294ª Edição - Ano XI
De 28 de janeiro a 18 de fevereiro de 2019
         
 

Palavra do Reitor
A Escolha

 
A vida é um suceder de escolhas e tomadas de decisões. Essas escolhas, em parte, determinarão a trajetória da nossa caminhada.
Escolhas bem feitas impõem que sejam processadas com profundas reflexões e que se tenha uma avaliação das suas repercussões. Existem escolhas erradas que não são reversíveis, e carregar-se-á para sempre o peso de suas consequências.
Um homem sábio se prepara em conhecimentos e equilíbrio emocional para fazer as suas opções.
Buscar respostas a algumas indagações nos ajudam a tomada de decisões: para onde?; como?; com quem?; estou preparado?; está na hora?
Ha situações em que a escolha está fora do nosso domínio, e o que nos resta é: em primeiro lugar não desconhecer essas situações e, em segundo, aproveitá-las quando são favoráveis ou tomar medidas de minorar os seus efeitos quando desfavoráveis.
Quando você não faz escolhas, alguém fará por você e assim você estará perdendo em parte a sua identidade.
Não deixe que o acaso seja o senhor de sua vida. Faça escolhas, logicamente, bem fundamentadas...

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap


XII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência
De 28 a 31 de janeiro de 2019


A Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenadoria de Avaliação, conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap, realizaram, de 28 a 31 de janeiro de 2019, a XII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência. As atividades da Semana foram desenvolvidas no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e buscaram contemplar temas e oficinas que atendam a necessidades evidenciadas em avaliações dos cursos e das disciplinas a partir dos trabalhos da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Profa. Dra. Maria Tereza faz abertura da Semana
 
Bibliotecária Rúbia Gravito fala da produção científica discente
 
Prof. Dr. Maurício durante a palestra sobre o Comitê de Ética

A palestra de abertura da semana abordou a produção científica discente: o Software Turnitin, disponível na Univap, e seu uso para assegurar a originalidade acadêmica, foi ministrada pela Bibliotecária-Chefe da Universidade, Rúbia Gravito Carvalho Gomes, apoiada em vídeo conferência pelo staff da Turnitim. Em seguida, visando auxiliar a submissão de projetos e trabalhos de pesquisa pelos professores e alunos, foram apresentadas pelo Coordenador da Comissão de Ética na Pesquisa, Prof. Dr. Maurício Martins Alves, orientações sobre como evitar pendências na proposição de projetos para o Comitê de Ética em Pesquisa da IES.

Oficina de produção de vídeo pela equipe da Univap Virtual
 
Oficina sobre o Ensino Superior
 
Dinâmica de grupo entre docentes

Nos dias 29 e 30, das 9h às 12h, a Oficina de Produção de Vídeo, ministrada na sala da Univap Virtual, localizada no Parque Tecnológico Univap, foi conduzida pela funcionária Camila M. Rodrigues e pelo estagiário Ricardo Martins e envolveu as temáticas: autoria, roteirização e produção de conteúdo educacional no formato de vídeo-aula, concentrando-se nas etapas de produção, gravação, edição e distribuição. As oficinas ministradas pela equipe da Univap Virtual procuraram capacitar os professores para a produção de materiais de apoio às aulas e aprendizagem ativa do aluno.
No período da tarde, a Oficina “Sou professor do ensino superior: como trabalhar com múltiplas deficiências/necessidades apresentadas por alguns alunos, buscando a acessibilidade pedagógica?” foi coordenada pelas docentes: Profa. Mestra Renata Meneghini, Profa. Mestra Anamaria Gascón Oliveira e Profa. Mestra Maria Angélica Gomes Maia.

A palestrante convidada Dra. Renata Perrenoud
 
Profa. Dra. Maria Tereza explica o objetivo da troca de ideias
 
Pequenos grupos de professores durante a troca de ideias

No período da tarde do dia 30, a convidada especial do evento foi a Profa. Dra. Renata Perrenoud, Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia Mecânica, Fellowship na Universidade de Harvard, gestora e professora universitária, que ministrou a palestra: “Educação 4.0 - uma nova versão de ensino-aprendizagem”.
Ao final dos trabalhos da Semana (31), foi realizada a troca de ideias e discussão em pequenos grupos (brainstorming), com a temática “Meus alunos declaram não ter tempo para estudar. O que é possível fazer?”. Essa atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula, e resultou na apresentação de ideias/estratégias já em execução pelos professores, ou a serem implementadas, visando auxiliar os alunos na utilização do tempo para a aprendizagem.

Semana de Integração

As Faculdades de Ciências da Saúde (FCS); Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Direito (FD); Educação e Artes (FEA) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) organizaram atividades entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2019, com a finalidade de integrar os novos alunos.
Cada Faculdade propôs uma programação diferenciada, que envolveu a realização de palestras, bate-papo, visita a alguns espaços e/ou laboratórios, apresentação dos coordenadores dos cursos, professores, funcionários, currículo pedagógico e projetos especiais da Universidade.
 
Alunos da FEAU visitam a Biblioteca Central no Campus Urbanova

Univap Estabelece Parceria com a Pedreira Santa Isabel

Prof. Liu, Marcos Parolini, Ademir, Prof. Montestruque e Prof. Jair

 
Com objetivo de realizar estudos e ensaios sobre a fratura de misturas asfálticas pela equipe da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), uma parceria foi estabelecida entre a Univap e a Pedreira Santa Isabel Ltda., integrante do Grupo PSI (Pedreira Santa Isabel, Pavimentadora Santa Isabel e Pedreira Luman).
O acordo foi assinado dia 12 de dezembro, com a presença do Diretor, Ademir Matheus Júnior, e pelo Analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcos Parolini, ambos da Pedreira Santa Isabel; pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; pelo Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Prof. Dr. Liu Yao Cho; e pelo Prof. Dr. Guillermo Montestruque, responsável pelos estudos na FEAU/Univap.
Os trabalhos serão desenvolvidos no período de fevereiro a junho de 2019, utilizando o “Semi Bending Test”, com o intuito de quantificar o benefício da inserção da geogrelha na mistura asfáltica em termos de dissipação de energia de fratura e entender o mecanismo de propagação das trincas por meio do agregado da Pedreira que será utilizado na mistura asfáltica.
Para realização desses estudos e ensaios a Pedreira Santa Isabel vai investir na implementação do Laboratório de Mecânica de Solos e Engenharia de Pavimentos da FEAU.

2ª Edição do Science Experience Day em Canoas/RS
Aluna de Doutorado da Univap Participa como Palestrante


A aluna Thays Bentes, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Física e Astronomia, participou, dia 1º de dezembro de 2018, na Universidade La Salle, em Canoas (RS), da segunda edição do Science Experience Day.
O evento, cujo foco foi em ‘Ciência e Astronomia’, contou com a participação de centenas de estudantes do ensino médio, graduação e da comunidade em geral.
Participaram como palestrantes do evento o Astronauta Brasileiro Marcos César Pontes (Atual Ministro de Ciência e Tecnologia); a aluna da Univap, Mestra em Física e Astronomia Thays Bentes (Cursando o Doutorado/IP&D/Univap); o Prof. Dr. Luiz Eduardo Anelli, docente de Paleontologia do Instituto de Geociências da USP; a Dra. Thaísa Bergmann (Pesquisadora em Astrofísica na UFRGS) e em Microbiologia da USP, Dra. Natalia Pasternak.
A aluna da Univap, no desenvolvimento de sua Tese de Doutorado, recebe orientações da Profa. Dra. Ângela Cristina Krabbe, que possui vasta experiência em pesquisas na área da Astronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: regiões HII, nebulosas planetárias e galáxias em interação.
 
O Astronauta Marcos Pontes e a aluna da Univap Thays Bentes (ao centro)

Docente do Curso de Odontologia/FCS Participa de Banca Examinadora da Unesp

Prof. Cláudio (Unesp), Thaís, Profa. Flávia (Univap) e o Prof. César (Unesp)
 
A Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e responsável pela Disciplina de Endodontia e do Estágio Supervisionado, foi convidada a participar, dia 8 de janeiro, de uma Banca Examinadora no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unesp, em São José dos Campos.
A Dissertação de Mestrado, intitulada “Resistência à fratura de dentes fragilizados utilizando reforço intra-radicular com pino de fibra de vidro: Rebilda Post e Rebilda Post GT”, é de autoria da aluna Thaís da Silva Alves Santos, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Restauradora (Especialidade Endodontia) do ICT/Unesp/São José dos Campos.
A Banca foi composta pelos docentes Prof. Dr. Cláudio Antônio Talge de Carvalho (ICT/Unesp/SJC); Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso (FCS/Univap) e Prof. Dr. César Pucci (ICT/Unesp/SJC).

Endodontia Contemporânea
Palestra com o Prof. Mestre Fernando dos Reis


O Curso de Endodontia da Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, sob coordenação do Prof. Mestre Miguel Christian Castillo Marin, realizou, dia 15 de fevereiro, às 14h, a palestra “Endodontia Contemporânea”, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova.

Prof. Miguel e Prof. Fernando
 
Prof. Mestre Fernando dos Reis durante a palestra
 
Vista parcial do público presente

A palestra foi ministrada pelo Prof. Mestre Fernando dos Reis e abordou os sucessos e insucessos baseados em tecnologia, evidências clínicas e científicas. Fernando é Mestre e Doutorando em Endodontia pela Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic e Coordenador dos cursos de especialização em Endodontia da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudo na Área da Saúde - FAPES (Perdizes-SP), Instituto Honda (Itaquera-SP), Abo Sorocaba e Zenith Educação Continuada (Florianópolis-SC).
O Curso de Endodontia da Univap busca capacitar profissionais graduados em odontologia em técnicas eficientes na apresentação e tratamento das enfermidades relacionadas à endodontia, permitindo a resolução de casos mais complexos na clínica diária. Destina-se ainda ao aperfeiçoamento da técnica, baseado na mais atual tecnologia aplicada a conhecimentos científicos, oferecendo ao clínico mais segurança e melhora de seu desempenho profissional.

Saiba mais pelos telefones: (12) 3947-1233 e (12) 3949-2292
Email: latosensu@univap.br

Univap Sediará em 2020 o VIII Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

 
Os membros da Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (ABGEA), em assembleia realizada dia 9 de novembro de 2018, aprovaram, por unanimidade, a candidatura apresentada pelo grupo de Física e Astronomia do IP&D/Univap para sediar, entre os dias 25 e 29 de maio de 2020, nas dependências do Campus Urbanova da Universidade, o VIII Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA).
A eleição foi realizada no Auditório do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, localizado no Campus da Universidade Federal de Santa Maria, no município de Santa Maria (RS).
O Comitê organizador local da candidatura foi composto pelos pesquisadores docentes, Prof. Dr. Márcio Tadeu A. H. Muella (chair); Prof. Dr. Arian O. Gonzalez (co-chair); Prof. Dr. Francisco C. R. Fernandes; Prof. Dr. Alexandre Tardelli e o Prof. Dr. Paulo R. Fagundes.
O Simpósio de 2020 ocorrerá em conjunto com o VIII SimFAST (VIII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba), organizado por alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia e englobará também as áreas da Astronomia e Astrofísica e Física da Matéria Condensada.
A sede da ABGEA está localizada no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, em São José dos Campos, sendo o Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia considerado atualmente o principal evento científico que reúne a comunidade brasileira envolvida em pesquisas nas áreas de Física da Atmosfera; Física da Ionosfera; Física Solar; Clima Espacial; Geomagnetismo e Física de Plasma.

Qualidade de Ensino no Curso de Enfermagem
Alunos e Docente Classificados em Concurso Público da Prefeitura


O Prof. Danilo e as alunas Hilda, Patrícia, Aline, Simone e Giovanna
 
O Concurso Público da Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças e da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, realizado em 2018, de acordo com o Edital nº 06/2018, classificou alunos e um professor especializado, também ex-aluno do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, para o cargo (008) Analista em Saúde – Enfermeiro.

Os classificados em ordem alfabética foram:

Nome/Período Semestral de Estudo e/ou Titulação
Aline Morais Ramos Silva – 2º período semestral (1º ano)
Danilo Moreira Pereira – Professor Especializado
Giovanna Andreotti – 7º período semestral (4º ano)
Hilda Cristina R. Gouvêa - 5º período semestral (3º ano)
Patrícia Ferreira Costa Silva - 5º período semestral (3º ano)
Simone C. de Carvalho Sousa - 7º período semestral (4º ano)


A Enfermagem da FCS/Univap, avaliada pelo MEC em 2018, com Nota 4 (quatro), tem como atenção principal o cuidado com a saúde, utilizando conhecimentos científicos para exercer, com eficiência, suas atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças, tratamentos e reabilitação, sempre alicerçados em princípios éticos e morais. O futuro enfermeiro terá uma formação que possibilitará o conhecimento e intervenção em problemas/situações da saúde, atuando na assistência a indivíduos, grupos e coletividades no processo saúde-doença, coletando os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos, entrevistas e diagnósticos de enfermagem, para estabelecer a conduta a ser seguida.

Observatório de Astronomia da Univap Recebe Selo de Qualidade

 
O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap recebeu, em 28 de janeiro de 2019, o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). O Selo, lançado em 2018, é uma certificação da qualidade e do valor científico dos conteúdos astronômicos divulgados e conferida às instituições e divulgadores de Astronomia de todo o Brasil.
O Selo, outorgado a observatórios, planetários, sites, blogs, grupos e associações, é mais um reconhecimento do importante papel desempenhado pelo Observatório da Univap e de toda sua equipe em atividades de extensão e divulgação científica. Assegura que visitantes e participantes de eventos realizados sempre recebam informações de qualidade e comprovadas cientificamente.
O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap já recebeu aproximadamente 12 mil visitantes desde a sua inauguração, em outubro de 2011, e atualmente é coordenado pelos professores pesquisadores Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho e Dr. Alexandre Soares Oliveira, ambos do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
Por sua vez, a SAB é uma sociedade científica sem fins lucrativos, fundada em 1974, que tem como principais objetivos congregar os astrônomos do Brasil, zelando por seus interesses, direitos e estimular as pesquisas e o ensino de Astronomia no país.

Visitas a partir de 13 de março de 2019
Quartas-feiras, a partir das 19 horas
Informações: https://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/infraestrutura/observatorio.html

Exame Geral de Qualificação de Doutorado

Dr. Caio, Dra. Flávia, o aluno Felipe, Dra. Marina e a Dra. Fernanda
 
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica (Especialização em Endodontia) da Universidade Estadual Campinas (Unicamp) de Piracicaba convidou a Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, para participar, dia 22 de janeiro, da Banca Geral de Qualificação de Doutorado do aluno Felipe Nogueira Anacleto (ex-estudante do Curso de Odontologia/FCS da Univap, graduado em 2007).
A prévia da Defesa de Tese, intitulada “Avaliação da dor pós-tratamento endodôntico de molares inferiores com periodontite apical assintomática, variando o limite de preparo apical e substâncias químicas auxiliares”, foi avaliada no Exame Geral pelos especialistas Prof. Dr. Caio Cézar Randi Ferraz (disciplina de Endodontia da Unicamp); Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso (disciplina de Endodontia da FCS/Univap); Profa. Dra. Marina Angélica Marciano da Silva (disciplina de Endodontia da Unicamp) e Prof. Dra. Fernanda Graziela Corrêa Signoretti.

Palestra sobre Produção de Conteúdo
Curso de Design de Moda


A Coordenadora do Curso de Design de Moda, Profa. Especializada Raquel de Andrade, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos, convidou a Personal Stylist Rachel Toyama para ministrar uma palestra dia 18 de fevereiro, a partir das 19 horas, no Auditório da Faculdade, sobre a produção de conteúdo – Marketing de Conteúdo para SEO.

A coordenadora do curso e a palestrante convidada (ao centro) com alunas
 
Vista parcial do auditório da FCSAC

Fundadora do Paraíso Feminino, primeiro site de busca de produtos de moda feminina, Rachel Toyama também é consultora de imagem, maquiadora e colunista de moda e beleza no Portal IG. Durante a palestra, deu dicas aos alunos e ex-alunos graduados em 2012 e 2018 que prestigiaram o evento de como escolher um bom tema; quais as palavras chaves; a quantidade de palavras que um texto deve conter no Google; como um bom texto pode atingir o público que também busca aquele determinado conteúdo.

Intercâmbio – Programa Santander Ibero-Americanas
Universidade de Évora/Portugal e Univap/Brasil


 
O Reitor, Prof. Jair; a Vice-Reitora, Profa. Sandra e Eliete no Gabinete da Reitoria

Por intermédio do Programa Santander Ibero-Americanas, a estudante da Universidade de Évora em Portugal, Eliete Cristina dos Santos, vai permanecer na Univap pelo período de seis meses (fevereiro a julho/2019), realizando intercâmbio no Curso de Artes Visuais (Licenciatura) na Faculdade de Educação e Artes (FEA) e estudando as disciplinas de Comunicação e Semiótica; Ateliê de Fotografia e Processo de Criação Tridimensional.
Recebida no Gabinete da Reitoria, no período da manhã do dia 12 de fevereiro, pelo Reitor da Universidade, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e pela Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Eliete estava bastante satisfeita por poder retornar à Universidade na qual já estudou.
Natural de São José dos Campos, Eliete foi ex-aluna do curso de História da Univap, concluindo o Curso de Graduação em 2006, e há dois anos reside em Portugal.
Na Universidade de Évora, em Portugal, Eliete é aluna do 3º Semestre de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais. É a segunda universidade construída em Portugal, depois da Universidade de Coimbra em 1537; a Instituição foi fundada para atender o sul do país. Inaugurada em 1º de Novembro de 1559, tinha como matérias principais: Filosofia, Moral, Escritura, Teologia Especulativa, Retórica, Gramática e Humanidades e no reinado de D. Pedro II foram incluídas a Matemática e a Física.

Apresentação de Pesquisa na Universidade Nacional de Engenharia do Peru
Aluna de Doutorado em Física e Astronomia


A aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, Thays Bentes, apresentou na Universidade Nacional de Engenharia (UNI/CTIC), em Lima, no Peru, em novembro de 2018, parte de seu projeto de pesquisa em andamento.
Por ocasião da visita à UNI/CTIC e a convite da Sociedade Científica de Astrobiología Del Perú (SCAP), Thays aproveitou a ocasião para realizar uma avaliação geomorfológica do deserto de La Joya e coleta de amostras ambientais em diferentes locais de interesse astrobiológico. As amostras coletadas constituirão a base de seu trabalho de doutorado e serão analisadas no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap. A Tese de Doutorado de Thays Bentes está sob orientação da Profa. Dra. Ângela Krabbe (Univap) e coorientação do Dr. Fabio Rodrigues (USP), além da colaboração do Dr. Julio Valdivia Silva e Mestre Saul Perez (UCSP/Peru).

Thays Bentes na coleta de amostras
 
Explanação sobre a sua pesquisa na UNI

O projeto tem por objetivo identificar e caracterizar espécies potencialmente resistentes a alta salinidade, extrema aridez e mudanças abruptas na temperatura presentes em comunidades microbianas poliextremófilas, no Mar de Cuarzo, no deserto Pampas de La Joya, do Peru, além de compreender os limites da vida e as estratégias para sobrevivência região do Pampas de La Joya mostra-se como uma paisagem aparentemente sem vida, devido às condições inóspitas de baixas precipitações e água insuficiente para a proliferação de vida macroscópica. Essencialmente, a localização mais seca da Terra só é capaz de suportar a vida adaptada ao solo e rochas que eventualmente sofrem mudanças térmicas abruptas. Nessa região, revestida por características geomorfológicas marcianas, a salinidade limítrofe torna a sobrevivência restrita à vida halofílica. Alguns desses microrganismos halófilos produzem carotenoides (pigmentos biológicos), que atuam na formação de biofilmes em ambientes hipersalinos. Um exemplo disso são as cianobactérias encontradas no Mar de Cuarzo, que dispõem carotenoides, como a ficobilina - pigmento acessório na fotossíntese. Os carotenoides de maneira geral auxiliam na proteção celular em resposta à radiação UV que acomete o ambiente natural e podem ser preservados no ambiente como indicativo de atividade biológica. Por essa razão, podem servir como modelo para a formação de bioassinaturas, ou seja, sinais indiretos de vida, detectáveis com grande sensibilidade por espectroscopia Raman, técnica promissora para a procura de vida atual, ou mesmo a biomarcadores específicos, como a preservação de moléculas biológicas de vida pregressa, já extinta, planejada para explorar Marte como parte da instrumentação robótica in situ nas próximas missões espaciais.


Dissertação de Mestrado no Instituto de Ciência e Tecnologia
Docente do Curso de Odontologia na Banca Examinadora


Dr. César, o aluno Ricardo Abreu, Dr. Cláudio e a Dra. Flávia
 
A apresentação da Dissertação de Mestrado do aluno Ricardo Toledo Abreu, dia 9 de janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia Restauradora do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp de São José dos Campos, foi avaliada com a participação da Profa. Dra. Flávia Goulart da Rosa Cardoso, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, responsável pela disciplina de Endodontia.
Fizeram parte da Banca Examinadora o Prof. Dr. César Pucci (ICT/Unesp/SJC), o Prof. Dr. Cláudio Antônio Talge de Carvalho (ICT/Unesp/SJC) e a Profa. Dra. Flávia Cardoso (FCS/Univap), que avaliaram o trabalho intitulado: “Análise da cimentação e da resistência de união de dois diferentes tipos de pinos de fibra de vidro em dentes com reabsorções radiculares internas simuladas”

Observatório - Reabertura


X Encontro de Psicopedagogia


Casa de Hóspedes


Pós-Graduação - Inscreva-se!


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Aula Inaugural do Curso de Psicanálise com Dr. Diógenes Faustino

Linguagem e Psicose: O inconsciente como dialeto estrangeiro na experiência psicótica

Evento gratuito e aberto ao público em geral

Local: Auditório do Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: das 9h às 12h30

Pós-Graduação Lato Sensu da Univap (PosGrau)

9 de março
II Workshop Chemical Abundances in Gaseous Nebulae

50° Anniversary Celebration of the Peimbert e Castero

(IP&D)

11 a 14 de março
Observatório de Astronomia e Física Espacial – Retorno das Visitas

13 de março
X Encontro de Psicopedagogia

Local: Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: 19h às 22h

Pós-Graduação Lato Sensu da Univap (PosGrau)

14 de março
Mutirão de Audiências de Conciliação (FD)

Parceria entre a Faculdade de Direito e Procon

Horário: A partir da 13h

Local: Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito – Campus Castejón

15 de março
27º Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

5 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VII SIMFAST – VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

15 a 17 de maio
11ª Maratona de Programação

8ª Maratona de Programação Jr.

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Horário: 08h30 às 14h30

Site: https://web.univap.br/maratona_programacao/

18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

20 a 24 de maio
XVII Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XV Semana da Saúde (FCS)

21 a 24 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1° de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Festa Junina (FEA)

14 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

22 a 26 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Cultura FCSAC

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas
Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas