283ª - Edição Especial - Ano X
Junho de 2018
         
 

16° Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista
Mídias Digitais na Saúde: Impactos, Desafios e Oportunidades


A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizou, de 22 a 25 de maio, a 16ª Edição do Congresso de Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista (16º Qualivitae), que este ano abordou o tema: Mídias Digitais na Saúde: Impactos, Desafios e Oportunidades.
Realizado nas instalações da Capela Ecumênica no Campus Urbanova, a temática foi um convite à reflexão sobre o impacto do uso exponencial das mídias digitais e o grande potencial que esse recurso pode representar, não só avaliando os desafios a ele inerentes, mas também as inúmeras oportunidades que podem surgir com sua aplicação na área da saúde, sem descuidar dos diversos episódios negativos já relatados quando não há adoção de preceitos da ética e da responsabilidade.

Recepção aos congressistas

Os acessos às novas tecnologias permitiram à área da saúde a troca de experiências, a integração de conhecimentos e intervenções imediatas em casos urgentes. Esse dinamismo mostra que é praticamente impossível acompanhar a evolução das mídias digitais, no entanto, seu uso inescrupuloso pode permitir danos imediatos com consequências muitas vezes fatais.
As discussões iniciadas sobre tema tão controverso constituíram a base para disseminação das boas práticas, sempre pautadas em comportamento ético, e direcionadas ao benefício de toda a comunidade, tendo como principal finalidade a saúde nos aspectos preventivo e curativo.

Vista parcial do público

A cerimônia de abertura contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; da Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; da Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde e Presidente do Congresso, Profa. Dra. Emília Angela Lo Schiavo Arisawa e do Diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Jr.

Solenidade de abertura

A palestra de abertura, no período da manhã, foi proferida pelo biomédico e consultor Dr. Roberto Martins Figueiredo (Dr. Bactéria), uma das principais autoridades brasileiras em saúde pública e um dos maiores especialistas em higiene de alimentos, que discorreu sobre o tema do evento. No período da noite, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, o médico Cardiologista e Arritmologista, Dr. Pedro Duccini Trindade, ministrou a palestra sobre “O Futuro na Saúde: Ensino, Diagnóstico e Tratamento”.

Dr. Bactéria
 
Palestra especial com o Dr. Pedro Duccini no
período da noite

Durante a realização do Congresso foram apresentados 367 trabalhos científicos no formato de pôsteres, no salão conjugado à Capela Ecumênica. Os três melhores trabalhos selecionados pelo Comitê Científico foram: “Colonização da Orofaringe: Risco para Endocardite”, de autoria de Baptista I.M.C., Martinho F.C., Nascimento G.G., Santos C.E.R., Prado R.F. e Valera M.C. (1º Colocado); “Efeito Agudo da Vibração de Corpo Inteiro na Modulação Autonômica e Glicemia de Homens Diabéticos Tipo 2”, de autoria de Oliveira B.C., Licurci M.G.B. e Fagundes A.A (Segundo colocado); “Análise Correlacional entre a Dor e a Redução do Ângulo Coxofemoral Avaliado pela Biofotogrametria em Idosos com Dor Lombar Crônica”, de autoria de Rodrigues R., Cruz V.M.L., Pereira P.C. e Carvalho M.S (Terceiro Colocado), que receberam Tablet e carregadores de celulares portáteis.

Local de Apresentação dos Trabalhos Científicos

A organização do 16º Qualivitae envolveu, além da apresentação de trabalhos científicos, a realização das Jornadas dos Cursos, que aconteceram nos dias subsequentes à abertura (23 e 24 de maio), com o objetivo de abordar no ambiente acadêmico alguns temas atuais, além de discutir as especificidades de cada uma das áreas, ampliando o conhecimento dos alunos.
A extensa programação das Jornadas deste ano totalizou a realização de 52 palestras, quatro workshops, oito minicursos e três mesas redondas, permitindo maior integração entre renomados profissionais das áreas com alunos e professores da Universidade.

Jornadas dos Cursos

As Jornadas foram organizadas por alunos e professores e realizadas nos dias 23 e 24 de maio, nos períodos da manhã, tarde e noite, com extensa e diversificada programação, inclusive com a participação de vários expositores de produtos e equipamentos nas diversas áreas da saúde.

Medicina Veterinária

Dra. Stella Maris
 
Profa. Dra. Nádia durante a palestra
 
Alunos do Curso de Medicina
Veterinária

Palestras: “Principais Ocorrências em Aves Domésticas e de Criação”, Dra. Stella Maris Benez; “Primeiros Socorros em Animais de Companhia”, Dr. Guilherme Spósito; “Importância do Diagnóstico por Imagem na Clínica Veterinária”, Dra. Andréia Piucci; “Principais Dermatopatias Observadas na Clínica de Pequenos Animais”, Mariana Tebaldi; “Os Desafios do Clínico Veterinário no Panorama Atual”, Dra. Christiane Sliker; “Desafios e Perspectivas para a Conservação da Fauna Silvestre: a importância do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)”, ministrada pelas Biólogas da Univap, Profa. Dra. Nádia Campos Velho e Profa. Dra. Karla Andressa Ruiz Lopes; “Manejo Alimentar e Clínico de Esquipes – Teoria”, Dr. José Joffre Bayeux.

Estética

Dra. Andressa e Dra. Priscila
 
Alunos na Jornada de Estética
 
Vista parcial do público

Palestras: “Peeling Fotoativados”, Dra. Priscila Fernanda C. Menezes; “Recursos Terapêuticos na Estética”, Alcione Angélica Sakugawa; “Gordura Zero com Terapia Combinada”, Dra. Daniela Lima; “Eletroterapias Associadas nos Tratamentos Detox Corporais”, Dra. Andressa Migueis e Dra. Priscila Sebbe, e ainda “Soft Laser na Drenagem Manual”; “Jettplasma Lift Estético: O Poder Rejuvenescedor”; “Instant Cream - Praticidade e Multifuncionalidade nos Tratamentos Redutores”; “Cosméticos Inteligentes e Nanotecnologia: Tendência do Mercado Cosmético Brasileiro”; “Importância da Desintoxicação nos Tratamentos Estéticos”.

Serviço Social

Apresentação do trabalho
das alunas Carla e Fernanda
 
Roda de conversa "Mídias digitais,
linguagem e Serviço Social

 
Os Assistentes Sociais Prof. Marcos,
Priscila Pereira e Ubiratan


Palestras: “Serviço Social, Tecnologia da Informação e Trabalho: Sistemas de Informação no Atendimento em Saúde Aplicados aos Processos de Trabalho dos Assistentes Sociais”; “Mídias Digitais, Linguagem e Serviço Social: A Comunicação como Direito e as Redes Sociais como Espaço Democrático de Posicionamento, Articulação em Rede e Disseminação de Linguagem Não Democrática”.

Biomedicina

Minicurso com a Profa. Dra. Michelle
Miqueleti
 
Vista parcial do público em uma das
palestras
 
Minicurso Avaliação da cena do crime

Palestras: “Novas Tecnologias e Ética na Prática do Profissional Biomédico”, Prof. Dr. Wilson de Almeida Siqueira, Prof. Dr. Edgar Ferreira da Cruz e Prof. Dr. Jorge Eid Filho; “Atuação do Biomédico na Assessoria Científica”, Dra. Aline Braga Castelari; “Avanços Tecnológicos na Cultura Celular”, Dra. Priscila Cardoso Cristovan; “Novas Tecnologias e Atuação do Biomédico na Reprodução Humana”, Dra. Amanda B. Victorino; “Avanços Tecnológicos do Diagnóstico Laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio”, Dr. Ericson A. Puikow Ambrosano; “Atuação do Biomédico na Perícia Criminal”, Dr. Vitor Basso Schul.

Minicursos: “Prática Biomédica na Citologia Oncótica”, Prof. Dr. Nilton Oliveira Silva; “Bioengenharia de Tecido: Teoria e Prática”, Prof. Dr. Edgar Ferreira da Cruz; “Avanços na Cirurgia Oral e Estética Orofacial Através dos Benefícios da PRF (Fibrina Rica em Plaquetas)”, Profa. Dra. Michelle Miqueleti; “Técnicas Avançadas no Rejuvenescimento Facial”, Dr. Manoel Jorge Vieira Souza; “Avanços na Prática da Intradermoterapia na Biomedicina Estética”, Dra. Natalie Lucasech; “Avaliação da Cena do Crime”, Dr. Vitor Basso Schul.

Nutrição

Palestra sobre alimentação Intuitiva
com Nathalie Petry
 
Público presente na Jornada
 
Workshop sobre Saladas

Palestras: “Alimentação Intuitiva na Infância”, Nathalie Petry; “Mindful Eating”, Tainá Gaspar; “Comportamento Alimentar”, Jônatas Oliveira; “Tratamento Nutricional no Câncer”, Dr. Celso Abrahão e Camila Cavalcante Lichand; “Nutrição Esportiva”, Juliana Niquirilo; “Probióticos e Exercício Físico”, Geovana Leite; “Desenvolvimentos de Produtos para Fins Específicos”, Alexandre e Silvia; ”Avaliação de Exames Bioquímicos”, Ana Paula Montemor; “Tratamento Humanizado do Diabetes Mellitus Tipo 1”, Camilly Fratelli.

Workshops: “Saladas”, “Pancs”, “Alimentos Funcionais” e “Alimentos Veganos”.

Fisioterapia

Palestra ministrada pelo Dr. Sergio
Gomes
 
Vista parcial do público no auditório
 
A PhD Ingvill Fjell Naterstad

Palestras: “Ventilação Mecânica no Adulto: Novas Modalidades”, Profa. Mestra Daniela Machado Faria Paes de Barros; “Reabilitação no Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) na Fase Hospitalar”, Dra. Mariane Cecília dos Reis; “O Papel do Fisioterapeuta no Pós-Operatório do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)”, Dr. Robson Massi; “Reserva Neural Induzida na Atividade Física”, Prof. Dr. Sergio Gomes da Silva e “Treatment Modalities for Tendinopathy”, com a Pesquisadora da Faculdade de Fisioterapia da University of Bergen - Noruega, PhD. Ingvill Fjell Naterstad.

Enfermagem

Palestra com a Enfermeira Obstetra,
Mestra Kátia Zeny
 
Vista parcial do público presente
 
Profa. Dra. Ivany Machado, Dra. Talita
Celeste e Dra. Maria Helena

Palestras: “Assistência de Enfermagem em Situações Especiais: Biocibernética Bucal e Amamentação”, Kátia Zeny Assumpção Pedroso; “Assistência de Enfermagem em Situações Especiais: Oncologia”, Dra. Natali Sant’ana Vilas Boas Petri.

Mesas Redondas:“Mídias Digitais e Aplicativos da Saúde”, com a participação de Mirela Bérgamo, Dra. Simone Dias dos Santos, Dra. Vivian Cristina Batista Eiras e Dra. Tábata Rocha Martins; “Novas Tecnologias no Manejo de Feridas: Coberturas Avançadas e Laser de Baixa Intensidade”, Dra. Talita Celeste Siqueira Campos e os palestrantes Dra. Luciana Karl, Dr. Vinicius Alves Agatão e Profa. Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista.

Odontologia

Palestra com o Prof. Dr. Carlos
Henrique
 
Dr. Jonas Antunes, Dra. Paula Juliana
e Dr. Márcio Carrera
 
Público em uma das palestras

Palestras: “A Nova Era da Prescrição Medicamentosa na Odontologia”, Dr. Carlos Henrique Spinosa (Presidente da APCD); “A Era Digital na Odontologia”, Dr. Jonas Antunes Martins Neto, Dr. Márcio Correra e Dra. Paula Juliana Ruza; “Sorrisos de Sucesso”, Dra. Rosemeire Aparecida Marques; “Voluntariado na Odontologia: Prazer em Servir”, Dra. Camila Medina; “Desafios da Odontologia Social no Exterior”, Dra. Aline Rovaron e Dr. Felipe Fujita; “Cirurgia Plástica Periodontal e Periimplantar”, Prof. Dr. Mauro Pedrine; “Palestra da Curapox – Higiene Oral Itop - Mitos e Verdades”, Prof. Dr. Ricardo Amore; “Odontologia nas Forças Armadas”, Dr. Sergio Sinzato; “Excelência na Estética de Resultados com Resinas e Cerâmicas”, Prof. Dr. Albano Luis Bueno; “A Ortodontia do Futuro Chegou”, Dra. Natalia Lombardo; “Implantodontia: Uma Visão Atual”, Prof. Dr. Fabrício Malheiros; “Ronco é Coisa Séria! Conheça a Odontologia do Sono”, Dra. Fernanda Vantine; “Demonstração Técnica de Agulhamento Seco”, Dr. Silvio Watanabe e “Modulação Hormonal na Odontologia”, Profa. Dra. Ariane Deliyannis.

Alguns Expositores das Jornadas