290ª Edição - Ano XI
De 26 de outubro a 8 de novembro de 2018
         
 

Melhorias nos Campi Castejón e Urbanova da Univap

Com a finalidade de melhor atender os alunos da Universidade, a administração da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, tem realizado no Campus Castejón e no Campus Urbanova uma série de melhorias.
No Campus Castejón, foi aprovada a troca das cortinas no Auditório Prof. Dr. Theóphilo A. S. Cavalcanti Filho; a adequação do Sistema WiFi e troca de equipamentos; mudança do Núcleo de Prática Jurídica do Jardim Aquarius para o Campus Castejón, onde está instalada a Faculdade de Direito, entre outros serviços. Já no Campus Urbanova, foram substituídas mais de 13 mil lâmpadas convencionais por LED, que são mais econômicas, eficientes e sustentáveis, em toda iluminação externa (avenidas) e interna (Blocos/Prédios). A ação foi realizada por intermédio de projeto contemplado no Programa de Eficiência Energética – PEE - da EDP, distribuidora de energia da região; aumento do número de vagas em estacionamentos para pessoas com necessidades especiais, idosos e gestantes; no Setor de Relacionamento com Alunos, a implantação de um sistema para controle de atendimento, dando prioridade à identificação preferencial, entre outras melhorias.

   

A iniciativa da Instituição fez com que a aluna Laíri Aguiar, do 2º período semestral (1º ano) do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), escrevesse um depoimento sobre a impressão que teve sobre algumas melhorias pontuais. Laíri foi diagnosticada com Osteosarcoma (tumor ósseo no fêmur) aos 16 anos e depois de oito anos de luta precisou amputar a perna direita. No passado também foi aluna do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e por causa do problema que teve, não conseguia mais visitar obras, por isso, trancou a matrícula. Hoje, aos 24 anos, ela está em plena atividade e cursando Psicologia, sendo um exemplo de perseverança, garra e amor à vida. Veja o depoimento dela:


Eu não quero agradecer porque realmente acredito que é obrigação de qualquer instituição, seja pública ou privada, fornecer acessibilidade para os deficientes. Mas desde que me tornei uma pessoa com necessidades especiais, a Univap se dispôs e fez de tudo para me reincluir, acolher e atender minhas necessidades da melhor maneira possível. Antes havia somente duas vagas para gestante no meu Bloco (3), agora tem para deficientes e idosos também. Sabendo que teria sido muito mais fácil e daria menos gastos fazer apenas uma vaga, a administração foi além, por isso quero dizer aqui que tenho muito orgulho de ser aluna da Univap!

Laíri Aguiar, Curso de Psicologia/FEA

Fontes: FVE e EDP

Estágio na Embraer
Alunos do Curso de Serviço Social Selecionados


Os alunos Guilherme Medeiros Aulísio e Fernanda Cordeiro de Araújo (fotos), do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foram contratados dia 8 de agosto de 2018 como estagiários na Embraer, pelo período de dois anos.
Além dos alunos da Univap, participaram do processo de seleção estudantes de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do Paraíba.

 

Revolucionando a tecnologia brasileira, a Embraer foi criada em 1969, com apoio do governo nacional. Começaram a escrever a história com o Bandeirante, um avião turbo propulsor, destinado ao uso civil e militar dual, com capacidade para transportar de 15 a 21 passageiros. Dele, muitos outros projetos foram sonhados e desenvolvidos. Mais de 40 anos se passaram e a empresa continua a mostrar que estão sempre dispostos a enfrentar desafios, missões e entregas com a mesma energia dos primeiros dias.

Science Fair 2018

 
O Centro de Estudos da Natureza (CEN) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participou dia 29 de setembro da Science Fair 2018 com a exposição sobre Fauna Diversity, organizada pela Esfera Escola Internacional de São José dos Campos. Na ocasião do evento, a Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, a Profa. Dra. Karla Lopes e o Estagiário Lucas Liesak, expuseram parte do material desenvolvido no CEN.
A Science Fair tem por objetivo estimular a curiosidade e interesse dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pela área da ciência e da tecnologia, proporcionando oportunidades para que desenvolvam habilidades de pesquisa científica em diversos níveis, adquirindo assim novos conhecimentos, de forma contextualizada e significativa.

Programa de Estágio Embraer

 
Alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap receberam, dia 8 de outubro, a visita do representante da Embraer, Thiago Martins, para explicar o funcionamento do Programa de Estágio Embraer.
O Programa terá início em 2019 e serão disponibilizadas vagas nas áreas: “Corporativo e Administrativo”; “Engenharia”; “Operações e Tecnologia”.
Participaram da apresentação do Programa os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Design de Moda, Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV.
Nesta palestra, Thiago apresentou as áreas, quais as etapas do processo de seleção, da forma como cada uma acontece e esclareceu dúvidas dos alunos. Hoje a Embraer tem disponível cerca de 200 vagas de estágio e a grande maioria é para a região do Vale do Paraíba, especificamente, o município de São José dos Campos.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete, já é a segunda vez que o Recursos Humanos da Embraer procura a direção da Faculdade para divulgar o processo de seleção de estágio. Em 2016, a dinâmica de grupo realizada no prédio da Faculdade no Campus Urbanova selecionou o total de 5 alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo.
No site da Embraer https://embraer.com/br/pt/programas a apresentação do programa está escrita da seguinte forma: “Não é possível pensar no futuro sem pensar nas pessoas que estarão por aqui construindo a estrada até lá. Por isso, cada jovem talentoso que surge nas universidades do Brasil é observado com cuidado e avaliado para que um dia possa estar com a gente, fazendo da Embraer uma empresa ainda maior e mais importante. Para que esses talentos sejam desenvolvidos e entendam nosso jeito de trabalhar, criamos o Programa de Estágio Embraer, que capacita jovens universitários a partir de projetos desafiadores, ações de desenvolvimento e aprendizados com os nossos líderes”.

Fontes: FCSAC/Embraer

V Jornada Científica do IFSP - Campus São José dos Campos
Apresentação de Trabalhos dos Alunos de Iniciação Científica da Univap


Os alunos Guilherme Jayme Allan Pimentel (8º Período Semestral) do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, André Rossi Korol (2º Período Semestral) e Humberto Gimenes Macedo (10º Período Semestral), ambos do Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, participaram da V Jornada Científica e Seminário de Projetos e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizados dias 17 e 18 de outubro de 2018, no Campus de São José dos Campos.
O evento fez parte das atividades da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

 

Por ocasião da Jornada Científica, os alunos da FEAU/Univap apresentaram os seguintes trabalhos de Iniciação Científica:
"Comparação dos registros de meteoros South Delta Aquariids (SDA) pelas Estações EXOSS da Univap em 2017 e 2018", de autoria do aluno Guilherme Pimentel, sob a orientação do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho e em coautoria com a aluna Rita de Cássia Alves da Silva e Prof. Dr. Lucas Antonio Caritá, ambos do IFSP-SJC; "Análise de emissões solares métricas com lenta taxa de deriva em frequência associadas à evaporação cromosférica", de autoria de André Korol, sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes; "Análise wavelet na caracterização de periodicidades em séries temporais de tempestades de ruído solares", de autoria do aluno Humberto Macedo, foi apresentado pelo orientador Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, tendo em vista que o aluno atualmente está na Universidade do Porto, em Portugal, beneficiado com Bolsa de Estudo pelo Programa Santander Ibero-Americanas, que mantém parceria com a Univap. O referido aluno também já foi bolsista de Iniciação Científica pela Fapesp (2015-2017) e pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Univap (2017-2018).
Os trabalhos apresentados no evento são resultados dos projetos desenvolvidos junto ao Centro Latino-Americano de Estudos Solares Terrestres (CELESTE), por intermédio de um grupo de pesquisadores do CNPq; do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap ou ligados ao Projeto EXOSS Citizen Science, do qual a Universidade participa desde 2017.

Seminários em Física e Astronomia

Em continuidade aos seminários em Física e Astronomia do Programa de Mestrado e Doutorado da Univap, as coordenadorias convidaram renomados profissionais da área para ministrar palestras nos dias 18 e 25 de outubro e 21 de novembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova.

Dr. Pablo Rubén (Chile)
 
Dr. John Bosco Habarulema (SANSA)
 
Dr. Michael Pezzopane (Roma/Itália)

O Dr. Pablo Rubén Muñoz Gutberlet, da Universidade La Serena (Chile), proferiu, no dia 18 de outubro, a palestra “Reconexão Magnética no Meio Interplanetário e sua Relação com a Turbulência Intermitente”. No dia 25 de outubro, o convidado foi o Dr. John Bosco Habarulema, da South African National Space Agency (SANSA), “Space Science Research and Applications in South African National Space Agency and Potential Areas For Collaboration”. Já no dia 21 de novembro, a palestra “The First Use of Coordinated Ionospheric Radio and Opticalobservations Over Italy: Convergence of High-and Low-Latitude Storm-Induced Effects” foi ministrada pelo pesquisador Dr. Michael Pezzopane, do Istituto Nazionale di Geofisica e Vulcanologia (Roma, Itália).
Os Seminários semanais são realizados por palestrantes convidados externos e também por alunos matriculados na disciplina Seminários II dos Programas de Mestrado e Doutorado. As atividades são direcionadas para alunos da Pós-Graduação, Graduação, bem como pessoas da comunidade.

Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
50 Anos


O funcionário Benê da Biblioteca Setorial do Direito/Univap
 
Para celebrar os 50 anos de criação da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo (20 de outubro de 2018), a Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos realizou durante todo o mês de outubro uma série de atividades em comemoração ao aniversário da instituição, como forma de valorizar esse importante patrimônio cultural da cidade.
No dia 18, antes do início da palestra programada “Biblioteca Pública e Seus Desafios”, proferida por Pierre André Ruprecht, Diretor Executivo da SP Leituras – e representante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo, o Bibliotecário da Univap – Faculdade de Direito, Benedito Joaquim da Costa (Benê), foi convidado a declamar uma poesia de sua autoria intitulada: “Cassiano, Cassiano: Poeta e Biblioteca”.
No dia 19, autores, membros da Academia Joseense de Letras, artistas, estudantes, funcionários e autoridades puderam acompanhar relatos emocionantes em comemoração ao cinquentenário desse importante espaço.
A atração especial ficou por conta da apresentação da Orquestra Infanto-juvenil Luzes da Ribalta, formada por 35 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, da região sul da cidade.
Dois poemas de autoria do estudante Ryan Romero Pereira, de 11 anos, foram declamados por ele e, representando os funcionários, José Evangelista Lopes destacou a troca de experiência vivenciada durante os 17 anos de trabalho na instituição.
A gestão da Biblioteca, com a finalidade de homenagear leitores assíduos, expôs durante todo o mês de outubro a mostra fotográfica “A Biblioteca sob o olhar de seus leitores”, composta por fotografias que destacam, além de imagens, frases e depoimentos sobre a instituição.

Fonte: Secretaria de Educação e Cidadania - PMSJC

Meeting Univap com Alunos

Em continuidade aos encontros e visitas aos espaços da Universidade, as diretorias das faculdades convidaram alunos de diferentes cursos para um café coletivo de integração com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo.
O encontro foi realizado dia 23 de outubro (terça-feira), no Gabinete da Reitoria, e em seguida os alunos visitaram o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), no Campus Urbanova.

   

O Meeting Univap, direcionado a visitantes externos, funcionários e alunos, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do ano encontros com pessoas de vários setores, com objetivo de aproximá-las à Universidade.
Outros alunos e funcionários serão convidados a participar desse encontro com o Reitor de forma a envolver toda a comunidade acadêmica e funcional da Instituição.

Flash Profissional do Colégio Embraer Juarez Wanderley

A Orientadora Educacional do Colégio Embraer Juarez Wanderley, Profa. Kate Selmikat, convidou docentes das Faculdades de Ciências da Saúde (FCS); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Direito (FD); Educação e Artes (FEA) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), para participarem do Flash Profissional, realizado dia 23 de outubro, das 15h30 às 17h, nas instalações do Colégio, no Distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos.

   

O objetivo do evento foi proporcionar aos 200 alunos da 2ª série maior aproximação com profissionais dos diversos cursos de graduação. Nas apresentações realizadas pelos professores da Univap foram abordados os métodos de aprendizagem, a grade curricular, o mercado de trabalho, entre outras informações.

   

Ao final dos trabalhos, parte da equipe do Setor de Marketing da Univap entregou brindes (sacola e copo confeccionados na cor azul e branca) da Campanha do Vestibular/2019 aos 600 alunos do Colégio (da 1ª a 3ª série do Ensino Médio), que saborearam uma deliciosa pipoca servida no copo de acrílico resistente, que pode ser reaproveitado como porta-lápis ou caneta. A pipoca foi introduzida como parte da Campanha do Vestibular porque ela traz muitos significados, além de ser transformadora pela mudança de sua forma (do milho para pipoca). É um alimento que une as pessoas e faz com que compartilhem momentos, capaz, inclusive de transformar o ambiente. Seu significado tem de fato uma conexão com a mensagem da Campanha do Vestibular/2019, cujo propósito é espalhar mudanças e deixar um legado.

 

A mensagem trabalhada para a divulgação da Campanha do Vestibular 2019 tem como slogan “Espalhe Mudanças. Comece aqui.”. O texto completo da campanha partiu do seguinte pressuposto: “Nós queremos encorajar as pessoas a serem protagonistas das mudanças em nosso tempo. Que essas mudanças transcendam o individualismo e atinjam o coletivo, inspirem um ciclo de cooperação e solidariedade. O verdadeiro desafio é entender que quando contribuímos com o outro, encontramos a nós mesmos”.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento comemorativo instituído pelo Decreto nº 84.631, de 09.04.1980. A data original da comemoração é de 23 a 29 de outubro, assim sendo, as Bibliotecas da Univap, a fim de celebrar a data, produziram um cenário lúdico estimulando alunos, professores e funcionários a utilizar o local para fotos e postagens nas redes sociais.
Além de incentivar a leitura, a equipe da biblioteca aproveitou a ocasião para divulgar o acervo bibliográfico da instituição, a profissão, e também mostrar que o espaço destinado à Biblioteca é um local agradável de estudar.
 
Equipe da Biblioteca

I Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas
Subsecretário de Mineração Apresenta o Edital à Univap


Prof. Liu, Prof. Jair, Eng. José Jaime e o Prof. Eduardo
 
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, e o Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Liu Yao Cho, receberam no dia 24 de outubro, às 9h, no Parque Tecnológico da Univap, Campus Urbanova, a visita do Subsecretário de Mineração do Governo de São Paulo, Eng. José Jaime Sznelwar.
O objetivo da reunião foi apresentar o edital com as regras do I Concurso de Projetos de Destinação de Áreas Mineradas, promovido pelo Núcleo de Pesquisa para Mineração, Responsável da USP (Nap. Mineração) - Poli-USP, com apoio da Secretaria Estadual de Energia e Mineração de São Paulo.
O concurso é destinado a estudantes universitários regularmente matriculados em cursos superiores de instituições públicas, comunitárias ou privadas do Estado e visa difundir no meio universitário e na população em geral que a mineração, após cumprir sua missão de abastecer as cadeias produtivas com insumos minerais, pode ter novas aplicações de alto interesse social, econômico e turítico em áreas esgotadas.

Visita dos Alunos da Escola Estadual Marechal Rondon

 
Prof. Sérgio e alunos da E.E. Marechal Rondon na Oficina de Fotografia
A realização de uma Oficina de Fotografia foi solicitada à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, no dia 26 de outubro, para complementar a disciplina eletiva, com a temática Stop Motion, dos alunos do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon, localizada no bairro Monte Castelo, em São José dos Campos.
A oficina foi ministrada pelo Prof. Sérgio Gurgel e contou com a participação de 44 alunos, acompanhados de dois professores. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a FCSAC e aprender mais sobre Stop Motion, técnica de animação muito usada por meio de recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador.
Ao final da Oficina a equipe do Setor de Marketing serviu aos alunos e professores uma deliciosa pipoca, parte integrante da Campanha do Vestibular 2019.

Mostra de Dança da Faculdade da Terceira Idade
Muito Além dos 60


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap promoveu no dia 29 de outubro, às 20h, a “Mostra de Dança: Muito além dos 60” - sob a direção do Prof. Val Garcia e da Profa. Lidia Cabral, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.

Apresentação de dança
 
Público presente
 
Encerramento da Mostra

Os grupos convidados para participar do evento foram: Ares do Oriente; Dança Cigana; Lu Pereira; Solo; Centro de Dança Val Garcia; Academia Corpus e Com Passo Cia de Dança.
Produtos de higiene pessoal foram arrecadados como ingresso para doação à Casa de Assis, fraternidade que cuida de pessoas carentes de recursos financeiros e outras razões.

I Workshop de Segurança do Trabalho

A Coordenação do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Engenharia de Segurança do Trabalho organizou a realização no dia 31 de outubro, das 19h às 22h, o I Workshop de Segurança do Trabalho.
Participaram como palestrantes convidados Dr. Albino Sampaio do Ministério do Trabalho que ministrou a palestra “O papel do auditor fiscal como orientador para prevenção de acidentes e a relação com as empresas” e Jorge Luiz Dantas, Gerente de Segurança e Meio Ambiente da MARS-Brasil “Práticas de liderança em Segurança do Trabalho”.

Recepção aos participantes
 
Prof. Esp. Anselmo Galo, Coordenador Geral do Curso
 
Prof. Esp. Willian Guimarães Santos, organizador do evento

Sob o patrocínio da Ansell, Grupo Tromboni, Grupo Ambiental e Poços Artesianos, o I Workshop de Segurança do Trabalho foi realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova.

Vista parcial do público presente
 
A palestra com Dr. Albino Dantas do Ministério do Trabalho
 
O Prof. Anselmo com o palestrante Jorge Luiz Dantas da MARS - Brasil

O Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecido na Pós-Graduação Lato Sensu (PosGrau) está sob a Coordenação Geral do Prof. Especializado Anselmo Galo e Coordenação Técnica da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.
O curso objetiva munir o estudante com conhecimentos atualizados e avançados, necessários à sua formação, capacitando-o ao exercício profissional como Engenheiro de Segurança do Trabalho por intermédio de uma abordagem multidisciplinar e holística.

Exposição de produtos de instrumentação e mecânica
 
O Grupo Tromboni apresenta produtos de segurança do trabalho

Com a duração de 20 meses, as aulas são oferecidas no Campus Urbanova, todas as segundas, terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h, totalizando 750 horas/aula.

Divulgação Científica: Serpentes, Ofidismo e Técnicas de Manejo
Curso de Curta Duração


 
A Pós-Graduação Lato Sensu da Univap está oferecendo o Curso de Curta Duração em Divulgação Científica: Serpentes, Ofidismo e Técnicas de Manejo, sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Nádia Maria de Campos Velho, com aulas teóricas e práticas ministradas pela Médica Veterinária Hanna S. Kokubun e pela Bióloga Edvana de Toledo Oliveira.
O objetivo do Curso é apresentar as espécies de animais silvestres mais comuns no Vale do Paraíba, integrando a conservação do meio ambiente e a prevenção aos acidentes, com uma abordagem básica sobre a biologia, comportamento e manejo desses animais.
Funcionários da Ambev participaram do referido curso, administrado no Centro de Estudos da Natureza (CEN), Campus Urbanova, no último dia 31 de outubro, das 9h às 16h.
A empresa Ambev nasceu em 1999, da união entre as centenárias “Cervejaria Brahma” e “Companhia Antarctica”. Mas a história da empresa começou muito antes, quando ainda eram duas cervejarias na década de 1880: a Companhia Antarctica Paulista e a Manufactura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia.

Desafio de Empreendedorismo ITA Challenge

 
Os alunos Gabriel Müller Lima e Rafael Pereira Fonseca, do Curso de Engenharia Química da FEAU, venceram a competição "Desafio de Empreendedorismo ITA Challenge" (edição 2018), realizada no período de agosto a novembro, em diversas fases, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (ITA - DCTA) com a Startup SpecQuimica.
O ITA Challenge é uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade acadêmica. A disputa é aberta a alunos de todas as instituições de ensino no Brasil.
O desafio busca estimular o espírito empreendedor dos alunos e desenvolver suas habilidades em criar, desenvolver e gerir negócios criativos e inovadores em equipe, demonstrando a viabilidade técnica e comercial de suas ideias, aliando o conhecimento teórico ao prático.
A competição é uma iniciativa do Centro de Competência em Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM-ITA) e acontece anualmente, desde o ano de 2013.

Fontes: www.itachallenge.ita.br e FEAU/Univap

Grupo do CEDIN Castanheiras Visita o CEN

Por solicitação da administração do Centro de Educação Infantil (CEDIN) do Jardim Castanheiras, 45 crianças de cinco anos, acompanhadas pela Vice-Diretora Joice dos Santos Rodrigues, duas professoras e duas educadoras, visitaram dia 1º de novembro, no período da manhã, as instalações do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova.

 

O objetivo da visita faz parte do aprendizado das crianças por intermédio do “Projeto Pequeno Cientista” desenvolvido no CEDIN.
No CEN da Univap, as crianças foram atendidas por estagiários do Curso de Ciências Biológicas (Graduação) da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que apresentaram o Museu Pedagógico, o Borboletário, o Serpentário e o Viveiro de Plantas Medicinais. Puderam ainda receber orientações e ver amostras de plantas e insetos nos laboratórios do CEN.

 

O CEDIN do Jardim Castanheiras está localizado na Zona Leste de São José dos Campos, é conveniado com a Prefeitura e está sob a responsabilidade da Associação Missionários da Santíssima Trindade.

Sipatma 2018

Representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de todas as Unidades de Negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) organizaram, de 5 a 8 de novembro, de forma unificada, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma) no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova.

Abertura da Semana pelo Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Bastos
 
Nelson Bráulio Teixeira
 
Sorteio de Brindes

A abertura do evento contou com a presença do Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e representantes das CIPA’s de todos os Campi.


2ª Feira da Cultura Gastronômica Regional Univap

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) organizou no dia 6 de novembro, a partir das 18h, a 2ª Feira da Cultura Gastronômica Regional Univap.
O evento, realizado nas instalações do curso de Gastronomia (Bloco 9), no Campus Urbanova, recebeu cerca de 370 pessoas, entre alunos, funcionários e pessoas da comunidade.

   

A comissão organizadora arrecadou 217 quilos de alimentos não perecíveis, doados à Aliança de Misericórdia, organização comunitária da renovação carismática de São José dos Campos, que atende dependentes químicos e moradores de rua.

Viagem de Campo ao Vale Histórico do Vale do Paraíba

Nos dias 10 e 11 de novembro, a Profa. Dra. Sandra Costa levou os alunos do 2º período dos cursos de Geografia e História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) em uma viagem de campo ao Vale Histórico (Potim, Guaratinguetá, Silveiras, Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal). Como é usual nessas viagens, a Professora enfocou a importância de se compreender o contexto histórico, explorado nas visitas a diferentes cidades para compreensão da paisagem atual. Participaram da atividade 41 alunos de ambos os cursos, que pernoitaram na Pousada da Dona Esmeralda, em São José do Barreiro.O Prof Gilson, da ETEC de São José dos Campos, acompanhou a professora, além do Geógrafo Ed Carlos Valota.

   

Nesse trabalho de campo, os alunos tiveram uma excelente oportunidade para verificar In loco o resultado da ação, ao longo do tempo, de diferentes agentes institucionais.

Alunos Selecionados no Programa Santander Ibero-Americanas

A Univap, que mantém parceria com o Santander Universidades desde 2012, já enviou dezenas de alunos ao exterior por intermédio dos Programas Santander Universidades: Fórmula; Santander Graduação e Ibero-Americanas.
Pelo Programa Santander Ibero-Americanas alunos da Univap foram selecionados em 2014, 2015, 2016, 2017 e agora em 2018, após uma rigorosa seleção interna com comprovação de desempenho acadêmico, foram contemplados cinco alunos, que receberão uma bolsa-auxílio no valor equivalente a 3 mil euros para custear gastos como passagem aérea, hospedagem e alimentação durante o intercâmbio.

Profa. Sandra recebe alunos e pais na assinatura do termo de adesão
 
Os alunos contemplados Carolina, Paloma, Larissa, Milena e Igor

Os alunos selecionados em 2018 foram: Milena Bittencourt Marcelino Bento (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação); Paloma Carvalho Ocanha dos Santos (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo); Igor Martins Alves Melo (Faculdade de Ciências da Saúde); Larissa Miranda da Silva Pereira (Faculdade de Educação e Artes) e Carolina Inácio Portela (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo ).
Em 2012, a Reitoria da Univap designou a coordenação geral desse trabalho à Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, ex-diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), e, a partir de abril de 2016, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
Cabe à Pró-Reitoria estabelecer acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica, técnica, didática ou cultural; promover a participação efetiva de estudantes, professores e pesquisadores em programas de mobilidade acadêmica internacional, bem como estimular a publicação de artigos científicos em conjunto com instituições estrangeiras em revistas indexadas e/ou especializadas.
O termo de adesão ao Programa Santander Ibero-Americanas foi assinado pelos alunos e pela Pró-Reitora Sandra Costa, dia 9 de novembro, no Gabinete da Reitoria, no Campus Urbanova.

Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito

 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, no dia 13 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados que discutiram o “Reconhecimento e Políticas de Ações Afirmativas: Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Superior Público Brasileiro”.
Participam dessa atividade os alunos do 2º período semestral (1º ano), que são preparados desde o início do ano pelos responsáveis do projeto, Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino e Prof. Dr. Mauricio Martins Alves, por intermédio de uma série de atividades que envolveram aulas, debates, palestras, fóruns e a produção de artigos de iniciação científica.
Os Julgamentos Simulados reproduzem um Tribunal em formato pedagógico e os alunos usam os trajes específicos (becas). Na Sessão Pública de Julgamento, com duração de 3 horas cada, foram apresentadas as Peças, em que a Promotoria (seis alunos) apresentou sua tese a favor das cotas e a Defesa (seis alunos) apresentou sua tese contra as cotas. No Julgamento, a Promotoria e a Defesa apresentaram, para arguição, duas testemunhas (especialistas, convidados pelas bancadas) e houve o debate direto entre Promotores e Defensores, além das bancadas serem arguidas pelos Juízes (três alunos) e Jurados (demais alunos). Ao final, os jurados apresentaram suas deliberações fundamentadas, que foram lidas ao público. Nos dois julgamentos, a decisão dos alunos foi pela não continuidade da política de cotas sócio-raciais.

Matrículas Abertas - Vestibular 2019


Processo Seletivo - Mestrado e Doutorado


Pós-Graduação - Inscreva-se!


Boas Festas!


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Última data de atendimento em 2018:
12 de dezembro

Sempre às Quartas-feiras

Retorno em 2019:
13 de março
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas encerradas em 2018

Agendamentos a partir de
18 de fevereiro/2019

Início das visitas a partir de
12 de março/2019
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas