266ª Edição - Ano X
De 29 de maio a 7 de junho de 2017
              
 

Coordenadora do Curso de Serviço Social e da Faculdade da Terceira Idade
Participação do Programa da TV Aparecida


 
A Profa. Mestra Débora Wilsa de O. Guedes, Coordenadora do Curso de Serviço Social e da Faculdade da Terceira Idade da Univap, foi convidada a participar, dia 15 de maio, do Programa Manhã Leve da TV Aparecida, sobre a temática: Melhor Idade: exemplo radical, os patinadores de velocidade!
O referido programa, apresentado pela Jornalista Maria Cândida, propõe discussões sobre comportamento, qualidade de vida e bem-estar, com bate-papos esclarecedores e dinâmicos sobre diversos temas, entre eles, saúde, universo infantil, inclusão, empreendedorismo, melhor idade, além de dicas nas áreas de beleza, moda e etiqueta.
Na ocasião, estiveram presentes ao programa, além da Profa. Débora, os atletas de Patinação de Velocidade, Koji Teramito; Roberto Marinhom e Almir Gonçalves.

23º Encontro de Talentos e Arte ‘Dona Eta’


Sob a regência do Maestro Marcio Antônio de Faria, o Coral Viva Voz da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap participou, dia 16 de maio, no Parque Vicentina Aranha, do 23º Encontro de Talentos e Arte Dona Eta.
O Encontro de Talentos e Arte Dona Eta foi criado em 1995, em homenagem à mãe do idealizador, Sr. Diógenes Anthony Marcondes Antunes. O evento, realizado sempre na data de aniversário de Dona Eta, cresce a cada ano, oferecendo espetáculos de música, teatro, cinema, poesia, dança, fotografia e exposições de arte.
O evento aberto à comunidade reuniu nesse concerto 8 Corais da região.

Fonte: Site do Parque Vicentina Aranha

Vivência no Parque Vicentina Aranha

 
Os alunos do Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) da Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, realizaram no período da tarde do dia 18 de maio, uma vivência no Parque Vicentina Aranha. A atividade externa proposta e conduzida pelas palestrantes Talita Nozaki e Vanda Siqueira, responsáveis pelas disciplinas de Biologia e Psicologia, teve por objetivo possibilitar maior aproximação com a natureza, aumento da percepção externa e interna. A experiência se deu por meio da observação silenciosa, registro da atividade por intermédio de desenho e exercício de respiração consciente.

XIII Campeonato Interno de Educação Física
Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi


Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram do XIII Campeonato Interno de Educação Física (Cief) “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado no Campus Urbanova, entre os dias 22 e 26 de maio.

Abertura no período da noite na
quadra de esportes
 
As equipes masculina e feminina
participantes
 
Banda musical composta por alunos
da Univap

O nome dado ao Cief pela diretoria da Faculdade é uma justa homenagem prestada ao ex-coordenador do curso, idealizador do campeonato, falecido em 8 de março de 2014.
Além das competições em diversas modalidades esportivas, o Cief busca ampliar o conhecimento dos alunos na organização de competições, eventos esportivos e no bom desempenho em arbitragem.

Equipe vencedora - Voleibol Feminino
(1º UNA)
 
Equipe vencedora - Basquete
Feminino (7º UNA)
 
Equipe vencedora – Handebol
Feminino (5º UNA)

O Cief “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado uma vez por ano, ocorre sempre no primeiro semestre e envolve competições nas modalidades de Basquete, Vôlei, Natação, Atletismo, Handebol, Futsal e Futebol.

Equipe vencedora – Futsal Feminino
(3º UNA)
 
Equipe Campeã Feminina na
Contagem Geral de Pontos – 7º UNA
 
Campeões de Voleibol, Basquete e
Handebol – Masculino – (5º UNA)

A cerimônia para a entrega das medalhas e dos troféus às equipes vencedoras foi realizada no dia 31 de maio, a partir das 21h, em um dos auditórios do prédio (Bloco 3) do curso de Educação Física.

Equipe de Futsal – Masculino –
Campeão (3º UNA)

Equipe Campeã (Masculino) na Contagem Geral
de Pontos – 5º UNA
 
Alunos prestigiam a entrega dos troféus e
medalhas dia 31 de maio à noite

Equipes Vencedoras:

Período Noturno - Equipes Femininas
Modalidade Classificação Período Semestral/Turma Classificação Período Semestral/Turma
Voleibol 1º UNA 7º UNA
Basquete 7º UNA 3º UNA
Handebol 5º UNA 7º UNA
Futsal 3º UNA 7º UNA
 
Equipe Campeã na Contagem Geral de Pontos em Todas as Modalidades
Turma 7º UNA Período Semestral - Noturno

Período Noturno - Equipes Masculinas
Modalidade Classificação Período Semestral/Turma Classificação Período Semestral/Turma
Voleibol 5º UNA 7º UNA
Basquete 5º UNA 7º UNA
Handebol 5º UNA 7º UNA
Futsal 3º UNA 1º UNA
 
Equipe Campeã na Contagem Geral de Pontos em Todas as Modalidades
Turma 5º UNA Período Semestral - Noturno

V Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba
V SimFAST


Por iniciativa dos discentes do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), foi realizado, de 24 a 26 de maio, nas instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial Prof. Dr. Antônio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, o V Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (V SimFast).

Abertura
 
Prof. Dr. Leandro Raniero na Abertura
do V SimFast
 
Recepção do evento

O evento contou com o apoio do corpo docente e da coordenadoria do Programa, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Oli Luiz Dors Júnior, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, e do Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Leandro José Raniero.
Com o objetivo de trocar experiências, intercâmbio e produção do conhecimento científico, o V Simpósio conseguiu reunir alunos de todos os níveis acadêmicos, incluindo aqueles envolvidos com a iniciação científica, pós-graduação, pesquisadores e docentes. No total, a comissão organizadora recebeu 94 inscrições, com a participação de estudantes das Escolas Estaduais Ayr Picanço Barbosa de Almeida; Profa. Idene Rodrigues dos Santos e de outras instituições. Além de alunos da Univap, estiveram também presentes representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); Instituto Federal de Tocantins (IFTO); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidad Nacional de La Plata (UNLP); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Palestra I, com a Dra. Monica Cardaci
- UNLP
 
Vista do Público Presente
 
Apresentação de Banner

Durante o Simpósio foram realizadas palestras, minicursos de MATLAB e práticas observacionais, bem como apresentação de trabalhos científicos (orais e pôsteres) desenvolvidos pelos participantes do evento. Durante o dia houve observações do sol e à noite de planetas, aglomerados estelares, nebulosas, entre outros, utilizando-se os telescópios do Observatório.
Os discentes responsáveis pela organização do evento em 2017 foram: Mestre Maukers A. Lima Dias (Coordenação Geral); Thays Pontes Bentes (Secretaria Geral); Mestre Claudio S. Castro (Relações Humanas); Eng. Pâmela Rita Pereira Meibach Rosa (Comitê de Marketing); Mestre Antonio Nilson Laurindo Sousa (Comitê Financeiro); Dra. Virginia Klausner e Mestre Lucas Antonio Caritá (Comitê Científico); Dra. Zuleika A. L. Sodré (Comitê de Alimentação); Mestre Brunno Augusto Gomes Ribeiro (Comitê de Logística) e Eng. Luiz Eduardo Camargo Aranha Schiavo (Desenvolvimento Web).
A comissão organizadora convidou renomados especialistas para ministrar palestras sobre temas relacionados às áreas da Física Espacial, Física da Matéria Condensada, Astronomia e Educação.

Palestrante/Apresentações Orais Tema
Dra. Monica Cardaci - Universidade Nacional de La Plata (UNLP) Understanding the physical processes taking place in the Universe
Dr. Arian Ojeda - UNIVAP Apresentação de uma metodologia para identificar nuvens magnéticas interplanetárias
Dr. Guilhermo Hagele - Universidade Nacional de La Plata (UNLP) Physical properties and metallicities in Star-Forming Regions: observational determinations
Minicurso I: Matlab Dra Virgínia Klausner
Minicurso II: Práticas Observacionais Dr. Irapuan Rodrigues e M. Matheus Sores Palhares
Dra. Lúcia Vieira – UNIVAP Coatings for high performance in aerospace applications
Dra. Elisangela Pavanelo - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) O ensino de Cálculo Diferencial e Integral com tecnologias digitais: uma experiência no curso de Matemática-Licenciatura da FEG/Unesp
Dra. Inez Batista - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Camada F3: mecanismo de formação e observações
Dr. Clezio Marcos De Nardin - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) Space Weather O que tenho a ver com isso?
Dra. Elysandra Figueredo – Universidade de São Paulo (USP) O Ensino e a Divulgação da Astronomia Mediados pelas Tecnologias
Dra. Diana Andrade - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Meteoritos Mensageiros do Céu
Dra. Inez Batista - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Camada F3: mecanismo de formação e observações
Dr. Clezio Marcos De Nardin - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Space Weather O que tenho a ver com isso?
Dra. Elysandra Figueredo – Universidade de São Paulo (USP) O Ensino e a Divulgação da Astronomia Mediados pelas Tecnologias
Dra. Diana Andrade - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Meteoritos Mensageiros do Céu

Palestra no Programa de Mestrado em Ciências Biológicas

 
A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Ciências Biológicas, sob a supervisão geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, convidou, no dia 25 de maio, a partir das 14h, a Profa. Dra. Renata de Azevedo Canevari (ao centro na foto) para ministrar uma palestra aos alunos sobre a temática: Noções de PCR em Tempo Real. O objetivo foi apresentar a técnica de biologia molecular “PCR quantitativa em tempo real”, também chamada de RT-qPCR.
Trata-se de uma metodologia que se baseia na técnica de PCR, contudo mais eficiente e sensível, além de possibilitar a quantificação da expressão diferencial dos genes de um tecido. A importância da avaliação das alterações na expressão gênica é extremamente importante e tem sido amplamente utilizada na pesquisa científica, pois está diretamente relacionada com as mudanças histológicas e fisiológicas de um tecido, como exemplo, respostas imunes, hormonais, farmacológicas, e resposta ao estímulo de controle celular, sendo esta última, diretamente relacionada com o desenvolvimento do câncer.
Após as explicações, os alunos foram convidados a desenvolver atividades relacionadas com a aplicação da referida técnica em seus projetos e linhas de pesquisa em desenvolvimento.
A Profa. Dra. Renata Canevari é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (1995), com Mestrado (1999) e Doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou Pós-Doutorado desenvolvendo o projeto “Assinatura genética em carcinomas mamários”, pela Unesp e Hospital do Câncer AC Camargo. Atualmente docente da Univap, desenvolve pesquisas na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: alterações genéticas, expressão gênica e estudo de tumores sólidos. As pesquisas em andamento são realizadas no Laboratório de Biologia Molecular do Câncer do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D/Univap).

Trabalho de Campo
Alunos dos Cursos de Geografia e Ciências Biológicas


 
Os alunos com o Prof. Luiz Carlos (ao centro)

Os alunos dos cursos de Geografia e Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) realizaram, no dia 27 de maio, um trabalho de campo na Fazenda Santa Fé, Tremembé/SP, reconhecida por ser um dos mais importantes sítios geológicos e paleontológicos do País. O sítio pertence à Companhia Mineradora Extrativa Santa Fé, em funcionamento desde 1944.
Com a supervisão do Prof. Dr. Luiz Carlos Pires, os alunos puderam explorar e obter material fossilífero. Os exemplares coletados serão catalogados e armazenados no Laboratório de Geografia.

Dia do Geógrafo

 
Para celebrar o Dia do Geógrafo, 29 de maio, a Coordenadoria do curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) convidou o Prof. Dr. Marcello Alves Costa, ex-aluno da Univap e atual coordenador do Curso de Meio Ambiente da Escola Técnica Estadual (ETEC), Unidade Caraguatatuba, SP, para ministrar uma palestra aos alunos, intitulada: “Trajetória Geográfica”.
A data de 29 de maio homenageia os profissionais responsáveis em estudar todos os aspectos geográficos de determinada região. Além disso, os geógrafos também ajudam a analisar os processos de transformação dos espaços urbanos e naturais.
A escolha da referida data para a celebração do Dia do Geógrafo é uma homenagem à criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 29 de maio de 1936, quando passou a ser instituído o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Reitor Recebe a Visita dos Alunos e Docentes que Participaram do Projeto Rondon

 
No dia 30 de maio, os alunos e docentes da Univap que participaram do Projeto Rondon “Operação Tocantins", de 20 de janeiro a 5 de fevereiro de 2017, foram recebidos pelo Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e pela Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.
Participaram das ações do Projeto Rondon deste ano alunos dos cursos de Arquitetura; Engenharia Aeronáutica e Espaço; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelos docentes integrantes da Comissão Coordenadora Univap-Projeto Rondon: Profa. Dra, Sonia Khouri (Biomedicina/FCS); Profa. Dra. Renata A. Nicolau (Odontologia/FCS); Prof. Mestre João Prado (Administração/FCSAC); Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro (Engenharia Ambiental/Univap/FEAU) e a Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos (Engenharia Elétrica/Feau), que coordenou a equipe Univap-Projeto Rondon no município de Nova Rosalândia (TO) em conjunto com o Prof. Alberto.
O Projeto Rondon realizou a Operação Tocantins com a finalidade de trabalhar 10 municípios daquele Estado com ações socioeducativas. O Centro Regional da Operação foi a cidade de Palmas (capital de Tocantins) e os municípios beneficiados foram: Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Fátima, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Presidente Kennedy. Nesse contexto, 320 universitários de IES particulares e públicas tiveram a oportunidade de participar de um dos maiores projetos socioeducativos do Brasil, sob a Coordenação-Geral do Ministério da Defesa, que arca com todos os custos para realização do Projeto.
De acordo com a Coordenadoria do Projeto Rondon/Univap, mais uma vez a Univap cumpriu seu papel social, pois a equipe em questão atuou de forma exemplar, totalmente integrada e motivada. Essas condições são fundamentais para o excelente desempenho em campo. “Os universitários, a exemplo dos que participaram em outras edições do Projeto Rondon, puderam exercitar os conhecimentos acadêmicos, conhecer a realidade de um estado e municípios completamente diferentes do Estado de São Paulo e do município de São José dos Campos. Essa vivência enriqueceu fortemente o processo de formação profissional e pessoal de cada um dos rondonistas participantes”.

Workshop Vanguarda
Internet, Mídias e Tendências em um Mundo Novo


Alunos da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) participaram, no dia 31 de maio, do “Workshop Vanguarda - Internet, Mídias e Tendências em um mundo novo”, realizado no Auditório do Bloco 5, no Campus Urbanova.

Jonas Almeida e Kelly Maria
 
“Marcas e Significados: Como se
destacar na era digital”, com Mariane
 
Vista Parcial do Público

Participaram também, como apresentadores do evento, Jonas Almeida e Kelly Maria, do Programa Vanguarda Mix.
O evento tratou das seguintes temáticas: “Millenials e a TV”, Maísa Dóris (Vanguarda); “Marcas e Significados: Como se destacar na era digital”, Mariane Cara (Comunicara) e “Internet: Perspectiva x Realidade”, Fabiano Pereira (Vanguarda).

Reitor Recebe Alunos Participantes do Exercício Militar da Missão de Paz do Haiti

 
O Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, e a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, receberam, no dia 31 de maio, alguns alunos acompanhados pelo Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro (Feau), que participaram como figurantes do Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) com militares do 26° Batalhão Brasileiro (BRABAT 26), que já partiram em junho para o Haiti, em razão da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).
O referido exercício foi realizado entre os dias 17 e 28 de abril nas cidades Caçapava, Taubaté e Quiririm e nas instalações do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL) da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), em Caçapava (SP).
Participaram das atividades aproximadamente 75 alunos da Univap, dos cursos de Arquitetura, Direito, Engenharias, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição e Odontologia. Também fizeram parte das atividades alguns estudantes da Faculdade Santo Antônio, de Caçapava, e também militares da 12ª Brigada, todos na função de figurantes, em simulações de situações que o BRABAT 26 possivelmente encontrará em solo haitiano. O referido simulado tentou reproduzir ações rotineiras do Haiti, um país caribenho que está geologicamente localizado em uma área extremamente instável, sem políticas públicas e com muitos conflitos internos.

Mostra de Dança 2017
Curso de Educação Física


Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, dia 2 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, da Mostra de Dança 2017.

 
 

A apresentação é resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas sob a responsabilidade da Profa. Mestra Carolina Natal, que oferece noções básicas e apresenta a diversidade da dança, tendo como objetivo a finalização da referida disciplina. Dessa forma, oferece ao aluno instrumentos, estratégias e noções de dança enquanto expressão, possibilitando experimentar e vivenciar o processo de composição coreográfica.
Este ano a Mostra também contou, na abertura do evento, com a apresentação de bandas de músicas compostas por alunos da Universidade, com objetivo de diversificar o evento e estimular expressões artísticas.
O ingresso para assistir à Mostra de Dança foi a doação de um litro de leite integral, totalizando 350 litros, entregues à Casa Acolhida, em São José dos Campos.

Espiando a Lua na Luneta
Parceria Entre o Astroclube Cunha e Observatório de Astronomia da Univap


A comunidade joseense, astrônomos amadores e profissionais, assim como outros interessados na área da astronomia estiveram reunidos, dia 3 de junho, das 17h às 22h, no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap Prof. Dr. Antonio de Souza Teixeira Júnior, no Campus Urbanova, para participarem das atividades propostas no evento “Espiando a Lua na Luneta”. Idealizado pelo Astroclube de Cunha e realizado naquele município desde 2009, esta foi a primeira vez que o evento foi sediado em São José dos Campos, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univap e pela equipe do Observatório da Univap.

 
 

Estiveram presentes no evento astrônomos profissionais e amadores da região, entre eles: Elias Lobo Oliveira, Wandeclayt Melo, Silvio Roberto Macera e Silvio Fazolli (Observatório Astronômico - DCTA/IAE); Geovani Leandro, Gilberto Jardineiro, Eduardo Freitas Duarte, Fernando Dotta e Siclair E. Santo (Astroclube de Cunha); Alexandre J. de Oliveira e Silva, Alexandre Soares de Oliveira, Arian Ojeda González, Brunno A. G. Ribeiro, Eber Gusmão, Francisco C. R. Fernandes, Huilgner Lotte Otaviano, Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, Luiz Eduardo C.A. Schiavo, Marcos V. C. Miranda, Matheus Soares Palhares, Maukers A. L. Dias, Murilo M. P. H. Zago, Rafael F. R. dos Santos, Rosemeire A. R. Oliveira, Thays Pontes Bentes, Virginia Klausner de Oliveira e Will Robson M. Rocha (Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap) e Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva (Pró-Reitora de Extensão da Universidade).
O evento contou com três apresentações, sendo a primeira delas realizada pelo Prof. Dr. Alexandre Soares, Coordenador do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, em conjunto com o Prof. Dr. Irapuan Rodrigues.

 
 

A recepção do evento ficou por conta do Prof. Alexandre, que na ocasião apresentou o Programa de Mestrado e Doutorado (Pós-Graduação Stricto Sensu), pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e sobre o curso de Aperfeiçoamento “Astronomia do Século XXI" (Pós-Graduação Lato Sensu), oferecidos na Univap. Na ocasião também contou como foi criado o Observatório e sobre as atividades ali desenvolvidas, inclusive das visitações abertas ao público às quartas-feiras, a partir das 18h.
A segunda apresentação, intitulada “Meteoros, viajantes Estelares”, foi ministrada pela associada Exoss, com Suzanne C. de Paula, que abordou os aspectos dinâmicos da formação do sistema solar, bem como os remanescentes de sua formação que hoje são objetos de profundo estudo na área da astronomia. Também foram citados os eventos recentes de impactos de asteroides e os estudos de meteoros, recentemente iniciados no Brasil.
A terceira palestra foi ministrada por Gilberto Jardineiro, intitulada “Lua na Luneta”, que explicou a formação de nosso satélite natural e as pesquisas recentes sobre o assunto. Falou também dos desafios da astrofotografia e das belezas das observações noturnas, incentivando a participação da família.
O evento contou também com uma estação móvel da Exoss para demonstração pública do sistema de funcionamento do software de captura, bem como as análises e estudos que são realizados posteriormente. Na ocasião foram registrados dois meteoros tênues e de difícil visualização ao olho humano, mas detectáveis no sistema de câmeras de alta sensibilidade.
Durante o evento, uma exposição particular de personagens da série Star Wars e Star Trek também fez parte do evento, com a participação de Cosplayers dos personagens.

Fonte: Exoss/Eduardo P. Santiago/Observatório de Astronomia da Univap

UNIEXPO VALE 2017
9ª Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba


A Univap participou da 9ª Exposição Teenager de Universidades e Profissões no Vale do Paraíba, realizada no dia 3 de junho, no Colégio Anglo Cassiano Ricardo, Jardim Esplanada II, em São José dos Campos.

 
 

O objetivo da Uniexpo é proporcionar, de forma participativa, o contato entre os futuros universitários com as instituições de ensino superior e as respectivas profissões existentes, despertando a curiosidade do jovem, fazendo com que sinta-se responsável nesse processo educativo e de crescimento pessoal.
No evento, os visitantes recebem informações sobre o funcionamento dos cursos em diversas áreas: a grade curricular, o sistema de avaliação, a metodologia de ensino − e também sobre o mercado de trabalho das carreiras: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia a dia da profissão. As informações são passadas principalmente na forma de plantão de dúvidas e palestras especiais sobre temas de interesse de acordo com pesquisa realizada previamente
Visitaram a Uniexpo 2017, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, cursos técnicos e pré-vestibulares, além de familiares e educadores.
A Teenager Assessoria Profissional é uma empresa compromissada em auxiliar os jovens em seu processo de escolha profissional através de eventos de profissões, palestras nas escolas, visitas monitoradas às universidades, treinamento de educadores, assessoria e orientação profissional.


Curso de Publicidade e Propaganda
Disciplina Planejamento e Implementação de Eventos


Como parte das atividades da disciplina Planejamento e Implementação de Eventos do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, sob a supervisão da Profa. Esp. Flávia dos Santos Cardoso, os alunos do 7º período semestral (4º ano) tiveram que propor e desenvolver um projeto que gerasse visibilidade para o curso.

 
 

Para ter os objetivos plenamente atingidos nos dois eventos apresentados, foi fundamental que os alunos fizessem um criterioso planejamento que envolvesse: objetivo, público-alvo, estratégias, recursos, implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle e avaliação final.
Os resultados dos dois trabalhos foram apresentados dias 5 e 6 de junho, no Campus Urbanova da Univap.
O trabalho Expperience - Happy Hour de Publicidade (5/6), realizado no Salão de Festas da Capela Ecumênica, contou com a participação de 12 profissionais do mercado, que formaram rodas de conversas com objetivo de discutir os temas: Comunicação Empresarial, Mídias, Digital e Criação.

 
 

O Arraiá Publicitá (6/6) foi uma festa temática em frente ao prédio da Faculdade (Bloco 2), cheia de referências ao universo da propaganda para mostrar como boas ideias movem o mundo. A festança foi complementada com jogos, prêmios e comidas típicas. A renda adquirida no evento foi revertida para a Associação Dom Bosco/Jardim Satélite, de São José dos Campos.
“O evento é um excelente instrumento de comunicação e relacionamento, pois permite maior aproximação entre a empresa e os seus públicos de interesse. Por isso, é fundamental que os alunos de Comunicação absorvam não apenas a teoria, mas vivenciem a prática de produzir e gerir um evento”, conclui a professora Flavia Cardoso.

Univap Inaugura o Restaurante Escola

Com objetivo de oferecer aos alunos do curso de Gastronomia e áreas afins uma imersão direta na profissão de buscar a melhoria da qualidade de ensino e preparar os alunos de acordo com as exigências do mercado de trabalho, a Univap inaugurou, dia 7 de junho, o Restaurante Escola.

 

A implantação do projeto foi um empenho da Presidência e Vice-Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), da Direção do Parque Tecnológico Univap, da Reitoria, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e da coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
Instalado num dos prédios de extensão do Parque Tecnológico Univap, o Restaurante Escola vai funcionar inicialmente de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h, e atenderá alunos, funcionários da FVE/Univap e empresas instaladas no Parque Tecnológico, além de visitantes.

Cultura Fcsac − O Artista de Cada Um

Com objetivo de promover a reflexão acerca da diversidade e do talento de cada um, dia 7 de junho, das 19h às 22h, foi realizado no salão de festas da Capela Ecumênica da Univap e nas instalações do curso de Gastronomia, o Cultura Fcsac.
Vista parcial do salão do evento
 
Participação do curso de Artes
Visuais
 
Apresentação de Jazz

O evento, produzido anualmente por alunos dos cursos de Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Administração e pelo Curso de Graduação Tecnológica em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), é realizado em parceria com os professores e colaboradores da instituição. O objetivo é mostrar a importância do universo artístico, incentivando a criatividade e capacidade dos futuros profissionais formados pela universidade.
A parte das atividades do Cultura Fcsac foi realizado por alunos do 3º ano (5º período semestral) dos cursos de Design de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV, cujo propósito foi mostrar a diversidade entre as pessoas, enaltecendo o talento de cada uma delas. O tema proposto também tomou por base que todos possuem algo a aprender uns com os outros.
O evento no salão de festas da Capela trouxe diferentes atrações, como por exemplo, uma exposição fotográfica produzida pelos alunos de Comunicação. A programação contou também com apresentações de Jazz e Hip-Hop, além do Festival de Curtas, realizado por alunos da universidade.

Vista parcial da cozinha da
Gastronomia
 
A dupla premiada com os docentes e
comissão avaliadora
 
Expositor e colaborador dos prêmios
concedidos à dupla

Também fez parte da programação a 3ª edição do Concurso Criação de Receitas, com o tema “farinha de milho e de fubá”. Os pratos foram avaliados por convidados que experimentaram as receitas criadas pelos alunos. O público pôde acompanhar a criação e execução dos pratos na cozinha da Gastronomia, Bloco 9, Campus Urbanova.
A Comissão Avaliadora (Jurados) foi composta por Cristiane Ferreira Ximenes (Representante da Cantina da Nena); Camila de Oliveira Castro (Representante do Bistrô Fit Fat) e Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva (Pró-Reitora de Extensão, representando a Univap).
A dupla Talita Campos de Lima Barbosa e Márcio Juliano Pereira (Alunos do 1º período semestral do curso) foi vencedora do Concurso Criação de Receitas 2017.
Este ano, o Concurso também contou com o apoio da Empresa ValPort, que contribuiu com na premiação aos vencedores.

Evento enalteceu a beleza da
diversidade
 
Desfile, cujo tema “É Sobre Gente”
abordou a quebra de padrões
 
O momento especial de cada um

Foi também destaque da noite, o desfile com o tema “É Sobre Gente”, que abordou a quebra de padrões e enalteceu a beleza da diversidade, incentivando, dessa forma, o respeito ao próximo.

Sobre o Desfile:

É sobre gente. É sobre todos serem respeitados e representados.

Somos únicos do jeito que somos e essa coleção reflete a diversidade do belo por meio da silhueta livre, sem amarras de padrões de beleza. Percorre na coleção, através dos bordados, recortes e trançados, a delicadeza de sermos singulares. Não há no mundo ninguém igual.

Das cores suaves dos tons terrosos claros, trazemos a leveza do ser e vamos assim ao encontro dos tons mais fechados, do vinho ao preto, para dizer que permanecemos fortes e firmes no discurso de que o que importa na moda é quem a veste.

Nessa coleção feita por "diversas mentes" e diversamente, criamos para que, ao descobri-la, as pessoas se encontrem, se identifiquem não somente com as roupas, mas com as pessoas que as usam.

Moda não é sobre roupa somente, é sobre gente, é sobre nós!

Univap - Nota Máxima


Convênio Entre a Fisioterapia da Univap e a Unimed


Gastronomia - Restaurante Escola no Campus Urbanova


Curso de Enfermagem Completa 20 Anos


Feau Celebra o Seu 50º Aniversário


Conheça o CEHVAP


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Férias Coletivas

De 03 a 23 de julho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

31 de agosto e 1º de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro