268ª Edição - Ano X
De 24 de julho a 22 de agosto de 2017
              
 

Unimed Credencia a Univap no Atendimento de Fisioterapia

Um convênio estabelecido entre a Unimed São José dos Campos − Cooperativa de Trabalho Médico − e a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, realiza desde abril de 2017 o atendimento a pacientes credenciados na Unimed que necessitam de tratamento de Fisioterapia.

Setor de Eletroterapia
 
Fisioterapia Respiratória

Os atendimentos estão sendo realizados nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde, Bloco 7, Campus Urbanova, nos setores de Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia; Neurologia Adulto; Neuropediatria; Cardiologia; Pneumologia e Uroginecologia.

Fisioterapia Neurofuncional Infantil
 
Certificação à Univap para Atendimento

Informações: (12) 3947-1086 - FCS

IX Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste faz abertura da Semana
 
Conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap, a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, com execução da Coordenadoria de Avaliação, realizaram de 24 de julho a 3 de agosto a IX Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência.
Cumprindo seu objetivo de oferecer subsídios para a melhoria contínua do processo de ensino na Universidade, a IX semana foi realizada com a oferta de oficinas e palestras direcionadas aos professores e coordenadores dos cursos da Univap. As atividades da Semana tiveram início com um encontro com o Prof. Dr. Renan Lima, docente do ITA, que apresentou sua experiência como professor universitário na produção e uso de videoaulas no Youtube. Também fizeram parte da programação oficinas ministradas pela equipe da Univap Virtual e destinadas a capacitar os docentes no uso de ferramentas da plataforma Moodle, tais como o Questionário e o Fórum. A Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa realizou uma oficina com o objetivo de preparar os docentes para o uso da Plataforma Sucupira. A semana foi finalizada com a atividade voltada a discutir o Aprender e Ensinar por Competências, realizada pela Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula e a Profa. Mestra Maria Angélica Gomes Maia.

O palestrante convidado, Prof. Dr.
Renan Lima, docente do ITA
 
Profa. Dra. Sandra Costa durante a
oficina
 
Oficinas ministradas pela equipe da
Univap Virtual

As palestras e discussões foram realizadas no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e as oficinas em um dos Laboratórios da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Bloco 2) e no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

Workshop de Atualização de Docentes - Tecnologias Adobe

 
A ENG DTP & Multimídia − Transferências de Tecnologias realizou no dia 27 de julho, em São Paulo, um Workshop de Atualização voltado aos Professores. A empresa promotora do evento é representante da Adobe no Brasil e o objetivo do Workshop foi aperfeiçoar docentes para que possam aplicar novos conhecimentos em sala de aula e ajudar os alunos.
Os conteúdos apresentados envolveram os seguintes temas: Adobe MAX 2017 e o Workflow Criativo, ministrado pelo Prof. Claudir Segura (PUC-SP). A MakerBot apresentou as diversas funções e benefícios que a impressora 3D pode oferecer à educação atual. A Wacom, com suas mesas gráficas, e o Laboratório de Alta Performance composto pelo monitor de Alta Precisão da BENQ e Apple for Education.
A ENG realizou o Workshop com Handas-On, em que os professores puderam fazer uso dos novos recursos da plataforma composta por Adobe 2017/2018 e Wacom.
A Adobe Systems Incorporated, Inc. é uma companhia americana que desenvolve programas de computador com sede em San Jose, Califórnia. Foi fundada em dezembro de 1982 por John Warnock e Charles Geschke.
Pela Univap participaram do Workshop, a Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Mestra Celeste Marinho Manzanete, as alunas do Curso, Ana Beatriz Latanzi e Áurea Vieira Camargo, e Rafael Freitas, Analista do Setor de Marketing da FVE, mantenedora da Univap.
O evento contou com a presença de docentes de várias instituições de ensino superior da região e também representantes de empresas com a demonstração de hardwares que ajudam ao desenvolvimento dos trabalhos gráficos e suas aplicações.

Alunos e Docentes da Engenharia Elétrica Visitam Feira Internacional

 
Alunos do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e os docentes, Prof. Esp. Caio Kramer e Prof. Dr. Márcio Tadeu de Assis H. Muella, visitaram, no dia 28 de julho, a 29º Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação (29º FIEE).
Considerado o maior evento da área na América Latina, o FIEE, realizado no São Paulo Expo, recebeu mais de 40 mil visitantes.
Participaram da Feira Internacional expositores de diversos setores da indústria e do varejo, que apresentaram as soluções e tecnologias mais recentes em equipamentos e dispositivos eletrônicos, máquinas para manutenção e instalações industriais, robótica e tecnologia embarcada.
Na ocasião, alunos e professores da Univap também tiveram a oportunidade de participar das palestras e fóruns que debateram as principais soluções de Redes Elétricas, Cidades Inteligentes e Internet das Coisas (IoT).

Visita ao Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo do IP&D

Alunos do Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acompanhados pelo Prof. Dr. Damianni Sebrão, visitaram, dias 3 e 4 de agosto, as instalações do Laboratório de Catalisadores para o Refino de Petróleo (LABCAT/IP&D), sob a coordenação do Dr. José Augusto Jorge Rodrigues.
O referido Laboratório está instalado no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap e desenvolve pesquisas em parceria com a Petrobras.

Treinamento sobre a síntese do precursor da
alumina
 
Treinamento sobre a formatação do suporte
dos catalisadores

O objetivo da visita atende aos requisitos do 1º Termo Aditivo do Convênio de Cooperação Técnico-Científica, firmado entre a Univap e a Udesc, conforme instrumento jurídico publicado no Diário Oficial da União, em 19 de junho de 2017.
O convênio estabelece a realização conjunta de atividades entre as duas instituições, em especial a realização de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de preparação de catalisadores suportados em aluminas com vistas a processos de hidrorrefino (HDT) de frações de petróleo.

Encontro de Ex-Alunos e Professores de Arquitetura e Urbanismo

A Escola Monteiro Lobato de São José dos Campos sediou, dia 5 de agosto, o encontro de ex-alunos e professores da extinta Faculdade de Arquitetura e Urbanismo “Elmano Ferreira Veloso”.
A referida Faculdade teve seu funcionamento autorizado pelo Decreto 66.024 em 30 de dezembro de 1969, sendo a primeira escola superior particular de Arquitetura e Urbanismo funcionando no Estado de São Paulo, após a reforma de 1968. Com um projeto pedagógico diferenciado, a Faculdade iniciou suas atividades no prédio da Faculdade de Direito até 1972, quando os alunos foram realocados para o antigo Seminário Diocesano de São José dos Campos, onde passaram a ter as aulas. Depois de muitas crises e dificuldades, a FAU Elmano Ferreira Veloso foi suspensa pelo parecer 2.108 em 1976 e incorporada em 1983 à atual Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo.

Encontro de ex-alunos da antiga FAU
 
Prof. Pedro apresenta um dos livros
da série SJCampos - História & Cidade
 
Maria Helena, Profa. Dra. Valéria
Zanetti e Pedro Ribeiro da Univap

Participaram do reencontro os docentes e pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, Prof. Dr. Pedro Ribeiro Moreira (Laboratórios de Planejamento Urbano Regional e Desenvolvimento e Mudanças Climáticas/IP&D), Profa. Dra. Valéria Zanetti (Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica/IP&D) e a funcionária do Centro de História e Memória Univap, Maria Helena Alves da Silva (Gestora de Documentos).
Por ocasião do evento, os funcionários da Univap sortearam exemplares dos livros da Série “São José dos Campos - História & Cidade”, desenvolvido em sete volumes, por intermédio de uma parceria estabelecida entre a Univap, Câmara Municipal de São José dos Campos e a Petrobras.

Fonte: Cehvap/Maria Helena

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade
Idoso Presente Construindo o Futuro


 
Para dar início às atividades do segundo semestre do ano letivo na Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, a coordenadoria convidou a Psicóloga Rosana Spessoto para ministrar aos alunos uma palestra no dia 7 de agosto, intitulada: “Idoso Presente Construindo o Futuro”.
Participaram da palestra, realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, convidados e outros interessados pela temática.
Rosana é Psicoterapeuta, especializada em Psicologia Analítica, consultora em Recursos Humanos; coautora do livro: Mitologia Simbólica: Estrutura da Psique e Regências Míticas e também colaboradora da FTI.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito.

Saiba mais sobre a FTI/Univap pelo telefone: (12) 3928-9850
De segunda a sexta-feira, a partir das 14h

Visita de Alunos do Colégio Advance

Com a finalidade de conhecer o Laboratório de Anatomia e as instalações do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e do curso de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), estiveram na Univap, dia 11 de agosto, os alunos do Colégio Advance Paraibuna (Escola de Formação Técnico Profissionalizante).


Exposição Belas Artes no Vale

Integrantes do Projeto Dente de Leão com a Profa. Ana
Botellho
 
Alunos do curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, acompanhados por professores, visitaram, dia 16 de agosto, a Exposição Belas Artes no Vale. Na ocasião, a aluna Natália Alckmin apresentou o projeto Dente de Leão, desenvolvido dentro da Universidade.
A exposição foi realizada de 16 a 29 de agosto, em uma das lojas do edifício Pátio das Américas, localizado no Jardim Aquarius, em São José dos Campos.
Foram oito nomes de destaque no meio das artes plásticas, expondo telas e esculturas nos 570m² de área destinada aos artistas da região.
Idealizado pela empresária Silvia Rocha, o evento teve como curadoria o CineArt & Wine, grupo que recentemente tornou público seus ideais, depois de dois anos e meio de criação e mais de 40 encontros fechados.
O objetivo da 1ª Exposição Belas Artes no Vale é dar destaque aos artistas da região e promover a interação desses profissionais com o público em geral.
De acordo com a Artista Plástica e Coordenadora do Curso de Artes Visuais (FEA/Univap), Profa. Mestra Lindsay Ribeiro, o Dente de Leão é um projeto de arte colaborativa, desenvolvido no curso de Artes Visuais da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), em São José dos Campos, e orientado pela Profa. Dra. Ana Botelho.
“O Projeto tem como objetivo o movimento de doação de novos artistas somado ao reconhecimento do espectador, este pode decidir acompanhar as produções de arte, por meio das páginas virtuais divulgadas no momento de dispersão dessas obras, que transcorre em diversos locais da cidade. O resultado é uma trama de interações entre o artista e o espectador, que leva para si e deixa para nós o reconhecimento. Ou seja, incentivamos uma experiência artística, o público se torna parte das obras, quando atraído por alguma pode levá-la e acompanhar o projeto, enriquecendo o movimento”, enfatiza.
São integrantes do Projeto: Davi Pistila, Elaine Rivas, Flávia Noronh, Gustavo Prado, Inu Bere, Isabela Ulmi, Jade Morais, Jennifer Bellato, Jessica Monteiro, Jusmena Fonseca, Laís Pereira, Marcos Stefany, Mari Amaral, Natalia Alkmin, Ricardo Martins e Rodolfo Maciel.
O apoio à realização do evento no Pátio das Américas contou com a participação dos empresários: Fábio Rocha Arquitetura, Pátio das Américas Mall, Lumi Automação, Nando Jr. Fotógrafo e a Arte Traço Design.


Audiência Pública
Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo


A Univap cedeu, dia 16 de agosto, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, para a realização da Audiência Pública em São José dos Campos sobre o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo.
Participaram da Audiência mais de 500 pessoas de diferentes segmentos da sociedade, inclusive os jovens (comunidade e estudantes), que deram uma aula de democracia.

 

Peça Teatral “Liga Sustentável”
Encenada por Alunos da Terceira Idade


 
Os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap, por intermédio da Oficina de Artes Cênicas, sob a orientação de Ralf Stanley, realizaram dez apresentações da peça “Liga Sustentável” em importantes Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) e em Unidades de Atendimento à Criança e ao Adolescente, entre elas, a EMEI Cassiano Ricardo e EMEI Zenaide Vilalva de Araújo − Parque Santos Dumont − e Fundação Prof. Hélio Augusto de Souza (Fundhas) Centro.
“Liga Sustentável” é uma peça teatral que narra a história de três crianças que se tornam super-heroínas em prol de salvar o mundo. Com a ajuda de Alfa Fauna e Alfa Flora embarcam em uma aventura ajudando as crianças e os adultos a reciclarem e a preservarem o meio ambiente. A peça se utiliza de uma linguagem de fácil compreensão para o público infantil de forma lúdica e divertida.

Mesa Redonda
Ofícios de Historiador


A coordenadoria do curso de História, da Faculdade de Educação e Artes (FEA), realizou no dia 18 de agosto a Mesa redonda: “Ofícios de Historiador”, no Auditório do Bloco 1, no Campus Urbanova.
Participaram como convidados os ex-alunos do curso, Profa. Mestra Andressa Capucci, Profa. Mestra Ana Luiza do Patrocínio e Prof. Mestre Rodolfo Benedito dos Santos.

 

Sexualidade na Terceira Idade

Com objetivo de discutir sobre o processo de envelhecimento humano, especialmente sobre o conceito, cultura e as mais variadas expressões da sexualidade, a Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade organizou a realização da palestra “Sexualidade na Terceira Idade”.
Ministrada pela Profa. Especialista Ana Cristina de Almeida Aquino, a palestra foi realizada no Teatro Univap, dia 21 de agosto.

 

A convidada é graduada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Medicina da USP; Pós-Graduada em Bioética pela Faculdade Canção Nova e ministrou aulas no Curso de Especialização em Terapia Familiar e Sistêmica na Univap.

Curso de Capacitação no Uso de Animais em Laboratório

A Comissão de Ética no Uso de Animais da Univap (CEUA-Univap), sob a coordenação da Profa. Dra. Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, iniciou, dia 22 de agosto, o Curso de Capacitação no Uso de Animais em Laboratório para alunos de pós-graduação e graduação vinculados ao Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).

A Profa. Dra. Nádia de Campos Velho
dá início às atividades do curso
 
Vista parcial do público presente no
Auditório do IP&D
 
A palestra do Prof. Dr. Stephen Hyslop

O Curso, que será realizado até 10 de outubro, tem por objetivo informar os mecanismos para o uso ético e racional de animais em laboratório no desenvolvimento de pesquisas biológicas, assim como apresentar a legislação federal e estadual vigentes; formas que se deve ter na manipulação animal; métodos físicos e químicos de contenção; a eutanásia; desenho experimental e a manutenção e funcionamento de biotérios.
Totalizando 32 horas/aula, o curso, com aulas práticas e teóricas, será ministrado em parte no IP&D e no Centro de Estudos da Natureza, Campus Urbanova.

Encontros de Iniciação Científica - Participe!


Concurso de Mascote da Maratona de Programação


Atendimentos Comunitários


Gastronomia - Restaurante Escola no Campus Urbanova


Atendimentos Comunitários


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30
Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br
Visitas Agendadas