295ª Edição - Ano XI
De 19 de fevereiro a 20 de março de 2019
         
 

Pedido de Patentes Junto ao INPI e Publicação de Artigo Científico
Pesquisadores do Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasma


Os integrantes da equipe na entrada principal do IP&D da Univap

 
A Profa. Dra. Lúcia Vieira, responsável pelo Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasma (Nanotecplasma) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, em conjunto com outros professores, alunos de pós-graduação Stricto sensu e de graduação, desenvolveram duas novas técnicas que obtiveram pedido de depósito de patente recentemente.
O primeiro estudo tem por objetivo depositar filmes sólidos de óleos fitoterápicos em superfícies de metal, cerâmica ou polímeros. Esse filme possui características semelhantes às de um filme de carbono tipo diamante, porém, contém propriedades dos óleos fitoterápicos em sua composição. O desenvolvimento do processo dispensa etapas de pré-tratamento e camadas intermediárias, comuns aos processos convencionalmente utilizados. É também objetivo da presente invenção a aplicação do filme obtido na superfície de diversos materiais, como em dispositivos de apoio para proceder curativos e higiene de membros inferiores de pacientes hospitalizados, fabricados em aço inoxidável.
O pedido foi protocolado em nome da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 13 de fevereiro de 2019, sob o nº BR 10.2019.003148-4 e teve a participação dos professores e pesquisadores: Lucia Vieira, Newton Soares da Silva e Marco Antônio Ramirez; dos alunos de pós-graduação do curso de Engenharia Biomédica da Univap: Regina Celia, Ana Claudia Silva Sene, Angela Aparecida Vieira, Lucas Augusto Manfroi, Michely Glenda Pereira da Silva, e Thaisa Baesso Santos; e do aluno de pós-graduação em Materiais, Paulo Fabrício Macário, todos pertencentes à Univap.


Internacionalização da Univap Viabiliza a Ida de Estudantes ao Exterior
Mobilidade e Programas com Bolsa de Estudos


 
Profa. Sandra Costa e Profa. Maria Regina
O Projeto de Internacionalização da Univap teve início em 2012 com a sua participação no Programa Ciência sem Fronteiras, que incentivava a formação acadêmica em universidades de excelência em outros países. O Programa beneficiou inúmeros alunos de graduação em todo o Brasil. De 2012 a 2016 foram beneficiados 27 alunos da Univap.
A Univap ainda participa de Programas de Mobilidade que concedem bolsas aos seus alunos. Nesse contexto, desde 2013 a Univap vem participando do Programa Santander Universidades, que concede bolsas de estudos internacionais para alunos de Graduação e Pós-graduação, com duração de 6 (seis) meses, e, ao longo desse período, 29 alunos foram contemplados.
Outra experiência de internacionalização da Univap é a sua participação, desde 2016, no Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), e, a partir de 2018, do Programa Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com bolsas específicas para incentivar a realização de pesquisas.
Cabe à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordenar os Programas de concessão de bolsas, bem como estimular a publicação de artigos científicos em conjunto com instituições estrangeiras em revistas indexadas e/ou especializadas. Já a Pró-Reitoria de Extensão estabelece acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica, técnica, didática ou cultural, com a finalidade de promover a participação efetiva de estudantes, professores e pesquisadores em programas de mobilidade acadêmica internacional.


Palestra Sobre o Projeto Rondon
Operação João-de-Barro em Julho/2019


 
Alunos inscritos da Univap, interessados em participar do Projeto Rondon na Operação João-de-Barro, no município de Santa Rosa do Piauí (PI), em julho de 2019, estiveram reunidos no dia 23 de fevereiro, no Teatro Univap, com os professores integrantes da Comissão Organizadora Univap-Projeto Rondon 2019.
Estão inscritos 134 alunos de 23 Cursos de Graduação das cinco (5) Faculdades, que cumpriram no mínimo 50% do curso em que estão matriculados, conforme estabelecido do Edital Público do Ministério da Defesa.
A reunião objetivou esclarecer sobre os treinamentos que serão realizados aos sábados, das 8h às 12h, no Bloco 6 do Campus Urbanova, até 7 de julho, quando a equipe final será escolhida e composta por oito universitários e dois professores-coordenadores.
O Projeto Rondon ocorrerá de 12 a 28 de julho, em Santa Rosa do Piauí, visando contribuir para o desenvolvimento sustentável de localidades distantes, na construção e promoção da cidadania. Será também uma excelente oportunidade aos universitários para ampliar conhecimentos sobre aspectos peculiares da realidade brasileira, dos sentimentos de responsabilidade social, do espírito crítico e patriotismo.
A Univap atuará em ações do Conjunto B, que envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho, em parceria com os estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul.
A Coordenação Geral do Projeto Rondon na Univap está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão, e dos docentes: Profa. Dra. Lidiane Maciel; Profa. Dra. Virginia Klausner; Prof. Dr. Alan Prestes; Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro.
A participação no Projeto Rondon é uma atividade de extensão universitária de relevância, que fortalece o processo de formação acadêmica do aluno. Possibilita ainda praticar os conceitos aprendidos em sala de aula e trocar ricas experiências que valerão para a vida toda. Trata-se de uma excelente oportunidade de conhecer uma região brasileira totalmente adversa do contexto de onde se vive.
O Projeto Rondon, sob a Coordenação do Ministério da Defesa, é uma ação interministerial que o Governo Federal realiza em parceria com os Governos Estaduais e Municipais de onde os trabalhos irão ocorrer. Participam do Projeto Rondon Instituições do Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Próteses Oculares, Faciais e de Mama

 
O Ambulatório de Prótese Buco-Maxilo Facial do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap confecciona, há mais de 15 anos, próteses faciais para pessoas portadoras de deformidades do revestimento músculo cutâneo da face, entre eles, nariz, olho, orelha, palato (céu da boca) e mandíbula (maxilar inferior), algumas vezes associadas a perdas ósseas. Essas deformidades podem ser decorrentes de uma malformação congênita, do tratamento cirúrgico do câncer de cabeça e pescoço ou de traumas causados por acidentes.
As deformidades faciais, quase sempre, desencadeiam problemas estéticos, funcionais e sociais que afetam a autoestima e interferem nas relações interpessoais, contribuindo para o isolamento e a marginalização dessas pessoas na sociedade. Dessa forma, a reparação dessas deformidades é necessária para reabilitar funcional e psicologicamente esses pacientes e tem sido um desafio para cirurgiões e protesistas maxilo-faciais. A reconstrução cirúrgica protética, ou a combinação de ambas, pode melhorar a estética, reparar a função e restabelecer a autoconfiança dos pacientes. O local, tamanho e etiologia do defeito, assim como a idade, condição clínica e desejo do paciente vão determinar o método de escolha do melhor tratamento.


Visitas ao Cehvap
De 19 a 22 de Fevereiro de 2019


A equipe do Centro de História & Memória da Univap (Cehvap) recebeu, nos dias 19 e 22 de fevereiro, a visita dos alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), por solicitação da Coordenadora, Profa. Dra. Ivany M. de Carvalho Baptista. Já no dia 21, os alunos integrantes do Projeto Memórias, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, fizeram a visita técnica.

 

Por ocasião das visitas, tanto os alunos da Univap quanto os integrantes da Fundação Cassiano Ricardo tiveram a oportunidade de conhecer o laboratório de higienização; o acervo; a exposição de câmaras fotográficas antigas; o processo de catalogação; álbuns de formatura da década de 50 e outros documentos históricos da instituição.
As apresentações do ambiente ficaram a cargo da gestora de documentos, Maria Helena Alves da Silva, e da estagiária, Julia Eliodora Brogliato.

Encontro com o Coordenador e Aula Inaugural
Curso de Especialização em Administração Hospitalar


Com objetivo de apresentar o projeto pedagógico do Curso de Especialização em Administração Hospitalar, a Pós-Graduação Lato Sensu (PosGrau) da Univap organizou no dia 21 de fevereiro, a partir das 19h30, um encontro com o Coordenador, Prof. Dr. Airton Viriato.
Já no dia 16 de março, a aula inaugural foi realizada no Hospital Pio XII, e conta atualmente com 35 alunos matriculados oriundos do Hospital Antoninho da Rocha Marmo, do próprio Pio XII e de outras instituições de saúde do município.

Encontro na Pós-Graduação na Univap dia 21 de fevereiro
 
Aula inaugural no Hospital Pio XII

O Curso de Administração Hospitalar tem duração de 18 meses e é destinado aos profissionais com formação de nível superior nas áreas da saúde e administração, entre outras áreas.
O Coordenador responsável é Diretor do Grupo Técnico de Gerenciamento Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Saiba mais
Telefones: (12) 3949-2292 ou (12) 3947-1233
E-mail: latosensu@univap.br

Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise

A Coordenadoria do Curso de Especialização em Psicanálise: Teoria e Técnica (PosGrau/Univap) realizou, no dia 9 de março, a aula inaugural com a palestra “Linguagem e Psicose: O Inconsciente como Dialeto Estrangeiro na Experiência Psicótica”, ministrada pelo Psicanalista Prof. Dr. Diógenes Faustino.
A aula foi realizada no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova.

Dr. Diógenes Faustino e Profa. Mestra Marcella Pereira
 
Vista parcial do público presente

O Curso de Pós-Graduação em Psicanálise, oferecido na Univap, busca proporcionar o conhecimento teórico de extrema importância que interliga as áreas de ciências humanas (filosofia, antropologia, sociologia, linguística) e ciências da saúde (psicologia, biologia). Busca também o desenvolvimento humano no âmbito psíquico, da personalidade e das decorrências do sexo; agrega conhecimentos em termos culturais, uma vez que aborda as relações humanas em diversos meios sociais; busca a constituição do sujeito, suas formas de produção e laço social.
O Curso é oferecido aos sábados, das 9h às 17h, com a duração de 550 horas/aula, totalizando 22 meses de atividades.

Informações
Telefones: (12) 3947-1233 ou (12) 3949-2292
E-mail: latosensu@univap.br

Arquitetura Solidária
Curso de Arquitetura e Urbanismo


Por iniciativa da coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univap, o projeto “Arquitetura Solidária” tem o objetivo de colaborar para solução de problemas comunitários relacionados à arquitetura e urbanismo. O projeto utiliza práticas sustentáveis reutilizando paletes de madeira como matéria prima.

 

Atualmente os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo estão construindo bancos e mesas para a cantina da Escola Estadual Prof. Valmar Lourenço Santiago, no bairro Campos de São José. O acabamento do mobiliário será feito pelos alunos da Escola em uma atividade que reunirá toda equipe do projeto.

 

A ideia da criação dos móveis nasceu quando o Prof. Mestre Fábio de Almeida visitou a Escola e conheceu no pátio de entrada a “Árvore dos Desejos”, nela os alunos penduraram bilhetes com a descrição dos seus desejos. Em um deles estava o desejo de uma aluna: “Queria que na escola tivesse banquinhos para todos sentarem e não comerem no chão”. A iniciativa sensibilizou os alunos, que conscientes do seu papel na sociedade, engajaram-se na elaboração da solução.

Renovação da Parceria Entre a Prefeitura de Monteiro Lobato e a Univap
Tratamento Dentário Gratuito à População


A Prefeitura de Monteiro Lobato renovou a parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) para o desenvolvimento do Programa de Atenção em Saúde Bucal (PASB), por intermédio do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), cujos atendimentos são realizados por estudantes monitorados por especialistas.
As ações de prevenção de doenças e cuidados bucais adequados, bem como a confecção de próteses dentárias são realizadas nas escolas ou na comunidade, beneficiando crianças, jovens e adultos.

   

A parceria estabelecida em março de 2017 possibilita a prática profissional aos alunos do curso de Odontologia da Univap, de forma a obter uma vivência clínica real e ao mesmo tempo entender a importância da saúde como um direito e condição de qualidade de vida da população.
Para o Coordenador do Curso de Odontologia da FCS/Univap, Prof. Dr. Vicente Prisco, o trabalho que vem sendo desenvolvido no município de Monteiro Lobato é de extrema importância não só pelo benefício em prol da população, mas pela experiência que os alunos adquirem no decorrer de cada semestre. “Os alunos são preparados como clínicos generalistas e isso significa que estão aptos a atenderem pessoas de todas as idades. É um trabalho clínico real em que colocam em prática todos os conceitos aprendidos em sala de aula e compreendem o contexto social da profissão, que é sempre orientar e munir a população com informações, para que possa prevenir doenças”.

Fontes: Curso de Odontologia/FCS/Univap e Prefeitura de Monteiro Lobato

Aula Magna na Faculdade de Direito
“O Sistema Tributário e a Sua Anunciada Reforma”


O Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, convidou o Prof. Dr. Roque Antônio Carazza para ministrar uma aula magna aos alunos, sobre a temática “O Sistema tributário e a sua anunciada reforma”. A referida aula foi realizada no Teatro Univap, Campus Castejón, dia 20 de março, a partir das 19 horas.

 

O palestrante convidado é Professor Titular da Cadeira de Direito Tributário da Faculdade de Direito da PUC/SP e Chefe do Departamento de Relações Tributárias, Comerciais, Econômicas e Internacionais da mesma instituição. É também Advogado e Consultor Tributário; Ex-Presidente da Academia Paulista de Direito; Procurador de Justiça Aposentado e autor de diversos livros, entre eles, O Curso de Direito Constitucional Tributário (31ª edição); O ICMS (17ª Edição); Reflexões Sobre a Obrigação Tributária; Imunidades Tributárias dos Templos e Instituições Religiosas.

Livros Compartilhados
Curso de Arquitetura e Urbanismo


 
Com a finalidade de circular entre os alunos livros sobre arquitetura, urbanismo e paisagismo, a Coordenadoria do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap montou uma estante para “Compartilhamento de Livros”.
As obras são compartilhadas por professores, profissionais da área, pessoas da Universidade, principalmente os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e outros interessados, e envolvem temáticas relacionadas ao universo de atuação dos futuros profissionais.
De acordo com o Coordenador do Curso, Prof. Mestre Fábio de Almeida, as obras compartilhadas têm como objetivo a ampliação do repertório projetual dos alunos, nas variadas dimensões possíveis do campo de atuação profissional, levando em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos e do meio ambiente. Outra contribuição é o incentivo à prática do compartilhamento de livros, que, por consequência, proporciona o compartilhamento dos saberes.
A estante foi instalada no prédio do Curso (Bloco 6), no Campus Urbanova, onde os alunos podem emprestar os livros e devolvê-los para que possam ser utilizados por outros interessados.

Fonte: Curso de Arquitetura e Urbanismo/FEAU

27 Anos da Univap


Valores de Representação


2ª Mostra de Teatro


Simfast


Qualivitae


Santander Ibero-Americanas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VII SIMFAST – VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

15 a 17 de maio
11ª Maratona de Programação

8ª Maratona de Programação Jr.

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Horário: 08h30 às 14h30

Site: https://www.univap.br/maratona_programacao

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

20 a 24 de maio
XVII Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XV Semana da Saúde (FCS)

21 a 24 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1° de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Festa Junina (FEA)

14 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

22 a 26 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Cultura FCSAC

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas