284ª Edição - Ano XI
De 8 a 30 de junho de 2018
         
 

Entrevistado pela Revista Científica Britânica “Biology Open”
Ex-aluno do Programa de Mestrado em Ciências Biológicas da Univap


A Profa. Dra. Nádia C. Velho (Orientadora), Matheus e a
Profa. Dra. Karla Lopes
 
O ex-aluno do Programa de Mestrado em Ciências Biológicas da Univap, Matheus Salgado de Oliveira, hoje pesquisador convidado do Laboratório de Pesquisas de Planárias (LAPLA) do Centro de Estudos da Natureza (CEN) da Universidade, foi o primeiro brasileiro a ser entrevistado pela Revista Científica Britânica “Biology Open”, da organização “The Company of Biologists”, fundada em 1925 e alocada em Cambridge - UK.
O Mestre Matheus concedeu entrevista a uma série chamada “First Person”, em que pesquisadores em início de carreira promovem suas pesquisas e apresentam seus desafios.
O interesse da Revista Científica se deu após a publicação de um artigo em 2018 no periódico “BiOpen”, resultado de sua dissertação de mestrado, cuja pesquisa foi desenvolvida na Univap, sob o título: “Physiological evaluation of the behavior and epidermis of freshwater planarians (Girardia tigrina and Girardia sp.) exposed to stressors”.


Aluna de Doutorado Participa de Curso na Universidade de Córdoba

 
A aluna Priscila M. Freitas, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, participou de 7 a 12 de maio de um curso interdisciplinar como bolsista na Universidade de Córdoba, na Argentina.
Sob a temática “Crescimento urbano: hacia uma transformación sustentable del território”, o curso foi organizado pelo Centro Latinoamericano de Formación Interdisciplinaria (CELFI) da Universidade de Córdoba, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina e financiado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A bolsa de estudo incluiu a matrícula no curso, passagem aérea, seguro viagem e ajuda de custo para hospedagem.
Este programa do CELFI foi criado em 2016 com objetivo de promover diversos cursos e encontros com temáticas diversificadas, entre eles a área de planejamento urbano e regional iniciado em 2017, com discussões sobre a mobilidade urbana.
Participaram do referido curso aproximadamente 70 alunos graduados em Arquitetura e Urbanismo, História, Sociologia, Geografia e Filosofia de diferentes países da América Latina, sendo 30 deles bolsistas. O corpo docente foi composto por professores doutores da Argentina, Espanha, Chile, Brasil e México.
O curso foi realizado das 8h às 20h, totalizando 15 conferências além de oficinas. Os participantes, separados em grupos, encontravam-se nas oficinas com a finalidade de aplicar os debates realizados sobre uma determinada área da cidade de Córdoba, e finalizados com a produção de um paper e respectiva apresentação.
Para a aluna de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap o curso valeu a pena e foi um privilégio. “Vivenciar e ver de perto outra cultura, a realidade social, econômica e urbana foi excepcional. Fiquei admirada com o engajamento político dos moradores diante da latente crise econômica que o país atravessa. Para mim, o maior ganho desse curso foi a imensa troca de saberes, de olhares e de referenciais teóricos”.
A Universidade Nacional de Córdoba está localizada na cidade de mesmo nome, no centro da Argentina. É uma das cidades mais ricas do país em termos de cultura e monumentos históricos. A Universidade Nacional de Córdoba possui as Faculdades de Direito e Ciências Sociais; Arquitetura, Estudos Urbanos e Design; Ciências Exatas, Físicas e Naturais; Economia; Química; Agricultura; Medicina; Filosofia e Ciências Humanas; Matemática, Astronomia e Física; Letras; Odontologia e de Psicologia. Oferece também Programas de Pós-Graduação em MBA e PhD nas diversas áreas do conhecimento com o objetivo de capacitar profissionais para o ensino e a pesquisa, no desenvolvimento científico e tecnológico.

Semana da Enfermagem

A Univap sediou, nos dias 17 e 18 de maio, a Semana da Enfermagem, promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
Com a temática “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, o evento foi realizado no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, em São José dos Campos, com a participação de mais de 350 profissionais da área.
No primeiro dia, os presentes puderam assistir, a partir das 18 horas, a três palestras: “Enfermagem, uma voz para liderar – a saúde é um direito”, ministrada pela Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, Profa. Dra. Ivany M. Carvalho Baptista; “Violência contra a mulher: uma questão para enfermagem”, Dra. Fabíola Braga; “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”, pela Mestra Patrícia Goulart R. Cardoso, responsável técnica do Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da FCS/Univap.

 

No dia 18, a partir das 9h, várias miniconferências foram proferidas por profissionais da área com temas diversificados, entre eles: “Da atenção à administração: uma trajetória como enfermeiro” (Neusa Kyoko Uchyama); “Formação em enfermagem: instrumento em transformação” (Eloisa Pinho); “Existe vida após aposentadoria da enfermagem?” (Tizuko Matsumura Sakata); “Enfermagem no cuidado ao idoso em uma instituição de longa permanência” (Cíntia Martins Alves); “A experiência do Hospital Francisca Julia” (Paula Fernanda de O. Santos); “A experiência na atenção básica de saúde de Jacareí” (Luciana de Almeida Oliveira); “Experiência como enfermeiro na Prefeitura de São José dos Campos” (Carolina Buck da Silva); “Atuação política da enfermagem: como participar” (Rosângela de Mello); “18 anos de uma ONG voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com dermatoses severas” (Dra. Maria Helena S. Mandelbaum). Workshops interativos também fizeram parte da programação sobre as seguintes temáticas: “A atuação da enfermagem na parada cardiorrespiratória” (básico e avançado) - realizado pelo Enfermeiro e ex-aluno da Univap, Rubens Gomes dos Santos; “Atualidades na prevenção e manejo de feridas”, por Rivanda Toledo, Monica Lourenço e Dra Maria Helena S Mandelbaum e “Acessos Venosos: manejo e cuidados”, por Vanderlei Gomes Pupin e Enfermeira Gisele Oliveira.

XIV Campeonato Interno de Educação Física “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”
(XIV CIEF)


Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram do XIV Campeonato Interno de Educação Física (CIEF) “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado no Campus Urbanova, entre os dias 21 e 25 de maio.

   

O nome dado ao CIEF pela diretoria da Faculdade é uma justa homenagem prestada ao ex-coordenador do curso, idealizador do campeonato, falecido em 8 de março de 2014. Além das competições em diversas modalidades esportivas, o CIEF busca ampliar o conhecimento dos alunos na organização de competições, eventos esportivos e no bom desempenho em arbitragem.
O CIEF “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado uma vez por ano, ocorre sempre no primeiro semestre e envolve competições nas modalidades de Basquete, Vôlei, Natação, Atletismo, Handebol, Futsal e Futebol.

Pesquisadora e Alunas da Univap participam do CIMTEC 2018 na Itália

 
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap foi representado no “14th International Ceramics Congress – CIMTEC 2018” pela Profa. Dra. Lúcia Vieira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica (PPGEB) e responsável pelo Laboratório de Nanotecplasma do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap. Também participaram do Congresso a doutoranda em Engenharia Biomédica, Regina Célia e a Pós-doutoranda, Polyana Alves Radi.
O evento, realizado entre os dias 4 e 14 de junho em Perugia, na Itália, é considerado uma das reuniões mais importantes do mundo na área das Ciências de Materiais, reunindo uma grande comunidade de engenheiros de materiais, físicos, químicos e especialistas nas áreas de aplicação de materiais modernos.
O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CRN); pela Agência Nacional Italiana para Novas Tecnologias, Energia e Meio Ambiente (ENEA); World Academy of Ceramics (WAC); International Ceramic Federation (ICF) e International Union of the Materials Research Societies (IUMRS).
Durante o Congresso foram apresentados os seguintes trabalhos científicos: “Elastomer Seal Corrosion Protection using DLC-Ag film", por Dra. Lúcia Vieira; "Support with bactericide coating for curative accomplishment and Hygiene on Inferior Memberst", por Regina, doutoranda em Engenharia Biomédica e "Tribocorrosion and corrosion behavior of Stainless Steel substrates covered with DCL films in ethanol with different concentrations of water", por Polyana Radi. As pesquisas têm como coautores: Thaisa Baesso, Ana Claudia Sene, Lucas Augusto Manfroi, Angela Aparecida Vieira, Priscila Leite e Marco Antonio Ramirez, integrantes do Laboratório de Nanotecplasma do IP&D/Univap.
O programa completo com os trabalhos apresentados no “14th International Ceramics Congress – CIMTEC 2018” poderão ser consultados no site: http://2018.cimtec-congress.org/.

História da Moda Contada por Barbie

Por iniciativa da coordenadoria da Biblioteca Central da Univap, foi realizada durante o mês de junho e início de julho, uma exposição de bonecas Barbie que teve por objetivo contar a história da moda e de vestuários de civilizações antigas até o período do renascimento.
O trabalho foi desenvolvido por alunos do 1º e 2º ano (do 1º ao 4º período semestral), sob a orientação do Profa. Especializada Raquel Andrade do curso de Design de Moda, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap.
A exposição foi tão bem recebida pelo público frequentador da Biblioteca que os organizadores resolveram disponibilizar uma urna para que todos (alunos, funcionários e visitantes) pudessem votar na Barbie de preferência.
Como prêmio ao aluno idealizador da vestimenta da boneca que maior número de voto obteve, a Biblioteca cedeu um exemplar do livro “Cradle to Cradle”, usado na disciplina de Ecodesign.

 

Na contagem de votos ficaram assim classificadas:
  • 1º lugar - Guilherme Augusto Oliveira Santos - Inspiração no Barroco do século XVIII

  • 2º lugar - Mariane Aparecida Ribeiro Machado - Inspiração nos Vikings era medieval

  • 3º lugar- Tainá Karen Souza Alves - Inspiração no Clero do período medieval

  • 3º lugar - Beatriz Carolina de Souza Santos - Inspiração no período Belle Époque, Final do século XIX e início do século XX.

A próxima exposição a ser realizada na Biblioteca pelos alunos do curso será sobre os períodos mais recentes, entre 1980 até os dias atuais, em que serão usados tênis All Star customizados.

Projeto Pró-Memória
Univap, Câmara Municipal e Fundação Cultural Renovam Parceria


A Univap, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Câmara Municipal darão continuidade à parceria celebrada em 2004, que resultou na criação do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória, criado por decreto legislativo em 2003. Com isso, o trabalho de identificação, higienização, digitalização e divulgação de documentos referentes à história do município terá prosseguimento.
A renovação dessa parceria foi oficializada no dia 6 de junho, no plenário da Câmara Municipal de São José dos Campos, onde os representantes das três instituições assinaram um Termo de Acordo de Cooperação Técnica, que terá validade de 60 meses. Em 14 anos de colaboração, mais de 6.700 documentos foram digitalizados e disponibilizados para consulta pelo site da Câmara Municipal.
Na ocasião, os presentes também puderam assistir à palestra do historiador André Bazzanella, chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba, ligada ao Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), que falou sobre ‘O Valor da memória para a construção do futuro’. Uma exposição no hall da Câmara sobre o Pró-Memória também fez parte da programação.

 

O convênio foi assinado pelo presidente da Câmara, Juvenil Silvério (PSDB); pelo reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Cândido de Melo; pelo presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; e pelo presidente em exercício da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Agenor Carvalho.
Prestigiaram a cerimônia o autor do decreto que deu início ao projeto Pró-Memória em 2003, Walter Hayashi (PSC); o vereador Wagner Balieiro (PT); as historiadoras da Univap, Profa. Dra. Maria Aparecida Papali e Profa. Dra. Valéria Zanetti; e Nádia Kojio, do Arquivo Público Municipal. Estudantes do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) que fazem parte do projeto também estiveram presentes, além de representantes do Clube de Joseenses e Amigos e outros interessados no tema de preservação da memória do município.


Pela parceria, cabe à Univap estabelecer a metodologia de trabalho, designar pessoa habilitada e os meios necessários para a realização das pesquisas de campo, análise e estruturação dos dados, além de disponibilizar o material para publicação online. À Fundação Cultural, por meio do Arquivo Público do Município, cabe selecionar os documentos e ao mesmo tempo abrir seu acervo para realização de pesquisas e à Câmara Municipal disponibilizar seus documentos de caráter histórico, contratar estagiários de graduação em História para dar suporte às atividades, além de alimentar e manter disponíveis as informações no site.


Equipe da Univille Visita a Univap

Por solicitação do Magnífico Reitor (em exercício) da Universidade da Região de Joinville (Univille), Prof. Dr. Alexandre Cidral, a Univap recebeu, dia 7 de junho, os integrantes da equipe de criação do curso de Engenharia Biomédica da Univille, Leslie Ecker Ferreira (Professora e Analista Técnica da Área de Pesquisa); Emerson José Corazza (Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica) e Silvia Mattos (Assessora de Inteligência Competitiva ligada à Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional).
Na Univap, os visitantes foram recebidos no Gabinete da Reitoria, pelo Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, pelo Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Prof. Dr. Liu Yao Cho e pela Coordenadora do Curso de Engenharia Biomédica, Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos, que acompanhou a comitiva durante o tempo que permaneceram na Universidade.

Silvia, Leslie e Emerson da Univille
com Patrícia, Regina, o Reitor e Liu
 
Visita aos laboratórios da Universidade
 
Reunião com a Coordenadoria de
Avaliação Maria Tereza Dejuste

A equipe da Univille visitou diversos espaços da Universidade, entre eles alguns laboratórios da FEAU e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Ao final do dia, por solicitação, também estiveram reunidos com a Coordenadora de Avaliação, Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula, para troca de informações sobre o processo de avaliação dos cursos da Universidade.

Vernissage Sobre o tema “Em Modo Avião”

 
Os alunos do 7º período semestral (4º ano) do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, sob a orientação das docentes Profa. Mestra Celeste M. Manzanete (Coordenadora do Curso) e Profa. Mestra Flávia dos Santos Cardoso, realizaram de 7 a 12 de junho, na Galeria de Artes Ivonne Weiss, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade – Bloco 8) Campus Urbanova, uma Vernissage com exposição de várias obras de artes sobre o tema “Em Modo Avião”.
Vernissage é um evento cultural feito para que artistas exponham suas obras de arte. A temática “Em Modo Avião” teve por objetivo levar o espectador a conhecer obras por intermédio da percepção e da exploração de sensações.
O evento, realizado no período da noite, também contou com apoio do Mr. Batata, responsável pelo coquetel na abertura da referida Vernissage.

Uniexpo Vale 2018
10ª Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba


A Univap participou da 10ª Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba, realizada no dia 9 de junho, no Colégio Anglo Cassiano Ricardo, Jardim Esplanada II, em São José dos Campos.
O objetivo da Uniexpo é proporcionar, de forma participativa, o contato entre os futuros universitários com as instituições de ensino superior e as respectivas profissões existentes, despertando a curiosidade do jovem, fazendo com que ele se sinta responsável nesse processo educativo e de crescimento pessoal.
No evento, os visitantes recebem informações sobre o funcionamento dos cursos em diversas áreas: a grade curricular, o sistema de avaliação, a metodologia de ensino e também sobre o mercado de trabalho das carreiras: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia a dia da profissão. As informações são passadas principalmente na forma de plantão de dúvidas e palestras especiais sobre temas de interesse de acordo com pesquisa realizada previamente.

   

Visitaram a Uniexpo 2018 mais de 1200 alunos do Ensino Fundamental, Médio, Cursos Técnicos e Pré-vestibulares, além de familiares e educadores.
A Teenager Assessoria Profissional é uma empresa compromissada em auxiliar os jovens em seu processo de escolha profissional por intermédio de eventos de profissões, palestras nas escolas, visitas monitoradas às universidades, treinamento de educadores, assessoria e orientação profissional.


Estágio na Prefeitura de São Sebastião

 




O aluno Henrique Procópio de Moura, do 5º período semestral (3º ano), do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, participou, em 10 de junho, do Processo Seletivo para Estagiários da Prefeitura Municipal de São Sebastião e foi classificado em 2º lugar.
A Reitoria da Universidade, a Direção da Faculdade e a Coordenadoria do Curso parabenizam o aluno pelo excelente desempenho na prova de seleção.

Workshop: Café com Programação

 
Visando apoiar os alunos nas disciplinas ofertadas no segundo semestre de 2018, os cursos de Engenharia Biomédica e Engenharia Elétrica, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap proporcionaram aos mesmos um workshop de Introdução à Linguagem C no primeiro semestre de 2018.
O Café com Programação, nome dado a este encontro aconteceu nos dias 14, 15, 19 e 20 de junho, das 19h30 às 22h30, no Bloco 10, Campus Urbanova.
O "C" é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela ISO, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional Unix (que foi originalmente escrito em Assembly).
Essa linguagem é utilizada em vários sistemas microcontrolados e microprocessados, possibilitando o desenvolvimento de diversos dispositivos médicos/hospitalares e elétrico/eletrônico. Além de ser uma das linguagens de programação mais populares, e tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

Oficinas de Práticas Profissionais
Alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley


A Univap recebeu no dia 14 de junho, das 8h45 às 17h, 200 alunos do Colégio Embraer Juarez Wanderley, acompanhados pelos professores Sávius Sampaio G. Castro e Thiago Lourençon V. Rodrigues (Pró-Bio); Tiago Pavan e Alan Campoy (Exatas) e Mário Galvão, Renan Reis Fonseca e Kate M. R. Mosquera L. Selmikat (Pré-Humanas).

   

Por solicitação do Colégio Embraer, a Universidade, por intermédio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e das Faculdades, ofereceram oficinas de práticas profissionais de acordo com a área de interesse dos alunos.

   

No período da manhã, as oficinas foram concentradas no IP&D e no Centro de Estudos da Natureza, de forma a atender todos os alunos do Colégio. No IP&D foram oferecidas as oficinas aos alunos de Pré-Humanas e de Exatas, entre elas, Digitalização e Higienização de Documentos do Século XIX; Onde estou? O Uso do GPS – Localização Global; Traumatrópio e Flipbook; Histologia Vegetal; Nanoidentificação com Partículas de Ouro; Análise de Morfologia Celular; Efeitos Luminosos do Plasma e Descargas Elétricas; Catalisadores Empregados no Tratamento do Diesel para Remoção de Contaminantes. No CEN, as oficinas de: O Olhar Biológico Para o Bem Estar Animal; Colocando a Mão na Terra: Construção do Saber em Botânica; Biodiversidade em Invertebrados: Curiosidades, Criação e Reprodução foram direcionadas aos alunos de Pró-Bio. No período da tarde, aproximadamente 80 alunos de Exatas permaneceram na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); 64 de Humanas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação e 54 de Pró-Bio, na Faculdade de Ciências da Saúde, com atividades direcionadas para atendê-los.

 

Mostra de Dança 2018

Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, dia 15 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, da Mostra de Dança 2018.
A apresentação é resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas sob a responsabilidade da Profa. Especialista Mariana Duque, que oferece noções básicas e apresenta a diversidade da dança, tendo como objetivo a finalização da referida disciplina. Dessa forma, oferece ao aluno instrumentos, estratégias e noções de dança enquanto expressão, possibilitando experimentar e vivenciar o processo de composição coreográfica.

   

A Mostra de 2018 teve como tema “Cinema” cuja abertura do evento foi com um Flash Mob dos alunos do 3º ano/noturno (5º período semestral) dando sequência então às coreografias montadas com objetivo sempre de estimular a dança.
A doação de 1 litro de leite integral foi o ingresso para assistir a Mostra de Dança no Teatro Univap, totalizando cerca de 150 litros já entregues à Associação Nossa Casa de Acolhida, em São José dos Campos.

5ª Festa Junina Univap

Os alunos e os Diretórios Acadêmicos das Faculdades da Univap organizaram, dia 15 de junho, nos quiosques do Campus Urbanova, a 5ª Festa Junina Univap.

   

A montagem da infraestrutura do evento ficou por conta dos funcionários do Setor de Serviços Gerais da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade e as barracas com bebidas e comidas típicas sob a responsabilidade das comissões de formatura dos cursos, da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi e dos Diretórios Acadêmicos das Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Educação e Artes (FEA); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e Direito (FD).

   

A divulgação da festa nas redes sociais ficou a cargo do Setor de Marketing e de alunos envolvidos na organização do evento. De acordo com os organizadores, mais de mil pessoas prestigiaram a 5ª Festa Junina, no período da noite.

Simpósio do Curso de Psicanálise
Muros: Experiências com a Psicanálise em Novos Contextos


 
A Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicanálise: Teoria e Técnica realizou, dia 20 de junho, das 18h30 às 22h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, o Simpósio Psicanálise Extra, com a temática “Muros: Experiências com a Psicanálise em Novos Contextos”.
Participaram do Simpósio as palestrantes: Tereza Elizete Gonçalves, com a palestra: “Intervenções Psicanalíticas no Espaço Social como Instrumento de Transformação: Relato de uma Experiência Comunitária e Institucional”; Joana Donatelli, “Ampliando o Olhar do Setting Psicanalítico: Vivência e Escuta Psicanalítica em Praças Públicas”; Karina Soares, “Recortes da Obra: O Coletivo de Jean Oury” e Marcella Pereira de Oliveira, Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Psicanálise da Univap, “A Escuta Psicanalítica na Delegacia da Mulher e Possíveis Intervenções”.

Palestra sobre Gestão de Projetos Sustentáveis

A Coordenação do curso de Especialização em Gestão de Projetos Sustentáveis, da Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, realizou no dia 21 de junho, às 19h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova, a palestra sobre Gestão de Projetos Sustentáveis, ministrada pela Profa. Dra. Eltiza Rondino Vasques.

 

Eltiza é Doutora em Meio Ambiente pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Possui 20 anos de experiência na área ambiental, especialmente em estudos de impactos e projetos de recuperação ambientais, e planos de recuperação de áreas degradadas. Na área acadêmica, é docente em cursos técnicos e superiores, coordenadora do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETEC Getúlio Vargas e do Curso de Especialização em Gestão de Projetos Sustentáveis da Univap.

Falando de Amor

A Coordenação da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap convidou o filósofo, jornalista e apresentador de TV, Carlos Abranches, para ministrar uma palestra, no dia 22 de junho, sobre a temática: “Falando de Amor”.

 

A referida palestra foi realizada no período da tarde, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.

Atualização Fisioterapêutica
V Ciclo de Palestras


A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica da Univap realizou no dia 23 de junho, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova, o V Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica.
Participaram como palestrantes André Mendes, Bruno Prianti, Vinicius Titico e Robson Massi.
O Curso de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica com Ênfase na Biomecânica do Movimento Humano tem como meta oferecer conhecimento específico e aprofundado na área de ortopedia e traumatologia, com grande conteúdo prático e apresentando técnicas baseadas em evidências científicas e recursos tecnológicos avançados. A ideia é preparar fisioterapeutas para atuar nas diversas modalidades da reabilitação.
O curso com aulas quinzenais é oferecido no Campus Urbanova, às sextas-feiras (18h30 às 22h) e aos sábados (9h às 17h), totalizando 432 horas/aula (18 meses).

 

São integrantes do corpo docente professores altamente qualificados, que agregam formação acadêmica com atualizadas linhas de pesquisa à grande experiência clínica nas mais diversas áreas relacionadas, entre elas o desporto, a traumatologia e a terapia manual.
A Univap concederá 20% de desconto na mensalidade (exceto matrícula) para ex-alunos que concluíram a graduação na Univap e desconto especial para grupos de funcionários de uma mesma empresa.

Espiando a Lua na Luneta

A comunidade joseense, astrônomos amadores e profissionais, assim como outros interessados na área da astronomia estiveram reunidos, dia 23 de junho, das 18h30 às 23h, no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, no evento “Espiando a Lua na Luneta”, promovido pela Universidade em parceria com o Astro Clube Cunha, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e com a Exoss Citizen Science.

 

Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a palestras e apresentações astronômicas, observar a lua, os planetas e astros. A primeira palestra, com a temática “A Origem da Lua”, foi ministrada por Gilberto Jardineiro. Em seguida, a associada da Exoss, Suzanne Cristine, fez a apresentação do projeto Exoss e o monitoramento de meteoros, feito em parceria com a Univap. Ela destacou a importância desse monitoramento de asteroides, por meio da divulgação do projeto NEOSHIELD-2, e do Asteroid Day, evento mundial de conscientização sobre o estudo de asteroides. O Prof. Dr. Alexandre Oliveira, da Univap, ficou responsável pela última palestra da noite, intitulada “Escalas do Universo”.

 

Idealizado pelo Astro Clube Cunha desde 2009, o evento teve sua primeira edição em São José dos Campos em 2017 e contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, pela equipe de pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia que atuam no Observatório de Astronomia da Univap.

Fonte: Exoss Citizen Science Project

Processo Seletivo de Inverno 2018

A Univap realizou no dia 24 de junho de 2018, (domingo), das 9h às 13h, a prova do Processo Seletivo de Inverno 2018, no Campus Urbanova.
A Universidade também organizou recepção aos pais e acompanhantes dos candidatos, para que eles tivessem a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e os diferenciais da Instituição por intermédio da exibição do vídeo institucional e visita a várias instalações da Universidade.
A prova tradicional foi aplicada com 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha e de redação para avaliação do conhecimento adquirido na Educação Básica.

Vista parcial do prédio onde foi
realizada a prova
 
Concentração na hora da prova
 
Acompanhantes e pais de candidatos
iniciam a visita ao Campus

Foram isentos da prova tradicional do Processo Seletivo de Inverno 2018 e fizeram matrícula imediatamente todos aqueles que obtiveram bom desempenho no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), e atingiram 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos de média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas e o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na redação.
A Univap ofereceu no Processo Seletivo de Inverno os cursos de graduação de: Administração, Artes e Mídias Digitais, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Contábeis, Design de Moda, Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química (com formação industrial), Rádio e TV e Serviço Social.

Formandos da Faculdade da Terceira Idade
Curso de Extensão e Atualização Cultural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realizou, dia 25 de junho, a cerimônia de entrega de certificados para os alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).
A solenidade foi realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, a partir das 19h, com a presença da Coordenadora da FTI, Profa. Mestra Débora Wilza de Oliveira Guedes, e equipe de trabalho, além dos palestrantes que atuam no Curso no decorrer do ano.

 

Os formandos escolheram como paraninfo da turma José Roberto Canizza Filho e como patronesse, Flaviana Bissoli. Como oradora da turma foi escolhida Rita de Cássia Martins de Souza. Durante a cerimônia, prestaram também homenagem aos colaboradores da FTI, Mônica Mergen Mohor, José V. Silva, Charles de Lima e Vladimir Ribeiro.
Antes da entrega dos certificados, membros do Coral Viva Voz se apresentaram sob a regência do Maestro Márcio Antônio Faria.

 

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito, Campus Castejón.

Convênio entre o CREFITO-3 e a FVE/Univap

 
O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (CREFITO-3) e a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, assinaram, no dia 26 de junho, no Gabinete da Reitoria, um convênio que possibilitará a concessão de desconto de 30% (trinta por cento) nas anuidades no ano letivo de 2018 aos ingressantes credenciados pelo CREFITO interessados em estudar na Univap nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).
A Univap oferece atualmente no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) os Programas de Mestrado Acadêmico em Engenharia Biomédica; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional e Mestrado Profissional em Bioengenharia e de Processamento de Materiais e Catálise. Oferece também Doutorado em: Engenharia Biomédica; Física e Astronomia e Planejamento Urbano e Regional.
No entanto, neste semestre, não estão sendo oferecidos os Programas de Mestrado Profissional em Bioengenharia e de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional.
Participaram da solenidade de assinatura do convênio o Presidente do CREFITO-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite; o Coordenador e Delegado da Subsede São José dos Campos-SP CREFITO-3, Dr. Daniel Tineu; o Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Costa e o Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Leandro José Raniero.

Encontro de Corais

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap realizou dia 26 de junho, a partir das 19h, o Encontro de Corais Viva Voz.

 

O evento realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, contou com a presença de oito dos principais grupos de canto coral do município, sendo eles: Coral do Fórum Trabalhista de São José dos Campos; Coral do Instituto de Ciência e Tecnologia – UNESP; Grupo de Teatro Musical da Rua Eliza; Coral da ADC CTA; Coral Cantares APVE; Coro Contraponto; Coral Libercanto e Coral Viva Voz da FTI.

Campanha do Agasalho 2018
Entrega da Segunda Remessa


 
A Campanha do Agasalho 2018, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, obteve um excelente apoio por parte de alunos, professores e funcionários da Univap com a realização de doações.
No dia 28 de junho, funcionários do Fundo de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos vieram à Univap recolher a segunda remessa de agasalhos, que resultou na entrega de seis sacos de 100 litros cada um.
De acordo com os organizadores, a Campanha do Agasalho deste ano foi promissora e de muita solidariedade entre as pessoas. As arrecadações em todo município encerraram-se no dia 26 de julho.

Marcas da Contemporaneidade: Estigmas e seus efeitos no mundo atual

 
A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) em parceria com a Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizaram dia 28 de junho, a partir das 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Bendicto de Souza, Campus Castejón, o evento intitulado “Marcas da Contemporaneidade: estigmas e seus efeitos no mundo atual”.
O encontro teve por objetivo promover a oportunidade de desconstrução de estigmas e marcas que as pessoas carregam, simplesmente por serem quem são, a partir de informações e dados reais visando propiciar maior empatia e aceitação nas relações sociais.

Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas

 


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap organizou, dia 28 de junho, no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), uma pequena festa junina para pacientes em tratamentos nas clínicas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição, bem como aos acompanhantes e cuidadores.
Com comidas típicas, o evento contou com apoio de alunos, professores e de funcionários, que doaram os quitutes e enfeitaram o espaço.

Enfermagem em Dermatologia
Aula Inaugural do Curso de Especialização


 
A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Dermatologia da Univap convidou a Diretora da Bio Sana’s, Dra. Lina Monetta, para ministrar a palestra em aula inaugural, dia 29 de junho, das 19h às 21h, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Bloco 8, no Campus Urbanova.
A empresária, pioneira na área de manejo de lesões da pele, proferiu a palestra “Autonomia e Empreendedorismo em Enfermagem: Trajetória e Experiência em Dermatologia”.
O Curso de Especialização em Dermatologia, sob a coordenação geral das docentes Profa. Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista e Profa. Dra. Maria Helena S. Mandelbaum, foi desenvolvido com objetivo de formar enfermeiros dotados de competências, conhecimentos e habilidades para atuação eficaz em todos os níveis de complexidade e nos diversos cenários da atenção à saúde da pele no processo saúde-doença.
Por ocasião da aula inaugural, estiveram também presentes: Profa. Maria Cristina Martins Alvarenga; Enfermeira Especializada Carla Mostaro; Profa. Maria Helena Mandelbaum; Profa. Lina Monetta; Profa. Ivany Baptista e Enfermeira Especializada Rivanda Toledo Santos (foto).
O aluno desenvolverá durante o Curso de Especialização, que tem a duração de 20 meses (432 horas/aula), o pensamento crítico e ético-político. Faz parte também do projeto pedagógico desenvolver no estudante o espírito empreendedor e inovador, estimulando a assistência de enfermagem sistematizada, baseada em evidências científicas e em boas práticas nos cuidados com a pele, principalmente na qualidade do serviço prestado e na segurança do cliente.
A Univap concederá desconto especial para ex-alunos da Univap (graduação) e a grupos de funcionários de uma mesma empresa.
As aulas quinzenais são oferecidas no Campus Urbanova, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h e aos sábados, das 9h às 17h.

Informações: (12) 3947-1233 ou 3949-2292 – E-mail: latosensu@univap.br

Blind Blindagem - O Espaço Entre a Imagem e o Som


I Congresso Nacional de Educação da FEA


Patrimônio e Cultura – INIC


Livro INIC


Pós-Graduação


Observatório de Astronomia


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
I Congresso Nacional de Educação – Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira (FEA)

De 3 a 5 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial

Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas