296ª Edição - Ano XI
De 21 de março a 16 de abril de 2019
         
 

Apresentações de Dissertações de Mestrado e Defesas de Teses de Doutorado
Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu no IP&D


 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap é o órgão encarregado de executar projetos de pesquisa e desenvolvimento, bem como Programas de Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), de fornecer assessoria técnica científica a organismos públicos e privados e de prestar serviços à comunidade.
Sob a atual direção do Prof. Dr. Leandro José Raniero, o IP&D oferece atualmente cinco Programas de Mestrado e três de Doutorado, todos eles recomendados pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
A Univap, por intermédio do IP&D, desde 1998, já titulou entre Mestres e Doutores cerca de 1.200 profissionais. O IP&D oferece os cursos acadêmicos de Mestrado e Doutorado nos programas de Engenharia Biomédica; Física e Astronomia e Planejamento Urbano e Regional. No âmbito profissional oferece os cursos de Mestrado nos programas de Bioengenharia e Processamento de Materiais.
Os programas acadêmicos têm o objetivo de formar profissionais com conhecimento consolidado na pesquisa científica, com estágio de docência para seguir a carreira como docente universitário ou pesquisador em centros de desenvolvimento e inovação. Já o Mestrado Profissional é voltado especialmente para os que desejam dominar metodologias de pesquisa e aprofundar conhecimentos específicos de sua área de atuação, mas com foco na solução de problemas de empresas.
Os cursos de Mestrado têm uma duração de 24 meses e os de doutorado de 48 meses. Nesse período os alunos cursam disciplinas ligadas ao tema da dissertação ou tese, dedicando-se à pesquisa científica com aprendizado da redação de artigos para revistas da área. Em 2018, 26 alunos obtiveram o título de Mestre ou Doutor entre os cursos oferecidos pela Univap, mas esse processo é contínuo, porém, durante os meses de fevereiro e março ocorrem o maior número de Bancas.


II Workshop Chemical Abundances In Gaseous Nebulae

A Univap sediou, de 11 a 14 de março, o II Worshop Chemical Abundances In Gaseous Nebulae, organizado em parceria com a equipe de pesquisadores de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Associación Argentina de Astronomia.

   

O objetivo do Workshop foi reunir cientistas e estudantes para abordar questões cruciais relacionadas à determinação de abundância química em nebulosas gasosas. Também durante o workshop celebrou-se o aniversário de 50 anos de publicação do artigo Peimbert & Costero (1969), um estudo pioneiro nas áreas abordadas do evento. Os pesquisadores Manuel Peimbert e Rafael Costero, autores do artigo, receberam uma placa em homenagem ao esforço de uma vida dedicada à ciência.

   

O coffee break e o cocktail do evento foram organizados por alunos, sob a supervisão dos docentes do Curso de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, Prof. Mestre Eiji Nitta Matsuura (Coordenador), Profa. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos e Prof. Mestre Rafael Cunha Ferro.

   

O Setor de Marketing foi responsável pelo material impresso, divulgação junto à mídia e confecção das placas entregues aos homenageados. A equipe de funcionários do IP&D deu apoio geral à realização do evento e o registro fotográfico ficou a cargo da equipe Informativo Diálogo, Jornal On-line da Univap.
Participaram do Workshop aproximadamente 70 pessoas de 10 países e o próximo agendado é para novembro de 2021.

 

Fizeram parte da equipe do comitê organizador local/Brasil: Oli Dors (Presidente); Angela Krabbe (Univap); Guillermo Hagele (Universidade Nacional de La Plata/Argentina); Monica Cardaci (Universidade Nacional de La Plata/Argentina); Thays Bentes (Univap); Adriano Monteiro (Univap) e Alberto Alves (Univap).

IV Seminário de Planejamento Urbano e Regional Univap
“As Desigualdades Urbanas e a Segregação Socioespacial no Brasil Contemporâneo”


A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional da Univap organizou, de 11 a 14 de março, o IV Seminário de Planejamento Urbano e Regional, sobre a temática: As Desigualdades Urbanas e Segregação Socioespacial no Brasil Contemporâneo.

   

Durante os quatro dias, as atividades foram realizadas no período da tarde, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, reunindo alunos, pesquisadores e professores da área.

   

A abertura oficial do evento contou com a presença da Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Vice-Reitora, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Profa. Dra. Adriane Aparecida Moreira de Souza, Coordenadora do Doutorado, e Profa. Dra. Maria Aparecida Ribeiro Chaves Papali, Coordenadora do Mestrado, que em seguida assistiram ao vídeo documentário, intitulado “Auto de Resistência” de Natasha Neri e Lula Carvalho, com comentários pela pesquisadora Profa. Dra. Liliane M. Maciel.


Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Posse dos Eleitos e Indicados pela FVE


 
Para a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2019/2020, tomaram posse no dia 13 de março, na Sala do Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios Univap, da Universidade e do Parque Tecnológico Univap, representantes dos empregados eleitos e indicados pelo empregador.
A CIPA tem um papel importante numa empresa na prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, contribuindo de maneira a tornar compatível a realização e promoção da saúde do trabalho e a preservação da vida.
Por meio de reuniões mensais, em que são deliberados vários assuntos, entre eles possíveis acidentes no ambiente de trabalho e análise de solicitações feitas por funcionários da instituição, os integrantes da Comissão realizam os serviços com muita responsabilidade.

Saiba quem são os representantes da CIPA para a Gestão 2019/2020:

Unidade: Urbanova - São José dos Campos

Representantes do Empregador (Indicados e Designados) Representantes dos Empregados - Eleitos
Titular Titular
Marcelo Elias Xavier Joaquim Siqueira dos Santos
Debora Helen dos Reis João Vitor da Silva
Stephen Goulart Chimenti Anderson Salles
Suplente Suplente
Douglas Hiromi Nishiama Antônio Garcia Moreira
Leticia Braga Wolpi Patrícia M. dos Santos
Juliana Aparecida Poltronieri Alexandre José Inácio

Unidade: Paraibuna - São José dos Campos

Titular Titular
Lara Karina Sadim Gardioli Vania A. de Souza Oliveira
Suplente Suplente
Suzete A. L. Gonçalves Erika Lissa Kumamoto

Unidade: Aquarius - São José dos Campos

Titular Titular
Marcia Aparecida dos Santos Joice de Cassia R. Mota Silva
Rogerio Aparecido da Rocha Rodrigo Andrade Moura
Suplente Suplente
Vilma Aparecida C. Ferreira Emídio Rodrigues Silva
Vanessa C. I. de Azevedo Marli Raimunda da Silva

Unidade: Villa Branca – Jacareí

Titular Titular
Amanda do N. Morgado Wellington Rogério da Silva
Suplente Suplente
Robélia Aparecida da Silva Luís Celio Silvestre

Unidade: Castejón - São José dos Campos

Titular Titular
Pauliceia do Nascimento Lira Luan Henrique Cardoso Teles
Suplente Suplente
Júlio Cesar Procópio Tereza G. de Souza E. Lima

X Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap
“Educação em tempo de crise: Antídotos e Reencantamentos”


A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap realizou, dia 14 de março, o X Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional que tratou do tema: Educação em tempo de crise: antídotos e reencantamentos.

 

Os palestrantes convidados e especialistas na área da educação foram o Dr. Severino Antônio, participante do documentário “O Começo da Vida”, e a Psicopedagoga Kátia Tavares, que contaram com a participação do mediador Carlos Abranches, Jornalista, Filósofo, Psicanalista e Apresentador de TV.
O evento foi realizado no Auditório do Bloco 8, no Campus Urbanova, onde os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu são oferecidos.
Esse curso propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional e hospitalar. O ingressante terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para uma atuação psicopedagógica no local onde estiver trabalhando ou vier a trabalhar. O curso qualifica os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.

Informações sobre o Curso:
Telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292
E-mail: latosensu@univap.br

Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado e Doutorado


Com a finalidade de iniciar as atividades em 2019 dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidos no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi realizada, dia 14 de março, a Aula Magna com palestra proferida pela Profa. Dra. Maura Pardini Bicudo Véras, sobre a temática “Desigualdades Urbanas: Segregação, Alteridades e Tensões em Cidades Brasileiras”.
A Aula Magna foi realizada no Auditório do IP&D e direcionada apenas aos alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap.

   

A palestrante convidada é professora titular da PUC-SP, onde leciona desde 1966, para a Graduação e Pós-Graduação. Mestre, Doutora e livre docente em Ciências Sociais, realizou seu Pós-Doutorado no Institut d’Études Politiques de Paris. É pesquisadora bolsista produtividade do CNPq. Já orientou centenas de trabalhos acadêmicos e publicou artigos científicos e revistas indexadas. É também Coordenadora do “Núcleo de Estudos e Pesquisas Urbanas (NEPUR)”, um espaço acadêmico de debates que visa conhecer e contribuir para a transformação das questões de nossas cidades.

Visita dos Alunos da Escola de Educação Presbiteriana

Por solicitação da Escola de Educação Presbiteriana de São José dos Campos (Ensino Fundamental), uma visita às instalações da Univap, no Campus Urbanova, foi agendada para o dia 15 de março, das 8h30 às 17h.

   

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer dezenas de laboratórios, almoçar na Universidade e participar de oficinas.


Publicação de Livro da Docente do Curso de Gastronomia da Univap
Cozinhando com Economia


 
A Profa. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos, docente do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, é autora do livro “Cozinhando com Economia - Cardápios, Receitas e Listas para as Quatro Estações do Ano”, em parceria com a Profa. Zenir Dalla, também docente do Senac - Santo Amaro.
O livro publicado pela Editora Senac São Paulo traz uma série de dicas, escolha de ingredientes para cada época do ano, economia na cozinha e refeições saudáveis.
A cerimônia de lançamento com sessão de autógrafos foi realizada no dia 27 de fevereiro, na Livraria da Vila, em Pinheiros, São Paulo.
No livro, as autoras apresentam quatro cardápios semanais completos, um para cada estação do ano, com sugestões de receitas saudáveis, prazerosas e sustentáveis. Traz ainda encartes com listas de compras baseadas na sazonalidade e quantidade necessária de alimentos para cada semana. Além disso, as autoras dão dicas para evitar desperdícios, utilizando cascas e sobras de outros preparos.
Para a Profa. Cláudia, o livro surgiu a partir da vontade de duas professoras em contribuir com a utilização inteligente dos ingredientes pensando em um consumo consciente. “Os cardápios foram pensados a partir da sazonalidade, custo e diminuição do desperdício de alimentos, utilizando uma linguagem de fácil entendimento no modo de preparo das receitas, principalmente para os mais leigos na cozinha”, enfatiza.

Vale a pena conferir!


Mutirão de Audiências de Conciliação
Parceria entre a Faculdade de Direito da Univap e Procon


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, dia 15 de março, nas instalações do NPJ, Campus Castejón, o Mutirão de Audiências de Conciliação.
Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, 40 alunos dos 4º e 5º anos (do 7º ao 9º período semestral) participaram dessa ação direcionada à comunidade. Foram analisados 100 processos, que resultaram em 72 acordos. O restante (28) não foi encerrado por ausência do consumidor e/ou empresa.

   

Todos os alunos passaram anteriormente por treinamento e tiveram, no momento do atendimento, assistência de conciliadores qualificados, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Na abertura dos trabalhos, estiveram presentes o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha; a Diretora do Procon de São José dos Campos, Dra. Jaqueline Bueno Ignácio; da Procuradora da Prefeitura Municipal, Dra. Tânia Mara Ramos; da Coordenadora do NPJ, Profa. Esp. Denise Passos da Costa Plínio; os advogados orientadores do NPJ/FD, Dr. Luiz Fernando F. de Souza, Dr. Luiz Augusto de Carvalho e Dra. Márcia Duarte Spina; a Juíza da 1ª Vara Juizado Especial Cível – Dra. Elaine Cristina Pazzini Cavalcante e o Juiz 2ª Vara Juizado Especial Cível – Dr. Marcos Alexandre Bronzattto Pagan.

Aula Inaugural
Enfermagem em Dermatologia


 
As Coordenadoras do Curso de Especialização em Enfermagem em Dermatologia, Profª Drª Ivany Machado de Carvalho Baptista e Profª Drª Maria Helena S. Mandelbaum, realizaram no dia 15 de março, a partir das 19h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a Aula Inaugural do Curso da Pós-Graduação Lato Sensu.
Sob a temática “A Dermatologia Como Especialidade da Enfermagem: Passado, Presente e Futuro”, a Aula Inaugural foi ministrada pela Profª Drª Maria Helena S. Mandelbaum, que além de coordenar o curso é também diretora da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia – SOBENDE.
O Curso de Especialização em Enfermagem em Dermatologia foi implantado com objetivo de formar enfermeiros dotados de competências, conhecimentos e habilidades para uma atuação eficaz em todos os níveis de complexidade e nos diversos cenários da atenção à saúde da pele no processo saúde-doença.
O Curso tem a duração de 20 meses, totalizando 432/horas, com aulas oferecidas quinzenalmente no Campus Urbanova, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h e aos sábados, das 9h às 17h.

Informações: (12) 3947-1232 ou (12) 3949-2292
E-mail: latosensu@univap.br

Reconhecimento à Pesquisa Desenvolvida por Professora da Univap

 
Portais de notícias do Brasil e uma Revista no Exterior (Deutsche Welle - emissora internacional da Alemanha que produz jornalismo independente em 30 idiomas) publicaram e veicularam no mês de março a pesquisa que vem sendo realizada pela pesquisadora e docente da Univap, Profª Drª Ana Enedi Prince, autora da série de livros “Tuberculose e História”, que retrata a fase crítica sobre a tuberculose nos séculos XIX e XX no Brasil, com enfoques para as Estâncias Climáticas de Campos do Jordão e São José dos Campos.
A pesquisa sobre “Campos do Jordão e sua Vocação Turística”, que está em fase de finalização e será publicada no 4º volume até o final de 2019, gerou uma série de reportagens no Jornal da USP (11/03); Portal Terra (24 de março); Portal do Governo de São Paulo (21 de março); Revista/Emissora Alemã Deutsche Welle (24 de março).

Links de publicações:

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/campos-do-jordao-epidemia-de-tuberculose-deu-origem-a-cidade-sanatorio-que-hoje-e-destino-turistico/

https://www.terra.com.br/noticias/brasil/a-cidade-paulista-fundada-para-tratar-a-tuberculose,0bb3acd8dbeb6bf7cba9be667ef8e4862rcz4suz.html

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/conheca-historias-e-origens-do-municipio-paulista-de-campos-do-jordao/

https://www.dw.com/pt-br/a-cidade-paulista-fundada-para-tratar-a-tuberculose/a-48023511

O interesse em pesquisar e analisar o contexto histórico da tuberculose e suas implicações no meio social no Brasil surgiu, inicialmente, a partir da definição da temática do Doutorado, realizado no Departamento de História da Universidade de São Paulo/USP. Nas obras constam as pesquisas: Volume 1, intitulado “O Estado de São Paulo e a Luta contra a Tuberculose no século XIX e meados do século XX”; Volume 2, “Campos do Jordão como Centro de Tratamento e Cura da Tuberculose”; Volume 3 – “Estância Climática de Campos do Jordão: Pensões e Sanatórios e a Luta contra a Tuberculose”; o Volume 4, em andamento –“Campos do Jordão e sua Vocação Turística”.

   

A Pesquisadora é Coordenadora do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e Docente em várias disciplinas na Univap, em São José dos Campos.
Parte desses documentos como fontes de informações e coleta de dados foram adquiridos no Arranjo Arquivístico do Núcleo de Preservação de Fontes Históricas Locais e Regionais (NUPHIR), organizado em uma parceria estabelecida entre a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e a Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão, tendo o Prof. Dr. José Eduardo Mauro como coordenador geral e Profa. Dra. Ana Enedi Prince como vice-coordenadora, além da supervisão técnica da professora da USP, Profa. Dra. Heloisa Liberalli Bellotto, especialista em arquivística.
Para a Profa. Ana Enedi, o reconhecimento das pesquisas que vêm sendo realizadas e publicadas são essenciais por demonstrar a importância das cidades de São José dos Campos e Campos do Jordão, que foram estruturadas no início do século XX para o tratamento e a cura da tuberculose, atendendo pessoas das mais diversas classes sociais e oriundas de locais diversificados.

Exposição “Algoritmos de Desvio” do artista Cesar Baio
Galeria de Artes Ivonne Weis


Sob a curadoria da Profa Mestra Lindsay Ribeiro, Coordenadora do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), a Exposição “Algoritmos de Desvio”, do artista plástico César Baio, ficou aberta para visitação de 15 de março a 10 de abril, na Galeria de Artes Ivonne Weis, no Campus Urbanova.
A exposição dos trabalhos da série “Espaços de Falha” foi constituída por fotografias e vídeos produzidos a partir da subversão de aplicativos panorâmicos para smartphones. Ao invés de seguir as instruções para obter uma boa imagem o artista testa os limites do programa, ação que acaba resultando em imagens inovadoras do espaço.

 

De acordo com César Baio, as imagens emergem do choque entre a lógica dos algoritmos e a insurgência realizada no ato de fotografar. “Esse gesto poético ocorre na captura das imagens e tenta desviar-se das decisões automatizadas do programa, modificando o eixo da câmera e deslocando o ponto de vista durante as tomadas”, enfatiza.
O artista plástico atua em uma área transdisciplinar conhecida como arte-ciência, que ganhou notoriedade recente e usa metodologias, equipamentos ou conceitos científicos não só como ferramentas no processo de criação artística, mas também como formas de expressão. Seu trabalho tem sido elaborado de forma crítica e poeticamente por meio de artigos, seminários e também de instalações audiovisuais, obras interativas, intervenções urbanas e vídeos.
César Baio possui Pós-Doutorado com residência no Institute of Digital Art & Technology (i-DAT), na Plymouth University, com bolsa de estudos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da Pós-Gaduação Stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em todos os Estados do País.
Foi o primeiro brasileiro vencedor do prêmio concedido pela ONG britânica Lumen Art Projects para obras do segmento de tecnologia, pela instalação artística Degenerative Cultures, elaborada por Cesar & LOIS (League of Imaginary Scientists, um coletivo composto pelo professor da Unicamp Cesar Baio, a artista plástica californiana Lucy HG Solomo e outros artistas e cientistas).

Palestra Storytelling
O Legado de Kwaku Ananse para a Sociedade Moderna


 
A convite do Prof. Especialista Lucas Mathias Machado, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), os alunos puderam assistir, no dia 20 de março, uma palestra com o comunicólogo Ale Santos, sobre “Storytelling: O legado de Kwaku Ananse para a Sociedade Moderna”.
A referida palestra foi realizada no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e interagir com o palestrante.
Ale Santos é autor, pesquisador e mídia ativista de cultura afro-americana, com formação em Comunicação (Publicidade e Propaganda). Possui uma coluna com publicação quinzenal na Vice Brasil, escreve para o site Muito Interessante, e já foi colaborador com a The Intercept Brasil e também na Revista Superinteressante. Em 2013 representou o Brasil na The Tomorrow Project Anthology, com um conto de ficção científica. É reconhecido pelas threads com narrativas afrocentradas que já alcançaram milhões de visualizações no twitter. No mercado empresarial atua como consultor de games, branded content e storytelling, com projetos em parcerias com HSM, Hospital das Clínicas e IT Midia.

Roda de Conversa do Curso de Serviço Social da Univap
Políticas Sociais e o Papel das Mulheres na Sociedade Atual


A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou, dia 21 de março, no Campus Castejón, a Roda de Conversa: Políticas Sociais e o Papel das Mulheres na Sociedade, com a participação da Vice-Reitora e Pró-Reitora de Graduação e Pesquisa da Univap, Profa. Dra. Sandra Costa, também Docente da Universidade na Graduação e Pós-Graduação (Geografia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional); da Assistente Social Edna Gomes, Assessora de Políticas Públicas de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de São José dos Campos; e da Conselheira Tutelar Célia Aparecida de Souza, militante na área da infância e juventude.

 

Durante o evento foram abordados e refletidos os diversos aspectos e papéis construídos na atualidade sobre as questões das mulheres na sociedade contemporânea.

Curso de Medicina Veterinária
Casos Desafiadores de Profissionais da Área de Animais Silvestres


 
 
A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Dra. Heloisa Orsini de Souza, ministrou no dia 22 de março, a partir das 14h30, uma palestra sob a temática: “Casos Desafiadores de Profissionais da Área de Animais Silvestres”.
A palestra foi realizada no Auditório Azul, Bloco 9, no Campus Urbanova e direcionada aos alunos do referido Curso.
O curso de Medicina Veterinária da FCS/Univap tem duração de 4.230 horas, totalizando 10 semestres. O objetivo é formar profissionais completos, com conhecimentos e competências necessárias para desenvolver ações e promover resultados nas mais diversas áreas de atuação, que incluem a preocupação com a saúde e o bem-estar animal, humano e ambiental.

IX Encontro com Responsáveis Técnicos
Gerenciamento em Enfermagem com Foco na Liderança


 
A Univap sediou no dia 26 de março, no Campus Urbanova, o IX Encontro com Responsáveis Técnicos: Gerenciamento em Enfermagem com Foco na Liderança, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
O evento foi direcionado a Enfermeiros RTs (Responsáveis Técnicos), para conscientizá-los sobre sua grande responsabilidade e liderança de equipe.
Participaram do evento a Diretora de Atenção Básica da Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga, Lisbeth Lopes; a Enfermeira RT da Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá, Jéssika Muhlbauer; o RT da Rede D’Ór São Luiz – do Hospital ViValle, Vanderlei Pupin; o Enfermeiro da Prefeitura de São José dos Campos, Rubens Gomes dos Santos, e as conselheiras e professoras, Maria Cristina Massarollo, Paulina Kurcgant, Wilza Spiri e Ivany Baptista.

Ferramenta Didática
Facilidade na Internacionalização e Inclusão Auditiva


 
O professor e pesquisador do Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Dr. Sergio Pilling, desenvolveu uma ferramenta didática que possibilita melhor adaptação em sala de aula para alunos estrangeiros ou com deficiência auditiva.
Utilizando a linguagem de programação Python, técnicas de inteligência artificial na nuvem (via Google) e de processamento em paralelo, o Prof. Sérgio desenvolveu um programa que gera textos em tempo real a partir de uma entrada de voz (como por exemplo, um microfone). Ao falar no microfone, as palavras são projetadas diretamente na lousa, tela de um tablete ou computador pessoal do aluno. Essa ferramenta permite que alunos com deficiência auditiva possam ter acesso ao conteúdo didático falado em sala de aula pelo professor, aumentando os processos de aprendizado e inclusão.
O outro módulo do programa desenvolvido permite, além de converter a voz do professor para o texto em português, fazer a tradução para outros idiomas em tempo real (inglês, espanhol, francês, alemão, entre outros). Esse módulo está sendo utilizado para auxiliar alunos estrangeiros a ter um melhor desempenho em disciplinas do Programa de Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia da Univap, uma vez que elimina a barreira do idioma em sala de aula.
O programa conta ainda com um módulo de tradução, voz em inglês para texto em português, o que permite a palestrantes ou pesquisadores estrangeiros lecionar ou apresentar seminários em inglês com tradução simultânea do conteúdo falado para o português (legenda em português apresentada na lousa).


3º Science Days Brazil

Alunos e professores dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão da Univap, participaram, dias 5 e 6 de abril, da terceira edição do “Science Days Brazil”, organizado pelo Instituto Alpha Lumem, no Parque da Cidade em São José dos Campos (SP), em parceria com a Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos (SP).

   

O Science Days foi inspirado no Dia do Espaço da Flórida, que visa destacar a importância da ciência, tecnologia, engenharia e matemática para estudantes do ensino fundamental e médio, universitários, crianças, famílias e a comunidade em geral, com objetivo de estimular o empreendedorismo e avanços tecnológicos.
Aberto ao público em geral, principalmente alunos da rede municipal, o “Dia do Cientista” recebeu cerca de 8 mil pessoas. Palestras, Jogos Digitais, Workshops e Observações Astronômicas foram algumas das atividades que fizeram parte da programação.

Visita de alunos da Escola Técnica de Saúde de São Sebastião
Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)


A Escola Técnica de Saúde (ETS) de São Sebastião (SP) solicitou à Universidade o agendamento de uma visita técnica às instalações do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

   

A visita foi agendada para o dia 8 de abril e a representante da FCS, Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, recepcionou 40 alunos, acompanhados pela Coordenadora da ETS Renata Souza e pela docente Profa. Thatyana Santana.

 

A recepção foi realizada no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova, local onde foi exibido o vídeo institucional da Univap e da Faculdade. Em seguida os alunos visitaram os inúmeros laboratórios dos blocos 7 e 9, pertencentes à FCS.

Oficinas de Práticas Profissionais na Área da Comunicação

Por solicitação das instituições de ensino de São José dos Campos, entre elas a Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio; Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha do Menino Jesus Soares Nascimento, foi realizada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), nos dias 9, 12, 15 e 16 de abril, respectivamente, Oficinas de Práticas Profissionais (OPP’s) aos estudantes na faixa etária 11 a 17 anos.
Ao final das Oficinas os estudantes e professores acompanhantes receberam no Refeitório do Bloco 5, pela equipe do Setor de Marketing, a distribuição de pipoca.

Data Instituição OPP’s Estudantes
09/04 EE Ilza Irma Moeller Coppio Layout para Jornais e Revistas 38
12/04 Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) Criação de GIF
Fotografia
Telejornalismo
Gastronomia
55
15/04 EMEF Therezinha do Menino Jesus Soares Nascimento Telejornalismo 41
16/04 EMEF Therezinha do Menino Jesus Soares Nascimento Telejornalismo 14

Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio

   

Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas)

 

 

EMEF Therezinha do Menino Jesus Soares Nascimento

   

Informações sobre visitas à Universidade, Palestras em Escolas e Oficinas de Práticas Profissionais, pelo telefone (12) 3947-1080

Oficinas de Práticas Profissionais (OPP)


Galeria Ivonne Weis


Orientação Acadêmica


Programa Santander Graduação


Inscrições Abertas - Vestibular de Inverno


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VII SIMFAST – VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

15 a 17 de maio
11ª Maratona de Programação

8ª Maratona de Programação Jr.

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Horário: 08h30 às 14h30

Site: https://www.univap.br/maratona_programacao

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

20 a 24 de maio
XVII Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XV Semana da Saúde (FCS)

21 a 24 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) para Escolas Públicas e Particulares da Região (Institucional)

Inscrição no site: www.univap.br/opp

Data do Evento: 7 de junho (sexta-feira)

Horário: das 13h às 17h

Informações: (12) 3947-1080

E-mail: opp@univap.br

Inscrições até 31 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1° de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Oficinas de Práticas Profissionais (OPP) para Escolas Públicas e Particulares da Região (Institucional)

Horário: das 13h às 17h

Informações: (12) 3947-1080

E-mail: opp@univap.br

7 de junho
Festa Junina (FEA)

14 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

22 a 26 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Cultura FCSAC

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas