269ª Edição - Ano X
De 23 de agosto a 12 de setembro de 2017
              
 

Palavra do Reitor
Leis Fundamentais da Vida

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap
 
1) Ação e Reação (causa/efeito): Tudo que se faz gera consequências; portanto faça bem feito.
2) Lei da Propagação: O efeito do que se faz, vai sempre além de quem o fez. Cuidado, você poderá ser benção ou maldição para aqueles que estão perto de ti.
3) Lei da Semeadura 1: Sem plantio não há colheita.
4) Lei da Semeadura 2: Efeito multiplicativo. Uma única semente é capaz de produzir muitos frutos.
5) Lei do Equilíbrio: Se nada for feito, no máximo, ficar-se-á onde está.
6) Lei da Mutação: Um novo ponto de equilíbrio certamente exigirá nova composição de forças. Se você não estiver satisfeito com o seu contexto injete novas forças.
7) Prevalência da Verdade: Ela sempre prevalecerá, é questão de tempo.
8) Permanência do Valor: Só resiste ao tempo o que tiver real valor.
9) Lei do Caminhar: Quem caminha sempre deixa ou leva algo dos lugares por onde passa... Isto implica na lei 10.
10) Lei das Escolhas: As suas escolhas determinam em parte o que você é ou será. Escolha bem o lugar aonde você vai, com quem vai e para fazer o quê!

10th International Conference on Nanophotonics

 
A aluna Marcela e o Prof. Dr. Leandro Raniero
A 10ª Conferência Internacional sobre Nanofotônica (ICNP), realizada de 2 a 5 de julho, no Mercure Hotel (Hotel Mar), em Recife (PE), foi organizada pela primeira vez na América do Sul.
Dentre os trabalhos científicos apresentados, o premiado como melhor trabalho no formato pôster, intitulado: "Label-free colorimetric Test for Paracoccidioidomycosis Diagnosis", é de autoria dos pesquisadores e alunos da Univap, entre eles o Prof. Dr. Leandro José Raniero (Laboratório de Nanossensores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D); Profa. Dra. Maiara Lima Castilho (Laboratório de Bionanotecnologia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IP&D); e os alunos: Marcela Aparecida Cândido (Engenharia Química/Graduação/Feau), Olavo O. Comparato Filho (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia/Doutorado), Guilherme Mosquim Lemes (Engenharia Química/Graduação/Feau) e Viviane Paula dos Santos Jesus (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica/Mestrado).
O referido trabalho foi apresentado pela aluna Marcela A. Cândido, que recebeu, em nome da equipe da Univap, um certificado de participação e um prêmio de US$ 500 (quinhentos dólares), patrocinado pela ACSPublications – ACSNano.
O ICNP é um evento único, em que os últimos avanços em óptica e fotônica em nano e micro escala são apresentados e discutidos entre a comunidade científica. Estiveram presentes à Conferência mais de 120 participantes representando 23 nacionalidades.
O objetivo principal do evento foi reunir num só local cientistas e empresas que estão trabalhando em ideias inovadoras em ciência e tecnologia nanofotônicas.
O evento envolveu a realização de palestras e apresentação de trabalhos científicos, totalizando 24 no formato oral e 60 pôsteres, com enfoque às seguintes temáticas: nanomateriais; nanobiofotônica, nanomedicina, energias renováveis, entre outros.

Seminário
A Univap e a Mercantilização do Ensino Superior Brasileiro
Limites e Possibilidades da Universidade Comunitária


A Pró-Reitoria de Graduação e a Coordenadoria de Avaliação da Univap promoveram, no dia 18 de agosto, às 14h30, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Seminário "A Univap e a Mercantilização do Ensino Superior Brasileiro: Limites e Possibilidades da Universidade Comunitária", com a participação do Prof. Dr. Bruno Pucci (Unimep/Piracicaba – Campus Taquaral); Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino (Docente da Faculdade de Direito e Membro da Comissão Própria de Avaliação da Univap) e, como mediadora, a Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula (Coordenadora de Avaliação da Univap).
A apresentação do Seminário teve como base a Tese de Doutorado "O Agir Comunitário da Univap: Limites e Possibilidades", defendida pelo Prof. Aquino em fevereiro deste ano, na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

O Prof. Aquino, a Profa. Maria Tereza e o Prof.
Bruno Pucci/Unimep
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade

Na introdução da Tese de Doutorado, o Prof. Aquino faz as seguintes considerações: "Quais são os limites e as possibilidades da universidade comunitária, sem comprometer seus princípios institucionais, contribuir para a democratização da educação superior brasileira diante do seu intenso e progressivo quadro de privatização/mercantilização? A partir desta questão orientadora, estabeleceu-se a hipótese de que o diagnóstico do agir universitário comunitário, constituído pela tensão entre conceito e realidade expressa no discurso dos principais sujeitos institucionais, revela as tendências que se contrapõem a uma educação meramente formal e orientada somente ao mercado de trabalho, ou seja, aponta a possibilidade da universidade comunitária oferecer uma educação de qualidade e orientada à formação humana mais ampla. A pesquisa tem um caráter qualitativo, na medida em que se trata de um estudo de caso da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), sediada em São José dos Campos (SP), baseado em análise documental e entrevistas com os seus principais sujeitos institucionais".

Aluno da Univap Ganha Bronze no Judô em Taiwan

 
O aluno do 6º período semestral (3º ano) do curso de Educação Física (Bacharelado) da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, Lincoln Keiiti Kanemoto das Neves (73 kg), foi medalha de bronze no judô por equipe na Universíade, realizada em Taipei – Taiwan/China, em agosto de 2017.
Ele já havia sido destaque em abril, quando ganhou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Universitário, realizado no Ginásio do Instituto Mauá de Tecnologia em São Caetano do Sul (SP), organizado pela Liga do Desporto Universitário de Lutas (temporada de 2017) da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Lincoln das Neves é integrante do Programa Univap de Patrocínio ao Estudante Esportista, desde 2014. Esse Programa tem por objetivo apoiar estudantes esportistas da Universidade que se destacam no cenário esportivo. O patrocínio efetiva-se na concessão de bolsa de estudo no valor de 50% da mensalidade, denominada "Bolsa Atleta". Com esse Programa, a Universidade busca elevar o desempenho acadêmico, cultural e esportivo de seus alunos, bem como representar a Instituição e divulgar a marca Univap.
A "Bolsa Atleta" tem a duração de seis meses, devendo coincidir com o período semestral letivo e ser renovada a critério da Instituição. A Universidade estabeleceu uma série de critérios e obrigações relacionados à frequência e ao aproveitamento no curso, cujos detalhes podem ser esclarecidos nas cinco Faculdades da Univap (Direito; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação; Educação e Artes e de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo).
Além de participar do seletivo grupo de alunos atletas da Univap, Lincoln também faz parte da equipe de judô do Fadenp (Fundo de Apoio ao Desporto Não Profissional) da Prefeitura Municipal de São José dos Campos.

Fonte: FUPE Vale do Paraíba
Ética e Reflexão Crítica no Serviço Social
Palestra


A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou a Assistente Social da Força Aérea Brasileira do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Especialista em Serviço Social e em Gestão Pública, Aline Alves Marcheto, para ministrar uma palestra, dia 21 de agosto, sobre a temática: "Ética e Reflexão Crítica no Serviço Social".
A referida palestra foi realizada no período da noite, no Campus Castejón (Centro), onde o Curso de Serviço Social é oferecido.

A Profa. Débora, a palestrante e a
Profa. Jacqueline
 
A Assistente Social do DCTA, Aline
Alves Marcheto, durante a palestra
 
Vista parcial da sala de aula no
Campus Castejón

O Curso de Serviço Social/FCS da Univap busca preparar um profissional generalista, complexo e multidimensional. Está centrado na especificidade de conhecimentos teóricos e práticos, de uma visão transdisciplinar, politizado, interventivo e comprometido com Direitos Humanos. O futuro profissional será um agente da transformação social, alinhado com as diretrizes éticas, técnicas e políticas, de acordo com o Conselho de Classe.
Oferecido na modalidade presencial, o Curso está embasado na compreensão de que a ética deve ter como suporte uma ontologia do ser social, em que os valores são determinações da prática social, resultantes da atividade criadora tipificada no processo de trabalho. É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui e se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva e consciente.
O referido Curso foi autorizado a ser oferecido em São José dos Campos pelo MEC em 1969 e reconhecido conforme parecer do CFE 10/73.

Meeting Univap para Funcionários

Em continuidade aos encontros e visitas aos espaços da Universidade, funcionários de diferentes setores foram convidados, dia 22 de agosto, para um café coletivo de integração com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo.
Na ocasião, os funcionários foram recebidos pela Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, que fez a apresentação de parte das instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), nos blocos 7 e 9, onde funcionam alguns dos laboratórios e salas de aula dos cursos de Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Encontro com o Reitor
 
Visita à Faculdade de Ciências da Saúde no
Campus Urbanova

Após a visita à FCS, foram ao Gabinete da Reitoria para o encontro com o Reitor, local onde se apresentaram, trocaram informações, leram uma poesia de autoria da funcionária Ana Pontes do PosGrau (Educação Continuada da Univap) e saborearam alguns quitutes e sucos servidos.
O Meeting Univap, direcionado aos funcionários, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores, com objetivo de aproximá-las da direção da Universidade.
A visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Os encontros continuarão a ser agendados com objetivo de atender a toda a comunidade acadêmica e funcional da Instituição.

Feira de Profissões
EE Major Aviador José Mariotto Ferreira – DCTA


 
A Univap foi convidada a participar, dia 23 de agosto de 2017, da II Feira de Profissões, organizada pela Diretoria e Professores da EE Major Aviador José Mariotto Ferreira, no DCTA.
O evento envolveu a realização de palestras e apresentação da infraestrutura e cursos oferecidos nas diversas instituições de ensino superior de São José dos Campos.
Participaram da II Feira de Profissões os docentes da Univap, Profa. Dra. Ana Enedi Prince e Prof. Me. Iuri Rojahn (FEA); Profa. Dra. Patrícia Marcondes (Feau); Prof. Me. Roque Mendes e Profa. Ma. Celeste Marinho (Fcsac); Prof. Me. João Benicio de Almeida e Enfermeira Patrícia Goulart (FCS), entre outros.
A referida Escola participou no ano passado de três grandes eventos promovidos na Universidade, entre eles, "Vivência Ambiental Univap", realizada no dia 2 de junho; "Open Campus", em 20 de agosto e "Programa Mão na Massa", em 19 de outubro.

Matraca - Evento de Comunicação na USP
Alunas da Univap Marcam Presença


 
As alunas Nívea Cristina (Publicidade e Propaganda), Luana Victória e Kamilla Neully (Jornalismo), da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap participaram, dia 23 de agosto, do Matraca, evento de comunicação na USP, cujo objetivo é aproximar os alunos das empresas e do mercado de trabalho.
O evento é organizado pela Agência de Comunicações Júnior da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com palestras, workshops, bate-papo descontraído com profissionais da área e uma feira de recrutamento e divulgação de vagas.
Participaram do Matraca de 2017 as empresas: Grupo Abril, Netflix, Coca Cola FEMSA, Rede Globo, Facebook, Blinks, Iprospect, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ECA-USP

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia
Seminário


Em continuidade ao Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia, foi realizado no dia 24 de agosto, no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, o Seminário "Group environments far out: density profiles and galaxy properties up to large halo-centric distances", ministrado pela Dra. Marina Trevisan, do Institut d’Astrophysique de Paris.
Todos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Univap são coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Atualmente são oferecidos Seis Programas de Mestrado e três de Doutorado, todos recomendados pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap (Mestrado e Doutorado) é avaliado com conceito 4 na Capes e tem por objetivo formar pesquisadores e profissionais que atuem para o desenvolvimento da Física Espacial, Astronomia e Física da Matéria Condensada, visando qualificar graduados em curso superior nas áreas de Física, Astronomia, Matemática, Química, Computação, Engenharias e áreas correlatas.

 

Os alunos do Programa participam em projetos e desenvolvimento de novos equipamentos (fotômetros, interferômetros e espectrômetros), modelamento e análise de dados em Física Espacial e Astronomia, estudo de novos materiais, materiais supercondutores e semicondutores e caracterização de materiais biológicos. O trabalho é desenvolvido com os docentes-pesquisadores do Programa e em cooperação com grupos de pesquisa de instituições nacionais e do exterior.
O Programa oferece uma infraestrutura que inclui laboratórios e observatórios próprios no Campus em São José dos Campos e em vários pontos do Brasil, como Brasópolis (MG), Palmas (TO), Manaus (AM), Jataí (GO) e Araguatins (TO), além de possuir um centro de computação de alto desempenho. Os alunos e pesquisadores do Programa têm acesso e são usuários frequentes de observatórios astronômicos de classe internacional como o Gemini e SOAR.

Fonte: PPGFA/IP&D/Univap

Palestras da Faculdade da Terceira Idade

A Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou, no dia 24 e 31 de agosto, as respectivas palestras: "O Poder do Agora: Equilíbrio do Corpo e Mente", ministrada por Juliana Barbosa de Matos (Fisioterapeuta em reabilitação intensiva e Coach em equilíbrio emocional e mental) e Carolina Lopes Bauléo (Especialista em ginástica para cérebro) e "Crônicas do Envelhecer", com Dr. Joaquim Manoel Pinto Serra (Médico Psiquiatra).

As palestrantes Juliana e Carolina na palestra
do dia 24 de agosto
 
Dr. Joaquim durante a palestra no Teatro
Univap

As referidas palestras foram realizadas no período da tarde, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, localizado no Campus Castejón, em São José dos Campos.

Reintegração de Lobos-Guará à Natureza

 
O Lobo-Guará em atendimento no CRAS Univap
O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap recebeu dois lobos-guará (Chrysocyon brachyurus), resgatados pela concessionária CCR Nova Dutra na Rodovia Presidente Dutra nos anos 2016/2017. Os referidos animais permaneceram no CRAS Univap para receber atendimento clínico e cuidados médico veterinário.
Foi necessária a obtenção de autorização de transporte da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para que os lobos-guará fossem destinados ao CRAS da Associação Mata Ciliar, com sede em Jundiaí (SP).
No dia 25 de agosto deste ano, o CRAS da Univap recebeu a equipe da Associação Mata Ciliar para uma visita técnica e, após, os animais foram acondicionados em caixas de transporte e seguiram viagem para Jundiaí (SP).

As equipes do CRAS da Associação
Mata Ciliar e da Univap
 
Conhecendo o ambiente do Centro de
Estudos da Natureza e do CRAS
 
Condições adequadas para o
transporte confortável dos animais

Atualmente, no CRAS da Associação Mata Ciliar, os lobos-guará estão recebendo tratamento de reabilitação em recinto amplo para que sejam reintroduzidos em seu habitat natural. Essa reintrodução será feita juntamente com as equipes do CRAS Univap e CRAS da Associação Mata Ciliar.

6ª Caminhada na Luta Contra o Câncer

 
A Univap, por intermédio dos Cursos de Odontologia e Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), participou, dia 26 de agosto, das 9h às 12h, da 6ª Caminhada na Luta Contra o Câncer, realizada na Praça Cônego João Marcondes Guimarães, Centro, em São José dos Campos.
As atividades pela equipe da Univap (Odontologia e Enfermagem) consistiram na realização de atendimento à população para orientação e avaliação clínica odontológica; combate ao câncer de mama e de próstata e a verificação de pressão arterial.
Participaram como coordenadores do evento pela Universidade os docentes Prof. Dr. Luiz Kiyoaki Okazaki (Odontologia) e Prof. Me. João Benício de Almeida (Enfermagem) e as alunas Yasmin Mohamed Taha, Jessica Neves Rodrigues, Jessica Pimenta dos Santos, Jessica Souza Pinto, Ana Carolina Roquini e Brenda Barros Magalhães.

VII Semana de Biologia – VII SEBIO
Biólogo e seus Múltiplos Olhares


O curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, a coordenadoria, professores e alunos organizaram, de 28 de agosto a 1 de setembro, a VII Semana de Biologia (VII SEBIO) em comemoração aos 25 anos de criação do Curso.
O objetivo do evento foi promover a interação entre alunos de graduação, pós-graduação, professores, profissionais e outros interessados na área. Além de apresentar o amplo campo de atuação do Biólogo, buscou discutir temas da atualidade por intermédio de palestras, mesa redonda, oficinas e concurso fotográfico.
A abertura oficial do evento foi realizada no dia 30 de agosto, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, com a presença do diretor da Faculdade de Educação e Artes, Prof. Dr. Milton Beltrame Junior; Vice-reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Costa; a coordenadora do curso de Pós-graduação, Profa. Dra. Luciana Barros Santana, e pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Nádia de Campos Velho. A palestra de abertura foi proferida pelo Biólogo da Polícia Federal, Bruno Altoé Duar, que falou sobre "Atuação do Biólogo na Perícia Criminal Federal". Em seguida, a convidada foi a Profa. Dra. Katia da Conceição, da Unifesp, que falou sobre a "Bioprospecção de Produtos Naturais e Massas".

Abertura oficial do evento
 
Vista parcial do público presente
 
A palestra com o Biólogo da Polícia
Federal Bruno Altoé Duar



Visita de Alunos da EMEF Profª Ildete Mendonça Barbosa

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que oferece os cursos de: Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, recebeu, no período da manhã do dia 30 de agosto, a visita de 50 alunos acompanhados por 2 professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Ildete Mendonça Barbosa, do Bairro Residencial União, de São José dos Campos.

Visita ao Laboratório de Anatomia
 
Conhecendo os Laboratórios do Núcleo de
Estudos Farmacêuticos e Biomédicos

As visitas às instalações dos diversos laboratórios e clínicas da Faculdade (Bloco 7 e 9) foram acompanhadas pelos funcionários Marcos V. Domiciano, do Laboratório de Anatomia; Carolina da S. Pereira Guimarães, do Núcleo de Estudos Farmacêuticos e Biomédicos (Nufabi) e Patrícia Goulart Rosa Cardoso (Centro de Práticas Supervisionadas).

TV Morfosis

 
Recepção
A Univap sediou, dias 31 de agosto e 1º de setembro, a 20ª Edição da TV Morfosis, que este ano trouxe como temática: Novas Experiências Audiovisuais para Novos Consumidores.
O tema fez abordagens do novo contexto audiovisual alinhado às novas tecnologias presentes no mercado, do perfil do novo consumidor de mídia e as oportunidades que esse novo cenário oferece aos profissionais de comunicação.
A TV Morfosis é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara, no México, coordenada pela Diretoria de Rádio e Televisão da instituição, sob a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco.
É a quarta vez que a Univap sedia o evento em São José dos Campos. A abertura oficial contou com a presença do Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; do Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação (Fcsac), Prof. Me. Celso Antônio Meneguetti; do Docente da Universidad de Valencia – Espanha, Prof. Dr. Miquel Francés, representante oficial do Presidente da Associación de las Televiones Educacativas y Culturales Iberoamericanas (ATEI) e Diretor do Canal 44, Gabriel Torres, e do Diretor da TV Univap, atual Presidente da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU) e docente da Fcsac, Prof. Dr. Fernando Moreira.

A abertura oficial do evento
 
Júlio Wainer, Pedro Ortiz, Ana Médola
e Cláudio Magalhães
 
Elisa Veeck, Vânia Braz, Fabiano
Porto e Karla Ehrenberg



Biblioteca Central Homenageia Profissionais

Com objetivo de homenagear profissionais nas diversas áreas do conhecimento, a equipe da Biblioteca Central da Univap, Campus Urbanova, tem organizado Mostras dos Livros do Acervo, de interesse de alunos e professores.


No mês de agosto foram realizadas as Mostras dos cursos de Psicologia e Nutrição. Em setembro ficaram em exposição os livros dos cursos de Biologia, Educação Física, Administração e Literatura e Arte.

Em Outubro
Odontologia De 2 a 6
Fisioterapia De 9 a 13
Pedagogia De 16 a 20

Em Novembro
Design de Moda De 6 a 10
Biomedicina De 20 a 24

Faculdade de Direito e o Ciclo de Palestras
"Segurança Pública e Desmilitarização da Polícia no Brasil"


Com a finalidade de preparar os alunos do 2º período semestral (1º ano) para os Julgamentos Simulados que serão realizados dias 7 e 13 de novembro, por intermédio da disciplina "Direito e Sociedade II", foi realizado, dia 2 de setembro, o Ciclo de Palestras "Segurança Pública e Desmilitarização da Polícia no Brasil", com a participação do Prof. Dr. Frediano José Momesso Teodoro (Docente de Direito Penal) e Ten. Cel. Ulisses Antônio da Cunha Pereira (Comandante do 46º Batalhão da Polícia Militar/I de São José dos Campos).

 

Os Julgamentos Simulados reproduzem um real Tribunal do Júri e os alunos usam os trajes específicos (Becas). Na Sessão Pública de Julgamento, com duração de 3 horas, são apresentadas as peças jurídicas, em que a Promotoria (6 alunos) apresenta sua Tese contra a Desmilitarização da Polícia Militar no Brasil e a Defesa (6 alunos) apresenta sua Tese a favor da Desmilitarização. Em seguida, Promotoria e Defesa (Advogados) apresentam, para arguição, suas testemunhas (especialistas de fora da universidade, convidados pelas bancadas) e debate direto entre Promotores e Advogados. Ao final, os Jurados (todos eles alunos) debatem e apresentam suas deliberações, que serão lidas para o público como votos em que fundamentam suas decisões.
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito da Univap fazem parte de um inovador Projeto Pedagógico que busca oferecer um ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e conhecimento de outras áreas do Direito.
Roda de Conversa
Memória, Cultura e Paisagem


Dra. Paula Vianna, a Profa. Dra. Maria Regina e André
Bazzanella/ Iphan
 
O Grupo composto por docentes de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e da Universidade de Taubaté (Unitau), por parceiros do EcoMuseu e membros da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), organizaram, no dia 2 de setembro, nas instalações da Faculdade de Direito, Campus Castejón, a roda de conversa "Memória, Cultura e Paisagem", promovida pela Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba (Iphan).
Participaram da abertura do evento André Bazzanella, Chefe da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba do Iphan/SP; a Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão da Universidade, e a Profa. Dra. Paula Vilhena Carnevale Vianna, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
As rodas de conversa, com temáticas relacionadas ao patrimônio e à cultura, estão sendo realizadas no Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, em comemoração aos 80 anos de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
O Iphan, criado em janeiro de 1937, tem por objetivo fortalecer as identidades, garantir o direito à memória e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Durante o evento realizado na Univap, participaram como palestrantes a Profa. Dra. Zuleika Stefania Sabino Roque, que selecionou o tema Experiências do Lugar, a partir de sua experiência na coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cultura Popular Brasileira; Prof. Dr. Pedro Ribeiro Moreira Neto, que falou sobre a Vida Caipira e Paisagem Cultural do Alto Vale do Paraíba; a Profa. Dra. Valéria Zanetti e Profa. Dra. Maria Aparecida Papali, do Projeto Pró-Memória e do Centro de História e Memória Univap, falaram sobre Memórias da Cidade; Ludmilla Fuzzi, sobre a Educação Patrimonial e a Experiência do Instituto de Pesquisa Histórica e Ambiental Regional (Iphar); a Profa. Dra. Ana Enedi Prince Silva, Docente/Pibid da Univap, Patrimônios Contêm a História da Cidade; Maria Siqueira Santos, EcoMuseu: Território, Patrimônio e Comunidade e a Profa. Dra. Paula Carnevale Vianna, sobre Poética e Política da Paisagem: Banhados.
Além das palestras proferidas durante o dia, os presentes visitaram o Banhado e o EcoMuseu Campos de São José.

Vista parcial do público presente
 
A Profa. Dra. Zuleika Roque durante a
sua palestra

De acordo com a Profa. Dra. Paula Vianna, o ponto que alinhavou as falas foi a percepção da paisagem como um híbrido, misto de cultura e natureza, parte integrante da sociedade, bem como a importância da afetividade para mantê-la viva na memória, seja como patrimônio físico, seja como patrimônio imaterial. Ela disse ainda que a última roda de conversa acontecerá em Taubaté e o próximo passo é a construção de um projeto interinstitucional.

15th European Solar Physics Meeting 2017

 
O Pesquisador do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e docente da Univap, Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes, participou, entre os dias 4 e 7 de setembro, na Universidade Eötvös, em Budapeste, Hungria, do 15th European Solar Physics Meeting (ESPM 15).
O evento ocorre a cada três anos e tem por objetivo reunir cientistas europeus e internacionais que trabalham em física solar e heliosférica, oferecendo oportunidades para compartilhar e disseminar resultados em todos os aspectos da pesquisa da física solar moderna (incluindo observação e teoria). Participaram do Encontro mais de 200 inscritos entre pesquisadores e estudantes, oriundos de mais de 30 países.
Na ocasião, e com apoio financeiro da Fapesp, o Prof. Francisco apresentou dois trabalhos científicos desenvolvidos na Univap no formato de pôster, intitulados: "Fast-mode EUV wave together with a slower pseudo-wave associated with a CME-driven shock", de autoria de R. D. Cunha-Silva, C. L. Selhorst, F. C. R. Fernandes e A. J. Oliveira e Silva, e "Reorganization of photospheric magnetic fields and maintenance of a radio noise storm in metric waves", de autoria de Z. A. Luz Sodré, J. C. Santos, C. M. Wrasse e F. C. R. Fernandes.

Mutirão de Audiências de Conciliação
Parceria entre a Faculdade de Direito e Procon


Dr. Bacha, Dra. Jacqueline, Dr. Marcos, Dr. Luiz Augusto, Dr.
Luiz Fernando, Dra. Denise e Dra. Márcia
 
A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, em 11 de setembro, nas instalações do NPJ, Jardim Aquarius, o Mutirão de Audiências de Conciliação.
Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, 40 alunos participaram dessa ação direcionada à comunidade, resultando, neste segundo mutirão de 2017, em 53% de acordos, sem a necessidade da intervenção judicial.
Na abertura dos trabalhos estiveram presentes, o Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Bacha; o Coordenador do Curso de Direito, Dr. Edgar Solano, a Coordenadora do NPJ, Profa. Esp. Denise Passos da Costa Plínio; os advogados orientadores do NPJ, Dr. Luiz Fernando F. de Souza, Dr. Luiz Augusto de Carvalho e Dra. Márcia Duarte Spina; a Dra. Jacqueline Bueno Inácio, Diretora do Procon de São José dos Campos, e Dr. Marcos Alexandre B. Pagan, Juiz Titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível.

Negociações para acordos
 
Vista parcial do NPJ no Jardim Aquarius

De acordo com a Dra. Denise, esta atividade reveste-se de grande importância aos nossos discentes, que aplicam a casos concretos aqueles conhecimentos teóricos assimilados em sala de aula, além de fomentar a cultura da mediação e da pacificação dos conflitos, hoje tão necessária para a resolução rápida dos problemas dos consumidores. Ganham todos: alunos, munícipes, fornecedores, o Procon e o próprio Poder Judiciário, que encontra nestes meios alternativos de resolução dos litígios, um forte aliado para a efetiva distribuição da justiça.

4ª Feira das Universidades no Colégio Jardim das Nações em Taubaté

A Univap foi convidada a participar, dia 12 de setembro, da 4ª Edição da Feira das Universidades, organizada pelo Colégio Jardim das Nações, em Taubaté.

Apresentação dos óculos 3D durante a Feira
 
No stand explicações sobre os diferenciais da
Univap

A Universidade esteve representada por professores das Faculdades de Ciências da Saúde (FCS), Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC), Direito (FD), Educação e Artes (FEA), Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU).

Entrega de flyers com os cursos
oferecidos na Universidade

Durante o evento, além do stand da Universidade, que apresentou os diferenciais da Instituição, o Diretor da Faculdade de Direito, Prof. Dr. Sérgio Bacha, ministrou a palestra "Direito e Sociedade" e falou sobre o funcionamento do curso na Univap.

Encontros de Iniciação Científica - Participe!


Open Campus 2017


III Campeonato de Robôs


Concurso de Mascote da Maratona de Programação


Atendimentos Comunitários


Atendimentos Comunitários


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Coletivo Metropolitano – Para (Re) Pensar as Cidades no Brasil:
Uma Conversa-Ação com a Profa. Ermínia Maricato


Inscrições abertas e gratuitas pelo site:

https://www.univap.br/universidade/instituto-de-pesquisa/agenda-e-eventos/coletivo-metropolitano-convida.html

Organizadores: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional da Univap e o Programa Espaço e Sociedade do Inpe

Local: Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

Horário: 14h30

10 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Open Campus

(A Univap de Portas Abertas – Campus Urbanova)

Horário: 9h às 16h

28 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário "Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde " - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

Horário: 8h às 17h

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: 9h às 11h30 e 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: (12) 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas