293ª Edição - Ano XI
De 7 a 27 de janeiro de 2019
         
 

Palavra do Reitor
Pinceladas Sobre a Semeadura

“Não retenha as sementes que lhe foram dadas. A abundância é o retorno do que se semeia”

 

1- Colhe-se o que se planta.
 a) Você pode colher o que plantou.
 b) Outros podem colher o que você plantou. Neste caso, você será
 bênção para outras vidas.
 c) Você pode colher o que outros plantaram. Assim, outros serão.
 bênçãos em sua vida.
Não deixe de plantar.

2- Escolha sementes de bons frutos, pois os maus frutos também
  frutificam.
 a) A escolha da semente é uma prerrogativa sua.
 b) O plantio é facultativo, a colheita é inexorável.
Inunde-se de boas sementes.


3- Não basta plantar.
    a) Escolha o solo. Nenhuma semente vivifica em solo árido.
    b) Cuide do seu plantio. Não deixe de regar e afastar as ervas daninhas que sufocam o seu plantio.
    Zele pelas suas plantas.

4- Repartição: Quando tiver muitos frutos, reparta-os.
Quem reparte, ameniza o seu entorno.

5- Conformidade do tempo
 a) Existe um tempo propício para plantar e outro para colher, que não são simultâneos.
 b) É preciso dar tempo ao tempo.
Certifique-se do tempo correto.

6- Ingredientes especiais do plantio
 a) Tempo: Você só pode plantar no seu tempo.
 b) Talentos: São sementes especiais e de tipos diferentes que cada um tem as suas. Use-as.
 c) Conhecimento: Otimiza a sua qualidade de plantar.
 d) Perseverança: Nunca desista de plantar.

7- Uma semente muito especial: O Exemplo.

Síntese: A vida é uma grande plantação.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor

Serviço Odontológico aos Moradores de Monteiro Lobato
Atendimentos Realizados Desde 2017


 
Vista interna da Unidade Móvel Odontológica
A Prefeitura Municipal de Monteiro Lobato estabeleceu uma parceria com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em março de 2017, para que fossem realizados serviços de atendimento odontológico gratuito aos moradores, por intermédio do Programa de Atenção em Saúde Bucal (PASB), com a participação de alunos do 7º ou 8º período semestral (4º ano), sob a supervisão de professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
As atividades no município tiveram início em junho, inicialmente com um levantamento geral sobre a saúde bucal dos moradores da cidade, em especial daqueles residentes nos bairros mais carentes de recursos e distantes do centro urbano. A partir daí, os atendimentos começaram a ser feitos por meio de serviços de: endodontia (parte da Odontologia que cuida das causas, diagnóstico, terapêutica e obturações dos canais radiculares); exodontias (extração dentária); restaurações; confecção de próteses parciais e totais e de orientações sobre a importância da higiene bucal.
Os atendimentos à população foram realizados diretamente nas escolas, asilo e por meio da Unidade Móvel Odontológica da Univap, que ficou instalada no Pronto Atendimento à Saúde do município.
Além de crianças e adolescentes que receberam atendimentos, foram confeccionadas próteses dentárias a 57 pacientes idosos, sendo 54 próteses totais e três parciais.

Atividades lúdicas nas escolas do município
 
Moradores aguardam o atendimento
 
Alguns alunos do curso de Odontologia da Univap em Monteiro Lobato

A prática profissional possibilita que os alunos obtenham uma vivência clínica real e reconhecimento da importância da saúde como um direito e condição de qualidade de vida da população.
Em 2018, as ações educativas e de atendimento foram concentradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMF) Elizabeth Coelho Micheletto (Crianças de 6 a 12 anos); Creche-Escola Narizinho Arrebitado no Reino das Águas Claras (4 a 6 anos); EMEF Olívia dos Santos Feierabend (7 a 8 anos) e na Sociedade de Obras Religiosas de Monteiro Lobato.
As atividades foram desenvolvidas por intermédio de palestras educativas, entrega de kits da Colgate, brincadeiras com material didático, ensino de técnicas de escovação e exames clínicos, totalizando 24 restaurações, 26 cirurgias, 19 sessões de raspagens, 23 profilaxias, 66 radiografias, 76 próteses, 5 próteses parciais removíveis (provisórias), 2 próteses removíveis (permanentes), 3 consertos e 6 placas de mordida.
Para o Coordenador do Curso de Odontologia da FCS/Univap, Prof. Dr. Vicente Prisco, o trabalho que vem sendo desenvolvido no município de Monteiro Lobato, e que terá continuidade em 2019, é de extrema importância não só pelo benefício em prol da população, mas pela experiência que os alunos adquirem no decorrer de cada semestre. “Os alunos são preparados como clínicos generalistas e isso significa que estão aptos a atenderem pessoas de todas as idades. É um trabalho clínico real em que colocam em prática todos os conceitos aprendidos em sala de aula e compreendem o contexto social da profissão, que é sempre orientar e munir a população com informações para que possa prevenir doenças”.

O tratamento dentário tem deixado muita gente feliz
 
A Prefeita, Daniela de Cássia, prestigia o serviço realizado no município
 
O Coordenador do Curso, Dr. Vicente Prisco, com alunos e paciente

Para a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela de Cássia, a parceria com a Univap nesse projeto de odontologia possibilitou a inclusão social da comunidade Lobatense no sentido de melhorar a autoestima das pessoas, possibilitando, inclusive, acesso ao mercado de trabalho. “A aparência é um fator importante hoje em dia para que você consiga se colocar no mercado, além da melhora da qualidade da saúde bucal e também da saúde como um todo. O projeto possibilitou que pessoas pudessem ter acesso a um tipo de alimentação que antes era restrita, e o que eu acho importante também ressaltar é o que o projeto possibilitou aos alunos, que estiveram envolvidos em uma vivência social e humana fora dos consultórios odontológicos. Eu acredito que essa vivência fará deles profissionais muito mais completos, diferenciados no mercado e mais humanizados”.

Abertura da XIII Semana Nacional de Conciliação - Conselho Nacional de Justiça

Dr. Fábio, Dra. Denise (FD/NPJ), Dra. Sílvia da Matta e Dr. Ângelo Costa

 
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) participou, de 5 a 9 de novembro de 2018, da XIII Edição da Semana Nacional da Conciliação, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com todos os tribunais do país, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo.
Na abertura dos trabalhos em São José dos Campos, o Juiz Federal Coordenador da Central de Conciliação da Justiça Federal (CECON), Dr. Fabio Luparelli Magajewski, convidou a Direção da Faculdade de Direito (FD) da Univap, que foi representada pela Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Dra. Denise Passos da Costa Plínio.
Durante a solenidade, a Dra. Denise fez questão de salientar a importância das soluções consensuais dos conflitos como uma real e efetiva homenagem à Justiça. Ressaltou, ainda, a rica parceria firmada entre a Justiça Federal e a Faculdade de Direito da Univap, que possibilita aos alunos a proveitosa experiência do contato efetivo com a dinâmica forense.
Magistrados, Advogados, Membros do Ministério Público e da Administração Pública estiveram presentes na cerimônia de abertura, entre eles, a Dra. Sílvia Melo da Matta, Juíza Federal Adjunta da Central de Conciliação da Justiça Federal de São José dos Campos; Dr. Ângelo Augusto Costa, Procurador do Ministério Público Federal, do mesmo município, sinalizando a consciência de todos sobre a importância desse modo alternativo de resolução de conflitos, que nos últimos anos tem sido utilizado, obtendo sucesso e reduzindo o "congestionamento" processual.

Assinatura de Convênio FVE/Univap e a Betunel S/A

 
Prof. Montestruque, Prof. Eduardo, Prof. Jair, Sr. Flavio Vianna e Eng. Osvaldo Tuchumantel

A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, e a empresa Betunel Indústria e Comércio S/A assinaram, dia 7 de novembro, um convênio de intercâmbio de operações conjuntas.
O principal objetivo do convênio é a realização de ensaios à fratura de misturas asfálticas utilizando o “Semi Circular Bending Test” (SCB) a ser desenvolvido pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap.
De acordo com o responsável pela pesquisa, Prof. Dr. Guillermo Montestruque, o comportamento de fadiga de misturas asfálticas a quente foi estudado durante décadas, mas muito pouco no que se refere a fratura. As pesquisas nesta área buscam melhorar o desempenho global da estrutura do pavimento.
Para realizar os estudos a Betunel vai investir recursos para colaborar na implementação do Laboratório de Mecânica de Solos e Engenharia de Pavimentos, na aquisição de equipamentos e material de consumo.
Estiveram presentes na assinatura do Convênio, no Gabinete da Reitoria, o Diretor Presidente da Betunel, Flavio Vianna; o Diretor de Marketing Técnico, Osvaldo Tuchumantel; o Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; e o responsável pela pesquisa na FEAU/Univap, o Prof. Dr. Guillermo Montestruque.
Criada em 1967, a Betunel é uma das mais antigas e tradicionais empresas distribuidoras de derivado de petróleo do país. Sua história confunde-se com o próprio desenvolvimento do mercado de asfalto no Brasil. Além de sua extensa atuação na distribuição de asfaltos e óleos combustíveis, a Betunel atua fortemente na produção de ligantes asfálticos modificados e aditivos especiais para pavimentação.

VII Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia

Docentes e Alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia

 
A Univap esteve representada por docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), durante o VII Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA/2018), realizado de 5 a 10 de novembro, no Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais (CRS) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE-MCTIC), localizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul (RS).
A equipe da Universidade, composta por 16 integrantes (sendo nove professores e sete alunos), apresentou durante o Simpósio 24 trabalhos científicos. Foram integrantes da equipe os docentes Prof. Dr. Alan Prestes, Prof. Dr. Alexandre Tardelli, Prof. Dr. Arian Ojeda González, Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, Prof. Mestre Iuri Rohjan da Silva, Prof. Dr. Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella, Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes, Profa. Dra. Virgínia Klausner de Oliveira e Prof. Dr. Valdir Gil Pillat e os alunos
de Doutorado em Física e Astronomia (IP&D) Mestre Brunno Augusto Gomes Ribeiro, Mestre Ebenezer Agyei Yeboah, Mestre Francisco Vieira, Mestre Fredson Conceição dos Santos, Mestre Maukers Alem Lima Dias, além de dois alunos graduandos e bolsistas de Iniciação Científica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Isabelle Cristine Pellegrini Lamin e Matheus de Oliveira Arcanjo.
A participação dos docentes da Univap foi financiada com recursos aprovados pelo Projeto da Fapesp sob o nº 2018/15973-8, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Paulo Roberto Fagundes e os alunos foram parcialmente financiados pela organização do evento, com diárias e passagens aéreas.

Docentes da FEA/Univap Participam do Encontro Nacional de Licenciaturas
PIBID/RP/CAPES


As Professoras da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Dra. Nádia de Campos Velho, Dra. Karla Lopes e a Mestra Vera Lúcia Catoto Dias, participaram, de 5 a 7 de dezembro de 2018, do VII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), associado ao VI Seminário Nacional do PIBID e ao I Seminário Nacional do Residência Pedagógica.

As professoras Vera, Karla e Nádia na UECE
 
Profa. Nádia Campos Velho durante a sua apresentação

O evento, realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, teve por objetivo discutir experiências e pesquisas acerca das práticas de ensino na Educação Básica e na formação inicial e continuada dos profissionais da educação. O conjunto de atividades programadas, com representatividade nacional e internacional, incluiu conferências, mesas-redondas, rodas de conversas, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais. Nessa perspectiva, o evento tem significado uma experiência singular, mobilizador do debate teórico, crítico e intercultural com vistas à formação e à profissionalização do docente.
Durante o Encontro, as docentes da Univap apresentaram os seguintes trabalhos: “A importância do PIBID na formação docente dos licenciandos da Universidade do Vale do Paraíba”; “Multidisciplinaridade no Pibid e Residência Pedagógica: Novo desafio na formação docente” e “Formação de professores (as): Pibid e Programa Residência Pedagógica”.

Profa. Karla Lopes
 
Profa. Vera Catoto Dias

Os eventos integrados têm se consolidado como espaço plural com ampla participação dos atores das escolas e das instituições de ensino superior, demonstrando sua alta relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, sociocultural e educacional do País, tratando diretamente dos impactos das políticas e das práticas de ensino e de formação docente e mudanças produzidas nos espaços de aprendizagem.

VIII Roda de Conversa Sobre Atenção Básica
Inserção da Enfermagem nas Políticas de Saúde do SUS


 
Roberta Alcântara, Fábio Santos, Rosana Garcia, Juliana Coelho e Ivany Baptista

A Coordenadoria do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap recebeu, dia 6 de dezembro, das 8h às 16h, no Auditório Azul, Bloco 9, Campus Urbanova, a “VIII Roda de Conversa Sobre Atenção Básica: Inserção da Enfermagem nas Políticas de Saúde do SUS”.
A Roda de Conversa é um evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) para discutir sobre a atual situação e o futuro do SUS, bem como o papel que os profissionais de enfermagem devem cumprir dentro do Sistema.
No período da manhã ocorreram palestras da enfermeira Maria Cristina Martins Alvarenga, coordenadora do programa de imunização da Prefeitura de São José dos Campos, que abordou a necessidade da separação entre questões técnicas de saúde pública e questões políticas; o enfermeiro Fábio Santos Prianti de Carvalho, Secretário Municipal de Saúde de Igaratá (SP), explicou aspectos do funcionamento do SUS do ponto de vista de um gestor público; a enfermeira Juliana Oliveira Coelho, gestora na área de assistência à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Taubaté (SP), encerrou as palestras da manhã destacando a importância da utilização de ferramentas adequadas para a correta administração de uma rede municipal de saúde.
Também participaram do evento a coordenadora do curso de Enfermagem da Univap, Profa. Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista, como moderadora; Rosana Garcia, idealizadora do evento; e Roberta Zloccowick de Alcântara, chefe da subseção do Coren de São José dos Campos.
No período da tarde a Roda de Conversa foi iniciada por Cláudio Silveira, vice-presidente do Coren-SP, e em seguida os participantes dividiram-se em dois grupos para elaborar um documento sobre os desafios e as questões pertinentes à atenção básica na região de São José dos Campos e municípios vizinhos.

Fonte: Profa. Dra. Ivany Baptista

Reconhecimento à Univap pelo Programa Mesa Brasil SESC

O SESC de São José dos Campos realizou, dia 7 de dezembro, uma cerimônia a fim de prestar contas do Programa Mesa Brasil e homenagear as Instituições parceiras, entre elas a Univap. Para receber a homenagem, representou a Universidade a Coordenadora do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Profa. Mestra Rafaella Guimarães Moraes Camargo.

Troféu de Reconhecimento
 
Representantes das Instituições Parceiras

O Programa Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos. Assim, o Mesa Brasil SESC busca onde sobra e entrega onde falta. De um lado, contribui para a diminuição do desperdício, e de outro reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos. Em ambos os polos desse percurso, as estratégias de mobilização e as ações educativas incentivam a solidariedade e o desenvolvimento comunitário.
As atividades que envolveram a Univap em 2018 foram realizadas pelas alunas do Curso de Nutrição/FCS, sob a supervisão das professoras Doutora Sônia Khouri (Disciplina de Microbiologia de Alimentos) e Mestra Teresa Marsi (Disciplina da Higiene e Legislação de Alimentos), no desenvolvimento de ações educativas voltadas para cozinheiras de instituições sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC.


Melhor Saúde no Ambiente de Trabalho
Programa do Curso de Fisioterapia


Funcionários da área administrativa da FVE (Bloco 5) recebem orientações

 
Por intermédio da disciplina Saúde Preventiva, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria das Graças Bastos Licurci, os alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram, no decorrer do semestre, uma série de atividades por meio de exercícios laborais aos funcionários do Sistema FVE de Educação.
O trabalho, que vem sendo realizado dentro do ambiente acadêmico, conta com o apoio da Coordenadoria de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da FVE e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Consiste na prática de atividades físicas nas primeiras horas da manhã, composta por exercícios: alongamentos; metabólicos para estímulo à circulação sanguínea; melhoria na lubrificação das articulações e de tendões e de relaxamento. As atividades são preventivas de doenças, com orientações pelos futuros profissionais, de forma a proporcionar boas condições físicas e mentais às equipes de trabalho da FVE/Univap.

Palestra Multiprofissional aos Alunos da Pós-Graduação Lato Sensu
Área da Enfermagem


A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia da Univap, organizou, dia 11 de dezembro, a partir das 19h, em parceria com a Salus Educcare, uma palestra multiprofissional para discutir um caso clínico sobre a temática: “Necessidades de Saúde Decorrentes de Choque Séptico: Abordagem dos Distúrbios Ácido-Básico”.
Participaram do evento como palestrantes convidados o Prof. Hemériton Tácio (Enfermagem) e a Profa. Camila Delpasso (Fisioterapeuta).

Camila, Hemériton, Ingrid (Salus) e a Profa. Cláudia (Coordenadora do Curso)
 
Prof. Hemériton Tácio

A palestra foi realizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, local onde são oferecidos os Cursos da Pós-Graduação Lato Sensu, no Campus Urbanova.
O Curso é direcionado a Enfermeiros graduados, de forma a capacitá-los para realizarem a coordenação e assistência a pacientes críticos na área cardiológica. São também preparados para a organização das Unidades de Terapias Intensivas (UTI’s), para atuarem de forma crítica e reflexiva nos serviços de saúde e de bem-estar dos pacientes.
Sob a Coordenação da Profa. Mestra Cláudia Ebner, o Curso com a carga horária total de 432 horas/aula é oferecido aos sábados, com aulas quinzenais, das 9h às 17h.

A Fisioterapeuta Camila Delpasso
 
Vista Parcial do Público Presente

A Univap concederá 20% de desconto na mensalidade (exceto matrícula) para ex-alunos que concluíram a graduação na Universidade e desconto especial para grupos de funcionários de uma mesma empresa.

Saiba mais pelos telefones: (12) 3947-1232 ou 3949-2292
E-mail: latosensu@univap.br

Vestibular de Verão
27 de janeiro de 2019


A Univap realizou, dia 27 de janeiro de 2019 (domingo), no Campus Urbanova, o Vestibular de Verão 2019, sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Graduação.
Os candidatos chegaram com uma hora de antecedência para realização da prova, que foi aplicada nas salas de aulas do Bloco 8, com início às 9h e encerramento às 13h.

   

Os acompanhantes dos candidatos, enquanto aguardavam o término da prova, foram convidados a saborear um pequeno lanche, a assistirem ao vídeo institucional da Universidade e a participar de um tour pelo Campus Urbanova. A FVE/Univap disponibiliza para essas ocasiões micro-ônibus da Instituição, com 28 lugares cada um deles e equipados com ar condicionado para o conforto dos usuários durante a realização do tour e dos estudantes da Universidade durante o ano letivo.

   

Esclarecimentos sobre mensalidades, plano pedagógico de cursos, horário de aulas, bem como programas de bolsas de estudo foram feitos pelas equipes do Setor de Relacionamento com os Alunos (SRA).
Ao final da prova, como cortesia da Universidade, vestibulandos e acompanhantes receberam um copo de acrílico com pipoca, que fazia parte da Campanha do Vestibular 2019, desenvolvida pelo Setor de Marketing.

Univap é Selecionada para o Projeto Rondon 2019

 
Ações em Nova Rosalândia – Tocantins em fevereiro de 2017
A Univap foi selecionada pela décima quinta vez para atuar nas ações do Projeto Rondon, sob a Coordenação Geral do Ministério da Defesa. Trata-se de uma ação interministerial que o Governo Federal realiza em parceria com os Governos Estaduais e Municipais onde os trabalhos irão ocorrer. Participam também do projeto Instituições do Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).
O objetivo do Projeto Rondon é contribuir para o desenvolvimento sustentável de localidades distantes, na construção e promoção da cidadania. É também uma excelente oportunidade aos estudantes universitários para ampliar conhecimentos em relação a aspectos peculiares da realidade brasileira, dos sentimentos de responsabilidade social, do espírito crítico e patriotismo.
O Projeto foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980 permaneceu em franca atividade, tornando-se conhecido em todo Brasil. No final dos anos oitenta, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo paralisado em 1989.
Em 2004, com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas sociais governamentais, sendo atribuída a sua coordenação ao Ministério da Defesa. Desde então, o Rondon já levou mais de 15 mil rondonistas a cerca de 900 municípios. Hoje, o Projeto encontra-se em processo de consolidação, com uma procura cada vez maior pelas universidades brasileiras e seus respectivos universitários. O Rondon é um dos grandes projetos educacionais e sociais do Brasil, e uma poderosa ferramenta de transformação social, na medida em que conscientiza os jovens universitários, que terão nas mãos o destino da nação brasileira, sobre a importância do seu papel de protagonista na busca de uma sociedade cada vez mais justa.
As Operações do Projeto Rondon acontecem duas vezes por ano, nos meses de julho e janeiro/fevereiro. O Ministério da Defesa/Projeto Rondon, por meio de Edital Público, convida as IES do Brasil interessadas em participar do processo seletivo. As IES são selecionadas por uma comissão de avaliação interministerial em razão dos melhores projetos submetidos, cabendo às instituições a responsabilidade de treinar e formar as Equipes de alunos e professores que atuarão nos municípios que receberão o Projeto Rondon.
A Univap, em julho de 2019, vai atuar em parceria com os estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) do Rio Grande do Sul, no município de Santa Rosa do Piauí (PI), nas ações do Conjunto B que envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
A participação da Univap em projetos de extensão está sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão da Universidade, e as atividades relativas ao Projeto Rondon contam com o apoio dos docentes Profa. Dra. Lidiane Maciel; Profa. Dra. Virginia Klausner; Prof. Dr. Alan Prestes; Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro.


Equipe do Laboratório de Física e Astronomia Participa de Curso de Extensão

Prof. Francisco, Prof. Keith Diem, Prof. Irapuan e Prof. Alexandre

 
Professores-pesquisadores do Laboratório de Física e Astronomia e do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, Dr. Alexandre Soares Oliveira, Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, participaram, de 14 a 16 de janeiro, do Curso de Extensão Universitária "Design and evaluation of extension programs", oferecido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP).
O curso, com duração de 15 horas, foi organizado pelo IAG-USP e ministrado pelo Prof. Dr. Keith G. Diem, Especialista em Extensão Universitária do Departamento de Família, Juventude e Ciências da Comunidade, da Universidade da Flórida.
Durante o Curso foram apresentados métodos e ferramentas que facilitam a criação e a avaliação de projetos de extensão universitária ligados à divulgação científica para estudantes de diferentes faixas etárias e para o público em geral.

Projeto de Extensão/Pesquisa-Ação
O Campo Multidisciplinar no Planejamento Urbano e Regional
Inscrições Abertas


 
A Pró-reitoria de Extensão da Universidade do Vale do Paraíba, por meio do projeto Institucional “O Campo Multidisciplinar no Planejamento Urbano e Regional – Cartografias Sociais e Metodologias Participativas na Construção de uma Leitura Técnica e Comunitária da Dinâmica Socioespacial de São José dos Campos”, torna pública a abertura de inscrições para seleção de acadêmicos (as) dos cursos de graduação (3º semestre) em Arquitetura e Urbanismo, Direito, Jornalismo, Rádio e TV, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Geografia, História e Serviço Social para atuarem como voluntários no projeto.
O projeto tem como objetivo ampliar as discussões e os estudos sobre os processos de ordenamento territorial e da questão fundiária no contexto da cidade de São José dos Campos e propõe, por meio de análise socioespacial associadas às leituras comunitárias e colaborativas, o mapeamento e identificação específicos dos conflitos presentes no território; promoção de assessoria jurídica de projetos de regularização fundiária e urbanística; avaliação via assessoria técnica de pequenas melhorias habitacionais e o desenvolvimento de estratégias de comunicação comunitária.
O referido projeto, sob a Coordenação Geral da Pró-Reitoria de Extensão, é de autoria do Núcleo de Estudos Urbanos-Metropolitanos e Urbanos-Regionais, e tem como responsáveis os pesquisadores Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian, Profa. Dra. Lidiane Maciel e Profa. Dra. Fabiana Felix do Amaral e Silva.
A pesquisa tem também como objetivo garantir a produção de conhecimento sobre o processo de dinâmicas socioespaciais de forma dialógica e dinâmica, entre docentes, pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral.
Busca-se como resultado produzir, de forma coletiva e comunitária, planos de desenvolvimento urbano econômico-social e cultural para bairros que venham sofrendo processos de vulnerabilidade e/ou que estejam sujeitos a processo de regularização fundiária e urbana. Nesse contexto, o projeto colabora para a rediscussão no âmbito das políticas urbanas locais e regionais atendendo uma demanda da sociedade, bem como a premissa da extensão pela Universidade, uma vez que a mediação junto à sociedade é protagonizada pelos acadêmicos voluntários.
O projeto é fruto do contexto que envolveu a participação e coordenação de parte dos professores proponentes na elaboração e a realização das Jornadas de Discussão Urbana, eventos que têm acontecido com o apoio e a participação da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e de lideranças de alguns dos movimentos populares da cidade.


Projeto de Extensão


Casa de Hóspedes


Projeto Rondon


Pós-Graduação - Inscreva-se!


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2019
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: Endodontia Contemporânea – Prof. Fernando dos Reis (PosGrau)

Local: Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: 14 horas

Inscrições Abertas

15 de fevereiro
Administração Hospitalar – Curso de Especialização (PosGrau)

Encontro com o Coordenador do Curso – Prof. Dr. Airton Viriato – Diretor do Grupo Técnico de Gerenciamento Hospitalar do Instituto de Infectologia Emílio Ribas

Local: Bloco 8 – Sala 16 – Campus Urbanova

Horário: 19h30

Informações: (12) 3947-1233

21 de fevereiro
Projeto Rondon – Palestra Instrutiva aos Inscritos

Local: Auditório da Faculdade de Direito – Campus Castejón

Horário: 13h30 às 17h30 (sábado)

Obs.: O não comparecimento implicará em eliminação do inscrito

23 de fevereiro
Aula Inaugural do Curso de Psicanálise com Dr. Diógenes Faustino

Linguagem e Psicose: O inconsciente como dialeto estrangeiro na experiência psicótica com Dr. Diógenes Faustino

Evento gratuito e aberto ao público em geral

Local: Auditório do Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: das 9h às 12h30

Pós-Graduação Lato Sensu da Univap (PosGrau)

9 de março
Observatório de Astronomia e Física Espacial – Retorno das Visitas

12 de março
27º Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

5 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VII SIMFAST – VII Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

15 a 17 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

20 a 24 de maio
XVII Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XV Semana da Saúde (FCS)

21 a 24 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1° de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Festa Junina (FEA)

14 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

25 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

22 a 26 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
56° Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor (Institucional)

15 de outubro
Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

21 a 23 de outubro
Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXIII INIC, XIX EPG, XIII INIC Jr. e IX INID


24 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
Cultura FCSAC

22 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

26 a 29 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral.

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Visitas Agendadas
A partir de março de 2019

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro