277ª Edição - Ano X
De 8 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018
              
 

Palavra do Reitor
Coisas da Vida

 
A vida é o nosso maior presente. Não decepcione quem a concedeu, vivendo de qualquer jeito.
Tempo é o maior capital que cada um tem. Não o desperdice.
A maior parte das responsabilidades da sua vida tem que estar em suas mãos.
Quando for preciso chore. Lágrimas são um grande remédio.
O grande saldo do esforço é que você fica forte.
Não inverta a ordem natural das coisas.
Aplique o dito popular, aprenda a contar até dez.
Tudo tem seu tempo. Saiba esperar.
A perfeição não é do domínio do homem, mas isto não é desculpa para que não se faça o melhor possível.
Em se tratando de aprendizado, aprenda a perdoar.
Quando não souber o gosto, experimente só um pouquinho.
Faça como o filho pródigo, não esqueça o caminho de volta.

Comemore feitos e vitórias e assim estará inundando sua vida com alegrias.
Não tente caminhar sozinho, a solidão sufoca a vida.
É difícil, mas tente ser justo.
Não avalie a dor dos outros pela sua.
O segredo só para grata surpresa. Para outras coisas se tiver que fazer escondido, não faça.
Não deixe o amargor do ódio fazer parte do seu paladar.
Não envelheça uma criança.
Se as coisas mudam, não teime em ficar parado.
Um lar é uma preciosidade. Construa o seu com carinho.
Não corra atrás do vento. Como foi dito ocupe a sua vida com tudo que é justo, puro, útil e de boa fama.
Interaja com a natureza, comece plantando uma flor.
Se for preciso recomece.
O futuro está em aberto. Não deixa que ele apenas aconteça, você pode intervir em sua trajetória.
A essência da vida está naquilo que se ama.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap

Aluna do Curso de Direito Escreve Depoimento

 
A aluna Denise dos Santos Paula escreveu no final do ano passado um e-mail ao Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, datado de 22 de novembro de 2017, manifestando sua opinião sobre a condução dos trabalhos realizados na Faculdade.
A equipe do Informativo Diálogo, responsável pelo registro de todas as atividades acadêmicas da Universidade e reconhecendo a importância do referido depoimento, decidiu por bem publicá-lo na íntegra, na primeira edição de 2018.
A referida aluna está atualmente cursando o 2º ano (3º período semestral – Matutino) e a sua opinião foi, na ocasião, e ainda é, motivo de grande entusiasmo e satisfação à atual gestão da Universidade.


“Rádio Estrada do Sol” da Concessionária Tamoios
Conteúdo Produzido por Profissionais e Alunos da Univap


 
O Governador de São Paulo, Geraldo Alkmin; o Prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth; o Presidente da Concessionária Tamoios, Marcelo Stachow; o Diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC) da Univap, Prof. Mestre Celso Meneguetti; o Prof. Mestre Filipe Coutinho Soriano; vereadores e outras autoridades da região estiveram presentes, dia 2 de fevereiro (sábado), na inauguração do Sistema de Wi-Fi da Concessionária Tamoios, que estará disponível a todos os usuários da rodovia.
Diversos serviços serão oferecidos pelo Sistema e o interessado deverá baixar o aplicativo "tamoios", gratuitamente, disponível no Play Store. Dentre os serviços oferecidos pela Concessionária está a Emissora de Rádio Estrada do Sol, criada a partir de uma parceria estabelecida entre a Concessionária e a FCSAC da Univap. A Faculdade criou uma equipe de profissionais de rádio e estagiários dos cursos de Rádio e TV e de Jornalismo para gerar todo o conteúdo que será veiculado na emissora. São notícias, boletins informativos sobre a rodovia, previsão do tempo e condições das praias do Litoral Norte, além de informações sobre as condições da estrada.

   

O conteúdo produzido é disponibilizado para o Centro de Controle de Operações (CCO) em Paraibuna, que mantém também um estúdio de rádio da Concessionária, responsável pela transmissão de todo conteúdo via Internet.

Recepção aos Calouros

Para dar boas-vindas aos novos alunos que ingressaram na Universidade em 2018, a Reitoria da Univap, por intermédio das Faculdades de Ciências da Saúde (FCS); Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC); Faculdade de Direito (FD); Faculdade de Educação e Artes (FEA) e a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), organizaram programações específicas de forma a apresentar seus espaços e direção.


As atividades de integração foram realizadas nos dias 1 e 2 de fevereiro, nos períodos da manhã e noite.


Treinamento aos Funcionários das Bibliotecas da Univap
Planejamento das atividades para 2018


 
Com a finalidade de atualizar o conhecimento dos funcionários das Bibliotecas da Univap sobre serviços prestados aos alunos e professores, a Bibliotecária responsável, Rúbia Gravito de Carvalho Gomes, organizou treinamentos para os funcionários.
As atividades foram realizadas na Biblioteca Central (Bloco 5), Campus Urbanova, no dia 26 de janeiro de 2018 e envolveram orientações sobre: Programa de Comutação Bibliográfica (Comut); orientação e buscas no Portal de Periódico da Capes; postura no atendimento, para que todas as Bibliotecas tenham o mesmo formato; orientações aos novos usuários; reciclagem de atuação para os processos/serviços internos; normalização e procedimentos para catalogação de livros, artigos, trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), revistas etc.; normalização e procedimentos para restauração, trabalhos acadêmicos, empréstimos, pedidos via malote (livro de outras bibliotecas para atender a demanda), entre outros.

Processo Seletivo 2018
3 de dezembro e 28 de janeiro

 
Recepção aos candidatos no dia 3 de dezembro

A Univap realizou nos dias 3 de dezembro de 2017 e 28 de janeiro de 2018, (domingo), das 9h às 13h, a prova do Processo Seletivo 2018, no Campus Urbanova.
A Universidade também organizou nos dois dias de provas uma recepção aos pais e acompanhantes dos candidatos, para que eles tivessem a oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e os diferenciais da Instituição por intermédio de visitas a várias instalações, inclusive ao Observatório de Astronomia e Física Espacial, onde foram recebidos por pesquisadores que ministraram palestra explicando as pesquisas ali realizadas e o funcionamento do espaço para o recebimento de visitas de escolas e pessoas da comunidade.


Tour pelo Campus
 
Acolhida aos acompanhantes dos inscritos

A prova tradicional foi aplicada com 60 (sessenta) questões objetivas de múltipla escolha e redação para avaliação do conhecimento adquirido na Educação Básica.

Visita à Galeria de Artes Ivonne Weis
 
Concentração na hora da prova

Aqueles que obtiveram os 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos de média aritmética entre as notas das provas de questões objetivas e o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na redação, puderam fazer diretamente a sua matrícula utilizando a Nota do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio). A Comissão do Processo Seletivo da Univap aceita a Nota do ENEM para entrar na Universidade, a partir de 2009.
Local de realização da prova
 
Acolhida aos acompanhantes no dia
28 de janeiro
 
Tour pelo Campus Urbanova

A Univap ofereceu no Processo Seletivo de 2018 os cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design de Moda, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agronômica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Estética, Fisioterapia, Geografia, História, Jornalismo, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Rádio e TV, Serviço Social, Tecnologia em Artes e Mídias Digitais e Tecnologia em Gastronomia.

Palestra no Observatório de Astronomia e
Física Espacial
 
Atenção redobrada na hora da prova

FVE Disponibiliza Transporte aos Funcionários
Vacinação Contra a Febre Amarela


 


A Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), com a finalidade de preservar a saúde de seus funcionários e de suas mantidas (Universidade, Colégios Univap e Parque Tecnológico), por intermédio do Setor de Serviços Gerais, disponibilizou transporte para que todos pudessem ser vacinados contra a febre amarela.
A iniciativa foi realizada de 25 a 30 de janeiro, em diferentes horários, e os funcionários interessados foram conduzidos à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Limoeiro, Região Centro-Oeste de São José dos Campos.

X Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência
De 22 a 26 de janeiro de 2018


A Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenadoria de Avaliação, conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap, realizaram, de 22 a 26 de janeiro de 2018, a X Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência.

   

Cumprindo seu objetivo de oferecer aos docentes atividades voltadas para a melhoria contínua do processo de ensino/aprendizagem na Universidade, a X Semana foi realizada com palestras e oficinas.
Participaram da Semana a jornalista Areta Braga (Coach de carreira e comunicação e empreendedora) e a apresentadora da TV Univap, Fabiana Pupio (Especializada em Jornalismo Científico e Pós-Graduanda em Marketing Digital), que ministraram a palestra: “Docentes na imprensa: a entrevista como estratégia de divulgação científica e reforço da imagem institucional”. A referida palestra foi realizada no Auditório 2 da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC). O Prof. Dr. Fernando José Garcia Moreira, docente da FCSAC, abordou o tema “Tecnologia e prática docente: conceito de sala de aula invertida com a utilização de smartphone para gravação e produção de vídeo”, no Auditório da Biblioteca - Bloco 5. Já as docentes da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula; Profa. Dra. Maria Angélica Gomes Maia, Profa. Mestra Anamaria Gascón Oliveira, Profa. Mestra Vera Lúcia Catoto Dias, ministraram, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, a oficina “Pensar e planejar os cursos de graduação na perspectiva das competências”.

   

No último dia da Semana, a Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula e o Prof. Dr. Newton Soares da Silva, também no Auditório do Bloco 8, ministraram a palestra: “Construir matrizes de referência e instrumentos de avaliação da aprendizagem no modelo Enade”.

 

A equipe da Univap Virtual, composta pelos profissionais Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues, Leandro Kamiguchi e pelo estagiário Ricardo Martins, realizou três oficinas no Laboratório 3 da FCSAC, no Campus Urbanova, de formação para o uso da plataforma Moodle: para docentes iniciantes do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e para o uso das ferramentas “Questionário” e “Hot Potatoes”, dirigida a docentes que já usam a referida plataforma.

Observatório de Astronomia e Física da Univap Reabre em Fevereiro
Visitas gratuitas todas as quartas-feiras a partir das 19 horas


O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, localizado no Campus Urbanova, em São José dos Campos, reabre a temporada de visitação a partir do dia 21 de fevereiro. As visitas gratuitas são realizadas todas as quartas-feiras, a partir das 19 horas.
O Observatório da Univap é equipado com seis telescópios, sendo um automatizado montado em uma cúpula no alto do prédio, com 30 cm de diâmetro e outros cinco ópticos portáteis. Possui ainda um espaço para exposições permanentes ou temporárias e um auditório para atividades de ensino, extensão e pesquisa.
Ao chegarem, os visitantes têm a oportunidade de assistir a uma palestra sobre temas de astronomia, com o objetivo de ilustrar e auxiliar a atividade de observação. Os visitantes contam com a monitoria e auxílio de professores, alunos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Universidade.

   

Visitas individuais e de pequenos grupos não necessitam ser agendadas, apenas grupos acima de 10 pessoas ou turmas de escolas públicas e particulares. Para agendar, acesse: www.univap.br/observatorio.
Inaugurado em 14 de outubro de 2011 e administrado por uma equipe de pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, o Observatório já recebeu mais de 10 mil visitantes nos seus seis anos de existência.
Em 2017 foram 40 noites de visitas regulares, com um total de público de 1.954 pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral. Nos eventos especiais realizados no mesmo ano, o Observatório recebeu aproximadamente 1.300 pessoas, entre eles o “Espiando a Lua na Luneta”, que segundo o Setor de Segurança Escolar da FVE, estimou a presença de 1.100 pessoas.
As atividades do Observatório objetivam a divulgação científica e estimulação da curiosidade sobre as áreas das Ciências Exatas. Também abriga projetos de pesquisa acadêmica e aplicada.
A grande frequência de público, principalmente de escolas e de pais de estudantes, favorece a divulgação da qualidade acadêmica e da infraestrutura que a Universidade disponibiliza, sendo um dos seus vários diferenciais.

Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap
Visitas: todas as quartas-feiras – a partir das 19 horas
Acesse: www.univap.br/observatorio
Endereço: Av. Shishima Hifumi, 2911 – Campos Urbanova
São José dos Campos/SP

Univap Cede Espaço para a Vigilância Epidemiológica
Posto de Vacinação no Campus Urbanova


Com a finalidade de vacinar a população residente no Bairro Urbanova e adjacências contra o vírus da febre amarela, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em parceria com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, montou um Posto de Vacinação nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco 7), no Campus Urbanova, com a participação dos profissionais e alunos do Curso de Enfermagem.

   

O Posto funcionou do dia 31 de janeiro a 16 de fevereiro, nos períodos da manhã, tarde e noite, das 8 horas às 21 horas, com a finalidade de vacinar os moradores da região, funcionários da Instituição e das empresas instaladas na área e alunos da Universidade.
Foram utilizadas vacinas de produção nacional, Bio-Manguinhos/Fiocruz, e aplicadas em doses padrão e/ou fracionada, de acordo com o grupo de necessidade.

Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap


Coletiva de Arte


Office 365


Workshop - GMT


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2018
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
64º Aniversário da Faculdade de Direito – (FD)

2 de janeiro
Dia do Esteticista (FCS)

18 de janeiro
Dia do Publicitário (FSCAC)

2 de fevereiro
Reabertura para Visitação do Observatório de Astronomia e Física Espacial

Horário: a partir das 19h

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

21 de fevereiro
Sempre às quartas-feiras


Semana Rotária – Abertura Oficial - Palestra: A Solidariedade Como Pilar da Paz Mundial – Apresentação: Carlos Abranches

Local: Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova da Univap

Av. Shishima Hifumi, 2.911 – Urbanova – São José dos Campos

Horário: 19h30

Observação: Certificado de Atividades Complementares aos Alunos da Univap

Entrada Gratuita

Realização: Rotary – Distrito 4600 – Rotary Clubs de São José dos Campos – Rotaract – Club de São José dos Campos/Santana – Interact – Club de São José dos Campos/Sul – Casa da Amizade de São José dos Campos

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão da Univap

26 de fevereiro
Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e, Psicanálise: Teoria e Técnica com Prof. Mestre Lauro Take Tomo Veloso

Local: Bloco 8 – Ceplade – Campus Urbanova

Horário: 9h às 12h30

Evento Gratuito

Informações: 3949-2292

3 de março
II Fórum PIBID/Univap (FEA)

7 de março
Aula Magna do IP&D “A Importância da Transversalidade do Conhecimento no Desenvolvimento Tecnológico” com Prof. Dr. Ricardo Magnus Osório Galvão

Horário: 14h30

Local: Auditório do IP&D

12 de março
Mutirão de Audiências de Conciliação – FD/Univap e Procon

Local: Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito (FD)

Praça Cândido Dias Castejón, 116 – Campus Castejón

Horário: a partir das 13h

15 de março
26º Aniversário da Univap – Institucional

1 de abril
Dia do Jornalista (FCSAC)

7 de abril
Dia Mundial do Design (FCSAC)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Gastrônomo (FCSAC)

10 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
VI SIMFAST – VI Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IP&D) – Organização dos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (IP&D)

16 a 18 de maio
Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (FCSAC)

17 a 19 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
SCIENCE WITH SOAR AND GEMINI TELESCOPES: PREPARING FOR THE GMT

Second GMT Brazilian Community Workshop

Local: Auditório – Bloco 5 – Campus Urbanova

Av. Shishima Hifumi, 2911 – Urbanova – São José dos Campos

Informações: (12) 3947-1113

E-mail: gmt@univap.br

Comitê Organizador: Alexandre Oliveira; Angela Krabbe; Laerte Sodre Jr;. Oli Dors; Roberto Costa

Fapesp/USP/Univap/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricos/SPAnet/Fiant Magellan Telescope

21 e 22 de maio
CIEF - Campeonato Interno de Educação Física (FEA)

21 a 25 de maio
XVI Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XVI Semana da Saúde (FCS)

22 a 25 de maio
I CONEFEA – I Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

28 a 30 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (FCSAC)

1 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Férias Coletivas – 1º Período (Institucional)

2 a 21 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Institucional)

23 a 26 de julho
Dia do Historiador (FEA)

19 de agosto
Dia do Psicólogo (FEA)

27 de agosto
TV Morfosis (FCSAC)

30 e 31 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
Dia do Profissional de Educação Física (FEA)

1 de setembro
Dia do Biólogo (FEA)

3 de setembro
Dia do Médico Veterinário (FCS)

9 de setembro
Dia do Administrador (FCSAC)

9 de setembro
Dia Nacional da TV (FCSAC)

18 de setembro
Dia do Rádio (FCSAC)

25 de setembro
Dia do Fisioterapeuta (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor – Institucional

15 de outubro
Semana da Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (FEAU)

22 a 24 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXII Encontro Nacional de Iniciação Científica (Institucional)

25 e 26 de outubro
4º Open Campus (Institucional)

27 de outubro
Novembro Azul – Comemoração (FCS)

1 de novembro
Dia do Radialista (FCSAC)

6 de novembro
Dia da Consciência Negra (FCSAC)

20 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (FCSAC)

20 de novembro
Festa de Natal do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

14 de dezembro
Férias Coletivas – 2º Período – Institucional

21 a 30 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral a partir de fevereiro de 2018

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

A partir de 21 de fevereiro de 2018

Quartas-feiras
A partir das 19h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: de terça a quinta-feira

Horário: das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de março de 2018
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2018