258ª Edição - Ano IX
De 16 a 31 de dezembro de 2016
         
 

Fcsac: Nenhuma a Menos

Alunas, professora e equipe do Centro Dandara
 
No dia 1 de novembro, no auditório da Biblioteca (Bloco 5), no Campus Urbanova, iniciou-se o projeto “Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) contra a Violência: Nenhuma a Menos”, que contou com mesas de debates sobre o machismo, feminicídio, violência física, verbal, moral e outras questões relacionadas à violência contra a mulher. O evento contou com a presença da Profa. Esp. Flavia dos Santos Cardoso, Profa. Dra. Katia Zanvettor Ferreira, docentes da Univap e integrantes do Centro Dandara, que fomentaram a discussão. Houve também a participação de algumas alunas que realizaram a intervenção “Olhos Roxos”.
No dia 3, na hora do intervalo, no Bloco 2, houve a intervenção da aluna Giovana Loureiro, do 4º período semestral do curso de Jornalismo, que contou a história de uma mulher que sofria abusos do marido. Foi colocado na entrada da Fcsac um mural de neon construído pela aluna Bianca Maegi, também do 4º período semestral do curso de Publicidade e Propaganda, onde todos, principalmente as mulheres, podiam se expressar com frases da maneira que quisessem. Os alunos do curso de Design de Moda do 6º período também fizeram algumas intervenções para contribuir com esse projeto com a ajuda do Prof. Mestre Amilton Damas, da disciplina ‘Design de Calçados e Acessórios’.

Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos

O Grupo Audisa que presta serviços de auditoria e consultoria para o Terceiro Setor e a Responsabilidade Social das Empresas, realizou no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no dia 6 de dezembro, A palestra “Contabilidade para Entidades Sem Fins Lucrativos”, ministrada por Carlos Silva e Maria Cavalcante.

Maria Cavalcante - Audisa
 
Vista parcial do público presente

A palestra foi realizada por intermédio de uma parceria estabelecida entre o Setor de Cessão de Espaços da FVE e o Grupo Audisa.

XII Seminário Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde

 
Profa. Dra. Paula Vianna, durante a sua palestra
No dia 10 de novembro, das 8h às 17h, foi realizado no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o XII Seminário de Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde, promovido pela Ativia, em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap.
O Seminário que este ano teve como tema central “Desenvolvendo Pessoas e Maximizando Resultados” reuniu vários profissionais da área.
Cinco palestrantes compartilharam seus conhecimentos e experiências com o público presente, falando sobre temas como liderança; motivação; relacionamento interpessoal; além de avanços da medicina.
Entre os temas definidos na programação estavam: Neuroliderança, com Luciano Salamacha; Inteligência Emocional Aplicada aos Negócios, Wagner Oliveira; Saúde e Territórios de Vida, com a Profa. Dra. Paula Vianna da Univap; A Comunicação Constrói Muros e Pontes, Eliana Araújo, entre outros.
A Ativia é uma empresa que oferece planos de saúde individuais, familiares e empresariais para diversas cidades do Vale do Paraíba, atuando diretamente na comunidade por meio de projetos preventivos e sociais.

Palestra no Curso de Especialização
Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas por Meio da Educação Emocional


Em ação conjunta entre alunos e coordenadoria do Curso de Especialização de Psicopedagogia Clínica e Institucional da Pós-Graduação Lato Sensu (Educação Continuada) da Univap, surgiu a ideia de convidar uma ex-aluna do curso para ministrar no dia 11 de novembro de 2016, a palestra: “Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas por Meio da Educação Emocional”. A Psicopedagoga Adriana da Costa Dias e a Profa. Bárbara Marins da Rede Estadual de Educação foram as palestrantes convidadas e abordaram temas relativos ao desenvolvimento de habilidades na aprendizagem e empatia dentro da sala de aula ou no atendimento à criança e ao adolescente.

Profa. Bárbara e a Psicopedagoga
Adriana
 
Vista parcial do público presente
 
Oficina

O evento, realizado nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, foi direcionado aos profissionais da área da educação, psicopedagogos, estudantes, professores, entre outros interessados.
Nesse evento foi apresentado um breve histórico do programa de ensino integral dos anos iniciais da Escola Estadual Profa. Suely Antunes, bem como a sua missão, visão e valores. A aprendizagem socioemocional, suas habilidades e competências e também a oficina “Aula de educação emocional” fizeram parte da programação.

Alunos da Escola Sonnewend de Monteiro Lobato Visitam a Univap

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, acompanhados pela Profa. Gisele, da Escola Estadual Profa. Maria Ferreira Sonnewend, do município de Monteiro Lobato, visitaram, no período da tarde do dia 17 de novembro, as instalações do Campus Urbanova da Univap.

Museu pedagógico
 
Viveiro de plantas medicinais
 
Esclarecimentos sobre o vestibular e
visita à Feau

Os 22 alunos foram recebidos no Centro de Estudos da Natureza, que é de responsabilidade da Faculdade de Educação e Artes (FEA), e que agrega o Serpentário, o Borboletário, o Museu Pedagógico, o Viveiro de Plantas Medicinais e faz parte do Curso de Ciências Biológicas. Em seguida visitaram a Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), onde receberam orientações sobre o vestibular 2017 e opções de bolsas de estudo, esclareceram dúvidas e conheceram alguns laboratórios. Depois foram à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que está localizada no Bloco 7; a parte das instalações do curso de Educação Física, também pertencente à FEA, e encerraram as visitas na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).

Visita à FCS
 
Visita ao curso de Educação Física da FEA
 
Conhecendo as instalações da Fcsac

A recepção às Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (ProExt), que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.
A fim de melhor coordenar os trabalhos realizados dentro da Universidade e dar a devida atenção aos visitantes, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes Faculdades, definiu que as visitas de Escolas/Colégios sejam sempre agendadas às terças-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para agendar uma visita entre em contato pelo telefone: (12) 3947-1080

I Meeting Profissional no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap

Com a finalidade de divulgar os cursos de Mestrado Profissional nas áreas de Bioengenharia e de Processamento de Materiais e Catálise, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), por intermédio das coordenadoras dos cursos, Profa. Dra. Erika Peterson Gonçalves (Processamento de Materiais e Catálise) e Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simoni (Bioengenharia), organizaram a realização do I Meeting Profissional, no Auditório do IP&D, no Campus Urbanova, dia 18 de novembro.

As Coordenadoras dos Cursos, Profa.
Érika e Profa. Andreza
 
Vista parcial do Auditório do IP&D
 
Visita a um dos laboratórios

Na ocasião, foram apresentadas as modalidades do Mestrado Profissional de cada uma das áreas; os currículos dos cursos e a visitação às infraestruturas e parque de equipamentos locados no IP&D e nas Faculdades.
O Mestrado Profissional é voltado especialmente para os que desejam dominar metodologias de pesquisa e aprofundar conhecimentos específicos de uma determinada área de atuação, com foco no mercado de trabalho. O diploma também dá direito a seguir carreira acadêmica.

Entrega da Medalha de Mérito Educacional à Univap
25 Anos da Faculdade da Terceira Idade


A Câmara Municipal de São José dos Campos realizou no dia 21 de novembro, às 14h, uma solenidade para a entrega da “Medalha de Mérito Educacional Professor Everardo Passos” à Univap, pelos 25 anos de prestação de serviços educacionais oferecidos à população idosa do município pela Faculdade da Terceira Idade (FTI).
A solenidade foi proposta pelas vereadoras Dra. Ângela Guadaguinin e Amélia Naomi, e aprovada por unanimidade pela Casa de Leis.

O Reitor recebe das mãos dos Vereadores a
homenagem da Câmara
 
A composição da mesa na solenidade

Fizeram parte da mesa de trabalho o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal, Valéria Gonelli; a Pró-Reitora de Extensão da Univap, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; a Diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profa. Dra. Emília Ângela Lo Schiavo Arisawa; a Coordenadora Pedagógica da Faculdade da Terceira Idade, Profa. Mestra Débora Guedes e o Vereador Wagner Balieiro.

Apresentação do Coral da Terceira Idade da
Univap
 
Vista parcial do Plenário da Câmara

Por ocasião da Sessão Solene, além da manifestação positiva por parte de vários professores da Univap e da declamação de poesias por parte das alunas, o Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza, também apresentou três números musicais.

Fontes: FTI/CMSJC

Amadurecer Sem Envelhecer: O Papel da Estética nos Cuidados da Pele
Palestra Divulga o Curso de Estética Oferecido no Vestibular 2017


O Curso de Estética que está sendo oferecido no Vestibular Univap 2017, sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), convidou a Profa. Dra. Maria Inês Harris para ministrar no dia 21 de novembro, no Auditório do Parque Tecnológico Univap, a palestra: Amadurecer Sem Envelhecer: O Papel da Estética nos Cuidados da Pele.

Dra. Maria Inês Harris e a Coordenadora do
curso, Profa. Dra. Juliana Ferreira
 
Vista parcial do público presente

Na palestra, a Dra. Harris enfatizou a importância da estética na beleza, saúde, qualidade de vida e no bem estar, além de apresentar as diversas possibilidades de atuação e situação atual do mercado de trabalho.
A convidada possui graduação em Química, Doutorado em Síntese Orgânica, Pós-Doutorado em Toxicologia Celular e Molecular de Radicais Livres (Unicamp) e em Lesões de Ácidos Nucleicos (CNRS, França).
Responsável pelo Instituto Harris, a Dra. Maria Inês, criou uma empresa especializada em realizar avaliação de segurança de produtos e ingredientes; consultorias científicas; desenvolvimento e aplicação de programas de treinamento e capacitação de profissionais. É também certificada no curso "Avaliação da Segurança dos Cosméticos na UE" pela Universidade de Bruxelas, Bélgica. Docente do Curso de Especialização em Cosmetologia das Faculdades Oswaldo Cruz (Brasil) desde 1999, entre outras atividades.

Seminários em Física e Astronomia Apresentados
Por Pesquisadores e Alunos do Programa de Doutorado


A Coordenadoria do Ciclo de Seminários do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, em continuidade aos Seminários realizados no segundo semestre de 2016, convidou o Dr. Arian Ojeda González para proferir uma palestra, dia 22 de novembro, sobre "Avanços na Solução Numérica da Equação de Grad-Shafranov". O Dr. Arian é Graduado em Física Nuclear; Mestre em Ciências Físicas pela Universidade da Havana (Cuba); Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap e também participa de diversos grupos de pesquisas e das Sociedades de Geofísica Latino-Americana e Brasileira, entre outros grupos de estudo.

Dr. Arian Ojeda González 
 
Dra. Ângela Machado dos Santos
Valentim
 
Os alunos Fredson, Rosemeire e
Brunno

No dia 29 de novembro, a convidada foi a Dra. Ângela Machado dos Santos Valentim, que fez abordagem sobre "Comportamento das derivas zonal e vertical perturbadas do setor peruano durante períodos de atividade solar mínima". A palestrante é graduada em Física pela Etep Faculdades, Doutora em Geofísica Espacial e Pós-Doutoranda pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
E para finalizar as atividades do ano letivo, no dia 6 de dezembro, os palestrantes foram os discentes doutorandos da Univap, que apresentaram os seguintes trabalhos: "Camadas E-esporádicas: processos químicos e físicos associados com a formação dos diferentes tipos de acordo com as latitudes, destacando as particularidades do setor brasileiro", por Fredson Conceição Santos; "Aplicação do modelo livre de força para estudo das nuvens magnéticas interplanetárias", por Rosemeire Aparecida Rosa Oliveira; "Utilizando a rede brasileira de monitoramento contínuo dos sistemas GNSS-RBMC para análise do comportamento ionosférico", por Brunno Augusto Gomes Ribeiro.

3ª Jornada da Psicanálise
Atuação da Psicanálise nos Sintomas Contemporâneos


A Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise, sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Univap, realizou, no dia 23 de novembro, a partir das 18h30, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, a 3ª Jornada de Psicanálise − Atuação da Psicanálise nos Sintomas Contemporâneos.

Abertura do evento
 
Vista parcial do público presente

O evento, gratuito e aberto à participação do público externo, contou com a realização das seguintes palestras: “Os sentimentos e associações de um psicanalista durante a análise do paciente”, proferida por Carlos Eduardo Esteves − Psicólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise; “A devastação e suas decorrências psíquicas na violência contra a mulher”, por Marcella Oliveira - Psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Psicanálise pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Psicanalista; “As patologias na contemporaneidade: sobre a clínica da cisão”, por Fátima Flórido César − Psicóloga, Pós-Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Psicanalista; “A realidade atual como lugar da (a) massificação do sujeito”, por Carlos Eduardo Rios − Médico Psiquiatra pela USP e Psicanalista.

Reunião de Pesquisadores da Univap e do IAE/DCTA

Com objetivo de estabelecer parceria para desenvolvimento de pesquisa e de inovação, foi realizada uma reunião com a diretoria do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), dia 25 de novembro, nas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), para apresentação das potencialidades da Univap.

Os participantes da reunião
 
Visita ao IP&D

Na ocasião foram apresentados os Mestrados Profissionais (Bioengenharia e Processamento de Materiais e Catálise), os Mestrados e Doutorados Acadêmicos (Engenharia Biomédica e Física e Astronomia), além do potencial da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) no que se refere aos foguetes desenvolvidos e em estudo.
Participaram da reunião, pelo IAE/DCTA, o Brigadeiro e Diretor do IAE, Eng. Augusto Luiz de Castro Otero; o Chefe da Subdiretoria de Aeronáutica e da Subdiretoria de Defesa, o Cel. Eng. Abílio Neves Garcia; o Chefe da Divisão de Sistemas Espaciais, Mal. Élcio Jeronimo de Oliveira e Eliseu E. Correia da Anima IFG; pela Univap, estiveram presentes, a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; o Diretor do IP&D, Prof. Dr. Leandro Raniero; a Chefe de Gabinete da Reitoria, Gláucia Giopatto e as pesquisadoras, Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni, Profa. Dra. Lucia Vieira, Profa. Dra. Kumiko Koibuchi Sakane, Profa. Dra. Heidi Korzenowski e o Prof. Me. Silas Camargo de Matos.
Ao final das apresentações, os convidados visitaram parte das instalações do IP&D, entre eles, a Central de Laboratórios Multiusuários, sob a coordenação técnica de Priscila Leite; o Laboratório de Cerâmica Avançada, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Ivone Regina de Oliveira e o Laboratório de Nanotecnologia e Processos a Plasma, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lúcia Vieira.

Simulação de Acidente e Atendimento à Emergência de Grande Porte

Por solicitação do Hospital Vivalle uma parceria foi estabelecida com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) para a realização de um simulado de acidente e atendimento à emergência de grande porte, dia 27 de novembro (sábado).

Socorro pelas unidades de resgate
 
Atendimento hospitalar

Para que as atividades fossem desenvolvidas no Campus Urbanova da Universidade foram realizadas quatro reuniões para definição da ação.
O objetivo da simulação possibilitou a integração das diversas áreas da assistência em saúde de São José dos Campos e o credenciamento do Hospital Vivalle em atendimento a situações emergênciais de grande porte no município.

Equipes de emergência
 
Os participantes do simulado em frente ao
Hospital Vivalle

Além das equipes da Univap e do Hospital, também participaram do Simulado equipes do Corpo de Bombeiro, Defesa Civil e a Equipe de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Festa Natalina aos Pacientes do Centro de Práticas Supervisionadas

Pacientes, acompanhantes, alunos, professores e
funcionários
 


Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para encerrar as atividades do ano, organizaram, dia 1º de dezembro, uma festa de Natal para os acompanhantes e pacientes que estão em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Além dos quitutes servidos, os pacientes receberam presentes, doados por alunos, professores e funcionários da FCS.

Show Beneficente em Prol do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer

Com objetivo de arrecadar fraldas geriátricas para serem doadas ao Grupo de Apoio a Pessoas Com Câncer (Gapc), a Faculdade da Terceira Idade (FTI) realizou dia 2 de dezembro, às 19h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, o Show Beneficente “Broadway é Aqui!”.

Show das alunas da FTI
 
Apresentação do Coral Viva Voz
 
Vista parcial do público presente no
Teatro Univap

As performances apresentadas no Show contaram com a participação dos alunos por meio de expressões artísticas e culturais, e do Coral Viva Voz da FTI, regido pelo Maestro Prof. José Roberto Cannizza Filho.

Vestibular 2017

A Univap realizou, dia 4 de dezembro, no Campus Urbanova, o Vestibular 2017-1. Os candidatos, ao chegarem ao Campus, foram recepcionados por funcionários e eventuais colaboradores, que no plantão esclareceram dúvidas e deram as orientações necessárias sobre os locais de prova.

Vista parcial do Campus Urbanova
 
A Unidade Móvel - Unifun

Os acompanhantes dos candidatos, enquanto aguardavam o término da prova, foram convidados a saborear um pequeno lanche servido nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, local onde também, por intermédio do vídeo institucional, receberam informações sobre a Universidade, o município de São José dos Campos e possíveis moradias próximas à Universidade.
O staff da acolhida também providenciou a exibição de um filme de comédia no Auditório do Ceplade e um tour pelo Campus. Na ocasião, os acompanhantes dos vestibulandos também conheceram a Unidade Móvel − Unifun, uma carreta itinerante da universidade que conta com um game interativo para auxiliar na escolha da área de atuação dos participantes.

Acompanhantes no micro-ônibus durante o
Tour
 
Concentração na hora da prova

Essa Unidade percorreu, durante o mês de novembro e dezembro, vários pontos da cidade (veja os locais abaixo na tabela), com objetivo de divulgar o Vestibular da Univap. Com o conceito “Destaque o seu melhor”, a Carreta Unifun conta com um game interativo com perguntas de conhecimentos gerais que podem auxiliar os participantes a escolher a sua área de atuação, entre elas as áreas de humanas, exatas ou biológicas. Participaram das atividades funcionários, alunos e professores, que esclarecem dúvidas sobre os diversos cursos que a Univap oferece.

Data Local
5 e 6 de novembro ENEM (Campus Urbanova – Univap – SJCampos)
De 9 a 12 de novembro Vale Sul Shopping (SJCampos)
13 e 14 de novembro Serramar Shopping  (Caraguatatuba)
16 e 17 de novembro Colégio Univap Centro (SJCampos)
18 de novembro

EE Prof. Nelson Nascimento Monteiro (SJCampos)

19 e 20 de novembro

Parque da Cidade (SJCampos)

26 de novembro

Desafio 6H MTB Vinac Consórcio (Campus Urbanova – Univap - SJCampos)

4 de dezembro

Vestibular (Campus Urbanova - Univap)


A Universidade também decidiu implantar o Vestibular de Verão, cuja prova será realizada no próximo dia 29 de janeiro de 2017.

2º Sumô de Robôs

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), por intermédio do Prof. Me. Helosman V. Figueiredo, Prof. Me. Alessandro Correa Mendes, Prof. Dr. Marcio Muella, Profa. Dra. Patrícia Marcondes e dos alunos que atuam junto ao Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos (LRVA), organizou, com apoio da Tarzan - Soluções Eletrônicas e da Fundação Valeparaibana de Ensino - FVE, o Campeonato de Robótica “2º Sumô de Robôs”.

Vista parcial do público presente ao
evento
 
A arena de combate
 
Helosman, Márcio, Carlos, Ronaldo e
Patrícia com os ganhadores

Aberto à comunidade, o evento foi realizado dia 6 de dezembro, a partir das 19h, no Auditório Azul da Feau, Bloco 10, no Campus Urbanova.
O Campeonato de Robótica tem como objetivo desenvolver habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, bem como mostrar aos alunos as dificuldades que serão enfrentadas no mercado de trabalho, agregando esses conhecimentos extras à formação acadêmica.
Participaram do Campeonato 10 equipes, entre elas: Pavinu; Equipe Troia; The Avengers; Censurados; Saci; Mad Max Team; Máquina do Mal; Gana; Madruguinha e AmpOpressor.

As equipes vencedoras do Campeonato foram:

The Avengers − 1º lugar
André Gomes Rocha
Janaina
Fausto
Celso
Censurados − 2º lugar
André Luiz Silva de Oliveira
Jonatas Alves
Juliano Sansão
João Paulo Teixeira
Rafael Hashinaga
Rafael Cardoso
Pavinu − 3º lugar
Magno Melo
Fabrício Veloso
Julio Cesar Vieira
José Rodrigo Alvarenga
Marcelo Banhara
Italo Rodrigues

Meeting Univap para Funcionários

Equipes de funcionários de diversos setores participaram, dia 13 de dezembro, de um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e diretores da Universidade.
Os encontros com o Reitor são realizados no Gabinete da Reitoria com um café coletivo, em seguida todos visitam outros espaços da Universidade.

Encontro com o Reitor
 
Visita ao Museu Pedagógico do CEN/FEA

O Meeting Univap para funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado, no decorrer do semestre, encontros com pessoas de vários setores da Universidade, com objetivo de aproximá-las e estreitar o relacionamento com a direção da Universidade.
A visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Vários encontros semelhantes já foram realizados em 2016 e continuarão a ser realizados em 2017.

Festa de Confraternização dos Funcionários da FVE/Univap

Funcionários e estagiários do Sistema FVE de Ensino (Colégios, Universidade, Parque Tecnológico) estiveram reunidos no dia 21 de dezembro, numa Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Eduardo Fraga e com a participação do Pastor Júlio Florêncio, da Igreja da Cidade.
Em seguida, todos foram convidados a participar de um almoço de confraternização no salão de festas da Capela da Universidade, no Campus Urbanova.

 
 

A comissão organizadora do evento, com a finalidade de colaborar com a Casa de Repouso Vó Laura (Distrito de Eugênio de Melo), que dá assistência aos idosos em São José dos Campos, solicitou aos participantes a doação de 1 Kg de alimento não perecível (arroz, macarrão, açúcar, feijão e óleo). No total foram arrecadados mais de 200 kg de alimentos, entregues à Instituição no dia 22.

 
 

O almoço servido na festa de confraternização foi preparado pela equipe do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e variadas sobremesas e frutas foram cedidas pelos próprios funcionários. O sorteio de vários brindes também fez parte da programação do evento e deixou muita gente feliz.

 
 

O que não foi consumido no almoço de confraternização também foi doado à Casa de Assis, instituição que presta assistência aos moradores de rua de São José dos Campos.

 
 


 
 


 
 


Vestibular de Verão 2017


I SIPO - Simpósio sobre Pessoas nas Organizações


Pós-Graduação Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 23 a 27 de janeiro
Vestibular de Verão 2017 − Período de Inscrições − Via Internet

Até 25 de janeiro
Prova do Vestibular de Verão 2017

Horário: das 9h às 13h – Campus Urbanova

29 de janeiro
(Domingo)
Dia do Publicitário (Fcsac)

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − Campus Platanus - Campos do Jordão − Alunos da FEA

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − Campus Platanus - Campos do Jordão − Alunos da Fcsac

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − São José dos Campos − Alunos da Fcsac

2 de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − São José dos Campos − Alunos da FEA

2 de fevereiro
Início do Período Letivo − Alunos Ingressantes (Calouros) − Integra Univap − Recepção aos novos alunos − Todos os cursos

De 6 a 7 de fevereiro
Início do Período Letivo − Alunos Veteranos

8 de fevereiro
I Simpósio Sobre Pessoas nas Organizações (I SIPO)

Local: Auditório do Ceplade − Bloco 8 − Campus Urbanova

Inscrição solidária: 1 Kg de Alimento Não Perecível

Horário: das 8h30 às 13h

Informações e Reservas: (12) 3949-2292

E-mail: latosensu@univap.br

11 de fevereiro
25º Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (Fcsac)

7 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Campeonato Interno da Educação Física - Cief/2017 (FEA)

De 22 a 26 de maio
XV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde (FCS)

De 23 a 26 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura Fcsac

7 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (Organização: FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

14 e 15 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 19h às 21h
A partir de fevereiro de 2017
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2017
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2017