280ª Edição - Ano X
De 16 de março a 25 de abril de 2018
         
 

I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes
De 28 a 30 de maio de 2018


A Faculdade de Educação e Artes da Univap realiza, de 28 a 30 de maio de 2018, o I Congresso Nacional de Educação, que tem como temática “Tecnologia, Pesquisa e Desafios na Educação Brasileira”.


O objetivo do evento é debater, informar e propor conhecimentos e diretrizes para nortear os rumos da educação brasileira. De acordo com os organizadores, os desafios impostos pelas mudanças no cenário contemporâneo, como o avanço tecnológico e a globalização, exigem uma atualização constante. A qualificação profissional e mudanças de paradigmas são outros pontos fortes que serão discutidos nos dois dias de Congresso, assim como as práticas de inclusão e de cidadania que demandam habilidades sociais e emocionais na formação de alunos e profissionais da educação. A produção científica na área que qualifique e divulgue novas práticas pedagógicas, de avaliação, de ensino-aprendizagem, de gestão, entre outros ensinamentos também fazem parte da programação.
O Congresso será realizado no Campus Urbanova, em São José dos Campos, com palestras, oficinas e apresentações de trabalhos.



Túnel de Vento Subsônico
Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Univap


 
No Brasil há poucas instituições que disponibilizam aos alunos e pesquisadores, Túneis de Vento Subsônicos de pequeno e médio porte. A instalação pode ser encontrada na Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos; na Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal do ABC (Santo André). No Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo existe o maior Túnel de Vento Subsônico de toda a América Latina, permitindo aos meteorologistas, simular catástrofes e observar como uma construção reage no quesito da aerodinâmica.
O Túnel de Vento Subsônico é uma instalação que possibilita o estudo do movimento do ar sobre ou a redor de objetos sólidos. Este equipamento consiste num duto de diâmetro apropriado (túnel) onde o ar entra (subsônico, supersônico ou hipersônico), flui pelo objeto testado, monitorado por uma bancada analítica do lado de fora, e sai empurrado por um enorme ventilador. No funcionamento, são colocados sensores sobre o modelo para medir a pressão realizada pelo ar. E, a partir destas medidas são calculados os coeficientes aerodinâmicos.
O Túnel de Vento Subsônico da Univap, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Heidi Korzenowski, pertence à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) e é utilizado pelos alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço.

Conheça um dos experimentos realizados no Laboratório pelo aluno do 5º ano (9º período semestral) do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, Mateus de Paula Vieira: https://www.youtube.com/watch?v=y4GeMQ6ROfQ

Internacionalização
Alunos de Graduação e Pós-Graduação no Exterior


 
Pedro, Geisa, Clarissa e Fabiana em 2012 no Gabinete da Reitoria
A Reitoria da Univap, desde 2012, vem trabalhando para efetivação da Internacionalização da Universidade. Designou a coordenação geral desse trabalho hoje já concretizado, à Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, inicialmente como Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e a partir de abril de 2016, como Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa.
O Projeto de Internacionalização da Univap, desde a sua implantação, beneficiou e continua a beneficiar inúmeros alunos por intermédio de concessão de bolsas de estudo pelo Santander Universidades e pelo Programa Ciências Sem Fronteiras, até 2016, quando foi interrompido pelo governo federal.
Cabe à atual Pró-Reitoria estabelecer acordos bilaterais de cooperação acadêmica, científica, técnica, didática ou cultural; promover a participação efetiva de estudantes, professores e pesquisadores em programas de mobilidade acadêmica internacional, bem como estimular a publicação de artigos científicos em conjunto com instituições estrangeiras em revistas indexadas e/ou especializadas.

Ana Clara, Janicy, Jacqueline e Sara – Bolsa
Ibero-Americanas/Santander/2016
 
Dra. Sandra Costa durante a palestra no dia 25
de abril de 2018, no Ceplade

De forma a apresentar as alterações, especificidades e funcionamento dos diversos programas de bolsa de estudos com as quais a Univap tem parceria, a Pró-Reitoria convidou todos os coordenadores de cursos das cinco Faculdades e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap para participarem de uma reunião no dia 25 de abril, a partir das 15h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
O encontro além de esclarecer dúvidas, apresentou aos participantes a infraestrutura que foi criada para atender a demanda de estudantes e pesquisadores da Univap interessados em estudar no exterior.



Santander Universidades Programa de Bolsas de Estudo
Graduação – Ibero-Americanas – Mundi


A Univap firmou no início de 2014 um convênio com o Santander Universidades e a partir daí inúmeros alunos da Instituição foram beneficiados com a concessão de bolsas de estudo para o exterior.
O Santander Universidades destaca-se por suas iniciativas como programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários. Dessa forma, contribuem com a internacionalização da atividade acadêmica e com a transferência de conhecimento do campus para a sociedade. Acredita que o compromisso com a educação superior começa por dedicar uma atenção especial para o público que contribui com o futuro do País. É por isso que oferece benefícios para universitários, alunos, professores e funcionários das instituições de ensino superior. Assim sendo, no início de 2018, o Santander Universidades ofereceu à Univap, três Programas de Bolsas de Estudo: Mundi, cujas inscrições deverão ser feitas até o dia 11 de julho; Graduação, até o dia 6 de agosto e Ibero-Americanas até o dia 12 de setembro de 2018.


Os critérios para cada programa poderão ser consultados no site do Santander, no endereço: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/Paginas/default.aspx e pela Univap, parceira do Santander Universidades, nos Editais nºs 01 (Ibero-Americanas), 02 (Mundi) e 03 (Graduação), que estão disponíveis para consulta no site: https://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/programas-santander.html.
Vale salientar que em cada Edital constam todas as especificações de cada Programa, os documentos exigidos e critérios de seleção. É preciso ficar atento também quanto ao prazo de inscrição de cada um deles.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap é o Setor responsável, na Universidade, pela coordenação do processo de seleção dos candidatos às bolsas do Santander Universidades e poderá esclarecer quaisquer dúvidas, por intermédio dos e-mails: prppg@univap.br ou malice@univap.br

Fontes: Santander Universidades/PRPPG

Caixa de Areia com Realidade Aumentada

 
Uma caixa de areia que usa a realidade aumentada para mapear o relevo modelado num determinado espaço, por intermédio do Sistema SandBox, foi desenvolvida por um ex-aluno do Programa de Mestrado em Física e Astronomia, Eng. Luiz Eduardo C. A. Schiavo (Computação), com apoio dos pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa (Geografia) e Prof. Dr. Irapuan Rodrigues (Física e Astronomia).
Esse sistema é composto por um detector Kinect, que usa a sua barra de sensores para capturar as informações sobre a topografia da área da caixa de areia e enviadas a um computador. As informações são processadas e geram imagens coloridas que são projetadas e descrevem o relevo do terreno. O sistema reage rapidamente às mudanças produzidas, assim, ele recalcula a nova imagem e a projeta em tempo real. Outra capacidade do sistema é simular o efeito da água, usando processamento por GPU para calcular em tempo real como a água flui dependendo da topografia. Os complexos cálculos de hidrodinâmica garantem um efeito impressionante e realista. Vale a pena conhecer!

Campanhas Publicitárias para Secretaria de Saúde do Município
Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda


 
Os estagiários e a coordenadora do Curso no LabCom
A Univap, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, iniciou, em dezembro de 2017, tratativas com a Secretaria de Saúde do município sobre a possibilidade de criar campanhas de conscientização, prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), entre elas, a Aids e Hepatites Virais, durante o período de Carnaval.
As negociações contaram com a presença das equipes representantes da Secretaria de Saúde/Divisão de Educação Permanente, Ana Beatriz Bontorim e do Programa da IST/AIDS, Dra. Maria Cristina do Amaral e Marta Brasil. Pela Universidade, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; a Chefe de Gabinete, Glaucia Giopatto; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Prof. Me. Celso Meneguetti; a Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete, e o Coordenador do Curso de Rádio e TV, Prof. Dr. Fernando Moreira.
As peças publicitárias e um vídeo foram posteriormente desenvolvidos pelos alunos estagiários da Agência Experimental do Curso de Publicidade e Propaganda, Jonas Ferraz e Gabriela Amadei, no Laboratório de Comunicação (LabCom) da FCSAC, para serem veiculados nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no WhatsApp, durante o período de Carnaval.

   

Tendo em vista o reconhecimento do primeiro trabalho elaborado, a Secretaria de Saúde solicitou o desenvolvimento de uma segunda campanha de conscientização à população quanto à Febre Amarela, que envolveu a produção de um Vídeo em Arte 2D para ser veiculado na TV, Internet e WhatsApp.

Concurso Interno de Criação de Logotipo
Design de Moda


O primeiro colocado no Concurso, Jonas Ferraz, do Curso de PP
 
A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap organizou um concurso interno para criação de um logotipo para o curso de Design de Moda.
Todos os alunos da Faculdade puderam participar, tanto da criação como votação da logomarca. As inscrições foram recebidas pela comissão organizadora no período de 20 de fevereiro a 8 de março; a votação no dia 9 e o resultado final no dia 12.
Os três classificados foram: Jonas de Oliveira Lima Ferraz (1º colocado); Thainara Reis Ribeiro (2ª colocada), ambos do Curso de Publicidade e Propaganda; e Mariana F. do Nascimento (3ª colocada), do Curso de Design de Moda. Os vencedores receberam como premiação canetas da Magic Colors.
O Curso de Design Moda da FCSAC da Univap, sob a Coordenação da Profa. Especializada Rachel Cordeiro, tem como objetivo principal formar profissionais com conhecimentos teóricos necessários à prática profissional e habilidades para desenvolver projetos de moda em nível comercial e conceitual. O Curso possibilita ainda treinamento apropriado para identificar e se apropriar de tendências de moda de maneira criativa e condizente com conceitos e diretrizes de identidade de marca.

Equipe da Univap Participará do SAE BRASIL AeroDesign 2018
Aeronave Não Tripulada é Projetada por Alunos de Engenharia Aeronáutica e Espaço


A partir deste ano, uma equipe de alunos do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap irá participar da competição SAE BRASIL AeroDesign 2018, que acontece, anualmente, no Aeroporto Prof. Urbano Ernesto Stumpf no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, ao lado do MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro).
O programa Competição SAE (Society of Automotive Engineers) BRASIL AeroDesign, que será realizado de 1º a 4 de novembro de 2018, é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia e tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar do programa SAE AeroDesign o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

A equipe envolvida no projeto no Laboratório de
Estudos Aeronáuticos
 
Alunos empenhados no desenvolvimento da
aeronave

A Competição SAE AeroDesign ocorre nos Estados Unidos desde 1986, tendo sido concebida e realizada pela SAE International. A partir de 1999 essa competição passou a constar também do calendário de Programas Estudantis da SAE BRASIL, e, ao longo de sua existência, tornou-se visivelmente um evento crescente em quantidade e qualidade dos projetos participantes, uma resposta direta às exigências técnicas por parte das Regras da Competição. A evolução, presente nas aeronaves atuais frente à suas precursoras, é considerável não somente sob o ponto de vista construtivo, mas também nos métodos de projeto utilizados, desenvolvidos com o uso de ferramentas sofisticadas e criadas pelas próprias equipes.
A Competição SAE BRASIL AeroDesign é dividida em três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis a cada uma delas. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica com base na concepção e no desempenho.
Os alunos da Univap criaram em 2017 a Equipe Enterprise Aerodesign para o desenvolvimento de uma aeronave para a competição e contaram desde o início da ideia com o apoio e orientação técnica de professores e ex-alunos do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço, entre eles, o Prof. Silas Camargo de Matos, do Laboratório de Jato Propulsão, e os ex-alunos da Faculdade, Engenheiros Augusto Luiz Lopes e Pedro Luiz Golobovante Loureiro.
Tendo em vista as mudanças nas regras da competição, a equipe Enterprise FEAU/Univap teve de passar por uma qualificação na categoria de acesso realizada o ano passado. O projeto desenvolvido pelos alunos da Univap conquistou a 5ª colocação, entre mais de 50 equipes participantes, obtendo dessa forma uma vaga na categoria Advanced 2018, considerada a mais avançada e complexa de todas. A aeronave projetada para a categoria de acesso foi batizada de “Warthog” e tinha o conceito de aeronave com asas trapezoidais, motorização pusher e boom de cauda duplo, com empenagem em formato “U”, possuindo 60% de suas peças construídas em polímero por meio do processo de impressão 3D (prototipagem rápida).

Aeronave na pista de aeromodelismo da Univap

De acordo com o Coordenador do Curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço/FEAU, Prof. Mestre Moacir de Sousa Prado, grande incentivador de eventos desse tipo, comenta que procura sempre estimular os alunos. “É de grande importância que os alunos possam vivenciar a realidade da engenharia de forma intensa, aprendendo a trabalhar em equipe, planejando e desenvolvendo projetos. O evento SAE Brasil Aerodesign é muito interessante, pois participam equipes de várias partes do País, permitindo que os estudantes possam explorar suas habilidades, colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula e de fato alcançar os objetivos traçados”.


Univap Vai Até a Escola

O Programa "A Univap Vai até a Escola" tem atendido inúmeros pedidos de instituições educacionais que solicitam a realização de palestras informativas a respeito dos cursos oferecidos na Universidade, profissões e mercado de trabalho. A ideia é esclarecer dúvidas, quanto aos Cursos, carreiras profissionais e perspectivas de mercado de trabalho aos alunos do Ensino Médio que em breve irão prestar o vestibular.

   

As Atividades realizadas na Escola Estadual Profa. Ilza Irma Moller Cóppio, durante o mês de março, foram direcionadas às seguintes áreas e realizadas nos dias: Direito (5); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (12); Ciências da Saúde (16); Educação e Artes (21) e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (26).

Seletiva de Esporte da Associação Atlética da Univap

 
A Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimasch, sob a responsabilidade de alunos da Univap, organizou um torneio interno denominado “Seletiva de Esporte”, com objetivo de selecionar alunos interessados em formar times masculino e feminino nas modalidades esportivas de Vôlei, Futsal, Basquete e Handebol, para representar a Universidade em campeonatos esportivos da região.
A “Seletiva de Esportes” foi realizada dia 3 de março, na quadra de esportes do Campus Urbanova e os times formados já estarão representando a Universidade na 33ª Edição dos Jogos Universitários de Cruzeiro (JUCS) e também em outros campeonatos da região.

Faculdade de Direito da Univap e Procon
Mutirão de Audiências de Conciliação


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, em 15 de março, no Campus Castejón, a 18ª edição do Mutirão de Audiências de Conciliação.

 

Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, participaram dessa ação direcionada à comunidade 40 alunos do 7º e 9º período semestral (4º e 5º ano), resultando, neste primeiro mutirão de 2018, em mais de 63% de acordos, sem a necessidade da intervenção judicial.
Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o Coordenador do Curso de Direito, Dr. Edgar Solano; os advogados orientadores do NPJ, Dr. Luiz Fernando F. de Souza, Dr. Luiz Augusto de Carvalho e Dra. Márcia Duarte Spina; a Dra. Jacqueline Bueno Inácio, Diretora do Procon de São José dos Campos; a Dra. Melissa Pulice da Costa Mendes, Secretária de Apoio Jurídico da Prefeitura Municipal de São José dos Campos; o Dr. Silvio Marques Neto, Desembargador aposentado, hoje à frente do CEJUSC; e o Dr. Marcos Alexandre B. Pagan, Juiz Titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível.

 

Para a Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap, Profa. Esp. Denise Passos da Costa Plínio, “É inegável a contribuição que esta atividade propicia ao nosso aluno, capacitando-o ao desenvolvimento da mediação e conciliação, tão importantes para o exercício das profissões jurídicas nos tempos atuais. Ademais, para a comunidade joseense e para o próprio Poder Judiciário, os acordos representam uma homenagem à sadia resolução de conflitos.”, enfatiza.

Univap participa do Science Days Brazil

Professores e alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap participaram, dias 16 e 17 de março, da segunda edição do ‘Science Days Brazil’.
O evento, realizado no Centro de Formação do Educador (Cefe), em São José dos Campos, foi organizado pelo Instituto Alpha Lumen, com apoio da Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal e da Jeter Design, com objetivo de estimular o empreendedorismo e avanços tecnológicos.
Por ocasião do evento, as equipes da Universidade, além de divulgar os inúmeros cursos oferecidos na Instituição, apresentaram o funcionamento da Caixa de Areia, que usa a realidade aumentada para mapear o relevo modelado num determinado espaço; uma prótese feita em material plástico resistente (mão biônica) e sistema eletrônico; além de Drones, robôs e outros produtos criados dentro da Universidade.

   

Aberto ao público em geral, principalmente alunos da rede municipal, o “Dia do Cientista” recebeu cerca de 600 visitantes, entre alunos e pessoas da comunidade.
Palestras também fizeram parte da programação, com a participação do diretor do Kennedey Space Center, da Nasa, George Francis Gabrielle; o cofundador da empresa espacial brasileira Airvantis, Lucas Fonseca; a professora Maria Elizete Kunkel, da (Unifesp); e o pesquisador Carlos Alexandre Wuensche, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
O Science Days foi inspirado no Dia do Espaço da Flórida, que visa destacar a importância da ciência, tecnologia, engenharia e matemática para estudantes universitários, crianças, famílias e a comunidade.

Fontes: Prefeitura de São José dos Campos/Univap

Exposição UsinaQuartorze
Galeria Ivonne Weis da FEA/Univap


Pinturas, desenhos, cerâmicas, gravuras, mosaicos fizeram parte da Exposição 1807 do Coletivo Usina Quartorze, realizada de 16 de março a 18 de abril, na Galeria de Artes Ivonne Weis, (Bloco 8) da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, no Campus Urbanova.
A abertura do evento, no dia 15 de março, a partir das 18h, contou com a presença da artista Deborah Andrade, que apresentou uma ‘performance’ acompanhada pelo músico Denilson Campos, executando ‘músicas experimentais’.

   

A Exposição foi uma oportunidade de encontro de artistas e público e teve como proposta viabilizar o encontro da multiplicidade, da pluralidade na produção, pesquisa da arte contemporânea e exposição dos resultados.
Treinados pelos próprios artistas, alunos do Curso de Artes Visuais (FEA) atuaram como mediadores no trabalho educativo da exposição, em que o visitante foi estimulado a participar ativamente da troca de conhecimentos inerente à visitação.

 

De acordo com a Coordenadora do Curso de Artes Visuais da Univap, Profa. Mestra Lindsay Ribeiro, as obras expostas, além da pluralidade de suportes, técnicas, propostas e poéticas, propiciaram ao público visitante a percepção de múltiplos contextos contidos na própria arte contemporânea. “O coletivo 1807 acredita que, por intermédio dessa experiência com o público, encontra várias relações com seu próprio repertório e se surpreende com novas perguntas e reflexões, reconstruindo assim cada obra exposta”, enfatiza.
Participaram como expositores: Ana Maria Bomfin Pitiu; Carlos Adissi; Cauê Rodrigues; Danilo Ferrara; Deborah Andrade – Deby; Denilson Campos; Denize Quinsler; Eliana Saldanha - Petünia; Evaldo Eras; Flávio Zabotto; João Manccini e Márcio Pannunzio.

Saiba mais: www.usina14.com.br

Lançamento do Livro "Musculação Levada a Sério"

 


A Editora Multifoco organizou, dia 5 de abril, a partir das 18h, nas instalações do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), o lançamento do livro: Musculação Levada a Sério – Volume 1 – Bases Teóricas, de autoria do Preparador Físico, Mestre Ronildo Antonio Martins.
A obra tem por objetivo chamar a atenção dos profissionais e dos usuários de academias sobre a importância da prática do exercício resistido de forma consciente para que o mesmo possa promover benefícios e proporcionar qualidade de vida.

Inauguração da Casa de Hóspedes

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap organizou, dia 6 de abril, a inauguração da Casa de Hóspedes no Campus Urbanova.
Para celebrar mais este marco da gestão 2016-2020, uma pequena feijoada foi preparada pelo ex-aluno Luís Pimentel, do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, e que hoje comanda a pequena empresa “Gourmet Deplacé”.
Apenas alguns funcionários diretamente ligados à implantação da Casa foram convidados a participar da referida inauguração.

   

A Casa de Hóspedes disponibiliza alojamento temporário para alunos, professores, funcionários e visitantes que tenham vínculo com a Instituição ou que tenham sido convidados para visitar a Universidade.
O espaço possui cinco dormitórios, sendo três deles suítes. A roupa de cama, mesa e banho fica sob a responsabilidade de cada hóspede, mas se houver necessidade e em casos excepcionais, a Instituição poderá providenciar serviços de lavanderia particular, cujas despesas ficarão por conta do hóspede solicitante. A casa também disponibiliza de televisão, fogão a lenha, micro-ondas, geladeira e internet.
Os interessados em saber mais sobre as acomodações da Casa de Hóspedes poderão entrar em contato com Maria Alice pelo telefone (12) 3947-1036, para reserva de vaga e/ou esclarecimentos.

Interblocos

 
Com a finalidade de integrar os alunos das cinco Faculdades e dos cursos da Univap, a comissão de alunos da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi organizou um campeonato esportivo interblocos.
Realizado dias 7 e 14 de abril, a partir das 9h, na quadra de esportes do Campus Urbanova, o evento também contou com a participação, como convidada, da equipe de Futsal Masculino da Etep Faculdades.
As modalidades disputadas foram: Handebol, Taco, Basquete, Truco, Futsal, Vôlei, Tênis e Jogo de Queimada.
Todos os participantes receberam medalhas e contaram com a presença de alunos nas torcidas organizadas.

Vestibular 2018


Galeria Ivonne Weis


Atendimentos Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VI SIMFAST – VI Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

16 a 18 de maio
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (FCSAC)

17 a 19 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
10ª Maratona de Programação (FEAU)

7ª Maratona de Programação Júnior

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Horário: das 8h30 às 14h

Entrada Gratuita

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
SCIENCE WITH SOAR AND GEMINI TELESCOPES: PREPARING FOR THE GMT

Second GMT Brazilian Community Workshop

Local: Auditório – Bloco 5 – Campus Urbanova

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos

Informações: (12) 3947-1113

E-mail: gmt@univap.br

Comitê Organizador: Alexandre Oliveira; Angela Krabbe; Laerte Sodre Jr;. Oli Dors; Roberto Costa

Fapesp/USP/Univap/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricos/SPAnet/Fiant Magellan Telescope

21 e 22 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

21 a 25 de maio
XVI Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIV Semana da Saúde (FCS)

22 a 25 de maio
I CONEFEA – I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

28 a 30 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Férias Coletivas – 1º Período (Institucional)

2 a 21 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

23 a 26 de julho
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
TV Morfosis (FCSAC)

30 e 31 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Nacional de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral a partir de fevereiro de 2018

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

A partir de 21 de fevereiro de 2018

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março de 2018
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2018