261ª Edição - Ano IX
De 11 a 31 de março de 2017
         
 

Pós-Doutorado no ITA
Docente da Univap Tem Renovação de Bolsa de Estudo pela Capes


 
A Profa. Dra. Priscila Freitas Lemes, docente da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), obteve a renovação de uma bolsa de pós-doutorado da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para continuar o projeto que está sendo desenvolvido no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).
O projeto consiste em pesquisas e investigações de tecnologias educacionais dedicadas ao ensino, objetivando o estudo, aplicação e análise qualitativa e quantitativa a respeito da inserção das tecnologias computacionais emergentes no contexto do processo de ensino e aprendizagem. O projeto foi iniciado em março de 2016 e renovado por mais um ano. Com a renovação da bolsa a docente da Univap poderá continuar suas pesquisas no Laboratório de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (LPECT), sob a coordenação do Prof. Dr. José Silvério Edmundo Germano.
Priscila Freitas Lemes formou-se na primeira turma do Colégio Univap Urbanova, em 2004 e graduou-se em Matemática pela Faculdade de Educação e Artes (FEA) em 2007. Entre os anos de 2007 a 2010, foi professora na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, pertencente aos Colégios Univap,também do Sistema FVE de Educação. Concluiu o Mestrado em Física e Astronomia, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap em 2010. Priscila foi bolsista da Fapesp ao longo do Doutorado na Univap, concluído em 2014, em que desenvolveu pesquisas na área de astrofísica extragaláctica, especificamente galáxias em interação e formação de galáxias com anel polar, sob orientação do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues.

8º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap

Profissionais especializados foram convidados pela Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap para participar, dia 8 de março, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade/Bloco 8), no Campus Urbanova, de um talk show mediado pelo apresentador Carlos Abranches.

Dr. Fausto, Edna, Dejenane, Delcimar e Carlos
Abranches
 
Vista parcial do público presente

Com o objetivo de contribuir com reflexões sobre a “Identidade de Gênero, Deficiência e outras Singularidades: Um Debate para Além da Inclusão”, participaram do evento a psicóloga clínica Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, Especialista em Psicologia Infantil, Mestre em Psicologia Escolar e Doutora em Psicologia, Ciência e Profissão (PUC/Campinas); a Psicóloga Edna Maria Mota, com formação em psicanálise e coordenadora do Crescendo Instituto e o Dr. Fausto Junqueira de Paula, da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, Pessoa com Deficiência e Inclusão Social, Especialista em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e doutorando em Direito Civil (PUC/SP).
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Psicopedagogia propõe um currículo inovador e integrado nos aspectos clínico, institucional e hospitalar. O ingressante terá uma formação atual, contextualizada e crítica, fundamentada por teorias e práticas essenciais para uma atuação psicopedagógica no local onde estiver trabalhando ou vier a trabalhar. Esse curso qualifica os profissionais para que possam diagnosticar, intervir e prevenir problemas decorrentes do processo ensino-aprendizagem.

Vencendo Desafios e Construindo o Futuro
Curso Intensivo de Lideranças


Os docentes da Univap, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão, e o Prof. Mestre Luiz Carlos Andrade de Aquino, docente da Faculdade de Direito, estiveram presentes, dia 10 de março, na solenidade de abertura do Curso Intensivo de Liderança, organizado por intermédio do projeto Edificar − Empresas com Visão, no Espaço Vida da Paróquia Espírito Santo, no Jardim Satélite, em São José dos Campos.

O Prof. Aquino, a Profa. Maria Regina e
Cristóvão Gonçalves
 
O Prof. Aquino durante a sua palestra

O referido curso é destinado a lideranças que já ocupam posições de linha de frente ou ainda para aqueles que queiram aprender mais sobre o ser humano, liderança e liderança cristã.
Sob a temática: “Vencendo Desafios e Construindo o Futuro”, o Curso Intensivo de Lideranças abordará, no decorrer de um ano, vários aspectos por professores convidados, entre eles: Antropologia, relacionamento humano e convívio social (Prof. Dr. Luiz Carlos Andrade de Aquino/Univap); Psicologia, inteligência emocional e tornar-se pessoa (Profa. Mestra Débora Guedes/Univap); Coaching, hábitos altamente eficazes da pessoa humana (Prof. José Dimas); Lideranças e Empreendedorismo (Profa. Edyane Souza Gonçalves); PNL, Liderança e comunicação (Prof. Paulo Martins) e Liderança cristã, características do líder cristão (Padre Luís Fernando Soares).

Cultura Popular Sem Barreiras

A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Cultura Popular Brasileira, em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) e apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), realizou no dia 11 de março, no Auditório da FCCR, um encontro com os inscritos, professores e outros interessados em cultura brasileira, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o curso que tem a duração de 18 meses e será ministrado aos sábados, das 9h às 17h, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

Angela Savastano, Presidente do CECP,
explica a importância do curso
 
Vista parcial do público presente

O Curso de Especialização em Cultura Popular Brasileira tem por objetivo perceber a riqueza e diversidade cultural presente no panorama da cultura brasileira, principalmente na cultura regional valeparaibana; sensibilizar para a abrangência do Patrimônio por meio de estudos de caráter multidisciplinar; estimular a pesquisa de campo no sentido de verificar as formas contemporâneas com que se expressam as manifestações culturais populares, tais como aquelas de caráter tradicional; criar condições que favoreçam a aquisição de conhecimento dos temas nas aulas teóricas-práticas, leituras e observações orientadas; promover a participação em eventos relacionados às temáticas abordadas durante o curso.
O Curso ainda aborda questões sobre sociologia, artes plásticas, história, antropologia, cultura, memória, folclore popular e erudito, alteridade e identidade. O curso foi construído de modo interdisciplinar, isto é, dando-se ênfase às práticas culturais existentes a fim de criar ferramentas para se pensar sobre as formas de produzir o conhecimento e vislumbrar a amplitude das expressões culturais ditas populares, propiciando,assim, uma visão crítica sobre a relação do homem com a cultura e a sociedade.

CIPA
Posse dos Eleitos e Representantes da FVE


Os representantes dos empregados eleitos e os indicados ou designados pelo empregador do Sistema FVE de Educação para a composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), gestão 2017/2018, tomaram posse, dia 13 de março, na Sala do Conselho Curador da Fundação.
A CIPA tem importante papel numa empresa na prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, contribuindo, de maneira a tornar compatível a realização do trabalho, para a preservação da vida e promoção da saúde do trabalho.

Treinamento obrigatório antes da posse
 
Eleitos e representantes da CIPA

Os integrantes da Comissão realizam os trabalhos por meio de reuniões mensais, em que são deliberados vários assuntos, entre eles possíveis acidentes no ambiente de trabalho e análise de solicitações feitas por funcionários da instituição.
Antes da posse, todos os integrantes tiveram que participar de um treinamento obrigatório, realizado por uma semana e ministrado por instrutores qualificados, com objetivo de capacitar os membros da Comissão para desenvolverem ações de prevenção a acidentes de trabalho na empresa, em atendimento à NR-5, aprovada pela Portaria nº 3.214/1978 do Ministério do Trabalho.

Universidade e a Sociedade

Dr. Guilherme
 
Vista parcial do público presente

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa convidou o Prof. Dr. Guilherme S. N. B. Brandão, docente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para ministrar uma palestra aos professores-pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), dia 13 de março, sobre a temática: “O que a Universidade pode gerar para a sociedade”.

Faculdade de Direito da Univap e Procon
Mutirão de Audiências de Conciliação


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, em 15 de março, nas instalações do NPJ, Jardim Aquarius, o Mutirão de Audiências de Conciliação.

Autoridades responsáveis pelo
Mutirão de Audiências de Conciliação
 
Negociações entre as partes
 
Alunos colocam em práticas conceitos
aprendidos em sala de aula

Sob a coordenação de professores e em conjunto com técnicos do Procon, 50 alunos participaram dessa ação direcionada à comunidade, resultando, neste primeiro mutirão de 2017, em mais de 70% de acordos sem a necessidade da intervenção judicial.
Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Bacha; a Dra. Jacqueline Bueno Inácio, Diretora do Procon de São José dos Campos; o Dr. José Eduardo Cordeiro Rocha, Juiz Titular da 2ª Vara de Família e Sucessões e também Coordenador do Centro Judiciário de Soluções e Conflitos e Cidadania; Dr. Marcos Alexandre B. Pagan, Juiz Titular da 2ª Vara do Juizado Especial Cível; Dr. Rodrigo Canellas, Presidente da 36ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de São José dos Campos; Dra. Márcia Duarte Spina, orientadora do NPJ/Univap; Dr. Sérgio Augusto Werneck de Almeida, Assistente Jurídico da Prefeitura junto ao Procon; Dr. Luiz Fernando F. de Souza, orientador do NPJ/Univap e o Dr. Luiz Augusto de Carvalho, NPJ/Univap.

Equipamentos de Terraplanagem

 
Alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) tiveram a oportunidade de assistir no dia 17 de março, à palestra “Equipamentos de Terraplanagem”, ministrada pelo Major Mestre Eng. Frank Cabral de Freitas Amaral, docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
A palestra foi organizada na Univap pelos docentes da Feau, Profa. Dra. Caroline Tomazoni e Prof. Dr. Guillermo Montestruque.
O objetivo foi apresentar aos alunos os mais modernos equipamentos de terraplenagem, produção, rendimento, entre outros assuntos, com ênfases às obras de aeroportos da região amazônica que estão sendo executadas pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica.

Dia do Espaço
Ciência e Tecnologia


A Univap participou, dias 17 e 18 de março, do evento de ciência e tecnologia ‘Science Days’, promovido pelo Instituto Alpha Lumen, com apoio da agência espacial norte-americana (Nasa), no Centro de Formação do Educador (Cefe).

 
 

Participaram do evento mais de 30 representantes de instituições de ensino e empresas, com objetivo de apresentar suas potencialidades por meio de palestras, oficinas de robôs e drones, simulações de projetos, entre outras atividades.
A ideia do ‘Dia do Espaço’ foi estimular os jovens estudantes a se interessarem pela ciência e tecnologia e ao mesmo tempo divulgar projetos em desenvolvimento nas empresas, institutos de pesquisas e universidades.
Visitaram os estandes montados no Cefe cerca de 4 mil estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

Dia da Família

Alunos e professores dos Cursos de Nutrição e de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participaram do “Dia da Família” organizada pela direção dos Colégios Univap dia 18 de março, no Campus Urbanova.

Equipe da Nutrição
 
Prevenção para a saúde bucal
 
Vista parcial do ambiente onde foi
realizado o evento

Na ocasião as alunas do Núcleo de Estudo em Nutrição acompanhadas pela Profa. Dra. Marlene Maria do Amaral Scheid, deram orientações sobre o consumo de açúcar e do sal e também distribuíram sal com ervas; Já a equipe de Odontologia, acompanhada pelos docentes, Profa. Dra. Camila Borges, Prof. Esp. Fábio Araki e Prof. Dr. Jorge Oliveira, deveram orientações sobre prevenção à saúde bucal e distribuíram kits odontológicos.

Concursos Univap

Foto ilustrativa
 


A Pró-Reitoria de Extensão, responsável pelos Concursos Univap de Poesias, Contos e Fotografias, divulgou no final do mês de fevereiro os resultados dos classificados.
A Univap realiza os Concursos com objetivo de incentivar a redação literária e a criação artística, de forma a abrir espaços para que as pessoas possam divulgar seus trabalhos. Os Concursos Univap tiveram início a partir de 1994, com a Antologia Poética; Contos, em 1996 e Fotografias, em 1997.

Visita às Instalações da Faculdade de Ciências da Saúde

 

O Vice-Prefeito Dr. Ricardo Nakagawa e o Vereador José Dimas, estiveram na Univap no dia 20 de março, com objetivo de conhecer as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) no Campus Urbanova, onde foram recebidos pela Diretora, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa, coordenadores de cursos e funcionários.

Almoço no Ciesp de São José dos Campos

 
Maria Regina, Thayane, Alessandro, o Reitor Jair Candido
de Melo, Giovana, Mário e Cláudia
O Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; a responsável pelo Setor de Marketing da FVE, Sra. Cláudia Cury, participaram, dia 20 de março, do almoço de negócios do Ciesp. Acompanharam também a comitiva da Univap o Prof. Mestre Alessandro Corrêa Mendes, dos cursos de Elétrica Eletrônica e de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), e o Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, Coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que apresentaram o projeto em andamento na Universidade para a confecção de mão biônica de baixo custo. A prótese deverá beneficiar pessoas que nasceram sem a mão ou que sofreram algum tipo de acidente ou amputação. Além dos professores pesquisadores, participam do referido projeto as alunas do curso de Engenharia Biomédica (Feau) Giovanna Prado Guatelli, Thayane Gonçalves da Silva Marquese e Leticia Menecucci de Oliveira.
A apresentação agradou aos convidados presentes no almoço, que fizeram perguntas e esclareceram dúvidas sobre o referido projeto.

Seminário de Física e Astronomia com Pesquisador Italiano

Prof. Dr. Valdir Gil Pillat, o palestrante convidado e o
Prof. Dr. Paulo Fagundes
 
Foi realizado no dia 20 de março, na Sala B-12 do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, o Seminário "Um Método Assimilativo para Atualização em Tempo Real do Modelo IRI para aplicações em Clima Espacial", ministrado pelo pesquisador Dr. Michael Pezzopane, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Roma, Itália.
O INGV é a maior instituição europeia na área da geofísica e vulcanologia e tem como principal objetivo monitorar fenômenos geofísicos no planeta.
No seminário, o Dr. Pezzopane, pesquisador visitante, convidado pelo Dr. Paulo R. Fagundes do Laboratório de Física e Astronomia da Univap, apresentou resultados de um método de interpolação empregado para obter um mapeamento espacial de parâmetros ionosféricos usados para alimentar o modelo IRI, um modelo empírico internacional de referência da Ionosfera, para um determinado local, data e hora. A previsão da atividade solar e geomagnética é essencial para a previsão de condições confiáveis no ambiente espacial próximo a Terra para processos de modelação e propagação ionosférica.
O pesquisador apresentou e discutiu também um exemplo de aplicação do método proposto para uma tempestade geomagnética ocorrida em março de 2015.
Os Seminários realizados no IP&D destinam-se aos alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado, entretanto são abertos para estudantes de graduação da Universidade, bem como pessoas da comunidade.

INPI Concede Primeira Patente Verde à FVE/Univap

Alunos e Docentes do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em São José dos Campos são os responsáveis por uma invenção patenteada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), por intermédio da Patente Verde, em 8 de dezembro de 2015.
 
Dra. Lúcia Vieira responsável pelo projeto

 
A pesquisa intitulada “Reator de Plasma de Descarga Por Barreira Dielétrica e Processo de Pré-Tratamento e Desconstrução da Biomassa” poderá beneficiar a indústria alimentícia, têxtil, de vestuário, remédio, cosméticos, entre outras. Trata-se de um reator de plasma de descarga por barreira dielétrica e processo de pré-tratamento e desconstrução da biomassa. O reator tem múltiplas utilizações e uma delas está a remoção componentes da cana-de-açúcar como, por exemplo, a celulose, hemicelulose e lignina, considerados potenciais de reserva para obtenção de produtos de interesse comercial. Isto significa que podem ser aproveitados praticamente todos os componentes dessa matéria-prima. Esses componentes são também utilizados na indústria do papel, da química, na construção civil e na produção de açúcar e posterior produção de álcool, conhecido como álcool de segunda geração, por ser um produto produzido de resíduos oriundos da cana de açúcar, após a extração da garapa. O reator também possibilita descontaminar produtos líquidos como chorume e noutras configurações, tratar a água e esterilizar materiais cirúrgicos e de uso na área da saúde.
O reator inventado na FVE/Univap barateia o processo de aproveitamento de matérias-primas e diminuição de produtos tóxicos.
A FVE/Univap por ser uma instituição comunitária reverte todos os recursos que recebe na melhoria de seus laboratórios e profissionais acadêmicos, não onerando, portanto, o Estado e muito menos, a União. Assim, o licenciamento desta patente é desejável para exploração conjunta, por meio de contrato a ser firmado com a FVE. Os inventos patenteados para serem utilizados pelas empresas interessadas deverão ter uma autorização para o uso de direitos de propriedade intelectual e a retribuição designada por royalty, que é calculado em percentual sobre a obtenção de qualquer ganho econômico de propriedade intelectual. As patentes em geral têm a duração de 20 anos contados da data de aprovação, depois desse período, a invenção torna-se de domínio público.
 
 
Apresentação do reator de plasma em
Congressos
O reator de plasma de descarga por barreira dielétrica e processo de pré-tratamento e desconstrução da biomassa é constituído por uma cuba de material não condutor revestida externamente de material condutor; um líquido preenchendo a referida cuba, sendo o volume de líquido equivalente a 10-80% do volume da cuba e pelo menos um eletrodo de tamanho proporcional ao volume líquido de modo a, no máximo, encostar, em sua superfície.
Todo o processo de registro da patente foi auxiliado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica Mantiqueira (NIT Mantiqueira).
O NIT Mantiqueira é um arranjo de NITs do Estado de São Paulo e Sul de Minas Gerais, ligado à Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (SCUP) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal. Esse Núcleo tem como objetivo apoiar instituições de pesquisa nas ações de proteção e transferência de tecnologia, estimular parcerias e difundir boas práticas na gestão de políticas de inovação. Atualmente, o NIT Mantiqueira é composto por seis Instituições Nucleadas: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM); Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun (Von Braun); Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI); Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE/Univap); Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).

Informações: lucia.vieira@univap.br

Meeting Univap Para Funcionários

Equipes de funcionários de diversos setores participaram, dia 21 de março, de um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Pró-Reitores e Diretores das Faculdades.

Encontro com o Reitor
 
Visita às instalações do Curso de Gastronomia

Os encontros com o Reitor são realizados no Gabinete da Reitoria com um café coletivo e visita a alguns espaços da Univap. Nesta ocasião a visita foi realizada às instalações do Curso de Gastronomia, Bloco 9, da “Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).
O Meeting Univap direcionado aos funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado, no decorrer do semestre, encontros com pessoas de vários setores, com objetivo de aproximá-las da direção da Universidade.
A visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Encontros semelhantes continuarão a ser agendados no decorrer do ano e outras pessoas convidadas a participar do encontro com o Reitor.

Seminário em Física e Astronomia com Membros da ExossCitizen Science

Em continuidade aos seminários em Física e Astronomia do Programa de Mestrado e Doutorado da Univap, agendados para o primeiro semestre de 2017, as coordenadorias convidaram os membros da Exoss Citizen Science para ministrar duas palestras no dia 22 de março, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova.

O Prof. Dr. Irapuan apresenta os palestrantes
 
Os pesquisadores convidados Eduardo
e Marcelo

O Astrônomo Marcelo de Cicco, Coordenador Geral do Projeto Exoss e pesquisador-tecnologista do INMETRO, desenvolve atualmente o projeto de estudos de dinâmica de meteoros junto ao grupo de planetologia do Observatório Nacional. Em sua palestra tratou da temática: “Implantação de uma rede de monitoramento de meteoros no Brasil: Projeto Cidadão-Cientista Exoss”. Já Eduardo P. Santiago, membro do conselho administrativo da Exoos, coordenador de suporte operacional e astrônomo amador, falou sobre a “Implantação de uma estação de monitoramento de meteoros no Brasil − Desafios e soluções”.
O associado da Exoos, Marco Mastria, também apresentou uma breve explanação sobre o desenvolvimento, aplicação e funcionalidades das ferramentas utilizadas no gerenciamento dos dados coletados pelas estações de monitoramento, incluindo a ferramenta que permite acesso on-line de estações.
A Exoss Citizen Science é uma instituição sem fins lucrativos, possui integrantes profissionais e amadores na astronomia concentrados em buscar experiências e estudos nos dois grupos de trabalho. A Exoss iniciou suas atividades em maio de 2015, conta atualmente com 38 estações associadas, em 10 estados brasileiros e opera 56 câmeras diariamente, com a finalidade de registrar meteoros e proceder na coleta de dados. Uma dessas câmeras está em operação desde janeiro de 2017, no Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, parceira do projeto Exoss.
Após as palestras, os diversos integrantes do projeto Exoss, juntamente com os membros associados da Univap, realizaram uma visita ao Observatório de Astronomia da Universidade e à Estação de Monitoramento de Meteoros.

Visita do Prefeito Felício Ramuth e o Secretário Anderson Ferreira

O Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Costa, receberam, no dia 23 de março, o Prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth e o Secretário de Governança Anderson Farias Ferreira.

O Secretário, a Vice-Reitora, o
Prefeito e o Reitor da Univap
 
Visita ao IP&D
 
Conhecendo as instalações da FCS

Após uma reunião eles visitaram o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), que possui 46 Laboratórios, abrigam 32 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, sendo 20 grupos com certificação. Conheceram também as instalações da Faculdade das Ciências da Saúde (FCS).

Palestra na Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Colaborativa

 
O Prof. Mestre Victor Mirshawka, Engenheiro Elétrico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) e Gestor Educacional, foi convidado pela Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública Colaborativa para ministrar uma palestra dia 23 de março, a partir das 19h, na sala Santander do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade - Bloco 8), no Campus Urbanova, sobre a temática: “Incrementando a Visitação de Uma Cidade Através da Economia Criativa”.
Com a duração de vinte meses, totalizando 432 horas/aula, o Curso em Gestão Pública Colaborativa capacitará o participante a utilizar técnicas e metodologias tradicionais e contemporâneas de: Gerenciamento Administrativo-Financeiro; Gestão de Projetos; Matérias da Política e do Direito. Os conteúdos que serão apresentados no decorrer do curso apresentam modelos gerenciais que possibilitam ao aluno uma visão abrangente e crítica, bem como a formação de um pensamento estruturado que facilite o alcance de resultados almejados.
As aulas serão realizadas aos sábados, das 9h às 17h, no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

Saiba mais: www.univap.br/universidade/pos-graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/gestao-publica-colaborativa.html
Telefones:
(12) 3947-1232
(12) 3949-2292
E-mail:
latosensu@univap.br

X Encontro da Enfermagem Unida do Vale

A Univap foi a sede do X Encontro de Enfermagem Unida do Vale, realizado dia 23 de março, das 14h às 17h, no Auditório Azul, Bloco 7, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), com a apresentação da palestra “Vigilância Epidemiológica hoje: desafios e papel da Enfermagem”, ministrada pela Enfermeira Mestra Maria Cristina Martins Alvarenga.

A Enfermeira Maria Cristina
 
A equipe organizadora do evento
 
Vista parcial do público presente

O evento contou com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) - Núcleo São José dos Campos e Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP), da Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e da FCS/Univap.

Visita Técnica dos Alunos do Colégio Embraer

 

Aproximadamente 50 alunos (Pró-bio) do Colégio Embraer Juarez Juarez Wanderley realizaram, no dia 23 de março, uma visita técnica aos laboratórios: Biologia Celular e Tecidual; Laboratório de Nanosensores; Terapia Fotodinâmica; Biologia Molecular do Câncer; Pesquisa e Documentação Histórica e Síntese Orgânica, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

 

Por ocasião da visita ao IP&D, estiveram na Universidade o Prefeito Felício Ramuth e o Secretário de Governança, Anderson Farias Ferreira.

Alunos dos Colégios Univap  Visitam a FCS

 

Com a finalidade de conhecer as instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), 78 alunos acompanhados por dois professores do Curso Técnico em Análises Clínicas dos Colégios Univap (Unidade Centro), visitaram o Campus Urbanova, dia 24 de março.
Os alunos foram recebidos no Auditório Verde (Bloco 9), onde assistiram ao vídeo institucional da Universidade e receberam informações gerais sobre os cursos oferecidos na Faculdade e em seguida visitaram as clínicas e laboratórios nos blocos 4,7, e 9.

ConstruSer no SESI

Alunos e professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap foram convidados pelo SESI de São José dos Campos a participar do Encontro Estadual da Construção Civil em Família (ConstruSer), dia 25 de março, evento especialmente dedicado aos trabalhadores que atuam na construção civil e seus familiares.

 

O evento, em parceria com o Sinduscon, Senai e Seconci, foi realizado simultaneamente em dez cidades no Estado de São Paulo, entre elas Bauru, Campinas, Cubatão, Osasco, Presidente Prudente, Santo André, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sertãozinho e Votorantim.

 

Participaram da ação social uma equipe de professores do Curso de Odontologia (Drs. Ilene Cristina Rosia Cesar, Priscila Susy Liporoni, Marcos Augisto do Rego e Letícia Vargas Freire) e alguns alunos que trabalharam no escovódromo, com orientações sobre escovação dental para a prevenção da cáries.

Atendimento Nutricional

 
Alunos do último ano (7º e 8º períodos semestrais) do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sob a supervisão de professores doutores, realizam atendimento nutricional de terça a sexta-feira, das 8h às 11h, nas instalações da Faculdade - Bloco 7, no Campus Urbanova. Esse atendimento faz parte do currículo pedagógico do curso e vem sendo realizado desde 2012.
A referida orientação nutricional envolve a avaliação da composição corporal (quantificação de gordura e músculos no corpo) e dietética (hábitos alimentares) e quando necessário propõe uma intervenção de novos hábitos alimentares.



Informações e agendamento pelo telefone (12) 3947-1086
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Meeting com Vereadores de São José dos Campos

Vereadores de São José dos Campos, Sérgio Camargo, Juliana Fraga, José Dimas, Wagner Balieiro, acompanhados pelo Secretário de Comunicação, Henrique Roberti Macedo, pela Assessora Juliana Fernandes, Assessora de Imprensa, Beatriz de Sousa Rosa, Cerimonialista Tatiane Corrêa e pelo fotógrafo Flávio Pereira da Silva Poli, a convite do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, visitaram a Univap dia 24 de março. Na ocasião conheceram parte das instalações do Parque Tecnológico, Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e encerram a visita no gabinete da Reitoria, local onde foi servido um coffe break e apresentado os valores e fundamentos da Universidade, voltada para ações de ensino, pesquisa e extensão.

Visita às instalações da FCS
 
Instituto de Pesquisa e
Desenvolvimento (IP&D)
 
Encontro no Gabinete do Reitor

Novos encontros deverão ser agendados posteriormente para que os Vereadores possam conhecer outros espaços da Universidade, entre eles, o Centro de Estudos da Natureza e o Observatório de Astronomia.

I Seminário do Curso de Ciências Biológicas

 

A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas, sob a responsabilidade geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) organizou no dia 27 de março, a realização do I Seminário do Curso de Ciências Biológicas, com a temática: “Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana sobre a Candida albicans”, ministrado pelo Enfermeiro Moisés Lopes Carvalho, atual aluno do Programa de Doutorado em Engenharia Biomédica.

Visita de Alunos da Escola Estadual Profª  Ilza Irma Moller Cóppio

 
Parte da infraestrutura do Curso de Odontologia – Bloco 4
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) que oferece os cursos de: Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, recebeu no período da tarde, dia 28 de março, a visita de 46 alunos acompanhados por 2 professores da Escola Estadual Profa. Ilza Irma Moller Cóppio (Vila Sinhá) de São José dos Campos.
As visitas às instalações dos diversos laboratórios e clínicas da Faculdade foram acompanhadas pelos funcionários Cassia Souza , Marcos Domiciano, Carolina da S. Pereira Guimarães, Patrícia G. R. Cardoso, com apoio dos docentes, Prof. Mestre Davidson Ribeiro e Profa. Dra. Fernanda Pupio Lima.

Riscos das Mudanças Climáticas Para o Brasil

A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia convidou o Dr. Carlos Nobre, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); membro do Painel Intergovernamental para a Mudança de Clima (IPCC) e Conselheiro do Planeta Sustentável, para ministrar dia 28 de março, uma palestra sobre “Riscos das Mudanças Climáticas para o Brasil”.

Dr. Carlos Nobre
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade, Campus
Urbanova

A palestra foi ministrada no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade − Bloco 8), no Campus Urbanova.
“Riscos das Mudanças Climáticas Para o Brasil”, é um projeto que representa um exemplo muito valioso da colaboração entre o Inpe e o Met Office Hadley Centre (MOHC) do Reino Unido. O projeto pode gerar conhecimento para fazer sofisticadas projeções, a fim de despertar a consciência dos principais interessados (cientistas pesquisadores e formuladores de políticas) com relação aos impactos das mudanças climáticas no Brasil. O objetivo é fornecer aos formuladores de políticas públicas evidências científicas das mudanças climáticas e de seus possíveis impactos no Brasil, na América do Sul e em qualquer outro lugar do mundo.

Equipe do Patrimônio Histórico da FCCR Visita a Univap

A equipe do Centro de História e Memória da Univap (CEHVAP) recebeu dia 31 de março, a visita de Milena Takamatsu, supervisora de Ação Cultural e parte da Gerência de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) acompanhada por alguns estagiários.

Visita às instalações do CEHVAP - Bloco 5
 
Visita ao Laboratório de Pesquisa e
Documentação Histórica no IP&D

O objetivo da visita faz parte do treinamento dos futuros profissionais que estão conhecendo vários locais onde são realizados trabalhos sobre a preservação da história, memória e centros culturais.
Na Univap, além de conhecerem as instalações do CEHVAP, visitaram também o Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade
Mulheres e a Sociedade


Para dar início às atividades do ano letivo na Faculdade da Terceira Idade Univap, a coordenadoria convidou a Psicóloga Vanda Siqueira para ministrar aos alunos uma palestra no dia 30 de março, intitulada: “Mulheres e a Sociedade”, que envolveu questões sobre gênero, movimentos e trajetória histórica na construção dos direitos das mulheres consagrados por intermédio da Lei Maria da Penha e também dos desafios ainda enfrentados nos dias de hoje.

A palestrante Vanda Siqueira
 
Vista parcial do público presente no Teatro
Univap

Participaram da palestra, realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, aproximadamente 200 pessoas, entre alunos, convidados e outros interessados pela temática.
Vanda Siqueira é Psicóloga, Especialista em Psicodrama e em Combate à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes; trabalha e milita há muitos anos na área da defesa dos direitos das mulheres e das crianças e adolescentes; esteve à frente da Coordenadoria de Políticas para Mulheres em São José dos Campos e foi Presidente da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) por três anos. Atualmente é aluna do Programa Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Urbano e Regional na Univap.

  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Curso de “MATLAB Básico com Aplicações em Engenharia”

Inscrições: até 14 de abril

Contato: eletrica@univap.br − Prof. Dr. Márcio Muella

Período de realização do Curso: Todas as quintas-feiras, de 20 de abril a 18 de maio de 2017

Local: Bloco 6, Campus Urbanova (Feau)

Inscrições de 15 de março a 14 de abril
Palestra: Gestão Pública Colaborativa

Palestrante: Prof. Rubens Vinha Junior

Horário: 19h

Local: Bloco 8 − Ceplade - Campus Urbanova

12 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Roda de Conversas na Sala de Espera

Tema: Estimulação Sensorial

Horário: das 9h às 10h

Local: Hall de Entrada – Bloco 7 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1086

5 de maio
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
78ª Semana Brasileira de Enfermagem − SBEN

Tema: Boas Práticas de Enfermagem e a Construção de Uma Sociedade Democrática

Horário: Abertura Oficial dia 17/05 – A partir das 18h com credenciamento

18/05 – A partir das 8h30 até às 17h            

Local: Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) – Bloco 8 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1087 - Curso de Enfermagem

17 e 18 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Roda de Conversas na Sala de Espera

Tema: Pensando o Social

Horário: das 9h às 10h

Local: Hall de Entrada – Bloco 7 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1086

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
9° Maratona de Programação e 6° Maratona de Programação Júnior

Horário: 8h às 14h

Local: Bloco 6, Campus Urbanova (Feau)

20 de maio
Campeonato Interno da Educação Física - Cief/2017 (FEA)

De 22 a 26 de maio
XV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde (FCS)

De 23 a 26 de maio
V Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Informações: www1.univap.br/simfast/

De 24 a 26 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Roda de Conversas na Sala de Espera

Tema: Preparando Para as Férias

Horário: das 9h às 10h

Local: Hall de Entrada – Bloco 7 – Campus Urbanova

Informações: 3947-1086

2 de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura Fcsac

7 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (Organização: FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

31 de agosto e 1º de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas