282ª Edição - Ano X
De 2 de maio a 7 de junho de 2018
         
 

Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço
Simulador de Voo


O ex-aluno Rodrigo Gaddini que desenvolveu
no TCC o Simulador
 
O ex-aluno Rodrigo Trevizal Viam Gaddini, do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), desenvolveu por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2017, sob a orientação do Prof. Mestre Silas Camargo de Matos e Profa. Dra. Heidi Korzenowski, um simulador genérico de voo para ser utilizado como ferramenta de aprendizado pelos alunos do referido curso.
O enfoque do trabalho foi o desenvolvimento de um painel de instrumentos de uma aeronave e sua instalação na cabine de um mockup no Laboratório de Jato Propulsão da Faculdade, simulando as reais condições de voo por intermédio da instrumentação e interfaces com o piloto.
O projeto completo engloba áreas de engenharia de interiores (trabalho previsto para 2018), utilização de software CAD, interface homem-máquina, programação de microcontroladores e sistemas aviônicos embarcados.
Para execução do trabalho foram utilizados conhecimentos adquiridos ao longo do curso de engenharia e ainda pesquisa na área de simulação aeronáutica, com destaque nas conversas com profissionais da área, pilotos e ainda visitas a empresas e centros de simulação.
Um simulador utiliza dados obtidos externamente para operar os equipamentos da cabine e processa os dados das ações do piloto dentro da cabine, visando dessa forma operar a aeronave. A interação software, aviônica e dispositivos mecânicos permite a simulação real.
Os simuladores de voo desempenham um papel fundamental na concepção de aeronaves e no projeto de novas técnicas de integração de sistemas. A utilização didática de simuladores na formação dos engenheiros pode trazer muitos benefícios para compreensão e expansão do conhecimento dos alunos. Esse projeto teve o intuito de dar aos alunos uma plataforma prática de ensino no campo de simulação de voo, aviônica, sistemas aeronáuticos, desempenho e qualidade de voo.

Visão geral do mockup do simulador
 
Painel de instrumentos já em operação

De acordo com o Prof. Mestre Moacir de Sousa Prado, Coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da FEAU/Univap, é importante que os engenheiros aeronáuticos tenham uma visão de piloto a fim de melhorar seu trabalho, bem como manter a segurança de voo.

O Exercício Profissional Frente à LGBTfobia
Seminário


 
Mesa de trabalho
O Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) sediou, dia 25 de abril, e apoiou a realização do Seminário: O Exercício Profissional Frente à LGBTfobia, organizado pela Seccional de São José dos Campos do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo - 9ª Região.
O objetivo do Seminário, realizado no Auditório Prof. Dr. Teóphilo A. S. Cavalcanti Filho, no Campus Castejón, foi articular a categoria profissional, alunos, familiares e pessoas interessadas na questão para refletir e debater sobre a temática da violência contra pessoas LGBT.
O evento contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre profissionais da cidade, ex-alunos e alunos do Curso de Serviço Social da Univap e pessoas interessadas na temática. O Seminário representou importante iniciativa de articulação com a comunidade local, abrindo as portas da Universidade para o debate de questões pertinentes à atualidade.
Participaram do Seminário a Coordenadora do Curso, Profa. Mestra Débora Guedes, e o docente Prof. Marcos Valdir, que falaram sobre as contribuições que o Curso de Serviço Social tem dado no processo de formação de futuros profissionais.

Trabalho Voluntário no Cehvap

Maria Helena, Profa. Papali e os alunos Iago, Julia e Alice
 
Os alunos Julia Eliodora, Alice Junqueira e Iago Almeida, do 1º período semestral (1º ano) do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), estão desde abril deste ano realizando um trabalho voluntário no Centro de História & Memória Univap (Cehvap), Bloco 5, sob a orientação das Professoras Doutoras Maria Aparecida Papali, Ana Enedi Prince e auxílio da gestora do setor, Maria Helena Alves.
Os voluntários estão desenvolvendo atividades de catalogação e higienização da documentação histórica para o acervo da Instituição.
As horas de trabalho voluntário serão contabilizadas como atividades extracurriculares e servem para colocar em prática alguns conceitos aprendidos em sala de aula.

Coral da Terceira Idade Abre Exposição no Parque Vicentina Aranha
A Flor da Idade


O Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade (FTI), sob a regência do maestro Márcio Faria, composto por aproximadamente 60 vozes, apresentou-se no dia 8 de maio, no Parque Vicentina Aranha, a partir das 19h, na abertura da Exposição “A Flor da Idade”.
A exposição “A Flor da Idade” apresentou mais de 20 quadros desenvolvidos em 5 anos de carreira pela artista plástica Tetê Brandolim, por meio de técnicas autodidatas de colagem e pintura, tendo como principal matéria-prima a chita, o mais brasileiro dos tecidos.

O Coral Viva Voz
 
A Profa. Débora (FTI), a Artista Plástica Tetê
Brandolim e Rachel Loiola

A exposição foi uma das inspirações para expansão de fronteiras, pois aos 83 anos Tetê finalmente rompeu as barreiras da alfabetização, imaginando que esse seria o seu maior sonho, mas a partir de então, ela quis sonhar mais e segue em busca de suas realizações. A exposição “A Flor da Idade”, que esteve aberta à visitação pública de 8 de maio a 12 de junho, teve como pano de fundo o poder transformador da arte.
Fizeram parte do repertório do Coral da FTI as músicas: Vem andar comigo (Jota Quest); Um Anjo do Céu (Maskavo) e Trevo (Ana Vitória).

Fontes: FTI/Parque Vicentina Aranha

Palestra da Empresa Merck no IP&D

Os funcionários Dr. Matheus Correa Costa (Field Application Scientist - Marketing) e Tamires Oliveira (Especialista em Vendas Externas – Academia – Life Science) da Empresa Merck, proferiram, dia 8 de maio, a partir das 14h, palestra no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, sobre a temática: “Otimizando sua pesquisa através dos ensaios Multiplex”.


Seminário em Física e Astronomia
Reator de Tokamak


 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, em continuidade aos trabalhos desenvolvidos no decorrer do semestre, convidou a pesquisadora Dra. Maria Célia Ramos de Andrade, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para ministrar o Seminário sobre o Reator de Tokamak.
Realizado no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), dia 9 de maio, a convidada é graduada em Física e é Mestra e Doutora em Física dos Plasmas pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP). Ingressou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em 1995, onde é pesquisadora titular junto ao grupo teórico do Tokamak Esférico ETE.
Suas pesquisas são voltadas aos fenômenos neoclássicos em tokamaks, particularmente relacionados à geração da corrente de bootstrap, ao desenvolvimento de modelos para a reconstrução magnética de plasmas e ao estudo conceitual de uma nova máquina para o futuro Laboratório Nacional de fusão.

Visita dos alunos da Escola Estadual Profa. Márcia Helena Barbosa Lino

A Univap recebeu, dia 9 de maio, no período da tarde, a visita de 30 alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio, acompanhados pelos Professores Vitor e Rafael, da Escola Estadual Profa. Márcia Helena Barbosa Lino de São José dos Campos, para um tour pelo Campus Urbanova.

CEN
 
FEAU

Os alunos e professores foram recepcionados na Portaria Principal e, em seguida, conheceram a Universidade e os cursos oferecidos em cada área. A visita se iniciou no Centro de Estudos da Natureza (CEN), seguindo para a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); a TV Univap e a Faculdade de Educação e Artes (FEA). As atividades encerraram-se na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), onde receberam sacolas com folhetos informativos dos cursos da Universidade.

FCS
 
FCSAC

Dia de Prevenção Odontológica em Monteiro Lobato

A equipe de Odontologia da FCS/Univap
 
Com a finalidade de incrementar ainda mais o “Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza)” no município de Monteiro Lobato, alunos e professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) organizaram, dia 12 de maio (sábado), atividades de prevenção e diagnóstico precoce ao câncer bucal.
Sob a coordenação geral do Prof. Dr. Vicente Prisco da Cunha, da Profa. Dra. Camila Porto de Deco e da Dra. Juliana Wilmers, participaram também das atividades as alunas Bianca Siqueira, Felipe Barreto, Gabriella Rovaron e Ludmila Moreira, que realizaram exames clínicos na Unidade Móvel Odontológica da Univap. Na ocasião, os alunos também visitaram instituições de idosos do município, com a finalidade de examinar os residentes e orientá-los quanto à higiene bucal.
Em todos os locais de atuação da equipe da FCS/Univap foram distribuídos Kit de higiene bucal da Colgate e folhetos de orientação sobre como fazer o autoexame bucal.

Campanha de Vacinação

Uma equipe de professores e alunos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap participou dia 12 de maio, do “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza.
Com o apoio da equipe da Univap foram aplicadas 1.190 vacinas, na Coop em Santana, Farmácia Comunitária e na Sociedade de Amigos de Bairro da Vila Ema (Savema).


A atividade foi realizada em parceria com a Divisão de Educação Permanente da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

13 de maio – Abolição da Escravatura

Com a finalidade de discutir a Abolição da Escravatura no país, a Coordenadoria do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) organizou o evento: Repensando o 13 de maio: Dia da Abolição da Escravatura.

A escritora Andressa Capucci
 
Vista parcial do Auditório

O evento foi organizado no dia 14 de maio, a partir das 19h, no Auditório do Bloco 1, no Campus Urbanova e contou com a presença da escritora Andressa Capucci, que ministrou uma palestra aos alunos sobre o livro que escreveu, intitulado: Em Busca da Liberdade. O referido livro conta a história da escravidão na cidade de Jacareí, que já foi o centro da região e do Estado de São Paulo em comércio escravo.

Oficinas de Práticas Profissionais
Alunos do Curso Técnico de Publicidade dos Colégios Univap - Centro


Em continuidade as atividades desenvolvidas durante a Semana da Comunicação (de 14 a 18 de maio) do Curso Técnico em Publicidade - Colégios Univap – Unidade Centro (mais conhecido como CTI Univap) foi solicitado à Faculdade de Ciências Sociais e Comunicação (FCSAC) da Universidade, a realização de Oficinas de Práticas Profissionais, no dia 15 de maio, das 13h às 17h.

Recepção aos alunos do CTI no Auditório da
Faculdade
 
Oficina de Fotografia

A direção da Faculdade e Coordenadores dos Cursos ofereceram as Oficinas de: Produção de GIF, Programa de Entrevista em TV, Locução de Rádio e Fotografia.

Produção de GIF para Internet
 
Programa de Entrevista em TV

Participaram das atividades no Campus Urbanova, cerca de 30 alunos acompanhados pelos Professores do Colégio, Profa. Ana Carolina Marini e Prof. Sérgio Gurgel.

Celebrações pelo Dia do Assistente Social – 15 de maio

Dois eventos foram realizados nas instalações do Campus Castejón, local onde é oferecido o Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FSC), em comemoração ao Dia do Assistente Social – 15 de maio.
No dia 15 de maio, a Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), convidou o ex-aluno Marco Aurélio Dinamarco, atual gestor social da Associação Joseense de Ação Social (AJAS) e atual Diretor da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) de São José dos Campos-SP, para ministrar a palestra: "Trajetória, Trabalho e Atuação Profissional do Assistente Social no Cotidiano das Relações Sociais".
Estiveram presentes no Auditório Prof. Theófilo A. S. Cavalcanti, Campus Castejón, assistentes sociais do município, ex-alunos, alunos e docentes do Curso de Serviço Social da Univap.
Já no dia 18 de maio, o Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo - 9ª Região, Seccional de São José dos Campos, solicitou o apoio do Curso de Serviço Social para realizar no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, um evento comemorativo.

Assistente Social Marco Aurelio Dinamarc
 
Abertura do evento

Os trabalhos foram abertos com a composição da mesa de abertura, com a presença de importantes Assistentes Sociais, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes do CRESS/SP da seccional de São José dos Campos, da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO), Pesquisadores e Docentes.
O curso de Serviço Social da Univap esteve representado pela aluna Fernanda Cordeiro que atualmente é secretária da ENESSO e pela coordenadora do curso, Profa. Mestra Débora Guedes, que falou da importância da celebração desta data para a categoria profissional e reafirmou o compromisso ético da Universidade com a formação dos alunos, para uma atuação profissional humanizada e com capacidade de reflexão crítica.
A programação contou ainda coma palestra da Assistente Social e coordenadora do CRESS/SP, Sra. Kelly Rodrigues Melati, que apresentou ao público presente reflexões sobre a conjuntura do Brasil e apontou direções sobre a atuação do Assistente Social frente aos desafios da atualidade.

24ª Edição do Encontro de Corais Dona Eta

 
Coral Viva Voz da FTI
O Parque Vicentina Aranha foi a sede do 24º Encontro de Talentos e Arte “Dona Eta”, realizado no dia 15 de maio, a partir das 19h.
A apresentação foi realizada na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha, com a participação de oito corais regidos pelos maestros Márcio Faria, Rafael Braga e Sandra Mendes Sampaio e da pianista Jeannie Silva.
Participaram os corais Libercanto, ADC-CTA, Schola Cantorum Tagaste, Cantares da APVE, do Instituto de Ciência e Tecnologia de São José dos Campos (Unesp), da Faculdade da Terceira Idade (Univap), do Fórum Trabalhista de São José dos Campos e da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
Dona Eta nasceu Risoleta Antunes Marcondes, no dia 16 de maio de 1907, em Lorena. Dedicou toda a sua vida à caridade. Junto com amigos, foi fundadora de um Centro Espírita; da Maternidade de Guaratinguetá; da Casa da Criança de Guaratinguetá e da Casa da Criança Creche Chico Xavier, onde passou a maior parte de sua vida desenvolvendo vários trabalhos com as gestantes e crianças atendidas.
Fã da música, Dona Eta ensinou os filhos e as crianças com quem teve contato a aprimorar a arte que lhe encantava tanto. Ela faleceu em 4 de março de 1995. Em 2012, sua vida foi o tema do desfile da Escola de Samba Bonecos Cobiçados, de Guaratinguetá.
A ideia para o “Encontro de Talentos e Arte Dona Eta” surgiu após o falecimento da senhora, que dizia com frequência que gostaria de ser sepultada usando cor de rosa e ter uma banda de música acompanhando. A partir daí, Guaratinguetá realiza em maio, todos os anos, o “Encontro de Talentos e Arte”, considerado pelos moradores o maior evento artístico-cultural da cidade, com uma programação cultural bastante diversificada.

Fontes: www.oswaldocruz.com.br/FTI/Univap

Feminismo em Debate

Com objetivo do discutir assuntos relacionados ao feminismo foi realizado, dia 15 de maio, um debate sobre a temática: Relacionamentos Abusivos.


A iniciativa partiu dos alunos do 2º ano (3º período semestral) do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), com apoio da Profa. Dra. Kátia Zanvettor, responsável pela disciplina Sociologia da Comunicação.

Treinamento no Centro de Estudos da Natureza da Univap
Soldados do Tiro de Guerra


 
Soldados do Tiro de Guerra de São José dos Campos participaram no dia 15 de maio, a partir das 9h, do curso sobre "Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros e captura”, oferecido pelo Centro de Estudos da Natureza (CEN), por intermédio do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap, no Campus Urbanova.
Participaram do treinamento 40 soldados do Tiro de Guerra ministrado pela Bióloga Edvana de Toledo Oliveira, que receberam instruções sobre as características das serpentes e as diferenças entre elas, hábito, comportamento, captura correta e primeiros socorros. No curso, foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre histórias e mitos relacionados à espécie.
Empresas, organizações da sociedade civil e outros interessados em participar do Treinamento da Univap poderão entrar em contato pelo e-mail: edvana@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1000 - Ramal 2009.

Práticas Educativas e Comunitárias

Por intermédio da disciplina: Projeto em Jornalismo: Educativo e Comunitário, no eixo educativo, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Kátia Zanvettor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) foi proposto o desenvolvimento de um projeto educacional junto às Escolas, utilizando o conceito “Educomunicação” que é um campo teórico e prático que usa o referencial teórico da educação e a prática da comunicação, no desenvolvimento de conteúdos para a produção audiovisual, textual, jornal mural e rádios educativas.
Entre os trabalhos da disciplina, destaca-se o das alunas Andréia Israel e Gabriela Malagutti, que procuraram a Escola Estadual Deputado Benedito Matarazzo, localizada no Jardim América em São José dos Campos, com a proposta de desenvolver com os estudantes um jornal mural e produção textual para internet dos temas sociais: LGBT, Feminismo e Racismo.

Gabriela Malagutti, a Profa. Dra. Kátia e
Andréia Israel
 
A Profa. Dra. Kátia durante a palestra sobre
Feminismo na Escola

Para realizar o trabalho na referida Escola foram realizadas, inicialmente, três palestras nos dias 16, 18 e 22 de maio, com a finalidade de esclarecer dúvidas. Por fim, em colaboração com as alunas da Univap, foi organizada a produção de um jornal mural e a criação de uma página em rede social da Escola.
O trabalho desenvolvido na Escola Estadual foi transformado em artigo, aprovado e será apresentado no I Congresso Nacional de Educação – Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira, que será realizado de 3 a 5 de setembro, organizado pela Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap.

VI Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba
(VI SimFAST)


Por iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), foi realizado, de 16 a 18 de maio, nas instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antônio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, o VI Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (V SimFast).
O evento contou com o apoio do corpo docente e da coordenadoria do Programa, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Oli Luiz Dors Júnior, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, e do Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Leandro José Raniero.

Recepção aos participantes do
Simpósio
 
Início dos trabalhos
 
Prof. Dr. Paulo Fagundes

Com o objetivo de trocar experiências, intercâmbio e produção do conhecimento científico, o VI Simpósio reuniu alunos de todos os níveis acadêmicos, incluindo aqueles envolvidos com a iniciação científica, pós-graduação, pesquisadores e docentes.



Fora da Caixa - Parque Vicentina Aranha
Rompendo as Fronteiras Sobre o Envelhecer


 
Profa. Débora ao microfone (FTI), Rachel Loyola e Patrícia Ioco
As especialistas, Profa. Mestra Débora Guedes (Gerontologia Social PUC/SP) e Coordenadora da Faculdade da Terceira Idade Univap e Rachel Loyola (Pesquisadora Sobre envelhecimento no Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC/SP), foram convidadas a participar do evento “Fora da Caixa”, promovido pelo Parque Vicentina Aranha, em 17 de maio, a partir das 19h, no Pavilhão São José, cuja temática foi intermediada pela comunicóloga e gestora de projetos culturais da AFAC, Patrícia Ioco.
A proposta para a discussão levou em conta que o envelhecimento da população brasileira está relacionado a um fenômeno mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu último relatório técnico “Previsões sobre a população mundial”, o Brasil, até 2025, será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas.
Essa edição do Fora da Caixa propôs uma reflexão sobre os aspectos que nos conduzem ao contínuo processo de amadurecimento individual, ao compartilhar experiências que nos aproximam do ser humano, ultrapassando as fronteiras das próprias verdades e do eu interior.
Os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap também participaram do evento, com intervenções literárias e musicais.

Palestra no IP&D da PerkinElmer

 

Pesquisadores e alunos dos Programas de Mestrado e de Doutorado do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) foram convidados a participar de uma palestra promovida pela Empresa PerkinElmer, dia 17 de maio, a partir das 14h.
A palestra “Seeing the Light: Optical Imaging of Disease and Therapy in Live Animals” foi proferida pelo PhD Vivek R. Shinde Patil, Director of Field Application Scientists – High Content and In Vivo Imaging – Discovery & Analytical Solutions – PerkinElmer, Inc.

10ª Maratona de Programação e 7ª Maratona de Programação Jr

Os professores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e dos Colégios Univap de São José dos Campos e de Jacareí realizaram, dia 19 de maio, a 10ª Maratona de Programação e a 7ª Maratona de Programação Jr.
Participaram das competições, promovidas no Campus Urbanova, em São José dos Campos (Bloco 6), os alunos dos cursos de Graduação, que formaram sete (7) equipes, e os alunos do Ensino Médio, 31 equipes.

Equipe da Graduação - 1º lugar
 
2º lugar na 10ª Maratona de
Graduação
 
3º lugar da Graduação

A Maratona de Programação estimula a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
O evento é uma iniciativa dos professores dos cursos, com objetivo de proporcionar maior convivência entre os estudantes da área da informática, de forma a prepará-los e selecioná-los para participação futura das competições regionais classificatórias e para as finais mundiais do concurso de programação da International Collegiate Programming Contest (ACM).
Os times são compostos por grupos de alunos que procuram resolver, durante certo período de tempo, o maior número possível de problemas. Esses alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
As três melhores equipes de cada competição foram premiadas com power bank, fone de ouvido bluetooth e pendrive 16 Gb com adaptador otg.

1º lugar – Equipe do Ensino
Médio/Técnico
 
2º lugar na 7ª Maratona de
Programação Jr.
 
3º lugar do Ensino Médio/Técnico

Participaram da organização das duas competições os docentes: Prof. Dr. Valdir Gil Pillat; Prof. Me. Wagner Santos Clementino de Jesus; Prof. Dr. Alexandre Tardelli; Profa. Dra. Silene Fernandes Bicudo; Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos; Prof. Esp. Alberson Wander Sá dos Santos; Prof. Me. Hélio Lourenço E. Ferreira; Prof. Eng. Bruno Michel Pera; Prof. Dr. Carlos Henrique Netto Lahoz, assim como Mateus de Oliveira Arcanjo.
As equipes da Univap Virtual, FVE/Univap e World Tronic também apoiaram as competições.
Classificação Geral das Maratonas:

10ª Maratona de Programação (Graduação)

Classificação/Equipe Alunos
1º lugar
(GetMedalha)
Huilgner Lotte Otaviano, William Fernandes Rebeque, Caio Souza Silva
2º lugar
(Dois Japas e Um Deus)
Amadeu Vinícius Duarte Fernandes, Leandro Mitsuyuki Mulato Kamiguchi, Mariana Mayumi Sasagawa Mendonça
3º lugar
(Team IP&D)
Thiago de Almeida Santos, Isabelle Cristine Pellegrini lamin, Eduardo Sardão da Silva


7ª Maratona de Programação (Ensino Médio/Técnico)

Classificação/Equipe Alunos
1º lugar
(Awnn)
Luis Gabriel Hilário Terto de Sousa, Daniel Toledo Braga, Felipe dos Santos Souza
2º lugar
(Caputesco)
Carolina Margiotti de Abreu, Guilherme Martins da Silva, Vinicius Lima Cabral e Souza
3º lugar
(Bluescreen)
Savio Augusto Machado Araújo, Vitor Carvalho Pinto, Levi Fernandes Pereira

Outras informações no site do evento: https://www.univap.br/maratona_programacao

Science With Soar and Gemini Telescopes: Preparing for the GMT

A Univap sediou, dias 21 e 22 de maio, o Workshop “Science With Soar and Gemini Telescopes: Preparing for the GMT”, que reuniu dezenas de astrônomos brasileiros e estrangeiros envolvidos ou interessados nos avanços dessa ciência e no desenvolvimento de equipamentos de alta potência.

Abertura oficial do evento
 
Dr. Hector Montero (Unifei)
 
Prof. Dr. Oli Dors (Univap)

O Giant Magellan Telescope (GMT), em português, Telescópio Gigante Magalhães, será o primeiro de uma classe conhecida como “telescópios extremamente grandes”, com um conjunto de sete espelhos de 8,4 m cada um, o que corresponde a um único espelho de 25 metros de diâmetro. Este está sendo construído no deserto do Atacama, junto ao Observatório Las Campanas, no Chile, e deverá entrar em operação em 2024. O projeto do GMT é composto por um consórcio internacional e envolve diversos países: Austrália, Coreia do Sul, Chile, Brasil e universidades dos Estados Unidos. O Brasil é representado pela Fapesp e conta com a colaboração das instituições parceiras: Univap, Universidade Federal do ABC e Instituto Mauá. Este workshop foi o segundo de uma série de eventos da comunidade Brasileira do GMT e discutiu em detalhes como usar melhor as facilidades de espectrógrafos construídos no Brasil, que estão entrando em operação para se prepararem para o futuro com telescópios gigantes, como o GMT.

Vista parcial do público presente ao
Workshop
 
Dr. Stavros Akras (UFRJ)
 
Os participantes

Participaram da abertura oficial do evento o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, a Vice-Reitora e Pró-Reitora de Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, e o Prof. Dr. João E. Steiner, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP).
O evento foi patrocinado pela Fapesp, Univap e IAG/USP e o comitê organizador foi composto pelos pesquisadores Prof. Dr. Alexandre Oliveira (Univap), Profa. Dra. Ângela Krabbe (Univap), Prof. Dr. Laerte Sodré Jr. (IAG/USP), Prof. Dr. Oli Dors (Univap) e Prof. Roberto Costa (IAG/USP).

Os pesquisadores da Univap, Dr. Irapuan, Dr.
Oli Dors, Dra. Angela e Dr. Alexandre
 
Dr. João Steiner (USP)

A palestra de abertura do Workshop foi proferida pelo Prof. Dr. João E. Steiner (IAG/USP) e seguiu com uma extensa programação contando com a apresentação de mais de 25 pesquisas em andamento em Universidades e Institutos de Pesquisas do Brasil.

Visita dos Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Profa. Maria Ofélia Veneziani Pedrosa


A Univap recebeu, dia 22 de maio, a visita de 80 alunos acompanhados por três professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profa. Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, localizada no bairro Limoeiro, em São José dos Campos.
A visita, promovida pela Monsanto do Brasil, teve por objetivo complementar as ações iniciadas no dia 17 na referida Escola pelo grupo "Força do Bem" de voluntários da empresa.

Ações na Escola Municipal dia 17 de maio
pela equipe da Monsanto
 
Funcionários voluntários da Monsanto

Na Universidade os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Museu Pedagógico, Serpentário, Borboletário, Viveiro de Planats Medicinais; a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU); a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); a Biblioteca Central; a TV Univap e a Faculdade de Educação e Artes (FEA).
O principal objetivo das ações realizadas inicialmente na Escola Municipal, no dia 17, foi incentivar os estudos e abrir o diálogo sobre as futuras profissões por intermédio de um evento intitulado: “Semana de Profissões”. Os voluntários da empresa, na ocasião, aplicaram um teste vocacional aos alunos, cujos resultados apresentaram suas habilidades e aptidões. Além disso, montaram estandes abrangendo as diversas áreas do conhecimento e profissões, com a finalidade de dar maior visibilidade e informações adicionais.

Visita ao Viveiro de Plantas Medicinais/CEN
da Univap
 
Conhecendo o Serpentário/CEN da Univap no
dia 22 de maio

A “Semana de Profissões” promovida na Escola Municipal pela Monsanto foi uma das temáticas levantadas por membros do Conselho Comunitário Consultivo, como uma das prioridades para serem trabalhadas com os jovens. São integrantes do Conselho as instituições localizadas nas proximidades dos bairros Limoeiro e Pôr do Sol, entre elas, a Univap. São tratados nesse Conselho, em reuniões periódicas na Monsanto, temas de interesse comum, entre eles a saúde, segurança, meio ambiente e educação.
Para a Diretora da Escola, Profa. Priscila Fonseca Costa, iniciativas como essa reforçam e incentivam os alunos a buscar seus sonhos e mostram a importância dos estudos na construção de um futuro melhor.

Atividade de Extensão aos Alunos do Curso de Serviço Social

 
Prof. Marcos, Assistente Social Andrea e alunas Carla,
Fernanda e Dalila
Os alunos do 3º período semestral (2º ano) do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizaram, dia 22 de maio, a partir das 14h, uma atividade de extensão no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - Regional Leste, pertencente à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos.
O CREAS presta serviços especializados e continuados à comunidade local na perspectiva da proteção contra a violação de direitos.
Os alunos realizaram uma roda de conversa com o tema: Família: Histórias e Relações Sociais, com um grupo de mulheres atendidas naquela Instituição.
A atividade foi realizada com o apoio da Coordenação do Curso de Serviço Social e orientada pelo Prof. Me. Marcos Valdir Silva, responsável pela disciplina, e em sequência à Exposição “Família: Histórias e Relações Sociais”, realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2018.
A roda de conversa foi planejada com o objetivo de levar até a comunidade os trabalhos feitos pelos alunos e refletir com eles os resultados dos estudos e pesquisas realizados pelos alunos na disciplina de Família e Relações Sociais.

Encontro Nacional de Mestrados Profissionais

A Profa. Andreza e Profa. Erika durante o Encontro em
Brasília
 
As Coordenadoras dos Cursos de Mestrados Profissionais da Univap, a Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia) e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais e Catálise) representaram a Univap durante o Encontro Nacional FOPROF: Avaliação dos Mestrados Profissionais, realizado em Brasília no dia 22 de maio.
Na ocasião foram discutidos vários temas, entre eles, o panorama das avaliações quadrienais dos programas profissionais. Uma proposta foi elaborada pelos participantes do Encontro e será enviada à Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), buscando a melhoria contínua no processo avaliativo.
Em assembleia geral realizada neste evento, a Univap, foi eleita para receber o Encontro Regional - Região Sudeste, previsto para setembro de 2018.

Campanha do Agasalho 2018

Alunos, professores e funcionários da Univap colaboraram e ainda estão colaborando com a Campanha do Agasalho 2018, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
No dia 25 de maio, funcionários do Fundo de Solidariedade da Prefeitura de São José dos Campos vieram à Univap recolher a primeira remessa de doação, que totalizou 15 sacos de 100 kg cada um. Uma nova remessa de agasalhos deverá ser entregue antes do período inicial das férias coletivas na Universidade.
As caixas coletoras para a Campanha do Agasalho 2018, estampadas com personagens da Turma da Mônica, do cartunista Maurício de Souza, foram distribuídas pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos nos prédios públicos e privados, empresas, universidades, comércios, igrejas, condomínios e locais de grande circulação de pessoas.

 

A Campanha do Agasalho provoca o espírito de solidariedade entre as pessoas, fazendo com que familiares se unam para fazer suas doações.
A expectativa do Fundo Social é de arrecadar mais de 200 mil peças entre roupas, calçados e cobertores neste ano. Em 2017, a campanha começou no final de junho e arrecadou cerca de 170 mil peças, que foram distribuídas em 22 bairros.
A campanha segue até o dia 26 de julho com as arrecadações, mas parte das doações já foi entregue às famílias mais vulneráveis na segunda quinzena do mês de maio.

Fonte: Fundo Social de Solidariedade

Hospitalar 2018 - O Futuro da Saúde

 
A Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos, Coordenadora do Curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), acompanhada pelos docentes, Profa. Dra. Maiara Lima Castilho e Prof. Esp. Guilherme Leite Breviglieri, e mais 40 alunos, visitaram, dia 25 de maio, a Feira Hospitalar 2018 no Expor Center Norte – São Paulo.
A Hospitalar é reconhecida como a mais importante vitrine do mercado nacional e internacional do setor, espaço ideal para a realização de lançamentos e apresentação de produtos inovadores, soluções e serviços e palco para os mais diversos congressos, palestras, demonstrações realísticas e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque do setor de saúde.
A edição comemorativa de 25 anos da Hospitalar proporcionou a geração de negócios, novos contatos, relacionamento, reconhecimento de marca e conteúdo de altíssima qualidade aos seus participantes.

Prevenção Odontológica no Jardim Jussara

O Prof. Dr. Luiz Kiyoaki Okazaki, docente do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realizou, dia 26 de maio, na Igreja Assembleia de Deus do Jardim Jussara, em São José dos Campos, orientação de higiene bucal, ortodôntica, avaliação, triagem e indicações para Clínica Odontológica e Paraclínica do Bebê da Univap.


Faculdade da Terceira Idade
Apresentação da Revista Mais 60


Heloisa Seixas e Victor
 
Os alunos da Faculdade da Terceira Idade assistiram, no dia 6 de junho, a apresentação da Revista Mais 60: estudos sobre o envelhecimento, uma publicação do Sesc São Paulo.
O evento foi realizado no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, com a participação da escritora Heloísa Seixas e do ilustrador Victor Gáspari, que conversaram com os alunos sobre o que os motivou na construção da escrita e na criação da ilustração da Edição 69 da Revista Mais 60.
Heloísa é escritora de romances, contos, crônicas e infanto-juvenis, além de peças de teatro. Foi finalista do prêmio Jabuti com os livros Pente de Vênus; A porta; Pérolas Absolutas e o Oitavo Seio. Victor Gáspari é roteirista audiovisual, editor e artista gráfico. Escreveu conteúdos para Cartoon Network, Canal Futura, MTV Brasil, TV Escola, Boomerang, produtoras e agências de propaganda.
Ao final do evento, todos os alunos e colaboradores da FTI receberam exemplares da referida publicação.

Expografia no Museu Municipal

 
A Professora Mestra Célia Barros, do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, foi responsável pela expografia da Exposição "Arte Viva", que marca a abertura do Museu Municipal de São José dos Campos.
O projeto expográfico da exposição convida o público a conhecer o passado da cultura joseense, dando visibilidade a esse período marcante da arte, não só para São José dos Campos, mas também para a região do Vale do Paraíba. O referido projeto não pretende reforçar qualquer classificação artística e sim lançar a diversidade como a grande riqueza do acervo, reflexo de um grande momento das artes plásticas na nossa cidade.
Dividida em três salas temáticas, a história da arte e da cidade se misturam. Dois desses espaços serão destinados a homenagear os artistas Johann Gütlich, professor gestor da Escola de Belas Artes e reconhecido internacionalmente por seu trabalho artístico, e Estevão Nador, coordenador do Ateliê Livre de Pintura e adepto ao movimento concretista.
No dia 7 de junho, a Profa. Célia Barros recebeu para um encontro mais 60 professores de Artes da Rede municipal e particular de educação de São José dos Campos para a visitação, acompanhados pelo grupo educativo do Museu, a fim de discutir questões sobre as obras e criar novas percepções que possam ser trabalhadas em sala de aula.
Entre os artistas que terão seus trabalhos expostos estão: Tatiana Blass, Tereza Nazar, Mônica Nador, Régis Machado, Maria Bonomi, Alex Flemming, Maria Aparecida Ferigoli, Iracy Puccini, Tuneu, Edith Reinhart, Décio Soncini, Johann Gutlich, Nelson Quaresma, Luigi Zanotto, Claudionor Itacarambi, Luiz Irene Galvão, Sósthenes, Swoboda e outros.

I Congresso Nacional de Educação da FEA


Patrimônio e Cultura – INIC


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Férias Coletivas – 1º Período (Institucional)

2 a 21 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

23 a 26 e 30 de julho
TV Morfosis (FCSAC)

9 e 10 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
I Congresso Nacional de Educação – Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira (FEA)

De 3 a 5 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral a partir de fevereiro de 2018

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

A partir de 21 de fevereiro de 2018

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março de 2018
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2018