287ª Edição - Ano XI
De 5 de setembro a 2 de outubro de 2018
         
 

Painéis Fotovoltaicos

Parte da equipe envolvida no projeto

 
Por intermédio da disciplina de Projeto em Engenharia IV, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Alexandre Tardelli, os alunos do Curso de Engenharia Elétrica (5º ano – Noturno) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), desenvolveram, no primeiro semestre de 2018, uma bancada didática para estudos em energia fotovoltaica, possibilitando, assim, aplicar os conhecimentos obtidos em sala de aula, através de experimentos de laboratório.
Na bancada é possível simular a emissão de luz solar utilizando uma lâmpada halógena que possui um sistema de controle de emissão de luz, além de ser possível alterar a inclinação da fonte emissora e também da placa solar, simulando dessa forma os diversos horários do dia e as variações de latitudes. As grandezas elétricas resultantes desse processo podem ser medidas tanto nas saídas físicas (tensão e corrente) como via aplicativo em um celular.
A energia solar pode ser transformada em energia elétrica utilizando painéis fotovoltaicos que são capazes de gerar corrente elétrica a partir da incidência de luz. Esse sistema de geração não emite ruídos, tem boa durabilidade e fácil instalação, tais motivos contribuem para o seu constante crescimento no Brasil. É uma das tecnologias mais duráveis de geração de energia limpa que o homem conhece.
A busca pela diversificação da matriz energética e a preocupação com o meio ambiente tornam cada vez mais necessários estudos sobre fontes renováveis para geração de energia elétrica, como a energia solar.
Participaram do projeto didático de Energia Solar Fotovoltaica os alunos Carlos Júnior, Caroline Ribeiro, Guilherme Pinto, Guilherme Redi, Gustavo Lima, Igor Silva, Jonatas Raimundo, Leonardo Silva, Lucas Marcolongo, Lucas Strojnowski, Maiara Medeiros, Marcos Oliveira, Maycon Pereira, Pedro Almeida e Thiago Medeiros.
O curso de graduação em Engenharia Elétrica é organizado em um conjunto de disciplinas/módulos semestrais, com carga horária total de 3.840 horas, e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação, Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, com as atribuições do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Univap.
O currículo do curso inicia com disciplinas básicas e de formação sólida em matemática, física, química e computação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano (5º e 6º períodos semestrais) e envolve disciplinas que abordam conteúdos de eletrônica analógica, eletrônica digital, microeletrônica, geração de energia elétrica (transmissão e distribuição), redes elétricas inteligentes, fontes alternativas e renováveis de energia, eletrônica de potência, instalações elétricas prediais e industriais, microcontroladores e sistemas embarcados, sistemas de controle e automação industrial, robótica, modelagem e simulação computacional, internet das coisas (IoT), processamento de sinais e telecomunicações.
São oferecidas também as disciplinas de Projeto em Engenharia Elétrica, que visam contribuir na formação de um engenheiro empreendedor, capaz de resolver problemas tecnológicos aplicados à elétrica-eletrônica e de trabalhar em equipes multidisciplinares.

XIII Congresso Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares
Universidade de Granada - Espanha


 
Prof. Maurício e Prof. Aquino durante a apresentação do trabalho

Entre os dias 25 e 27 de julho, os docentes da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Maurício Martins Alves e Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino, participaram do XIII Congresso Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares, realizado na Universidade de Granada, na Espanha. Na ocasião, os docentes apresentaram em sessão oral, com plenária, o trabalho “Juicio simulado como estrategia de enseñanza interdisciplinaria: estudio de caso de alunos ingressantes del curso de Derecho de la Universidad del Valle del Paraíba”.
O trabalho é fruto de pesquisa sobre prática pedagógica no ensino de Direito da Univap, nas disciplinas de Direito e Sociedade I e II. Nessa disciplina os alunos do primeiro ano do curso realizam pesquisas de iniciação científica - com a produção de artigos - e julgamentos simulados, visando a contextualização social do Direito e o desenvolvimento de competências variadas (trabalho em equipe, autonomia de estudos, entre outros). Essa prática pedagógica, inovadora no cenário do ensino jurídico brasileiro, tem sido aplicada pelos referidos docentes desde 2005 e é muito bem avaliada pelos alunos.
Dessa pesquisa também resultará uma publicação de um texto (sintético) na "Coleccion de Revistas de Ciencias Sociales Interdisciplinares" e outro texto mais completo na Revista Univap de artigos científicos.

Business Intelligence
Ciclo de Palestras do Curso de Engenharia da Computação


A Coordenadoria do Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), está realizando este ano um ciclo de palestras com o intuito de enriquecer o conteúdo do Curso e de apresentar as novas tendências profissionais na área.
A convidada para ministrar a palestra no dia 22 de agosto, no período da noite, foi a consultora independente, Gabriela Baldivia do Lago, que participou da implantação de projetos de Business Intelligence (BI), em cinco multinacionais, entre elas, a Johnson & Johnson de São José dos Campos.

A palestrante Gabriela Lago
 
Vista parcial do público presente

Intitulada “O que é Business Intelligence e como entrar nesse mercado", a palestra foi realizada no Auditório Prof. Jair Candido de Melo (Bloco 10) no Campus Urbanova.
Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, é um conceito criado em 1989 pela Gartner Inc., empresa americana de pesquisa e consultoria que fornece insights relacionados à tecnologia da informação para líderes empresariais ao redor do mundo. Envolve a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados para auxiliar na gestão e tomada de decisão.

Visitas ao Campus Urbanova da Univap

A Univap recebeu, durante os meses de agosto e setembro, a visita de estudantes do Ensino Médio de três Escolas Estaduais de São José dos Campos, interessados em conhecer a infraestrutura das faculdades e os diferenciais da Universidade.

23 de agosto
44 Alunos e 2 Professoras (1º Ano) da Escola Estadual Estevam Ferri


Apresentação dos Cursos da FEAU
 
Laboratório de Química/FEAU
 
Laboratório de Telecomunicações/FEAU



Encontro Regional dos Mestrados Profissionais
Região Sudeste


Recepção aos participantes do Encontro
 
A Univap sediou, dia 24 de setembro, o Encontro Regional dos Mestrados Profissionais – Região Sudeste. O evento foi realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade – Bloco 8), Campus Urbanova, onde foram discutidos vários temas por meio de palestra, reunião em grupos e mesa redonda.
Participaram da solenidade de abertura do Encontro: Dra. Liliane Cristina Segura (Mackenzie); Dra. Claudia Mara de Melo Tavares (Universidade Federal Fluminense); Me. João do Prado Jr. (Diretor do Parque Tecnológico Univap); Dr. Jair Candido de Melo (Reitor da Univap); Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa) e Dr. Leandro José Raniero, (Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap).
A organização do Encontro na Universidade ficou sob a coordenação geral da Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Processamento de Materiais) e da Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Bioengenharia).

Solenidade de abertura
 
As organizadoras do evento Profa. Dra. Erika e Profa. Dra. Andreza
 
Dra. Cláudia durante a palestra de abertura do Encontro

A palestra principal teve como tema a “Representatividade dos Mestrados Profissionais junto à CAPES”, ministrada pela Presidente Nacional do FOPROF, Dra. Claudia Mara de Melo Tavares.
Logo após o almoço, os participantes foram convidados a conhecer um pouco da infraestrutura da Universidade, por intermédio de um tour pelo Campus e visita in loco ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), local onde são ministradas as aulas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Visita às Instalações do IP&D – Central Analítica Multiusuário
 
Outros espaços de pesquisa no IP&D
 
Grupo de Trabalho na Área de Humanas

A reunião em grupos de trabalho nas áreas da Educação, Humanas, Exatas e Ciências Sociais teve por objetivo identificar as experiências dos diferentes Mestrados Profissionais com ênfase nas demandas regionais, com discussões acerca do modelo avaliativo dos mestrados e doutorados profissionais.

Educação
 
Exatas
 
Ciências Sociais

Já a mesa redonda foi composta pelos coordenadores da área, para debater a apresentação dos resultados dos trabalhos por meio dos grupos de trabalho.

Encontro de Estudantes de Psicologia na Univap

A Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte do Conselho Regional de Psicologia (CRP-SP), com apoio do Curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Artes (FEA), organizou no dia 25 de agosto, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap, no Campus Urbanova, o Encontro de Estudantes de Psicologia, em celebração ao “Dia do Psicólogo”, comemorado oficialmente no dia 27 de agosto.

Solenidade de abertura
 
Vista parcial do público presente
 
Ricardo e Cinthia no lançamento do caderno Relações Raciais

Os objetivos do evento foram: dar visibilidade ao protagonismo dos(as) psicólogos(as) que estão na “ponta” dos serviços; fazer um resgate histórico daqueles profissionais que travaram importantes lutas e obtiveram conquistas dentro da área na região; viabilizar a presença dos usuários dos serviços da Psicologia; aprofundar as temáticas sobre as questões de gênero, raça e etnia, sexualidade, deficiência, infância e adolescência nas mesas de discussão e reproduzir reflexões acerca da questão: “No que tange ao papel da Psicologia no combate às desigualdades e na defesa da democracia, o que marca a história do nosso território?”.
A abertura dos trabalhos contou com a presença do Psicólogo Ricardo Xavier Araújo (Sindicato dos Psicólogos de São Paulo); Profª Dra. Lívia Gonsalves Toledo (Coordenadora do Curso de Psicologia da FEA/Univap); Prof. Dr. João Eduardo Coin de Carvalho (Conselho Regional de Psicologia – SP) e da Psicóloga Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas (Associação Brasileira de Ensino de Psicologia).

Apresentação de literatura na área da psicologia
 
Exposição de mandalas
 
Grupo de dança de Paraibuna

Fizeram parte da programação: “Debate sobre Juventudes e Base Nacional Comum Curricular para Ensino Médio – Reflexões para Psicologia”, com Lilian Suzuki; Lançamento do Caderno “Relações Sociais – Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogos(as)”, por Ricardo Xavier Araújo e Cinthia Cristina da Rosa Vilas Boas; Atividade Cultural e Brunch; Exposição de Mandalas – Oficinas de Artes Plásticas do Centro de Convivência de Taubaté; Apresentação de Dança do Grupo UNIQUE DANCE de Paraibuna; Rodas de Conversas sobre as seguintes temáticas: Formação em Psicologia: Jamille Geoges Reis Khouri; Exercício Profissional: Karina Alejandra Preter Ancamil; Relações de Trabalho: Cínthia Cristina da Rosa Villas Boas e, para encerrar as atividades, a plenária “Mobilização Estudantil”.

I Encontro Técnico Científico de Engenharia Ambiental e Sanitária
Discutindo Soluções


Foi realizada na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), nos dias 29 e 30 de agosto, o I Encontro Técnico Científico de Engenharia Ambiental e Sanitária: Discutindo Soluções.
O evento, que aconteceu no Auditório Prof. Jair Candido de Melo, contou com debates, mesas redondas e palestras de professores, empresários e profissionais da área. Com dois dias e quase 30 horas de atividades, o Encontro reuniu 21 palestrantes e cerca de 600 participantes.
Na abertura, o Dr. Francisco Bianzini falou sobre “Rede Resíduos e Tratamento de Resíduos Orgânicos (Restos de Alimentos) Atendendo a PNRS”. Já a Engenheira da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Gabriela Nenna Ferraresi, conversou com os alunos sobre as “Atribuições da CETESB e o Licenciamento Ambiental”.

Abertura do Encontro pelo Diretor da FEAU, Prof. Dr. Liu Yao Cho
 
Vista parcial do público presente
 
Dr. Francisco Bianzini

Ainda no primeiro dia, aconteceu uma mesa redonda para debater os “3 R’s da Sustentabilidade e os Impactos Ambientais”, esclarecendo dúvidas sobre assuntos importantes para o meio ambiente. Participaram da mesa: Rachel Cordeiro, Letícia Guedes e Nadja D’amo (Moda); Engenheiro Edie Braga (Construção Civil); Dra. Ana Paula Lemes e Dra. Larissa Montagna (Química e Materiais); e Dr. Francisco Bianzini (Rede de Resíduos). Também fizeram parte da programação as seguintes palestras: ”Engenharia Ambiental na arquitetura de Retrofit”, ministrada pelo Mestre Luiz Gustavo Paulo Oran Barros; “PGRS - Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Como tornar rentável o lixo de onde você atua?”, tema abordado pela Engenheira Ariane Martins, e “Projetos com Sustentabilidade: o BIM e as Certificações Verdes”, pela Mestra Mônica Mendonça. Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Mestre Guilherme Gregório conversou com o público presente sobre o “Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais”.

Mesa Redonda
 
Dr. Ricardo Ferraz
 
Eng. Mário Del Nunzio

No segundo dia, a abertura contou com uma plenária com o Dr. Ricardo Ferraz, sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”. Em seguida, ocorreram palestras, como a do Assessor de Análise de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Guararema, Ricardo Moscatelli, que abordou a “Importância das áreas protegidas na conservação da biodiversidade”, mostrando casos da cidade de Guararema e do Vale do Paraíba; a do Mestre Rafael Pataca, da empresa Vya Fragrance, que ministrou “Análise Sensorial e Descarte da Indústria de Essências”; e do Engenheiro Mario Del Nunzio, proprietário da Chemical Service, que mostrou o funcionamento do “Projeto Second Life: Ações para Reuso de Produtos Inservíveis na Área da Química” e suas aplicações.
Ao final do evento, a Mestra Luiza Cintra Fernandes abordou em sua palestra o tema “Modelagem Ambiental”; o Mestre Paulo Roberto de Freitas contou um pouco sobre “Trabalho de Campo em Áreas Contaminadas”; e o Engenheiro Matheus Miller, da empresa Huesker, dividiu com os presentes a sua experiência com “Dessecagem de Lodos”.

XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

Os alunos Henrique Vegini Lioi e Renato de Sousa Maximiano (foto), do Curso de Engenharia da Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap, participaram do XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (XLVI Cobenge), realizado de 3 a 6 de setembro, em Salvador (BA).

Henrique
 
Renato

Por ocasião do Congresso, os alunos apresentaram um artigo científico, intitulado: “Análise Experimental do Momento de Inércia do Perfil de Asa Modelo NACA 0012”. Para o desenvolvimento desse artigo, um perfil de asa NACA 0012 foi impresso na Impressora 3D da Universidade e a análise experimental foi realizada com o auxílio de sensores presentes em um Smartphone. Os alunos iniciaram seus trabalhos no ITA, em 2017, por intermédio de um projeto iniciado pela Profa. Dra. Priscila Freitas-Lemes, docente da FEAU.
O evento reuniu diretores, professores e estudantes de engenharia de diversas escolas de engenharia do Brasil, assim como alguns colaboradores internacionais, todos interessados na temática deste ano, que se voltou para “Educação Inovadora para uma Engenharia Sustentável”.

1ª Semana de Oficinas da Engenharia da Computação

A Coordenação e professores do Curso de Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), com intuito de melhorar/complementar a formação técnica dos alunos, organizou, entre os dias 4 e 6 de setembro, a 1ª Semana de Oficinas da Engenharia da Computação.

Prof. Wagner
 
Prof. Élcio
 
Prof. Hélio

Realizada nos Laboratórios de Informática (Bloco 6) da Faculdade, no Campus Urbanova, a Semana contou com a participação dos alunos do ciclo profissionalizante, que puderam participar das oficinas: “Introdução à Realidade Virtual”, ministrada pelo Prof. Wagner Santos Clementino de Jesus; “Introdução à Teoria de Controle com Software Livre Octave”, Prof. Élcio Jerônimo de Oliveira; e “Desenvolvimento de Jogos”, Prof. Helio Esperidião.

Encontro de Pesquisa
Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier


A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Pró-Reitoria de Extensão da Univap, em conjunto com o Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental São Francisco Xavier (APA SFX), realizaram um Encontro de Pesquisa, no dia 8 de agosto, das 9h30 às 17h30, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
O evento teve como objetivo reunir colaboradores que realizam ou gostariam de realizar pesquisas na Unidade de Conservação, formar uma rede de pesquisadores e contribuir com a definição de diretrizes e prioridades de pesquisa para a APA SFX.

A Profa. Sandra e Profa. Maria Regina na abertura do Encontro
 
Renato F. Lorza, Gestor da APA de São São Francisco Xavier
 
Raquel Henrique, Mestra em Planejamento Urbano e Regional

Durante o Encontro aconteceram palestras com a Mestra em Planejamento Urbano e Regional (Univap), Raquel Henrique, que falou sobre seu trabalho de dissertação desenvolvido na APA SFX; André Luis Casarin Rochelle, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCTIC/Inpe), que apresentou as pesquisas no âmbito do Projeto Conexão Mata Atlântica; e o Gestor da APA SFX, Renato Lorza, da Fundação Florestal/SMASP, que explicou os principais desafios do desenvolvimento sustentável da APA SFX. A programação incluiu debate em plenária, coffee break com produtos orgânicos produzidos por agricultores familiares e roda de violão no encerramento.
Participaram 48 pesquisadores de 17 instituições da região, entre eles esteve presente a Dra. Bruna Cersózimo Arenque Musa, Gerente de Área Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dando esclarecimentos sobre auxílios à pesquisa da instituição.
A Univap/FVE possui um Termo de Cooperação firmado com a Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que facilita o acesso a auxílios de agências financiadoras de pesquisa, e também contém representantes no Conselho Consultivo da APA SFX, sendo elas a Titular Profa. Dra. Maria Angélica Toniolo e a Suplente Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

Feira de Profissões, Estudantil, Exposições e Fórum Vocacional

A Univap, por intermédio do Comitê de Eventos, tem marcado presença em diversas ações fora do ambiente universitário a convite de escolas e empresas promotoras de eventos estudantis. Durante o mês de setembro, participou dos seguintes encontros:

10 de setembro - Feira Estudantil no Colégio Adventista de São José dos Campos

   

17 de setembro - Feira de Profissões do Colégio Técnico Opção

   

21 de setembro - Fórum Vocacional Anual – EE Prof. Francisco Pereira da Silva

   

28 e 29 de Setembro - Feira Estudantil – Expo CIEE 2018

   

Mutirão de Audiências de Conciliação
Parceria entre a Faculdade de Direito da Univap e Procon


Num esforço concentrado, a Faculdade de Direito da Univap e o Procon realizaram, no dia 11 de setembro, o Mutirão de Audiências de Conciliação. Os atendimentos foram realizados no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade, no Campus Castejón, em São José dos Campos. Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, participaram dessa ação direcionada à comunidade 40 alunos do 7º e do 9º período semestral (4º e 5º ano). Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o Coordenador do Curso de Direito da Univap, Prof. Dr. Edgar Solano; a Coordenadora do NPJ, Profa. Esp. Denise Passos da Costa Plínio; os advogados orientadores do NPJ, Dr. Luiz Fernando F. de Souza, Dr. Luiz Augusto de Carvalho e Dra. Luciene Spadotto; a responsável pelo Procon, Dra. Jacqueline Bueno Ignácio; o Desembargador aposentado, hoje à frente do CEJUSC, Dr. Silvio Marques Neto; e a Juíza Titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível, Dra. Elaine Cristina Pazzini Cavalcante.

A Profa. Denise, Alessandra e o Prof. Solano acertam os detalhes do Mutirão
 
Abertura dos trabalhos
 
Equipe do Procon

Realizado na data de aniversário do Código de Defesa do Consumidor (que entrou em vigor no dia 11 de setembro de 1990), o serviço foi inteiramente gratuito e desenvolvido por profissionais do Procon e estudantes de Direito da Univap, que presidiram as sessões. Todos passaram por treinamento e tiveram, no momento do atendimento, assistência de conciliadores qualificados, de acordo com determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Segundo a Coordenadora do NPJ, Profa. Denise Costa Plínio, foram analisados 100 processos que resultaram em 76% de acordos entre as partes (reclamante x empresa), evitando demandas judiciais. Para ela, essa importante parceria, que já perdura por mais de 15 anos, é uma excelente oportunidade acadêmica para os alunos vivenciarem o Direito, além de ser importante contribuição da Univap para a pacificação social e melhoria na qualidade das relações de consumo.

Vista parcial do Núcleo de Práticas Jurídicas
 
As negociações entre empresas e consumidores
 
O objetivo maior do mutirão é gerar acordo entre as partes

Nos casos em que não houve acordo entre as partes, os consumidores receberam orientações e assessoria jurídica para ingressar com ação judicial. Mantido pela Prefeitura, o Procon joseense funciona no antigo prédio do Fórum (Rua Paulo Setúbal, 220, São Dimas), com entrada pela Avenida José Longo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 151 ou 3909-1440 e na página www.sjc.sp.gov.br/procon

A imprensa realiza cobertura jornalística do mutirão
 
A coordenadora do NPJ, Profa. Denise C. Plínio em atendimento individual

Novo Gerente da Revap/Petrobras Visita o IP&D da Univap

Com a finalidade de conhecer a infraestrutura e as pesquisas realizadas no Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo, instalado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, o novo gerente da Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras), Daniel Sales, esteve na Universidade dia 11 de setembro, acompanhado pela Gerente Setorial de Otimização e Acompanhamento Operacional, Engenheira Carina Lucas e pelo Gerente de Comunicação, Paul Edman.

Reunião entre os membros da Revap, Laboratório e Univap
 
Paul, Prof. Dr. Jair (Reitor), Profa. Sandra (Vice-Reitora), Daniel e Carina

Participaram do encontro para apresentação das instalações, a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora da Universidade, Profa. Dra. Sandra Costa e a equipe do Laboratório, sob a supervisão dos Coordenadores Técnicos dos projetos, Dr. José Augusto Jorge Rodrigues e Dr. Marco Aurélio Ferreira, a Engenheira de Materiais e Mestra, Amanda Cassiano de Souza e o Engenheiro Mestre Jorge Benedito Jofre.
O Laboratório de Catalisadores de Petróleo foi inaugurado dia 8 de dezembro de 2009, com recursos da Petrobrás e da FVE/Universidade. A iniciativa teve também o apoio do então gerente da Refinaria Henrique Lage (Revap/Petrobras), Luiz Eduardo Valente Moreira, responsável pela viabilização dos recursos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

No laboratório do IP&D há equipamentos de alta precisão
 
Tudo que há de mais moderno na área foi instalado neste laboratório
 
O ambiente é amplo e com pesquisas de ponta

Este laboratório tem o objetivo de desenvolver tecnologias de catalisadores empregados no refino do petróleo como, por exemplo, aqueles destinados à produção de combustíveis limpos. A evolução das especificações de combustíveis e o processamento de petróleos pesados, entre eles os da Bacia de Campos, demandam tecnologias de refino de alto desempenho das quais estes catalisadores são um dos componentes críticos.

Oficinas de Práticas Profissionais aos Alunos do Colégio Máximu’s

Por solicitação do Prof. Kallyl Eduardo da Silva, da disciplina de Artes do Colégio Máximu’s, localizado no Jardim Oriente, em São José dos Campos, a Direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) organizou, dia 13 de setembro, a realização de três oficinas de práticas profissionais para 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio.

Estúdio da TV Univap
 
Estúdio de Fotografia
 
Estúdio de Rádio

As oficinas foram ministradas pelos docentes da FCSAC, Profa. Dra. Vânia Braz de Oliveira, Coordenadora do Curso de Jornalismo; Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete, Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda; Profa. Especialista Rachel de Aguiar Cordeiro Mazzarino, Curso de Design de Moda; pela equipe da TV Univap, com as temáticas “Programa de TV”, “Fotografia” e “Estamparia”.

Sala de Aula do Curso de Design de Moda
 
Ateliê de Moda

Palestra com a Equipe da TV Vanguarda

 

Os alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) tiveram a oportunidade de assistir, no dia 13 de setembro, a uma palestra com jornalistas e produtores da TV Vanguarda, responsáveis pelos programas especiais veiculados na emissora afiliada da Rede Globo: “Aparecida: A Santa do Povo” e o “Especial 15 anos da TV Vanguarda – Dá Produção à Veiculação”.
O convite para a realização da palestra na Univap partiu da direção da Faculdade e foi ministrada no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, a partir das 19h.
Participaram da palestra o apresentador e repórter Ademir Ribeiro; o jornalista e diretor do clipe da Romaria na reportagem especial, Luiz Eduardo Novaes; e também o cinegrafista Wilson Araújo. Após contarem como foi realizada a produção do Documentário “Aparecida: A Santa do Povo” e da Reportagem Especial “15 anos da TV Vanguarda”, os convidados responderam a perguntas dos alunos que se mostraram muito interessados pelos trabalhos realizados.

Careca Bonita – O Livro da Aluna de Jornalismo da Univap - Sonia Niara

A aluna do 2º período semestral (1º ano) do curso de Jornalismo, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, Sonia Niara, lançou no mês de setembro o livro de sua autoria “Careca Bonita – Enfrentando o Câncer com Autoestima”.
Sonia tem sido um exemplo de perseverança e obteve de imediato o reconhecimento à sua obra pela experiência que adquiriu durante quatro anos de luta contra a doença, compartilhando seus sentimentos e esperanças, inicialmente por intermédio de um blog. Além deste blog, escreveu um livro, cuja apresentação relata o que houve e de que forma enfrentou a doença.
“Até as mais fiéis leitoras não sabem, ao certo, detalhes da minha trajetória de vida, afinal, foram 4 longos anos dos mais diversos tratamentos na luta contra o câncer, o Linfoma de Hodgkin.
Eu era apenas uma estudante de Medicina Veterinária, realizando meu sonho de infância ao deixar minha cidade, São José dos Campos, para me aventurar em uma renomada universidade do país, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp, em Jaboticabal.
Jaboticabal ?!
Pois é! Nem eu mesma conhecia esta cidade quando prestei a prova do vestibular.
Nesta cidade tranquila do interior de São Paulo, no meu ritmo de vida era bem acelerado, afinal um curso de período integral exige mais do que 8 horas de estudos.
Foi em meio à vida corrida, distante dos meus pais e família, que os primeiros sintomas começaram a surgir. À principio, surgiu um pequeno caroço no pescoço que, ao longo de meses, foi se multiplicando. Juntamente, houve o aparecimento de uma coceira intensa pelo corpo, tão insuportável ao ponto de eu usar um pente de cabelo para me coçar. Uma tosse persistente e suores no meio da noite já levantavam um alerta. Entretanto, tudo isso me fazia crer que tratava-se de um quadro alérgico ou, até mesmo, o clima extremamente seco e quente da região.

Lançamento do livro na FCSAC/Univap em 18 de setembro
 
Vista parcial de alunos que participaram do lançamento na Faculdade
 
A Profa. Dra. Elizabeth Kobayaschi, a autora e a Profa. Dra. Vânia Braz

Mas, para tirar qualquer sombra de dúvida, minha mãe me levou a um médico oncologista (corajosa, não?), logo quando este pequenino caroço apareceu em meu pescoço. O resultado inconclusivo obtido por meio de uma biópsia por agulha fez a médica acreditar que eu não deveria me preocupar.
Assim, fui seguindo minha vida na faculdade, sonhando alto e almejando fazer a diferença neste mundo através da minha profissão.
Até que um dia, depois de um ano inteiro consultando as mais diversas especialidades médicas (pneumologista, etc.), acordei com uma febre altíssima, com o pescoço inchado e bem dolorido. Era um enorme sinal de que eu deveria, sim, me preocupar!
Na mesma semana, em uma consulta já agendada, o doutor Maurílio Chagas, cirurgião de cabeça e pescoço, notando a emergência do meu caso, marcou apressadamente e realizou com excelência uma biópsia cirúrgica com exame anatomopatológico de imuno distoquímica (método para diagnosticar alterações morfológicas em tecidos e órgãos). Depois de 15 dias, peguei o resultado que deu nome ao que estava acontecendo comigo: Linfoma!
Ou seja, Câncer!
Foi preciso encarar os mais agressivos tratamentos oferecidos pela Medicina, tais como os diversos protocolos de quimioterapia, radioterapia, cirurgias, transplante de medula óssea autólogo, imunoterapias, mas sem esquecer que tudo isso foi como uma ferramenta maravilhosa de Deus para me curar;
Saía ano, entrava ano. O meu único planejamento era encarar o próximo tratamento que viria. Além da fé certeira, dos tratamentos disponíveis, dos cuidados dos mais diversos profissionais e, do apoio, da proteção e do amor da minha família, era preciso que eu desse o melhor de mim, perseverando permanentemente... depois de compartilhar todos esses meus aprendizados no mundo virtual, decidi trazer parte deles para uma realidade mais palpável, sendo este livro meu primogênito.”
Em São José dos Campos, o livro foi lançado na Livraria Curitiba (Vale Sul Shopping), no dia 12 de setembro; na FCSAC/Univap, 18 de setembro; na Igreja da Cidade, 23 de setembro e durante o Encontro Feminino da Igreja da Cidade, dia 8 de outubro. Em São Paulo, durante a realização do Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, nos dias 26 e 27 de setembro e na Escola da Criança – Espaço Adolescer, dia 6 de outubro, em Uberlândia/MG.

Entre em contato com a autora pelo endereço eletrônico: blogsonianiara@hotmail.com

E.S.T.A.M.P.A.R.
Exposição do Coletivo Matriz na Univap


Gravar, deixar marca, imprimir, revelar a imagem. Manualmente, de preferência. Mas, não somente. Seja qual for o suporte – madeira, tecido, papel. Preto e branco ou colorido. Experimentar as possibilidades gráficas. Significar ou transformar os modos de fazer.
A Galeria Ivonne Weis foi o primeiro espaço a receber a E.S.T.A.M.P.A.R. do Coletivo MATRIZ (19 de setembro a 17 de outubro no Campus Urbanova – Bloco 8), uma exposição de curta duração e de caráter itinerante.
A referida exposição traz ao público a experiência gráfica de cada artista, sendo, portanto, um universo de narrativas visuais.

Vista parcial da Galeria
 
Apresentação dos trabalhos
 
Exposição de quadros de vários artistas

O coletivo MATRIZ foi formado em 2018, por artistas plásticos, de diferentes técnicas e suportes, residentes de São José dos Campos (SP). O que une esses artistas é a vontade de experimentar e aprofundar-se na arte da gravura, de caráter contemporâneo, com a proposta de trabalhar coletivamente em um ateliê público. Assim também veio a ideia da ocupação do Ateliê de Artes Visuais da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que apoia a produção artística, cedendo espaço e ferramentas, bem como a circulação da exposição.
São integrantes da MATRIZ: Andrea Akerman, Clélia Maluf, Cristina Cortezzi, Giacarlo Ragonese, Marisa Pacini, Pitiu Bonfim e Thaís Nozaki.

Santander Universidades
Resultado da Seleção para o Programa de Bolsa Santander - Graduação


A Reitoria da Univap, desde 2012, vem trabalhando para efetivação da Internacionalização da Universidade. Designou a coordenação geral desse trabalho, hoje já concretizado, à Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
O Projeto de Internacionalização da Univap, desde a sua implantação, beneficiou e continua a beneficiar inúmeros alunos por intermédio de concessão de bolsas de estudo pelo Santander Universidades e outros programas do governo federal.
Cabe à atual Pró-Reitoria estabelecer acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica, técnica, didática ou cultural; promover a participação efetiva de estudantes, professores e pesquisadores em programas de mobilidade acadêmica internacional, bem como estimular a publicação de artigos científicos em conjunto com instituições estrangeiras em revistas indexadas e/ou especializadas.
Entre as parcerias estabelecidas o Santander Universidades destaca-se por suas iniciativas como programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários. Dessa forma, contribui com a internacionalização da atividade acadêmica e com a transferência de conhecimento do campus para a sociedade. Reúne mais de 1.200 universidades conveniadas e acredita que investir em educação é a melhor maneira de transformar o mundo.

Anna, Isaias, Jéssica e a Profa. Sandra Costa
 
Isabella Siqueira
 
Rafaela Chiare

A Univap, que mantém parceria com o Santander Universidades desde 2012, já enviou dezenas de alunos ao exterior ou forneceu bolsa-auxílio, por intermédio dos Programas Fórmula; Santander Graduação; Santander Mundi e Ibero-Americanas.
Pelo Programa Santander Graduação em 2018, mil bolsas de estudos foram concedidas às Universidades parceiras, possibilitando aos alunos de todo Brasil receberem, pelo período de 12 meses (1 ano), uma bolsa-auxílio no valor de R$ 300 mensais, creditado na conta corrente do aluno junto ao Banco Santander. Dentro desse Programa, à Univap foram disponibilizadas 5 (cinco) bolsas auxílio, que após uma rigorosa seleção interna, com comprovação de desempenho acadêmico e situação socioeconômica, foram contemplados os alunos: Anna Luiza Porto Souza (Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde); Isaias Menezes Silva (Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação); Jéssica Milena de Sá Silva (Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Artes); Rafaela Bedim Chiare (Engenharia da Computação da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo) e Isabella Fernanda de Souza Siqueira (Faculdade de Direito).
O termo de adesão ao Programa Santander-Graduação foi liberado para assinatura no dia 5 de setembro, com a presença da Profa. Sandra Costa, no Gabinete da Reitoria, no 4º andar do Parque Tecnológico Univap, Campus Urbanova.

Apresentação da Campanha do Vestibular/2019

A Pró-Reitoria de Graduação convidou, no dia 18 de setembro, os funcionários e estagiários da Univap para assistir à apresentação da Campanha do Vestibular/2019 pela equipe do Setor de Marketing, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade – Bloco 8), às 16h30.

O Prof. Dr. Eduardo agradece a presença de todos
 
Ana Flávia, Áurea e Rafael explicam como será a Campanha
 
A equipe do Marketing com o Prof. Eduardo Bastos

A mensagem trabalhada para a divulgação tem como slogan “Espalhe Mudanças. Comece aqui.”. O texto completo da campanha partiu do seguinte pressuposto: “Nós queremos encorajar as pessoas a serem protagonistas das mudanças em nosso tempo. Que essas mudanças transcendam o individualismo e atinjam o coletivo, inspirem um ciclo de cooperação e solidariedade. O verdadeiro desafio é entender que quando contribuímos com o outro, encontramos a nós mesmos”.
Os brindes na Campanha do Vestibular/2019, a serem entregues em feiras, visitas de escolas e em outras ações, foram confeccionados na cor azul e branca (sacola e copo). A ideia como parte da Campanha foi também introduzir a pipoca servida no copo de acrílico resistente, que pode ser reaproveitado como porta-lápis ou caneta. A pipoca traz muitos significados, além de ser transformadora pela mudança de sua forma (do milho para pipoca), é um alimento que une as pessoas e faz com que compartilhem momentos; ela é capaz, inclusive, de transformar o ambiente. Seu significado tem de fato uma conexão com a mensagem da Campanha do Vestibular/2019, cujo propósito é espalhar mudanças e deixar um legado.
São integrantes do Setor de Marketing: Ana Beatriz, Ana Flávia, Áurea, Bruno, Letícia e Rafael.

Alunos Classificados no PIBIC-CNPq-Univap 2018-2019

A Profa. Dra. Maria Aparecida Papali, coordenadora de Iniciação Científica da Univap, divulgou, dia 10 de agosto, a lista dos 22 alunos classificados para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – CNPq-Univap (Pibic-CNPq-Univap) 2018-2019, que preencheram todos os pré-requisitos exigidos por meio de Edital 01/2018.
O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica por meio da interação professores/pesquisadores.

Alguns alunos classificados no Pibic 2018-2019
 
A Profa. Papali explica regras e procedimentos do Programa

A reunião com os classificados foi realizada no dia 2 de outubro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), para esclarecimentos sobre as regras e funcionamento do Programa.

Os alunos classificados, com seus respectivos orientadores, são:

Nome do Aluno (a) Nome do Orientador (a)
Jéssika dos Santos Zuza Lucia Vieira
Isabela Cristina da Silva Ivone Regina de Oliveira
Álvaro Elias de Souza Nogueira Valéria Regina Zanetti
Jéssica Aparecida Ribeiro Ambrosio Andreza Ribeiro Simioni
Beatriz Muller Nunes Souza Juliana Ferreira-Strixino
Paula Fonseca Antunes Vieira Leandro José Raniero
Miguel Alexandre da Cunha Sandra Maria F. da Costa
Rafaella Carvalho Rossato Cristina Pacheco Soares
André Rossi Korol Franscisco C.R. Fernandes
Guilherme Jayme Allan Pimentel Irapuan Rodrigues O. Filho
Ana Paula da Silva Alves Luciana Barros Sant’Anna
Igor Martins Alves Melo Renata de A. Canevari
Nayra Regina Telles Lino Angela Cristina Krabbe
Alice Junqueira Mota Maria Aparecida R. Papali
Marina Vedelago Cezarini Virginia Klausner
Vinícius Silva Laurindo Luis Eduardo Silva Soares
Mayara Pereira Baptista Milton Beltrame Junior
Aline Cristina de Lima Maiara Lima Carvalho
Erick Anthony Niedermayer Lidiane Maria Maciel
Larissa Faria Ribeiro Erika Peterson Gonçalves
Natanael Francis Silva Ana Enedi Prince Silva
Pablo Herminio Maciel Zambrano Lara Kumiko Koibuchi Sakane

Vestibular 2019


20ª SEAU - Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo


Patrimônio e Cultura – INIC


II Jornada de Gerontologia


Mostra de Dança


I Workshop de Segurança do Trabalho


Medita Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
20ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
4ª Edição do Open Campus – Direcionada aos Alunos do Ensino Médio/Técnico – Das 13h às 17h – Todas as Faculdades

9 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas