278ª Edição - Ano X
De 5 a 26 de fevereiro de 2018
              
 

Uni Challenge – Game Show
 

A Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) realizou, dia 5 de fevereiro, o “Uni Challenge – Game Show”.
O evento aconteceu no auditório do Bloco 5, Campus Urbanova, e contou com o apoio de empresas locais de comunicação, gastronomia e entretenimento.
O game foi produzido por alunos do curso de Rádio e TV, Kaíck Toagli e Mikaelly Bazani, estagiários da TV Univap, com o objetivo de integrar os calouros e veteranos de uma maneira diferente e divertida, com sorteios, provas e premiações.

Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi
Recepciona os Novos Alunos da Univap

 


Por iniciativa da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi e em parceria com outras Atléticas e Diretórios Acadêmicos das Faculdades, foi realizado no dia 7 de fevereiro, a partir das 19h, na parte externa do Campus Urbanova da Universidade, próximo à Portaria Principal, uma grande recepção aos novos alunos da Univap. Participaram do grande encontro quase 2 mil pessoas, cantando e celebrando a chegada à Universidade e retorno às aulas.

Modernização do Laboratório de Mecânica de Solos e Engenharia de Pavimentos

Um convênio de cooperação técnica, firmado no final do ano passado entre a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, e as instituições privadas e públicas, Huesker Ltda; Betunel – Tecnologia em Asfalto e a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, está possibilitando ampliar as instalações do Laboratório de Mecânica de Solos e Engenharia de Pavimentos do Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Universidade, no Campus Urbanova.
A parceria proporcionou ainda a aquisição de novos equipamentos, como prensas hidráulicas; balanças digitais e matéria prima para pesquisas, entre elas diversos tipos de geogrelhas, e também a criação de uma nova linha de pesquisa em Mecânica da Fratura em misturas asfálticas, assim como um curso de capacitação de novas técnicas de restauração de pavimentos para os engenheiros da Prefeitura.

O Prof. Guilhermo com a Prensa
Hidráulica do Convênio
 
O Prof. Guilhermo, Prof. Liu, Eng. José
Turano, Prof. Eduardo e Prof. Guido
 
Os alunos Edilayne Lopes, Guilherme
Pires e Pedro César

O responsável por intermediar o convênio com as instituições foi o Prof. Dr. Guillermo Montestruque, docente da FEAU, que ministra as disciplinas do Curso de Engenharia Civil, “Mecânica de Solos” e “Geotecnia”, e realiza pesquisas sobre Engenharia de Pavimentos.
Para conhecer a infraestrutura da FEAU, o Secretário de Gestão Habitacional e Obras da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Eng. José Turano, esteve na Universidade dia 16 de novembro, quando foi recebido pelo Prof. Guillermo, pelo Diretor da FEAU, Prof. Dr. Liu Yao Cho, pelo Presidente da FVE e Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, e pelo Coordenador do Curso de Engenharia Civil, Prof. Mestre Guido Santos Almeida Júnior.
A aquisição de novos equipamentos ao Laboratório já contribuiu com alunos na elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) em 2017, três deles inéditos e um concorrendo a um prêmio nacional pela Associação Brasileira de Geossintéticos (IGS Brasil), que tem por objetivo promover e divulgar o ensino de geossintéticos no País.
A FEAU oferece atualmente os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e de Engenharias Aeronáutica e Espaço; Ambiental e Sanitária; Agronômica; Biomedicina; Civil; da Computação; Elétrica; de Produção e de Química e conta também com mais de 40 laboratórios que dão suporte às referidas áreas do conhecimento.

“Nietzsche e a Filosofia do Martelo”

 

A coordenadoria da Pós-Graduação Lato Sensu da Univap iniciou em fevereiro o curso de Aperfeiçoamento “Filosofia – Friedrich Nietzsche e a Filosofia do Martelo”, sob a responsabilidade do Prof. Mestre Diego Rodstein Rodrigues.
A aula inaugural foi realizada dia 5 de fevereiro, a partir das 19h, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, Campus Urbanova.
O Prof. Diego é aluno do Programa de Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde também completou sua Graduação e seu Mestrado.

Reforma Trabalhista e as Novas Regras

 
A Audisa Consultores realizou, dia 8 de fevereiro, das 9h às 17h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a palestra Reforma Trabalhista: Os Impactos das Novas Regras no Departamento Pessoal.
Direcionada a gestores de entidades, órgãos públicos, profissionais de departamentos contábeis, jurídicos, de pessoal, administrativos, financeiros, entre outros, o evento foi realizado com apoio da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade do Vale do Paraíba, Colégios Univap e Parque Tecnológico Univap, e possibilitou que funcionários da administração pudessem receber orientações sobre as novas regras.

Avaliação da Produção Técnica e Tecnológica

 
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), por intermédio das Coordenadorias dos Programas de Mestrado Profissional em Bioengenharia e em Processamento de Materiais e Catálise, realizaram, dia 21 de fevereiro, a palestra “Avaliação da Produção Técnica e Tecnológica”.
A referida palestra foi ministrada no Auditório do IP&D, a partir das 14h30m, pelas Coordenadoras Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia) e Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais e Catálise). O foco foi apresentar as propostas levadas à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) pelo “Grupo de Trabalho Qualis Tecnológico”, para a criação de novas diretrizes de avaliação dessas produções, assim como mostrar sua importância na avaliação dos cursos de Pós Graduação. Este foi um dos temas extensamente discutidos no Fórum Nacional em que as coordenadoras participaram no ano passado, na cidade do Rio de Janeiro.
O Mestrado Profissional é voltado especialmente para aqueles que desejam dominar metodologias de pesquisa e aprofundar conhecimentos específicos de sua área de atuação, mas com foco no mercado de trabalho. O certificado de conclusão de curso também dá direito ao aluno a seguir a carreira acadêmica.

Eletrônica, Robótica, Internet das Coisas e Engenharia Biomédica
A tecnologia muda rapidamente e afeta a vida das pessoas. Quando essa tecnologia está ligada à profissão, a responsabilidade de proporcionar um aprendizado significativo é muito grande. Não é fácil manter os currículos atualizados com essa velocidade de mudança, porém, de tempos em tempos, é necessário tomar decisões que alterem a estrutura dos currículos e permitam a professores e alunos assimilarem as mudanças tecnológicas ocorridas e, principalmente, estar mais bem preparados para o futuro.
Na Univap, o professor de graduação dos Cursos de Engenharias Eletrônica; Computação e de Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), Prof. Mestre Alessandro Corrêa Mendes, é um apaixonado pela área e entusiasta no assunto, principalmente quando se fala de Drones e sistemas embarcados. Além da Universidade, atua como coordenador do Curso Técnico de Eletrônica dos Colégios Univap, Centro, em São José dos Campos, cuja base do ensino em eletrônica tem como um dos pilares o conhecimento da robótica, automação e a internet das coisas.

 
Prof. Alessandro no Laboratório do IP&D
Suas pesquisas vão além das salas de aula. Além de trabalhar com algoritmos que dão “vida” aos Drones para que eles possam realizar tarefas autônomas e se comunicar com a estação-solo, iniciou o desenvolvimento de equipamentos médico-hospitalares e de próteses robóticas (mão biônica) com a participação de alunos bolsistas de graduação em Engenharia Biomédica no Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER), instalado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Este laboratório também realiza interface com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Biomédica da Universidade. Já os alunos de graduação em Engenharia Elétrica e de Engenharia da Computação, sob a sua orientação, têm a oportunidade de desenvolver suas ideias no Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos (LRVA), parte integrante da FEAU, localizado no Bloco 6, no Campus Urbanova.



9º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional
“A beleza de ser um eterno aprendiz”


Profissionais especializados foram convidados pela Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional para participarem como palestrantes do 9º Encontro que trouxe como temática “A beleza de ser um eterno aprendiz”.
O evento foi realizado dia 22 de fevereiro, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade/Bloco 8), no Campus Urbanova.
Participaram do 9º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional, a nadadora olímpica e empresária, Fabíola Molina que ministrou a palestra “Transcendência: do Individual ao Coletivo”; a nadadora, Rosana A. Selicani Magalhães, “SuperAção e TransformAção”; a artista circense, Ariadne Antico, “Muros e Grades” e “Aprender a Remar nos Desafios da Vida” pela Equipe Odoya Canoa Havaiana. Como mediador do Talk Show, o convidado foi o Jornalista, Filósofo, Psicanalista e Apresentador de TV, Carlos Abranches.

   

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional e hospitalar. O ingressante terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para uma atuação psicopedagógica no local onde estiver trabalhando ou vier a trabalhar. Esse curso qualifica os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.

CIPA
Eleitos os Representantes dos Funcionários


A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) divulgou, dia 26 de fevereiro de 2018, o resultado da apuração de votos dos candidatos eleitos representantes dos empregados do Sistema FVE de Educação para a gestão 2018-2019. A apuração dos votos foi realizada no dia 23, com a presença do presidente e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

 

A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível, permanentemente, o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Foram eleitos os seguintes funcionários:

Unidade Urbanova - São José dos Campos

Representantes dos Empregados Eleitos
Titular
Sirlei Silva (80 votos)
João Benício de Almeida (75 votos)
Rodolfo C. Nogueira (73 votos)
Suplente
Antônio J. Garcia Moreira (48 votos)
André Luiz de Toledo (42 votos)
Patrícia M. dos Santos (35 votos)

Unidade Paraibuna - São José dos Campos

Titular
Ricardo Benedito dos Reis (35 votos)
Suplente
Carlos Serafim (9 votos)

Unidade Aquarius - São José dos Campos

Titular
Juliane C. A. Cavalante (24 votos)
Vilma A. C. Ferreira (22 votos)
Suplente
Rodrigo Andrade Moura (22 votos)
Sandra M. Oliveira (11 votos)

Unidade Villa Branca - Jacareí

Titular
Viviane Mendes Lima (24 votos)
Suplente
Creuza A. de Jesus (19 votos)

Unidade Castejón – São José dos Campos

Titular
Guilherme Dias Gattaz (26 votos)
Suplente
Rafael Rodolfo de Souza (11 votos)

Ação de Educação em Saúde
Atividades de Extensão da Universidade


A Divisão de Educação Permanente da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos realizou dia 23 de fevereiro, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, no Condomínio Caminhos da Montanha, na Vila Paiva, a “Ação de Educação em Saúde”.
Como uma das atividades de extensão da Universidade que tem por objetivo interagir com a comunidade para o atendimento das demandas sociais e a divulgação do conhecimento científico e tecnológico, a Ação envolveu professores e alunos dos cursos de Biomedicina, Estética, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia da FCS.

   

Na área da Biomedicina foram realizados atendimentos de Auriculoterapia (Acupuntura na orelha); Na Estética, detecção de doenças no couro cabeludo; na Medicina Veterinária, orientações sobre os cuidados com os animais e distribuição de folhetos explicativos; Orientações Nutricionais, escolha de alimentos e avaliação do índice de Massa Corpórea (IMC); Na área Odontológica, prevenção da cárie de crianças e adultos e distribuição de Kits Colgate.

Semana Rotária

A fim de comemorar o 113º aniversário de criação do Rotary International, celebrado oficialmente no dia 23 de fevereiro, e os 101 anos da Fundação Rotária, os Rotary Clubs de São José dos Campos, Casa da Amizade, Rotaract Clube Santana, Interact Clube Sul, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univap, realizaram, de 24 a 28 de fevereiro, uma série de atividades no município, entre elas o atendimento gratuito à população por intermédio de alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, e também outros colaboradores que conduziram, no CenterVale Shopping, ações como: Aferição da Pressão Arterial; Teste de Glicemia; Teste de Hepatite; Tipagem Sanguínea e Acuidade Visual.

O atendimento gratuito à população no
CenterVale Shopping
 
Cerimônia de abertura oficial da Semana
Rotária na Univap

No dia 26 de fevereiro, na Univap, ocorreu a solenidade de abertura oficial da Semana Rotária, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, com a palestra ministrada pelo jornalista, filósofo e apresentador de TV Carlos Abranches, sob a temática: “A Solidariedade Como Pilar da Paz Mundial”.
No encerramento da cerimônia de abertura do evento, os Rotarianos presentes prestaram uma homenagem ao Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, representado na ocasião pela Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão da Universidade.

Workshop - GMT


16º Qualivitae


Univap - Universidade de Verdade


Odonto Bebê


Parque Tecnológico


Office 365


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Mutirão de Audiências de Conciliação – FD/Univap e Procon

Local: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito (FD)

Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Campus Castejón

Horário: a partir das 13h

15 de março
26º Aniversário da Univap – Institucional

1 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VI SIMFAST – VI Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

16 a 18 de maio
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (FCSAC)

17 a 19 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
10ª Maratona de Programação (FEAU)

7ª Maratona de Programação Júnior

Local: Bloco 6 – Campus Urbanova

Horário: das 8h30 às 14h

Entrada Gratuita

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
SCIENCE WITH SOAR AND GEMINI TELESCOPES: PREPARING FOR THE GMT

Second GMT Brazilian Community Workshop

Local: Auditório – Bloco 5 – Campus Urbanova

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos

Informações: (12) 3947-1113

E-mail: gmt@univap.br

Comitê Organizador: Alexandre Oliveira; Angela Krabbe; Laerte Sodre Jr;. Oli Dors; Roberto Costa

Fapesp/USP/Univap/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricos/SPAnet/Fiant Magellan Telescope

21 e 22 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

21 a 25 de maio
XVI Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIV Semana da Saúde (FCS)

22 a 25 de maio
I CONEFEA – I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

28 a 30 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Férias Coletivas – 1º Período (Institucional)

2 a 21 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

23 a 26 de julho
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
TV Morfosis (FCSAC)

30 e 31 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Nacional de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral a partir de fevereiro de 2018

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

A partir de 21 de fevereiro de 2018

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março de 2018
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2018