291ª Edição Especial - Ano XI
Novembro/2018
         
 

4ª Edição do Open Campus Univap

No dia 9 de novembro (sexta-feira), das 13h às 17h, a Univap abriu as portas e realizou a 4ª Edição do Open Campus. Este ano, o evento foi direcionado exclusivamente aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio/Técnico de Escolas Públicas e Particulares.

   

Participaram das atividades cerca de 300 alunos, acompanhados por professores e auxiliares que vieram em vans ou ônibus fretados das Escolas Estaduais Prof. Nelson Nascimento Monteiro, Major Aviador José Mariotto Ferreira, Estevam Ferri, Profa. Maria Dolores Veríssimo Madureira e Deputado Benedito Matarazzo. Estiveram também presentes alguns estudantes que vieram com condução própria ou individualmente. Participaram das atividades alunos dos Colégios Univap – Unidades: Centro, Aquarius de São José dos Campos e Villa Branca de Jacareí, cursinhos, colégios particulares e outras escolas estaduais.

   

O objetivo do Open Campus foi dar oportunidade para que os estudantes pudessem conhecer a infraestrutura que a Univap tem e facilitar a escolha da futura profissão.

   

Numa jornada interativa e descontraída, a programação envolveu a realização de orientação vocacional, oficinas práticas e visitação aos laboratórios das Faculdades nas diversas áreas do conhecimento.

   

Para participar os estudantes tiveram que efetivar a inscrição no site do Open Campus, escolhendo duas áreas de interesse, sendo que as atividades tiveram em média a duração de 30 a 60 minutos.

   

A Universidade possui a Faculdade de Ciências da Saúde - FCS (Cursos de: Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e o Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar); a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação - FCSAC (Cursos de: Administração, Ciências Contábeis, Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e o Superior de Tecnologia em Gastronomia); a Faculdade de Direito - FD (Curso de: Direito); a Faculdade de Educação e Artes – FEA (Cursos de: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Pedagogia, Psicologia, Química e o Superior de Tecnologia em Artes e Mídias Digitais) e a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo – FEAU (Cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Química).

   

Todas as atividades foram realizadas nas dependências e laboratórios das Faculdades selecionadas pelos alunos, assim distribuídas:

Área do Conhecimento Local
Ciências Biológicas CEN (Centro de Estudos da Natureza)
Engenharias, Arquitetura e Urbanismo Bloco 10
Saúde Bloco 7
Gastronomia Bloco 9
Direito Bloco 8
Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação Bloco 2
Educação e Artes Bloco 3


   

Os custos com o transporte dos estudantes participantes ficaram sob a responsabilidade de cada Escola/Colégio, uma vez que as atividades oferecidas na Universidade foram gratuitas.

   

A Universidade também disponibilizou dentro do Campus, 2 (dois) micro-ônibus circulares para o transporte interno gratuito dos estudantes, entre uma atividade e outra e entre prédios e blocos diferentes.

   

Ao final das atividades do dia, os estudantes e professores receberam uma sacola contendo informações sobre os Cursos de Graduação das Faculdades e o Vestibular 2019 e ganharam pipoca distribuída num copo de acrílico.

   

A pipoca foi introduzida como parte da Campanha do Vestibular pela equipe do Setor de Marketing porque ela traz muitos significados: além de ser transformadora pela mudança de sua forma (do milho para pipoca), é um alimento que une as pessoas e faz com que compartilhem momentos, capaz, inclusive, de transformar o ambiente. Seu significado tem de fato uma conexão com a mensagem da Campanha do Vestibular/2019, cujo propósito é espalhar mudanças e deixar um legado. A mensagem trabalhada para a divulgação da Campanha do Vestibular 2019 tem como slogan “Espalhe Mudanças. Comece aqui.”. O texto completo partiu do seguinte pressuposto: “Nós queremos encorajar as pessoas a serem protagonistas das mudanças em nosso tempo. Que essas mudanças transcendam o individualismo e atinjam o coletivo, inspirem um ciclo de cooperação e solidariedade. O verdadeiro desafio é entender que quando contribuímos com o outro, encontramos a nós mesmos”.