281ª Edição - Ano X
De 26 de abril a 2 de maio de 2018
         
 

Caixa de Areia de Realidade Aumentada
Augmented Reality Sandbox


A Caixa de Areia está instalada no Observatório de
Astronomia e Física Espacial

 
A equipe do Informativo Diálogo, com a finalidade de corrigir um equívoco de informação publicada na edição anterior (Edição 280), sobre "Caixa de Areia de Realidade Aumentada", republica a matéria dando o devido crédito aos projetistas.
O sistema de realidade aumentada possibilita a criação de modelos topográficos em uma caixa de areia que são digitalizados por intermédio de um sensor Kinect, processados em um computador e projetados de volta na caixa de areia, em tempo real, evidenciando, por meio de um mapa de cores e curvas de nível, as diferentes características do relevo, como planícies, montanhas, rios, entre outros detalhes.
O produto final é um experimento interativo que pode ser usado em uma variedade de finalidades como aulas de topografia, exposições e hands-on.
O projeto original foi desenvolvido pela equipe Reed S.; Kreylos, O.; Kellogg, L.; Schladow, G.; Yukilmaz, M. B.; Segale, H.; Silverman, J.; Yalowitz, S.; Sato, E. da UCDAVIS (www.ucdavis.edu) e demonstrado na AGU de 2014 (http://adsabs.harvard.edu/abs/2014AGUFMED34A..01R).
A ideia para desenvolver projeto semelhante na Univap ficou sob a coordenação geral da Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional e do Curso de Graduação em Geografia, na Faculdade de Educação e Artes (FEA). A professora contou com o apoio dos desenvolvedores do referido projeto: Eng. Luiz Eduardo Camargo Aranha Schiavo; Prof. Dr. Irapuan Rodrigues; Diogo Correa da Silva; José Nilson e Paulo Hempfling.

Curso Intensivo de Liderança
Projeto Edificar - Empresas com Visão


 
O Prof. Dr. Maurício durante a palestra
O docente da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Maurício Alves Martins, e o palestrante da Faculdade da Terceira Idade, Ralf Stanley, da Univap, foram convidados a participar do Curso Intensivo de Liderança, organizado por intermédio do “Projeto Edificar − Empresas com Visão”, no Espaço Vida da Paróquia Espírito Santo, no Jardim Satélite, em São José dos Campos. É a segunda vez que a Univap é convidada a participar do evento por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão.
O Prof. Maurício ministrou uma palestra no dia 10 de abril, na área da Antropologia sobre a temática: “Regras básicas do convívio social (Ética e Moral) – Arte de conviver com as diferenças” e Ralf Stanley, no dia 8 de maio, “Tornar-se pessoa – O poder da metáfora”.
O referido curso, com direito ao certificado de conclusão, é destinado a lideranças que já ocupam posições de linha de frente ou ainda para aqueles que queiram aprender mais sobre o ser humano, liderança e liderança cristã. Abordará ainda, no decorrer de um ano, vários aspectos, com palestras proferidas por profissionais e docentes convidados. As aulas são realizadas sempre às terças-feiras, das 19h30 às 22 horas, no Espaço Vida.
O Projeto Edificar – Empresas com Visão foi criado pelo padre Luís Fernando Soares, com objetivo de trazer formação pessoal, profissional e espiritual e direcionado às pessoas que vivem no mundo empresarial, do trabalho, autônomos ou profissionais liberais. Podem participar os paroquianos, moradores da região, líderes e membros de células, movimentos pastorais e grupos específicos.
O Curso teve início no dia 13 de março, com a aula inaugural ministrada pelo Padre Joãozinho, e se estende até 27 de novembro. A Formatura está agendada para o dia 11 de dezembro de 2018.


Fontes: Univap/paroquiaespiritosanto

Fórum da Enfermagem Unida do Vale
Desafios da Enfermagem e Papel das Entidades de Classe


A Univap foi a sede do Fórum de Enfermagem Unida do Vale, que este ano teve como tema central “Desafios da Enfermagem e o Papel das Entidades de Classe”, realizado dia 29 de março, no Auditório Azul, Bloco 9, Campus Urbanova.

Dra. Ana Lygia, Enf. Roberta, Dra. Renata
Piêtro, Dr. Cláudio, Profa. Dra. Ivany
 
Vista parcial do Auditório

No evento estiveram presentes a Dra. Renata Piêtro, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo; o Dr. Claudio Luiz da Silveira (Vice-Presidente); Roberta Zloccowick de Alcântara (Chefe da Subseção Coren-SP/São José dos Campos); a Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem, Dra. Ana Lygia Pires Malaragno e a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Univap, Profa. Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista.

Capacitação aos Cirurgiões Dentistas da Rede Pública

As docentes da Univap durante a palestra
 


A Divisão de Educação Permanente da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos convidou a Profa. Mestra Tatiana Martins T. V. Mendez, Cirurgiã-Dentista, e a Profa. Mestra Patrícia Betiol Abe, Terapeuta Ocupacional da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, para ministrarem palestra dia 5 de abril, na Capacitação aos Cirurgiões Dentistas da Rede Pública de Saúde, com a temática: “O Cuidado da Pessoa com Deficiência: Atendimento Odontológico em Nível Ambulatorial”

Dia Mundial da Saúde na Faculdade da Terceira Idade

 
Dr. Marcelo durante a palestra no Teatro Univap
Para celebrar o “Dia Mundial da Saúde”, a Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade da Univap convidou o Médico Psiquiatra Geriátrico, Dr. Marcelo Paoli, para ministrar em 9 de abril, a partir das 15h, uma palestra aos alunos sobre a temática: “Saúde Mental na Contemporaneidade”.
Dr. Marcelo Paoli é doutorando do Programa em Neurologia do Comportamento na Escola Paulista de Medicina (Unifesp), Supervisor do Ambulatório de Neuropsiquiatria Geriátrica da Escola Paulista de Medicina e Supervisor da Residência de Psiquiatria Geriátrica (Unifesp). É Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva (CTC e DGERT- Portugal) e obteve Treinamento em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech - University of Washington e CTC Veda).
O Dia Mundial da Saúde foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1950 e desde então, anualmente lança um tema a ser debatido e refletido mundialmente. Em 2018, o tema definido foi: “Saúde universal: para todos, em todos os lugares”.

Aula sobre a Lei Maria da Penha no Curso de Serviço Social
XVIII Turma do Curso de Promotoras Legais Populares


A Dra. Teresa Cristina Cabral Santana, Juíza da 2ª Vara Criminal da Comarca de Santo André/SP e integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COMESP) do Poder Judiciário do Estado de São Paulo, ministrou, dia 11 de abril, no Auditório Prof. Dr. Theóphilo A. S. Cavalcanti Filho, Campus Castejón, uma aula aos alunos do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.

As convidadas
 
Vista parcial do Auditório no Campus Castejón

A aula sobre a Lei Maria da Penha faz parte do conteúdo programático da XVIII Turma do Curso de Promotoras Legais Populares, uma atividade de extensão do Curso de Serviço Social, que apoia e sedia a realização dessas atividades organizadas pelo Centro Dandara.
A mesa de trabalhos foi composta por Edna Tralli, Secretária de Apoio Social ao Cidadão da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP; Evelyn Amaral, Assessora de Políticas para Mulheres de São José dos Campos; Marcela de Andrade, Diretora do Centro Dandara de Promotoras Legais, e pela Profa. Mestra Débora Guedes, Coordenadora do Curso de Serviço Social da FCS/Univap.
Estiveram presentes no evento representantes da Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP, lideranças dos Movimentos Sociais do município, pesquisadores, professores e alunos.

XI Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial
Aluno do Programa de Doutorado da Univap é Premiado


Os participantes da Conferência
 
Professores-pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap, com apoio financeiro das agências de fomento brasileiras, entre elas, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial (Alage), participaram da XI Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial (XI COLAGE), realizada no Centro Cultural de La Ciencia, Buenos Aires, Argentina, entre os dias 16 e 20 de abril de 2018.
Por ocasião da Conferência, o trabalho do aluno de Doutorado em Física e Astronomia da Univap, Fredson Conceição dos Santos, desenvolvido sob a orientação do Prof. Dr. Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella (Coautor) e intitulado “Occurrence and Simulation of Sporadic E Layers near the Equatorial Ionization and South Atlantic Magnetic Anomalies”, foi premiado como o melhor trabalho apresentado na Sessão Ionosfera e Atmosfera Superior.
O prêmio é concedido pela Alage, em cada edição da Conferência, aos melhores trabalhos apresentados em cada uma das sessões que tenham um aluno de Pós-Graduação como primeiro autor. Além do Certificado, os vencedores do Prêmio recebem gratuidade da taxa de filiação à Alage, anuidade por quatro anos e isenção da taxa de inscrição nas próximas duas conferências.
O prêmio recebido representa um reconhecimento ao excelente trabalho de formação acadêmica que vem sendo realizado e aprimorado continuamente pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap, reforçando a seriedade das atividades de pesquisa realizadas e a competência de seu corpo docente e discente.

O aluno premiado Fredson com o
Prof. Dr. Márcio Muella

Durante a realização da XI COLAGE foram apresentados os seguintes trabalhos desenvolvidos na Univap:

“Climatology and modeling of quiet-time and storm-time ionospheric scintillations and irregularity zonal drifts at the equatorial anomaly crest region”. M. T. A. H. Muella (Univap, Brazil); M. H. Duarte-Silva (Univap, Brazil), A. O. Moraes (IAE, Brazil); E. R. de Paula (Inpe, Brazil), L. F. C. de Rezende (Inpe, Brazil); L. Alfonsi (INGV, Italy); B. J. Affonso (Embraer, Brazil).

“Occurrence and Simulation of Sporadic E Layers near the Equatorial Ionization and South Atlantic Magnetic Anomalies”. F. C. Santos (Univap, Brazil); M. T. A. H. Muella (Univap, Brazil); L. C. A. Resende (Inpe, Brazil); P. R. Fagundes (Univap, Brazil); V. F. Andrioli (Inpe, Brazil); P. P. Batista (Inpe, Brazil); V. G. Pillat (Univap, Brazil); A. A. Carrasco (ULA, Venezuela).

“Study about the Downward Movement of Sporadic E Layers using a Theoretical Model around the Equatorial Ionization Anomaly”. F. C. Santos (Univap, Brazil); L. C. A. Resende (Inpe, Brazil); M. T. A. H. Muella (Univap, Brazil); P. R. Fagundes (Univap, Brazil); A. A. Carrasco (ULA, Venezuela).

“Wavelet analysis of metric solar bursts and parameters of active regions by an analog RLC circuit model”. F. C. R. Fernandes (Univap, Brazil); H. G. Macedo (Univap, Brazil).

“Analysis of photospheric magnetic fields reorganization and metric noise storm recorded in august 12, 2012”. Z. A. L. Sodré (Univap, Brazil); J. C. Santos (UTFP, Brazil); C. M. Wrasse (DGE-Inpe, Brazil); F. C. R. Fernandes (Univap, Brazil).

“Studying the Stochasticity of Type I Solar Storms with Gradient Spectra”. M. A. U. Cintra (Univap, Brazil); F. C. R. Fernandes (Univap, Brazil); R. R. Rosa (Inpe, Brazil); Z. A. L. Sodré (Univap, Brazil).

Prof. Márcio Muella, o aluno Fredson, Prof.
Francisco Fernandes e o aluno Marco Antônio

Fizeram parte da equipe da Univap, presentes à Conferência, o Prof. Dr. Marcio Tadeu de Assis Honorato Muella, o Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes e os alunos de Física e Astronomia, Fredson Conceição dos Santos (Doutorado) e Marco Antonio de Ulhôa Cintra (Mestrado).

Visita ao Programa do Porchat

Os alunos dos cursos de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design de Moda, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), visitaram, no dia 16 de abril, o Estúdio da Rede Record, em São Paulo, para as gravações do Programa do Fábio Porchat.

As Professoras Dra. Vânia e a Mestra Maria
Cristiane com Fábio Porchat
 
Os alunos da Univap no Auditório

Acompanhados pelas Professoras Dra. Vânia Braz de Oliveira e Mestra Maria Cristiane de Freitas, os alunos observaram como são feitas as gravações e tiveram a oportunidade de conhecer o Estúdio, o apresentador e os convidados do programa.
O programa foi ao ar dia 18 de abril e, por questões de privacidade, a produção não havia informado quem eram os convidados, e, para surpresa maior, esses convidados foram Jô Soares e o cantor Afonso Nigro.

Exposição dos Alunos do Curso de Serviço Social
Família: História e Relações Sociais


Alunos do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap apresentaram os resultados de suas pesquisas do projeto de extensão desenvolvido na disciplina de Família e Relações Sociais.
A exposição “Família: Histórias e Relações Sociais” foi apresentada nos dias 17 e 18 de abril, no Auditório Prof. Dr. Theóphilo A. S. Cavalcanti Filho, Campus Castejón da Universidade, na região central de São José dos Campos.

O público externo prestigiou a
exposição
 
A explicação de como foi feita a
pesquisa
 
Os alunos do Curso de Serviço Social

O planejamento e organização das atividades tiveram início no mês de março, quando os alunos estudaram a temática e realizaram pesquisas e entrevistas com as famílias para conhecer a história de vida de cada uma delas.
A exposição aberta à comunidade contou com a participação de mais de 200 pessoas. Estiveram presentes ao evento professores, alunos da Univap e de outras instituições educacionais, famílias participantes da pesquisa, ONGs, ex-alunos do Curso de Serviço Social e profissionais da rede de proteção socioassistencial do município.

Apresentação do Balanço Contábil aos Funcionários

 
O Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo Bastos, durante a
apresentação
A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) convidou os funcionários do Sistema FVE de Educação (Colégios Univap, Universidade e Parque Tecnológico) para a apresentação do Balanço Contábil do Exercício 2017, aprovado pelos Conselhos Fiscal, Administrativo e Curador da FVE.
O encontro com os funcionários foi realizado no dia 18 de abril de 2018, a partir das 15 horas, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova.
A apresentação teve o objetivo de demonstrar a utilização de recursos de forma produtiva e eficiente, com vistas à contínua melhoria da qualidade de serviços, ao pleno alcance de sustentabilidade econômica e constante fortalecimento do Sistema FVE de Educação, conforme é estabelecido no Artigo 7º do Estatuto da FVE.

Roda de Conversas: Vamos Falar de Filosofia?

Prof. Mestre Diego Rodstein Rodrigues
 
O Curso de Extensão em Filosofia - Friedrich Nietzsche - e a Filosofia do Martelo, oferecido na Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, realizou, no dia 18 de abril, às 19h, a Roda de Conversas: “Vamos Falar de Filosofia?”
Realizado no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, o referido Curso tem por objetivo apresentar as bases da corrente niilista; buscar a crítica dos padrões da sociedade moderna aos moldes nietzschianos; apresentar um tipo de leitura de texto filosófico em que a maioria das pessoas não está habituada a ver (aforisma).
Para o responsável pelo Curso de Extensão e palestrante sobre a temática, Prof. Mestre Diego Rodstein Rodrigues, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a filosofia possui uma beleza oculta na sua fala. “Desde a abordagem grega do mundo até as teorias contemporâneas vemos a filosofia como discurso complicado e que afasta as pessoas. A proposta do Curso de Extensão da Univap é ver a filosofia com outros olhos e entender um pouco mais sobre o seu valor”.
O Prof. Diego possui Graduação e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde atualmente cursa o Doutorado.

Ação e Descarte de Corantes e Têxteis

 
Dra. Valdirene Aparecida da Silva, durante a palestra aos
alunos da FCSAC


Com a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos do Curso de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), a Coordenadoria convidou a Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva para ministrar, no dia 18 de abril, a partir das 19 horas, a palestra: “Ação e Descarte de Corantes Têxteis”.
A Dra. Valdirene é atual Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap.

Curso de Especialização em Envelhecimento Ativo
Palestra


A Coordenação do Curso de Especialização em Envelhecimento Ativo, da Pós-Graduação Lato Sensu da Univap (Educação Continuada), convidou dia 20 de abril, a Profa. Dra. Bruna Oneda para proferir uma palestra sob o tema “Aspectos atuais sobre o envelhecimento e exercício”, assunto profundamente discutido no último Congresso do American College, em Harvard, onde a referida professora esteve presente em 2017.
O evento, realizado a partir das 20h30, no Auditório do Bloco 3 do curso de Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova, contou com a presença de parte do corpo docente do curso em “Envelhecimento Ativo”.

Dra. Bruna Oneda
 
A Dra. Patrícia Zácaro
 
Parte do corpo docente do Curso de
Especialização

Na ocasião, previamente ao início da palestra, a Profa. Dra. Patrícia Mara Danella Zácaro, coordenadora do curso de Especialização, apresentou a grade curricular cujo conteúdo é direcionado aos profissionais de Educação Física e de áreas afins.
Totalizando 18 meses (432 horas/aula), o Curso de Especialização em Envelhecimento Ativo tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos, bem como condições necessárias para a atuação no âmbito da revitalização de indivíduos com idade superior a 60 anos.
A Profa. Dra. Patrícia Zácaro, é graduada em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos; tem Mestrado e Doutorado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Realizou estágio na Newcastle Upon Tyne University, na Inglaterra, e atua como docente no curso de Educação Física da Univap desde 2002.

Atividade de Astronomia no Município de Monte Sião

Uma equipe de pesquisadores do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, acompanhados pelo Prof. Dr. Irapuan Rodrigues, estiveram em Minas Gerais, dia 20 de abril (sexta-feira), para ministrar palestra e organizar o evento Observação Noturna – Céus de Monte Sião, aos alunos do Colégio Villa Lobos e pessoas da comunidade.

 

A visita da equipe do Observatório da Univap ao município de Monte Sião (MG) foi uma iniciativa do ex-aluno da Univap (Graduado em Geografia e Pós-Graduado em Planejamento Urbano e Regional), Prof. Mestre Rafael Lúcio da Silva, também ex-vereador de Monte Sião, no período de 2013 a 2016.

 

Participaram da atividade cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores e pessoas da comunidade local.

20 Anos de Pesquisa Consolidada
Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap


Para comemorar duas décadas de pesquisas realizadas na Universidade, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) organizaram, dia 23 de abril, a solenidade “20 Anos de Pesquisa Consolidada – Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap”, no Auditório do IP&D.

Recepção aos convidados
 
O Reitor, Prof. Dr. Jair, enfatiza a
importância da pesquisa
 
Profa. Dra. Sandra Costa fala sobre
os avanços do IP&D

Participaram do evento o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Costa; o Diretor do IP&D, Prof. Dr. Leandro José Raniero; o Diretor Científico da Fapesp, Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz; o Coordenador Geral da Capes – Engenharias IV - até março de 2018, Prof. Dr. Murilo Araújo Romero; o Docente da Unicamp, Prof. Dr. José Wilson Magalhães Bassani, além dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap, professores e alunos.



Central de Laboratórios Multiusuários (CLM)

A Central Analítica Multiusuário foi criada para racionalizar o uso de recursos, evitando a duplicação de equipamentos, proporcionando conhecimento aos usuários de diversas áreas, com infraestrutura em técnicas analíticas, com o objetivo de viabilizar, aprimorar e promover pesquisas científicas e tecnológicas na Univap. O moderno modelo de multiuso, como preconiza sua criação, foi concebido com a participação de agências de fomento: Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e anuência de vários programas de Pós-Graduação da Universidade por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Luninex 200
 
Vidrarias WA 0018

 
Espectrofotômetro de
Absorção Atômica

Seguindo firme ao seu propósito, a Central Analítica tem atuado como laboratório aberto e multiusuário disponibilizando um grande espaço aos usuários com equipamentos novos para realização de seus experimentos, tendo incorporado recentemente uma Central de Microscopia e um Biotério.
O Laboratório de Microscopia do IP&D foi criado com o intuito de disponibilizar os equipamentos de microscopia eletrônica, confocal e acessórios para preparação de amostras de forma organizada e racional para o ensino e a pesquisa, caracterizando o seu objetivo multiusuário e multidisciplinar, cuja finalidade é alavancar a pesquisa científica e tecnológica tanto no aspecto qualitativo quanto quantitativo, mediante a disponibilização de recursos de microscopia, realizando ensaios para projetos de pesquisa, auxiliando doutores, mestrados e alunos de iniciação, em suas atividades. Com este laboratório, a Univap passou a ser uma das poucas instituições que agrega em um mesmo espaço um conjunto de equipamentos de grande porte destinados aos multiusuários na área de microscopia.



Alunos do Programa de Física e Astronomia Participam de Curso na Argentina

Marco Antônio e Fredson Conceição dos
Santos
 

Os alunos Fredson Conceição dos Santos (Doutorado) e Marco Antônio de Ulhôa Cintra (Mestrado), do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap, foram selecionados para participar, de 23 a 26 de abril, da Latin American School on Data Analysis and Simulations for Space Physics, na Faculdade de Ciências Exatas, da Universidade de Buenos Aires.
A Escola é organizada pela Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial (Alage) e realizada por ocasião da Conferência Latino-Americana de Geofísica Espacial, que oferece uma série de cursos intensivos sobre Clima Espacial, Física de Plasmas Espaciais, Magnetosferas Planetárias, Física Solar e Heliosférica e Física Atmosférica e Ionosférica.
Os cursos são financiados pelo Centro Latino Americano de Formación Interdisciplinaria (CELFI), um Programa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MinCyT) da Argentina. Ministrados por renomados pesquisadores, é uma excelente oportunidade aos alunos de Pós-Graduação Latino-Americanos.

Diretório Acadêmico 2 de Janeiro da Faculdade de Direito
Visita ao Reitor


 
Daniel, Guilherme, Caio, Lucan, Prof. Sérgio, o Reitor,
Mariana, Amedeo e Allan

Com objetivo de apresentar a proposta de atuação e os novos membros eleitos do Diretório Acadêmico 2 de Janeiro da Faculdade de Direito, o Diretor Prof. Dr. Sérgio Bacha solicitou uma reunião com o Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dia 24 de abril, às 15 horas. Participaram do encontro Daniel Marcos da Silva Batista (Coordenador de Apoio ao Discente Noturno); Guilherme Vinicius Andrade (Tesoureiro Geral e Coordenador de Finanças); Caio Vieira Nunes (Secretário Geral e Coordenador de Eventos); Lucan Vinicius Viana Branquinho (Presidente e Coordenador Geral); Mariana Chaves Custódio (Vice-presidente e Coordenadora Social) e os Membros do D.A Amedeo Pereira Viola e Allan Andrade.
Na ocasião, a equipe se apresentou ao Reitor como uma Associação que representa todos os estudantes da Faculdade de Direito, de forma comprometida com a Faculdade, os alunos e a sociedade. Também solicitou o apoio para a liberação de uma sala para a instalação da sede do D.A. O grupo apresentou ao Reitor as ações já em execução, entre elas, o serviço de atendimento ao calouro e veterano por intermédio de um guia com dicas valiosas, como listagem de bons livros, prazos para entrega de trabalhos acadêmicos e outras informações. O D.A. também apoiou a realização de excursões ao Tribunal de Justiça de São Paulo e ao Museu Jurídico, bem como a realização de palestras gratuitas sobre temas relevantes. Em relação à comunidade externa, apoiou a Campanha do Agasalho, a vacinação contra febre amarela e em breve irão trabalhar na campanha para doação de sangue e organização de visitas aos asilos do município.
São responsáveis pelo D.A. 2 de Janeiro: Presidente e Coordenador Geral – Lucan Vinicius Viana Branquinho; Vice-presidente e Coordenadora Social – Mariana Chaves Custódio; Secretário Geral e Coordenador de Eventos – Caio Vieira Nunes; Coordenador de Comunicação – Matheus Pereira; Tesoureiro Geral e Coordenador de Finanças – Guilherme Vinicius Andrade; Coordenador de Apoio ao Discente Noturno – Daniel Marcos Silva Batista; Coordenador de Apoio ao Discente Matutino – Luiz Gustavo Carvalho Ywasaki e como Membros: Amedeo Pereira Viola, Evelyn Machado Damasceno dos Santos, Harinara Carolina Silva Bizarro da Cunha, Lucas Fabricio Vilanova do Amaral, Lucas Rodrigues Vieira dos Santos, Thiago Fernando Silva Pereira e Allan Andrade.

Fashion Revolution

Arnaldo, Rachel, Mara e Caruh
 
O Curso de Design de Moda da Faculdade Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), sob a coordenação da Profa. Mestra Rachel de Aguiar Cordeiro Mazzarino realizou dia 25 de abril, uma ação para o movimento Fashion Revolution.
A atividade teve início com a exibição de um documentário “The True Cost”, que narra a ligação entre a pressão dos consumidores por roupas de baixo custo e a exploração dos trabalhadores nas fábricas. Em seguida houve um bate-papo entre os participantes, Rachel Cordeiro, Mara Débora, Arnaldo Amoroso e Caruh da Bee Colaborativa, sobre o consumo de moda, reciclagem de lixo e moda sustentável.

Auriculoterapia Para Funcionários do Vale Sul Shopping

 
Funcionários sendo atendidos


Por solicitação da administração do Vale Sul Shopping, os alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, acompanhados pela Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Sonia Khouri, aplicaram a técnica de auriculoterapia (uso de pontos na pele da aurícula − ouvido externo − para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo), em mais de 60 profissionais do Shopping. A atividade foi realizada no dia 25 de abril, quarta-feira, das 14h às 18h.

Visitas ao Observatório de Astronomia da Univap

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) iniciou, em abril de 2018, visitas diurnas ao Observatório de Astronomia e Física Espacial, localizado no Campus Urbanova, em São José dos Campos.
Por ocasião da visita, os alunos recebem informações relevantes sobre o Sol, Planetas do Sistema Solar, Estrelas, Galáxias e assuntos relacionados à Astronomia. Após a palestra utilizam também os telescópios para fazer observações do espaço.

Palestra para os alunos da Fundhas
 
Observações do Sistema Solar

A equipe do Observatório recebeu, no dia 26 de abril, a visita de alunos do Ensino Fundamental, acompanhados da Profa. Ariane Mattozo, da Fundação Hélio Augusto de Souza – Unidade Petrobras; e no dia 3 de maio, estudantes do Ensino Médio do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, acompanhados pela Profa. Ana Maria.
Inaugurado em 2011, o Observatório da Univap tem como principal objetivo divulgar a ciência espacial, disseminando o conhecimento como forma de estimular a curiosidade e o interesse pelas ciências exatas.
As visitas são gratuitas e poderão ser agendadas das 14h30 às 17h, para observação solar, toda primeira quinta-feira de cada mês; ou para o período da noite, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h30.

Palestra com os alunos do Colégio Anglo
 
Uso do telescópio para observações

As Escolas poderão inscrever até cinquenta (50) alunos a cada visita e serão recebidas por uma equipe de pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, com experiência em pesquisas e atividades de extensão.

Agende uma visita no endereço eletrônico:
https://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/infraestrutura/observatorio/inscricao-para-visitas.html

Palestra na Faculdade da Terceira Idade
Cidade e Identidade Por Meio da Paisagem Urbana


Dra. Valeria Zanetti
 
A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) convidou a pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e docente dos cursos de História e Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Planejamento e Regional, Profa. Dra. Valeria Zanetti, para ministrar dia 26 de abril, a partir das 14h, uma palestra aos alunos.
Intitulada “Cidade e Identidade Por Meio da Paisagem Urbana”, a palestra foi realizada no Teatro Univap Prof. Dr. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.
Autora do livro “Cidade e Identidade: São José dos Campos, do peito e dos ares”, resultado da sua Tese de Doutorado na PUC/SP, a Profa. Zanetti também é coordenadora conjunta com a Profa. Dra. Maria Aparecida Papali na publicação dos livros (sete volumes) da Série: São José dos Campos – História & Cidade, patrocinado pela Petrobras; do Núcleo de Pesquisa Pró-Memória São José dos Campos; do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do IP&D e do Laboratório Cidade e Memória. Também é colaboradora do Cehvap (Centro de História e Memória da Univap). É membro da Roda de Conversa organizada pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Exposição “Modernistas Gravados – Primeira Parte”

 
O artista plástico Rafael Pereira Ramalho
A Galeria Ivonne Weis, sob a responsabilidade do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA), localizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova, recebeu, de 2 a 23 de maio, a exposição “Modernistas Gravados – Primeira Parte”, do artista plástico Rafael Cão.
Autodidata, Rafael Pereira Ramalho (1986), que usa o nome artístico Rafael Cão, começou a ter interesse pelo mundo da arte e esboçar seus primeiros trabalhos em 2002. No final de 2009 passou a se dedicar apenas à pintura, depois de alguns meses montou seu próprio atelier em parceria com outro artista, o que possibilitou espaço para experimentos de criação e retomada de técnicas como a xilogravura. Em 2011 teve uma de suas paisagens como destaque na capa da Revista Casa e Decoração, edição de agosto.

Vestibular 2018


Festival de Dança


Ciclo de Palestras


Festa Junina


Pós-Graduação


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
5ª Festa Junina da Univap

Local: Quiosques do Campus Urbanova

Horário: a partir das 17h

15 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Simpósio do Curso de Psicanálise

Psicanálise Extra – Muros: Experiências com a Psicanálise em Novos Contextos

Palestrantes: Tereza Elizete Gonçalves; Joana Donatelli; Karina Soares e Marcella Pereira de Oliveira

Local: Auditório do Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: das 18h30 às 22h

Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova

Telefone: 3949-2292 – E-mail: psicanalise@univap.br

Inscreva-se: https://www.univap.br/universidade/pos-graduacao/lato-sensu/eventos/psicanalise-extra-muros.html

20 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Férias Coletivas – 1º Período (Institucional)

2 a 21 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

23 a 26 de julho
TV Morfosis (FCSAC)

9 e 10 de agosto
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
TV Morfosis (FCSAC)

30 e 31 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral a partir de fevereiro de 2018

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

A partir de 21 de fevereiro de 2018

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março de 2018
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2018