288ª Edição - Ano XI
De 2 a 24 de outubro de 2018
         
 

Estação Meteorológica FEAU/Univap

 
A Estação Meteorológica Automática da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap foi adquirida em meados de setembro e instalada em outubro 2018 nas imediações da Faculdade no Campus Urbanova. Ela contém sensores para medição de temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento, precipitação e radiação solar. Os dados meteorológicos obtidos serão utilizados, principalmente, em projetos/pesquisas de Conservação do Solo e da Água, Poluição e Degradação Ambiental, Monitoramento de Áreas Degradadas e Tecnologia do Concreto.
Estão envolvidos nas atividades os Professores Doutores Eduardo Jorge de Brito Bastos, Erika Peterson Gonçalves e Julia Wippichi Lencioni, dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil da FEAU.

Simpósio sobre Atenção Integral em Queimados

 
Dra. Lucimara, Dr. Luiz Vana, Dr. Ivan Molina, Dra. Ivany Baptista e Dra. Paula
A Univap sediou, no dia 15 de setembro, a realização do I Simpósio sobre Atenção Integral em Queimados, promovido pela Santa Casa de São José dos Campos em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap e apoio do Coren-SP, da Dermacamp e Pooflix.
A abertura do evento contou com a presença do Provedor da Santa Casa, Dr. Ivan Molina; da Coordenadora do Curso de Enfermagem da FCS/Univap e Representante do Coren-SP, Profa. Dra. Ivany M. de Carvalho Baptista; da Gerente Assistencial da Santa Casa e membro da comissão organizadora do evento, Sra. Lucimara Aparecida da Silva; do Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, Dr. Luiz Philipe Molina Vana e da Representante do Núcleo da ABEn/São José dos Campos-SP, Enfermeira Mestra Paula F. de Oliveira.

XVII Brazilian MRS Meeting



 
As Docentes da Univap, Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves, representaram a Universidade durante a realização do “XVII Brazilian MRS Meeting”, realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (B-MRS), em Natal (RN), entre os dias 16 e 20 de setembro.
O Encontro busca apresentar à comunidade científica os recentes avanços e perspectivas em ciência e tecnologia (C&T) de materiais por meio de simpósios temáticos, palestras, plenárias, apresentações orais e sessões de pôsteres.
Durante o evento, as representantes da Univap apresentaram trabalhos científicos de alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Nanomateriais.

II Colóquio Psicopedagógico da Univap

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap realizou, dia 27 de setembro, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o II Colóquio Psicopedagógico da Univap – 2018, que tratou da temática: Meu aluno não aprende: - medicar ou tratar?

 

Para discutir o tema, foram convidados o Psiquiatra Prof. Dr. Gustavo Giovanneti (Unifesp) e a Psicóloga Maria José Lima (USP), tendo como moderador o Jornalista Carlos Abranches.

 

I Simpósio Multidisciplinar de Cardiologia do Hospital PIO XII

 
A Univap foi a sede do I Simpósio Multidisciplinar de Cardiologia, organizado pelo Hospital Pio XII durante a “Semana do Coração” e realizado dia 29 de setembro, no Campus Urbanova.
Com apoio da Universidade e do Laboratório de Análises Clínicas – ValeClin, o Simpósio reuniu diversos profissionais da área da saúde com objetivo de compartilhar conhecimento, experiência e atualidades sobre questões ligadas à cardiologia. Além disso proporcionar o enriquecimento na formação científica de alunos da área da saúde, aproximando a comunidade acadêmica e profissionais do Vale do Paraíba e outras regiões do Estado de São Paulo.
As atividades foram concentradas no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade – Bloco 8), cuja a programação envolveu a realização de mesas redondas, minicursos, palestras, oficinas, apresentação de Estudo de caso sobre a assistência multidisciplinar no pós-operatório de cirurgia cardíaca e premiação aos três melhores de trabalhos científicos apresentados no Simpósio.

 

A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), Dr. Pedro Henrique Duccini, também moderador da primeira mesa redonda: Atenção Multidisciplinar Preventiva Cardiovascular.

Docente e alunas da Univap participam do XLII Congresso Anual da SBBf

Leticia, Luciana, Profa. Juliana e Juliana Guerra
 
A Coordenadora do Programa de Mestrado em Engenharia Biomédica e do Curso de Estética da Univap, Profa. Dra. Juliana Ferreira Strixino, a Pós-doutoranda Juliana Guerra Pinto e as alunas Leticia Corrêa Fontana e Luciana Maria Cortez Marcolino, participaram, de 27 a 30 de setembro, do XLII Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf).
O Encontro da SBBf é um dos maiores e mais tradicionais eventos Biofísicos da América Latina e sempre ocorre durante o segundo semestre de cada ano. Este ano o encontro acontecerá imediatamente após a Escola de Ciência Avançada de São Paulo sobre Métodos Biofísicos para Estudar Interações Biomoleculares.
Líderes mundiais em diversas áreas da Biofísica estiveram presentes em ambos os eventos, criando um ambiente entusiástico e inspirador para discussões relacionadas à ciência, tecnologia e seus impactos na sociedade moderna.
O evento foi realizado no Hotel Mendes Plaza, em Santos (SP), onde a Profa. Dra. Juliana ministrou a palestra “Photodynamic Therapy In Cutaneous Leishmaniasis" e a aluna Leticia Corrêa apresentou o trabalho, em formato de pôster, “Comparison Of Fotoenticine And Photodithazine Chlorins In Photodynamic Therapy In Gliosarcoma Lineage”, este último selecionado como “Melhor Trabalho no Formato de Pôster”.

Lançamento Oficial dos Programas PIBID e Residência Pedagógica

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap no dia 1º de outubro no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) no Campus Urbanova, lançou os Programas PIBID e Residência Pedagógica da CAPES para o período de 2018-2020.

 

A Univap participa do PIBID e da Residência Pedagógica com os cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História e Pedagogia da FEA. Os dois programas iniciaram no mês de agosto de 2018 com um total de 144 bolsistas de Iniciação a Docência, além de bolsistas supervisores, preceptores de escolas públicas, coordenadores de áreas de subprojetos e coordenadores Institucionais da Univap.


Reflexologia Crânio Facial Aplicada à Terapia Capilar

Alunas do Curso de Estética (Bacharelado) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participaram, dias 1 e 2 de outubro, de aulas técnicas sobre “Reflexologia Crânio Facial Aplicada à Terapia Capilar”, ministradas pelo Prof. Especializado Tony Castro da Grandha - Professional Hair Care. A técnica promove relaxamento das estruturas do pescoço, ombro e couro cabeludo, aumentando a taxa de entrega de nutrientes, do processo circulatório melhorando a atividade do sistema capilar e a capacidade de permeação de ativos cosméticos.

 

As aulas foram ministradas nas instalações do Curso de Estética, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, com a participação dos colaboradores Edity Kazumi Ogawa e Roberto Luiz de Carvalho Ramos (Bela Hair Product) e Profa. Priscila Vareschi (Univap).

Novos Laboratórios da Faculdade de Ciências da Saúde da Univap

Com a finalidade de ampliar os espaços de aprendizado e de prática profissional, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, inaugurou no dia 2 de outubro, os Laboratórios de Simulação em Saúde; Estética e Bem Estar; Medicina Veterinária e o Laboratório de Inovação e Tecnologia (LIT).

O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo
 
A Diretora da FCS, Profa. Dra. Emilia Ângela Lo Schiavo Arisawa
 
Prof. Jair, Sr. Lourival (Golden), Profa. Emília (FCS) e o Prefeito Ramuth

O LIT resulta de parceria estabelecida entre a Univap e a multinacional Golden Technology Ltda. para desenvolvimento de pesquisas na área de certificação microbiológica e novas tecnologias para a área têxtil, atendendo à fábricas localizadas em Honduras, Turquia e Brasil.

Vista parcial do público presente a solenidade de inauguração
 
Laboratório de Inovação e Tecnologia da Golden
 
Laboratório de Simulação em Saúde

A empresa possui parceria com mais de dez universidades localizadas nos EUA, Japão, Europa e Índia, e a ideia da instalação do laboratório na Univap surgiu a partir dos excelentes resultados obtidos pelas pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu na área biomédica.

Estética e Bem-Estar
 
Anatomia da Medicina Veterinária

Participaram da solenidade de inauguração o Prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Diretora da FCS, Profa. Dra. Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa, o Vice-Presidente da Golden Technology Ltda., Sr. Lourival Santos Flor, entre outras autoridades, além de alunos, docentes e funcionários da Instituição.

Linkedin e Inteligência Relacional
Como esses dois elementos te levarão ao sucesso profissional


O Núcleo de Carreiras em Engenharias e Arquitetura (Ncea) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap convidou a Engenheira Ambiental, graduada na Univap e Gestora Ambiental da USP, Cibelle Ferreira Plaça, para ministrar, nos dias 2 e 5 de outubro, uma palestra aos alunos da Faculdade.
Sobre a temática “Linkedin e Inteligência Relacional: Como esses dois elementos te levarão ao sucesso profissional”, a palestra foi realizada nos auditórios da FEAU, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Regional do Vale do Paraíba.

A palestrante convidada Cibelle Ferreira
 
Vista parcial do público no dia 2 de outubro no Auditório da FEAU

O objetivo da palestra foi explicar como e por que a rede social Linkedin é um bom investimento. Trata-se de uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003, é comparável a redes de relacionamentos e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões. Muitas pessoas usam a rede social como um “currículo”, e empresas para recrutarem novos funcionários. Em janeiro de 2015, o Linkedin possuía mais de 347 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e territórios. O Brasil é o terceiro país que mais acessa a rede social.
Puderam participar da palestra os alunos da Univap, profissionais liberais, empreendedores ou especialistas em CLT.

World Association for Laser Therapy

 
Realizou-se no período de 03 a 06 de Outubro de 2018 o Congresso da World Association for Laser Therapy - WALT na cidade de Nice - França. Com 24 anos de existência, a WALT é a Sociedade mais tradicional e líder Mundial na área de Pesquisas de Lasers em Ciências Médicas, congregando centenas de profissionais, pesquisadores e Instituições ao redor do Mundo.
O Professor Rodrigo Alvaro B. Lopes Martins da Faculdade de Ciências da Saúde e pesquisador do IP&D foi "invited speaker" e Chairman de sessões científicas no Evento.
Como Ex-Presidente da WALT, o Prof. Rodrigo Martins assumiu no evento o Cargo de Diretor Científico da Sociedade para o próximo biênio, e tem planos de realizar um evento internacional na UNIVAP em 2019.

Visita ao Observatório de Astronomia da Univap

Cerca de 15 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados por professores do Colégio Emílio Ribas, de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, visitaram, dia 3 de outubro, as instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial “Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior”, no Campus Urbanova.

 

Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Visita a Faculdade de Direito

O Reitor, o Presidente do TJ, Desembargador Luís Fernando S. Rossi e o Diretor da FD

 
O Desembargador Dr. Manoel de Queiroz Pereira Calças, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), e a sua comitiva visitaram, dia 4 de outubro, as instalações da Faculdade de Direito da Univap.
Na ocasião foram recebidos pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; pelo Diretor da Faculdade, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, além de professores e funcionários da Universidade.
O Desembargador foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo após receber 213 votos de seus pares no segundo turno da votação, realizada no dia 6 de dezembro de 2017 e estará à frente dos trabalhos na Corte de 2018 a 2019.
Natural de Lins, interior de São Paulo, nasceu em 1950 e em 1972 graduou-se pela Faculdade de Direito de Bauru. É Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Tomou posse na Magistratura em 1976 e foi nomeado para a 15ª Circunscrição Judiciária, com sede em São José do Rio Preto. Exerceu a judicatura nas comarcas de Paulo de Faria, Tanabi, São José do Rio Preto e na Capital. Foi promovido para o 2º Tribunal de Alçada Civil em 1995. Assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2005. Foi vice-diretor da Escola Paulista da Magistratura no biênio 2014-2015, Professor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP, da Faculdade Paulista de Direito da PUC de São Paulo, da Universidade Nove de Julho e da Instituição Toledo de Ensino de Bauru. Foi corregedor-geral da Justiça paulista no biênio 2016-2017.
A Presidência é o órgão responsável pela administração do TJ de São Paulo. O presidente é um desembargador eleito por seus pares – Tribunal Pleno – a cada dois anos e tem suas competências jurisdicionais e administrativas definidas pelo Regimento Interno do TJSP.

A integração de docentes da Universidade e autoridades judiciais
 
Ética e educação - premissas dos profissionais

Dentre as atribuições do presidente estão a de velar pelas prerrogativas do Tribunal, do Judiciário e da Magistratura do Estado, representando-os perante os demais Poderes e autoridades; encaminhar, na época oportuna, a proposta orçamentária do Tribunal; solicitar créditos suplementares; requisitar dotações orçamentárias e autorizar despesas; receber, e, se for o caso, processar as reclamações e instaurar sindicância contra desembargadores, oficiando como instrutor e relator até o arquivamento ou a instauração definitiva de processo administrativo; exercer o poder de polícia, mantendo a ordem e o decoro no Tribunal; presidir as sessões do Plenário, do Órgão Especial, do Conselho Superior da Magistratura e das comissões internas que integre ou a que compareça; entre outras.

Campanha de Conscientização Contra o Câncer de Mama
Outubro Rosa


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com a colaboração do grupo Esquadrão do Click, no dia 8 de outubro, abraçaram a causa do Outubro Rosa e realizaram o “Momento Diva”.
A fotógrafa Adriana Rebouças e sua equipe, Mauricio Silva (Maquiador); Rosana Rebouças (Assistente); Gabriela Prado (Assistente); e Luís Lima (Fotógrafo), organizaram uma sessão de fotos em alta resolução, impressas em pôsteres de 30x40, para as mulheres que participaram do evento. Todas vestiam roupas na cor rosa em prol da conscientização à prevenção do câncer de mama. A produção para as fotos aconteceu a partir das 9h30, no Laboratório de Estética (Bloco 7), Campus Urbanova.

Patrícia (FCS), Ivany (FCS), Mauricio, Adriana, Rosana, Gabriela e Luís
 
Maquiador Mauricio e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Dra. Ivany
 
Entrega do Cheque pela Diretora da FCS, Profa. Emília à equipe do GESTO

Além do Momento Diva, a FCS, realizou durante o mês, com a participação dos alunos do Curso de Fisioterapia no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) orientações aos pacientes e acompanhantes sobre a importância do autoexame preventivo e também distribuíram folhetos informativos. Uma palestra também foi realizada no dia 26, com a Profa. Mestra Aretha Santos Moutinho, sobre a temática: “Câncer de Mama: Conscientizar para Proteger”. No dia 31, uma caminhada para marcar a conscientização para prevenção do câncer de mama, foi realizada no Campus Urbanova, encerrando no Ceplade (Bloco 8), na Galeria de Artes Ivonne Weis, local onde foi entregue o cheque com a doação de R$ 1.700,00 para o Grupo e Estímulo ao Tratamento Oncológico (GESTO), nas mãos de Cristina Venâncio (Administradora) e Elaine Narciso (Assistente Social). As fotos do Esquadrão Click do Momento Diva ficarão em exposição na Galeria até o próximo dia 17 de novembro, para visitação.

Simpósio na Faculdade da Terceira Idade

A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap, em parceria com a Empresa Geratividade, Nova Cursos e Consultoria, realizaram no dia 8 de outubro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o Simpósio “Múltiplos Olhares: Atuação profissional e a realidade biopsicossocial das pessoas idosas.

 

O Simpósio contou com a presença de especialistas que trataram das temáticas: "Direitos e deveres da pessoa idosa: por um Brasil de todas as idades", palestra ministrada por Tatiane Andrade (Gerontóloga); "Exercício físico e envelhecimento: da promoção da saúde à reabilitação", por Marisa Accioly (Assistente Social); "Rede de suporte social", por Danusa de Almeida Machado (Psicóloga). O encerramento das atividades contou com a participação dos profissionais convidados para o tema "Conversando sobre Finitude e Cuidados Paliativos”.

Visita dos Alunos da Escola Estadual Ilza Irma aos Laboratórios das Faculdades

A Univap recebeu, dia 9 de outubro, a visita de 90 alunos e três professoras da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Cóppio, que conheceram cerca de 20 laboratórios das Faculdades de Ciências da Saúde (FCS); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Educação e Artes (FEA) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU).

Anatomia da Medicina Veterinária/FCS
 
Fotografia/FCSAC
 
Estúdio de Rádio/FCSAC


Feira de Profissões na EE Mariotto Ferreira – DCTA

A Univap foi convidada a participar, dia 16 de outubro, das 8h às 12h, da 3ª Feira de Profissões da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, localizada no DCTA, em São José dos Campos.
O evento envolveu a realização de palestras e apresentação da infraestrutura e cursos oferecidos por diversas instituições de ensino superior da região.
 
Alunos no stand da Univap

Workshop Currículo Lattes X Avaliação CAPES

Participantes do workshop
 
As coordenadoras dos Mestrados Profissionais (Stricto Sensu) da Univap, Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia) e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais), participaram em São Paulo, dia 17 de outubro, do Workshop: Currículo Lattes X Avaliação Capes.
O Workshop foi promovido pela Janus Educare, empresa brasileira especializada em serviços voltados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
O evento teve por objetivo capacitar os docentes, discentes e secretárias dos Programas de Pós-Graduação sobre a utilização do Currículo Lattes e como organizá-lo para obter maior visibilidade de suas atividades, diante da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mesa Redonda Debate o Ensino das Artes e da Arquitetura

 
Ana Botelho, Lindsay, Pedro, Ernesto, Roberto, Fábio e Martin
Alunos e docentes das Faculdades de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Educação e Artes (FEA) da Univap, da Unicamp e da USP estiveram reunidos no dia 20 de outubro, no Auditório da Univap (Bloco 5), para debaterem sobre o ensino das Artes e da Arquitetura nas universidades brasileiras.
Participaram do encontro o Prof. Dr. Ernesto G. Boccara (IA-Unicamp); Prof. Dr. Martins Grossmann (IEA-USP); Profa. Dra. Ana Botelho (FEA-Univap); Profa. Mestra Lindsay Ribeiro (Coordenadora do Curso de Artes Visuais da FEA/Univap); Prof. Dr. Pedro Ribeiro (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D/Univap); Prof. Mestre Fábio Almeida (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo – FEAU/Univap) e o Prof. Mestre Roberto Villavicencio Grosmann (FEAU/Univap).
Os temas tratados no encontro foram: “O real papel das universidades brasileiras na projeção internacional das produções arquitetônicas e artísticas Pós-“Brazil Builds”; “Na teoria, prática e criatividade no ensino da arte e da arquitetura, qual é o papel de cada uma no Século XXI?”; “Como as universidades poderiam despertar um novo espírito de vanguarda ou invenção nas gerações futuras”.

20ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) promoveu, entre os dias 22 e 24 de outubro, a 20ª edição da Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (20ª SEAU), com uma série de palestras, minicursos, exposição de projetos e outras atividades voltadas para estudantes, profissionais e outros interessados. O objetivo da Semana é estimular o aperfeiçoamento do aluno para o mercado de trabalho. Os temas contidos na programação abordaram a gestão de projetos, impacto da realidade virtual no meio acadêmico e no mercado de trabalho, energia fotovoltaica, radiologia digital, biotecnologia na indústria, entre outros assuntos nas áreas das Engenharias Aeronáutica e Espaço, Ambiental e Sanitária, Biomédica, Civil, da Computação, Elétrica/Eletrônica, Química e de Produção, além de Arquitetura e Urbanismo.

Solenidade de abertura da SEAU
 
A execução do hino nacional
 
Vista parcial do público presente

A abertura oficial do evento foi realizada dia 22, às 19h, no Campus Urbanova (Bloco 10), pelo Diretor da Faculdade, Prof. Dr. Liu Yao Cho, acompanhados pelos professores doutores Alberto Resende Monteiro e Vanesa Claudia Gisela Mitchell Ferrari.

A palestra sobre a Gestão de Projetos com Bruno Silveira
 
A Importância da Metrologia na Área Médica com Benedito V. Ribeiro Jr
 
Palestra sobre Saneamento Ambiental com Ricardo M. Marcondes Ferraz

Com extensa programação, o evento contou com o apoio das empresas Solidway, Queiroz Galvão, Gail e Eletrolex.

Processo de Fabricação da Usinagem Aeroespacial com Alex Siqueira
 
Projeto Habitas com Jenner Eduardo Cardoso Arduino
 
Minicurso Python com Prof. Dr. Valdir Gil Pillat

Nos três dias de evento foram realizadas mais de 30 palestras, sendo a primeira delas “A Importância da Gestão de Projetos, Alinhado com o Planejamento Estratégico”, por Marcela Façanha.

   
Expositores

Outros temas foram abordados durante o evento, dentre eles: Tecnologia de Combate a Incêndios; Importância da Metrologia na Área Médica; Impacto da Realidade Virtual no Meio Acadêmico e no Mercado de Trabalho; Gestão Ambiental no Transporte de Produtos Químicos; Saneamento Ambiental: Tratamento de Água e Esgoto no Vale do Paraíba; Processo de Fabricação da Usinagem Aeroespacial; Projeto Habitas – Casa de Cultura e Sustentabilidade; Prototipagem 3D – Aplicações Aeroespaciais; Radiologia Digital (Raios X); GPS e Suas Aplicações na Engenharia; Processamento e Análise de Neuroimagem; Revestimentos Cerâmicos; Métodos dos Elementos Finitos na Análise Estrutural Civil e Mecânica: Estudo de Casos; Segurança da Informação – Defesa Cibernética e Criptografia; Biotecnologia na Indústria; Experiências e Desafios de um Arquiteto e Urbanista no Mercado Profissional, entre muitas outras palestras prestigiadas por alunos e outros interessados.

Semana da Psicologia
“Para quê e para quem?”


Lilihan Martins e Juliana Simões
 
A Coordenadoria do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou, entre os dias 22 e 24 de outubro, a Semana da Psicologia.
Sob a temática ““Psicologia para quê e para quem?”, a programação do evento envolveu a realização de palestras, rodas de conversa, cine debate e atividade cultural.
Durante o evento foram tratados temas importantes e que requerem uma reflexão mais aprofundada e contextualizada, entre eles: Psicologia e Ética Profissional (Renata Cappelli); Psicologia e Questões Relacionadas à Sexualidade IST/AIDS/HIV (Lilian Martins Silva); as Rodas de Conversa: Atuação em Psicologia Educacional – Mediação de Conflitos na Educação (Alex Rodolfo Carneiro); Psicologia e Processo Transexualizador (Ana Ferri de Barros e Matheus Ribeiro de Andrade); Violência Contra a Mulher (Laura Pereira Silva e Sônia Maria de Oliveira); Tratamento Clínico de Prevenção e Pós-Tentativa de Suicídio (Jonas Boni Júnior), entre outros assuntos.

A Coordenadora do Curso, Dra. Lívia Gonsalves
 
Vista parcial do público presente
 
Renata Capelli

Nicole de Oliveira
 
Psicologia e processo transexualizador com Ana Ferri
 
Mariana Cançado

Marcelo Oliveira
 
Vista parcial do público
 
Renan, Murilo e Diego

Rosana Spessoto
 
Jonas Boni
 
Peça teatral – Ricardo III

Cultura FCSAC

Alunos dos Cursos de Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Design de Moda com apoio de professores apresentaram suas habilidades em mais uma edição do Cultura FCSAC (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação), realizada dia 24 de outubro, das 19h às 22h, no salão de festas da Capela Ecumênica da Univap no Campus urbanova.

Desfile Metamorfose
 
Exposição fotográfica
 
Uma das danças da noite

O destaque deste ano ficou por conta do Desfile Metamorfose com o propósito de exibir peças criadas pelos alunos do 5º e 6º períodos semestrais (3º ano) do curso de Design de Moda.
A temática “Metamorfose”, foi uma homenagem à aluna Larissa Garbulho, que lutou até o fim contra o câncer, com o conceito de que toda lagarta se transforma em borboleta após a metamorfose, fazendo uma analogia às transformações do ser humano em seus ciclos de vida.
Além do desfile, fez parte do evento, exposição fotográfica, Festival de Curta Metragem, apresentações de Jazz e de danças circulares.

Vestibular 2019


1º Festival de Teatro Intergeracional da FTI


Medita Univap


Psicopedagogia Vai ao Cinema


Encontros e Desencontros


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas