262ª Edição - Ano IX
Especial - Abril de 2017
    
 

Palavra do Reitor

 
1º de abril de 2017: marco importante na vida da nossa Instituição. Ela completa 25 anos na condição de Universidade.
O que nos diz o tempo: que houve um longo caminho até a sua gênese e isso remonta a mais de 60 anos, pois ela nasceu da integração das antigas Faculdades implantadas pela Fundação Valeparaibana de Ensino.
Na sua edificação foram decisivos os empenhos e atuações da FVE, Prefeitura de São José dos Campos, Câmara Municipal, organizações da cidade e um número significativo de pessoas. E aí reside a beleza da sua história, que é recheada do esforço coletivo com o propósito de legar à nossa comunidade uma instituição que se constituísse num instrumento da sua edificação. A todas essas organizações e personalidades eu rendo o meu tributo.
Nesse tempo, milhares de pessoas tiveram a oportunidade de transitar por ela e gravam em si os benefícios que ela produziu em suas vidas.
Ainda nos diz o tempo que outros tempos se apresentam a nossa frente. E nós do tempo presente (funcionários, alunos e segmentos da sociedade) temos que dar continuidade à escrita da história e aceitarmos o desafio de fazer maior o que já é grande.
Assim, só nos resta dizer: Univap, nós temos orgulho de você. Parabéns pelos seus 25 anos.

Prof. Dr. Jair Candido de Melo
Reitor da Univap

Univap - 25 Anos

A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) comemorou no dia 1º de abril o seu 25º aniversário na condição de Universidade, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) em 1992. Na verdade, a sua gênese teve início em 1954, com a criação da Faculdade de Direito do Vale do Paraíba. Em sequência criaram-se outras faculdades para ajudar a compor o quadro de recursos humanos que promoveu o desenvolvimento da nossa região.

 
 

Na sua construção foram decisivos os empenhos e atuações da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prefeitura de São José Campos, Câmara Municipal, organizações da cidade e um número significativo de pessoas.

A Univap dispõe de 3 campi: Urbanova (o maior), Castejón e Platanus (Campos do Jordão), onde funcionam:
  • Faculdade de Direito;
  • Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação;
  • Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo;
  • Faculdade de Ciências da Saúde;
  • Faculdade de Educação e Artes.
 
 

Dispõe, para execução de suas atividades, de uma apreciável infraestrutura física, destacando-se entre elas:
  • Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D): 44 laboratórios com equipamentos de alta tecnologia;
  • Observatório de Astronomia: aberto à visitação pública;
  • TV Universitária;
  • Incubadora Tecnológica;
  • Parque Tecnológico (com mais de 30 empresas);
  • Centro de Estudos da Natureza (CEN), composto por:
    • Serpentário;
    • Borboletário;
    • Viveiro de Plantas Medicinais;
    • Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, tendo parcerias com a Polícia Ambiental, Drogavet, Engep e as concessionárias CCR Nova Dutra e Tamoios.
 
 

A Univap se estrutura como entidade comunitária e sem fins lucrativos. Nesse tempo formou 42 mil alunos de graduação, 1.300 especialistas e 1.065 mestres e doutores. Todos eles gravam em si os benefícios que ela produziu em suas vidas.

São também relevantes as pesquisas desenvolvidas pela Univap, que têm recebido o apoio das agências de fomento como Fapesp, Capes, Finep, Bndes e CNPq.

Tem praticado atividades de Extensão:
  • Atendimento à saúde da comunidade, com procedimentos nas especialidades: Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Enfermagem;
  • Atendimento Jurídico;
  • Oferta de eventos artísticos − culturais;
  • Faculdade da Terceira Idade.
 
 

Univap é recredenciada por mais 10 anos - Nota Máxima

Por intermédio do Diário Oficial da União nº 71, de 12 de abril de 2017, Seção 1 − Pág. 14, foi publicada:

Portaria nº 504 de 11 de abril de 2017

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista o disposto no Decreto nº 5.773, de 09 de maio de 2006, na Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007 e no Parecer nº 647/2016, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação, conforme consta do Processo e-MEC nº 201108629, e diante da conformidade do Regimento da Instituição e seu respectivo Plano de Desenvolvimento Institucional com a legislação aplicável, resolve:
Artigo 1º - Fica recredenciada a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), com sede na Avenida Shishima Hifumi, nº 2.911, bairro Urbanova, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo, mantida pela Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), inscrita no CNPJ sob o nº 60.191.244/0001-20, pessoa jurídica de direito privado, comunitária e sem fins lucrativos, com sede e foro jurídico na Praça Cândido Dias Castejón, nº 116, Centro, no município de São José dos Campos, estado de São Paulo.
Artigo 2º - O recredenciamento de que trata o art. 1º é válido pelo prazo de 10 (dez) anos, quanto a exigência avaliativa prevista no artigo 10, § 7º, do Decreto nº 5.773/2006, com a redação dada pelo Decreto nº 6.303/2007.
Artigo 3º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MENDONÇA FILHO

Apresentação do Maestro João Carlos Martins
Marco Cultural Histórico na Universidade


A Univap organizou, dia 1º de abril, a partir das 19 horas, a apresentação da Camerata Bachiana sob a regência do Maestro João Carlos Martins.

 
 

O evento realizado no Espaço Ecumênico da Universidade, no Campus Urbanova, reuniu professores, ex-professores, ex-alunos, representantes dos conselhos da FVE e da Universidade, bem como outras autoridades de São José dos Campos e de Jacareí.

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
Almoço para os funcionários - 25 anos da Universidade

A Reitoria organizou dia 20 de abril, no salão de festas do Espaço Ecumênico, no Campus Urbanova, um almoço aos funcionários técnico-administrativos e estagiários da Universidade e dos Colégios Univap.