263ª Edição - Ano IX
De 24 de abril a 8 de maio de 2017
              
 

Univap é Recredenciada pelo MEC

 




Por intermédio do Diário Oficial da União (DOU) nº 71, de 12 de abril de 2017, Seção 1 − Pág. 14 foi publicada a Portaria nº 504 de 11 de abril, que recredencia a Univap por mais 10 anos.









Portaria nº 504 de 11 de abril de 2017

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006, na Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 e no Parecer nº 647/2016, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, conforme consta do Processo e-MEC nº 201108629, e diante da conformidade do Regimento da Instituição e seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:
Artigo 1º - Fica recredenciada a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), com sede na Avenida Shishima Hifumi, nº 2.911, bairro Urbanova, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), inscrita no CNPJ sob o nº 60.191.244/0001-20, pessoa jurídica de direito privado, comunitária e sem fins lucrativos, com sede e foro jurídico na Praça Cândido Dias Castejón, nº 116, Centro, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo.
Artigo 2º - O recredenciamento de que trata o art. 1º é válido pelo prazo de 10 (dez) anos, quanto a exigência avaliativa prevista no artigo 10, § 7º, do Decreto nº 5.773/2006, com a redação dada pelo Decreto nº 6.303/2007.
Artigo 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MENDONÇA FILHO


Defesa de Tese de Doutorado
O Agir Comunitário na Univap: Limites e Possibilidades.


 
O Prof. Luiz Carlos Andrade de Aquino, docente da Faculdade de Direito da Univap, defendeu dia 23 de fevereiro de 2017, a sua Tese de Doutorado, intitulada: O Agir Comunitário na Univap: Limites e Possibilidades.
A Tese foi apresentada à Banca Examinadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Campus Taquaral, composta pelos seguintes docentes: Prof. Dr. Bruno Pucci (Presidente e Orientador − Unimep); Prof. Dr. Cleiton de Oliveira (Unicamp); Prof. Dr. Valdemar Sguissardi (UFSCar); Prof.ª Dr.ª Nilce Maria Altenfelder Silva de Arruda Campos (Unimep); Prof. Dr. Allan da Silva Coelho (Unimep); Prof.ª Dr.ª Luzia Batista de Oliveira Silva (USF) e Prof. Dr. Thiago Borges de Aguiar (Unimep).
Sem comprometer seus princípios institucionais comunitários, de que forma a Univap pode contribuir para a democratização da educação superior diante do intenso e progressivo quadro de privatização e mercantilização deste nível de ensino no Brasil? A partir desta questão orientadora, a tese apresenta a hipótese de que o diagnóstico do agir universitário comunitário, constituído pela tensão entre conceito e realidade expressa no discurso dos principais sujeitos institucionais, revela as tendências que se contrapõem a uma educação meramente formal e orientada somente ao mercado de trabalho, ou seja, aponta a possibilidade da universidade comunitária oferecer uma educação de qualidade e orientada à formação humana mais ampla.

Curso de Atualização em Endodontia
Aula Inaugural


 
As aulas da 7ª Turma do Curso de Atualização em Endodontia, ministradas pelos Professores Doutores Flávia Goulart da Rosa Cardoso, Iris Frois e Miguel Christian Castilho Marin, do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde e realizadas por intermédio da Educação Continuada da Univap (PosGrau), tiveram início dia 10 de março.
O curso objetiva capacitar os alunos para a realização de tratamentos mais rápidos, com melhor qualidade e segurança, utilizando tecnologia no tratamento endodôntico como uso de instrumentação mecanizada, odontometria eletrônica, ultrassom e magnificação.

Capacitação Técnica aos Professores da Rede Pública Municipal
Cidade de Monteiro Lobato


Com objetivo de capacitar 14 professores da Rede Pública Municipal de Monteiro Lobato em relação à educação em saúde bucal, a Profa. Letícia Vargas Freire Martins Lemos e o Prof. Dr. Marcos Augusto Rego, do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Campus Urbanova da Univap, em São José dos Campos, organizaram no dia 23 de março, das 8h às 13h, um curso de capacitação técnica a fim de ampliar e atualizar o conhecimento dos educadores sobre conteúdos imprescindíveis para a manutenção e conquista da saúde bucal das crianças por eles assistidas.

 

Partindo do princípio de que a educação em Saúde Bucal é a base de toda ação preventiva/curativa nessa área, e de que todos os profissionais devem ser educadores e multiplicadores dos conhecimentos de promoção de saúde e da prevenção das doenças, nessa ocasião os professores receberam informações sobre saúde bucal, higiene bucal (técnicas de escovação dental, uso do fio dental e uso do dentifrício fluoretado), dieta adequada para evitar a doença cárie e demais doenças bucais, pré-natal odontológico e meios de prevenção de saúde bucal. Além disso, foram apresentados aos professores municipais vários materiais educativos e lúdicos, confeccionados pelos alunos em atividades acadêmicas, sobre os assuntos citados, para motivação da prevenção em crianças e adolescentes.

Aula Inaugural na Educação Continuada
Curso de Especialização na Área de Fisioterapia


 
A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Fisioterapia Ortopédica Traumatológica com Ênfase na Biomecânica do Movimento Humano realizou no dia 24 de março a aula inaugural da turma de 2017, na Sala Santander no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova.
Sob a coordenação do Prof. Me. Bruno de Moraes Prianti, o curso tem como meta oferecer conhecimento específico e aprofundado na área de ortopedia e traumatologia, com grande conteúdo prático, apresentando técnicas baseadas em evidências científicas e recursos tecnológicos avançados, no intuito de preparar os alunos a atuar nos diversos aspectos da reabilitação.
O corpo docente é altamente qualificado, com professores que agregam formação acadêmica e atualizadas linhas de pesquisa à grande experiência clínica nas mais diversas áreas relacionadas, como desporto, traumatologia e terapia manual.
Com a duração de 18 meses, totalizando 432 horas/aula, o curso é oferecido no Campus Urbanova, com aulas quinzenais, às sextas-feiras, das 18h30 às 22h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Saiba mais: www.univap.br/posgrau
E-mail: latosensu@univap.br / pgfisioterapia@univap.br
Telefones: (12) 3947-1233 - 3949-2292

Roda de Conversas na Sala de Espera

 
Com objetivo de melhor interagir com os usuários e acompanhantes de pacientes em tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade das Ciências da Saúde (FCS), estão sendo realizadas no ambiente de atendimento várias rodas de conversas sobre temas diversificados.
As atividades tiveram início no dia 24 de março e vão se estender até 2 de junho. Os encontros intitulados “A Roda de Conversas na Sala de Espera” estão sendo realizados no Bloco 7, no Campus Urbanova, das 9h às 10h e também estão abertos a participação de outros interessados.

Bolsa de Estudos em Portugal

 
Apresentação em Setúbal
A aluna Sanmya Feitosa Tajra, do Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, participou dias 30 e 31 de março da Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania, realizada na cidade de Setúbal, em Portugal.
Na ocasião, a aluna da Univap apresentou o trabalho científico intitulado “Novos Ideários para os Agentes Públicos Planejarem e Avaliarem as Cidades Saudáveis”, desenvolvido sob a orientação da Profa. Dra. Paula V. Carnevale Vianna, docente pesquisadora em Saúde Coletiva junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
A aluna encontra-se em Lisboa durante o primeiro semestre de 2017 para realizar uma pesquisa de campo junto aos municípios membros da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis, visando identificar os principais enfrentamentos e inovações encontrados no planejamento urbano de cidades saudáveis, conforme o programa definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Como parte de sua investigação, a aluna Sanmya Tajra irá entrevistar vereadores e técnicos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e já visitou os municípios de Seixal, Montijo, Barreiro, Viana do Castelo, Valongo, Figueira da Foz, Serpa, Loulé, Odivelas, Beja, Lisboa, Palmela e Torres Vedras, construindo, nessa primeira etapa da pesquisa, uma visão etnográfica das cidades que implementaram o projeto ‘Cidades Saudáveis’.

Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia
Aula Inaugural


A Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia da Univap, Profa. Mestra Claudia Ebner, organizou dia 1º de abril, a partir das 9h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a aula inaugural do semestre.

Os palestrantes Vanderlei, Nilson e Natany
com a Coordenadora do Curso, Profa.Cláudia
 
Vista parcial do público presente

Para dar início às atividades do ano letivo foram convidados a participar do evento os palestrantes: Prof. Esp. Vanderley Carlos Pupin, Gerente de Enfermagem na Empresa rede D'or São Luiz S/A, que tratou da temática: “Especialização como estratégia para desenvolvimento na carreira do enfermeiro”; Prof. Esp. Nilson Thiago de Carvalho e Silva, Gerente de Enfermagem do Hospital Policlin − Unidade 9 de Julho: “Qual o perfil dos profissionais de enfermagem, nas exigências e expectativas do mercado de trabalho nos dias atuais?”; Profa. Esp. Natany da Costa Ferreira, Diretora Científica do Departamento de Enfermagem da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo: “Importância da pesquisa para a prática de enfermagem”.
O Curso de Especialização em Enfermagem em Cuidados Críticos/Cardiologia busca capacitar o profissional enfermeiro para realizar a coordenação e assistência de enfermagem ao paciente crítico com ênfase na cardiologia, na organização das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), para atuar de forma crítica e reflexiva nos serviços de saúde.
Com a duração de 20 meses, totalizando 432 horas-aulas, o Curso com aulas a cada quinze dias é oferecido aos sábados, das 9h às 17h, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

Seminário de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas

Dr. Sérgio Pilling durante a sua palestra no Seminário do dia
3 de abril
 
A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Ciências Biológicas, sob a responsabilidade geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), em continuidade às atividades semestrais, realizou no dia 3 de abril o Seminário: “Moléculas orgânicas no espaço e vida no contexto cósmico: uma introdução à Astroquímica e Astrobiologia”, ministrado pelo Prof. Dr. Sérgio Pilling. Já no dia 10, a palestra foi ministrada pela Bióloga Thays Bentes, mestranda junto ao Programa de Física e Astronomia da Univap, que tratou da temática: "Astrobiologia: um panorama da vida em ambientes extremos".

Cine Debate no Curso de Serviço Social

 
Escrito e dirigido por Sam Garbarskio, o filme "Irina Palm" acompanha a história de Maggie (Marianne Faithfull), uma viúva sessentona que já vendeu até a própria casa para financiar o tratamento de saúde do único neto, Olly (Corey Burke).
Todo o dinheiro dos pais da criança, Tom (Kevin Bishop), filho de Maggie, e Sarah (SiobhanHewlett), é gasto na mesma finalidade. Mas, por algum motivo, o menino não melhora.
Uma nova esperança surge num tratamento experimental na Austrália. A avó quebra a cabeça para descobrir como arranjar dinheiro para as caras despesas dessa viagem. Quando procura emprego, pesam contra ela a idade e a falta de experiência profissional, pois foi apenas dona de casa e mãe a vida inteira.
Apesar do tema polêmico, não falta humor e até uma pitada de romantismo no desenrolar da trama.
Para debater o filme, a coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou duas profissionais da área: a Profa. Rosa Maria Scaquetti Pinto, Mestra em Ciências Sociais e Políticas pela Unesp e docente por oito anos consecutivos no Ensino fundamental, médio e superior, com vasta experiência em planejamento estratégico do setor público, coordenação e planejamento de projetos, coaching, mediação de conflitos e moderação de grupos; a Diretora Executiva do Centro Dandara, Profa. Marcela Andrade, promotora legal popular, ativista e articuladora de políticas públicas para mulheres e experiente diretora da coordenadoria especial de políticas públicas para mulheres; e como mediador do debate, o Prof. Me. Marcos Valdir.
O Cine Debate foi realizado dia 3 de abril, a partir das 19h, nas instalações do Curso de Serviço Social, Campus Castejón, em São José dos Campos.

Brigada de Incêndio da FVE/Univap

 
O Setor de Segurança do Trabalho, sob a responsabilidade da Técnica Aline Rosental, organizou, de 3 a 7 de abril, o Curso de Brigada de Incêndio, no Campus Urbanova.
O objetivo do Curso é preparar os funcionários dos diversos setores da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono de prédios, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros.
Exigida por lei, a Brigada de Incêndio é uma condição geralmente necessária para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Esse documento certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, contemplando medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas que possam garantir à edificação proteção no segmento de segurança contra incêndios.
A programação do curso, que envolveu aulas teóricas e práticas, foi direcionada a 122 funcionários e abordou as seguintes temáticas: combustão e propagação do calor; métodos de extinção de incêndios; plano de emergência; primeiros socorros e normas e legislação.

Atendimento Nutricional

 
Alunos do último ano (7º e 8º períodos semestrais) do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a supervisão de professores doutores, estão realizando atendimento nutricional de terça a sexta-feira, das 8h às 11h, nas instalações da Faculdade - Bloco 7, no Campus Urbanova. Esse atendimento faz parte do currículo pedagógico do curso e vem sendo realizado desde 2012.
A referida orientação nutricional envolve a avaliação da composição corporal (quantificação de gordura e músculos no corpo) e dietética (hábitos alimentares) e quando necessário propõe uma intervenção de novos hábitos alimentares.



Informações e agendamento pelo telefone (12) 3947-1086
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Novas Fronteiras no Ensino de Engenharia
Seminário


Apresentar uma proposta de atividade de integração entre a teoria e a prática no ensino da engenharia, de forma a resgatar as origens da educação que têm como premissas: observar, medir, analisar e concluir, só que agora acrescentando ferramentas contemporâneas, essa foi a temática do Seminário apresentado pela Profa. Dra. Priscila Freitas-Lemes Lourenço, dia 5 de abril, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Univap.

 

Os seminários oferecidos aos alunos são realizados semanalmente nos auditórios e salas do IP&D por astrônomos profissionais convidados de outras instituições, locais, nacionais e internacionais.
Pós-Doutoranda junto ao Departamento de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), a docente da Univap procurou nessa palestra demonstrar que a competência de se inovar é um fator importante para o desenvolvimento da sociedade moderna. Assim, propôs tornar o conceito de inovação um dos focos na educação para engenharia, que poderá estimular de forma significativa a formação de engenheiros aptos a promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Enfatizou ainda que há movimentos dos alunos do curso superior que reivindicam a existência de mais aulas práticas durante a sua formação profissional, de tal forma que se relacione a prática com a fundamentação teórica adquirida durante a graduação.
A Profa. Dra. Priscila Lourenço é graduada em Matemática e é Mestre e Doutora em Física e Astronomia, também pela Univap. Entre 2007 e 2015 ministrou aulas no Ensino Fundamental, abordando as disciplinas de Matemática, Física, Geometria e Robótica. Atualmente, é Pós-Doc no Departamento de Física do ITA e docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau/Univap). Também é colaboradora junto ao Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, onde desenvolve pesquisa na área de Astrofísica Extragalática, atuando principalmente em astronomia observacional, galáxias em interação, formação e dinâmica de galáxias com anel polar, evolução química de galáxias e galáxias com núcleos ativos.

Convênio com as Empresas Huesker e Infratrans

 
Em 5 de abril, foi firmado convênio de cooperação técnica entre a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, e as empresas Huesker Ltda. e Infratrans Assessoria e Pesquisa S/S Ltda., objetivando operações conjuntas relativas ao “Programa de Análise da Aderência de Geogrelhas entre duas camadas Betuminosas”, a ser desenvolvido pela Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau/Univap).
O objetivo específico do convênio estabelece “determinar a taxa ótima de pintura de ligação asfáltica entre sete tipos de geogrelhas”, envolvendo alunos da Feau como voluntários de pesquisa em atividades de desenvolvimento tecnológico junto a empresas do Vale do Paraíba, possibilitando a iniciação desses alunos no mercado de trabalho.
De acordo com o estabelecido no convênio entre as partes, ao ensinar o aluno como abordar um desafio de engenharia, equacionar o problema e buscar soluções técnicas viáveis de serem implementadas (custo e prazo), os parceiros estarão iniciando os alunos em atividades práticas e de pesquisa, de forma supervisionada, contribuindo com a missão da Universidade de formar profissionais altamente qualificados.
O Grupo Huesker, fundado em 1861, é líder mundial em geossintéticos e tecidos técnicos para agricultura e indústria. Seus produtos e serviços oferecem soluções nas áreas de Obras de Terra e Fundações; Estradas e Pavimentos; Engenharia Ambiental; Engenharia Hidráulica, bem como aplicações na Indústria e Agronegócios.
A sede corporativa do Grupo é localizada em Gescher, na Alemanha, com filiais na Grã-Bretanha, Espanha, Itália, Holanda, França, Rússia, EUA e Brasil. A sede do grupo está situada em São José dos Campos, onde todas as atividades de suporte técnico, comercial e logístico para a América do Sul são coordenadas.
Estiveram presentes na assinatura do Convênio, no Gabinete da Reitoria, o Diretor da Huesker, Flavio Teixeira Montez; o diretor da Infratrans, Prof. Dr. Guilhermo Enrique Montestruque Vilchez; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, e o Diretor da Feau, Prof. Dr. Liu Yao Cho.

Prevenção Odontológica na Escola Rural de Monteiro Lobato

Alunos do 4º ano (7º período semestral) do curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pela Profa. Dra. Letícia Vargas Freire Martins Lemos e pelo Prof. Dr. Marcos Augusto do Rego, participaram, dia 06 de abril, da Atividade Extramuros da Disciplina de Odontopediatria, na Escola Rural do Taquari, em Monteiro Lobato.

 
 

A atividade fora do ambiente da Faculdade propiciou aos alunos vivenciar a realidade de um cirurgião-dentista e colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Além disso, foi feito um levantamento epidemiológico dessa amostra da população, possibilitando-nos apresentar à Prefeitura de Monteiro Lobato, a qual nos solicitou esta análise, um parecer da saúde bucal dessas crianças. Deste modo, a atual gestão do município poderá tomar as devidas providências, e, por meio da parceria feita com nossa instituição, possibilitar que as crianças recebam o tratamento necessário nas clínicas odontológicas da FCS da Univap, em São José dos Campos.
Foram atendidas na ocasião cerca de 90 crianças entre 4 e 10 anos, que ainda receberam orientações de saúde bucal, informações a respeito de dieta correta para evitar cáries, demonstração de técnicas de higiene bucal em macro modelos e escovação supervisionada em cada criança. Na ocasião, a equipe também distribuiu Kits da Colgate, do “Dr. Dentuço”,para todas as crianças.

Alunos de Jornalismo Visitam o Memorial Aeroespacial Brasileiro

Os alunos do 3º ano (5º período semestral) do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), acompanhados pela Profa. Dra. Elizabete Kobayashi, responsável pela disciplina de Jornalismo Científico, visitaram o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), dia 8 de abril (sábado), como atividade extraclasse e com objetivo de aproximar esses alunos da Ciência e Tecnologia (C&T) produzida em São José dos Campos.

 
 

Na ocasião, foram recebidos pelo Engenheiro Mecânico, Prof. Dr. José Bezerra Pessoa Filho, Tecnologista Sênior do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e docente colaborador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde leciona a disciplina Projeto e Construção de Sistemas Aeroespaciais. Antes de iniciar a visita aos vários espaços do MAB, ministrou aos alunos da Univap a palestra/aula intitulada: "A maior descoberta da era espacial".

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da Univap
Parcerias com Empresas Incrementam o Atendimento


As parcerias firmadas em 2015 e 2016, entre a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Univap, com algumas empresas da região, entre elas, a Concessionária Tamoios e Engep Ambiental, possibilitaram a reforma e ampliação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) do Centro de Estudos da Natureza (CEN), além de apoio para compra de equipamentos, alimentação e medicamentos. A Engep ambiental também propiciou a construção de auditório que será construído no CEN, denominado ‘Espaço Engep’.

 

A Concessionária da Rodovia Presidente Dutra (CCR Nova Dutra) disponibilizou recursos para a manutenção dos animais do plantel, e a Farmácia de Manipulação Veterinária DrogaVET ofereceu descontos nos medicamentos, confecção de placas de identificação dos recintos, uniformes da equipe técnica e a concessão de armário para disposição dos medicamentos.
O CRAS tornou-se referência no atendimento à fauna silvestre da região, pois apresenta um quadro de pessoal técnico com alto grau de excelência. Também realiza treinamento de captura, contenção e manejo de animais peçonhentos para funcionários das empresas parceiras e interessados.
A equipe do CRAS/Univap é formada atualmente por docentes do Curso de Ciências Biológicas (Zoologia), biólogos, médica veterinária, tratadores e estagiários. O CRAS conta com diferentes tipos de estágio: bolsistas das empresas parceiras e voluntários, todos eles cursando a área de Ciências Biológicas.
São responsáveis pelo CEN/CRAS as Biólogas Profa. Dra. Nádia de Campos Velho (Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da FEA), a Profa. Dra. Karla Andressa Ruiz Lopes (Responsável técnica do CRAS) e a Médica Veterinária Hanna Sibuya Kokubun (Responsável técnica do CRAS).

Seminário em Física e Astronomia com Dr. Reinaldo Roberto Rosa

Em continuidade ao Ciclo de Seminários 2017 do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia, foi realizado no dia 12 de abril, no auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, o Seminário "Characterization of Causal Short Asymmetric Bursts (cSAB) in Time Series", ministrado pelo Dr. Reinaldo Roberto Rosa, do Laboratório Associado de Computação Matemática e Aplicada (LAC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

O Dr. Reinaldo é Técnico em Eletrônica e Telecomunicações pelo Instituto Tecnológico de Jacareí, graduado em Física e Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre e Doutor em Astrofísica e Ciência Espacial pelo Inpe (Programa Sanduíche na Universidade de Maryland, EUA).
O seminário tratou sobre a aplicação de técnicas de análise espectral no reconhecimento de padrões temporais comuns, em particular como as cSAB, emissões assimétricas de curta duração (do inglês Causal Short Asymmetric Bursts), que podem estar relacionados a vários processos não-lineares em diversas áreas do conhecimento, como física, química e biologia. No entanto, a caracterização da sua natureza (o processo subjacente que pode ser aleatório ou determinista ou mesmo uma combinação destes) ainda não está plenamente estabelecida. Foi apresentada uma nova proposta metodológica de alto potencial para resolver esse problema. A metodologia é baseada em uma versão aprimorada da técnica conhecida como GSA (Gradient Spectral Analysis). Recentes aplicações de GSA em séries temporais caóticas e ruído mostraram que a metodologia proposta pode ser útil na detecção de padrões de cSAB relacionados à ocorrência de explosões solares, que vêm sendo investigadas pelo Centro Latino-Americano de Estudos Solares Terrestres (CELESTE) do Laboratório de Física e Astronomia da Univap, do qual o Dr. Reinaldo é colaborador.

Inauguração do Laboratório de Comunicação
LabCom


A direção da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) organizou no dia 18 de abril a inauguração do Laboratório de Comunicação (Labcom). A implantação desse laboratório só foi possível devido ao apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O Reitor, a Vice-Reitora, o Diretor da Fcsac e a
Coordenadora do Curso de Jornalismo
 
O Prof. Jair, Reitor da Univap e o Diretor da
Fcsac, Prof. Celso Meneguetti

Estiveram presentes na inauguração o Reitor Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; docentes e discentes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Design de Moda.
O projeto do laboratório foi desenvolvido de comum acordo com professores da faculdade e a identidade visual elaborada pelos docentes Prof. Esp. Lucaz Mathias Machado e Prof. Esp. Vinicius de Melo Coquette.
O Labcom é o primeiro de uma série de laboratórios que serão implantados na Universidade com recursos da Fapesp e específicos a cada área do conhecimento.

Vista parcial do ambiente interno
 
Mesas individuais com computador para o
desenvolvimento de pesquisas

Espaço de interação entre docentes e alunos no desenvolvimento de pesquisas, artigos científicos e acadêmicos, o Labcom conta com a seguinte infraestrutura: 7 computadores com pacote Adobe para edição de áudio e vídeo; TV; mesa de reunião; mesas de trabalhos (Individual e em grupo), ou seja, uma estrutura de agência de comunicação.
De acordo com a Profa. Sandra Costa, desde o ano passado a Reitoria estabeleceu uma política de fazer com que pesquisas transcendam as paredes do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e permita o seu fomento nas diferentes faculdades.

Publicação de Artigo Científico no Exterior
Área da Física e Astronomia


 
O Prof. Oli Dors, autor do artigo, no IP&D/Univap
O Prof. Dr. Oli Luiz Dors Júnior, pesquisador do Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, teve um artigo científico de sua autoria desenvolvido em conjunto com Karla Z. Arellano-Córdova, do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica, situado no México; e com Mônica Cardaci e Guillermo Hagele, pertencentes ao Instituto de Astrofísica de La Plata, situado na Argentina.
O artigo foi publicado como LETTER na revista inglesa Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS), em março de 2017, intitulado: "New quantitative nitrogen abundance estimations in a sample of Seyfert2 Active Galatic Nuclei" (Artigo Publicado).
Nesse trabalho, os autores apresentaram, pela primeira vez, medidas da abundância do nitrogênio em objetos astronômicos chamados de Núcleos Ativos de Galáxias (AGNs), que consistem basicamente em um gás caindo dentro de um buraco negro no centro de uma galáxia. Oli Dors e seus colaboradores encontraram o resultado inédito de que AGNs possuem valores de abundância de nitrogênio similar aos de regiões de formação estelar, localizados próximos ao núcleo de galáxias. Até então, acreditava-se que AGNs possuíssem valores de abundância de nitrogênio 5 vezes maiores que estes objetos.
Esse resultado tem uma grande importância no estudo de formação de galáxias e do nosso Universo e parece ter causado grande impacto na comunidade astronômica, uma vez que somente após três dias de sua publicação já foi citado por vários astrônomos na Europa e publicado em meios de divulgação científica no México. (Artigo Publicado).

Reunião Técnica do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

O Diretor do Parque Tecnológico Univap, Prof. Mestre João Batista do Prado Junior, e a Assistente de Direção, Jamile Ladislau, participaram, dia 19 de abril, da Reunião Técnica do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), realizada na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em São Paulo.

Prof. João Prado durante a apresentação
 
Os representantes do SPTec

Estiveram presentes na reunião 20 representantes de Parques Tecnológicos, que puderam conhecer a atual situação de cada unidade credenciada junto ao SPTec. Na ocasião, também foi apresentado aos participantes o novo Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Marcelo Strama.
O SPTec foi criado em 2006 para oferecer apoio e suporte aos Parques Tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica. Hoje, o sistema conta com 20 iniciativas, sendo 13 com credenciamento definitivo nos municípios de: São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Piracicaba, São Carlos, São José do Rio Preto, Botucatu, Santo André e Campinas e outros sete Parques com credenciamento provisório em São Carlos, Barretos, São Paulo, Araçatuba, São José dos Campos − Univap e Campinas. Desses, já estão em operação 11 empreendimentos.

Incentivos Fiscais

As empresas que se instalam em empreendimentos credenciados no sistema estão aptas a participar do programa estadual de incentivos fiscais, chamado Pró-Parques. Instituições de apoio e empresas de base tecnológica podem utilizar créditos acumulados de ICMS ou diferir o imposto para pagamento de bens e mercadorias a serem utilizados na realização de investimentos e no pagamento de ICMS relativo à importação de bens destinados ao ativo imobilizado.

Fontes: PQTecUnivap/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI)

Palestra Informativa do Grupo ASSA no Brasil
Programa de Estágios 2017


Alunos no Auditório do Parque Tecnológico Univap
 
O diretor do Parque Tecnológico, Prof. Mestre João Batista do Prado Júnior, convidou alunos do 4° ano (7° período semestral) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e do curso de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação (Fcsac) a participarem, dia 19 de abril, das 19h30 às 21h30, de palestras informativas ministradas pela empresa IBS do Grupo ASSA (gA).
Na ocasião estiveram presentes: Carlos Henrique Marques − Diretor do Grupo ASSA − Escritório de São José dos Campos, que apresentou o “Corporativo Grupo ASSA e a operação de São José dos Campos; Alexandre Freitas, responsável pelas Operações do Grupo ASSA no Brasil, falou sobre: “dBT - Digital Business Transformation”; Luiciane Kayassima, da Área de Recursos Humanos, sobre o Processo de Seleção de Estagiários do gA − Tecnologias SAP e JDE.
Fundado em 1992, o Grupo ASSA é uma companhia orientada ao cliente com uma estratégia de negócios personalizada e diferenciada. O Business Process Transformation Model® do Grupo ASSA é um approach de negócios com foco na integração entre Pessoas + Processos + Aplicativos + Tecnologia, e sob um formato flexível de Consultoria e Outsourcing que permite às empresas aprimorar seus processos por meio dos modelos BPM e SOA. Hoje, o Grupo presta serviços de suporte para mais de 40 mil usuários finais de plataformas SAP e Oracle-JDEdwards em mais de 30 países, com um modelo de entrega nearshore-offshore a partir de seus competency centers na América Latina.
Em São José dos Campos, o escritório do gA está instalado no Parque Tecnológico Univap, unidade estratégica de negócios da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), e tem como objetivo promover a integração entre a universidade e empresas nas ações de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para transferência de tecnologias, criação de novos negócios e promoção de desenvolvimento econômico da comunidade local e regional.
O objetivo das palestras realizadas no Auditório do Parque Tecnológico Univap, foi apresentar a empresa e convidar os alunos a participarem, dia 26 de abril, do processo de seleção de estagiários para as áreas de consultoria de negócios, integração e desenvolvimento de sistemas de gestão, a fim de prover serviços para empresas do Vale do Paraíba e também àquelas com operações em outras regiões do País, a partir da base em São José dos Campos.

Media Training com a Equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica

Alunos dos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap e militares que fazem parte da Equipe de Busca e Salvamento da Aeronáutica (SAR - Search and Rescue) do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) participaram, no dia 25 de abril, das atividades de treinamento de mídia (Media Training) promovidas em parceria com a Fcsac/Univap.

 
 

A ideia é colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula com a participação de militares e de uma simulação de acidente aéreo.
O treinamento de mídia tem por objetivo otimizar o contato das fontes de informação de um órgão público ou empresas, com dicas e conhecimentos básicos para o relacionamento correto com a imprensa.
Dentro do programa foi desenvolvido: coletiva com a imprensa, entrevista em rádio e entrevista para TV.
As atividades que envolveram práticas televisivas e de rádio foram realizadas nos estúdios da Faculdade, no Campus Urbanova.

Meeting Univap de Funcionários

Equipes de funcionários de diversos setores participaram, dia 25 de abril, de um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades.

 

Os encontros com o Reitor são realizados no Gabinete da Reitoria, com um café coletivo e visita a alguns espaços da Univap. Nessa ocasião, a visita foi realizada às instalações dos Cursos de Enfermagem e Fisioterapia no Bloco 7 e Biomedicina no Bloco 9, todos pertencentes à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
O Meeting Univap direcionado aos funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores com objetivo de aproximá-las da direção da Universidade.
A visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Encontros semelhantes continuarão a ser agendados no decorrer do ano e outras pessoas serão convidadas a participar do encontro com o Reitor.

Programa de Bolsas Ibero-Americanas
Estudantes de Graduação Santander Universidades − Edição 2017


 
A Vice-Reitora, Dra. Sandra Costa, intermediadora do
Programa com a Univap
A FVE/Univap renovou com o Banco Santander o convênio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades − Edição 2017, com objetivo de contribuir na qualidade da formação dos alunos de graduação das instituições de ensino participantes, por intermédio de intercâmbio entre as instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, porto-riquenhas e uruguaias.
Foram concedidas à FVE/Univap cinco bolsas-auxílio aos alunos de graduação, e as inscrições poderão ser efetivadas até 9 de junho.
A bolsa do Programa tem valor equivalente a 3.000 mil euros por aluno, e deverá ser utilizada como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. As bolsas de estudos devem ser utilizadas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação selecionados dentro da universidade.

Programa de Bolsas Ibero-Americanas

George Rembrandt Gutlich - Artista Plástico e Docente da Univap
Premiado no 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto - Santo André


O Prof. Dr. George Rembrandt Gutlich, 48 anos, docente do Curso de Artes Visuais da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, foi premiado no 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André.
A cerimônia de abertura do salão para autoridades e convidados foi realizada no dia 7 de abril, às 19h, no Salão de Exposições do Paço Municipal. A atividade integra a programação de 464 anos do município. As obras premiadas ficarão expostas para visitação pública e com entrada franca até o dia 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

O artista plástico George Gutlich
 
A gravura “Basílica Nave” premiada

O 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.
A obra premiada do Prof. Gutlich, é uma gravura − Basílica Nave - parte integrante de uma série lançada em 2015 sobre a construção da Basílica de Aparecida. São gravuras em metal, na técnica de água forte, nas medidas 40 x 60 cm cada prancha, em média, e são dispostas numa sequência com abordagem às estruturas para concretagem e andaimes de madeira.

Vestibular de Inverno 2017


Univap - Nota Máxima


Evento do Curso de Publicidade e Propaganda


Bolsas de Estudos no Exterior


Conheça o Centro de História e Memória Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Vestibular de Inverno 2017 – Inscrições Abertas

www.univap.br/seletivo

Prova
25 de junho
(domingo)
Das 9h às 13h
78ª Semana Brasileira de Enfermagem − SBEN

Tema: Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de Uma Sociedade Democrática

Abertura Oficial: Dia 17/05 – A partir das 18h com credenciamento

18/05 – A partir das 8h30 até às 17h            

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1087 - Curso de Enfermagem

17 e 18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Roda de Conversas na Sala de Espera

Tema: Pensando o Social

Horário: das 9h às 10h

Local: Hall de Entrada – Bloco 7 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1086

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
9° Maratona de Programação e 6° Maratona de Programação Júnior

Horário: 8h às 14h

Local: Bloco 6, Campus Urbanova (Feau)

20 de maio
Campeonato Interno da Educação Física - Cief/2017 (FEA)

De 22 a 26 de maio
XV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde (FCS)

De 23 a 26 de maio
V Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Informações: www1.univap.br/simfast/

De 24 a 26 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Roda de Conversas na Sala de Espera

Tema: Preparando Para as Férias

Horário: das 9h às 10h

Local: Hall de Entrada – Bloco 7 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1086

2 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Arraiá Publicitá

Horário: das 19h às 22h

Local: Faculdade Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) - Bloco 2 − Campus Urbanova

Ingresso: Para alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Fcsac (Evento Gratuito)

Outros interessados: 1 kg de alimento não perecível

6 de junho
Cultura Fcsac

7 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (Organização: FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

31 de agosto e 1º de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas