275ª Edição - Ano X
De 1º a 25 de novembro de 2017
              
 

Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre
CEN/CRAS, Concessionária Tamoios e Porto Seguro


A Concessionária Tamoios e a Companhia Porto Seguro participaram da terceira edição do Treinamento de Manejo de Fauna Silvestre, na Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Estiveram presentes na atividade 30 funcionários, cujo objetivo foi apresentar informações e a prática de atendimento às ocorrências de animais silvestres na Rodovia dos Tamoios. O treinamento ocorreu nos dias 19 e 20 de outubro de 2017, no Centro de Estudos da Natureza (CEN), no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos.
Reforçando o zelo pela segurança do usuário, do empregado e do próprio animal, a capacitação visou sanar as dúvidas dos agentes de tráfego da Concessionária e da Porto Seguro sobre como proceder diante das ocorrências e quais os equipamentos corretos a serem utilizados.

Palestra com a Veterinária Hanna
Kokubun
 
Técnicas e procedimentos sobre o
manejo da fauna
 
A Bióloga Edvana mostra técnicas
para contenção de Serpentes

Foram ministradas palestras por profissionais habilitados em fauna silvestre referente ao manejo de fauna na área de concessão, seguido da abordagem teórica sobre a prática e contenção de animais peçonhentos e não peçonhentos, os cuidados médicos e o uso de Equipamentos de Proteção Individual nas atividades. Além disso, também foi realizada uma visita ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres - CRAS do curso de Ciências Biológicas da Univap. O CRAS firmou uma parceria com a Concessionaria Tamoios desde 2015.
Coordenaram o treinamento a Supervisora Priscila Sousa e a Estagiária Bruna Aroxa, de Meio Ambiente da Concessionária Tamoios, e pela Univap, a Bióloga Mestra em Ciências Biológicas, Edvana Oliveira e a Médica Veterinária Hanna Kokubun.

Fonte: Univap/Concessionariatamoios.com.br/noticias

13º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica
A Profa. Ivone Regina de Oliveira e a aluna Vitoria Marques
no 13º CIBEM
 
A Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira e a aluna do 10º período semestral (5º ano) do Curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Vitória Marques Cesar Leite, participaram do 13º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica (CIBEM), realizado de 23 a 26 de outubro na Universidade Nova de Lisboa (UNL), em Portugal, promovido pela Federação Ibero-Americana de Engenharia Mecânica – FEIBEM.
O CIBEM constitui um fórum de discussão que abrange desde os temas mais clássicos aos mais atuais (biomecânica, novos materiais, nanotecnologias, microfluídos, novas fontes energéticas, novos conceitos de desenvolvimento de produtos, modelações avançadas, manufatura digital), suscitando grandes desafios aos profissionais, como por exemplo, a interação e integração com outras engenharias que os novos ambientes de produção baseados na Indústria 4.0 requerem.
Na ocasião, as representantes da Univap apresentaram os seguintes trabalhos científicos: “Propriedades de cimento de aluminato de cálcio associado com aditivos visando sua aplicação como biomaterial”, de autoria de Ivone Regina de Oliveira, Gabriela V. Vieira, Tainá B. L. Cordeiro, Larissa M. S. Castro-Raucci, Paulo T. de Oliveira, Victor C. Pandolfelli, e “Propriedades mecânicas do hexaluminato de cálcio produzidos por moldagem direta”, de Vitoria Marques Cesar Leite, Rafael Salomão e Ivone Regina de Oliveira.

Profa. Ivone Regina de Oliveira
durante a apresentação da pesquisa
 
Aluna Vitória na apresentação do trabalho em
formato painel

Fontes: http://www.cibem13.com/Autores da Univap/IP&D

Professor e Evento de Comunicação da Univap São Premiados
Portal IMPRENSA – Jornalismo e Comunicação na Web


 
O Prof. Esp. Fredy
O projeto Professor IMPRENSA, uma iniciativa da Revista e Portal IMPRENSA, com apoio da Intercom e Jeduca, é uma homenagem aos profissionais e projetos que constroem o futuro da comunicação no Brasil. Na 3ª edição, além de reconhecer os professores de Comunicação mais inspiradores, IMPRENSA ampliou as categorias para homenagear também os orientadores de TCC e coordenadores de jornal-laboratório, e ainda concedeu um prêmio especial aos eventos promovidos pelas universidades e faculdades de comunicação.
Na Univap, o Prof. Esp. Fredy Cunha, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), foi classificado em segundo lugar na categoria coordenador de jornal-laboratório. Já o Projeto “Cultura Fcsac - O Artista de Cada Um”, realizado dia 7 de junho, pelos alunos do curso de Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Design de Moda, foi classificado em terceiro lugar entre os 10 trabalhos selecionados.
As indicações de profissionais e projetos foram feitas por intermédio de internautas no site IMPRENSA, de 15 de agosto a 22 de setembro de 2017; no dia 2 de outubro, a divulgação dos finalistas e de 2 a 31 de outubro, período de votação popular. O resultado final foi publicado no site em novembro, com a divulgação dos vencedores.

Cultura Fcsac

Fonte: Portal IMPRENSA

Novembro Azul na Faculdade de Direito

 
A diretoria da Faculdade de Direito da Univap hasteou no dia 1º de novembro a bandeira azul com objetivo de estimular a campanha de conscientização a respeito do câncer de próstata e da saúde masculina.
A campanha, mundialmente conhecida como Movember, visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.
A campanha teve início em 2003, na Austrália, quando alguns amigos tiveram a ideia de deixar o bigode — que, na época, estava fora de moda — crescer com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.
Inicialmente, um grupo de 30 homens aceitou a proposta, e assim surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens frequentemente.
Conforme os anos foram se passando, a campanha foi conquistando cada vez mais adeptos, até se tornar mundial. Hoje, ela é feita em mais de 20 países.
Durante o mês de novembro, os homens são encorajados a deixar o bigode crescer e as mulheres a participar da campanha vestindo a cor azul, escolhida para representar a ação. Por isso o nome “Novembro Azul” no Brasil.
No Brasil, a campanha foi trazida em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Durante este mês, diversas instituições oferecem exames gratuitos ou com descontos e vários eventos são realizados para espalhar a ideia, contando sempre com os símbolos do Movember: o bigode e a cor azul.
É comum, também, ver prédios e monumentos serem iluminados com a cor azul em novembro, semelhante ao que acontece em outubro com a campanha Outubro Rosa (Prevenção ao câncer de mama).

Fontes: Wikipédia/FD

Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito

A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 7 e 13 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que discutiram “Segurança Pública e Desmilitarização da Polícia no Brasil”. Participaram da atividade os alunos do 2º período semestral (1º ano), por intermédio da disciplina “Direito e Sociedade II”.
Os Julgamentos Simulados, que acontecem anualmente na Faculdade de Direito, são preparados desde o mês de fevereiro, por meio de um conjunto de atividades, como aulas, debates, palestras, seminários e produção de artigos de iniciação científica.
Abertos à participação da comunidade, os Julgamentos Simulados foram realizados em duas sessões, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón.

Paramentados os alunos exercem
funções específicas
 
Tenente-Coronel da PM, Ulisses
Pereira, durante o evento
 
Os Julgamentos Simulados são bem
prestigiados pela comunidade e alunos

Os Julgamentos Simulados reproduzem o Tribunal do Júri. Na ocasião os alunos usam trajes (becas) específicos. Na Sessão Pública de Julgamento, com duração de 3 horas, foram apresentadas as Peças Jurídicas, na qual a Promotoria (seis alunos) apresentou sua Tese contra a desmilitarização da Polícia Militar no Brasil e a Defesa (seis alunos) apresentou sua Tese a favor da desmilitarização. Em seguida, Promotoria e Defesa apresentaram, para arguição, as testemunhas (especialistas de fora da Universidade, convidados pelas bancadas) e houve o debate direto entre Promotores e Advogados. Neste ano, colaboraram como testemunhas o Tenente-Coronel da PM, comandante do 46º Batalhão de São José dos Campos, Ulisses Antônio da Cunha Pereira, o Juiz de Direito e docente do curso de direito da Univap, Prof. José Aparecido Rabelo e, ainda, o também docente da Faculdade de Direito, Prof. Frediano José Momesso Teodoro. Ao final, os Jurados (alunos) debateram e apresentaram suas deliberações, que foram lidas ao público fundamentando suas decisões.
Os resultados das deliberações foram as seguintes: Na Turma do Matutino, ganhou a Promotoria (contra a desmilitarização) e na Turma do Noturno, ganhou a Defesa (a favor da desmilitarização).
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito da Univap fazem parte de um inovador Projeto Pedagógico que busca oferecer um ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e o conhecimento de outras áreas do Direito.

Programas Ambientais da Concessionária Tamoios
Apresentação de Trabalhos a Especialistas


 
A Concessionária Tamoios realizou no dia 8 de novembro, no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova, o 2º Workshop de Programas Ambientais.
Estiveram reunidos especialistas e outros interessados nos temas relacionados aos programas, ações e atividades desenvolvidos pela Concessionária Tamoios na execução das obras de duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios.
Participaram da abertura dos trabalhos o Presidente da Concessionária, Eng. Marcelo Stachow, o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos e o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo.
O Controle Ambiental das Obras, Resgate da Fauna e Flora, Arqueologia, Monitoramento da Qualidade da Água e o Plantio Compensatório/Atividades do CRAS/Univap foram alguns assuntos abordados no Workshop.
Além da Univap, que cedeu o espaço para realização do evento, foram convidados: a Secretaria do Meio Ambiente; Artesp; Fundação Florestal; Cetesb; DeFau; ICMBio; IBAMA; Polícia Ambiental; Prefeituras de São José dos Campos, Jambeiro, Paraibuna e Caraguatatuba; GAEMA de São Sebastião e São José dos Campos; JGP Gestão Ambiental; Construtora Queiroz Galvão; Corredor Ecológico; Condephat; IPHAN e Via Fauna.
A imprensa regional também foi informada sobre o evento, reforçando a transparência das ações empreendidas pela Concessionária e seu comprometimento com a preservação do meio ambiente da região onde atua.

Coquetel
 
Reitor em entrevista à TV Univap

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente da Concessionária Tamoios, Flávio Café, o Workshop teve especial importância para a convergência de propósitos entre todos os envolvidos, que é a geração de informações para o monitoramento e a preservação do meio ambiente durante a realização das obras.
Para a Profa. Dra. Nádia Campos Velho, a importância de eventos com empresas parceiras do CRAS do Curso de Ciências Biológicas da Univap reforça o comprometimento e profissionalismo de todos os envolvidos nas atividades do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).
O 1º Workshop de Programas Ambientais foi realizado dia 25 de julho de 2015, também na sede da Univap, no Campus Urbanova, antes do início das obras. A realização de eventos relativos ao meio ambiente possibilita à Concessionária manter relações de confiança e de transparência com os órgãos envolvidos, autoridades locais e da sociedade civil.

Fontes: Concessionaria Tamoios/Univap

Modalidades Esportivas da Educação Física

Com objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), por intermédio da disciplina “Seminários de Modalidades Esportivas”, a Profa. Dra. Patricia Mara Danella Zácaro, docente responsável, convidou vários atletas neste semestre para conversar com os alunos e fazer demonstrações. Estiveram presentes na FEA, o atleta e ex-aluno, Diego David Alves, da Equipe Hard Kick Boxing; atleta, técnico e ex-aluno, Luiz Eduardo Padilha do Rugby São José; do Ciclismo da Modalidade BMX, o atleta e aluno, Valdir Maria Junior, técnico da equipe de São José que também trouxe os atletas Letícia Martins e Gustavo Mesquita; do Tai Chi Chuan e MMT, o educador físico e ex-aluno, Giovani Machado; da Canoagem, o aluno e atleta, Murilo Pinheiro; do Levantamento de Peso Olímpico, os ex-alunos e atletas Fernanda Cardoso, Rafael Fernandes Oliveira, Gabriel Figueiredo e o aluno atleta Gustavo Marquetti; do Fisiculturismo, os educadores físicos e atletas Binho e Marco Braga; Triathlon, os educadores físicos e atletas Victor Teixeira e o ex-aluno Carlos Zácaro.

Kick Boxing
 
Rugby
 
Ciclismo

Tai Chi Chuan e MMT
 
Canoagem
 
Levantamento de Peso Olímpico

Fisiculturismo
 
Triathlon


Ciclo de Palestras de Psicanálise

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicanálise: Teoria e Técnica da Univap realizou, dia 8 de novembro, o Ciclo de Palestras de Psicanálise intitulado “Agressividade e Violência: Dimensões Clínicas e Psicanalíticas”, com a participação dos profissionais da área, Daniel Lipparelli, Jonas Boni e Cristina Cortezzi Reis.
Durante o evento foram discutidos vários assuntos, entre eles, de que forma o sujeito lida com o outro diferente dele. Se por acaso for um rival, o resultado será sempre a agressividade e ela tende a se perpetuar em movimentos de grupo nos quais a atuação prevalece sobre a reflexão. Isso gerou a discussão de que muitas relações humanas são prejudiciais devido à ausência de cuidado com a dimensão agressiva do ser humano e ausência de pensamento com sobreposição da ação. Foi feito um percurso histórico de dimensões agressivas em governos nacionais e em torno do ocidente. A Profa. Marcella Oliveira falou sobre o problema da violência contra a mulher, assunto bastante debatido nos últimos anos, com base em uma reflexão psicanalítica sobre fatores psíquicos envolvidos na dificuldade de algumas mulheres de saírem da posição subjetiva de submissão.

Os palestrantes Daniel, Cristina, Profa. Marcela
e Jonas
 
Vista parcial do público presente

O Ciclo de palestras foi realizado no período da noite, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Bloco 8, Campus Urbanova.
Sob a coordenação da Profª Mestra Marcella Pereira de Oliveira, o Curso proporciona conhecimento teórico de uma importância vertente de trabalho na área de saúde que interliga conhecimentos de ciências humanas (filosofia, antropologia, sociologia, linguística) e ciências da saúde (psicologia, biologia). Discute o desenvolvimento humano no âmbito psíquico, a personalidade e as decorrências do sexo. Agrega também, em termos culturais, uma vez que aborda as relações humanas em diversos meios sociais, na constituição do sujeito, suas formas de produção e de laço social; busca também refletir sobre a constituição do sujeito na sociedade capitalista atual, as implicações e decorrências deste sistema para a economia e sociedade.

Bolsa Fórmula Santander
Aluno do Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica da Univap é Selecionado


 
O aluno Thiago de Almeida Santos, do 6º período semestral (3º ano) do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, foi selecionado para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades − Edição 2017.
Esta é a quarta vez consecutiva que alunos da Univap são selecionados para participar do Programa, lançado em 2010. O Fórmula Santander é uma iniciativa de mobilidade internacional que beneficia, anualmente, diversos estudantes universitários do Brasil, Espanha, México e Reino Unido.
Nesta 8ª edição, estudantes de graduação e de pós-graduação de universidades brasileiras se inscreveram para conquista de uma bolsa de estudo em um dos 20 países onde o Santander Universidades está presente.
Foram disponibilizadas 100 bolsas de estudos, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.
A bolsa do Programa de Bolsas Fórmula Santander 2017 tem valor equivalente a 5.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes selecionados. A viagem deve ser programada entre janeiro a dezembro de 2018.
A Bolsa Fórmula Santander é uma das iniciativas de maior destaque por oferecer quase 1.200 opções de universidades conveniadas ao Santander Universidades em 20 países à escolha do aluno, junto à sua instituição.
Os critérios de inscrição e de avaliação foram publicados em Edital no site da Univap e seguiram as instruções normativas do Santander Universidades.
A cerimônia para entrega das bolsas foi realizada dia 10 de novembro de 2017, durante o Treino Livre do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, São Paulo.

IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica com Ênfase na Biomecânica do Movimento Humano Lato Sensu (Especialização) da Univap realizou, dia 11 de novembro, das 8h30 às 12h30, no auditório do Ceplade no Campus Urbanova, o IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica.
O evento contou com a presença do Dr. Daniel Tineu, Delegado do Crefito 3 - Subsede São José dos Campos, e outros cinco palestrantes da área da saúde: Robson Massi, Matheus Vieira, Felipe Fagundes, Bruno Prianti e Jorge Carvalho.

Dr. Daniel durante a palestra de
abertura do evento
 
Matheus, Jorge, Robson, Bruno e
Felipe
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade

Sob a coordenação do Prof. Mestre Bruno de Moraes Prianti, o referido curso tem por objetivo oferecer um conhecimento específico e aprofundado na área de ortopedia e traumatologia, com grande conteúdo prático, técnicas baseadas em evidências científicas e com recursos tecnológicos avançados. Com um corpo docente altamente qualificado e com experiência clínica, as aulas são oferecidas quinzenalmente, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h e aos sábados, das 9h às 17h, no Campus Urbanova.

Campeonato Interfaculdades

Alunos das Faculdades de Educação e Artes (FEA); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências da Saúde (FCS), Faculdade de Direito (FD) e do Projeto Vicentinos participaram no dia 11 de novembro, a partir da 13h, da 2ª Edição do Torneio Interno de Futsal.
Sob a responsabilidade e organização da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi, o Campeonato foi realizado nas quadras cobertas da FEA, no Campus Urbanova, onde estiveram presentes aproximadamente 150 pessoas, entre alunos e visitantes.

A equipe Campeã da FEA
 
Vista parcial da quadra de esportes da Univap
no Campus Urbanova

Motivados pela filantropia e com objetivo de apresentar a estrutura da Univap, a Atlética convidou os membros do Projeto Vicentinos para integrar como um novo time no Campeonato.
Na categoria masculina foram vencedoras as equipes da FEA (Campeã), Feau (Vice- campeã) e FCS (Terceira colocada).

Fonte: Atlética Osvaldo Cimaschi

Treinamento no Serpentário da Univap para Servidores do Instituto Federal de Educação de SJC

 
Servidores do Instituto Federal de Educação participaram no dia 14 de novembro do curso sobre “Serpentes: acidente ofídico, primeiros socorros”. O curso, ministrado pela Bióloga Edvana de Toledo Oliveira, objetiva informar aos participantes instruções sobre as características das serpentes e as diferenças entre elas, hábito, comportamento, captura correta e primeiros socorros. No curso, foi possível ainda esclarecer dúvidas sobre histórias e mitos relacionados às serpentes.
Empresas, organizações da sociedade civil e outros interessados em Treinamento no Serpentário da Univap poderão entrar em contato pelo e-mail: cen@univap.br ou pelo telefone: (12) 3947-1019, para obter maiores informações.

Meeting com a Secretaria Municipal de Educação

A convite da Pró-Reitoria de Extensão visitaram a Univap, no último dia 16 de novembro, a Secretária de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Profa. Cristine de Angelis Pinto e a Secretária Adjunta, Profa. Sumara Mendes Costa.
Por ocasião da visita, conheceram parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e o Centro de Estudos da Natureza (CEN).

A Diretora da FCS, Profa. Emília
Ângela recebe as convidadas
 
Visita ao CEN
 
Encontro no Gabinete da Reitoria

No final da visita as convidadas foram recebidas pelo Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo, pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, pelo Diretor da FEA, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior e docentes.

1ª Feira da Cultura Gastronômica Regional

 
Degustação
Alunos, professores, funcionários e a Coordenação do Curso de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, em parceria com 20 expositores e produtores rurais das regiões do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, realizaram dia 17 de novembro, das 18h às 22h50, no Campus Urbanova, a 1ª Feira da Cultura Gastronômica Regional.
O público presente pôde apreciar e adquirir produtos, como geleias, compotas, antepastos, queijos de origem caprina e bovina, cogumelos, mel, massas caseiras e pães, doces típicos, cortes suínos, bolos, tortas, hortifrúti, azeites, utensílios de gastronomia e artesanato.
O objetivo da Feira foi fortalecer o conhecimento dos ingredientes e da cultura regional por intermédio da Universidade. A partir da presença de empreendedores do ramo da gastronomia, dos pequenos produtores rurais e da comunidade em geral, o evento procurou estabelecer laços entre os envolvidos em prol da gastronomia.

Músicos da região prestigiaram a Feira
 
Bons produtos foram colocados a
venda
 
Queijos, salames e outros produtos

A participação de músicos da região abrilhantou a Feira, que dentro de sua programação propôs, por intermédio de palestras e workshops, discussões sobre empreendedorismo, estudo de ingredientes, aproveitamento integral de alimentos e cultura alimentar.

Utensílios utilizados na cozinha também foram
expostos
 
Palestras com renomados profissionais

Além disso, a programação contou com a noite de autógrafos, com Toninho Macedo, autor do livro “Mesa Paulista Tradicional”, e a presença do Instituto Chão Caipira, representado por José Vicente, que apresentou a biografia de João Rural, pesquisador da cozinha caipira.
As palestras proferidas no evento foram: Serra da Mantiqueira, com Nelson Gonçalves Júnior, do Restaurante Vila Chã e SlowFood Brasil; Plantas Alimentícias Não Convencionais, com Beatriz Carvalho, do Projeto Mato no Prato; Sabores da Mantiqueira, com Vitor Pompeu, Vitor Rabelo e Ricardo Barbosa, da empresa Sabores da Mantiqueira; Degusta Vale e a gastronomia regional na mídia, com André Leite e Renata del Vecchio, da Degusta Vale e Empreendedorismo; Desafios e oportunidades, com Priscila Fonseca, do Empório Zest.

Workshop sobre orgânicos e outros produtos
produzidos na região
 
Vista parcial do público presente

O ingresso foi 1 Kg de alimento não perecível, entregues ao Centro de Promoção Humana Jesus Bom Pastor, localizado no Jardim Motorama, em São José dos Campos.

Federação Universitária Paulista de Esportes
Conferência Vale do Paraíba


 



A equipe da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi, disputou no dia 18 de novembro, a final do Campeonato de Futsal da Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe) - Conferência Regional do Vale do Paraíba, no Ginásio Itaguará em Guaratinguetá.
Conquistando o segundo lugar, a equipe da Univap jogou contra a Universidade Salesiana de Lorena (Unisal).

Visita dos Alunos da Escola Estadual Profa. Maria Ferreira Sonnewend

 
Visita ao Museu Pedagógico do CEN
Alunos do 3º ano do Ensino Médio, acompanhados por três professores da Escola Estadual Profa. Maria Ferreira Sonnewend, do município de Monteiro Lobato, visitaram, no período da tarde do dia 20 de novembro, as instalações da Univap, no Campus Urbanova.
Os alunos foram recebidos no Centro de Estudos da Natureza, onde está concentrado o Serpentário, o Borboletário, o Museu Pedagógico, o Viveiro de Plantas Medicinais, sob a responsabilidade do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA). Em seguida visitaram parte das instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); TV Univap da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e a FEA, onde foram recebidos no Auditório por professores e coordenadores dos cursos de Geografia, História, Psicologia, Educação Física e Química.

Laboratório de Química da Feau
 
Conhecendo as instalações da FCS
 

Um kit contendo informações sobre os cursos oferecidos na Univap e Vestibular 2018 foi entregue aos professores da Escola para distribuição aos estudantes.

Instalações da TV Univap da Fcsac
 
Coordenadores dos Cursos da FEA conversam
com os estudantes visitantes

Visita ao Laboratório de Anatomia da Univap

 


Alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acompanhados pela Profa. Dra. Regiane Albertini de Carvalho, visitaram, no dia 21 de novembro, as instalações do Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova.
A visita teve por finalidade conhecer os sistemas do corpo humano, por intermédio de aula complementar. Participaram da referida visita aproximadamente 40 alunos, entre 20 e 24 anos, que receberam orientações do Técnico do Laboratório Marcos Vinicius Domiciano.

Exposição e Noite de Autógrafos

A Coordenadora e Docente do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Profª Drª Ana Enedi Prince, autora da série “Tuberculose e História”, que vem sendo editada em seis volumes, realizou no dia 21 de novembro a exposição de banners e noite de autógrafos dos volumes 1, 2 e 3.
O evento foi realizado no período da noite, na Galeria de Artes “Ivonne T. Weis”, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
A Série “Tuberculose e História” é o resultado de apurada pesquisa sobre a tuberculose nos séculos XIX e XX no Brasil. O interesse em pesquisar e analisar o contexto histórico da tuberculose e suas implicações no meio social surgiu, inicialmente, a partir da definição da temática do seu Doutorado, realizado no Departamento de História da Universidade de São Paulo/USP, intitulado “A Estruturação de São José dos Campos como Estância Hidromineral e Climática (1935-1950)”.

A autora das obras, Profa. Dra. Ana Enedi
Prince, Coordenadora do Curso de História/FEA
 
Livro autografado para a Profa. Dra. Ana
Botelho do Curso de Arquitetura da Feau

Considerando que o foco de interesse da pesquisadora se constitui de temas relacionados à saúde em geral, e, em particular à história de doenças infecciosas ocorridas nos séculos XIX e XX, a Série “Tuberculose e História” poderá comportar no futuro novos projetos, e, portanto, resultar na publicação de outros volumes sobre a temática principal.

11ª ExpoComArte - Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso
Design de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e de Gastronomia


Os alunos concluintes nos cursos de Design de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gastronomia apresentaram, entre os dias 21 e 23 de novembro, das 19 às 22h30, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em uma grande exposição aberta ao público no Salão de Festas da Capela Universitária, no Campus Urbanova.

Vista parcial do Salão de Festas da
Capela onde foi realizado o evento
 
Alunas de Publicidade e Propaganda
apresentam o TCC
 
Performance na hora da apresentação

Ao todo foram apresentados 60 TCCs na 11ª ExpoComArte, tendo como produto final grandes reportagens (impressa e audiovisual), fotojornalismo, livros, campanhas publicitárias, Webséries, documentários, curtas-metragens, plano de negócios, desenvolvimento de marcas e de gastronomia.

A atenção da Banca de Avaliadores
no trabalho desenvolvido
 
Trabalhos de Design de Moda
 
Lucas Sanseverino da TV Band faz
parte da Banca Examinadora

Essa forma de apresentação, diferente das bancas tradicionais, foi adotada pela Universidade há mais de dez anos, com o objetivo de trazer a público um pouco do que se faz nessas áreas do conhecimento.

Tudo muito organizado na apresentação de
cada trabalho
 
Degustação de produtos de alunos da
Gastronomia

Durante os três dias de apresentação os TCC’s foram avaliados por professores da Universidade e também por profissionais do mercado regional de emissoras de televisão, de rádio, produtoras, assessorias de imprensa, publicitários, empresários de comunicação e renomados gastrônomos.

Visita dos alunos da E.E Profa. Ilza Irma Moeller Cóppio

Cerca de 40 alunos do 2° ano do Ensino Médio, acompanhados por duas professoras da Escola Estadual Profa. Ilza Irma Moeller Cóppio, localizada na Vila Sinhá, São José dos Campos, visitaram, no período da tarde do dia 22 de novembro, as instalações da Univap no Campus Urbanova.

Rápida visita ao Centro de Estudos da
Natureza
 
Instalações da Feau
 
Explicações sobre o funcionamento
do Laboratório de Anatomia da FCS

Os alunos conheceram parte das instalações do Centro de Estudos da Natureza, sob a responsabilidade do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA); Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); a TV Univap da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); o Auditório do Curso de Educação Física da FEA, onde foram recebidos por professores e coordenadores dos cursos oferecidos e assistiram no Auditório do Bloco 5, à apresentação da Faculdade de Direito (FD), que está instalada no Campus Castejón.

Prof. Daniel da Faculdade de Direito
fala da profissão
 
Alunos dos Cursos da Fcsac recebem
os estudantes na TV Univap
 
Professores da FEA recebem os
estudantes e falam dos cursos

Durante o percurso estabelecido no roteiro de visitação, os alunos conheceram pelo menos dois laboratórios de cada Faculdade, e receberam do comitê de recepção da Instituição uma pasta com impressos sobre todos os cursos, lápis, pincel marca texto e informações sobre o Vestibular 2018.

Casa de Hóspedes
Campus Urbanova


A casa no Campus Urbanova
 
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap disponibilizará, a partir de fevereiro do ano que vem (2018), alojamento temporário na Casa de Hóspedes para alunos, professores, funcionários e visitantes que tenham vínculo com a Instituição ou que tenham sido convidados para visitar a Universidade.
O espaço possui cinco dormitórios, sendo três deles suítes. A roupa de cama, mesa e banho ficará sob a responsabilidade de cada hóspede. A casa disponibiliza também televisão, micro-ondas, geladeira e internet.
O local vai facilitar a vinda de palestrantes, pesquisadores e convidados. A Pró-Reitoria cobrará diárias simbólicas por pessoa para a manutenção do referido espaço.
Os interessados poderão entrar em contato com Maria Alice pelo telefone (12) 3947-1036 para reservas.

Hall de entrada e cozinha
 
Sala de estar
 
Suíte dupla

Valores de Diárias por Pessoa
(Roupas de cama, mesa e banho por conta do hóspede)
Quarto duplo R$ 30,00
Quarto duplo
(com ocupação individual)
R$ 40,00
Suíte dupla R$ 35,00
Suíte dupla
(com ocupação individual)
R$ 50,00

Quarto individual
 
Ambientes amplos
 
Toalete

Saiba mais:
https://www.univap.br/universidade/nossos-diferenciais/infraestrutura/casa-de-hospedes.html

Noite de Reflexão Sobre Saúde Mental

A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou a Assistente Social Especializada em Saúde Pública e Mental, Ednéia Vitória da Silveira, para ministrar uma palestra, dia 23 de novembro, sobre a temática: “Noite de Reflexão Sobre Saúde Mental: - Um Assunto de Todos!”.
A palestra foi realizada no período da noite, no Auditório do Campus Castejón (Centro), onde o Curso de Serviço Social é oferecido, cuja programação contou com a apresentação de indicadores, documentário, palestra e debate sobre o tema.
O Curso de Serviço Social/FCS da Univap busca preparar um profissional generalista, complexo e multidimensional. Está centrado na especificidade de conhecimentos teóricos e práticos, de uma visão transdisciplinar, politizado, interventivo e comprometido com Direitos Humanos. O futuro profissional será um agente da transformação social, alinhado com as diretrizes éticas, técnicas e políticas, de acordo com o Conselho de Classe.

A coordenação e docentes do Curso
recebem a palestrante
 
A Assistente Social Ednéia durante a
palestra
 
Vista parcial do auditório no Campus
Castejón

Oferecido na modalidade presencial, o Curso está embasado na compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social, em que os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui e se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva e consciente.
O referido Curso foi autorizado pelo MEC a ser oferecido em São José dos Campos em 1969 e reconhecido conforme parecer do CFE 10/73.


Pesquisas Ambientais
Encontro entre Universidades, Poder Público e Institutos


 
A Profa. Maria Regina (ao centro de blusa branca) com os
participantes do evento
A Prefeitura de São José dos Campos realizou, dia 24 de novembro, o 1º Seminário “Biodiversidade, Recursos Hídricos e Qualidade de Vida na Área Urbana: Diálogos entre Poder Público, Universidades e Institutos de Pesquisa”.
O evento foi organizado pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), das 8h às 12h, no Centro de Formação do Educador de São José dos Campos (Cefe), em Santana, com a participação de universidades e institutos de pesquisa para apresentar os estudos que estão sendo desenvolvidos na região, bem como os resultados já alcançados.
O objetivo foi de promover o intercâmbio entre pesquisadores, servidores públicos e agentes sociais, dando visibilidade para os projetos e identificando oportunidades de parceria e contribuição para a agenda ambiental municipal.
Dentre as iniciativas apresentadas está o Projeto Cachoeiras: Uma expedição no Rio Paraíba do Sul, que conta com a participação do canoísta de São José dos Campos e recordista mundial de salto em cachoeiras, Pedro Oliva. Em 2015, o atleta percorreu os 1.300 km do Rio Paraíba do Sul, da nascente à foz, coletando dados para avaliação por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), além de reunir informações científicas sobre a qualidade das águas e do ar. O referido projeto promoveu e ainda promove a educação socioambiental em diversas comunidades com a contribuição da Unesp.
Pela Univap, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, falou sobre a "Integração entre Universidades, Poder Público e Sociedade: Caminhos para a Cidadania".
Outros projetos relacionados à proteção dos recursos hídricos, ampliação das áreas verdes urbanas, impactos da emissão de gases de turfa e extensão universitária também foram abordados.
A Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade também participou de um painel, apresentando projetos ambientais na perspectiva do Plano Diretor de Planejamento participativo.

Fonte: PMSJC/ Urbanismo e Sustentabilidade

Programa Anjos da Guarda – Caminhos do Esporte

O aluno da FEA/Univap, Lincoln K. das Neves (Camiseta
branca), atleta da seleção brasileira de judô
 
O aluno do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Lincoln Kanemoto das Neves, atleta integrante da seleção brasileira de judô e da equipe do Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional (Fadenp), da Prefeitura de São José dos Campos, visitou em novembro, o projeto “Caminhos do Esporte - Iniciação Esportiva”, criado pela Guarda Civil Municipal junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste de São José dos Campos.
O objetivo do projeto é despertar o interesse pelo esporte, revelar novos talentos e oferecer boas perspectivas para o futuro de 50 crianças participantes entre 9 e 12 anos. Para participar das atividades é preciso ter boas notas e comportamento adequado na sala de aula, ou seja, sem ocorrências disciplinares. Além de aprender diversas modalidades esportivas por meio de jogos e brincadeiras, os benefícios para as crianças e adolescentes vão além dos muros da escola, pois o projeto cria um vínculo com a escola e com os responsáveis pelos estudantes. Os participantes que se destacarem no referido projeto poderão, inclusive, ser indicados para as seletivas do programa Atleta Cidadão, da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida de São José dos Campos.
Na visita, Lincoln falou do início da sua trajetória no esporte e sobre a importância de se ter determinação para enfrentar os desafios.
São responsáveis pelo projeto três guardas, entre eles, os ex-alunos do curso de Educação Física da FEA/Univap, Frediana Costa (Pós-Graduada) e Raphael Marchi (Graduado) e Carlos Durvalino (Estudante).
Já ministraram palestras no Projeto “Caminhos do Esporte” a lutadora de taekwondo da Seleção Brasileira, Júlia Vasconcelos e a skatista joseense, Pâmela Rosa.

Fonte: Imprensa/PMSJC - Rodrigo Machado

Homenagem à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo
Jubileu de Diamante da Associação dos Engenheiros e Arquitetos


 
O Diretor da Feau, Prof. Dr. Liu Yao Cho,
durante a cerimônia de homenagem
Em celebração aos 60 anos de fundação da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEA) de São José dos Campos, um Jantar de Confraternização foi organizado no Salão do Lago do Clube de Campo Luso Brasileiro, dia 25 de novembro, a partir das 20 horas.
Estiveram presentes no evento profissionais do sistema CREA/Confea e CAU, estudantes associados, homenageados, autoridades e Presidentes de Associações da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Estado de São Paulo.
Na ocasião, a AEA/SJCampos prestou homenagem à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) pelos 50 anos de atividades e formação de profissionais que ocupam hoje cargos de destaque em empresas, associações e outras instituições.
Participaram da solenidade, o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos, o Diretor da FEAU, Prof. Dr. Liu Yao Cho, a Profa. Dra. Patrícia Marcondes entre outros docentes da Faculdade.
Na ocasião, o Presidente da AEA, Eng. Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, entregou ao Diretor da FEAU o “Prêmio Profissional do Ano Prof. Octávio Manhães Jr. – 2017”. Participou também desta solenidade o Engenheiro Agrônomo Daniel Salati, Presidente em Exercício do Confea. Foram também homenageados os diretores e ex-presidentes da AEA/SJCampos e também Alex Verdussen, Vice-Presidente de Arquitetura e Urbanismo, Alessandro Alves, Diretor Administrativo, e Rolando Costa, Diretor Financeiro.

O Prof. Manhães e o Eng. Carlos,
Presidente da AEA
 
A equipe da FVE/Univap durante a
solenidade
 
Eng. Carlos, o Prof. Manhães e o
Presidente da FVE, Prof. Dr. Eduardo

Na noite de confraternização foram anunciados os três vencedores do “Prêmio Jovem Talento 2017”, uma realização anual da Associação com o objetivo de revelar estudantes de destaque e incentivar futuros engenheiros e arquitetos.
Ao som do músico Edson Galhardi, famoso pelo tributo que faz a Elvis Presley, os convidados desfrutaram de ótima gastronomia e deliciosos drinks.

Aluno da Univap participa de Projeto no Canal Futura

 
O aluno Gabriel Luiz Santana Santos, do 6º período semestral (3º ano), do curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, foi selecionado para participar do Projeto Geração Futura Universidades Parceiras - Edição 2018.
O projeto é uma iniciativa do Canal Futura, que oferece a estudantes de suas Universidades Parceiras a oportunidade de se aproximarem da produção televisiva. Os estudantes têm a oportunidade de compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal Futura.
Durante o período entre 22 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018 os estudantes selecionados irão ver de perto como funciona o Canal Futura, participarão de oficinas em que conceitos e técnicas de produção televisiva serão abordados de maneira dinâmica e participativa e ainda irão gravar peças para exibição no Canal. No final, cada estudante irá produzir um vídeo de curta duração – em apoio com as instituições parceiras – desenvolvido a partir de um tema estabelecido pelo Futura.
Há 17 anos o Canal Futura mantém articulações com universidades brasileiras, com parcerias para retransmissão do sinal, intercâmbio de conteúdo, ações de pesquisa, extensão comunitária, entre outras relações. Com essas formas de parceria o Canal também aumenta a sinergia com o meio acadêmico, formando uma aliança para a promoção do conhecimento, além de oferecer aos estudantes do Ensino Superior uma programação educativa e de qualidade.
São parceiras do Canal Futura as instituições de ensino superior que, por intermédio de suas TVs Universitárias, retransmitem o sinal do Futura ou promovem ações de intercâmbio de programação, conteúdo e/ou mobilização/extensão comunitária. Essas Universidades são: USP, UFOP, UNICESUMAR, SERRA AZUL, FUNDARTE, UPF, UCS, FURB, UNISINOS, UNAERP, UNIPAR, UNIVALI, UNIVAP, UNIVATES, UNISC, UNITAU, UCPEL, UNAMA, FEEVALE, UNICAMP, UNB, ESPM/RJ, ESPM/SP, UFAM, METODISTA, UNIVASF, UESC, UFG, UFCA, UERJ, UFU, UFAC, UEMA; UFRGS, UERGS, UFPE, UNIFOR, UNIFRA, UNIMEP, UFPI, UVV, UP, UFF, UERN, UFMS, UEG, UFC, UFPA, UEA, UESB, UNICAP, USP/ESALQ, UEPB, PUC/MINAS, PUC/CAMPINAS, PUC/SÃO PAULO, UNEMAT, UFS e UNILA.


Pós-Graduação - UNIVAP


Mestrado e Doutorado - Física e Astronomia


Mestrado Profissional - Bioengenharia


Boas Festas!