286ª - Edição Especial - Ano XI
Setembro de 2018
         
 

I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap realizou de 3 a 5 de setembro de 2018, em suas instalações no Campus Urbanova (Bloco 8), o I Congresso Nacional de Educação, com a temática principal “Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira”.

Recepção e credenciamento
 
Hall de entrada do auditório
 
Parte da equipe organizadora do Congresso

As atividades, no primeiro dia do Congresso, iniciaram-se com o credenciamento dos congressistas, em seguida houve coquetel, sessão de abertura e palestra principal, que teve como título o tema do Congresso.
A solenidade de abertura do I CONEFEA foi conduzida pela mestre de cerimônia, Jornalista Fabiana Pupio, Coordenadora de Jornalismo da Univap TV, e a mesa diretora contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; do Presidente do Congresso e Diretor da Faculdade de Educação, Prof. Dr. Milton Beltrame Junior; da Presidente da Comissão Organizadora, Profa. Dra. Ana Enedi Prince Silva; da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; do Pró-Reitor de Graduação e Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e da Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

Coquetel
 
Parte da equipe da Gastronomia
 
A jornalista e cerimonialista Fabiana Pupio

O convidado para a abertura do Congresso foi o Prof. Dr. Adriano José Hertzog, do Instituto Interdisciplinar de Formação Saber Cuidar. Dr. Hertzog é autor de inúmeros artigos científicos e dos livros: “Eixos Significantes: Ensaio de Um Currículo da Esperança na Escola Contemporânea” e organizador, com Maria Cândida Moraes e Juan Miguel Batalloso, do livro “A Esperança da Pedagogia: Paulo Freire - Consciência e Compromisso”.

Solenidade de abertura
 
Vista parcial do público presente no Congresso
 
Prof. Dr. Adriano José Hertzog durante a palestra de abertura

O objetivo do Congresso centrou-se na discussão, socialização e reflexão conjunta de conhecimentos norteadores dos rumos da educação brasileira. Segundo os organizadores do I CONEFEA, os desafios impostos pelas mudanças no cenário contemporâneo, como o avanço tecnológico e a globalização, exigem atualizações constantes nas dimensões ensino, pesquisa e extensão na função da universidade do século XXI. A qualificação profissional e mudanças de paradigmas foram outros pontos fortes discutidos nos três dias de Congresso, assim como as práticas de inclusão e de cidadania, que demandam competências, habilidades sociais e emocionais na formação de alunos e profissionais da educação.

Prof. Bruno Bontempi Júnior da USP-SP
 
Profa. Mestra Vera Lúcia Catoto Dias (Univap)
 
Profa. Angélica Carvalho Di Maio - UFF-RJ

A produção científica na área que reflita, ressignifique e divulgue novas práticas pedagógicas, de avaliação da educação, de ensino-aprendizagem, de gestão, entre outros conhecimentos estiveram presentes nas palestras que fizeram parte da programação.

Profª. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza – UFA – Alfenas – MG
 
Laysa Belmont de Farias Araújo Leite durante a apresentação na sala 19
 
Raquel de Souza Martins Lima, apresentação seu trabalho na sala 24

Durante o Congresso foram realizadas palestras em sessões coordenadas, oficinas temáticas, atividades culturais e apresentação de trabalhos científicos nas modalidades oral e painel.
Nas sessões coordenadas, as palestras com especialistas da área foram:
“Ciências Humanas e Educação: - a constituição dos sujeitos”, com Bruno Bontempi Júnior (USP-SP); “Currículo e Educação: problematizações no contexto educacional”, com Vera Lúcia Catoto Dias (Univap); “Avaliando os alunos em situações de aprendizagem, teorias e técnicas e TICs”, com Angélica Carvalho di Maio (UFF-RJ); “Gestão Democrática nas Escolas: espaço para sociointeração”, com Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza (Unifal-MG); “Planejar e Avaliar: eis a questão”, com Patrícia Cristina Albieri de Almeida (Fundação Carlos Chagas); “Educação e Vocação: orientação e aconselhamento”, com Lilian Rose Margotto (UFES-ES); “Educação e Diretos Humanos: cidadania, limites e contradições”, com Carla Biancha Angellucci (USP-SP) e “Políticas Públicas para Formação de Professores: conquistas e desafios”, com Amali de Angelis Mussi (UEFS-BA).

Os congressistas Ricardo M. de Souza e Flávia M. F. Noronha de Oliveira
 
Apresentação de Vanessa C. Alves, Danielle da Silva e Maria Eduarda
 
Trabalho da Congressista Danusa de Almeida Machado

A comissão organizadora proporcionou aos congressistas, nos dias 4 e 5 de setembro, a possibilidade de conhecerem a infraestrutura da Universidade, por intermédio de visitas orientadas às diversas instalações como o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e o Centro de Estudos da Natureza (CEN).

Kennedy L. R. Machado, Thomas Felipe Silva e Graziela Maria Oliveira
 
Jéssica Milena Silva, Larissa M. Pereira, Isadora Carriço e Patrícia da Silva
 
As Congressistas Andreia Silva Israel e Gabriela Rodrigues Malagutti

A atividade de encerramento e congraçamento do I CONEFEA, edição 2018, contou com a participação do Dr. Guilherme Santiago, Diretor da Royes Consultoria em Desenvolvimento Humano Ltda.

Momento Cultural - Exposição de Livros
 
Momento Cultural - Exposição de Livros
 
Jardim Sensorial – Oficina

Em reunião da Plenária do Congresso foi consenso a avaliação positiva das atividades desenvolvidas, assim como a periocidade e continuidade do CONEFEA, definida como bianual.
Assim, encerradas oficialmente as atividades do Congresso, convidamos a todos para o II CONEFEA em maio de 2020.

Oficina Que Escola Queremos?
 
Possibilidades e Estratégias
 
Considerações sobre a liberdade em Sartre

Manifestamos, ainda, os agradecimentos aos docentes, estudantes e funcionários da Univap, pois garantiram o sucesso do I CONEFEA, pela participação, colaboração e compromisso.

Patrimônio Cultural em sala de aula: Mistérios do Vale
 
Profa. Dra. Marcia Dias Reis (Unitau) e Profa. Dra. Adriana de Souza (Univap)
 
Palestra da Profa. Dra. Lilian Rose Margotto – UFES – Vitória/ES

Especial agradecimento aos alunos e professores do Curso Superior de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), pela parceria e profissionalismo com que planejaram, elaboraram, desenvolveram, acompanharam e assumiram os espaços na Programação do I CONEFEA, previstos para coquetéis e coffee breaks.

Equipe da TV Univap, Cauã, Leo Ranieri, Leonardo, Carol e Alessa
 
Apresentação de trabalhos no formato de painéis
 
Profa. Dra. Márcia Pacheco - Unitau

Apresentações Orais

Coordenadora da Sala 19: Adriane A. Moreira de Souza
Modalidade: Ensino-Aprendizagem
Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na Formação dos Alunos Nativos Digitais – Autores: Laysa Belmont de Farias Araújo Leite e Vicente de Paulo Morais Junior
O Cinema como Estratégia Didática para as Aulas de Artes - Autores: Flávia Maraia Faria Noronha de Oliveira, Ricardo Martins de Souza e Maria Angélica Gomes Maia
Modalidade: Currículo
Educação para Morte e Luto na Graduação na Área da Saúde: Uma Revisão Integrativa - Autores: Danusa de Almeida Machado, Clarissa Cabianca Ramos, Guilherme Ggryschek e Tatiane Piedade
Modalidade: Tópicos Específicos de Educação
Questões Sociais na Escola e o Jornal Mural: O Exemplo da Escola Matarazzo – Autores: Gabriela Rodrigues Malagutti, Andreia Silva Israel e Kátia Zanvettor Ferreira
Coordenadora de Sala 23: Patricia Mara Danella Zácaro
Modalidade: Fundamentos da Educação
A Complexidade da Sociedade Contemporânea e a Urgência da Formação Cidadã na Sala de Aula - Autores: Raquel de Souza Martins Lima e Maria Aparecida Ribeiro Papali
Identidade Docente e Motivação na Carreira do Magistério – Autores: Vanessa Castro Alves, Danielle Luiz da Silva, Maria Eduarda Nogueira da Silva e Vera Lucia Catoto Dias
A 1ª Missa no Brasil: Análises e Reflexões a Partir das Obras de Victor Meirelles e Cândido Portinari – Autores: Graziela Maria Oliveira, Thomas Felipe Silva, Kennedy L. R. Machado e Ana Enedi Prince
Modalidade: Planejamento e Avaliação Educacional
A Proposta do Ler & Escrever para a Alfabetização – Autores: Larissa Miranda da Silva Pereira, Flávia Carolina de Paula, Isabella Augusta de Sá Gripp, Isadora Costa Carriço, Jéssica Milena de Sá Silva, Monise Garcia Moreno Cunha, Patrícia Alves da Silva, Maria Angélica Gomes Maia e Vera Lúcia Catoto Dias


Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado - Unitau
 
Prof. Dr. Maurício Menino Macedo da Diretoria de Ensino de Taubaté
 
Profa. Vera Catoto, Prof. Milton Beltrame, Profa. Ana Enedi e Profa. Sandra Costa

Oficinas

Jardim Sensorial como Proposta para o Ensino de Botânica e Ecologia – Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim – Sala 16
"Que Escola Queremos?" Profa. Dra. Lívia Gonsalves Toledo – Sala 17
"Possibilidades e Estratégias de Boas Ações em Sala de Aula: Trabalhando por Projetos", Prof. Michael Silva – Sala 18
"Patrimônio Cultural em Sala de Aula: Mistérios do Vale", Profa. Sonia Maria Gabriel – Sala Santander
"Considerações sobre a Liberdade em Sartre: Educação e Engajamento", Prof. Diogo Rodstein Rodrigues – Sala 19


Guilhermo Santiago da Royes Consultoria em Desenvolvimento Humano
 
Vista parcial do público presente no encerramento do Congresso