270ª Edição - Ano X
De 13 a 30 de setembro de 2017
              
 

Comitiva do IAE/DCTA Visita o IP&D da Univap
 
Uma comitiva de pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), liderada pelo Coronel Abílio Neves Garcia, visitou no dia 11 de agosto as instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).
A comitiva foi recebida pelo Diretor do IP&D, Prof. Dr. Leandro José Raniero; pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva e pelas coordenadoras dos Programas de Mestrado Profissional, Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais e Catálise) e Dra. Andreza Ribeiro Simioni (Bioengenharia).
O objetivo da visita foi conhecer as instalações, os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu oferecidos na Universidade e as pesquisas em desenvolvimento para estabelecer futuras parcerias. Na ocasião, a comitiva também conheceu os laboratórios de Catalisadores para Refino de Petróleo; Central Analítica Multiusuário; Cerâmicas Avançadas; Ciências Ambientais; Espectroscopia no Infravermelho; Espectroscopia Raman; Nanossensores; Nanotecnologia e Processos a Plasma e de Síntese Orgânica.

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior - Capes/MEC

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa e a Diretoria do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), órgão responsável pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade, convidaram todos os alunos de Mestrado e Doutorado para uma reunião no dia 5 de setembro, no Auditório do IP&D, para explicar as mudanças que a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) estabeleceu reconhecendo a Univap como Instituição Comunitária, sendo os alunos beneficiados nos mesmos moldes que as instituições públicas e federais.
O Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação Stricto Sensu oferecidos por Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES) por meio da concessão de bolsas de estudo e taxas escolares aos cursos de mestrado acadêmico e doutorado.

A Pró-Reitora, Dra. Sandra Costa e o Diretor do
IP&D, Dr. Leandro Raniero
 
Alunos e professores de Mestrado e Doutorado
no Auditório do IP&D

As bolsas de estudo, bem como as taxas escolares, são gerenciadas pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação das ICES, ou equivalentes, que são responsáveis pela seleção e acompanhamento dos beneficiários, conforme orientações da Capes.
A finalidade é contribuir para a formação e manutenção de padrões de excelência e eficiência na formação de recursos humanos de alto nível no País. Dessa forma, a Capes distribui bolsas de mestrado e de doutorado diretamente às instituições que possuem cursos de pós-graduação Stricto Sensu avaliados pela agência e com nota igual ou superior a 3. As bolsas da Capes são institucionais, ou seja, são distribuídas às instituições de ensino superior (IES), que repassam aos alunos por meio de processo seletivo. Entretanto é a Capes a responsável pelo pagamento da bolsa, realizada por meio de depósito diretamente na conta de cada estudante e este repassa o valor à Instituição, para a manutenção da sua bolsa de estudo.

Ex-Alunos Visitam o Curso de Educação Física

O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, por intermédio da disciplina “Seminários de Modalidades Esportivas”, ministrada pela Profa. Dra. Patricia Mara Danella Zácaro, recebeu, dia 5 de setembro, a ex-aluna do curso, integrante da Equipe Olímpica Rio 2016 e ex-atleta de Hóquei sobre grama, Cristiane Vergueiro. No dia 12 de setembro, a visita foi do ex-aluno e atual atleta na Luta de Braço, Roberto Silva, que fez apresentações e também falou sobre a carreira profissional.
A referida disciplina procura apresentar aos alunos esportes não tão divulgados e discute a inserção do educador físico no mercado de trabalho.

 

Nas duas visitas, os ex-alunos da Univap apresentaram as técnicas dos esportes aos alunos do 4º período semestral, tiraram dúvidas e fizeram perguntas sobre as áreas de atuação.

Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais
Encontro da Região Sudeste


 
A Profa. Andreza, Dra. Teresa e a Profa. Erika
As docentes da Univap, Profa. Drª Erika Peterson Gonçalves, coordenadora do Mestrado Profissional em Processamento de Materiais e Catálise e a Profa. Drª Andreza Ribeiro Simioni, coordenadora do Mestrado Profissional em Bioengenharia, junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), representaram a Universidade durante a realização do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais, no Encontro da Região Sudeste, realizado dia 13 de setembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie − Campus Higienópolis, em São Paulo.
Durante o evento, direcionado a professores, coordenadores e gestores das áreas relacionadas ao mestrado profissional, foi realizada a palestra “Doutorado Profissional”, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Mara de Melo Tavares – Universidade Federal Fluminense (UFF) e atual Vice-Presidente do FOPROF.
No Encontro da Região Sudeste foram discutidos vários temas, entre eles a identificação de problemas e soluções regionais do mestrado profissional; experiências de financiamento fora da esfera pública e também reunião em grupos de trabalho com o objetivo de identificar as práticas dos diferentes mestrados.
De acordo com as coordenadoras dos Programas da Univap, a participação no evento foi de vital importância para o desenvolvimento dos Mestrados Profissionais na instituição, além disso, foi possível estreitar as relações com profissionais de áreas correlatas para parcerias futuras.
Por ocasião do evento, as docentes da Univap estiveram com a Coordenadora da Região Sudeste do Diretório Nacional do Fórum de Coordenadores de Mestrados Profissionais, Profa. Dra. Teresa Cristina Janes Carneiro, do Departamento de Administração da Universidade do Espirito Santo (ao centro na foto).
O mestrado profissional é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto sensu que apresenta os mesmos elementos do mestrado acadêmico, como a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, mas que incorpora métodos e técnicas aplicados à realidade da sociedade.
O Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais (FOPROF) congrega mais de 1.050 Programas de Mestrado Profissional no País. Isso o torna o maior grupo de Programas de Pós-Graduação no Brasil.
Os resultados dos trabalhos desenvolvidos no FOPROF serão levados para o XI Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação Profissionais, que será realizado dias 27 e 28 de novembro de 2017, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ.

Roda de Conversa
Saberes, Fazeres, Saúde


 
A Univap, mais uma vez, apoiou a Associação Paulista de Saúde Pública – Núcleo do Vale do Paraíba (APSP/RMVale) numa atividade relacionada ao 15º Congresso Paulista de Saúde Pública, que será realizado de 2 a 4 de novembro em São Paulo, sob a temática “Saúde é Política: Imaginação, Território e Produção do Comum”.
Iniciando os trabalhos regionais, a APSP/RMVale organizou uma roda de conversa com a provocação: como e por que integrar as práticas de saúde às ações sociais e culturais que acontecem nos bairros? Para isso, membros das equipes de saúde da família das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Campos de São José, Jardim São José II e Vila Paiva, bem como participantes do EcoMuseu de São José dos Campos, também do bairro Campos de São José, e docentes da Universidade, participaram, no dia 15 de setembro, a partir das 13h30, no Campus Castejón, da Roda de Conversa – Saberes, Fazeres, Saúde – A experiência do EcoMuseu em dois bairros de São José dos Campos: construindo a saúde das pessoas e comunidades.
De acordo com os organizadores, a percepção ampliada da saúde (envolvendo a dimensão social e ambiental) pode, potencialmente, modificar o rumo da medicalização da vida que temos visto acontecer com intensidade cada vez maior, e é um fértil campo de trabalho para as equipes de saúde da família. Nos bairros e na cidade há diversos movimentos e ações trabalhando essas dimensões, no entanto, sem perceber que estão fazendo saúde. As unidades de saúde, por sua vez, estão fechadas em procedimentos técnicos e profissionais e não percebem o quanto aqueles movimentos são importantes para a saúde das pessoas e da comunidade. Na conversa, a apresentação dos diferentes pontos de vista, a troca de expectativas de profissionais da saúde e de cidadãos em relação a visitas domiciliares, grupos de educação e o reconhecimento da importância do resgate cultural e da formação de laços sociais para a saúde e bem estar proporcionaram a todos um novo olhar sobre a relação saúde/envolvimento comunitário.
De acordo com os organizadores, a Roda de Conversa pareceu ser um ótimo meio de aliar esses movimentos à prática cotidiana de trabalho das equipes de saúde da família.

Resultado do Programa Fórmula Santander
Aluno do Curso de Engenharia Elétrica e Eletrônica da FEAU é Selecionado


 
A Pró-Reitora Sandra Costa e o aluno Thiago
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulgou na primeira quinzena do mês de setembro o resultado do processo de seleção para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander 2017.
O beneficiado foi o aluno Thiago de Almeida Santos, do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e Eletrônica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU) da Univap.
Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é iniciativa de mobilidade internacional que beneficia anualmente universitários do Brasil, Espanha, México e Reino Unido.
A seleção na Univap levou em conta, de acordo com as exigências do Edital 02/2017, as notas apresentadas no histórico escolar; trabalhos eventualmente apresentados (ou aceitos para apresentação) em congressos e artigos publicados (ou aceitos para publicação) em periódicos especializados e o tempo de envolvimento no Programa de Iniciação Científica.
Esse benefício do Programa de Bolsas Fórmula Santander 2017 tem valor equivalente a 5.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado durante a vigência do contrato, nesse caso até 31/12/2018, como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem, alimentação e seguro saúde e vida, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. Ressalta-se que a responsabilidade pela obtenção de visto para o país desejado deve ser de responsabilidade do aluno selecionado.
A Univap possui convênio de mobilidade estudantil com as seguintes Instituições: Instituto Piaget, Universidad de Antofagasta, Universidad de Guadalajara, Universidad de Valparaiso, Universidad de Viña del Mar, Universidad Nacional de Villa María, Universidade do Porto, Universitat de Valéncia, Université Paris Diderot e University Aalborg.
Os critérios de inscrição e de avaliação foram publicados em Edital 02/2017 na Intranet e site da Universidade e seguiram as instruções normativas do Santander Universidades.

Preparação para o Enade

A Faculdade de Educação e Artes (FEA), a fim de preparar de forma descontraída os alunos de todos os cursos (Bacharelado e Licenciatura) que irão prestar este ano o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizou no dia 18 de setembro, no período da noite, na quadra de esportes do Campus Urbanova, atividades de integração.
As atividades consistiram na realização de um bate-papo informal entre professores convidados (Profa. Dra. Adriane, Profa. Dra. Lívia e Profa. Dra. Ana Enedi) e alunos inscritos na prova. O evento contou também com a participação, mesmo que indireta, por observação, dos demais alunos da FEA. Esse bate-papo foi realizado aos moldes do programa de televisão “Altas Horas” e foi chamado de “Até Altas Horas Estudando”. As perguntas foram comandadas pelo ex-aluno do curso de Educação Física André Teixeira Borges, e teve a participação da Banda AACC e o grupo Nosso Time de Pagode.
Irão participar do Enade os alunos dos últimos anos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Química, Artes Visuais, Geografia, História e Pedagogia.
O Exame será realizado dia 26 de novembro, a partir das 13h, em local a ser ainda estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

   

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional e junto com o Enade formam um tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Além dos alunos dos cursos da FEA, também participarão do Enade os estudantes das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado/FEAU) da Univap.

Fontes: FEA/Inep

Workshop na Área de Enfermagem

 
A Enfermagem Unida do Vale, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem de São Paulo (ABEn) – Núcleo Regional do Vale do Paraíba e a Coordenadoria do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), organizaram no dia 19 de setembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, o Workshop “Ética e postura nas mídias digitais para profissionais de saúde”.
A Enfermagem Unida do Vale é formada por um grupo de profissionais que se reúnem com a finalidade de trocar experiências e estudo contínuo.
Participaram do evento, além dos profissionais, professores e estudantes da área, que assistiram às palestras em mesas redondas: “Implicações Legais das Postagens Dentro das Redes Sociais” e “Gestor Hospitalar, Advogado e Coren”; à apresentação de slides e fotos e suas possíveis complicações, e também fizeram parte de uma dinâmica de conscientização das postagens em redes sociais.

XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional

 
O Prof. Dr. Arian Ojeda González e os alunos doutorandos Antônio Nilson Laurindo Sousa e Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, participaram do XXXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, realizado de 19 a 22 de setembro, nas dependências do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, da Fatec e do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Por ocasião do Congresso, a equipe da Univap apresentou em formato de pôsteres os seguintes trabalhos científicos: “Revisão da Solução Analítica/ numérica da equação de Grand – Shafranov”, de autoria do Prof. Dr. Arian Ojeda González; “Revisão da solução de Harris 1962 que simula a estrutura de uma lâmina de corrente unidimensional (1-D)”, Antônio Nilson Laurindo Sousa; “Aplicação do modelo livre de força para estudo de nuvens magnéticas interplanetárias”, Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira.
O referido Congresso é o mais importante evento da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) e tem por objetivo congregar professores, pesquisadores, profissionais de empresas, centros de pesquisas e estudantes das mais diversas áreas da Matemática Aplicada e Computacional para divulgar e discutir os resultados (conclusivos e em desenvolvimento) das suas pesquisas, bem como conhecer a produção científica das principais instituições nacionais.

Visitas ao Laboratório de Anatomia da FCS/Univap

 
O Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde, sob a responsabilidade do Técnico Marcos Vinicius Domiciano, recebeu a visita dos alunos da QPLAN Consultoria, Curso e Treinamentos, que possui unidades em São José dos Campos e em Jacareí.
As visitas foram realizadas nos dias 19, 20 e 26 de setembro, quando os 83 alunos da instituição tiveram a oportunidade de conhecer e entender, por intermédio de peças sintéticas e naturais, o funcionamento do Corpo Humano, em especial, os sistemas digestivo, cardíaco, urinário, respiratório, reprodutor masculino e feminino.
A QPLAN atua nas áreas técnicas, de planejamento, orçamento, comercial, financeira, segurança no trabalho, preparação para certificação pela ISO, treinamentos para qualificação de mão de obra, entre outras atividades.

Alunos da EE Prof. Nelson Nascimento Monteiro na Univap
Caminhada Ecológica, Oficinas e Lançamento de Foguete


Alunos do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Prof. Nelson Nascimento Monteiro, acompanhados de professores, participaram dia 20 de setembro, das 8h30 às 12h30, de três atividades oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade: Caminhada Ecológica, Oficinas de Práticas Profissionais e de Lançamento de Foguete, com apoio da equipe do Laboratório de Física e Astronomia.

   

Feira de Profissões no Colégio Opção

A Univap foi convidada a participar da Feira de Profissões no Colégio Opção, realizada nos dias 20 e 21 de setembro, com a presença de vários coordenadores e professores dos cursos de: Geografia, História, Artes Visuais, Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design de Moda e Administração.


Os estudantes do Colégio Opção aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre as profissões, possíveis áreas de atuação no mercado de trabalho e informações gerais sobre a Universidade.

Encontro Mundial de Chefs
Compartilhando Conhecimento


A Profa. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos e mais seis alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, participaram de 21 a 24 de setembro, no Guararema Parque Hotel Resort em Guararema/SP, do Encontro Mundial de Chefs.

 

Com a temática “Compartilhando Conhecimento”, o evento foi idealizado pelo conceituado Chef Luiz Farias, gerente nacional de serviços e atendimento ao cliente da Bunge Brasil, uma das principais empresas de agronegócio e alimentos do país e a patrocinadora oficial do evento. Além da Bunge Brasil, outras empresas, instituições educacionais, entre elas, a Univap, também apoiaram o Encontro.
Durante o evento, a Profa. Cláudia ministrou a palestra “Movimento de Cascas”, juntamente com a Profa. Zenir Dalla Costa, do Senac de São Paulo, e os alunos da Universidade auxiliaram os demais chefs palestrantes.
O Encontro Mundial de Chefs teve por objetivo debater sobre o futuro de uma gastronomia mais sustentável e responsável e reuniu importantes nomes da culinária brasileira e internacional, além de representantes da indústria de alimentos, produtores, escolas de gastronomia e outros profissionais da área.

Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação/Gastronomia Univap

Meeting Univap para Funcionários

Em continuidade aos encontros e visitas aos espaços da Universidade, funcionários de diferentes setores foram convidados, dia 26 de setembro, para um café coletivo de integração com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo.
Na ocasião, os funcionários foram recebidos no Gabinete da Reitoria e em seguida visitaram o Observatório de Astronomia.

Encontro com o Reitor
 
Visita ao Observatório de Astronomia no
Campus Urbanova

O Meeting Univap, direcionado aos funcionários, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores, com objetivo de aproximá-las da direção da Universidade.
A visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Os encontros continuarão a serem agendados de forma a envolver toda a comunidade acadêmica e funcional da Instituição.

Universitário Aeromóvel


Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo


Encontros de Iniciação Científica - Participe!


Open Campus 2017


Vestibular 2018


Ciclo de Palestras de Psicanálise


IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica


III Campeonato de Robôs


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
VI Semana da Faculdade de Educação e Artes (FEA)

Local da Abertura Oficial do Evento: Auditório do Bloco 5 – Campus Urbanova - 23/10, a partir das 19h, com a palestra: “Ética no Cotidiano Sob o Prisma da Tutela de Direitos da Criança e do Adolescente”, com Dr. Fausto Junqueira de Paula

Detalhes sobre a programação da VI SEMFEA na Faculdade, pelos telefones: (12) 3947-1224 ou 3947-1246

De 23 a 25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Open Campus

A Univap de Portas Abertas – Campus Urbanova

Horário: 9h às 16h

28 de outubro
Vestibular 2018 – Inscrições Abertas


De 1º de Outubro até 28 de novembro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
Ciclo de Palestras de Psicanálise
Tema: Agressividade e Violência: Dimensões clínicas e psicanalíticas


Palestrantes: Daniel Lipparelli, Jonas Boni, Cristina Cortezzi Reis e Marcella Oliveira

Horário: 18h30 às 22h

Local: Ceplade – Bloco 8 – Campus Urbanova

Inscrições gratuitas

Organização: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise – Teoria e Técnica

Informações: (12) 3949-2292

8 de novembro
XIII Seminário "Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde " - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

Horário: 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

9 de novembro
IV Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Ceplade – Bloco 8 – Campus Urbanova

Inscrições gratuitas por e-mail: pgfisioterapia@univap.br

Organização: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica

Informações: (12) 3949-2292

11 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: 9h às 11h30 e 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas