256ª Edição - Ano IX
De 1º a 30 de novembro de 2016
         
 

Workshop BF-Deltas – New York

 
A Profa. Dra. Sandra Costa (foto), Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap, e o Professor-Visitante na Univap com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Nathan Voght, participaram entre os dias 12 e 16 de setembro, em New York, do Workshop BF-Deltas, que teve por objetivo apresentar resultados das investigações científicas que estão sendo realizadas em diversas localidades e em vários países.
Pelo Brasil, a Univap apresentou os trabalhos que estão sendo realizados no Amazonas, entre eles: “As cidades pequenas, os padrões de desafios de crescimento e de infraestrutura urbana no Delta do Amazonas”, de autoria da Profa. Dra. Sandra Costa e “Percepções locais da mudança ambiental e evidências de dados hidrológicos” de autoria do Prof. Nathan Vogt (Professor Visitante, na Univap).
O projeto Deltas reúne especialistas mundiais das ciências físicas e sociais com as partes interessadas locais do governo e organizações sem fins lucrativos para melhorar a nossa compreensão científica dos deltas como sistemas sócioecológicos acoplados. Esse projeto tem apoio do Belmont Fórum e, no Brasil, da Fapesp.

Grupo do GMTBrO visita a Univap

 
Em setembro, um grupo de pesquisadores do Projeto Telescópio Gigante Magalhães - GMT Brazil Office visitou a Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos.
A equipe foi recebida pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e Vice-Reitora da Universidade, Profa. Sandra Costa, e pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia, Profa. Dra. Ângela Krabbe, Prof. Dr. Irapuan Rodrigues de Oliveira Filho, Prof. Dr. Alexandre Soares de Oliveira e Prof. Dr. Oli Dors.
O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura da Universidade e tratar de assuntos relativos ao fortalecimento da parceria entre o GMT e a Univap.
Para os pesquisadores da GMT, a visita foi excelente e atingiu todas as expectativas do grupo, uma vez que a Univap é uma instituição comunitária séria e com excelente corpo docente que poderá contribuir de forma significativa no desenvolvimento do Projeto GMT.

Atendimentos na Área da Saúde

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) realizou, de fevereiro a setembro de 2016, cerca de 2.594 atendimentos no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social.

 

O ex-funcionário da Univap, Prof. Mestre Geraldo Vilhena de Almeida Paiva, criador do curso de Serviço Social da Universidade, e o funcionário da TV Univap, Jorge Silva, recebem atendimento fisioterapêutico gratuito no CPS, Campus Urbanova.

Parceria entre FVE/Univap e Engep Ambiental

 
Representantes da Engep Ambiental estiveram na Univap, dia 4 de outubro, para a assinatura de um termo de parceria entre a empresa e a FVE/Univap.
Caberá à FVE/Univap receber animais silvestres resgatados pela Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduos de Jambeiro, aterro sanitário empreendido pelo grupo Engep, que serão atendidos no Centro de Estudos da Natureza/Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CEN/CRAS), no Campus Urbanova, setor competente da Universidade para avaliar, tratar, reabilitar e introduzir quando possível os animais junto à natureza. A equipe do CEN/CRAS também irá ministrar treinamento de captura e contenção de animais silvestres, bem como desenvolver atividades práticas na área de educação ambiental que envolve, inclusive, a realização de estudos e pesquisas.
A Engep tem como compromisso com a FVE/Univap a execução das obras de reforma para adequação das instalações do CEN/CRAS, aquisição de equipamentos e a manutenção dos animais.
Estiveram presentes na assinatura do termo de parceria: Sr. Paulo Masuti Levy (Diretor da Engep), André Scotoni Levy (Gestor do Contrato pela Engep), Sr. Ivan Silva de Oliveira (Geógrafo da Cetesb de São José dos Campos), a 1ªTenente PM Francine Vaz Motta e o Cabo PM Paulo, da Polícia Ambiental, que visitaram, em seguida, as instalações do CEN/CRAS e IP&D.

Univap Sedia a 100ª Reunião do Fórum Lean Vale

A Univap, em parceria com o grupo de profissionais que atuam com Lean na Região do Vale do Paraíba, reuniram-se, no dia 8 de outubro, para a 100ª reunião do Fórum Lean Vale.
O Lean é uma filosofia de gestão de processos e pessoas inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, que busca melhorar a qualidade de produtos e serviços de forma continuada, oferecer ‘valor’ para os clientes, identificar e eliminar desperdícios, melhorar o ambiente de trabalho, desenvolver pessoas e solucionar problemas de forma sistemática.

 

A Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva, Pró-Reitora de Extensão da Universidade, fez a abertura do evento dando boas-vindas a todos os participantes.
O objetivo dos encontros do Grupo Lean é apresentar e divulgar os conceitos, ferramentas, filosofia, bem como compartilhar aplicações práticas e experiência profissional.
Participaram como palestrantes convidados o Prof. Dario Ikuo Miyake, que falou sobre “A evolução dos estudos sobre Lean no ambiente acadêmico” e o Prof. Sammy Obara, que abordou “A evolução do Lean do Brasil e no exterior”.

 

O Prof. Dario Ikuo Miyake possui graduação e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Industrial Engineering Management pelo Tokyo Institute of Technology. No Japão fez estágio pós-doutoral na University of Tokyo, foi pesquisador visitante da Kyoto University e trabalhou na Nippondenso Co. Ltd. Atualmente leciona nos cursos de graduação e pós na USP, atua como pesquisador do grupo Gestão de Operações Logísticas, colaborador da Fundação Vanzolini e assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Já o Prof. Sammy Obara é Mestre em Gestão de Tecnologia. Aprendeu e aplicou o Lean em unidades da Toyota no Japão, Estados Unidos e Venezuela. É membro do corpo docente do Lean Enterprise Institute e professor de Gestão de Estratégia Global, na Faculdade Comunitária da Califórnia (EUA). Atualmente auxilia empresas na implementação de Lean, por meio do Honsha.org. Atua também como palestrante convidado para as aulas de Lean de pós-graduação na Universidade de Stanford e Universidade Estadual de San Diego, ambas nos EUA.
O evento, realizado no período da manhã, no Auditório da Biblioteca do Bloco 5, no Campus Urbanova, contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, dentre elas alunos e professores dos cursos de Engenharias da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) e outros interessados.

Orientações Sobre Acidentes Domiciliares

 
Na primeira semana do mês de outubro, ficaram em exposição no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS) da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), no Bloco 7, Campus Urbanova, painéis educativos desenvolvidos pelo Sesc de São José, com orientações sobre possíveis acidentes domiciliares.
Sob a temática “Era uma casa nada engraçada: tinha tapete, tinha escada”, o objetivo foi orientar usuários das clínicas da FCS e acompanhantes sobre alguns perigos que existem dentro das casas e que podem ocasionar acidentes, principalmente com crianças e idosos.
A exposição realizada na Univap se deu por intermédio de uma parceria estabelecida entre o Sesc e a Faculdade da Terceira Idade da Univap.

13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Representantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das Unidades do Centro e Urbanova (São José dos Campos) e Villa Branca (Jacareí), organizaram a realização da 13ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (13ª Sipat).

 
 

Nos dias 8 e 9 de agosto, as atividades ocorreram na Unidade Centro, com palestras sobre Drogas, por Marcelo Bosco; Primeiros Socorros, por Francisco de Assis Proença e DST/HIV, por um dos farmacêuticos da Drogasil. Nos dias 10 e 11 de outubro, na Unidade Urbanova, as palestras foram sobre as temáticas: Drogas Lícitas e Ilícitas, ministrada por Marcelo Bosco; Escolhas Alimentares, pela Profa. Camila Cury; Bichos Peçonhentos, Bióloga Edvana de Toledo Oliveira e Dengue, Zica e Chikungunya, Profa. Dra. Desiré Spada dos Santos Frangioni. O evento também contou com a participação de Mc’s, como: Priscila Mc, Germano, Negro Egton e Julia, que apresentaram rap’s musicais sobre suas vidas no mundo das drogas.
Na Unidade Villa Branca, em Jacareí, as atividades ocorreram de 17 a 21 de outubro, sobre os seguintes temas: Drogas Lícitas e Ilícitas; Dengue, Zica e Chicungunya, que foram desenvolvidos pelas palestrantes Rosangela Auxiliadora A. dos Santos e Dra. Maria Cristina do Amaral Mussatto; Simulação de Evacuação de Área, por Fabiano Correa e DST-Doenças Sexualmente Transmissíveis, por Ivonete dos Santos.

Curso de Capacitação no Uso de Animais em Laboratório

O Comitê de Ética em Uso de Animais da Univap (CEUA-Univap), sob a coordenação da Profa. Dra. Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho, promoveu de 11 de outubro a 6 de dezembro, no Campus Urbanova, o Curso de Capacitação no Uso de Animais em Laboratório para alunos e professores vinculados ao Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) e aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).

 

O objetivo do curso busca informar os mecanismos para o uso ético e racional de animais em laboratório no desenvolvimento de pesquisas biológicas, assim como apresentar: a legislação federal e estadual vigentes; de que forma se deve cuidar do bem estar e a manipulação animal; métodos físicos e químicos de contenção; eutanásia; desenho experimental e a manutenção e funcionamento de biotérios.
Durante o curso foram ministrados os seguintes temas: Legislação, Concea e Ceuas (Prof. Shephen Hyslop - Unicamp); Considerações Éticas (Profa. Heloísa Orsini); Biotérios (Prof. Wellington Ribeiro); Biossegurança/Biosseguridade (Profa. Josne Paterno); Anatomia e Fisiologia Animal (Prof. Wellington Ribeiro); Alterações de Parâmetros Fisiológicos; Monitoração Paramétrica; Estresse Pré, Trans e Pós-Procedimentos (Profa. Heloisa Orsini); Avaliação Teórica (Membros do Ceua); Aspectos Práticos/Manejo (Bióloga Edvana Toledo); Cálculo de Doses de Medicação Animal - Contenção Partes I e II (Dra. Hanna Sibuya); Desenho Experimental (Prof. Shephen Hyslop - Unicamp) e Avaliação Prática (Dra. Hanna Sibuya e Bióloga Edvana Toledo).

Caminhada Outubro Rosa
Combate ao Câncer de Mama


 
Com objetivo de alertar e de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância de fazer exames preventivos para evitar o câncer de mama, alunos, docentes e funcionários da Univap participaram dia 18 de outubro, no Campus Urbanova, da “Caminhada Outubro Rosa”, promovida pela Faculdade das Ciências da Saúde (FCS).
A “Caminhada” foi realizada nos períodos da manhã e da noite e contou com o patrocínio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), Uniodonto e do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC).

Seminário em Física e Astronomia
Reconexão Magnética na Magnetosfera


Em continuidade aos Seminários realizados durante o semestre no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), alunos e docentes puderam assistir, dia 18 de outubro, ao Seminário “Reconexão Magnética na Magnetosfera”, ministrado pela Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Profa. Dra. Maria Virgínia Alves.
O Seminário foi realizado nas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, órgão responsável da Universidade pelos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento.

 

Durante o referido Seminário, a Dra. Virgínia apresentou os efeitos do Clima Espacial, que aumentam em importância, pois podem causar alterações na órbita de satélites, interrupções em sinais de telecomunicações e afetar, inclusive, sistemas tecnológicos na superfície da Terra. De acordo com a pesquisadora, os conceitos físicos que embasam os processos do Clima Espacial dizem respeito ao Sol, a fenômenos de erupção solar, ao vento solar, magnetosfera, ionosfera e indução geomagnética no interior da Terra.
Dra. Maria Virgínia Alves é bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Astrofísica e Doutora em Ciência Espacial, pelo Inpe, local onde trabalha desde 1982, envolvida com modelagem e simulação numérica de plasmas.
Em 1989 e 1990 estagiou no Grupo de Teoria e Simulações do EECS, UC Berkeley, nos Estados Unidos, onde trabalhou no desenvolvimento de códigos computacionais usando partículas para o modelamento de descargas RF assimétricas. Entre 1999 e 2001 atuou como Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial do Inpe. De 2005 a 2008 exerceu a Chefia do Laboratório Associado de Plasmas (LAP) também no Inpe. Possui Pós-Graduação em Gestão Estratégica da Ciência e Tecnologia em IPPs pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). De 2008 a 2012 foi Chefe de Gabinete do Diretor daquele Instituto e desde novembro de 2013 é Coordenadora Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Geofísica Espacial.

Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa 2016

 
O Instituto de Estudos Avançados (IEAv) subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em parceria com o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), realizaram de 18 a 25 de outubro, o Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa (SERFA) 2016, com objetivo de refletir a abrangência e a importância das tecnologias de Sensoriamento Remoto no âmbito da Defesa Nacional.
O SERFA 2016, em sua sétima edição, teve como tema central “Integrando Novas Tecnologias Espaciais para o Desenvolvimento Nacional”, cujo objetivo foi discutir tópicos do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE) relacionados a novas tecnologias espaciais e de que forma isto poderá contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional. A temática está alinhada com a Estratégia Nacional de Defesa (END) e com as diretrizes do Comando da Aeronáutica (COMAer).
A ideia dos organizadores foi no sentido de aproximar acadêmicos, órgãos do governo e empresas que atuam na área de defesa.
Durante o evento foram tratados os seguintes temas: Caracterização espectral de alvos e de sensores; Aplicações de GPS e suas vulnerabilidades; Aplicações operacionais com imagens SAR e Hiperespectrais e Processamento de imagens em tempo real.
O SERFA foi conduzido este ano em um novo formato que envolveu a apresentação de painéis, apresentações de estudos de caso com abordagem científica, minicursos, fóruns para discussões e networking.
Pela Univap, participaram do Simpósio os Professores Mestres Alessandro Correa Mendes e Helosman Valente de Figueiredo, que ministraram os workshops: “Voos testes para validação de sistemas” e “Voos de demonstração para autoridades presentes do governo”.

Programa Mão na Massa
Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira


A Univap recebeu, dia 19 de outubro, das 8h30 às 12h, os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Major Aviador José Mariotto Ferreira, que participaram do Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais, no Campus Urbanova da Universidade.

 
 

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, o Programa foi oferecido nos Laboratórios das Faculdades de: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Ciências da Saúde (FCS) e Educação e Artes (FEA), bem como nos Laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) e no Centro de Estudos da Natureza (CEN), que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.

 
 

Criado em 2013, pela Universidade do Vale do Paraíba, o Programa oferece atividades práticas com o objetivo de propiciar aos alunos vivências e entendimentos que facilitem a escolha do curso superior que irão frequentar. Trata-se de um programa integrador, que, ao aproximar a Universidade de alunos do Ensino Médio/Técnico, permite a estes o contato direto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, atuando, experimentando e vislumbrando seu futuro profissional.

Programa Mão na Massa: Oficinas de Práticas Profissionais
Pró-Reitoria de Extensão: Tel.: (12) 3947-1091
E-mail: maonamassa@univap.br

18ª Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo

A Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) promoveu, entre os dias 24 e 26 de outubro, a 18ª edição da Semana das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (18ª Seau) com uma série de palestras e atividades voltadas para estudantes, profissionais e outros interessados.
O objetivo da Semana é estimular o aperfeiçoamento do aluno para o mercado de trabalho. Os temas contidos na programação abordaram a inovação tecnológica, qualidade de produtos e processos, mobilidade urbana, construção civil, meio ambiente, entre outros assuntos nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharias (Aeronáutica/Espaço, Ambiental/Sanitária, Biomédica, Civil, Computação, Elétrica/Eletrônica, Química e Produção).

 

A abertura oficial do evento foi realizada dia 24, às 19h, nas instalações da Faculdade no Campus Urbanova (Bloco 10), pelo Diretor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) Prof. Dr. Liu Yao Cho e pelas Profa. Dra. Érika Peterson Gonçalves e Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos.
O evento, com uma extensa programação, envolveu a realização de 37 palestras, 11 minicursos e duas visitas técnicas, uma ao Complexo Arquitetônico do Antigo Sanatório Vicentina Aranha e outra à Antiga Fazenda Santana do Rio Abaixo.
Os alunos puderam optar por qual palestra assistir, entre elas: “Patologias e Acidentes em Estruturas de Concreto Armado”, ministrada por Leandro Mouta Trautwein; “Avaliação das Restrições Ambientais para Licenciamento”, com Evandro Faria Lins; “A Arte de Falar em Público sem Mistérios”, com Valquíria Coelho Lemos; “Estudo de Estabilidade e Definição de Prazo de Validade de Produtos de Higiene e Saúde”, com Bruno Augusto Leite Evangelista, da Johnson & Johnson; “Evolução Tecnológica em Órteses Plantares/Órteses e Próteses de Membro Superior Feitas por Impressão 3D/Órteses de Quadril Infantil Usando Tecnologia de Impressão”, com Israel Toledo, Maria Elizete Kunkel e Natália Santos; “O Futuro da Construção Civil em Pré-Fabricados - Painéis Arquitetônicos”, com Silvio Alves de Oliveira; “Pesquisa e Desenvolvimento para Promover a Base de um Projeto de um Micro Reator Nuclear Brasileiro para Suprir Potência Elétrica no Espaço”, com Guilherme Borges Ribeiro; “Técnicas de Modelagem de Aeronaves com Matlab/Simulink”, Thiago Priolli Monteiro; “Tecnologias de Tratamento e Destinação de Resíduos Sólidos Industriais”, Eng. Leonardo Gouveia Souto; “Papel do Engenheiro na Indústria Farmacêutica e Responsabilidade nos Projetos e Processos Industriais”, com Eng. Ronaldo Galvão; “A Engenharia de Sistemas e sua Aplicação no Projeto Giant Magellan Telescope”, com o Prof. Dr. João Evangelista Steiner e o Prof. Mestre Mário Celso Padovan de Almeida. Esta palestra, em especial, apresentou o projeto do Telescópio Gigante Magalhães, que está sendo construído no Chile e do qual a Univap é uma das três únicas universidades brasileiras a participar; “Internet das Coisas”, com Luiz Alberto Rebelo Correia; “O Papel da Engenharia no Processo de Acreditação e Normas Vigentes Frente a um Hospital”, com Guilherme Breviglieri Leite; “Habitação de Interesse Social”, com Dr. Caio Santo Amore de Carvalho, entre tantas outras palestras e minicursos oferecidos aos estudantes nos três dias de evento. Painéis também apresentaram inovações sobre Mobilidade Urbana Sustentável; Indústria Cosmética; Gestão da Qualidade nas Empresas e o uso do Model Based na Engenharia, entre outros.

 

Outro diferencial da Semana de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Seau) da Univap é a realização de um “Concurso Cultural”, que visa a estimular a integração de alunos no meio acadêmico e despertar a competitividade. Este ano, as equipes tiveram que desenvolver um projeto com práticas de laboratório sustentáveis, aliando conceitos aprendidos em sala de aula à prática. Os alunos vencedores do concurso foram Denis Eduardo Silva Moura e Plínio Gonçalves do Carmo, do Curso de Engenharia Elétrica (último ano), que desenvolveram um startup que oferece soluções para o carregamento coletivo de Smartphones. Os vencedores, como prêmio, receberam da comissão organizadora uma diária no Hotel Platanus, em Campos do Jordão, de propriedade da Universidade.

Univap no Flash Profissional do Colégio Embraer

A Convite do Colégio Embraer Juarez Wanderley, a Univap participou, dia 24 de outubro, durante o período da tarde, do Flash Profissional realizado nas instalações do Colégio, no Distrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos.

 
 

O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos maior aproximação com profissionais dos diversos cursos de graduação. Nas apresentações realizadas pelos cursos da Univap foram abordados os métodos de aprendizagem, a grade curricular, o mercado de trabalho, entre outras informações.

 
 

Participaram do Flash Profissional 200 alunos do Colégio, que puderam escolher em assistir a até duas apresentações, com a duração de 50 minutos cada, nas seguintes áreas do conhecimento: Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição (Faculdade de Ciências da Saúde); Engenharia Aeronáutica e Espaço, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia da Computação (Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo); Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Tecnologia em Gastronomia e Design de Moda (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação); Psicologia (Faculdade de Educação e Artes) e Direito (Faculdade de Direito).

Tarde Literária com Oswaldo Almeida Júnior
Breve História de Estadas e Partidas


A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap convidou o poeta e escritor Oswaldo Almeida Jr. para participar da “Tarde Literária”, realizada no dia 25 de outubro, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.
O objetivo do evento é proporcionar maior interação, troca de ideias e experiências entre jovens e idosos.
A palestra aberta ao público faz parte das comemorações pelos 25 anos de criação da FTI. O ingresso foi doação de um quilo de alimento não perecível, encaminhado para uma das entidades assistenciais de São José dos Campos.

 

Oswaldo é natural de São José dos Campos e coautor em três livros publicados, intitulados: “Contraste Poético”, “Um Pouco Sobre os Homens e o Coração” e “Cabelos Negros − Por Uma Vida Mais Clara”, lançados de forma independente. Participou das 3ª, 4ª e 5ª edições da Antologia Poética de São José dos Campos e da 5ª Antologia de Contos Alberto Renart, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Como compositor, lançou com a banda White Liers os discos “Maiden Voyage”, “Far From Home” e “White Liers”.
Criou com os poetas Wallace Puosso, Reginaldo Poeta Gomes, Raulitto Ramos, Fábio Ramos e João Possidônio o blog de literatura “Demora Mas Chega” − um desafio com os quais os participantes têm de entregar um texto por semana, a partir de um tema proposto, para ser publicado no blog.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016
Professor da Univap Ministra Palestra Sobre Drones


 
O Prof. Mestre Alessandro Correa Mendes, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap, foi convidado a ministrar uma palestra, dia 28 de outubro, no Complexo Tecnológico Educacional (CTE) da Região de Campinas, intitulada: “Drones e suas aplicações”.
A palestra fez parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, desenvolvida no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (Campinas), que este ano teve como temática “Ciência Alimentando o Brasil”.
A SNCT é realizada anualmente durante o mês de outubro, com objetivo de aproximar da população a Ciência e a Tecnologia, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível ao público leigo, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem discussões sobre as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar conhecimentos sobre o tema.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do MCTIC, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS), e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Fontes: CTI Renato Archer/Univap

Spring Technology Festival

A Univap foi convidada a participar do Spring Technology Festival da Igreja da Cidade, organizado dia 29 de outubro, nas instalações da Igreja, em São José dos Campos.
O evento, realizado durante o dia, reuniu centenas de jovens que puderam assistir a diversas palestras, visitar exposições e observar experimentos tecnológicos.

 

A Univap contribui com o evento por intermédio de professores e alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), que apresentaram produtos eletrônicos (Drones e robôs) e também um startup que oferece soluções para o carregamento coletivo de Smartphones denominado Engili, desenvolvidos pelos alunos Denis Eduardo Silva Moura e Plínio Gonçalves do Carmo, do último ano do curso de Engenharia Elétrica. A equipe da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) apresentou as tecnologias utilizadas no atendimento na área da saúde na Universidade (manta vibracional, termômetro infravermelho, laser, bioimpedância e manequins com sistemas digitais).

Bolsa Fórmula Santander
Aluno do Curso de Engenharia Biomédica Selecionado


 
O aluno do 2º ano do curso de Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Raimundo Nonato Silva Gomes, foi selecionado para o Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Fórmula Santander Universidades − Edição 2016.
Lançado em 2010, o Programa Fórmula Santander é iniciativa de mobilidade internacional que beneficia 300 estudantes universitários do Brasil, Espanha, México e Reino Unido, anualmente.
Nesta 7ª edição, estudantes de graduação e de pós-graduação de 52 universidades brasileiras se inscreveram para conquista de uma bolsa de estudo em um dos 21 países onde o Santander Universidades está presente.
Foram disponibilizadas 100 bolsas de estudos para cada um dos três países, tendo como recomendação às universidades a seleção de alunos com alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos em outros idiomas.
A bolsa do Programa de Bolsas Fórmula Santander 2016 tem valor equivalente a 5.000 mil euros por aluno, que deve ser utilizado como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino.
As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação ou pós-graduação selecionados. A viagem deve ser programada entre janeiro de 2017 a agosto de 2018. É uma das iniciativas de maior destaque por oferecer quase 1.200 opções de universidades conveniadas ao Santander Universidades em 20 países à escolha do aluno, junto à sua instituição.
Os critérios de inscrição e de avaliação foram publicados em Edital no site da Universidade e seguiram as instruções normativas do Santander Universidades.

Meeting Univap para Funcionários

Equipes de funcionários de diversos setores participaram dias 8 e 29 de novembro de um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e diretores da Universidade.
Os encontros são realizados no Gabinete da Reitoria que após um café coletivo visitam outros espaços da Universidade.
O Meeting Univap para funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores da Universidade, com objetivo de aproximá-las e estreitar o relacionamento entre elas e com a direção da Universidade.
A ideia de visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Vários encontros semelhantes já foram realizados e os próximos estão programados para dezembro de 2016 e no decorrer de 2017.

8 de novembro − Visita aos Laboratórios do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento

 
 


29 de novembro − Visita ao Observatório de Astronomia e Física Espacial

 
 


Pós-Graduação Univap


Conheça os Espaços Para Locação na FVE/Univap


Boas Festas