260ª Edição - Ano IX
De 9 de fevereiro a 10 de março de 2017
         
 

Projeto Rondon
Ações em Nova Rosalândia − Tocantins


A Coordenação Geral do Projeto Rondon realizou a Operação Tocantins, entre os dias 20 de janeiro e 5 fevereiro de 2017, com a finalidade de trabalhar 10 municípios daquele Estado com ações socioeducativas. As cidades beneficiadas pelas equipes de universitários do Projeto Rondon foram: Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Cristalândia, Fátima, Natividade, Nova Rosalândia, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins e Presidente Kennedy. A cidade escolhida como Centro Regional da Operação foi Palmas (capital de Tocantins).
A equipe da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) de São José dos Campos (SP) trabalhou em parceria com a UniCruz (Universidade de Cruz Alta) do Rio Grande do Sul (RS), de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, no município de Nova Rosalândia.

 
 

A Equipe da Univap desenvolveu ações do Conjunto B, que envolveram oficinas sobre comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho; e a Unicruz realizou oficinas do Conjunto A, sobre cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.
As oficinas, ministradas por alunos de ambas as Instituições de Ensino Superior (IES), contaram com a participação de cerca de 1.200 pessoas daquele município, entre crianças, jovens, adultos e idosos.
Pela Univap, compuseram a Equipe oito alunos dos cursos de: Arquitetura; Engenharia Aeronáutica e Espaço; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), acompanhados pelos docentes da Feau, Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos e do Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro.
Para os professores e alunos que constituíram mais uma Equipe Univap-Projeto Rondon, as ações realizadas este ano, em conjunto com a UniCruz, superaram as expectativas em razão da excelente adesão quanto às atividades programadas para a comunidade Rosalandense, tanto da sede quanto dos assentamentos.

 
 

A Equipe da Univap foi muito solicitada para realizar palestras e/ou oficinas não previstas na programação − o que sempre ocorre − e foram realizadas plenamente, resultando em grande satisfação e profundo agradecimento de todos os segmentos da municipalidade local. O excepcional entrosamento entre as duas equipes contribuiu fortemente para que os intensos trabalhos ao longo de doze dias ininterruptos ocorressem sem quaisquer problemas. Vale salientar que a Equipe do Projeto Rondon em Nova Rosalândia foi composta por dois grupos de universitários de duas Instituições de Ensino Superior (IES) de regiões brasileiras com perfis totalmente diferentes.
Os alunos da Univap voltaram extremamente motivados com a oportunidade que tiveram de participar de um dos maiores projetos de extensão universitária do Brasil. Muitos deles estão agora debruçados no contexto de Equipe utilizando os resultados obtidos das ações realizadas, escrevendo trabalhos para serem submetidos à publicação e pretendem apresentá-los durante o III Congresso Nacional do Projeto Rondon, que será realizado na Universidade de Brasília (UnB) entre os dias 25 e 27 de outubro próximo.
Uma vez mais a Univap marcou sua presença a exemplo das inúmeras participações anteriores e celebra ter sido selecionada novamente para a Operação Nacional do Projeto Rondon 2017, desde a reativação do referido Projeto em janeiro de 2005.

Estudo das Cidades Pequenas do Delta do Rio Amazonas

Uma equipe do Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap, integrantes do Projeto de Pesquisa “Estudo das Cidades Pequenas do Delta do Rio Amazonas”, visitou em janeiro deste ano as cidades de Afuá (PA), Mazagão (AP) e Abaetetuba (PA), todas localizadas na desembocadura do Rio Amazonas.

 
 

O objetivo da visita de campo foi fazer um levantamento de dados primários (Campo prospectivo) e preparar a equipe para as atividades que deverão ser realizadas em julho de 2017.
Participam como integrantes da equipe de campo a Profa. Dra. Sandra Costa e os alunos Monique Bruna Silva do Carmo, Ed Carlos Valota e Gustavo Rodrigo Milaré Montoia.
O referido Projeto de Pesquisa está vinculado ao Laboratório de Estudo das Cidades do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, que há quase 10 anos realiza pesquisas diversas no Delta do Amazonas.

Estação de Monitoramento de Meteoros na Univap

Em janeiro deste ano entrou em atividade a estação de monitoramento de meteoros UVP da Universidade Vale do Paraíba, no Campus Urbanova. Trata-se de mais uma atividade de pesquisa espacial que agora faz parte da rotina dos estudantes da Univap.
Por iniciativa do Prof. Dr. Irapuan Rodrigues, a estação começou a ser idealizada em 2016 e a instalação contou com apoio dos integrantes do projeto ExossCitizen Science, Suzanne de Paula e Eduardo Santiago, astrônomos amadores e também da aluna do curso de Engenharia Aeronáutica e Espaço da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, Jennifer Kristen Nielsen, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Univap/CNPq).

 
 

O PIBIC visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de IC é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do referido Programa.
A ExossCitizen Science é uma instituição sem fins lucrativos que possui integrantes profissionais e amadores na astronomia concentrados em buscar experiências e estudos nos dois grupos de trabalho.
A Exoss iniciou suas atividades em maio de 2015, conta atualmente com 36 associados em 10 estados brasileiros e opera 56 câmeras diariamente, com a finalidade de registrar meteoros e proceder na coleta de dados. A instituição conta ainda com apoio do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, que possui uma estação em sua sede e outra no projeto de observação de asteroides IMPACTON em Pernambuco.
A estação da Univap trabalhará em conjunto com as demais câmeras da rede com alcance útil, denominado ‘pareamento’. De forma que, quando um meteoro entrar na atmosfera em uma determinada área do céu, cada estação terá o registro do fenômeno sob uma perspectiva única, a PARALAXE.

I Simpósio Sobre Pessoas nas Organizações
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu


No dia a dia de uma empresa os grandes esforços ficam por conta do dinamismo, agilidade no fluxo de trabalhos e dos cumprimentos dos prazos. Muitas vezes não entendemos porque os relacionamentos corporativos ficam desgastados.
De forma a tentar compreender e atender as necessidades das grandes organizações sobre o assunto, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) realizou, dia 11 de fevereiro, no Campus Urbanova, o I Simpósio Sobre Pessoas nas Organizações (I SIPO).

 
 

Idealizado pelos coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas e de Psicologia Organizacional, o evento teve como tema: “Panoramas do Trabalho Globalizado e o Fator Humano”.
O I SIPO foi ministrado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, das 8h30 às 13h, e a inscrição foi 1 Kg de alimento não perecível, doado posteriormente ao Asilo Santo Antônio, instituição cuidadora de idosos de São José dos Campos.
Para o evento foram convidados palestrantes com sólida carreira acadêmica e ampla experiência no mundo corporativo, entre eles, Profa. Dra. Melissa Lucchi, que tratou da temática: Empresas no mundo globalizado: conhecimento, agilidade e performance; Prof. Me. Luiz Lima, O implícito e o explícito: a emoção e a razão na gestão de pessoas e a Profa. Esp. Patrícia Ibrahim, Liderança e Gestão com Pessoas.
O evento possibilitou maior intercâmbio entre profissionais e interessados da área de gestão de pessoas, a fim de compreender as transformações no mundo do trabalho e das organizações, considerando os aspectos econômicos, subjetivos e gestão.

Univap Participa das Celebrações do Rotary International

A fim de comemorar o 112º aniversário de criação do Rotary International, celebrado oficialmente no dia 23 de fevereiro, os Rotary Clubs de São José dos Campos realizaram, de 18 a 23 de fevereiro, uma série de atividades no município.
No dia 19, organizaram a 1ª Corrida Rotary (5 Km) que contou com a participação de 500 pessoas e foi realizada na Praça Florípedes Bicudo Martins, cujo dinheiro arrecadado na inscrição foi revertido para a Campanha de 2017 - Pólio Plus Rotary.

Alunos da FCS participam da ação saúde no
Shopping Vale Sul
 
Descerramento da placa comemorativa na
Faculdade de Direito

De 20 a 22, em parceria com a Univap, por intermédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), foi realizado no Vale Sul Shopping, o atendimento à população com a prevenção da cárie (Odontologia); tipagem sanguínea (Biomedicina) e prevenção à hipertensão (Enfermagem), totalizando mais de 250 atendimentos.
No dia 21, uma solenidade na Faculdade de Direito da Univap − Campus Castejón, reuniu rotarianos que concederam uma placa de boas-vindas em 12 idiomas, instalada no saguão de entrada da Faculdade. Participaram da cerimônia para o descerramento da placa, o Diretor da Faculdade de Direito da Univap, Prof. Dr. Sérgio Reginaldo Bacha, representando o Reitor da Universidade; os governadores do Rotary Antônio Custódio Filho - Gestão 2015/2016 e João Baptista Filho − Gestão 2014/2015, representando o Governador Achiles do Amaral - Gestão 2016/2017. Estiveram também presentes à solenidade, a Presidente do Rotary Satélite e representante dos Rotary clubes de São José dos Campos, Luciana Moreno entre outros membros da instituição.
No dia 23, para encerrar a semana de festividades um jantar reuniu os rotarianos para celebrar a data de aniversário e 100 anos da Fundação Rotária.

Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise

A Coordenadora do Curso de Especialização em Psicanálise da Univap, Profa. Mestra Marcella Pereira de Oliveira, convidou a Psicanalista Cristina Cortezzi, Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise, para ministrar, no dia 4 de março, a aula inaugural sobre a temática: O inconsciente: o aparelho psíquico, o sonho, a interpretação.

A Profa. Marcella inicia as atividades da aula
inaugural
 
Vista parcial do público presente

O Curso de Psicanálise oferecido na Univap busca proporcionar o conhecimento teórico de extrema importância, que interliga as áreas de ciências humanas (filosofia, antropologia, sociologia, linguística) e ciências da saúde (psicologia, biologia). Busca também o desenvolvimento humano no âmbito psíquico, sobre a personalidade e decorrências do sexo. Em termos culturais aborda as relações humanas em diversos meios sociais. Sobre a constituição do sujeito, apresenta suas formas de produção, de laços sociais e de reflexão sobre a constituição do sujeito na sociedade capitalista atual: suas implicações e decorrências do referido sistema para a economia e sociedade.
O Curso é oferecido no Bloco 8 da Univap, no Campus Urbanova, aos sábados, das 9h às 17h, com a duração de 550 horas/aula, totalizando 21 meses de atividades.

Homenagem aos Funcionários e Professores

 
Em reconhecimento ao bom desempenho dos Setores vinculados à Presidência da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE) e à Reitoria da Universidade do Vale do Paraíba (Univap) no processo de matrículas, um café da tarde foi oferecido no dia 7 de março, nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) − Bloco 8, no Campus Urbanova.
Foram homenageados funcionários e professores do Setor de Relacionamento com os Alunos (SRA); Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC); Marketing (SM); a Comissão Permanente do Processo Seletivo e a Arquiteta do Setor de Engenharia (SE).

II Semana das Minas do ICT

A Profª Drª Elizabete Kobayashi, docente da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), foi convidada a participar da II Semana das Minas do ICT, realizada de 7 a 9 de março, no Auditório da Unifesp, Parque Tecnológico, em São José dos Campos.

A Profª Maria Lígia (Inpe) e a Profª. Drª
Elizabete (Fcsac/Univap)
 
Vista parcial do público presente

Os temas tratados no evento foram: No dia 7, a exibição do documentário da ONU: "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero"; bate-papo com as jogadoras da seleção brasileira de futebol: Priscila Rossetti e Daiane Menezes (Bagé) e Show da dupla D'Origem; no dia 8, “Mulheres na ciência”, com a participação da Profª Elizabete (Fcsac/Univap) e Profª Maria Lígia Moreira (Inpe); dia 9, depoimento sobre questões indígenas com Clarice Pankararu; Showlidarizando Sons: apresentações musicais com os estudantes do ICT fazendo uma homenagem a elas(mulheres); Fotografia, tatuagem e música, com a participação de Denise Hellena, Tati Pigmenta e Nany Oliveira e a palestra sobre igualdade racial, com a participação de Rosa Miranda.
A programação foi destinada a toda comunidade e teve como pretensão ser um espaço mobilizador de homens e mulheres para reflexões e práticas sobre as questões de gênero, visando uma sociedade mais justa e igualitária.

Visite o Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap

 
A Univap reiniciou, dia 8 de março, as atividades do Observatório de Astronomia e Física Espacial, no Campus Urbanova.
As visitas gratuitas são realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 18h30, e o agendamento para grupos com mais de cinco pessoas deverá ser feito pelo e-mail: observatorio@univap.br.
Desde a sua inauguração em 2011, o Observatório da Univap já recebeu mais de oito mil visitantes, que participaram de palestras, observações do céu e outros eventos pontuais, como por exemplo, o Trânsito de Mercúrio.
A equipe de pesquisadores está pronta para receber a visita de alunos de escolas públicas e particulares, bem como o público em geral. Para fazer a visita é necessário o agendamento antecipado pelo e-mail citado.
Saiba mais sobre o Observatório de Astronomia da Univap, que está localizado na Avenida Shishima Hifumi, 2.911 - Urbanova, por intermédio do site: www.univap.br/observatorio.

Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) algumas Faculdades e Setores da FVE/Univap organizaram homenagens e outras ações.
Na Administração da FVE, as funcionárias reuniram-se para um pequeno café da manhã organizado pela Presidência, no 2º andar do Bloco 5, Campus Urbanova.
Os professores da Faculdade de Direito (FD) e membros do Diretório Acadêmico 2 de Janeiro, Campus Castejón, prestaram homenagem às alunas e funcionárias, que também receberam chocolates do Diretor da Faculdade.

Funcionários da Administração da FVE –
Bloco 5
 
A Direção da Faculdade de Direito
homenageia alunas e funcionárias

Na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), as alunas e professoras do Grupo “Nenhuma a Menos”, em parceria com o Diretório Acadêmico, Flávia Barreto, da Fcsac, arrecadaram roupas para doar à ONG “Transformando Vontade em Ação”, e também realizaram o “Correio Elegante das Minas”,em que as mulheres podiam mandar mensagens de empoderamento umas para as outras.
Na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), a Enga. Agrônoma Verônica Toloi Girardi foi convidada a ministrar, no período da noite, a palestra “Mulher na Engenharia”.

A Enga. Agrônoma Verônica Toloi Girardi
durante a palestra na Feau
 
Auditório da Feau fica lotado para assistir a
palestra da Enga. Verônica Girardi

Desde a década de 1970 uma convenção internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data de 8 de março como comemorativa. A escolha da referida data se deu devido à primeira greve organizada pelas mulheres trabalhadoras de uma fábrica de tecidos da cidade de Nova York, em 1857, nos Estados Unidos. As tecelãs reivindicavam melhores condições de trabalho e tratamento digno, pois sofriam violência sexual e física; redução da carga horária diária para 10 horas, pois trabalhavam 15; salários iguais aos dos homens que exerciam o mesmo cargo, tendo em vista que as mulheres na época recebiam apenas um terço do salário dos homens.

Economia Criativa


Inscrições Abertas para o CONSUN


Riscos das Mudanças Climáticas para o Brasil


Gestão Pública Colaborativa


Pós-Graduação Univap


Conheça o Cehvap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Palestra: Incrementando a Visitação de uma Cidade Através da Economia Criativa

Palestrante: Prof. Victor Mirshawka

Horário: 19h

Local: Auditório do Ceplade − Campus Urbanova

23 de março
Palestra: Riscos das Mudanças Climáticas para o Brasil

Palestrante: Dr. Carlos Nobre

Horário: 14h

Local: Bloco 8 − Ceplade − Campus Urbanova

28 de março
Curso de “MATLAB Básico com Aplicações em Engenharia”

Inscrições: de 15 de março a 14 de abril

Contato: eletrica@univap.br − Prof. Dr. Márcio Muella

Período de realização do Curso: Todas as quintas-feiras, de 20 de abril a 18 de maio de 2017

Local: Bloco 6, Campus Urbanova (Feau)

Inscrições de 15 de março a 14 de abril
25º Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (Fcsac)

7 de abril
Palestra: Gestão Pública Colaborativa

Palestrante: Prof. Rubens Vinha Junior

Horário: 19h

Local: Bloco 8 − Ceplade - Campus Urbanova

11 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
9° Maratona de Programação e 6° Maratona de Programação Júnior

Horário: 8h às 14h

Local: Bloco 6, Campus Urbanova (Feau)

20 de maio
Campeonato Interno da Educação Física - Cief/2017 (FEA)

De 22 a 26 de maio
XV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde (FCS)

De 23 a 26 de maio
V Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Informações: www1.univap.br/simfast/

De 24 a 26 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura Fcsac

7 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (Organização: FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

31 de agosto e 1º de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail: observatorio@univap.br

Site: www.univap.br/observatorio

Quartas-feiras
A partir das 18h30
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas