276ª Edição - Ano X
De 26 de novembro a 21 de dezembro/2017
              
 

Alunos do Curso de Direito no Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Projeto “TRF3 de Portas Abertas”


 
No dia 14 de novembro, 37 estudantes do curso de Direito da Universidade Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos, acompanhados por professores, participaram de uma visita técnica monitorada ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, por intermédio do projeto “TRF3 de Portas Abertas”, que tem o objetivo de apresentar a organização, o funcionamento e a estrutura da Justiça Federal da 3ª Região.
Na abertura da visita, eles assistiram a um vídeo institucional e, em seguida, a palestras sobre o histórico da Justiça Federal e o funcionamento dos Juizados Especiais Federais naquela região.
O tema ‘Conciliação’, que é uma forma consensual de solucionar conflitos, foi explanado pelo juiz federal Eurico Zecchin Maiolino, da 6ª Vara Gabinete do Juizado Especial Federal de São Paulo.
“Falar sobre ‘Conciliação’ é importante não só pela estrutura de resolução autocompositiva dos conflitos, mas também pela existência de um novo nicho que surge hoje para os profissionais de Direito, para trabalharem como mediadores e conciliadores”, explicou o magistrado, que também é juiz auxiliar da Central de Conciliação de São Paulo.
Para a universitária Suellen Fernanda Portela, (10º período semestral ou 5º ano), as palestras ajudaram a relembrar muitos conceitos vistos no decorrer do curso e a visitação foi uma forma de conhecer o funcionamento de tudo, enfatiza.
A aluna Jessica Camila Rodrigues afirmou que o “TRF3 de Portas Abertas” dá oportunidade aos alunos de se familiarizarem com o ambiente em que futuramente irão trabalhar, além disso, a visita reforça as informações que recebemos na faculdade, complementa.
Em seguida, os estudantes participaram de uma sessão de julgamento da 1ª Turma. Os universitários também presenciaram a rotina da Subsecretaria da 2ª Turma e do Gabinete da desembargadora federal Tânia Marangoni.

   

O professor da Univap, Luiz Fernando Faria de Souza, explicou que os alunos da Faculdade de Direito da Universidade participam do Projeto “TRF3 de Portas Abertas” há três anos e que isso já faz parte do roteiro oficial acadêmico. “É uma oportunidade dos alunos observarem como é a prática jurídica, motivo também de inspiração para ver o caminho que vão seguir na carreira”, ressaltou.
No Plenário, os servidores Jacques Cabral da Nóbrega e José de Vasconcelos Filho relataram aos estudantes casos relevantes julgados pelo Tribunal.
A juíza federal Márcia Hoffmann, da 2ª Vara Previdenciária de São Paulo, encerrou a visitação falando sobre a carreira e vivências como magistrada. “Conversar com os estudantes é sempre maravilhoso. Espero que o relato da minha experiência contribua um pouco com esses jovens, que têm na juventude uma força de mudança para construir um mundo novo”, finalizou.
O projeto “TRF3 de Portas Abertas” é organizado pela Ouvidoria Geral do Tribunal, coordenada pelo desembargador federal Hélio Nogueira. Foi implantado em novembro de 2011 e faz parte do programa “Conhecendo a Justiça”, que tem o objetivo de levar ao público informações sobre as funções e atividades de órgãos do Poder Judiciário.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRF3/www.trf3.jus.br/Faculdade de Direito

Bibliotecárias da Univap Ministram Palestra na Escola Estadual Chico Triste

 
A Profa. Mestra Silvana de Vitta Martins, docente da Escola Estadual de Ensino Integral Prof. Francisco Pereira da Silva (mais conhecida como Escola Chico Triste), localizada na Vila Tatetuba, em São José dos Campos, convidou as bibliotecárias da Univap, Cíntia Cássia e Cíntia Fabíola, para ministrarem uma palestra no dia 29 de novembro, aos alunos do Ensino Médio.
Em complementação às atividades desenvolvidas na disciplina “Preparação Acadêmica” da Escola, as bibliotecárias, além de falarem um pouco dos desafios da profissão, apresentaram parte dos trabalhos desenvolvidos nas bibliotecas e a relevância em auxiliar os alunos e professores envolvidos com as atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade.

Colóquio Psicopedagógico da Univap
Dificuldades de Aprendizagem: Visão Sistêmica e Interdisciplinar


A coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicopedagogia Clínica e Institucional, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Delcimar Cunha, convidou a Psicóloga Maria Ruth Aranha, o Médico Psiquiatra Dr. Gustavo Giovannetti, a Psicóloga Rosemeire Facioli, a Psicóloga Dejenane A. P. Pereira, a Fonoaudióloga Verena M. Degiovani e a Terapeuta Ocupacional Flávia C. Caldeira para participarem como palestrantes do Colóquio Psicopedagógico da Univap, que tratou da temática “Dificuldades de Aprendizagem: Visão Sistêmica e Interdisciplinar”, realizado dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova.

Dr. Gustavo, Maria Ruth, Flávia, Dra. Delcimar,
Verena, Dejenane e Rosemeire
 
Apresentação da dupla musical da CelloShow
na abertura oficial do evento

O referido curso de Pós-Graduação oferecido na Universidade propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional e hospitalar. O ingressante terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para uma atuação psicopedagógica no local onde estiver trabalhando ou vier a trabalhar. Esse curso qualifica os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.

Vista parcial do público presente
 
Início das discussões

Formatura dos alunos da FTI

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap realizou no dia 5 de dezembro a solenidade de formatura dos concluintes do Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).
A cerimônia teve início com uma Missa de Ação de Graças, às 17h30 e a entrega de certificados às 19h.
O evento realizado nas instalações da Capela e Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Castejón, contou com a apresentação do Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro Márcio Antônio Faria.

Apresentação do Coral Viva Voz da FTI
 
Solenidade de abertura

Concluíram o referido curso 31 alunos (Nível II), que escolheram como Paraninfo o Prof. Me. José Roberto Canizza Filho, como Patronesse Márcio Antônio Faria e como orador da turma, o aluno Aratan Julio Piovesan.

Entrega de certificados de conclusão do curso
 
Vista parcial do público presente

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, no prédio da Faculdade de Direito, Campus Centro.

Faculdade da Terceira Idade
O Poder da Criatividade é Encantador


A Profa. Débora Guedes faz a apresentação da convidada e
da intermediadora
 

A Faculdade da Terceira Idade convidou a coordenadora do Departamento de Produção e Eventos da Truckvan, Lia Braga, para ministrar uma palestra aos alunos, dia 6 de dezembro, a partir das 14h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón. Participou também, como intermediadora da palestra “O Poder da Criatividade é Encantador”, a apresentadora de programas da TV Univap, Fabiana Pupio.
A Truckvan é uma empresa paulista especializada em fabricar veículos e carretas customizados para as áreas de eventos, saúde, treinamento, capacitação profissional, serviços, defesa e segurança.

Expansão do Parque Tecnológico Univap
Primeira Empresa de Consultoria em Engenharia Aeronáutica


Foi realizada no dia 8 de dezembro a solenidade de inauguração da primeira empresa a ocupar a expansão do Parque Tecnológico Univap.
Participaram da cerimônia o Diretor-Presidente da empresa LHColus Tecnologia Ltda EPP, Eng. Luís Henrique Médici Colus, a Sra. Denise Colus, Sr. Oswaldo Colus, Sr. Paulo Gastão, Sr. Ricardo Guimarães, entre outros funcionários e convidados. Estiveram também na solenidade o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, o Diretor do Parque Tecnológico Univap, Prof. Mestre João Prado Júnior, e a Assistente da Direção, Jamile Ladislau.

O Presidente da FVE, Dr. Eduardo
Bastos, Sr. Luís Colus e o Sr. Paulo
 
Sr. Luís Colus, Jamile, Prof. João
Prado e a Sra. Denise Colus
 
Vista parcial das instalações da
empresa na Expansão do Parque

A empresa LHColus Tecnologia Ltda EPP foi criada em 2008, com o objetivo de prestar serviços de consultoria de engenharia aeronáutica, com base na experiência do Eng. Luís Henrique M. Colus. Fornecedora de serviços de modificações de aeronaves, a LHColus realiza a instalação de sistema de aerolevantamentos, sistema de conversão de cargas, GPS’s ou outros tipos de modificações, como por exemplo, aeromédicos, paraquedas, remotorização, cargueiro, instalação de farol de busca, entre outros, bem como de conjuntos montados para o KC-390, para a Avibras e Bradar.
O Parque Tecnológico Univap é uma unidade estratégica de negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), uma instituição comunitária de direito público privado e mantenedora do Parque, da Universidade e dos Colégios Univap.
O edifício sede do Parque Tecnológico Univap foi inaugurado em 2005 e possui uma área construída de 19 mil m², um galpão de 2 mil m² e a expansão de 5 mil m², com espaços para abrigar até 13 empresas em módulos de 200 m², salas limpas e laboratórios de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de disponibilizar áreas comuns, como restaurantes e sala de reuniões.

Conheça a empresa LHColus Tecnologia Ltda EPP, pelo site: www.lhcolus.com.br

Telefones: (12) 3949-1806 – 3949-1786 – 3949-1723

Fontes: LHColus/Parque Tecnológico Univap

Fisiologia do Exercício e suas Aplicações: do Atleta à Patologia
Palestra


A Coordenadoria do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) convidou o Prof. Dr. Danilo Marcelo Leite do Prado para ministrar uma palestra, dia 8 de dezembro, sob a temática: “Fisiologia do Exercício e suas Aplicações: do atleta à patologia”.

O Prof. Dr. Danilo Marcelo Leite do Prado
durante a palestra
 
Vista parcial do público presente

Dr. Danilo é Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP e Pesquisador do InCor.
A palestra gratuita e direcionada aos alunos e público em geral foi realizada a partir das 19h, na Capela Universitária no Campus Urbanova.

Representante da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal Visita a Univap

A Pró-Reitoria de Extensão, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, convidou a representante da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Ana Beatriz Bontorim, Chefe da Divisão Educação Permanente, para visitar, dia 11 de dezembro, parte das instalações da Universidade.

A Profa. Dra. Karla Andressa R. Lopes
recebe a visitante no CRAS
 
Visita aos laboratórios do IP&D

Acompanhada pela Chefia de Gabinete, Sra. Gláucia Fernanda Gomes Giopatto, e pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Maria Regina, a visitante conheceu o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS); alguns laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D); parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e encerrou a visita no Gabinete da Reitoria, local onde foi recebida pelo Reitor da Universidade, Prof. Jair Candido de Melo.

Conhecendo parte das instalações da FCS
 
Ana Beatriz, Dra. Paula, Profa. Maria Regina,
Prof. Jair e Profa. Emília Arisawa


Seminário de Física e Astronomia

 
O Prof. Dr. Alexandre Bergantini ministrando a palestra
A Coordenadoria do Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia convidou o Prof. Dr. Alexandre Bergantini, da University of Hawai – Manoa – USA, para ministrar uma palestra no dia 13 de dezembro, no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), sobre a temática: "On the formation of complex organic molecules (COMs) in the interstelar medium".
Graduado em Matemática, Mestre e Doutor em Física e Astronomia com ênfase em Astroquímica pela Univap, atualmente desenvolve pesquisa junto ao Departamento de Química da Universidade do Hawai, sobre a formação de moléculas orgânicas complexas no meio interestelar. Tal pesquisa é financiada pela National Science Foundation (NSF).

Festa de Natal no CPS

Pacientes do CPS receberam presentes de Natal
 



Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para encerrar as atividades do ano, organizaram, dia 13 de dezembro, no bloco 7, uma festa de Natal para os acompanhantes e pacientes que estão em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Além dos quitutes servidos, os pacientes receberam presentes doados por alunos, professores e funcionários da FCS.


Inauguração da Sala Engep Ambiental
CEN/CRAS


No dia 14 de dezembro de 2017 foi inaugurada a Sala Engep Ambiental do Centro de Estudos da Natureza (CEN)/Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap. As novas instalações da sala foram realizadas por meio de uma parceria estabelecida com a Empresa Engep Ambiental.

A Profa. Nádia, Profa. Karla e o Prof. Milton no
Auditório do CRAS
 
Vista parcial do CRAS

Por ocasião da inauguração estiveram presentes os representantes da Concessionária Tamoios, CCR Nova Dutra, Engep Ambiental, DrogaVet Farmácia de Manipulação Veterinária e Infraero - Aeroporto de São José dos Campos Prof. Urbano Ernesto Stumpf.

Os visitantes com a equipe do CEN/CRAS
 
Encontro com o Reitor

Durante a solenidade, o Diretor da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior, e as docentes do Curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Nádia Campos Velho e Profa. Dra Karla Lopes, responsáveis pelo CRAS, fizeram uma apresentação das atividades desenvolvidas no CEN/CRAS na Sala Engep Ambiental e em seguida convidaram os presentes para conhecer as novas instalações. No final das atividades todos os convidados se reuniram no Gabinete da Reitoria, com o Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Universidade.

Faculdade de Direito
Inauguração da Sala de Pesquisa Prof. Me. Hugo Benatti Jr.


A Direção da Faculdade de Direito da Univap realizou no dia 19 de dezembro, a partir das 19h, a solenidade de inauguração da Sala de Pesquisa Prof. Me. Hugo Benatti Jr.
Este espaço faz parte de uma série de laboratórios e salas que estão sendo implantados na Universidade com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por intermédio de um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O Prof. Sérgio Bacha, a Profa. Sandra
e o Prof. Jair
 
Membros da congregação, alunos e
funcionários prestigiam a solenidade
 
Mais um espaço inaugurado com
recursos da Fapesp

A diretoria da Faculdade de Direito, ao dar o nome do Prof. Me. Hugo Benatti Júnior à Sala de Pesquisa, presta uma justa homenagem a ele (In memoriam), pelos relevantes serviços prestados à Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, onde atuou por mais de 43 anos como docente dos cursos de Economia, Direito, História, Geografia, entre outros. Foi admitido na FVE/Univap em 1966 e faleceu aos 81 anos, dia 26 de fevereiro de 2009.
O Prof. Benatti era graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Católica do Paraná, com Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Prof. Hugo Benatti – In memoriam

Participaram da solenidade de inauguração o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, membros da Congregação da FD, funcionários e alunos.
A Sala de Pesquisa está equipada com 4 computadores, 1 Smart TV de 48”, 1 ar condicionado, bancadas, estantes, mesas, cadeiras e livros didáticos.
Um ambiente semelhante foi inaugurado em de 18 de abril na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Campus Urbanova, denominado Laboratório de Comunicação (LabCom).

Almoço de Confraternização

Funcionários e estagiários do Sistema FVE de Ensino (Colégios Univap, Universidade do Vale do Paraíba e Parque Tecnológico Univap) estiveram reunidos no dia 21 de dezembro, num almoço de confraternização oferecido no salão de festas da Capela da Universidade, no Campus Urbanova.

   

A comissão organizadora do evento também contou com o apoio da equipe do Curso Tecnológico em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).
Vários prêmios foram sorteados, deixando muita gente feliz no último dia de trabalho do ano de 2017.


Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela


Pós-Graduação – Educação Continuada


Casa de Hóspedes


9º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional