de abril, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, empresas e instituições educacionais do município.
Aprendendo a escovar os dentes
Verificação da taxa de açúcar no sangue
A caminhada que teve início na APM e terminou no Parque Vicentina Aranha
As atividades tiveram início com uma caminhada de dois quilômetros na região central da cidade, entre a Casa do Médico e o Parque Vicentina Aranha.Os participantes trocaram 1 kg de alimento não perecível pela camiseta do evento e também foram beneficiados com a prestação de serviços de cuidados com a saúde, entre eles, a verificação da pressão arterial e teste de glicemia capilar (taxa de açúcar do sangue) e de estímulo à atividade física, com avaliações de peso, altura, circunferência abdominal e flexibilidade, a partir do Índice de Massa Corporal (IMC) e de risco cardíaco.
Orientações sobre a importância da higiene bucal também fez parte da programação. A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, levou informações sobre a dengue, a febre amarela e outras arboviroses, como a zika e a chikungunya.
O evento que também foi prestigiado pela fanfarra da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) marcou a passagem do Dia Mundial da Atividade Física, comemorado anualmente em 6 de abril. O objetivo do evento é promover a prática de atividade junto à população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico. A prática regular apresenta inúmeras vantagens: evita o excesso de peso e a obesidade, previne o aparecimento de doenças, reduz a pressão arterial, o stress, melhora a autoestima, contribui na concentração, o bem-estar físico e psicológico, entre outros benefícios.
Fontes: APM/PMSJC
Atlética da Univap Arrecada 1 Tonelada de Alimentos
No início do primeiro semestre deste ano, com a finalidade de integrar os novos alunos nas faculdades, a Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi (AAAOC) da Univap realizou nos quiosques da Universidade um trote solidário com a arrecadação de alimentos não perecíveis, como forma de promover benefícios à comunidade da região. A ação aconteceu em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
Os membros da Atlética Univap ficaram felizes com a doação dos alunos
A entrega dos alimentos ao Fundo Social de Solidariedade
Já sensibilizados pela tragédia em Brumadinho (MG), os alunos contribuíram de forma significativa e pela primeira vez a Atlética conseguiu arrecadar 1 tonelada de alimentos. A entrega da arrecadação total foi realizada no dia 11 de abril aos representantes do Fundo Social e no dia 16 a equipe da Atlética participou de parte da distribuição à Legião da Boa Vontade (LBV), uma associação civil de direito privado beneficente, voltada para atividades da educação e da assistência social. O restante da arrecadação foi entregue entre outras entidades assistenciais do município. Assista ao vídeo da entrega da arrecadação:
Caminhão-Escola da Arcelor Mittal na Univap Treinamento na Área da Engenharia Civil
Os alunos do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap tiveram a oportunidade de conhecer, no dia 23 de abril, o caminhão-escola da Arcelor Mittal, uma das principais produtoras de aço para a construção civil no Brasil.
A Unidade Móvel da Arcelor Mittal
O curso realizado dentro do Campus Urbanova/FEAU
A solicitação para que o Programa Mestre Arcelor Mittal fosse ministrado na Univap partiu de um ex-aluno da Engenharia Civil da FEAU e hoje representante de vendas da empresa, Eng. Rodolfo Goss Florindo. A Profa. Dra. Julia Wippich Lencioni, docente da FEAU, intermediou a vinda da carreta, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão. O evento também contou com o apoio da empresa MZ3 Engenharia, responsável pela sua divulgação entre as empresas construtoras da região.
Os alunos participaram de um treinamento de três horas e meia de duração, nos períodos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17). O objetivo foi capacitar e valorizar os atuais e futuros profissionais, apresentando as melhores práticas construtivas da fundação ao acabamento, com a correta aplicação de produtos, foco na produtividade e segurança. O conteúdo do curso abrangeu técnicas para aumento de produtividade em fundações, lajes, armações, alvenaria e revestimentos.
Durante o treinamento na Univap, o Eng. Rangel Costa Lage apresentou aspectos técnicos e práticos de uma obra, além de cases de aplicação dos produtos da Arcelor Mittal. A estrutura do caminhão-escola comporta até 40 pessoas por turma. O programa não teve custo nenhum para os participantes, que receberam também brindes da empresa e um certificado de participação.
Palestra: Day in the life - Falando Nisso
Solange Moraes e Lucas Sanseverino
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) recebeu no dia 24 de abril, no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, os apresentadores do Programa Falando Nisso da TV Band Vale, Lucas Sanseverino e Solange Moraes, para uma palestra com a temática “Day in the Life – Falando Nisso”.
Os apresentadores contaram sobre a rotina de gravações, explicaram sobre a produção do programa e responderam perguntas dos alunos. Lucas é ex-aluno da Univap, formado em Rádio e TV, ator, editor e produtor do Programa, já Solange Moraes é jornalista, editora e repórter, também atua como palestrante e mestre de cerimônias. Falando Nisso é um programa diário, com orientação e entrevistas com participação ao vivo dos telespectadores. O programa aborda assuntos como saúde, direito, papo-cabeça, bichos e as últimas notícias do dia.
Alunos da Escola Cristã Batista Regular Visitam o CEN
Por solicitação da Escola Cristã Batista Regular, localizada no Bosque dos Eucaliptos, em São José dos Campos, 18 crianças da Educação Infantil, acompanhadas pelas professoras Meire de Souza e Elizangela Almeida, visitaram as instalações do Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova, dia 25 de abril, no período da tarde.
Visita ao Museu Pedagógico
Viveiro de Plantas Medicinais
Os estagiários do Curso de Ciências Biológicas (Graduação) da Faculdade de Educação e Artes (FEA) receberam as crianças e apresentaram o Museu Pedagógico, o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais. Além disso, deram orientações e apresentaram amostras de plantas e insetos nos laboratórios.
O CEN é o local onde os alunos do curso de Ciências Biológicas com a orientação de professores podem observar e estudar plantas e animais, realizando importantes pesquisas para a preservação das espécies. Vários projetos são desenvolvidos neste local promovendo a interação dos alunos com a comunidade. Professores de diversas áreas, estagiários e monitores do curso de Ciências Biológicas da FEA trabalham num ambiente privilegiado e com objetivos específicos de estudos.
Conhecendo Serpentes
Borboletário
O CEN é composto pelo Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), Borboletário, Serpentário, Viveiro de plantas medicinais e o Museu Pedagógico.
Visitas ao CEN Dias da Semana: de terça a quinta-feira Horário: 14h às 16h E-mail: cen@univap.br Telefone: (12) 3947-1019
Atendimento Psicopedagógico Orientação Acadêmica
A Psicopedagoga Aline Ferreira em sua sala no Bloco 8
A Univap dispõe de diversos serviços aos discentes. No Setor de Relacionamento com Alunos (SRA), por exemplo, localizado no Bloco 8, no Campus Urbanova, há atendimentos psicopedagógicos para orientação acadêmica. O objetivo é auxiliar os estudantes em suas necessidades e promover meios para o desenvolvimento de habilidades no percurso acadêmico. Os agendamentos são realizados por e-mail ou telefone, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, com a Psicopedagoga Aline Fernandes Ferreira.
Os alunos dos Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap tiveram a oportunidade de conhecer, no dia 25 de abril, o líder de Mídia e Analytics na Microsoft América Latina, Gustavo Franco. Num bate papo descontraído no Auditório do Bloco 2, no Campus Urbanova, Gustavo contou aos alunos o quanto batalhou para chegar ao cargo de Gerente de Marketing na Microsoft.
Gustavo Franco foi ex-aluno do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (Cephas/São José dos Campos) e das faculdades em São Paulo: Anhanguera, Miami Ad School, Senac e ESPM. Antes da Microsoft, trilhou sua carreira profissional trabalhando nas empresas 3AWW, Santa Clara – Agência & Consultoria de Comunicação, CI&T e Media Education.
Fonte: Linkedin
Dia Nacional de Combate à Hipertensão Parceria com a SOCESP e Univap
A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), com a finalidade de realizar ações para celebrar o Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26 de abril), convidou os alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap para que em conjunto promovessem ações para a população. Foram dois dias de atividades, no primeiro (26), na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius e no segundo (27), no Centro da Juventude de São José dos Campos. O objetivo do evento foi orientar a população sobre os riscos que a hipertensão e diabetes podem oferecer caso não sejam diagnosticadas e tratadas corretamente.
Trabalhando em prol da população
Alunos da Univap
Os alunos realizaram o teste de glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue) e a verificação da pressão arterial, dependendo do apontamento do exame, a pessoa recebia as orientações para buscar auxílio médico especializado. Material informativo sobre os riscos da doença também foram distribuídos nas ocasiões dos eventos. A hipertensão é uma doença grave, que pode comprometer o organismo e levar à morte. Acredita-se que existam no Brasil mais de 30 milhões de hipertensos, destes, segundo o Ministério da Saúde, apenas 10% fazem o controle adequado. Além de ser considerada a doença de maior prevalência na população brasileira, é a principal causa de morte no Brasil
A hipertensão arterial é um problema de saúde pública, que atinge homens e mulheres no mundo todo. Só no Brasil, um em cada cinco indivíduos sofre da doença. Segundo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, dentre eles, obesidade, sedentarismo, estresse, herança familiar e consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Praticar exercícios físicos regularmente, evitar excesso de sal na alimentação, combater a obesidade e ter atividade de lazer são algumas das formas mais eficazes de se combater a pressão alta. A adoção desses hábitos saudáveis, antes do surgimento da doença, pode contribuir para sua prevenção.
Mês Mundial da Saúde Saúde da Cabeça aos Pés e Excelência no Cuidar
A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap realizou dia 29 de abril, às 14h, no Teatro Univap, Campus Castejón, o seminário “Saúde da Cabeça aos Pés e Excelência no Cuidar”, em comemoração ao Mês Mundial da Saúde.
As Convidadas para o Seminário
Música ao vivo com Charles Lima
Dança com o Val Garcia
As palestrantes convidadas foram a Profa. Dra. Emília Ângela Los Shiavo Arisawa, biomédica e diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap; Dra. Sandra Franco, advogada e especialista em Direito Médico e da Saúde; Dra. Juliana Paola, médica ginecologista, esportiva e obstetrícia; Dra. Tarsila Silva, médica dermatologista, professora da Pós-Graduação em Dermatologia da FATEC; e Dra. Carina Magalhães Esteves Duarte, cirurgiã dentista e doutora em Patologia e Estomatologia pela USP. Além do seminário, o público presente pôde participar de atividades culturais, como dança e música ao vivo, ministradas por Charles Lima e Val Garcia.
2ª Mostra de Teatro Cacilda Becker Projeto Intergeracional
A Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou no dia 30 de abril, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Castejón, a 2ª Mostra de Teatro Cacilda Becker. Participaram da Mostra os grupos: A Voz da Alegria, que apresentou a peça “Floresta Viva”; Geração 6.0, com a peça “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” e o Grupo de Teatro da FTI, com “O Sapo Apaixonado”. As apresentações foram realizadas das 9h30 às 11h30, com objetivo de aproximar e integrar os jovens com pessoas da terceira idade, por intermédio do Projeto Intergeracional da Faculdade.
Os participantes capricharam na encenação das peças
A alegria em cada ato
Vista parcial do público presente
O evento contou com a participação do ator, diretor e professor de teatro Ralf Stanley, que sempre foi movido pelo interesse em investigar as relações entre o Teatro e a Educação. Atuou em diversos espetáculos, entre eles "O Urso", "Auto da Barca do Inferno", "Velha Infância" e "Cabaret del Rinoceronte". Trabalhou como artista-orientador na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e em outras instituições educacionais.
Publicação de Artigo Científico em Revista Indexada
O Prof. Liu, Diretor da FEAU, um dos autores do artigo
O Prof. Dr. Liu Yao Cho, pesquisador, docente e também Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, publicou um artigo científico em parceria com os pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Profa. Dra. Andrea Santos Liu e Alex Fernandes de Souza, intitulado: “Eletrodeposição de Filmes de Polipirrol em Superfícies de Alumínio 2024: Influência do Eletrólito”, publicado no capítulo 11 da Revista Especializada “Impactos das Tecnologias na Engenharia de Materiais e Metalúrgica”, pela Atena Editora – Ano 2019.
A publicação organizada pelos Prof. Me. Henrique Ajuz Holzmann e Prof. Me. Ricardo Vinicius Bubna Biscaia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), visa apresentar os trabalhos teóricos e práticos relacionados à área de materiais e metalurgia, dando um panorama dos assuntos que estão sendo pesquisados atualmente. De abordagem objetiva, a obra se mostra de grande relevância para graduandos, alunos de pós-graduação, docentes e profissionais, apresentando temáticas e metodologias diversificadas, em situações reais.
Os alunos dos Cursos de Jornalismo, Rádio e TV e de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), assistiram dia 2 de maio, no Auditório do Bloco 2, no Campus Urbanova, à palestra “Fundamentos do BI Aplicado ao Marketing Digital’, com Kaíque Oliveira, profissional em Digital Data Strategist.
Kaíque durante a palestra na Faculdade
Vista parcial do Auditório
Kaique Oliveira é formado em publicidade, com MBA em Business Inteligence. Possui mais de 8 anos de atuação no mercado de comunicação digital, com experiência na área de planejamento e métricas. Durante esse período atuou com diversas marcas, como: Renault – Nissan, Coca-Cola, Brastemp, Nestlé, entre outras.
Vestibular de Inverno
Oficinas de Práticas Profissionais
Campanha do Agasalho 2019
Orientação Acadêmica
Atualização Fisioterapêutica
Programa Santander Graduação
JUNG - Grandes Temas, Mitos e Histórias
Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra com o Geógrafo André Roberto Martin – Auditório do Bloco 1
Horário: 19h
Realização: Curso de Geografia/FEA
29 de maio
Visita de 60 Crianças + 5 Professoras da Creche Maroca Veneziani (Instituto Materno Infantil (IMI) da Prefeitura de São José dos Campos) ao Observatório de Astronomia da Univap
Horário: das 8h30 às 10h30
Observatório de Astronomia e Física Espacial – Prof. Francisco (Guga)
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos
Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas
Agendamento com antecedência pelo e-mail:cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019
Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.
Visitas: de terça a quinta-feira
Horário: das 14h às 16h30
Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova
Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável
Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova
Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas
Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade