271ª Edição - Ano X
De 2 a 21 de outubro de 2017
              
 

Alunos Classificados no Pibic-CNPq-Univap 2017-2018
A Profa. Dra. Maria Aparecida Papali, coordenadora de Iniciação Científica da Univap, divulgou, dia 3 de agosto de 2017, a lista dos 22 alunos classificados para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – CNPq-Univap (Pibic-CNPq-Univap) 2017-2018, que preencheram todos os pré-requisitos exigidos por meio de Edital 01/2017.

Classificados
 
Profa. Papali explica o funcionamento do
Programa

O Pibic é um Programa voltado aos alunos de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. O programa visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação professores-pesquisadores.
Os alunos classificados, com seus respectivos orientadores, são:

Classificação Nome do Aluno (a) Nome do Orientador (a)
Fernanda Oliveira Gouvêa Leandro José Raniero
Gabriel Soares Cabral Marcio Tadeu de Assis H. Muella
Caio Stachelis Lopes da Silva Juliana Ferreira Strixino
Thaísa Cristiane Assis dos Santos Lucia Vieira Santos
Clarice Martins Vieira Oli Luiz Dors Junior
Jennifer Kirten Nielsen Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho
Alexandro da Silva Abreu Milton Beltrame Júnior
Carolina Inácio Portela Liu Yao Cho
Luiz Gabriel Xavier de Almeida Maria Aparecida Chaves R. Papali
10º Eduardo Sardão da Silva Arian Ojeda González
11º Jéssica Aparecida Ribeiro Ambrosio Andreza R. Simioni
12º Paloma Carvalho Ocanha dos Santos Ivone Regina de Oliveira
13º Humberto Gimenes Macedo Francisco Carlos Rocha Fernandes
14º Caique Andrade Santos Luciana Barros Sant´Anna
15º Ana Clara Rezeck Renata Amadei Nicolau
16º Isabelle Cristine Pellegrine Lamin Virginia Klausner de Oliveria
17º Giovana Prado Guatelli Mário Oliveira Lima
18º Guilherme Torello Cassiano Redi Marco Antonio Ramirez Ramos
19º Beatriz Ferreira de Carvalho Paula Carnevale Vianna
20º Joyce Nascimento Santos Renata de Azevedo Canevari
21º Marcelo Henrique Pereira M. da Silva Luís Eduardo Silva Soares
22º Keyla Nadhine dos Santos Moares Valéria Zanetti


Aluno do Timor Leste Pede Transferência para Univap
O aluno da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), Sinorino Bere de Jesus, solicitou à Embaixada do Brasil em Díli, por intermédio do Projeto Montanha da Organização para Jovens que atua na República Democrática do Timor-Leste, a transferência para estudar na Univap, em São José dos Campos, e cursar Artes Visuais junto à Faculdade de Educação e Artes (FEA), no Campus Urbanova.
A documentação necessária para efeitos de matrícula junto à Univap foi expedida pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por intermédio da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos, que certifica que os estudos realizados no exterior são equivalentes aos cumpridos no Sistema Brasileiro de Ensino, em nível de conclusão do Ensino Médio, para fins de prosseguimento de estudos em Nível Superior.

O aluno Senorino (ao centro)
 
Representantes da Faculdade, Ong e Reitoria
com o novo aluno

O novo aluno da Univap foi apresentado ao Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, dia 10 de agosto, pela equipe da Organização para Jovens do Projeto Montanha, pela Coordenadora do Curso de Artes Visuais na época, Profa. Mestra Maria Angélica Gomes Maia, e pelo Diretor da FEA, Prof. Dr. Milton Beltrame Júnior.
A Universidade Nacional Timor Lorosa'e (único nome oficial, em português; em tétum seria Universidade Nasionál Timór Lorosa'e) é uma universidade pública do Timor-Leste, única do tipo no país.
Fundada em 2000, em sequência da independência da nação, sua história pode ser remontada, por intermédio da Faculdade de Educação, ao período colonial português, quando surgiram as primeiras escolas superiores públicas preparatórias de professores.

4° Fórum Municipal do Lixo Zero

Profa. Érika durante a palestra na Câmara
 
A Univap foi representada no 4º Fórum Municipal do Lixo Zero pela Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Processamento de Materiais e Catálise, que ministrou a palestra: “Desenvolvimento de Tecnologia de Materiais e Processos".
Realizado dia 1º de setembro, na Câmara Municipal de São José dos Campos, o evento reuniu mais de 60 pessoas, entre professores universitários, alunos, representantes do poder público, de autarquias e outros interessados.
Na ocasião, a Profa. Erika Peterson aproveitou a oportunidade para apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Universidade na área de processos de reciclagem e reutilização de resíduos da construção e de demolições para a aplicação em materiais de construção civil.
Além da Profa. Erika, da Univap, participaram também do Fórum a Profa. Dra. Fabiana Fiori, da Unesp; o diretor de Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura Municipal, Ronaldo Madureira; e o secretário de Urbanismo e Sustentabilidade, Marcelo Manara.
A Semana do Lixo Zero em São José foi sugerida pelo vereador Cyborg, aprovada na Câmara Municipal, por intermédio da Lei 9.230, de 19 de dezembro de 2014, e este ano foi realizada no mês de outubro.
De acordo com o coordenador do fórum e do Movimento Lixo Zero na cidade, Leonardo Magno, o trabalho pela conscientização da redução de resíduo orgânico na cidade começou em 2014, com a primeira edição do fórum municipal. Ele disse ainda que o conceito de lixo zero tem como um dos objetivos fazer um melhor aproveitamento dos resíduos (orgânicos e recicláveis), destinando para o aterro sanitário somente o rejeito que não pode ser reaproveitado, como fraldas e absorventes higiênicos.

Fontes: Univap e Câmara Municipal de São José dos Campos

Exposição no CenterVale Shopping
Projetos dos Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo


Os alunos do 7º período semestral (4º ano) do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap apresentaram, na Expo Design do CenterVale Shopping, a Mostra de Cadeiras projetadas por intermédio da disciplina de Comunicação Visual, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Ana Botelho.
A Mostra, que ficou em exposição até o dia 30 de setembro, apresentou treze trabalhos desenvolvidos pelos alunos, inspirados nas modernas escolas de arquitetura da primeira metade do século XX, entre elas a Bauhaus, da Alemanha, que incentivava os estudantes a terem experiências com o desenvolvimento de projetos de objetos reais e sua execução em oficinas de madeira, metal, cerâmica, tecido, entre outros materiais.

Os alunos do Curso de Arquitetura da
Univap
 
Vista Parcial do espaço Expo Design
 
O design de algumas peças
desenvolvidas pelos alunos

De acordo com a Profa. Ana Botelho, o design dessas cadeiras exigiu dos alunos o mesmo que é requerido por qualquer projeto de arquitetura: noções de escala, proporção e antropometria; conhecimento dos materiais e suas propriedades físicas e formais; escolhas corretas de cor, textura e acabamentos e, principalmente, soluções finais originais, criativas e inovadoras.

Fonte: Jornal Joseense

Curso de Nutrição
Orientações e Oficinas


 
Oficina realizada no hall de entrada da Biblioteca Central
(Bloco 5) no Campus Urbanova
Alunos do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap realizam no decorrer do ano, como parte das atividades de estágio curricular supervisionado, atendimentos e oficinas de nutrição gratuitas para alunos e a comunidade em geral.
Os atendimentos nutricionais são realizados em consultas pré-agendadas individuais, sempre às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no período da manhã. Já as oficinas de nutrição, também no período da manhã, são realizadas às quartas-feiras, na Residência Experimental, no hall do Centro de Práticas Supervisionadas do Bloco 7, nos prédios da Biblioteca Central (Bloco 5) e na sala de espera das clínicas do curso de Odontologia (Bloco 4).
As oficinas têm por objetivo apresentar temas relevantes sobre alimentação, promover a educação alimentar e nutricional para os participantes; desenvolver nos estagiários as competências técnicas inerentes à sua formação profissional.
A alimentação correta é essencial para uma vida saudável. O hábito inadequado pode acarretar problemas de saúde imediatos e em longo prazo.

I SIPATMA

Representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FVE, Campus Urbanova, organizaram de 2 a 4 de outubro, a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente (I SIPATMA).
O evento teve por objetivo capacitar os funcionários da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora dos Colégios Univap, Parque Tecnológico e Universidade, em ações preventivas e corretivas em relação à preservação do meio ambiente, da qualidade de vida, segurança e saúde do trabalhador.

Caminhada Outubro Rosa no Campus
Urbanova
 
Marcelo Xavier, Presidente da
CIPA/Urbanova, abre a Semana
 
Carlos Bolívar da Prestomed durante a
palestra sobre segurança do trabalho

As atividades tiveram início no dia 2 com a participação de alguns funcionários e alunos que seguiram numa caminhada pelo Campus Urbanova, estimulados pela comissão organizadora a usarem a cor rosa em celebração à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama (outubro rosa). No período da tarde, assistiram a uma palestra sobre Nutrição com a Profa. Mestra Teresa Marsi, do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). No dia 3, a palestra “A Importância da Segurança no Trabalho”, foi ministrada por Carlos Bolívar da Prestomed; Já no dia 4, foram realizadas duas palestras, “Ergonomia no trabalho”, pela Profa. Mestra Fernanda Napoleone, do Curso de Fisioterapia da FCS e “Lixo Zero”, com Daniel Caratti, do Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap. Durante a I SIPATMA, foram realizados sorteio de brindes aos funcionários participantes.

II Seminário de Resíduos Sólidos da FVE/Univap

Com a finalidade de apresentar os resultados do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos (PGRS) da Fundação Valeparaibana de Ensino/Universidade do Vale do Paraíba (FVE/Univap) em 2016-2017, o Prof. Mestre Edvaldo Gonçalves Amorim, Gestor do PGRS e Docente da Universidade, bem como a equipe de trabalho organizaram, dia 4 de outubro, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) Campus Urbanova, o II Seminário de Resíduos Sólidos da FVE/Univap.

Prof. Mestre Edvaldo na abertura do
evento
 
Ex-aluna Priscila Marino
 
Representante da Urbam

Na ocasião foram apresentados aos ouvintes o Comitê Gestor do PGRS da FVE; a divulgação das ações realizadas no período de março/2016 a fevereiro/2017 e proferidas três palestras, intituladas: “Cuidados na coleta seletiva durante a segregação: Estudo de caso da coleta seletiva da Univap - uma análise quantitativa e microbiológica”, ministrada pela ex-aluna Priscila Marino, resultado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); “Gestão integrada de resíduos sólidos no município de São José dos Campos – SP”, ministrada por um funcionário da Urbanizadora Municipal (autarquia da Prefeitura Municipal de São José dos Campos); e “Resíduos eletroeletrônicos: Como descartar corretamente”, ministrada por um dos membros da Cooperativa Coopertech.

Psicopedagogia Vai ao Cinema

 
A Coordenadoria do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap (Educação Continuada/PosGrau), sob a coordenação da Profa. Dra. Delcimar de Oliveira Cunha, convidou o palestrante Dr. Carlos Eduardo Rios Pereira, Psiquiatra e Psicanalista, para fazer uma análise sobre questões psicopedagógicas abordadas em obras cinematográficas. O filme em análise no evento denominado: “A Psicopedagogia Vai ao Cinema”, no encontro realizado dia 6 de outubro, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), foi “Precisamos falar sobre o Kevin”, que conta a história de Eva, que nunca quis ser mãe e por isso tem uma relação complicada com seu filho Kevin. O garoto está em uma casa de detenção depois que atirou contra colegas de escola. Em suas visitas a Kevin, Eva acaba repensando sua vida e procura analisar os motivos da tragédia que destruiu sua vida e de sua família.

Fontes: Curso de PCI/Univap/Telecine

Coletivo Metropolitano
Para (Re)Pensar as Cidades no Brasil


As coordenadorias do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap e do Programa Espaço e Sociedade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), associados por meio do Coletivo Metropolitano, organizaram no dia 10 de outubro, a partir das 14h30, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, em São José dos Campos, um encontro entre pesquisadores, professores, alunos, representantes de entidades do setor público, lideranças comunitárias, coletivos e outros interessados para discutir o que mudou nas metrópoles, nas cidades médias e nos fluxos migratórios. No debate foram tratados temas a respeito de como e por que a onda participativa (dos anos 1980 e 1990) foi contida; quais as bases para retomá-la, em que novas condições isso poderia ser feito e que projeto se pode ter para as Cidades do Brasil, no futuro. No evento foram apresentados os principais problemas geradores da desigualdade socioespacial, ocasionados pela forma em que a urbanização brasileira se configurou, e ainda configura, e que atinge cada vez mais as cidades médias, como São José dos Campos, por exemplo.

Dr. Miguel (Inpe), Dr. Reschilian e a
Dra. Sandra Costa (PPLUR/Univap)
 
Dra. Ermínia Maricato durante a
palestra
 
Vista parcial do público presente

O evento “Coletivo Metropolitano - Para (Re)Pensar as Cidades no Brasil” contou com a participação da Profa. Dra. Ermínia Maricato, docente universitária, pesquisadora acadêmica e ativista política.
A palestrante ocupou os cargos de Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, na Prefeitura de São Paulo (1989-1992), e Secretária Executiva do Ministério das Cidades, no Governo Federal (2003- 2005). É professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde defendeu mestrado, doutorado e livre docência. Foi fundadora do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LABHAB) da FAU/USP (1997); coordenadora do Curso de Pós-Graduação da FAU/USP (1998-2002), e integrante do Conselho de Pesquisa da USP (2007). Foi também professora visitante do Human Settlements Centre da University of British Columbia, Canadá (2002) e da School of Architecture and Urban Planning of Witwatersrand – Johannesburg/South Africa (2006).
Atualmente a palestrante é professora visitante do Instituto de Economia da Unicamp e professora colaboradora do Curso de Pós-Graduação da FAU/USP, além de participar de corpos editoriais, entre outras atividades.
O evento também promoveu o lançamento do Fórum Popular de Discussão Urbana de São José dos Campos, apoiado pelo Coletivo Metropolitano e organizado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em São José dos Campos.

Introdução à Poética de Lygia Clark com Célia Barros

Os alunos dos cursos de Artes Visuais e de Psicologia da Faculdade de Educação e Arte (FEA) da Univap tiveram a oportunidade de assistir, dia 11 de outubro, à palestra sobre Arte, Experiência Terapêutica e Conhecimento, com a artista, curadora e educadora, Célia Barros.

A palestrante convidada com as professoras
Lindsay (Artes Visuais) e Lívia (Psicologia)
 
Vista parcial do Auditório

Com a temática “Introdução à Poética de Lygia Clark”, Célia apresentou as várias proposições que extrapolam o campo da arte na obra de Lygia Clark. Apresentou o percurso da artista desde a obra “bichos” até o projeto “Estruturação do Self”. A pesquisa desenvolvida por ela em torno do corpo como sujeito de conhecimento influencia as áreas como a dança, a psicologia e a educação.
A palestrante convidada é Mestra em Produções Artísticas e Investigação pela Facultat de Belles Arts da Universidat de Barcelona. Atualmente dirige a produtora cultural “Homens de Saia – Utopias Possíveis”, que sonha, cria e produz exposições de artes visuais. Célia integrou também a equipe permanente da Fundação Bienal de São Paulo, de 2013 a 2016. Foi Coordenadora Pedagógica do projeto “Lugares”, de Stela Barbieri, em 2015, no Sesc Belenzinho, Santana e Bom Retiro. Atua como curadora no projeto “Pedras são Preciosas”, selecionado pelo ProAC Obras e Exposições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Visita dos alunos da E.E Profa. Maria Dolores Verissimo Madureira

Cerca de 90 alunos do 3° ano do Ensino Médio, acompanhados por quatro professores da E.E Profa. Maria Dolores Verissimo Madureira, do Jardim Anhembi, visitaram, no período da tarde do dia 16 de outubro, as instalações da Univap no Campus Urbanova.

Visita ao Centro de Estudos da
Natureza
 
Laboratório de Química na Feau
 
Conhecendo as instalações do curso
de Enfermagem na FCS

A visita teve início pelo Centro de Estudos da Natureza da Faculdade de Educação e Artes (FEA), onde tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Pedagógico e os diversos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas; em seguida, dirigiram-se à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), onde assistiram ao vídeo institucional da Universidade e à apresentação dos cursos oferecidos na Faculdade; foram à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); no Auditório Bloco 5, para assistir à apresentação da Faculdade de Direito (FD) instalada no Campus Castejón; na TV Univap, que faz parte da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), e por último, nas instalações do Curso de Educação Física (FEA), onde foram recebidos no Auditório por professores coordenadores dos cursos oferecidos.

Palestra sobre a Faculdade de Direito
com Prof. Daniel
 
Interação na TV Univap/Fcsac
 
Professores da FEA explicam o
funcionamento dos cursos

Durante o percurso estabelecido no roteiro de visitação, os alunos conheceram pelo menos dois laboratórios de cada Faculdade, receberam do comitê de recepção da instituição impressos sobre todos os cursos, informações sobre o Vestibular 2018 e eventos que iriam ocorrer no período de 23 a 28 de outubro, entre eles a Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau); Semana da Faculdade de Educação e Artes (SemFea); dos Encontros de Iniciação Científica e do Open Campus.

Galeria de Artes Ivonne Tessin Weis
Reinauguração no Campus Urbanova


Destinado a exposições temporárias, individuais ou coletivas de artes visuais contemporâneas, de pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, fotografia, vídeo e instalações, a Galeria de Artes Ivonne Tessin Weis da FVE/Univap foi inaugurada no Campus Aquarius, dia 2 de dezembro de 2011, (Rua Tertuliano Delphim Jr., 181 no Jardim Aquarius), local onde funcionava a maioria dos cursos oferecidos pela Faculdade de Educação de Artes (FEA) e chegou a receber obras de importantes artistas, como Evandro Carlos Jardim, Aldemir Martins, Burle Marx e Moisés Patrício. Com a junção de todos os cursos no Campus Urbanova, a maior infraestrutura da Universidade, a Galeria também teve que ser transferida e implantada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8, local onde há maior fluxo de pessoas e que continuará a ser um espaço de estímulo e fomentação da arte, de novas produções artísticas, seja no meio acadêmico ou de expoentes.

Representantes da FVE/Univap na
reinauguração da galeria
 
O artista Amilton Damas em
depoimento em vídeo
 
Alunos e professores do curso de
Artes Visuais

A reinauguração da Galeria foi realizada no dia 17 de outubro, a partir das 19h, com a exposição "Cidades", contendo obras do artista plástico Amilton Damas de Oliveira. A exposição apresenta um novo olhar sobre o patrimônio cultural edificado e paisagístico da região.
Graduado em Arquitetura na Univap e com Mestrado na Unicamp, Amilton Damas é artista visual e gravurista. A exposição de xilogravuras “Cidades”, compõem o primeiro álbum de gravura formada por paisagem urbana edificada e natural das cidades de Aparecida do Norte, Campos do Jordão, Guararema, Jacareí e de São José dos Campos, todas no interior de São Paulo. As imagens sintetizam a trajetória artística de Damas, que teve sua primeira experiência com a gravura de paisagem urbana em 1997.
 
 
Profa. Mestra Ivone T. Weis
(In memóriam)
A Profa. Ivonne Weis foi docente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, por mais de 30 anos. Graduou-se em Filosofia pela USP (1952); Mestrado em Tecnologia da Educação pelo Inpe (1977); Cursos de Aperfeiçoamento e Extensão Cultural no Departamento de Humanidade do ITA e em Psicologia Experimental na USP. Publicou artigos em revistas especializadas e foi colaboradora do Jornal Agora no Caderno de Educação; desenvolveu projetos e ocupou funções de grande relevância em São José dos Campos; fez parte da equipe idealizadora de implantação da “Escolinha de Arte do CTA” no período de 1964 a 1975. Este trabalho teve como referência o projeto desenvolvido por Augusto Rodrigues, no Rio de Janeiro, de caráter pedagógico inovador, relacionando a importância entre Educação e Arte na formação do ser humano. É importante ressaltar, que nesse momento (1964), o ensino de Arte no Brasil ainda não vigorava como uma atividade ou disciplina obrigatória nos currículos escolares. A “Escolinha” foi espaço de aprendizagem para alunos, dos quais hoje se pode citar conceituados artistas plásticos, como Célia Euvaldo, Marcos Augusto Cecchini e Eveline Borges. A Profa. foi também Chefe da Divisão da Pré-Escola do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal. Na FVE ocupou os cargos de Vice-Diretora e Chefe do Departamento de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1973 a 1975 e de 1979 a 1980) e Diretora da Faculdade de Ciências Humanas (1981/1983). Recebeu vários prêmios e medalhas de “Honra ao Mérito” do Sesc; escreveu vários livros, o último deles, “No Vai e Vem da Vida” – Poemas, publicado em 2003. Faleceu aos 78 anos de idade, no dia 13 de fevereiro de 2008.
Por tudo isso e muito mais, ocorre a justa homenagem da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da FVE/Univap a uma das pessoas mais importantes no cenário do ensino de Artes em São José dos Campos.

Encontro das Escolas que Publicam

Os participantes do Encontro na Univap
 
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap), por intermédio da Faculdade de Educação - FEA, em parceria com a Diretoria de Ensino de São José dos Campos e da Escola Estadual Dr. Rui Rodrigues Dória, promoveu, no dia 18 de outubro, o "Encontro das Escolas que Publicam", oportunidade para demonstrar as publicações que são realizadas nas escolas públicas estaduais.
O referido Evento foi apresentado pela Docente e Coordenadora do Curso de História (FEA), Profª Drª Ana Enedi Prince, e contou com a presença da Representante da Diretoria Regional de Ensino da Rede Pública Estadual, Maria Cláudia Outeiro Gorla; da Supervisora de Ensino, Thaianne Margarida Santiago Bernardino, e das representantes das Escolas Públicas Estaduais que apresentaram seus projetos.
O objetivo do Encontro foi evidenciar o trabalho das Escolas que registram as suas práticas desenvolvidas no espaço escolar, as quais são sistematizadas em forma de publicações.
As Escolas que apresentaram seus projetos foram: EE Dr. Rui Rodrigues Dória; EEEMI Prof. Nelson do Nascimento Monteiro; EE Santana do Paraíba; EE Armando de Oliveira Cobra (São José dos Campos) e EE Joaquim Vilela de Oliveira Marcondes (Guaratinguetá).

Abertura do Encontro pela Profª Drª Ana Enedi
 
Representantes das Escolas Públicas que
apresentaram projetos

Além dessas apresentações, o aluno do Curso de História/FEA/Univap, Rafael de Siqueira Santos, realizou uma demonstração relativa às publicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).
Durante o Encontro, foi também anunciado a realização do 1º Congresso Nacional de Educação da Faculdade de Educação e Artes (FEA/Univap), com a temática: “Desafios, Tecnologia e Pesquisa na Educação Brasileira”, que será realizado de 28 a 30 de maio de 2018.

I Torneio Interescolar de Futsal

A Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap cedeu as quadras cobertas do Campus Urbanova para a realização do I Torneio Interescolar de Futsal, no sábado, 21 de outubro.
Sob a orientação do Prof. Esp. Dorival Césare Júnior, o Torneio contou com a participação dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson Nascimento Monteiro, Colégio Poliedro, Colégio Objetivo Aquarius, Colégio Univap Centro e Colégio Univap Aquarius.
O objetivo do I Torneio Interescolar de Futsal foi proporcionar a integração entre os estudantes das referidas Escolas. Foram vencedores na competição o Colégio Poliedro (1º) e Colégio Objetivo Aquarius (2º).

 
 

Vestibular 2018


Ciclo de Palestras de Psicanálise


IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica


EXPOCOMARTE


III Campeonato de Robôs


Colóquio Psicopedagógico da UNIVAP


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Vestibular 2018 – Inscrições Abertas


De 1º de Outubro até 28 de novembro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Ciclo de Palestras de Psicanálise
Tema: Agressividade e Violência: Dimensões clínicas e psicanalíticas


Palestrantes: Daniel Lipparelli, Jonas Boni, Cristina Cortezzi Reis e Marcella Oliveira

Horário: 18h30 às 22h

Local: Ceplade – Bloco 8 – Campus Urbanova

Inscrições gratuitas

Organização: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise – Teoria e Técnica

Informações: (12) 3949-2292

8 de novembro
XIII Seminário "Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde " - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

Horário: 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

9 de novembro
IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Ceplade – Bloco 8 – Campus Urbanova

Inscrições gratuitas por e-mail: pgfisioterapia@univap.br

Organização: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica

Informações: (12) 3949-2292

11 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 21 a 23 de novembro
Prova – Vestibular 2018

Campus Urbanova

Horário: 9h às 13h

Obs.: Chegar com pelo menos 1 hora de antecedência

3 de dezembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: 9h às 11h30 e 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas