273ª - Edição Especial - Ano X
Outubro/2017
              
 

Encontros de Iniciação Científica na Univap
XXI INIC, XVII EPG, XI INIC Jr. e VII INID


A Univap realizou, dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação, Júnior (Ensino Médio e Técnico) e de Iniciação à Docência (XXI INIC, XVII EPG, XI INIC Jr. e VII INID).

Local de realização do evento no Campus
Urbanova

Esse evento faz parte do calendário acadêmico da Univap e também foi incluído em outras instituições devido à importância que a pesquisa tem e por permitir discussões sobre o que está sendo desenvolvido não só por nossos alunos, mas também por outras universidades e colégios do país.
Há 20 anos a Univap se dedica a divulgar a produção científica de alunos da Graduação, Pós-Graduação e, mais recentemente, de alunos do Ensino Médio, para incentivar o desabrochar do pensamento científico, crítico e ético em diferentes faixas etárias.

Equipe responsável pela recepção dos
participantes
 
Atendimento e orientações

A Univap, criada em 1992, ainda é uma jovem Universidade, mas amadurecida e ativa academicamente. Em 2017, foi considerada pelo Ranking Universitário Folha (RUF 2017) a primeira Instituição de Ensino Superior Privada/Comunitária (IESP) do Estado de São Paulo, em Pesquisa. A Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, fundada em 1963, é a mantenedora da Universidade.
A Univap conta atualmente com mais de cinco mil alunos, distribuídos em cinco Faculdades e um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Oferece cerca de 30 cursos superiores e cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) com o devido credenciamento pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). São oferecidos na Universidade os Programas de Engenharia Biomédica (Mestrado e Doutorado); Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado); Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado); Bioengenharia (Mestrado) e Materiais e Catálise (Mestrado).

Solenidade de abertura
 
Vista parcial do público presente

A parceria entre os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com os cursos de graduação enriquece os alunos da Universidade, favorecendo a troca de experiências e abrindo as portas da ciência. Outros diferenciais na formação acadêmico-científica dos alunos da Universidade são as concessões de bolsas de estudos de Iniciação Científica do Pibic-CNPq, pela Fapesp e por meio do Programa de Iniciação Científica Voluntária.
O INIC, criado em 1997, surgiu a partir do interesse da Instituição em fomentar a pesquisa. O primeiro evento contou com a apresentação de aproximadamente 130 trabalhos com estudantes participantes de universidades apenas da região do Vale do Paraíba.

Local das apresentações em painéis
 
Selfie para registrar o momento

O reconhecimento pelas Instituições de Ensino Superior (IES) do país pela seriedade do INIC da Univap cresce a cada ano, tanto é que, em 2016, o comitê científico avaliador recebeu 1.200 artigos, sendo 1.110 aceitos para apresentação por estudantes de mais de 115 IES oriundos de 20 Estados do País. Este ano, o evento recebeu cerca de 1.500 trabalhos, nas diversas áreas do conhecimento e de Instituições da maioria dos estados brasileiros.
Como nos anos anteriores, foram premiados os cinco melhores trabalhos por área do conhecimento, além do melhor trabalho de cada uma das áreas. Os prêmios e certificados foram entregues na cerimônia de encerramento no período da noite do último dia de evento.

Trabalhos Inscritos em 2017

Área do Conhecimento Trabalhos Submetidos Aceitos
Ciências Biológicas 119 98
Ciências da Saúde 294 236
Ciências Exatas e da Terra 73 63
Ciências Humanas 195 171
Ciências Sociais Aplicadas 162 130
Engenharia Agronômica 329 289
Engenharias 194 137
Técnico 87 74
INID/PIBID 44 32
Total 1.497 1.230


Dr. Tadeu Malheiros durante a palestra de
abertura

Em 2017, a Comissão Organizadora elegeu como tema dos Encontros de Iniciação Científica “Ciência que Aproxima, Ciência que Liberta”, para que o evento adquirisse os ares deste mundo novo, tão complexo e, ao mesmo tempo, com tanto a ser descoberto. “A Ciência que Aproxima” nos transporta para uma discussão sobre como a ciência, no mundo contemporâneo, não sobrevive sem parcerias, sem conexões acadêmicas em rede, que tem a possiblidade de aproximar, muitas vezes, realidades socioespaciais tão díspares, mas que comungam de um mesmo objetivo: desvendar o conhecimento. “A Ciência que Liberta” nos leva a pensar no conhecimento produzido como aquele que permite a compreensão do mundo, de proposições científicas intricadas, mas que ao serem desvendadas, possibilitam perceber a insignificância do ser, diante da riqueza do conhecimento que está ao nosso serviço e de uma sociedade melhor.

Exposição de painéis
 
O evento é muito prestigiado pelos
estudantes
 
É preciso explicar o trabalho
desenvolvido

Participaram da solenidade de abertura o Magnífico Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e também Coordenadora Geral dos Encontros de Iniciação Científica da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa e a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.

 
Palavra do Reitor
Ciência: Aproxima e Liberta


A Ciência aproxima o homem das verdades que estão insertas nos fenômenos da natureza, nos funcionamentos dos sistemas, nas composições dos materiais que nos envolvem e nos mecanismos das relações causa-efeito.
Liberta-nos, gradativamente, conforme vamos adquirindo verdades:
- da ignorância sobre o que está presente no espaço de nossas vidas;
- das catástrofes produzidas pelos fenômenos destrutivos, minorando os seus efeitos pela aquisição de capacidade preditiva e, assim, a possibilidade de se tomar medidas preventivas;
- das doenças pelo entendimento das suas fenomenologias e o acesso aos procedimentos curativos;
- das ineficiências e dos erros, quando acessamos os caminhos de otimização do melhor percurso;
- das incertezas, pelo descobrimento dos rumos a tomar;
- das feiuras, pelo entendimento do que é realmente beleza;
- dos desencontros, quando soubermos em plenitude o que é harmonia;
- das aflições, quando detectarmos o que mora na alma humana; e finalizando,
- da desesperança, quando soubermos qual é o construto da fé.

Aproximar-se das verdades é aumentar as liberdades: a ponte para isso é a ciência.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor



Dra. Ana Souza da Unifenas
 
Lançamento do livro Música e
Sociedade com Paulo Barja
 
A palestra Ciência Liberada na Arte,
com Gilberto Mendes

Após as considerações dos representantes da Universidade que deram boas-vindas aos participantes, os presentes assistiram à palestra especial de abertura com o Prof. Dr. Tadeu Fabrício Malheiros, sob o tema: “A Universidade sustentável - Avanços e desafios no ensino, pesquisa e extensão”.
Prof. Dr. Tadeu Malheiros possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991); Engenharia Ambiental pela Faculdade de Saúde da USP (1993); Mestrado em Resources Engineering - Universitat Karlsruhe (1996); Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2006). Atualmente é professor associado na Escola de Engenharia de São Carlos/USP. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Também é membro da Comissão de Sustentabilidade da EESC/USP.


Durante o evento, além das apresentações de trabalhos científicos, foram realizadas no período da tarde, no Centro de Estudos da Natureza (CEN), as oficinas: “Enriquecimento ambiental e reintrodução de animais silvestres”, pela Profa. Dra. Karla Andressa Lopes e pela Médica Veterinária Hanna Sibuya Kokubun; e “Aranhas: mitos ou verdades”, pela aluna do último ano em Ciências Biológicas, Suzanne Santos Toledo. Já nos Auditórios do Ceplade (Bloco 8) “Arte para nos libertar”, com o Artista Plástico Gilberto Vieira Mendes, e “Roda de conversa: relatos com ex-bolsistas do PIBID”.

A Biblioteca da Univap celebra a Semana
Nacional do Livro

Também fez parte da programação a realização de palestras e mesas redondas sobre várias temáticas, entre elas: “O Design do Povo – Diálogos entre design e cultura popular”, com o Prof. Mestre Robson A. Santos e Profa. Dra. Ana M. Barbosa; “Como fazer da saúde algo que aproxima e algo que liberta?”, com o Prof. Dr. Marco Akerman, da área de Saúde Pública da USP; “Prática pedagógica e a construção de uma experiência docente autônoma”, pela Profa. Dra. Ana Cistina Abreu de Souza, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (MG); “Comitê de Ética em Pesquisa: Pendências frequentes em protocolos de pesquisa”, ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Alves.

Exposição do Projeto Arte Reciclável
 
As peças do Artista Plástico Gilberto
Mendes
 
A exposição Arte Reciclável fez o
maior sucesso

Instituições Participantes
1. Anhanguera Educacional
2. Associação de Ensino Superior do Piauí – AESPI
3. Centro de Ensino Doutor João Bacelar Portela
4. Centro Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu – FACIG
5. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET
6. Centro Paula Souza
7. Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP
8. Centro Universitário de Barra Mansa – UBM
9. Centro Universitário de Itajubá – FEPI
10. Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
11. Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS
12. Centro Universitário Estácio da Bahia – FIB
13. Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB
14. Centro Universitário Luterano de Santarém – CEULS
15. Centro Universitário Módulo
16. Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
17. Centro Universitário São Camilo
18. Centro Universitário São Lucas – UniSL
19. Centro Universitário Senac – Campos do Jordão
20. Centro Universitário Teresa D´Avila – UNIFATEA
21. Centro Universitário UNINOVAFAPI
22. Claretiano Centro Universitário
23. Colégio Anglo Cassiano Ricardo
24. Colégio Embraer Juarez Wanderley
25. Colégio Planck
26. Colégios Univap – Aquarius, CTI / Unidade Centro, Villa Branca
27. EEEFM Aristeu Aguiar
28. EEEMI Prof. Nelson do Nascimento Monteiro
29. EEEMI Profa. Maria Dolores Veríssimo Madureira
30. Escola de Negócios e Desenvolvimento de Excelência – ENDEX
31. Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" – ESALQ
32. Escola Técnica Everardo Passos – ETEP Faculdades
33. Escolas Técnicas Estaduais – ETEC – Caraguatatuba
34. Escolas Técnicas Estaduais – ETEC – Cônego José Bento
35. Escolas Técnicas Estaduais – ETEC – Profª Ilza Nascimento Pintus
36. Estácio, Centro de Ensino Unificado de Teresina
37. Faculdade Bilac
38. Faculdade Canção Nova

A palestra com o Dr. Akerman – Saúde
Pública da USP
 
O Design do Povo com Robson A.
Santos
 
Palestra sobre o Comitê de Ética em
Pesquisa

39. Faculdade da Terceira Idade – UNIVAP
40. Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP Botucatu
41. Faculdade de Ciências de Guarulhos – FACIG
42. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – FAFIA
43. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC
44. Faculdade de Imperatriz – FACIMP/DEVRY
45. Faculdade de Roseira – FARO
46. Faculdade de São Sebastião – FASS
47. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá – FATEC
48. Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba – FATEC
49. Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – FATEC
50. Faculdade de Tecnologia de São Sebastião – FATEC
51. Faculdade Metropolitana da Amazônia – FAMAZ
52. Faculdade Multivix Cachoeiro de Itapemirim/ES
53. Faculdade Objetivo – Rio Verde
54. Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS
55. Faculdade Pitágoras
56. Faculdade Sudamérica
57. Faculdade XV de Agosto – FAQ
58. Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá – FEPI
59. Fundação Universitária Vida Cristã – FUNVIC
60. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER
61. Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT UNESP
63. Instituto de Ensino Superior e Pesquisa – INESP
64. Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento – IPPLAN
65. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN
66. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
67. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL
68. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG
69. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
70. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus São Roque
71. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – São José dos Campos
72. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais – IFNMG
73. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
74. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
75. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertão

Participantes do INIC Jr.
 
Apresentação oral de trabalho
científico
 
Aluno do curso de Direito apresenta
sua pesquisa

76. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IF Sul de Minas
77. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO
78. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF
79. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – IF Goiano
80. Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG
81. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
82. Instituto Taubaté de Ensino Superior – ITES
83. Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA
84. Núcleo de Estudos Avançados – NEA
85. Parque Tecnológico de São José dos Campos
86. Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás
87. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
88. Prefeitura Municipal de São José dos Campos – PMSJC
89. Qualifica Guará (Cemep – Guaratinguetá)
90. Recovale Treinamentos
91. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP
92. Secretaria de Saúde de Caçapava
93. Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos
94. Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC
95. Toledo Prudente Centro Universitário
96. Universidad Columbia del Paraguay
97. Universidad Nacional de Rosario
98. Universidade Braz Cubas – UBC


99. Universidade da Amazônia – UNAMA
100. Universidade de Caxias do Sul – UCS
101. Universidade de Mogi das Cruzes – UMC
102. Universidade de São Paulo – USP
103. Universidade de Taubaté – UNITAU
104. Universidade do Estado da Bahia – UNEB
105. Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
106. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
107. Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
108. Universidade do Vale do Paraíba – UNIVAP
109. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVAS
110. Universidade Estadual da Paraíba – UEPB
111. Universidade Estadual de Goiás – UEG
112. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF
113. Universidade Estadual do Piauí – UESPI
114. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP
115. Universidade Federal de Goiás – UFG
116. Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI
117. Universidade Federal de Lavras – UFLA

Aluno da UFOP participa pela primeira
vez do INIC Univap
 
Avaliação de trabalhos por docentes
da Univap
 
Respondendo as perguntas da
professora avaliadora

118. Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
119. Universidade Federal de Pelotas – UFPel
120. Universidade Federal de Rondônia – UNIR
121. Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
122. Universidade Federal de Uberlândia – UFU
123. Universidade Federal de Viçosa – UFV
124. Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
125. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
126. Universidade Federal do Paraná – UFPR
127. Universidade Federal do Piauí – UFPI
128. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB
129. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM
130. Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
131. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
132. Universidade Geraldo Di Biase – UGB
133. Universidade Paulista – UNIP
134. Universidade São Francisco – USF
135. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR
136. Universidade Veiga de Almeida – UVA
137. Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp

Visita ao Observatório de Astronomia
e Física Espacial
 
Conhecendo a TV Univap da Fcsac
 
Laboratório de Catalisadores para o
Refino do Petróleo no IP&D

Estados Participantes

Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Tour no IP&D para conhecer o
Laboratório de Nanotecplasma
 
Visita à Central Analítica Multiusuário
no IP&D
 
Conhecendo as instalações da FCS

Para abrilhantar ainda mais as atividades dos Encontros de Iniciação Científica na Univap, este ano foi realizada uma Exposição do Projeto Arte Reciclável – Ciência Liberada na Arte, pelo Artista Plástico Gilberto Vieira Mendes, que iniciou essas atividades em abril de 2011.
As obras são feitas a partir do lixo eletrônico, lixo tecnológico ou e-lixo, um conglomerado de aparelhos eletrônicos que deixaram de serem úteis por estarem com defeitos ou obsoletos. Robôs feitos com lixo tecnológico, com dois metros de altura, movidos à energia solar, controlados por celular e que se comunicam através de uma tela em áudio e um vídeo com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) são algumas peças apresentadas na exposição. O objetivo é mostrar ao público que usando a criatividade os resultados obtidos por intermédio da arte são ilimitados. A proposta ainda promove a educação ambiental, o desenvolvimento social e cultural.

Oficina no Centro de Estudos da Natureza
sobre animais silvestres
 
Oficina sobre Aranhas – Mitos e Verdades

Os participantes dos Encontros de Iniciação Científica ainda tiveram a oportunidade de visitar, no período da noite de 26 de outubro, o Observatório de Astronomia e Física Espacial e no dia 27, período da tarde, participar do INIC Tour que envolveu visita a alguns espaços da Universidade, entre eles, parte das instalações da Faculdade de Educação e Artes (FEA), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Centro de Estudos da Natureza, que agrega o Serpentário, Borboletário, Viveiro de Plantas Medicinais e o Museu Pedagógico; à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e aos Laboratórios de Nanotecplasma, Catalisadores para o Refino do Petróleo e Central Analítica Multiusuário do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).

Cerimônia de entrega dos prêmios
 
A Coordenadora Geral do INIC homenageia a
equipe organizadora


Premiações


Melhor Trabalho da Área de Ciências Biológicas
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Nádia Maria R. Campos Velho
Timol e Ácido Timoxiacético: Uma Análise do Potencial Fitotóxico em Monocotiledônea e Eudicotiledônea Thayllon de Assis Alves, Thammyres de Assis Alves, Maikon Keoma da Cunha Henrique, Carlos Eduardo de Oliveira Roberto, Patrícia Fontes Pinheiro

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Cinco Melhores Trabalhos na Área de Ciências Biológicas
Histologia das Gônadas de Characidium Alipioi (Teleostei, Crenuchidae), Coletados no Parque Estadual do Forno Grande PEGG/ES Kristian Rodolfo Santos
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Blastosporos são Mais Virulentos do que Conidios de Metarhizium Anisopliae para Infecção de Fêmeas de Aedes Aegypti Anderson Ribeiro, Leila Eid Imad da Silva
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
Estudo da Atividade Antimicrobiana dos Óleos Essenciais de Alfavaca (Ocimumgratissimuml.) e Hortelã (Mentha X Villosa) Ranieli Paiva Lopes, Luciana A. Parreira
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Influência de Enriquecimentos Ambientais no Comportamento de um Casal de Callithrix Aurita Cativos do CRAS Univap Marcellus Pereira Souza
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Timol e Ácido Timoxiacético: Uma Análise do Potencial Fitotóxico em Monocotiledônea e Eudicotiledônea Thayllon de Assis Alves, Thammyres de Assis Alves, Maikon Keoma da Cunha Henrique, Carlos Eduardo de Oliveira Roberto, Patrícia Fontes Pinheiro
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES



Melhor Trabalho da Área de Ciências da Saúde
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Juliana Ferreira Strixino
Viabilidade de Utilização da Palha de Cana-de-Açúcar na Produção de Etanol André de Souza Freitas, Priscila Vargas Pereira, Raquel Vieira de Carvalho
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências da Saúde
A Extensão Universitária Como Prática Interdisciplinar no Acolhimento de Cuidadores Pyetra Prestes Negretti, André Simas, Letícia Corrêa Ferreira, Marcia M. de Oliveira, Chaiane dos Santos, Rafaela Costa
Universidade do Vale do Itajaí – Univali
Potencial do Fotoenticine no Tratamento de Gliossarcoma, Estudo In Vitro Rainara Moreno Sanches de Almeida, Leticia Corrêa Fontana, Gabrielle dos Santos Vitorio, Juliana Guerra
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Viabilidade de Utilização da Palha de Cana-de-Açúcar na Produção de Etanol André de Souza Freitas, Priscila Vargas Pereira, Raquel Vieira de Carvalho
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Avaliação da Ação de Dentifrícios na Matriz Inorgânica e Morfologia do Esmalte Dental Bovino Após Erosão Extrínseca Bruna Ribeiro da Luz
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Comportamento da Contração Concêntrica no Músculo Espástico em Indivíduos Hemiparéticos Anna Carolina Dentello Rondina Nascimento, Mariana Garcia Guedes, Bruna Moreira de Oliveira Spinelli, Andressa Caroline Machuca Felix
Universidade do Vale do Paraíba - Univap



Melhor Trabalho da Área de Ciências Exatas e da Terra
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva
Desenvolvimento de Metodologia Eletroanalítica para Quantificação de Filtros Solares em Cosméticos. Raiane Aparecida Lopes Neves
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Exatas e da Terra
Incorporação do Azul de Toluidina na Síntese de Nanopartículas de Gelatina como Sistema de Liberação Controlada para Fármacos Jéssica Aparecida Ribeiro Ambrosio, Bruna Cristina dos Santos Pinto, Daniele da Silva Godoy, Alexandro da Silva Abreu, Maricília Silva Costa
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Desenvolvimento de Metodologia Eletroanalítica para Quantificação de Filtros Solares em Cosméticos Raiane Aparecida Lopes Neves
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe
Estudo das Variações Magnéticas Tsunamigênicas devido ao Tsunami de Maule (2010) Thiago de Almeida Santos, Virgínia Klausner, Márcio Muella
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Geoestatística Aplicada ao Estudo da Variação de Cores do Quartzo da Região de Antônio Dias/MG. Adam Barros Fernandes, Felipe de Freitas Moreira Vilela, Gabrieli Santos Boulhosa, Giulia Fabri Rodrigues Prado Martins, Thaís Figueiredo de Pinho, Wellington de Oliveira Silva
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Uso de Vant para Fotointerpretação de Lineamentos Julio Almeida Moreira, Mauro de Castro Lima Filho, Alvaro Costa Figueiredo, José Luiz de Souza Louzada
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES



Melhor Trabalho da Área de Ciências Humanas
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali
O Sistema Penitenciário Privado no Brasil: A Exploração Econômica do Sofrimento Raphael Domingos Alves Freire
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Humanas
Ensino de Produção Escrita: A Relevância da Consigna em uma Proposta de Redação do Gênero Textual Artigo de Opinião Daniela Bandeira Navarro
Universidade de Taubaté - Unitau
“[...] As Declarações da Ofendida não Merecem Fé” A Condição da Mulher nos Processos Crimes de Estupro e Defloramento em São José dos Campos (1906-1922) Ana Carolina Alves da Silva
Universidade do Vale do Paraíba – Univap
O Sistema Penitenciário Privado no Brasil: A Exploração Econômica do Sofrimento Raphael Domingos Alves Freire
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Os Desafios da Entrada e Permanência da Universidade por Estudantes da Classe Trabalhadora Mariana Gonçalves Pesso Freitas, Larissa Gomes Lobo, Marcelo Anastácio Diniz, Eneias da Silva Amorim
Universidade Paulista - Unip
Objeto Educacional Digital com Libras: um Recurso no Ensino de Alunos com Surdez Clara Lúcia Puertas de Miranda Caldeira
Prefeitura Municipal de São José dos Campos - PMSJC



Melhor Trabalho da Área de Ciências Sociais Aplicadas
Coordenador de Área: Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian
Análise da Produção dos Vazios Urbanos da Baixada Fluminense: Redesenhando a Paisagem Urbana de Belford Roxo Paloma Ferreira da Silva
Universidade Unigranrio
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Sociais Aplicadas
Conurbações na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Caso de Caraguatatuba/ São Sebastião Ellen Melo Ribeiro de Sousa, Daniel José de Andrade
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Empresas e Marcas se Voltam para a Causa Lgbt Vânia Braz de Oliveira, Márcio Augusto M. da Silva
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Análise da Produção dos Vazios Urbanos da Baixada Fluminense: Redesenhando a Paisagem Urbana de Belford Roxo Paloma Ferreira da Silva
Universidade Unigranrio
A Teoria Geracional dos Direitos Fundamentais Nilsen Aparecida Vieira Marcondes, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
Universidade de Taubaté - Unitau
Tendências do Serviço Social no Processo de Contrarreforma na Política de Saúde: Resistência ou Consenso Maria Joselí de Souza Silva
Universidade Estadual da Paraíba – UEPB



Melhor Trabalho da Área de Engenharia Agronômica
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim
Diversidade de Feijão Carioca por Composição Mineral e Marcadores Microssatélites Matheus Alves Silva, Marina Santos Carvalho, Sabrina Colodette Altoé, Cíntia Machado de Oliveira Moulin Carias
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Engenharia Agronômica
Produção de Mudas de Café Conilon em Substratos Composto por Residuos Agrícolas Lorena Aparecida Merlo Meneghelli, Paola Alfonsa Vieira Lo Monaco, Marcelo Rodrigo Krause, Louise Pinto Guisolfi, Caroline Merlo Meneghelli, Karoline Matiello Almeida, Dandara Lyone Silva Oliveira
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES
Segmentação Automática de Imagens Naturais Utilizando Diferentes Índices de Vegetação Rodrigo Nogueira Martins, Abdon Francisco Aureliano Neto, Marco Antonio Zanella, Marco Aurélio Rodrigues de Souza
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
Diversidade de Feijão Carioca por Composição Mineral e Marcadores Microssatélites Matheus Alves Silva, Marina Santos Carvalho, Sabrina Colodette Altoé, Cíntia Machado de Oliveira Moulin Carias
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Progresso da Ferrugem do Cafeeiro (Hemileia Vastatrix) em Diferentes Níveis de Sombreamento no Cultivo de Clones de Cafeeiro Conilon Lucas José Kuster Peterle, Leonardo Leoni Belan
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Desempenho de Milho Crioulo com Diferentes Doses de Nitrogênio Hiure Onofri, Letícia Martins de Sousa, Geraldo Milanez de Resende, Jony Eishi Yuri
Universidade Federal de Goiás – UFG



Melhor Trabalho da Área de Engenharias
Coordenador de Área: Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos
Síntese e Caracterização Espectroscópica no Uv-Visível Da Pcsio((Ch2)3n(Ch3)2)2 com Potencial Atividade Fotodinâmica Lucas Prudente de Paiva
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Engenharias
Estação Solo para Análise de Voo de Vants em Tempo Real Fernando de Oliveira Santos
Universidade do Vale do Paraíba – Univap
Influência da Concentração de Citrato de Sódio na Formação de Nanopartículas de Prata Guilherme Mosquim Lemes, Maiara Lima Castilho
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Síntese e Caracterização Espectroscópica no Uv-Visível Da Pcsio((Ch2)3n(Ch3)2)2 com Potencial Atividade Fotodinâmica Lucas Prudente de Paiva
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Testes Colorimétricos pelo Método Non-Cross-Linking para o Diagnóstico da Paracoccidioidomicose Marcela Aparecida Cândido, Olavo de Osti Comparato Filho, Thaís da Silva Veriato
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Estudo da Dinâmica de Reentrada de Módulos Espaciais Lucas Carnasciali Cavicchiolo
Universidade do Vale do Paraíba - Univap



Melhor Trabalho do Técnico
Coordenadora de Área: Profa. Ma. Viviana Mendes Lima
O Povo Tenetehara Guajajara e a Política Indigenista de Saúde Diego Rodrigo Pereira, Pedro Henrique Meneses da Silva, Geovana Camara Martins, Israel Felipe Borges Araújo, Jéssica Mendonça Santana
Centro de Ensino Doutor João Bacelar Portela
Cinco Melhores Trabalhos do Técnico
Perfil de Agricultores da Estrada da Uva e do Vinho Entre os Municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, Pernambuco José Gomes de Melo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IFSertão
Reciclagem Artesanal na EEEFM Aristeu Aguiar Maryana Tavares de Souza, Vanessa Fagundes
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
O Povo Tenetehara Gua Jajara e a Política Indigenista de Saúde Diego Rodrigo Pereira, Pedro Henrique Meneses da Silva, Geovana Camara Martins, Israel Felipe Borges Araújo, Jéssica Mendonça Santana
Centro de Ensino Doutor João Bacelar Portela
Proposta de Criação e Desenvolvimento de um Blog para o Curso Técnico de Publicidade para o Colégio Univap - Unidade Centro Ana Carolina de Paula, Bruna da Guia Monteiro, Gustavo da Rosa R. Ferreira
Colégios Univap - Aquarius, CTI / Unidade Centro, Villa Branca
Aplicativo para o Auxílio de Deficientes Visuais nos Mercados Giovanna Pawlow Passaes, Erik Diogo, Vagner Barbosa Portella Junior
Colégios Univap - Aquarius, CTI / Unidade Centro, Villa Branca



Melhor Trabalho do INID
Coordenadora de Área: Profa. Mestra Verá Lúcia Catoto
Construindo Cores da Terra: Uma Proposta do Pibid de Biologia para Difundir a Educação Ambiental Vanusa Rosa Falqueto Fracarole, Danielle Marques Alvaristo, Leonardo Ferreira Fia, Mateus Ferreira Badson, Débora Rose Alves Oakis, Keis Eugênio da Costa
Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
Quatro Melhores Trabalhos do INID
Roda de Conversa como Ferramenta para Abordagem Etnobotânica em duas Escolas Pibid/Capes Anelise Martins Garcia, Karla Andressa Ruiz Lopes, Nádia Maria R. de Campos Velho
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Pibid: Desenvolvimento de Proposta para Intervenção Pedagógica no Final do Ciclo Alfabetização Bárbara Guardiano de Castro Moreira, Cibele Avellar de Souza, Michelle Priscila Santos
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Práticas do Pibid de História: O Uso da Internet e das Redes Sociais como Instigadores da Curiosidade pela Disciplina Rafael de Siqueira Santos, Raquel de Souza Martins Lima, Maria Gabriela Cobra Oliveira
Universidade do Vale do Paraíba - Univap
Caracterização do Estágio Transitório da Fase Especializada do Desenvolvimento Motor e a Intervenção do Pibid Sub Projeto Educação Física Diane Caroline Pinheiro, Vivian de Fátima Gonçalves, Bruna Ellen Gonçalves, Matheus Oliveira Sana, Yago Rodolfo de Souza, Gabriela Syndi de Castro Merlo, Lariesca de Aquino Faria, Fábio Pires de Oliveira, Mariana Bárbara Renó, Claudio Alexandre Cunha
Universidade do Vale do Paraíba - Univap



Foram também premiados os três melhores trabalhos dos alunos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), 2016/2017.

PIBIC/CNPq

Área Nome do Aluno e do Orientador Título do Trabalho
Humanas Tatiana da Silva Prado

Orientadora: Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa
“O Programa Minha Casa Minha Vida em Ponta de Pedras: Uma Análise Comparativa e de Pós-Ocupação”
Exatas Thiago de Almeida Santos

Orientador: Prof. Dr. Valdir Gil Pillat
“Estudo de Distúrbios Geosféricos Associados com o Clima Sísmico”
Biológicas Carlos Dailton Guedes de Oliveira Moraes

Profa. Dra. Cristina Pacheco Soares
“Avaliação da Proteína de Choque Térmico (GRP78) em Terapia Fotodinâmica e Quimioterapia Associada à Hidrocortisona em Células Tumorais”