289ª Edição Especial - Ano XI
Outubro/2018
         
 

Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXII INIC, XVIII EPG, XII INIC Jr. e VIII INID


A Univap realizou, dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação, Júnior (Ensino Médio e Técnico) e de Iniciação à Docência (XXII INIC, XVIII EPG, XII INIC Jr. e VIII INID).

Solenidade de abertura
 
Prof. Dr. Dennis durante a palestra
 
Público presente na solenidade de abertura

Esse evento faz parte do calendário acadêmico da Univap e também foi incluído em outras instituições devido à importância que a pesquisa tem e por permitir discussões sobre o que está sendo desenvolvido não só por nossos alunos, mas também por outras universidades e colégios do país.Há 22 anos a Univap se dedica a divulgar a produção científica de alunos da Graduação, Pós-Graduação e, mais recentemente, de alunos do Ensino Médio, para incentivar o desabrochar do pensamento científico, crítico e ético em diferentes faixas etárias.

Vista parcial do local das apresentações dos trabalhos
 
Mestrado profissional – Dr. Américo M. Craveiro - Fapesp
 
Sala Santander – Exposições

A Univap, criada em 1992, ainda é uma jovem Universidade, mas amadurecida e ativa academicamente. Em 2018, mais uma vez, foi considerada pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2018) como a primeira Instituição de Ensino Superior Privada (IESP) do Estado de São Paulo em pesquisa.
A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1963, é a mantenedora da Universidade.

Doação de livros pela Biblioteca
 
Obras raras do acervo da Biblioteca
 
Lançamento do livro da autora Ana Bongiovani

A Univap conta atualmente com mais de cinco mil alunos, distribuídos em cinco Faculdades e um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Oferece cerca de 30 cursos superiores e cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) com o devido credenciamento pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). São oferecidos no IP&D da Univap os Programas de Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado Profissional) e Processamento de Materiais (Mestrado Profissional).

Oficina de Paleografia
 
Mestrado profissional - palestra com Prof. Dr. Eduardo Bastos – FVE
 
Avaliação de trabalhos de iniciação científica

A parceria entre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com os cursos de graduação enriquece os alunos da Universidade, favorecendo a troca de experiências e abrindo as portas da ciência. Outros diferenciais na formação acadêmico-científica dos alunos da Universidade são as concessões de bolsas de estudos de Iniciação Científica do Pibic-CNPq, pela Fapesp e por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária.
O INIC, criado em 1997, surgiu a partir do interesse da Instituição em fomentar a pesquisa. O primeiro evento contou com a apresentação de aproximadamente 130 trabalhos, com estudantes participantes de universidades apenas da região do Vale do Paraíba.

Prof. Dr. Maurício fala sobre o Comitê de Ética em Pesquisa
 
Cláudia Lemes e Prof. Paulo Barja durante a oficina
 
Circulo saudável de medicina integrada – FCS

O reconhecimento pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, pela seriedade do INIC da Univap, cresce a cada ano, tanto é que, em 2017, o comitê científico avaliador recebeu 1.497 artigos, sendo 1.230 aceitos para apresentação por estudantes de mais de 137 IES, oriundos de 20 Estados do País.
Este ano, o evento recebeu cerca de 1.200 trabalhos, nas diversas áreas do conhecimento e de Instituições da maioria dos estados brasileiros e também do Mercosul.

Apoio dos alunos da Universidade na realização do evento
 
Apresentação oral na área da Engenharia Agronômica
 
Ciências Biológicas

Como nos anos anteriores, foram premiados os cinco melhores trabalhos por área do conhecimento, além do melhor trabalho de cada uma das áreas. Os prêmios e certificados foram entregues na cerimônia de encerramento, no período da noite do último dia de evento.
Em 2018, a Comissão Organizadora elegeu como tema dos Encontros de Iniciação Científica “PATRIMÔNIO E CULTURA, DESAFIOS DA CIÊNCIA FRENTE A IDENTIDADES PLURAIS", como alusão ao ano Internacional do "Patrimônio Mundial e a Criatividade", definido pela Unesco/ONU.

Ciências Exatas e da Terra
 
Ciências Humanas
 
Ciências da Saúde

A identidade visual do evento da Univap, criada pelo web designer Evandro Montenegro, privilegia os elementos principais do tema: o patrimônio, simbolizado pelo Cristo Redentor (patrimônio da humanidade); as identidades plurais, representadas pela variedade de cores da logomarca, e a ciência, que se materializa no DNA. A ideia foi trazer a pluralidade de identidades e cultura para o centro das discussões do evento, considerando que a temática "diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal" (MEC, 2018).

Ciências Sociais Aplicadas
 
Engenharias
 
INIC Jr. – Técnico

A ciência, no mundo contemporâneo, precisa trazer para o centro do debate a necessidade da valorização e do respeito às diferenças, do conhecimento produzido como aquele que permite a compreensão da pluralidade das identidades do mundo, para que a ciência se coloque, cada vez mais, a serviço de uma sociedade mais justa.
No XXII INIC, a temática o "PATRIMÔNIO E CULTURA, DESAFIOS DA CIÊNCIA FRENTE A IDENTIDADES PLURAIS" foi colocada em discussão, pois é necessário que haja todos os dias o envolvimento das pessoas com a Pesquisa, sejam elas estudantes, profissionais da academia ou cidadãs!

INID
 
Coordenadoras de Áreas com a Presidente do INIC
 
Melhores trabalhos de Ciências Biológicas

Sob a coordenação geral da Profa. Dra. Sandra Costa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora da Universidade, fizeram também parte da equipe organizadora do evento, além do Comitê Científico, os funcionários responsáveis pela secretaria geral, André Luiz de Toledo, Diogo Correa e Maria Alice M. A. Silva.
Participaram da solenidade de abertura o Magnífico Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Vice-Reitora da Universidade e também Coordenadora Geral dos Encontros de Iniciação Científica da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, e a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

Melhores trabalhos de Ciências da Saúde
 
Melhores trabalhos de Ciências Exatas e da Terra
 
Melhores trabalhos de Ciências Humanas

Após as considerações dos representantes da Universidade, que deram boas-vindas aos participantes, os presentes assistiram à palestra especial de abertura: "Periferias insurgentes e novos protagonismos culturais”, proferida pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira, Chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O convidado é professor livre-docente em Jornalismo, Informação e Sociedade pela ECA/USP, local onde cursou a graduação (1986), o Mestrado (1992) e o Doutorado (1998). Atualmente é professor em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP) USP. Tem vasta experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura; processos mediáticos e culturais; comunicação e recepção; processos mediáticos e jornalismo; mídia e racismo e integração na América Latina. É Coordenador do Centro de Estudos Latino-Americanos de Cultura e Comunicação (CELACC); Vice-líder do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Alternativo e Popular (Alterjor) e membro do Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (Neinb), todos da USP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH/USP) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. Atua como consultor em comunicação, educação e cultura em instituições públicas, particulares e organizações não governamentais.

Melhores Trabalhos do INIC Jr
 
Melhores trabalhos do INID
 
Melhor trabalho na área da Engenharia Agronômica

No período da noite, a palestra especial contou com a participação do jornalista e Prof. Mestre Marcelo Fernandes Carnevale, sobre “Identidades Plurais: o outro como tesouro e não como ameaça”. O Prof. Marcelo atualmente cursa o Doutorado na Diversitas/USP. Possui vasta experiência em comunicação social com ênfase em mídias integradas. Também foi Diretor de Criação dos Projetos de Comunicação e Artes. Coordenou por cinco anos consecutivos a produção de conteúdos acadêmicos para o Centro de Pesquisas da Petrobras. Recebeu o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional, em 2012, por meio do Programa para Escritores, com a Obra “O Chimpanzé Cobaia”. Participa da Associação Cultural Casa das Caldeiras em São Paulo, com o Projeto “A Vizinhança”, entre outras atividades no meio acadêmico por intermédio da docência e da realização de pesquisas.

Melhor trabalho na área das Engenharias
 
Melhor trabalho na área de Ciências Humanas
 
Melhor trabalho do INID

Este ano, paralelamente aos Encontros de Iniciação Científica, o Comitê Organizador disponibilizou uma sala para a realização das atividades de Mestrados Profissionais, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia) e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais). Participaram do evento o Dr. Américo Martins Craveiro (Membro da Coordenação Adjunta-Pesquisa para Inovação da Fapesp), que ministrou a palestra “Financiamento PIPE – Fapesp”; Luiz Fernando F. Cassarotti (Fundador da Royal Patentes e Marcas), com “Caminhos Para Patentear Produtos e Processos”; Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos (Presidente da FVE e Pró-Reitor de Graduação da Univap), com “A Importância da Pós-Graduação Profissional para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológica: Uma visão a partir de Parques Tecnológicos”; André Oliveira e Helmut Fischer, com “Tecnologias de Medição e Análise de Revestimentos no Controle de Processo e Pesquisa de Materiais – Técnicas abordadas: Indução Magnética e Corrente Parasita, Raios-X e Nanoidentação”; Rodrigo M. Freitas (Diretor-Presidente da Empresa Sistema Athos), com “Visão Realística Sobre Empreendedorismo”; o PhD em Física, Dr. Igor Fier (Responsável pela Engenharia e Instalação de Campos da Quantum Design), com “Overview dos Sistemas Quantum para Caracterização de Materiais”.

Profa. Sandra Costa, Priscila Leite e Maria Alice
 
Equipe do INIC 2018
 
Vista parcial do público presente no encerramento

Também constou na programação a realização de uma mesa redonda com a participação das empresas Johnson & Johnson; BASF; ELEB Equipamentos; Volkswagen; Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) da Santa Casa de São José dos Campos e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Jacareí, sobre a temática: O que as Empresas Esperam da Universidade a Partir do Mestrado Profissional. No final do evento, no dia 26, foram apresentados trabalhos e pré-projetos de Mestrados Profissionais da Univap e de instituições convidadas.

Trabalhos Inscritos e Aceitos em 2018

  ÁREA DE CONHECIMENTO TRABALHOS SUBMETIDOS TRABALHOS ACEITOS
1 Ciências Biológicas 94 80
2 Ciências da Saúde 245 200
3 Ciências Exatas e da Terra 58 49
4 Ciências Humanas 103 91
5 Ciências Sociais Aplicadas 182 147
6 Engenharia Agronômica 268 232
7 Engenharias 104 93
10 Técnico 73 52
11 INID (PIBID) 28 24
  TOTAL 1155 968


 
Patrimônio e Cultura: Tema INIC 2018


Patrimônio é um conjunto de coisas materiais ou imateriais que identifica um ente.
É possível segmentar patrimônio em diversos subconjuntos: individual, familiar, municipal, nacional, da humanidade...
O indivíduo é em si um patrimônio. Cada um de nós tem uma identidade específica, definida pela forma como nos comportamos, pelas nossas ideias e pelo que temos.
Os mais antigos nos advertiam que o maior patrimônio que cada um tem é a sua honra. Será que isso é ainda considerado?
A identidade individual é plasmada em meio às diversas influências, às quais o indivíduo é submetido: a ambiência familiar, a escolar e a mais ampla, que é a da comunidade em que ele está inserido.
Um especial patrimônio que nos foi outorgado graciosamente é o providenciado pela natureza e a sua respectiva associação de localização. Assim o Monte Fuji, no Japão; o rio Amazonas e o Brasil; o rio Nilo, cujo leito cruza vários países do continente africano; o Grande Canyon dos Estados Unidos; os Andes, que embelezam a costa oeste da América do Sul; as Cataratas do Iguaçu, no entroncamento Brasil e Argentina, e vários outros locais. Essas belezas singulares, apesar de ter donos em função das suas localizações, transcendem os seus e se constituem em bens da humanidade.
Os diversos patrimônios vão sendo estruturados pelas influências cruzadas entre eles e pelas incorporações de novas contribuições surgidas ao longo tempo.
Cada patrimônio tem suas componentes: história, geografia, gastronomia, artes e cultura, arquiteturas, tradições, organizações, normas de conduta e demais elementos...
O patrimônio é um ativo plural, cujo conteúdo de real valor deve ser preservado e a ele adicionado novos componentes que efetivamente contribuam para a evolução em direção ao melhor.
Ele é a síntese de como era, o que é e a projeção do que será.
Cabe ao mundo da ciência aprofundar estudos dos diferentes patrimônios e delinear melhor o ciclo evolutivo do homem e do seu mundo.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap


Instituições Participantes

1 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA
2 Centro de Ensino Unificado do Piauí - CEUPI
3 Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS
4 Centro Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - Facig
5 Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
6 Centro Universitário de Itajubá - Fepi
7 Centro Universitário do Norte - Uninorte
8 Centro Universitário Estácio da Bahia - FIB
9 Centro Universitário Internacional - UNINTER
10 Centro Universitário Módulo - Unimódulo
11 Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Ceunes
12 Centro Universitário São Camilo - Espírito Santo
13 Centro Universitário São Lucas
14 Centro Universitário Senac - Campos do Jordão
15 Centro Universitário Teresa D´Avila - UNIFATEA
16 Colégio Anglo Cassiano Ricardo
17 Colégio Dom Bosco
18 Colégio Embraer Juarez Wanderley
19 Colégio Fênix
20 Colégios Univap - Unidade CTI/Centro
21 EMEIF Emílio Amadei Beringhs
22 Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - PESAGRO
23 Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL-USP
24 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo - Etec
25 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo - Etec - Cônego José Bento - Unidade Jacareí
26 Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo - Etec - Profa. Ilza Nascimento Pintus - Unidade São José dos Campos
27 Faculdade Anhanguera
28 Faculdade Anhanguera - Unidade São José dos Campos / Cidade Morumbi
29 Faculdade Anhanguera - Unidade São José dos Campos / Rio Comprido
30 Faculdade Anhanguera de Taubaté
31 Faculdade Anhanguera Educacional - Kroton
32 Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - FACIG
33 Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro - Facic
34 Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim - FDCI
35 Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre - FAFIA
36 Faculdade de Imperatriz - Facimp/DeVry
37 Faculdade de Tecnologia Estadual - Fatec Pindamonhangaba
38 Faculdade Dehoniana
39 Faculdade Metropolitana da Amazônia - FAMAZ
40 Faculdade Multivix - Cachoeiro de Itapemirim/ES
41 Faculdade Objetivo - Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/GO
42 Faculdade Pitágoras
43 Faculdade Santo Antônio de Pádua - Fasap
44 Faculdade Sudamérica
45 Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU
46 Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá - FEPI
47 Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper
48 Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE
49 Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER
50 Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IP USP
51 Instituto Federal de Educação Fluminense - IFF
52 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus Piranhas
53 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
54 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
55 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP São José dos Campos
56 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP São Roque
57 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
58 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
59 Instituto Taubaté de Ensino Superior - ITES
60 Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
61 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
62 Prefeitura Municipal de Roseira
63 Prefeitura Municipal de São José dos Campos
64 Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac
65 Universidade Candido Mendes - UCAM
66 Universidade Ceuma
67 Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
68 Universidade de Taubaté - UNITAU
69 Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
70 Universidade do Vale do Itajaí - Univali
71 Universidade do Vale do Paraíba - Univap
72 Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
73 Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
74 Universidade Estadual Maringá - UEM
75 Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
76 Universidade Federal de Goiás - UFG
77 Universidade Federal de Itajubá - Unifei
78 Universidade Federal de Lavras - UFLA
79 Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
80 Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
81 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
82 Universidade Federal de Rondônia - UNIR
83 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
84 Universidade Federal de Uberlândia - UFU
85 Universidade Federal de Viçosa - UFV
86 Universidade Federal do Amazonas - UFAM
87 Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Ciências Agrárias e Engenharias - CCAE
88 Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
89 Universidade Federal do Maranhão - UFMA
90 Universidade Federal do Piauí - UFPI
91 Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
92 Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
93 Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
94 Universidade Federal Fluminense - UFF
95 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
96 Universidade Paulista - UNIP




Estados Presentes em 2018

Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
INIC Tour

Alguns participantes dos Encontros de Iniciação Científica e do Mestrado Profissional tiveram, no último dia do evento (26), a oportunidade de visitar, no período da tarde, alguns espaços da Universidade, entre eles a parte externa da Casa de Hóspedes, do Observatório de Física Espacial e Astronomia, e da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo; visitas in loco ao Centro de Estudos da Natureza (CEN), parte integrante do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), que agrega o Serpentário, Borboletário, Viveiro de Plantas Medicinais e o Museu Pedagógico; os laboratórios de Catalisadores para o Refino do Petróleo (Parceria da Univap com a Petrobrás) e Nanotecplasma, ambos no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação, a TV Univap, Biblioteca Central e a Faculdade de Educação e Artes.

TRABALHOS PREMIADOS

Ciências Biológicas

Título Nome Autor(es) Instituição
AVALIAÇÃO ANTIOXIDANTE DE DUAS POPULAÇÕES DE SINNINGIA MAGNIFICA COLETADAS EM DIFERENTES LOCALIDADES E ALTITUDES Ana Carla Guedes da Costa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG
CARACTERIZAÇÃO ANATÔMICA E PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS DE FOLHAS DE MUDAS DE CACAUEIRO SUBMETIDAS AO ALAGAMENTO. Fernanda Rodrigues Nunes e Silva, Guilherme Augusto Rodrigues de Souza, Thayanne Rangel Ferreira, Rizia Joyce Costa1, Laísa Zanelato Correia, Basílio Cerri Neto, Rafael Zucateli da Vitória, Rafael Ruy Gouvea, Ana Paula Scalzer, Conceição Aparecida Fernandes Santos. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE ENZIMAS CELULOLÍTICAS POR TRICHODERMA HARZIANUM IOC 3844 Sabrina Marques Rios. Universidade Federal de Itajubá - Unifei
REGISTRO DE PARASITAS INTESTINAIS RECORRENTES EM PSITACÍDEOS DO CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES - UNIVAP Deni Biasoli, Matheus Salgado de Oliveira. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


INIC Tour no Viveiro de Plantas Medicinais do CEN
 
Borboletário do CEN
 
Serpentário do CEN


Ciências da Saúde

Título Nome Autor(es) Instituição
AVALIAÇÃO DA AÇÃO ESTERILIZANTE DO PLASMA ELÉTRICO EM TEXTIL DE ALGODÃO CONTAMINADO COM CEPA DE KLEBSIELLA PNEUMONIAE Amanda Cerquearo Rodrigues dos Santos, João Alexandre dos Santos, Jucilene Aparecida Alves dos Santos, Nathália Morais Claro, Anelise Cristina Osório Cesar Doria. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA ESTABILIDADE FÍSICA DE SUSPENSÃO ORAL DE ALBENDAZOL PARA USO VETERINÁRIO Alice Cristina Morgado Cassa, Suzana Gonçalves Carvalho, Elisabeth Maria López de Prado, Caroline Teixeira Bonifácio, Felipe Martins Pastor, Maria Larissa Bitencourt Vidal, Mayara Mezabarba Riva, Rhaíra Nazário Ribeiro. Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
PREPARO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CREME NÃO IÔNICO CONTENDO EXTRATO DE PERESKIA ACULEATA MILLER (CACTACEAE) Lohanna de Faria Lopes, Maria Paula Debona Vieira, Raphael Canal Maximino. Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DO PLASMA ELÉTRICO EM CEPAS HOSPITALARES DE CANDIDA GLABRATA. Larissa Cyrino da Silva, Lidiane Almeida de Siqueira, Carolina da Silva Pereira Guimarães, Felipe Santos de Almeida, Anelise Cristina Osorio Cesar Doria, Guilherme Rodrigues Teodoro. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Ciências Exatas e da Terra

Título Nome Autor(es) Instituição
LOCALIZAÇÃO TEMPO-FREQUÊNCIA: UMA DESCRIÇÃO DA ANÁLISE WAVELET EM TEMPO CONTÍNUO Humberto Gimenes Macedo, Carlos Henrique Netto Lahoz. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
ANÁLISE SEDIMENTOLÓGICA PRELIMINAR DO CÓRREGO DOS PERDIDOS, ALEGRE-ES, BRASIL. João Pedro Inacio Alves, Sandro Lúcio Mauri Ferreira, Rafael das Neves Coli, Brian Siqueira Zampirolli, Mateus Mombrini Schiffler Leite, Matheus Gomes Fanelli. Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE ADSORÇÃO DE ZINCO POR SALVINIA AURICULATA UTILIZANDO ESPECTROSCOPIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA. Elisa Regina Santos Siqueira. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
SPUTTERING POR ÍONS MAGNETOSFÉRICOS EM EUROPA Julia de C Santos, Enio Frota da Silveira, Sérgio Pilling. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ


Apresentações

   


Ciências Humanas

Título Nome Autor(es) Instituição
O RACISMO INSTITUCIONAL NO MERCADO DE TRABALHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Bianca Oliveira Cepinho Bueno. Universidade Paulista - UNIP
O SURGIMENTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS NO OCIDENTE Henrique de Paiva. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
REDEPARTAMENTALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: CONTEXTOS E PERSPECTIVAS. Josiléia Curty de Oliveira. Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA
ANÁLISE DA JUSTIÇA SOCIAL APLICADA À LEI DE COTAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DO RECONHECIMENTO E DA REDISTRIBUIÇÃO Caroline Mota Moreira, Erika Aline de Moura, Jonathan da Costa Dorce, José Lucas Silva. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Ciências Sociais Aplicadas

Título Nome Autor(es) Instituição
AVALIAÇÃO DA MORFOLOGIA URBANA DE MANHUAÇU, MUNICÍPIO POLO DA ZONA DA MATA MINEIRA. Lidiane Espindula. Centro Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu - Facig
A VISIBILIDADE DAS MULHERES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS, PROJETO ?NÓS, MULHERES, NA DEFESA E NA LUTA POR DIREITOS ? CARTOGRAFIA SOCIAL?. Fernanda Cordeiro de Araujo, Ana Luíza dos Santos Magalhães, Jaqueline Mergen. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO DIANTE DA RESPONSABILIDADE PELO FORNECIMENTO DE INSULINA GLARGINA. Mainara da Silva Barbosa. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
PORNOGRAFIA DE VINGANÇA Mariana de Castro Santos. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Apresentações

   


Engenharia Agronômica

Título Nome Autor(es) Instituição
ATIVIDADE FUNGICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE EUCALIPTO NO MANEJO DE FUSARIUM SOLANI Tatiane Paulino da Cruz, Adilson Vidal Costa, Ediellem Mayara Gomes, Athaise Ferreira de Lima, Vitor Vargas Schwan. Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA
ESTUDO DE CORRELAÇÕES GENÉTICAS EM GENÓTIPOS DE MILHO-PIPOCA SOB CONDIÇÕES HÍDRICAS CONTRASTANTES Talles de Oliveira Santos, Samuel Henrique Kamphorst, Valter Jário de Lima, Rosimeire Barboza Bispo, Kevelin Barbosa Xavier, Carolina Macedo Carvalho, Sérgio Barros da Silva Júnior, Fernando Rafael Alves Ferreira, Pedro Henrique Araújo Diniz Santos, Lauro José Moreira Guimarães. Instituto Federal do Espírito Santo
ENRAIZAMENTO IN VITRO DE ALCANTAREA IMPERIALIS (BROMELIACEAE) Camilo Menegardo, Pietra de Souza Rodrigues, Andreia Lopes de Morais, Lorenzo Toscano Conde. Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes
INFLUÊNCIA DO FATOR DECLIVIDADE EM RELAÇÃO AO GRAU DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES Nayara Maria Pedrosa Praça. Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Espírito Santo - CCA


Engenharias

Título Nome Autor(es) Instituição
ACOMPANHAMENTO ELETROANALÍTICO DE COMPÓSITOS GRAFENO-POLIMÉRICOS DE APLICAÇÃO SENSORIAL Maria Eduarda Martins Duque, Camila B. Souza. Instituto da Aeronáutica e Espaço
ESTUDO DA ESTABILIDADE DE NANOPARTÍCULAS DE OURO POR ANÁLISES DE ESPECTROSCOPIA UV- VÍSIVEL E ESPALHAMENTO DINÂMICO DA LUZ Thaís da Silva Veriato, Marcela Aparecida Cândido. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CISTEÍNA NA DESCOLORAÇÃO DE ALARANJADO DE METILA POR SISTEMAS FENTON: UM ESTUDO CINÉTICO. Márcio Daniel Nicodemos Ramos. Universidade Federal de Itajubá - Unifei
OBTENÇÃO DE SUSPENSÕES AQUOSAS DE NANODIAMANTES POR MEIO DE CAVITAÇÃO ULTRASSÔNICA Rafaela Campos Queiroz, Erenilda Ferreira de Macedo, Evelyn Alves Nunes Simonetti, Cristiane Costa Wachesk, Vladimir Jesus Trava-Airoldi. Universidade Federal de São Paulo - Unifesp


Apresentações

   


Técnico

Título Nome Autor(es) Instituição
ESTUDO DA BIOATIVIDADE DE CERÂMICA CONTENDO CIMENTO DE ALUMINATO DE CÁLCIO E ÓXIDO DE ZINCO Mariana Sarmeiro Correa Marciano Leite, Julia Leite de Carvalho, Lívia Ferreira de Mello Guedes, Miller Marques de Almeida. Colégios Univap - Unidade CTI/Centro
CARACTERIZAÇÃO DA CICLOVIA DA CIDADE DE GUAÇUÍ, ESPÍRITO SANTO. Leonardo Lã Ferrari, Stéphanie Lã Ferrari. Instituto Federal do Espírito Santo
VOZES DA QUEBRADA: A LITERATURA MARGINAL POETIZANDO A PERIFERIA Kaylane Andrade Silvestre, Nicoly Lopes da Silva, Jéssica Gisele Balan de Souza, Ana Beatriz Pereira D. S. Oliveira, Suzana Rafaele de C. C. Teixeira. EMEIF Emílio Amadei Beringhs
UM ESTUDO SOBRE AÇÕES ESPORTIVAS DA GESTÃO PÚBLICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP. Gabrielly de Morais Vieira, Laura Gomes Coutinho Simões. Colégios Univap - Unidade CTI/Centro


INID (PIBID)

Título Nome Autor(es) Instituição
ADAPTAÇÕES MORFOLÓGICAS NA EVOLUÇÃO DAS PLANTAS: MANUAL PARA O DOCENTE DO ENSINO MÉDIO. Tamires de Oliveira Pires Maia. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR Mylena Gonçalves Raymundo, Samayana Inacio Delprete, Ana Paula Abreu de Andrade, Rafaela Gomes de Abreu, Leonardo Ferreira Fia, Lessa Braz Lopes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES
INFLUÊNCIA DO LEITE DE VACA NO DESENVOLVIMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 1 EM CRIANÇAS Raimundo Nonato Silva Gomes, Gilvânia de Fátima Araújo, Maria Silva Gomes, Laila Lopes Lucas de Amorim. Universidade do Vale do Paraíba - Univap
O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL E REGIONAL POR INTERMÉDIO DE PRÁTICAS DESENVOLVIDAS PELO PIBID Kennedy Luiz Ribeiro Machado, Maria Isaura Gomes Leite, Thomas Felipe da Silva, Vitoria Gabriela da Silva Maciel. Universidade do vale do Paraíba - UNIVAP


Apresentações

   


MELHOR TRABALHO DE CADA ÁREA

Ciências Biológicas

Título Nome Autor(es) Instituição
BLASTOSPOROS DE METARHIZIUM BRUNNEUM SÃO EFICIENTES CONTRA LARVAS SILVESTRES DE AEDES AEGYPTI EM CONDIÇÕES DE CAMPO Simone Azevedo Gomes, Aline Teixeira Carolino. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro


Apresentações

   


Ciências da Saúde

Título Nome Autor(es) Instituição
ANÁLISE DOS EFEITOS DA TERAPIA FOTODINÂMICA COM PHOTODITHAZINE EM CÉLULAS DE GLIOSSARCOMA, ESTUDO IN VITRO. Gabrielle dos Santos Vitorio, Leticia Corrêa Fontana, Rainara Moreno Sanches de Almeida, Juliana Guerra Pinto. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Ciências Exatas e da Terra

Título Nome Autor(es) Instituição
USO DE BIOCHARS PRODUZIDOS A PARTIR DA PIRÓLISE DA PALHA DE CAFÉ ARÁBICA (COFFEA ARABICA) PARA ADSORÇÃO DE FE(II) EM SOLUÇÃO AQUOSA. Tiago Guimarães, Mariane Santos Anholeti, André Fernando de Oliveira. Universidade Federal de Viçosa - UFV


Apresentações

   


Ciências Humanas

Título Nome Autor(es) Instituição
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: CONCEITOS E PERSPECTIVAS PARA A SUPERAÇÃO DO RACISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA Michele de Oliveira Sampaio, Adriana de Medeiros Marcolano Thebas, Mateus Augusto Almeida Martins, Liliane Rosa Nogueira. Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes


Ciências Sociais Aplicadas

Título Nome Autor(es) Instituição
MULHER-MARAVILHA, ESTÉTICA DO HERÓI E O MITO DA BELEZA: QUESTÕES PARA O FEMINISMO. Julia Barreto do Nascimento. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Apresentações

   


Engenharia Agronômica

Título Nome Autor(es) Instituição
PADRÕES DE SOLO E NORMAS FOLIARES PARA DIFERENTES CLONES DE CACAU CULTIVADOS NO ESPÍRITO SANTO E SUL DA BAHIA. Marcos Goes Oliveira, Fábio Luiz Partelli, André Cayô Cavalcanti, Ivoney Gontijo, Henrique Duarte Vieira. Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes


Engenharias

Título Nome Autor(es) Instituição
DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÓTESE ROBÓTICA MICROPROCESSADA. Giovanna Prado Guatelli, Alessandro Corrêa Mendes, Fernanda Pupio Silva Lima. Universidade do Vale do Paraíba - Univap


Apresentações

   


Técnico

Título Nome Autor(es) Instituição
BENGALA MICROCONTROLADA E APLICATIVO PARA SMARTPHONE QUE AUXÍLIA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA VISUAL DURANTE LOCOMOÇÃO. Isaias Paulino Soares. Colégios Univap - Unidade CTI/Centro


INID (PIBID)

Título Nome Autor(es) Instituição
CONHECENDO A MATA ATLÂNTICA: ATIVIDADE LÚDICA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Jéssika Santos de Oliveira, Teresa de Araújo Oliveira Medeiros, Daphne Alves Dias, Larissa Viana Brunelli. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES


Apresentações

   


Premiação

Os melhores trabalhos selecionados pelo Comitê Científico, além de terem recebido certificados com QR Code, foram premiados e cada representante do grupo idealizador da pesquisa recebeu o Kit INIC, contendo: Sacola do evento; Esferográfica NEO em Alumínio com Ponteira Touchem Silicone; Pen Drive em ABS com Clipe em Alumínio (8GB); Conjunto Roller e Esferográfica; Agenda; Caneca com Inox (400 ml) e o Vale Presente no Valor de R$ 200,00.

Fonte/Referência da Temática do INIC: MEC - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais - PLURALIDADE CULTURAL. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pluralidade.pdf. Acesso em: 22/05/2018.