257ª Edição - Ano IX
De 1º a 15 de dezembro de 2016
         
 

Aluno de Doutorado em Engenharia Biomédica Recebe a Bolsa Fórmula Santander

 
O aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica, Raimundo Nonato Silva Gomes, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi selecionado para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades − Edição 2016.
Na edição anterior do Informativo Diálogo (256), foi publicado erroneamente que o referido aluno pertencia ao 2º ano do curso de Graduação em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau).
Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é iniciativa de mobilidade internacional que beneficia anualmente 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha, México e Reino Unido.
Nesta 7ª edição, estudantes de graduação e de pós-graduação de 52 universidades brasileiras se inscreveram para conquista de uma bolsa de estudo em um dos 21 países onde o Santander Universidades está presente.
Foram disponibilizadas 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.
Esse benefício do Programa de Bolsas Fórmula Santander 2016 tem valor equivalente a 5.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação ou pós-graduação selecionados.
A viagem deve ser programada entre janeiro de 2017 a agosto de 2018. É uma das iniciativas de maior destaque por oferecer quase 1.200 opções de universidades conveniadas ao Santander Universidades em 20 países à escolha do aluno, junto à sua instituição.
Os critérios de inscrição e de avaliação foram publicados em Edital no site da Universidade e seguiram as instruções normativas do Santander Universidades.

21st International Conference on General Relativity and Gravitation
Participação de Alunos de Doutorado em Física e Astronomia


Os alunos de doutorado do programa de Pós-graduação em Física e Astronomia da Univap, Claudio de Sousa Castro e Fabrícia de Almeida Cortez Pereira, participaram do 21st International Conference on General Relativity and Gravitation, realizado na Columbia University, New York, EUA, no início do segundo semestre de 2016.

 

Os alunos apresentaram os trabalhos intitulados "Coalescence of Supermassive Black Holes Binaries in AGNs" e "Supermassive Black holes binaries, gravitation alwaves and the dynamica leffects in the host galaxy", cuja temática representa um aprofundamento dos estudos realizados durante o mestrado, com as pesquisas que vêm sendo realizadas atualmente por esses estudantes, ao longo do doutorado, ou seja, interação de galáxias com buracos negros supermassivos e AGN's.
O tema dos trabalhos, além de representar uma nova janela que se abre na Astronomia, mostrou-se bastante alinhado com as demais pesquisas apresentadas durante a Conferência, de modo que a participação dos doutorandos da Univap foi muito produtiva cientificamente.
Os alunos se empenharam em participar do evento com recursos próprios e assim puderam divulgar seus trabalhos de pesquisa e o nome da universidade, mais especificamente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento - IP&D.

Fontes: Programa de Doutorado em Física e Astronomia/IP&D

Doação de Documentos Históricos da Univap

O Centro de História e Memória da Univap (Cehvap) recebeu em setembro diversas doações de documentos históricos da Instituição. Da Faculdade de Direito, por intermédio do Diretor, Prof. Dr. Sérgio Bacha, foram recebidas Atas de reuniões e conselhos da década de 1980; uma proposta de Regimento Unificado dos Institutos da Fundação Valeparaibana de Ensino de 1976, assim como Regimento Escolar da Faculdade de Economia de 1980 e Regimento da Faculdade e seus Fins do ano de 1976. Já do laboratório de Pesquisa e Documentação História do IP&D foram doadas 10 fitas VHS de gravações da década de 1980, que contêm, entre outros, vídeos da inauguração do laboratório de geoprocessamento; documentos relativos ao Codivap e a realização do I Seminário "Vale da Tecnologia". Outras doações também foram recebidas, entre elas, 85 fitas de áudio das décadas de 1980 e 1990, com diversos eventos, entre eles a Semana da Educação de 1986; Assembleias Gerais; Solenidades de Posse; Reuniões de professores e palestras. Entre os destaques do material recebido está o áudio gravado com a palestra do militar e político comunista Luís Carlos Prestes, em 1988, dois anos antes de seu falecimento em 1990.

 

Para Maria Helena Alves da Silva, gestora de documentos do Cehvap, e para a Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali, responsável pelo setor, essas doações são muito significativas, pois demonstram o reconhecimento pelo trabalho da memória institucional realizada e podem incentivar outros setores da Universidade a doarem sua documentação histórica, que será higienizada, catalogada, digitalizada e, no caso das fitas de áudio e vídeo, transcritas e passadas para mídia em CD ou DVD.

Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica

Com a finalidade de disseminar o conhecimento e divulgar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, sob a Coordenação do Prof. Bruno Prianti, foi realizado no dia 29 de outubro, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Ciclo de Palestras de Atualização Fisioterapêutica, que contou com a presença de 120 participantes, entre graduados e graduandos em Fisioterapia.

 
 

Na ocasião, foram arrecadados mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis doados à Igreja Assembleia de Deus, em São José dos Campos.
Foram convidados como palestrantes: Prof. Mestre Felipe Fagundes (Universidade Cidade de São Paulo − Unicid), que tratou da temática: Subgrupos de tratamento para Dor Lombar − Classificação Por Risco Prognóstico; Prof. Esp. Matheus Vieira (Unicid): Métodos de Avaliação e Intervenção para Lesões do Quadril; Prof. Esp. Robson Massi (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo): Aplicabilidade do Método Pilates na Reabilitação Músculo Esquelética; Mestra Tamires Prianti (Bioengenharia/Univap): Novos Conceitos na Avaliação Músculo Esquelética Subjetiva e Objetiva; Prof. Mestre Bruno Prianti (Pós-Graduação Lato Sensu da Univap), também coordenador do curso e responsável pela organização do evento.

Palestra no Curso de Serviço Social
Questões do Trabalho Profissional com Famílias


A Coordenadoria do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) convidou o Prof. Dr. Marcelo Gallo para ministrar uma palestra, dia 31 de outubro, sobre a temática: “Dimensão Técnico Operativa do Trabalho Profissional”, que envolveu o debate sobre as questões do trabalho profissional com as famílias no âmbito da seguridade social e demais políticas.

 

A referida palestra, aberta à participação da comunidade externa, foi realizada no período da manhã, no Auditório Prof. Dr. Theóphilo A. S. Cavalcanti Filho, localizado no prédio da Faculdade de Direito do Campus Castejón, em São José dos Campos.

Ministério Público e a Sua Missão Constitucional

A direção da Faculdade de Direito da Univap convidou os Promotores Públicos do Estado de São Paulo para ministrar aos alunos dos períodos da manhã e noite, no dia 31 de outubro, uma série de palestras que envolvem o Ministério Público nas áreas da Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dr. Fausto Junqueira de Paula); Combate à Violência Doméstica (Dr. Luiz Fernando Guedes Ambrogi); Direito Civil e na Proteção Ambiental (Dra. Larissa Crescini Albernaz); Processo Penal Moderno (Dr. Ricardo Framil); Adolescente em Conflito com a Lei (Dr. João Marcos Costa de Paiva); Parcelamento do Solo e Meio Ambiente − Breves Aspectos Civis e Criminais (Dr. João Carlos de Camargo Maia); Métodos Diversos da Resolução de Conflitos em São José dos Campos: Justiça Restaurativa, Justiça Terapêutica, Oficinas de Parentalidade e ADRs (Dr. Fábio Rodrigues Franco Lima).

Dr. Fausto Junqueira de Paula
durante a sua palestra
 
Dr. Ricardo, Dra. Larissa e o Diretor
da FD, Prof. Dr. Sérgio Bacha
 
Vista parcial do público presente

As palestras foram realizadas no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, local onde está instalada a tradicional Faculdade de Direito da Univap.

I Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado

 
Alunos e Professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) participaram no final do mês de outubro, da I Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado (ECOM 2016), cuja temática foi sobre "A comunicação de mercado em uma sociedade plural".
Este evento realizado na Universidade Metodista (Umesp) em São Bernardo do Campo, completa mais uma etapa na busca de alternativas para a sistematização do conhecimento, seja nos processos comunicacionais voltados para os aspectos promotores do consumo, como nas percepções construtoras das imagens corporativas junto aos diversos públicos envolvidos direta ou indiretamente na construção e manutenção dos aspectos relacionais com as marcas. O evento buscou discutir as práticas mercadológicas para além das abordagens econômicas, pontuando sua condição de uma construção simbólica contínua que incide na manutenção do imaginário social.
Sob o rótulo da contemporaneidade temos abrigado vários conceitos e definições que compartilhados pretendem dar sentido a uma nova paisagem social. Os constantes movimentos decorrentes das diversas apropriações teóricas têm nos levado à multiplicidade de olhares e pensares que via de regra são nomeados e propagados sem a sua devida crítica e, certamente tem eclipsado nossa leitura sobre a cotidianidade, mais precisamente no recorte aqui proposto das relações da comunicação com o mercado.
As práticas de mercado, e mais pontualmente a comunicação mercadológica, vem se deslocando das ações massivas para as ações pontuais “particularizadas” como o marketing do um-a-um, do micro marketing, da comunicação dirigida dentre outras técnicas. Estamos diante de uma sociedade complexa e dinâmica, um território habitado por vários e crescentes coletivos que se manifestam em uma nova concepção do espaço público-privado. As muitas vozes dos consumidores refletem os diversos coletivos e a pluralidade das relações intra e extra o espaço rede, ou ainda da e na sociedade conectada.
Como ouvir e responder à diversidade de públicos em sua dimensão pessoal e coletiva? Como conviver com a crescente postura de opinion-sharing dos atores conectados? As tensões e as distensões presentes nas relações das organizações e seus públicos, longe de serem assimiladas, apontam para um novo olhar, um novo comportamento, uma nova vivência e uma nova sociabilidade em que o capital social incide sobre o capital reputacional, o que sugere a coexistência das instituições inseridas na nova paisagem social, essencialmente mutante em decorrência das pluralidades dos atores em relação.
O Grupo de Trabalho 5 (GT5) − Iniciação científica esteve sob a responsabilidade pela Profa. Dra. Vânia Braz de Oliveira, coordenadora do curso de Jornalismo da Fcsac/Univap. No evento foram apresentados vários trabalhos de iniciação científica, como fruto de pesquisas no LabCom e TCCs da Universidade.
Trabalhos apresentados com seus respectivos autores: Mesa Brasil em Cordel - Uma iniciativa plural de comunicação do SESC São José dos Campos (Giovana Leandra Silva Loureiro e Paulo Roxo Barja); Gay-firendly no Brasil: o buzz do consumidor no Facebook (Márcio Martins da Silva e Vânia Braz de Oliveira); A escassez da presença feminina nos departamentos de criação das agências de publicidade brasileiras e as consequências para a representação de gênero (Daniela Zarro e Flavia Cardoso); Divulgação em revista: CT&I nas páginas da revista metrópole magazine do Vale do Paraíba (Kátia Zanvettor, Ana Flávia Pereira Leite, Christine Silva Roskowinske);

Fonte: Fcsac/Ecom

Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente
Participação de Alunos e Docentes da Univap em Empresas e Institutos no Município


M.S. Ambrogio do Brasil



A M.S. Ambrogio do Brasil, localizada no bairro Chácaras Reunidas, em São José dos Campos, solicitou à Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap que alunos dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia participassem, no dia 6 de outubro, das atividades promovidas na metalúrgica em celebração à Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente (Sipatma).
Os alunos do curso de Biomedicina realizaram testes para verificação do tipo sanguíneo e o fator RH e aplicaram a técnica de auriculoterapia (Técnica de usar pontos na pele da aurícula − ouvido externo − para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo). Já os alunos do curso de Fisioterapia ensinaram aos funcionários da empresa exercícios de alongamento.

Orthoservice



Os alunos e professores dos cursos de Fisioterapia e Odontologia da FCS participaram, dias 11 e 13 de outubro, das atividades da Sipatma da Orthoservice.
A convite da empresa, a Profª Maria das Graças (Fisioterapia) fez uma palestra sobre ergonomia e os alunos ensinaram exercícios de alongamento para prevenção de lesões por esforço repetitivo (LER). Já a Profa. Ilene César (Odontologia) falou sobre a importância da prevenção de doenças e saúde bucal.

CIPA no IAE do DCTA



Alunos do Curso de Biomedicina da FCS, acompanhados por professores, participaram, dia 8 de novembro, das atividades promovidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), durante a VIII CIPA IAE.
Na ocasião, foram realizados 38 atendimentos para verificação da tipagem sanguínea dos funcionários.
A FCS, quando solicitada, participa de ações promovidas por empresas, institutos ou escolas públicas e particulares, com objetivo de somar esforços para o sucesso de eventos externos e ao mesmo tempo para que alunos coloquem em prática conceitos aprendidos em sala de aula.

Ciclo de Seminários no IP&D
Programa de Mestrado e de Doutorado em Física e Astronomia


 
A Dra. Fabíola Pinho Magalhães, graduada em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atual pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foi convidada a ministrar um seminário aos alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), dia 1º de novembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), intitulado: “Análise da Variabilidade de IO Plasma Torus a partir de Observações à Terra”. A apresentação mostrou os resultados das observações terrestres obtidas no Telescópio Solar McMath-Pierce, em 1997.

I Workshop "Chemical Abundances in Gaseous Nebulae" no Campus Platanus

 
O Grupo de Astrofísica Extragaláctica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) organizou no Campus Platanus da Univap, em Campos do Jordão, de 2 a 5 de novembro, a realização do I workshop "Chemical Abundances in Gaseous Nebulae".
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) e da FVE/Univap, o evento, sob a coordenação geral do Prof. Dr. Oli Dors e da Profa. Dra. Ângela Krabbe, reuniu aproximadamente 50 astrônomos de nove países.
O objetivo do encontro entre astrônomos e alunos de Pós-Graduação em Física e Astronomia foi proporcionar a troca de conhecimentos a respeito de estudos relativos de determinações de abundâncias químicas em nebulosas ionizadas, a exemplo das regiões de formação estelar.
De acordo com o Prof. Dr. Oli Dors, um dos organizadores do evento, o I Workshop foi um sucesso. “Os participantes elogiaram muito a realização de um workshop voltado a um assunto específico e também a vantagem de hospedagem no mesmo local onde ocorreram as diversas palestras”. Outro fator de extrema importância, disse ele, é que a aprovação do auxílio da Fapesp prevê que esse evento seja realizado a cada dois anos, ou seja, em 2018, outro workshop semelhante será organizado pela equipe do IP&D da Univap.

Saiba mais: www.univap.br/abundances

Julgamentos Simulados
Justiça e Gênero


 
A Faculdade de Direito da Univap realizou, dias 8 e 9 de novembro, nos períodos da manhã e da noite, os Julgamentos Simulados, que discutiram “Justiça e Gênero”.
Participam dessa atividade os alunos do 2º período semestral (1º ano), por intermédio da disciplina “Direito e Sociedade II”.
Desde o início do ano, os alunos começaram a ser preparados pelos responsáveis pelo projeto, Prof. Me. Luiz Carlos Andrade de Aquino, Prof. Dr. Mauricio Martins Alves e Prof. Me. Daniel Fernandez Lipparelli, por intermédio de uma série de atividades que envolveram aulas, debates, palestras, seminários e a produção de artigos de iniciação científica.
Abertos à participação da comunidade, os Julgamentos Simulados foram realizados em três sessões, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón. Os Julgamentos Simulados reproduzem um verdadeiro Tribunal do Júri e os alunos usam os trajes específicos de juízes (becas). Na sessão pública desse julgamento, com a duração de 3 horas, foram apresentadas as peças jurídicas, em que a promotoria (seis alunos) apresentou a sua tese contra a troca do termo “gênero” pelo termo “sexo” na lei Maria da Penha e os Advogados (seis alunos) argumentaram a favor dessa mudança no texto da referida Lei. Em seguida, Promotoria e Advogados apresentaram suas alegações e testemunhas, com debate direto entre promotores e advogados. Ao final, os jurados (alunos) apresentaram suas deliberações, que foram lidas ao público fundamentando suas decisões. Os resultados foram os seguintes: em dois julgamentos (turmas 1CNA e 1CNB), o resultado foi a favor da Defensoria, ou seja, a favor da troca do termo "gênero" por "sexo" no texto da Lei Maria da Penha, e na turma do 1CMA a Promotoria ganhou, defendendo a tese contra essa mudança.
Os Julgamentos Simulados da Faculdade de Direito da Univap fazem parte de um Projeto Pedagógico inovador, que busca oferecer o ensino com ênfase na relação teoria e prática, de forma a favorecer um aprendizado mais significativo e relevante para o aluno, além de estimular a pesquisa e o conhecimento de outras áreas do Direito.

Dia Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão

 
A Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia, em parceria com o curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realizou, no dia 17 de novembro, no Auditório Azul do Bloco 9, no Campus Urbanova, um encontro entre profissionais da área, para debater sobre a importância da assistência de enfermagem na prevenção dos agravos na saúde, em celebração ao “Dia Mundial de Prevenção de Lesões por Pressão”.
Participaram do encontro a Profa. Dra. Maria Helena S. Mandelbaum (Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Dermatologia); Enfermeira Claudinéa Fernandes (Coordenadora da UTI e UCO Adulto − Hospital Policlin); Enfermeira Maísa Araújo Silva (Especialista em UTI Neonatal da Santa Casa de São José dos Campos); Profa. Mestra Fernanda Fodor Filocomo e Profa. Dra. Ivany Machado de Carvalho Baptista (Docentes do curso de Enfermagem da Univap); Dra. Edwirges Nonato (Casa do Idoso de Santana); Dra. Cintia Gomes (Gerente de Enfermagem do Hospital Reger) e Enfermeira Rosemeire Franchin (Especialista em Oncologia).

Questões Psicopedagógicas em Discussão

A Coordenadoria do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Univap (Educação Continuada/PosGrau) convidou as palestrantes Profa. Dra. Soraya Souza e as Especialistas Maria Cristina Pavani Mineiro e Cláudia Erika Del Corto para em conjunto fazerem uma análise sobre questões psicopedagógicas abordadas em obras cinematográficas.

Profa. Delcimar, Maria Cristina, Claudia Costa
e Dra. Soraya Souza
 
Alunos e coordenadoria do curso

O filme em análise no evento denominado: “A Psicopedagogia Vai ao Cinema” no encontro realizado dia 17 de novembro, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), foi “Primeiro Aluno da Classe”, que conta a história do jovem Brad Cohen, portador da Síndrome de Tourette. Desde a infância ele sofre com o preconceito, até mesmo de seu pai, que acredita ser possível ele evitar gestos e sons que, na verdade, são involuntários. Já adulto, seu sonho é ser professor e, assim, busca realizar esse sonho. O enredo aborda a capacidade de superação e o quanto as pessoas agem pela primeira impressão, sempre movidas por preconceitos. O filme torna-se ainda mais emocionante por se tratar de uma história verídica.

Feira Jurídica e da Cidadania

 
Os alunos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito, acompanhados do Professor Orientador, Dr. Luiz Fernando Faria de Souza, participaram, dias 18 e 19 de novembro, da Feira Jurídica e da Cidadania 2016, organizada pela 36ª Subseção de São Paulo da OAB, com apoio da Prefeitura de São José dos Campos.
As atividades tiveram início no dia 18, com a palestra do Desembargador Luiz Fernando Sales Rossi, na sede da OAB, e no dia seguinte, concentradas no Centro da Juventude, no Parque Industrial com atendimento jurídico pelos alunos da Univap, profissionais do Procon e com a prestação de serviços médicos preventivos à população de baixa renda.
Na ocasião do evento, no Centro da Juventude, os alunos da Univap também tiveram a oportunidade de assistir à palestra ministrada pelo Prof. José Roberto Sodero, sobre a Previdência Social.

Sabores, Cultura e Tendências do Vale do Paraíba

Professores e alunos do 2º período semestral (1º ano) do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) organizaram dia 24 de novembro, um encontro para discutir as temáticas: Sabores, Cultura e Tendências do Vale do Paraíba.

 
 

Na ocasião foi preparado um Café Caipira servido aos participantes que também prestigiaram a mesa redonda com a participação de Zenir Aparecida Dalla Costa de Melo Ferreira; Carmem Silvia Cândido Pedroso de bastos; Fernanda Kurebayashi; Pedro Henrique Santos Melo; Rubens Ribeiro de Lima e Nair Braz Ribeiro. A apresentação musical com Zezé e Simões também fez parte do encontro, realizado no Auditório Verde do Bloco 9, no Campus Urbanova, a partir das 18h30.

10ª ‘Expo com Arte’
Evento anual da Fcsac traz os trabalhos de conclusão de curso dos cursos de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gastronomia


Cerca de 100 alunos dos cursos de Moda, Rádio e TV, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Gastronomia apresentaram entre os dias 22 e 24 de novembro, das 19 às 22h30 em uma exposição aberta ao público, seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). O evento conhecido como ‘Expo com Arte’ traz documentários, curtas, grandes reportagens, fotojornalismo, campanhas publicitárias, webséries, projetos de empreendedorismo, entre outras produções nas áreas audiovisual, publicitária, negócios, jornalismo e gastronomia, totalizando 40 projetos.

 

Esta forma de apresentação, diferente das bancas tradicionais, foi adotada pela Universidade há dez anos com o objetivo de que tanto os outros estudantes, bem como os professores e o público em geral pudessem conhecer um pouco o que se faz nestas áreas e a bagagem adquirida por estes alunos durante o curso.

 
 

Durante os três dias de apresentação, os trabalhos foram avaliados por professores da Universidade e também por profissionais do mercado regional de emissoras de televisão, de rádio, produtoras, assessorias de imprensa, além de gastrônomos, publicitários e empresários da área da comunicação.
Este ano, a novidade foi a participação do curso de gastronomia, que pela primeira vez trouxe para a exposição projetos de empreendedorismo na área gastronômica.

Refeitório Para os Funcionários do Setor de Serviços Gerais

A administração da FVE inaugurou, dia 25 de novembro de 2016, o refeitório para os funcionários do Setor de Serviços Gerais (SSG) no Campus Urbanova, localizado próximo às instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau).

 

Outro refeitório semelhante, localizado no Bloco 5, já havia sido inaugurado em 29 de setembro, com objetivo de atender aos alunos e funcionários .
A arte de grafismo, que embelezou as paredes dos ambientes, é de autoria do funcionário Luiz Almeida Filho (SSG).

Formandos da Faculdade da Terceira Idade
Curso de Extensão e Atualização Cultural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, realizou, dia 29 de novembro de 2016, a cerimônia de entrega de certificados para os alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).
Os formandos escolheram como paraninfa da turma, Mônica Mergen e como patronesse, Carolina Godoy. A oradora da Turma foi a aluna Sueli Ferreira da Silva. Na ocasião os alunos formandos aproveitaram a oportunidade para prestar homenagens aos colaboradores da FTI, Ralf Stanley de Oliveira, Tayra Godoi, José V. Silva (Val Garcia) e Lídia Maria Jorge Cabral.

 

Antes da entrega dos certificados, membros do Coral Viva Voz, se apresentaram sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza.
Compuseram a mesa para a entrega dos certificados os colaboradores da Faculdade, a Coordenadora da FTI, Profa. Me. Débora Guedes e a Assistente Social da FTI, Jaqueline Mergen, Carolina Godoy; Mônica Mergen; Ralf Stanley de Oliveira; Tayra Godoi, José V. Silva (Val Garcia) e Lídia Maria Jorge Cabral.
Estiveram presentes no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, em São José dos Campos, aproximadamente 200 pessoas, entre familiares, amigos e convidados.

 

O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito, Campus Castejón.

Fonte: Fcsac/Ecom

Vestibular de Verão 2017


Pós-Graduação Univap


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2017
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Dia do Farmacêutico (FCS)

20 de janeiro
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 23 a 27 de janeiro
Vestibular de Verão 2017 − Período de Inscrições − Via Internet

Até 25 de janeiro
Prova do Vestibular de Verão 2017

Horário: das 9h às 13h – Campus Urbanova

29 de janeiro
(Domingo)
Dia do Publicitário (Fcsac)

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − Campus Platanus - Campos do Jordão − Alunos da FEA

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − Campus Platanus - Campos do Jordão − Alunos da Fcsac

1º de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − São José dos Campos − Alunos da Fcsac

2 de fevereiro
Cerimônia de Colação de Grau − São José dos Campos − Alunos da FEA

2 de fevereiro
Início do Período Letivo − Alunos Ingressantes (Calouros) − Integra Univap − Recepção aos novos alunos − Todos os cursos

De 6 a 7 de fevereiro
Início do Período Letivo − Alunos Veteranos

8 de fevereiro
25º Aniversário da Univap

1º de abril
Dia do Jornalista (Fcsac)

7 de abril
Dia Mundial do Design (Fcsac)

27 de abril
Dia do Artista Plástico (FEA)

5 de maio
Dia Nacional da Matemática (FEA)

6 de maio
Dia do Enfermeiro (FCS)

12 de maio
Dia do Assistente Social (FCS)

15 de maio
Dia do Físico (FEA)

19 de maio
Dia do Pedagogo (FEA)

20 de maio
Campeonato Interno da Educação Física - Cief/2017 (FEA)

De 22 a 26 de maio
XV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde (FCS)

De 23 a 26 de maio
Dia do Geógrafo (FEA)

29 de maio
Dia da Imprensa (Fcsac)

1º de junho
Dia Mundial do Meio Ambiente (FEA)

5 de junho
Cultura Fcsac

7 de junho
Dia do Químico (FEA)

18 de junho
Festa Junina (Organização: FEA)

22 de junho
Festa Junina do Centro de Práticas Supervisionadas (FCS)

28 de junho
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência (Pró-Reitoria de Graduação/Coordenadoria de Avaliação)

De 24 a 28 de julho
Colação de Grau – Alunos dos Cursos da FCS

3 de agosto
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil (FD)

11 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – Campus Platanus - Campos do Jordão (Alunos da Fcsac)

18 de agosto
Cerimônia de Colação de Grau – São José dos Campos – (Alunos da Fcsac)

19 de agosto
54º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista (FCS)

31 de agosto
TV Morfosis (Fcsac)

14 e 15 de setembro
Dia do Rádio (Fcsac)

25 de setembro
Comemoração do Outubro Rosa (FCS)

2 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e Dia do Terapeuta Ocupacional (FCS)

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista (FCS)

25 de outubro
19ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau/Feau)

De 23 a 25 de outubro
XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

26 e 27 de outubro
Comemoração Novembro Azul (FCS)

1º de novembro
Dia do Radialista (Fcsac)

6 de novembro
XIII Seminário “Gestão Estratégica de Pessoas na Saúde “ - Evento Realizado em Parceria entre a Ativia Saúde/Jacareí e a FCS

9 de novembro
Dia do Biomédico (FCS)

20 de novembro
ExpoComArte (Fcsac)

De 20 a 22 de novembro
Festa de Natal – Centro de Práticas Supervisionadas (CPS/FCS)

6 de dezembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visita gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 19h às 21h
A partir de fevereiro de 2017
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2017
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas
A partir de fevereiro de 2017