292ª Edição - Ano XI
De 1 a 18 de dezembro de 2018
         
 

Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias

Foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Centro Universitário de Brusque – Unifebe – Campus Santa Terezinha, na cidade de Brusque, em Santa Catarina, o XXV Encontro Nacional e a XX Assembleia Nacional do Fórum Integrado de Extensão (FOREXT), que em 2018 teve como temática principal “Marcos da Extensão: Perspectivas Transformadoras”.
O evento teve como objetivo: promover o diálogo sobre as práticas integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão nas IES; socializar as atividades desenvolvidas pelos Projetos e Programas de Extensão realizados pelas IES e integrar docentes que atuam na extensão nas Universidades.

Início dos Trabalhos
 
Os participantes do Fórum em Santa Catarina

Lançamento de livro, palestras e debates fizeram parte da programação, entre eles, “O Estado de Bem-Estar Social: Real ou Ilusão? Perspectivas Transformadoras para a Universidade”, palestra ministrada pelo Prof. Dr. Silvio Luiz de Almeida, tendo como mediador o Prof. Dr. Josué Adam Lazier; Mesa de Compartilhamento da Equipe Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE), tendo como mediadora a Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão da Univap; Debate sobre o Manifesto de Córdoba, tendo como primeiro tema: “Uma releitura do manifesto e a construção da cidadania”, pelo Prof. Dr. Josué Adam Lazier, e como segundo tema: “Perspectivas a partir da jornada de extensão do Mercosul”, pela Profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin, sendo mediadora a Profa. Dra. Rivana Cassiano Silva.
Sobre a Resolução da Curricularização da Extensão (CNE), um debate foi realizado com a participação do representante da Câmara Sul, Prof. Dr. Diego Pascoal Golle; representando a Câmara Sudeste, a Profa. Dra. Susana Mesquita Barbosa e pelas Câmaras Centro-Oeste e Norte-Nordeste, a Profa. Dra. Bernadete Maria Dalmolin.
Por ocasião do Fórum, também foi realizada a eleição da Coordenação Nacional para o próximo biênio (2018-2020), sendo eleita como Presidente a Pró-Reitora de Extensão da Univap, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais

Nicholas, Bruno e os professores Liu e Valdirene
 
A Univap esteve representada durante a realização do 23º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (23º CBECiMat 2018), realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).
Participaram do Congresso os docentes da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Profa. Mestra Caroline Paganucci dos Reis Malere, Prof. Dr. Liu Yao Cho, Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva e os alunos graduandos Bruno Ferraz Donati e Nicholas Eras Fonseca.
O Congresso foca todas as áreas relacionadas à Ciência e Engenharia de Materiais, contribuindo para o mais importante fórum nacional sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação na área. O evento também tem por objetivo aproximar a ciência acadêmica com o setor industrial.
Na ocasião, professores e alunos da FEAU/Univap apresentaram os seguintes trabalhos científicos: “Avaliação Eletromagnética da Blenda Polímero Condutor Epóxi/PPI e Blenda de Nanocompósitos de Polímero Condutor e Argila Caulinita Epóxi/PPI/Caulinita Aplicados Como Absorvedores de Radiação Eletromagnética (MARE)”; “Nanocompósitos Pliméricos de Nanotubos de Carbono Aplicados Como Material Absorvedor de Ondas Eletromagnéticas Medidos na Faixa de Frequência da Banda X e Banda K”; “The Chemical Deposition of Polypyrrole at a copper surface varying concentrations of acetylsalicylic acid in the reactive médium”; “Corrosion Protection of 1020 Steel by Poly (phenylenesulfide-phenyleneamine) (PPSA)”.

Alunos da Univap Participam do Estágio de Liderança Universitário Aeromóvel
Edição de 2018


Alunos de diversos cursos da Univap participaram das atividades do Projeto “Estágio de Liderança Universitário Aeromóvel” 2018, nos dias 10 e 11 de novembro, no 6º Batalhão de Infantaria Leve, em Caçapava.
O “Universitário Aeromóvel”, conforme é mais conhecido, é uma iniciativa da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro, sediada em Caçapava.

   

O estágio objetiva desenvolver o espírito de liderança, de grupo, vencer desafios, superar dificuldades e despertar no jovem, futuro formador de opinião, o patriotismo, além de receber noções sobre Defesa Nacional, visando integrar os universitários das Instituições de Ensino Superior (IES) participantes e os militares do Exército Brasileiro.
Participaram do “Universitário Aeromóvel 2018” quinze alunos da Univap e outros universitários da região.

   

A solenidade de abertura contou com a presença do General de Brigada Helder de Freitas Braga, Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), que ministrou uma palestra instrutiva aos universitários sobre o Exército Brasileiro, suas atuações em várias situações no Brasil e no exterior, bem como sobre as atividades que seriam desenvolvidas nos dois dias subsequentes do “Estágio”, e ainda sobre a importância da parceria entre as IES e o Exército.
As atividades desenvolvidas foram na pista de orientação: tiro com fuzil de ar-comprimido; execução da pista de obstáculos; utilização de equipamentos de identificação noturnos e remo-de-guerra, por quatro equipes: Azul, Amarela, Verde e Branca.

   

A representante oficial da Univap junto na edição 2018 foi a Profa. Dra. Nara Oliveira Yokoyama, docente da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo (FEAU).

Tarde Dançante
Desfile Fashion dos alunos da Faculdade da Terceira Idade


A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou no dia 19 de novembro, a partir das 14h, uma tarde dançante e um desfile fashion com a participação dos alunos.

Tarde Dançante
 
Desfile Fashion dos Alunos

As atividades estiveram sob a direção de Vanderlei Alvarenga e animação do DJ Alexandre.
O evento foi realizado num dos auditórios do Campus Castejón, onde a FTI está instalada. No encerramento, um lanche comunitário foi servido aos participantes.

Solidariedade e Empatia na Luta Antirracista

Alunas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap organizaram no dia 20 de novembro, no período da noite, um evento com a finalidade de celebrar o “Dia da Consciência Negra”.

Apresentação do Grupo de Maracatu
 
Bate papo entre os alunos sobre racismo
 
Roda de Conversa

As atividades tiveram início às 19h, com apresentação do Grupo de Maracatu – Icamiabas, em frente ao Bloco 1, e teve continuação com a Roda de Conversa sobre a temática: “O Que Podemos Fazer para Ajudar no Enfrentamento ao Racismo?”, realizada no Auditório do Bloco 5, com a participação da Psicóloga e Especialista em Sexualidade Humana, Márcia Eliane de Azevedo Lino e da PhD em Sociologia e Pesquisadora da Univap, Profa. Dra. Lidiane Maciel.

Vídeo Arte e Curtas
Usinaquatorze – Coletiva de Arte


 
A Univap recebeu entre os dias 20 e 22 de novembro, das 12h às 17h, a exposição “Expo 1806”, realizada pelo coletivo Usinaquatorze, na Galeria Ivonne Weis, Bloco 8, Campus Urbanova.
A exposição contou com os seguintes vídeos artes e curtas: Bocejo (André Yamamoto); Lágrimas do Artista (Élle de Bernardini); Mise en Scène (Isis Gasparini); Meio (Alexandre Veloso); A Onda – Festa na Pororoca (Cássio Tavernad); Seu Nego (Tatiana Baruel); Mwany (Nivaldo Vasconcelos) e Sombras de um Rio (Lou Spineli/Fernanda Brito).
A Expo 1806 foi a primeira exposição realizada pelo coletivo Usinaquatorze por meio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), lei de fomento à cultura de São José dos Campos. Mais de 50 artistas do município e do exterior participam do evento, que tem o objetivo de difundir a produção artística e refletir sobre a importância do papel da arte para o indivíduo e a sociedade.
O coletivo Usinaquatorze foi formado em 2014 por artistas de São José dos Campos e criado da necessidade de unir as várias linguagens artísticas. Os integrantes do coletivo na Expo 1806 são: Ana Maria Bomfin Pitiu, Ângela Barbour, Carlos Adissi, Cauê Rodrigues, Célia Barros, Danilo Ferrara, Denize Quinsler, Flávio Zabotto, João Manccini, Lindsay Ribeiro, Lou Spineli, Lucas Baumgratz Gonçalves, Marcela Puppio, Raquel Fayad e Walkiria Pompermayer.


IV Simpósio Paisagens Culturais: Novas Centralidades

De 20 a 23 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e a Universidade de Taubaté (Unitau), em colaboração com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e o Instituto Monteiro Lobato, organizaram na Univap (20 e 21) e na Unitau (22 e 23) o IV Simpósio Paisagens Culturais: Novas Centralidades.
O objetivo do evento foi abordar orientações para construir um plano de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana do Vale e Litoral Norte. “Novas Centralidades” é um termo que tenta dar conta dos novos polos de cultura em situação de patrimônio imaterial, reconhecer crenças, costumes, formas e modos de vida que não foram até agora contemplados pelos projetos oficiais de cultura.

A historiadora da Univap, Profa. Papali, faz a abertura do evento
 
Robson, Luciano, Solange, André Bazzanella e Fábio Bueno
 
Exposição História Ilustrada da Cultura Africana e sua Diáspora Brasileira

No dia 20, a abertura do evento na Univap contou com a presença de André Bazzanella, Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do Iphan. Todas as atividades foram realizadas no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, com apresentação de palestras, exposições, oficinas e mesa de debates.
As temáticas apresentadas no período da manhã (20) foram: O Trabalho das Congadas, por Fábio Bueno; Turismo de Memória Afro, por Solange Barbosa; Oralidade, Festas e Vivências de Pesquisa em São Luiz do Paraitinga, por Robson Alves dos Santos. Apresentação da Exposição História Ilustrada da Cultura Africana e Sua Diáspora Brasileira, por Rubens de Matos Pereira, Kabenguele Munanga e Clóvis Moura, do Instituto Monteiro Lobato de Taubaté.

Patrimônio Musical do Vale do Paraíba Paulista, Tiane, Fábio e Eduardo Rennó
 
Edilaine Pereira, Doris Bonini e Ana Carolina Rodrigues
 
Guataçara Monteiro

À tarde, uma mesa de debate sobre o patrimônio musical do Vale do Paraíba Paulista procurou valorizar as diferentes expressões musicais, de forma a promover a difusão do trabalho de pesquisa, produção e salvaguarda do referido patrimônio. Participaram do debate Eduardo Rennó, Tiane Tessaroto, Raquel Aranha e Fábio Bueno como mediador.
No dia 21, a abertura do Simpósio no período da manhã ficou por conta da pesquisadora e historiadora da Univap, Profa. Dra. Maria Aparecida Papali e em seguida a apresentação das temáticas: Cine Santana e Educação Patrimonial, por Edilaine Pereira; Reza do Dia 25 de Março no Bairro Tataúba em Caçapava, por Ana Carolina Rodrigues; Movimento e Vivências de Danças Circulares no Vale do Paraíba, por Guataçara Monteiro; Exposição Fotográfica - Acervo de Capelas de Santa Cruz, por Doris Bonini; Oficina “Saberes e Fazeres do Barro” e Exposição de Presépios, por Tina Lemos.

Exposição de presépios por Tina Lemos
 
Oficina “Saberes e Fazeres do Barro”
 
Encerramento do Simpósio na Univap

No encerramento das atividades na Univap, no período da noite, foi realizada a Mesa Redonda: Saberes e Fazeres Como Patrimônio Imaterial – A Arte dos Mestres Ceramistas do Vale do Paraíba, com a participação de Lani Goeldi e Eduardo Leisan (Saberes e Fazeres dos Mestres Paneleiros de Taubaté); Geraldo Magela Borbagato (Mestre Figureiro de Jacareí e Pesquisador das Paulistinhas); Cida Ivanov (Arte Educadora – Mestre Paneleira de São Sebastião); Carlo Cury (Membro do Grupo Ubuntu – “Eu Sou Porque Nós Somos”, de Artistas e Ceramistas de Caraguatatuba, entre outras atividades); Fátima Aparecida dos Santos - Figureira (O Ciclo de Natal no Núcleo Familiar de Lili Figureira e no Coletivo Santo de Casa – Figureiros de São José).
As discussões do IV Simpósio Paisagens Culturais: Novas Centralidades tiveram continuidade nos dias 22 e 23, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Unitau, com a realização de palestras, apresentação do Grupo de Fotografia do Curso de Arquitetura e Urbanismo e de Rodas de Conversas.

Visita dos Escoteiros de Cruzeiro ao Observatório de Astronomia

O 418º Grupo de Escoteiros Amantikir, do município de Cruzeiro/SP, na faixa etária entre 7 e 11 anos, visitou no dia 21 de novembro, a partir das 17 horas, as instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap.
No Observatório, o grupo foi recebido pelos astrônomos, professores e pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Irapuan Rodrigues, Prof. Dr. Francisco Carlos R. Fernandes e Prof. Dr. Alexandre Soares de Oliveira.
Os pesquisadores da Universidade explicaram alguns temas, entre eles, a chuva de meteoros, eclipses, passagens de cometas e outros.

A chegada dos Escoteiros e orientadores ao Observatório
 
Registro da visita na Recepção do Observatório
 
A Órbita dos Planetas - Experimento

O principal instrumento do Observatório é um telescópio de 30 cm de diâmetro, totalmente automatizado, montado em uma cúpula no alto prédio. Além dele, há outros telescópios ópticos portáteis. Ao lado do prédio, um conjunto de antenas monitora o céu 24 horas por dia para detectar a influência do Sol na alta atmosfera. A infraestrutura do Observatório também conta com um amplo hall de exposições e um auditório moderno com capacidade para 50 pessoas.
O Observatório foi inaugurado no dia 14 de outubro de 2011. A equipe do Observatório é formada por pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, com grande experiência em pesquisa, extensão e divulgação científica.

Encontro de Alunos com o Reitor
Meeting Univap


Com objetivo de aproximar alunos e funcionários à Reitoria da Univap e por iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, um encontro de alunos com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, foi realizado no dia 23 de novembro, a partir das 16 horas.

Café da tarde na Reitoria
 
Visita às instalações da TV Universitária

Participaram desse encontro, além dos alunos, Pró-Reitores e Diretores de algumas Faculdades. Após um breve bate-papo, os alunos foram convidados a conhecer as instalações da TV Univap.
Esses encontros com o Reitor são programados no decorrer do ano, conforme disponibilidade da agenda da Reitoria, possibilitando que as pessoas conheçam as diversas instalações da Universidade.

VI Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica da Univap realizou no dia 24 de novembro, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova, o VI Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica.
Participaram como palestrantes Robson Massi, Matheus Vieira, Felipe Fagundes e Bruno Prianti.

Prof. Esp. Robson, Prof. Me. Bruno (coordenador) e Prof. Me. Matheus
 
Prof. Me. Matheus

O Curso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica com Ênfase na Biomecânica do Movimento Humano tem como meta oferecer conhecimento específico e aprofundado na área de ortopedia e traumatologia, com grande conteúdo prático e apresentando técnicas baseadas em evidências científicas e recursos tecnológicos avançados. A ideia é preparar fisioterapeutas para atuar nas diversas modalidades da reabilitação. O curso com aulas quinzenais é oferecido no Campus Urbanova, às sextas-feiras (18h30 às 22h) e aos sábados (9h às 17h), totalizando 432 horas/aula (18 meses).

Prof. Me. Felipe Fagundes
 
Prof. Bruno Prianti

São integrantes do corpo docente professores altamente qualificados, que agregam formação acadêmica com atualizadas linhas de pesquisa à grande experiência clínica nas mais diversas áreas relacionadas, entre elas, o desporto, a traumatologia e a terapia manual.
A Univap concederá 20% de desconto na mensalidade (exceto matrícula) para ex-alunos que concluíram a graduação na Univap e desconto especial para grupos de funcionários de uma mesma empresa.

Informações pelos telefones: (12) 3947-1233 ou 3949-2292
E-mail: latosensu@univap.br

Formatura dos Alunos da FTI

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realizou, no dia 27 de novembro, a solenidade de formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac). A cerimônia teve início às 19 horas, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.

Apresentação do Coral
 
Professores e palestrantes compõem a mesa
 
A Profa. Débora Guedes, Coordenadora da FTI, na entrega dos certificados

A abertura da solenidade contou com a apresentação do Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro Márcio Antônio Faria.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos.

Lançamentos dos Livros da Funcionária Ana Maria Pontes

A Univap organizou no dia 27 de novembro, a partir das 19h, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), os lançamentos dos livros de autoria da funcionária Ana Maria Pontes, que atua na secretaria da área de Educação Continuada da Univap, responsável pelos Cursos de Especialização, Extensão e Atualização (PosGrau).
Prestigiaram os lançamentos o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a equipe da secretaria, alunos da Educação Continuada, familiares, convidados e funcionários da FVE/Univap.

A família marca presença e celebra o evento
 
Parte da equipe da Educação Continuada e amigos
 
Ana Pontes autografa livros para o funcionário Sidney Queiroz

A autora dos livros “A vida do idoso: dos direitos à inclusão social” e “Eu, você e a poesia” nasceu em São José dos Campos, é uma pessoa hoje com 68 anos de idade, extremamente ativa e batalhadora.
Na obra “A vida do idoso: dos direitos à inclusão social”, Ana Pontes teve por objetivo investigar como o idoso se vê diante do comportamento de crianças, jovens e adultos no próprio lar e na sociedade. Ficou claro que a visão negativa que a sociedade tem em relação às pessoas com idade avançada está mais ligada à falta de informação e conhecimento, criando mitos e preconceitos, mesmo sabendo que essa classe não ficou alheia às mudanças socioeconômicas e tecnológicas nas últimas décadas.
Já o livro “Eu, você e a poesia” reúne pensamentos por intermédio da poesia e da prosa em perfeita harmonia, transformando os sentimentos mais profundos em arte. A autora traduz em suas estrofes um humor inteligente, feminilidade interessante e sutil. É uma descoberta a cada página e uma adorável possibilidade de reflexão.

Para adquirir exemplares e saber mais sobre as obras entre em contato com a autora por intermédio do e-mail: ampontes@gmail.com

12ª ExpoComArte
Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso


Os alunos concluintes nos cursos de Design de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gastronomia apresentaram, entre os dias 27 e 29 de novembro, das 19h às 22h40, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em uma exposição aberta ao público no Salão de Festas da Capela Universitária, no Campus Urbanova.

Vista parcial do Salão de Festas da Capela
 
Aluna explica seu trabalho

Os trabalhos apresentados tiveram como produto final grandes reportagens (impressa e audiovisual), fotojornalismo, livros, campanhas publicitárias, documentários, curtas-metragens, plano de negócios, desenvolvimento de marcas e de gastronomia.
Diferente das bancas tradicionais, essa forma de apresentação foi adotada pela Universidade com o objetivo de trazer a público o desenvolvimento prático nessas áreas do conhecimento.

Trabalhos de Design de Moda
 
Atenção redobrada ao assistir aos documentários

Durante os três dias de apresentação, os trabalhos foram avaliados por professores da Universidade e também por profissionais do mercado regional de emissoras de televisão, de rádio, produtoras, assessorias de imprensa, publicitários, empresários de comunicação e renomados gastrônomos.

Foguete Acadêmico Projetado na Universidade
Trabalho de Equipe dos Alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço


Os alunos do último período semestral (5º ano) do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, como projeto final da disciplina “Veículos Lançadores”, ministrada pelo Prof. Mestre Silas C. de Matos, lançaram, em 30 de novembro, o Foguete Acadêmico VLO-1 (Veículo Lançador de Ovos-1).

   

A missão tinha por objetivo levar um corpo frágil, no caso desse experimento um ovo, junto ao foguete até a altura de 100 metros e recuperá-lo intacto após o voo. Para que isso fosse possível, foi desenvolvida em impressora 3D uma ogiva capaz de servir como compartimento de carga útil e célula de sobrevivência. O sistema de recuperação por paraquedas possibilitou a aterrissagem da ogiva de volta ao solo de forma segura e evitar impactos com o solo.
Os alunos trabalharam durante três meses no projeto e na execução de testes. O trabalho executado em equipe foi dividido entre aerodinâmica, base de lançamento e propulsão, no entanto, todos os alunos participaram do desenvolvimento geral do projeto, podendo aprender na prática como é o processo de desenvolvimento de um foguete de sondagem.
De acordo com o professor da disciplina, Silas Matos, o ovo simula um corpo frágil, em analogia a um satélite ou experimento embarcado que possa ser levado ao espaço em um foguete. O voo foi um sucesso e após atingir o apogeu a ogiva foi ejetada e o paraquedas trouxe a carga útil de volta ao solo, com o ovo intacto.

   

Fizeram parte da equipe os seguintes alunos: Ana Carolina de Souza Romão, Mateus Santos de Paula Vieira (Aerodinâmica e Estabilidade de Voo); Bruno Marques Carvalho, Lucas Carnasciali Cavicchiolo (Base de Lançamento e Sistema de Ignição); Ana Beatriz Coutinho Trigueiro, Renan Pintor Marin (Carga Útil e Célula de Sobrevivência); Felipe Vieira Franciscani, Gabriela de Sousa Félix Neves (Estruturas); Lucas Tiago de Souza, Mateus Santos de Paula Vieira (Sistema Propulsivo); Fernanda Amâncio Cristina Renó, Leo Sperândio Dias Gonçalves (Sistema de Recuperação).

Fonte: Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço/FEAU

Roda de Conversa Sobre a Temática: Encontros e Desencontros
O que faz um laço?


A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise: Teoria e Técnica promoveu no dia 1º de dezembro, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, uma roda de conversa com a presença de diversos profissionais da área para discutirem sobre o tema: “Encontros e Desencontros: o que faz um laço?”.

Profa. Marcella, Dr. Lauro e Dra. Soraya
 
Autógrafo do livro “A Fantasia em Psicanálise: Teoria e Prática Clínica”
 
Comentários sobre o filme “Intocáveis”

A programação contou com a presença dos palestrantes Dr. Lauro Take Veloso e Dra. Soraya Souza, que falaram sobre “Amizade: laço constitutivo da vida e sociedade”. Na mesma data, foi organizado o lançamento do livro da Profa. Mestra Marcella Pereira de Oliveira, intitulado: “A Fantasia em Psicanálise: Teoria e Prática Clínica”, publicado pela Zagodoni Editora.
Para comentar o Filme: “Intocáveis”, que narra a história de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que após sofrer um grave acidente fica tetraplégico, a coordenadoria do Curso convidou Fernando Banzi (fotógrafo), Flora Braga (cineasta) e Marcella Arnuf (cineasta). O filme mostra que precisando de um assistente, Philippe decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. A amizade entre os dois se estabelece e cada um conhece melhor o mundo do outro.
Nessa produção francesa, a forma bem humorada e bastante desembaraçada que os cineastas e roteiristas Olivier Nakache e Eric Toledano encontraram para contar sua história fizeram do filme fenômeno de público em seu país de origem e no mundo todo.

Vestibular
2 de dezembro


A Univap realizou, dia 2 de dezembro de 2018 (domingo), no Campus Urbanova, o Vestibular 2019, sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Graduação.

   

Os candidatos chegaram com uma hora de antecedência para realização da prova, que foi aplicada nas salas de aulas dos Blocos 6, 7 e 9, com início às 9h e encerramento às 13h.


Visita Técnica ao Laboratório de Anatomia da Univap

Entender a funcionalidade das diversas partes do corpo humano
 
Alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) visitaram, dia 4 de dezembro, as instalações do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco 7), no Campus Urbanova.
A visita teve por finalidade conhecer e entender os sistemas do corpo humano, por intermédio de peças sintéticas e naturais, cujas orientações foram dadas pelo Técnico do Laboratório, Marcos Vinicius Domiciano.

3ª Turma Conclui o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
Pós-Graduação Lato Sensu


 
Alunos integrantes da terceira turma do Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecido na Pós-Graduação Lato Sensu (PosGrau) da Univap, concluíram o referido Curso no dia 4 de dezembro de 2018.
Sob a Coordenação Geral do Prof. Especializado Anselmo Galo e Coordenação Técnica da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, o Curso objetiva munir o estudante com conhecimentos atualizados e avançados, necessários à sua formação, capacitando-o ao exercício profissional como Engenheiro de Segurança do Trabalho por intermédio de uma abordagem multidisciplinar e holística.
Participaram da referida Especialização os funcionários do Setor de Projetos da FVE, a Engenheira Ambiental e Sanitarista Aline Aparecida Dias dos Santos, os Arquitetos e Urbanistas Claudilene Ribeiro Simões e Stephen Goulart Chimetti e o Engenheiro Civil Tércio Ueda Yaokiti, além de profissionais de diversas outras empresas da região.
O objetivo do Curso oferecido na Univap é proporcionar aos estudantes um aprimoramento de sua formação, preparando-os para exercer funções relativas à área de segurança do trabalho envolvendo: Desenvolver estudos, planejar e gerenciar programas de segurança do trabalho; Participar de equipes multidisciplinares na gestão e controle dos riscos envolvendo pessoas e patrimônio; Atuar como interlocutor, interagindo com consultores externos, organismos de controle e fiscalização, bem como outros atores envolvidos no processo de gestão de segurança do trabalho organizacional.
Este curso é direcionado aos profissionais de nível superior com registro de habilitação emitido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
Com a duração de 20 meses, as aulas são oferecidas no Campus Urbanova, todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, totalizando 750 horas/aula.
A Univap concederá 20% de desconto na mensalidade (exceto matrícula) para ex-alunos que concluíram a graduação na Universidade e desconto especial para grupos de funcionários de uma mesma empresa.

Informações: (12) 3949-2292 – 3947-1233
E-mail: latosensu@univap.br

II Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia

A Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni e os alunos de Graduação Agnes Cecheto Trindade (Química/Bacharelado da Faculdade de Educação e Artes) e Pedro Augusto Rodrigues Ribeiro de Castro (Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) participaram do II Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia, realizado na Universidade Federal do ABC, interior de São Paulo, nos dias 6 e 7 de dezembro.
Trata-se de um evento científico que agrega várias e importantes áreas do conhecimento, tendo em vista o valor estratégico da nanotecnologia para pesquisa, desenvolvimento e inovação, tanto no Brasil quanto em diversos outros países.

Os alunos Pedro e Agnes
 
A Profa. Dra. Andreza Simioni

Esse evento desponta no cenário nacional reunindo destacados pesquisadores de notáveis instituições, oferecendo aos participantes a oportunidade de conhecer os principais avanços e aplicações da pesquisa nanobiotecnológica.
O Simpósio conta com a participação de estudantes tanto da graduação quanto da pós-graduação professores, pesquisadores, empreendedores do setor público e privado, de diferentes áreas, entre elas, a biologia, biomedicina, engenharias, ciência dos materiais, física, química, meio ambiente, regulação e outros. O grupo da Univap apresentou trabalho na área de nanomaterias, ligados ao Projeto Universal aprovado pela docente da Univap junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


V Campeonato de Robótica
ROBOCODE


A Coordenadora Profa. Dra. Virgínia Klausner de Oliveira, do Curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), com auxílio do Prof. Me. Prof. Alessandro Corrêa Mendes e da Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos, organizou o V Campeonato de Robótica – ROBOCODE, patrocinado pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE).

Vista parcial do local de realização do Campeonato
 
Axiom
 
The Friends

Aberto a todos os alunos dos cursos de engenharias da FEAU/Univap, o evento foi realizado no dia 7 de dezembro, no Bloco 10, no Campus Urbanova.
O V Campeonato de Robótica teve como objetivo desenvolver nos alunos a habilidade de raciocínio lógico, uma vez que o ROBOCODE é um jogo em que o objetivo é programar um robô virtual em Java para lutar com outros robôs em uma arena virtual. Isso exige a implementação de classes e objetos que irão definir a inteligência artificial por trás da estratégia de batalha de cada robô, além de favorecer a experiência de se fazer um trabalho em grupo, agregando conhecimentos na sua formação acadêmica.

The Losers
 
Eng Tops
 
AgaINstAllOdds

Participaram do V Campeonato de Robótica as equipes: Axiom (Guilherme Dias Aranha, Guilherme Latocheski Santos, Jessé Correia Lins, e Gustavo Bailon); The Friends (Ana Júlia Santos Oliveira, Milena Gomes Ribeiro da Silva, Júlia Abi Thomas, e Larissa de Souza Moraes); AGaINstAllOdds (André Rossi Korol, Gabriel Teles de Proença, Nicholas Eras Fonseca, e Fernanda Reis Moraes); The Losers (Marina Vedelago Cezarini, Leonardo Vigné Ribeiro da Silva, Mateus de Oliveira Arcanjo, e Gabriel Muniz de Almeida); Eng Tops (Isabelle Cristine Pellegrini Lamin, Nathalia Silva, Felipe Soares Barbosa, e Breno Pires) e Equipe Thainara (Carolina Geovanna Quirino, e Thainara Pereira dos Santos).

Projeto Dente de Leão
Rizoma


Os alunos do 6º período semestral do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap apresentaram, dia 7 de dezembro, suas obras de arte desenvolvidas sobre a temática “Rizoma”.

Alunos e professoras do Curso
 
Vista parcial da exposição

As obras integrantes do Projeto Dente de Leão foram expostas na Galeria Ivonne Weis, no Bloco 8, do Campus Urbanova e aberta à visitação pública. Trata-se de um projeto de arte colaborativa, desenvolvido no Curso da Univap.

Ex-Aluno do Curso de Ciências Biológicas Destaca-se em Pesquisas Genéticas

 
O Prof. Dr. Adolfo José da Mota, 40 anos, ex-aluno do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), graduado em 2005, e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado em Ciências Biológicas) junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap (concluído em 2007), atualmente é pesquisador e professor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Concluiu o Doutorado no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e desde 2015 é membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
De acordo com o pesquisador, fazia acompanhamento com Endocrinologista desde 1997, por apresentar hiperglicemia, mas sem desenvolver diabetes. Depois de analisar o próprio DNA, descobriu que tanto ele quanto as filhas carregam uma mutação genética responsável por um subtipo de diabetes mellitus.
Em entrevista ao Informativo Diálogo, ele conta um pouco mais da sua experiência e por que decidiu seguir a linha de pesquisa em genética humana.
“Em 2009, minha primeira filha apresentou os mesmos sintomas que eu e por conta do histórico familiar, a médica suspeitou de um grupo, até então novo, de diabetes, conhecido hoje como terceiro grupo de diabetes. Como o laboratório onde eu desenvolvia minha Tese de Doutorado na USP tinha todas as condições, resolvi investigar se era portador de alguma mutação. E de fato encontrei a mutação em mim e nas minhas duas filhas. Publicamos esse estudo em 2012, antes de ir para a Universidade Federal do Amazonas. Cheguei a Manaus em janeiro de 2013, passei em um processo seletivo para professor visitante e em outubro do ano seguinte prestei outro concurso e fui selecionado para o cargo de professor efetivo. Como o programa de Pós-Graduação ao qual sou vinculado tem a linha de Biotecnologia voltada para a área da saúde e a demanda por linhas de pesquisa nessa área é grande, resolvi seguir adiante com a Genética Humana”.
Trabalhando há seis anos na Ufam, o Prof. Dr. Mota está aos poucos conseguindo montar o laboratório que hoje já conta com uma infraestrutura razoável e é financiado por projetos que coordena ou participa como colaborador. O laboratório é capaz de produzir testes para o diagnóstico de doenças moleculares a preços acessíveis na própria universidade. A proposta, orçada em R$ 1 milhão, conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Fontes: Pint of Science/ 2018 e Revista de Pesquisa da Fapesp

Faculdade da Terceira Idade
Cantata de Natal e Exposição Fotográfica Encerram o Ano Letivo


A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap, com a finalidade de encerrar as atividades do ano letivo de 2018, organizou no dia 14 de dezembro, a partir das 19h, na Capela Nossa Senhora do Amor (Capela Universitária/Ecumênica), no Campus Urbanova, uma Exposição Fotográfica de Wilton Esteves e a Cantata de Natal.

Exposição de Wilton Esteves
 
O Autor das Fotos em Exposição
 
Vista parcial do público presente

Participaram da Cantata os seguintes corais: Coral Fórum Trabalhista de São José dos Campos (Regente Márcio Faria); SESC – Oficina Experimentações Vocais (Regente Rafael Braga); Coral Tesouro Vocales (Regente Gérson Zóh); Coral ADCCTA (Regente Rafael Braga); Coro IPSat e Coro InCanto (Regente Sidney Bento) e Coral Viva Voz – FTI Univap (Regente Márcio Faria).

Coral Fórum Trabalhista
 
Sesc – Oficina Experimentações Vocais
 
Coral Tesouro Vocales

O ingresso para participar do evento foi a doação de brinquedos entregues no final do evento ao Éden Lar, uma instituição cristã evangélica filantrópica, educacional de assistência e desenvolvimento social às crianças de família de baixa renda.

Coral ADCCTA
 
Coro IPSat e Coro InCanto
 
Coral Viva Voz – FTI Univap

Natal Solidário em Prol de Idosos

Funcionários do Sistema FVE de Educação (Universidade do Vale do Paraíba, Parque Tecnológico Univap e Colégios Univap) colaboraram com o Natal Solidário em prol do Lar dos Idosos do Hospital Pio XII.
Foram arrecadadas cerca 540 fraldas e entregues à Instituição no início do mês de dezembro.
 

Festa de Natal aos Pacientes e Acompanhantes no CPS/FCS

 
Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para encerrar as atividades do ano de 2018, organizaram, dia 14 de dezembro, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS – Bloco 7), no Campus Urbanova, uma festa de Natal para os acompanhantes e pacientes que estão em atendimento no CPS, nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Além dos quitutes servidos, os pacientes receberam presentes doados por alunos, professores e funcionários da FCS.

Almoço de Confraternização da FVE

Colaboradores do Sistema FVE de Ensino (Colégios Univap, Universidade do Vale do Paraíba e Parque Tecnológico Univap) estiveram reunidos no dia 17 de dezembro, num almoço de confraternização oferecido no Salão de Festas da Capela Nossa Senhora do Amor (Espaço Ecumênico da Universidade), no Campus Urbanova.

A palavra com que a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) encerra este final de ano é GRATIDÃO!

GRATIDÃO pelo esforço de cada pessoa que executa suas funções com primazia em cada um dos setores da FVE e de suas mantidas: O Parque Tecnológico, Colégios e a Universidade.

O comprometimento e esforço de cada funcionário tem como resultado a efetivação da Instituição que voltou a ser respeitada fora e dentro do ambiente acadêmico.

GRATIDÃO!

Que em 2019 estejamos juntos novamente celebrando cada vez mais conquistas positivas como em 2018.

Um ótimo 2019 a todos vocês!

A comissão organizadora do evento também contou com o apoio da equipe do Curso Tecnológico em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).
Além do trio musical que alegrou o ambiente, vários prêmios foram sorteados entre os funcionários e estagiários, deixando muita gente feliz no último dia de trabalho do ano de 2018.


Processo Seletivo - Mestrado e Doutorado


Pós-Graduação - Inscreva-se!