254ª - Edição Especial - Ano IX
De 27 e 28 de outubro/2016
         
 

Encontros de Iniciação Científica na Univap
XX INIC, XVI EPG, X INIC Jr. e VI INID


A Univap realizou, dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, em São José dos Campos, os Encontros Latino-Americanos de Iniciação Científica de Graduação, Pós-Graduação, Júnior (Ensino Médio e Técnico) e de Iniciação à Docência (XX INIC, XVI EPG, X INIC Jr. e VI INID).

Solenidade de abertura
 
Vista parcial do público presente
 
Dra. Karen na palestra de abertura

Esse evento faz parte do calendário acadêmico da Univap e também foi incluído em outras instituições devido à importância que a pesquisa tem e por permitir discussões sobre o que está sendo desenvolvido não só por nossos alunos, mas também por outras universidades e colégios.
Seguindo a iniciativa da Unesco, a comissão organizadora desse grande evento institucional da Universidade definiu como tema: “Educação e Ciência para uma Cidadania Global”, cujo objetivo foi proporcionar discussões que permitiram formar pessoas que pensam globalmente para resolver os problemas locais. E a educação e a ciência são elementos complementares e fundamentais nesse processo.

Recepção aos participantes
 
Área de exposição de painéis
 
Trabalhos apresentados

A temática estabelecida pela Unesco tem a finalidade de proporcionar uma compreensão profunda da maneira com que os povos devem conviver para garantir a sustentabilidade, estabelecer uma agenda para refletir a partir de uma perspectiva mundial e intervir no plano local.
Como nos anos anteriores, foram premiados os cinco melhores trabalhos por área do conhecimento, além do melhor trabalho de cada uma das áreas. Os prêmios e certificados foram entregues no último dia, durante a cerimônia de encerramento.

Vista parcial do Ceplade
 
Setor de apoio aos inscritos nos
Encontros
 
Doação de livros pela Biblioteca da
Universidade

O comitê organizador também decidiu publicar os Resumos dos trabalhos apresentados durante os Encontros de Iniciação Científica na Revista Univap, com Identificador de Objeto Digital (DOI), por meio de uma Edição Especial On-line. Também foram publicados, na íntegra, os melhores trabalhos premiados em cada área do conhecimento. A Edição Especial foi elaborada em comemoração ao vigésimo Encontro de Iniciação Científica da Universidade.
Participaram da solenidade de abertura o Magnífico Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos; a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e também Coordenadora Geral dos Encontros de Iniciação Científica da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa e a Pró-Reitora de Extensão, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva.
Após as considerações dos representantes da Universidade que deram boas-vindas aos participantes, a convidada para a palestra de abertura, no período da manhã, foi a Profa. Dra. Karen Cristiane Martinez de Moraes, do Instituto de Biociências da Unesp - Rio Claro, que ministrou a Palestra: “Ciência e Tecnologia no Século 21: Os Desafios e as Inovações Biotecnológicas na Saúde Humana para uma Sociedade Melhor”.

O jornalista Marcelo Carnevale
durante a palestra à noite
 
Vista parcial do público presente na
palestra de abertura à noite

Dra. Karen estudou na Unicamp, onde conclui a graduação em Ciências Biológicas e em seguida o Mestrado e o Doutorado em Genética e Biologia Molecular. Fez Pós-Doutorado na Universidade de Medicina e Dentística de Nova Jersey e na Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, atuando em vários projetos de pesquisa. Possui vasta experiência e capacitação nas áreas de Genética, Bioquímica e Biologia Celular, com ênfase em Biologia Molecular. Atualmente é Professora Doutora Assistente na Unesp, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de regulação da expressão gênica.
No período da noite, a palestra especial de abertura foi proferida pelo jornalista doutorando Marcelo Carnevale, Diretor de Criação dos Projetos de Comunicação e Artes da Empresa “Mercadores Conteúdo”, de São Paulo, que ministrou a palestra “A Comunidade Global, Vizinhanças Possíveis”.

Profa. Dra. Nádia fala sobre o Pibid
 
Comitê de Ética em Pesquisa da
Univap
 
Mesa redonda sobre comunicação

Marcelo coordenou por cinco anos consecutivos a produção de conteúdos acadêmicos para o Centro de Pesquisas da Petrobras. Recebeu o prêmio da Fundação Biblioteca Nacional em 2012, por meio do Programa para Escritores, com a Obra “O Chimpanzé Cobaia”. Atualmente faz Doutorado na Diversitas/USP e participa da Associação Cultural Casa das Caldeiras em São Paulo, com o Projeto “A Vizinhança”, entre outras atividades no meio acadêmico por intermédio da docência e da realização de pesquisas.
Outras palestras e mesa redonda também fizeram parte da programação, entre elas, Engenharia Clínica para Estudantes, ministrada pelo Eng. Lúcio Flávio M. Brito, e Pibid, por intermédio das professoras Ma. Vera Catoto, Ma. Anamaria Gascon e Dra. Nádia M. Velho.
A mesa redonda: O desafio da pesquisa em comunicação: temáticas e metodológicas, contou com a participação da Profa. Dra. Kátia Zanvettor, do Prof. Dr. Paulo Barja e da Profa. Dra. Elizabete Kobayashi. Submissão de Artigos e Preenchimento de Metadados na Plataforma SEER/OJS: Experiências na Revista Univap, ministrada pelo editor-técnico, André Toledo; Comitê de Ética em Pesquisa com Humanos, Profa. Dra. Luciana de Barros Sant’Anna e Prof. Dr. Maurício Alves, Coordenadores do CEP-Univap; Moléculas Orgânicas no Espaço e Vida no Contexto Cósmico − Uma Introdução à Astroquímica e Astrobiologia, Prof. Dr. Sérgio Pilling, foram as oficinas oferecidas durante a realização do evento.

Prof. Dr. Sérgio Pilling
 
Eng. Lúcio Flávio

Além das apresentações dos trabalhos científicos nos formatos orais e em painéis, os participantes dos Encontros, no período da noite, fizeram observações do céu por intermédio do Telescópio do Observatório de Astronomia e Física Espacial e, no último dia, a partir das 14h, participaram de um tour para conhecer as instalações da Universidade.
Na ocasião, a Comissão Organizadora também fez a entrega de prêmios aos três melhores trabalhos desenvolvidos por alunos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) Univap-CNPq 2015/2016, sendo eles: Matheus de Toledo Moroti (1º colocado); Vitória Tonini Porto Ferreira, (2º colocada) e Gabriela Aparecida da Silveira Souza (3ª colocada).
Neste ano, foram submetidos ao Comitê Científico 1.267 artigos, sendo aceitos 1.110, representando mais de 115 Instituições de Ensino Superior do país de 20 estados brasileiros. Desse total, 28% dos artigos enviados foram de alunos da Univap e o restante de outros estados, o que significa o enorme interesse que os Encontros de Iniciação Científica desperta em estudantes.

 
PALAVRA DO REITOR

Educação e Ciência para a Cidadania Global: Tema do XX INIC

A prática da cidadania pressupõe a convivência harmônica do homem consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente em que ele vive.

Consigo mesmo, porque alguém com déficit qualitativo no seu status físico, mental ou psicológico poderá estar desprovido de lucidez e de tranquilidade para tomada de decisões, de plenitude física para se movimentar no palco da vida e de paz interior para saborear o desenrolar dos seus dias.

Aqui já começa a importância da díade educação/ciência para a harmonia do homem consigo mesmo. A educação terá que prover a lucidez necessária e a ciência a contribuição para a busca de novos conhecimentos e, em especial, aqueles afeitos a preservação da sua integridade. Encontrar meios de aumentar a produção de bens úteis à vida do homem, apontar as formas de melhor usá-los e propor ferramental para ações preventivas e curativas quanto as doenças que o agridem são papéis em aberto para a manifestação da ciência.

Com outros, porque para haver uma convivência harmônica entre as pessoas se faz necessário a existência de parâmetros que modulem o conjunto de relacionamentos praticados por elas. Uma estrutura sem regras ou princípios, não disporá de uma ordenação que possibilite a construção de uma sociedade sem conflitos, justa e os benefícios acessíveis a todos os seus componentes. Na verdade, sem valores, o que sobra é o caos.

Valores tais como dignidade do homem, legalidade, legitimidade, preservação da integridade, responsabilidade, comprometimento, solidariedade, justiça e igualdade precisam estar solidamente conceituados, aperfeiçoados e difundidos. Parte desta tarefa cabe a ciência e educação.

Com o meio ambiente. O homem não vive numa redoma, o solo da sua vida é a natureza. Mas, ele tem que ter sabedoria para tirar da natureza o que ele precisa sem degradá-la a ponto de que ela exaurida provocará a penalização do futuro. A própria natureza tem manifestações agressivas ao homem como secas, temperaturas extremas, tornados, enchentes, terremotos, deslizamentos. Conceber meios inteligentes para otimizar o uso da natureza como fonte provedora sem esgotá-la ou antecipar-se às suas manifestações agressivas com medidas que minimizem os seus efeitos são tarefas a conclamar a presença da educação e da ciência.

Finalizando, sem ciência e educação não haverá cidadania. A cidadania global é um desafio gigantesco. Mas, como nada nasce grande, que tal começarmos a equacionar esse trio educação, ciência e cidadania em nós que estamos aqui.

Prof. Jair Candido de Melo - Reitor



Melhor Trabalho da Área de Ciências Biológicas
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Nádia Maria R. Campos Velho
Avaliação da Virulência de Blastosporos de Metarhizium Anisopliae no Controle de Larvas de Campos do Mosquito Aedes Aegypti Aline Teixeira Carolino;Simone Azevedo Gomes; Thalles Cardoso Mattoso; Thais Berçot Pontes Teodoro; Richard Ian Samuels – (Universidade Estadual Norte Fluminense)
Cinco Melhores Trabalhos na Área de Ciências Biológicas
Aspectos Morfo-Histoquímicos do Vaso Deferente de Callichirus Major (Crustacea: Axiidea) Tugstênio Lima de Souza; Adriane Araújo Braga; Erika Takagi Nunes (Universidade Federal do Espírito Santo)
Caracterização de Poças de Maré e Levantamento Taxonômico de Macrobentônicos na Praia Costa Azul, em Iriri-ES Annie da Silva Cassamali; Luan de Oliveira Cerqueira; Erika Takagi Nunes; Adriane Araújo Braga (Universidade Federal do Espírito Santo)
Caracterização Química das Antocianinas do Fruto de Juçara(Euterpe EdulisMartius) Natalia Caroliny da Silva Dias; Kézia Ferreira Marques; Monaly Correa Alves; Jaqueline Rodrigues Cindra de Lima Souza; Tércio da Silva de Souza; Adésio Ferreira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo)
Germinação In Vitro de Dalbergia Nigra Vell. Fr. All. ExBenth João Otávio da Silva Malaquias; Aline Tintori Mantovani; Tabatta Caroline Cerri Franca; Geisiele Silva Martins; Renan Carrari dos Santos; Mariana Spala Corrêa; Elias Terra Werner (Universidade Federal do Espírito Santo)
O Efeito do Triclosan no Processo Fibrosante de Células Hepáticas Lx-Mediante a Ação na Síntese de Ácido Graxo De Novo Juliana F. Miranda; Brenda O. Silva; Letícia F. Ramos; Letícia R. Gonçalves; Karen C. M. Moraes (Universidade Estadual Paulista – Instituto de Biociências)



Melhor Trabalho da Área de Ciências da Saúde
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Juliana Ferreira Strixino
Avaliação Histológica da Eficácia da Membrana Amniótica no Processo de Reparo de Lesão Medular Induzida em Ratos Eduarda Cesar da Luz Oliveira (Univap)
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências da Saúde
Obtenção e Caracterização do Complexo de Inclusão Furazolidona:β-Ciclodextrina Suzana Gonçalves Carvalho; Daiana Freitas Ferreira; Marcos Santos Zanini; Janaina Cecília Oliveira Villanova (Universidade Federal do Espírito Santo)
Compreensão da Enfermagem Frente à Morte do Recém-Nascido Em Uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Camila Harumy Sakamoto (Univap)
Avaliação da atividade antioxidante dos frutos de Maytenusilicifolia Roberta Souza e Silva; Sindynara Ferreira; Wallace Ribeiro Corrêa (IF Sul de Minas)
Obtenção do Extrato das Folhas de CrotonUrucuranaBaill. (Euphorbiaceae) e Desenvolvimento de Emulsão. Jessyca Aparecida Paes Dutra; Janaína Cecília Oliveira Villanova; Juliana Aparecida Severi (Universidade Federal do Espírito Santo)
Terapia Fotodinâmica com Azul de Metileno Sobre Cepa de Staphylococcus Aureus Resistente à Meticilina

Mirian Aparecida Alves Freitas (Univap)




Melhor Trabalho da Área de Ciências Exatas e da Terra
Coordenador de Área: Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes
Sobrevivência da Molécula Orgânica CH3OH em Regiões de Estrelas Jovens Will Robson Monteiro Rocha (Univap)
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Exatas e da Terra
Aplicação de Wavelets na Análise de Rádio Emissões Solares Tipo III Métricas Humberto Gimenes Macedo; Francisco Carlos Rocha Fernandes (Univap)
Caracterização Respirométrica da Demanda Bioquímica de Oxigênio do Sedimento (Dbos) e Modelagem de Seus Impactos Sobre a Qualidade da Água Letícia Mothé do N. Rodrigues; Renato P. de Andrade; Aloísio J. B. Cotta (Universidade Federal do Espírito Santo)
Estudo da Dinâmica de Crescimento Populacional da Cidade de São José dos Campos – SP Vanessa Messias Dias (Univap)
Síntese Do -Alil--Cloro—Isopropil—Metilfenol A Partir do Timol Ana Flávia Azevedo; Luan I. R. Rocha; Patrícia F. Pinheiro; Luciana A. Parreira; Luciano Menini (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo)
Weblab: Uma alternativa Viável Para a Falta de Laboratórios de Ciências Nas Escolas

Thiago Pavan dos Santos; Vitor Hugo Migoto Gouvêa; José Silvério Edmundo Germano (ITA)




Melhor Trabalho da Área de Ciências Sociais Aplicadas
Coordenador de Área: Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian
O Lugar da Moradia Social Daniela das Neves Alvarenga; Paulo Romano Reschilian (Univap)
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Sociais Aplicadas
A Insustentabilidade Urbana Num Contexto de Medo do Crime:
Percepções dos Adolescentes da Periferia de Belém - PA
Jane Farias Ferreira; Rosália do Socorro da Silva Corrêa (Universidade da Amazônia)
O boca a boca on-line, um novo suporte e uma nova roupagem Vania Braz Oliveira (Univap/Metodista)
Direito e Economia: A Contribuição de Rosa Luxemburgo Para o Estudo Crítico do Direito do Idoso. Lucas Santos de Almeida; Ana Maria Viola de Sousa (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)
A Paisagem das Bordas Rodoviárias: Formas Configuradas Entre a Previsibilidade e Imprevisibilidade do Planejamento Urbano Gustavo Izabel; Rafaelle Barbosa; Ingrid Souza; Paloma Ferreira; Glauci Coelho (Unigranrio)
Alienação Parental – Meios de Prevenção Adotados Pelo Estado Democrático de Direito

Priscila Fernandes Santana; Ana Maria Viola de Sousa; Maurício Martins Alves (Univap)




Melhor Trabalho da Área de Engenharias
Coordenador de Área: Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos
Estudo da Terapia Fotodinâmica Associada à Nanossondas Bifuncionais para o Tratamento da Linhagem Celular MDA-MB-468 Maiara L. Castilho; M.A. Cândido;  B.S. Prado; L.P. Leite; K.C. Hewitt; L. Raniero (Univap)
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Engenharias
Avaliação da Resistência à Corrosão de Filmes Finos de Carbono Tipo-Diamante Como Revestimento de Aço Inoxidável Em Aplicação Ortodôntica Vanessa Messias Dias (Univap)
Caracterização Microestrutural e Mecânica de Junta Soldada Em Aço Médio Carbono e Baixa Liga Assunção, Fabiano S.; Lacorte Juliene O.;  Duque, Ana Paula A. B.; Rosa, Jorge L. ; Nascimento, M.P.; Borges, Maria Cristina C. F (Fatec – Pindamonhangaba)
Efeitos da Laserterapia Nas Alterações Extrapulmonares Ocasionadas Pelo Enfisema Experimental Em RattusNovergicus Khetyma Moreira Fonseca; Diego Rodrigues Pessoa; Wellington dos Santos Alves (Universidade Estadual do Piauí – UESPI)
Engenharia Biomédica Aplicada à Reabilitação em Pós-Operatório de Mastectomia João Vitor da Silva Moreira; Mario Oliveira Lima; Fernanda Roberta Marciano (Univap)
Influência da Homogeneização das Matérias-Primas Na Produção de Hexaluminato de Cálcio

Vitoria Marques Cesar Leite, Larissa dos Santos Reis, Larissa Dantas dos Santos, Ivone Regina de Oliveira (Univap)




Melhor Trabalho da Área de Engenharia Agronômica
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Walderez Moreira Joaquim
Eficiência de Sistemas Alagados Construídos na Remoção de Poluentes de Águas Residuárias da Suinocultura Viktor Kayro Souza Santos; Ana Paula Ferreira Colares; Rodrigo Nogueira Martins; Victória Viana Silva; Marco Aurélio Rodrigues de Souza; Danilo Pereira Ribeiro (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais)
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Engenharia Agronômica
Fontes de Adubos Orgânicos Na Produção de Mudas de Pitaia Felipe Pereira Dal’Col; Renan Garcia Malikouski; Maurício Raasch Buss; Marcelo Rodrigo Krause; Rafael Costa de Sant’Ana; Rafael Zucateli da Vitória; Hediberto Nei Matiello (Instituto Federal do Espírito Santo)
-Influência do Ácido Sulfúrico Associado Com Fungicida Sobre a Germinação e a Contaminação In Vitro De LychnophoraPohliiSch.Bip. Ana Caroline Macedo de Castro; Clara Almeida Guerra; Miranda Titon (Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri)
O Plantio de Água Na Perspectiva da Transição Agroecológica: O Caso do Sítio Pedra Brilhante Nágila Scarpi Nespoli; Leonard Campos Avellar Machado; Haloysio Miguel de Siqueira; Davi Salgado de Senna; Sara de Oliveira Carvalho (Universidade Federal do Espírito Santo)
Efeito de Inseticidas Não-Neurotóxicos Sobre Ovos, Ninfas e Adultos De Euschistusheros (Fabricius) Ronaldo Zantedeschi; Ciro P. G. Pinto; Aline C. Padilha; Bruna Piovesan; Gustavo S. Fialho (Universidade Federal de Pelotas)
O Silício Potencializa o Desempenho Fotoquímico Em Folhas de Arroz

Sandro Dan Tatagiba; Anelisa de Figueiredo Peloso; Fabrício Ávila Rodrigues (Instituto Federal do Pará)




Melhor Trabalho da Área de Ciências Humanas
Coordenadora de Área: Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali
Estratégias de Campo e de Laboratório Utilizadas na Investigação do Sítio Arqueológico Pedra do Cantagalo I Heralda Kelis Sousa Bezerra da Silva; Luis Carlos Duarte Cavalcante – Universidade do Piauí
Cinco Melhores Trabalhos da Área de Ciências Humanas
Discursos Em Torno da Cidade de Campos do Jordão Como Estância: O Altar da Memória Coletiva Maiara Sanches; Profª Dra. Valéria Zanetti - Univap
O Preço do Progresso Humano A Problemática Ambiental Articulada Ao Processo de Urbanização Marcelo Penna da Silva; Victor Pereira de Sousa – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Motivos de Evasão e Retorno de Jovens E Adultos Ao Ensino Médio Em Alegre - ES Annie da Silva Cassamali; Angélica Tomazeli da Silva; Afrânio Aguiar de Oliveira; Anderson Lopes Peçanha – Universidade Federal do Espírito Santo
O Papel Artesanal: Social e Ambiental José Luíz Ramos Martins; Amilton Damas de Oliveira;  Anézio Claudio Bernardes – Univap
Os Impactos do Programa “Minha Casa Minha Vida” Na Cidade Ponta de Pedras - Pará

Tatiana da Silva Prado; Sandra Maria Fonseca da Costa - Univap




Melhor Trabalho do Técnico
Coordenadora de Área: Profa. Ma. Viviana Mendes Lima
Modelo de Simulação de Atividade Cerebral Usando Algoritmo Genético para Análise de Casos de Crianças com Microcefalia Lima, Nicolas P.; Tavares, Luan S.; Rocha, Lucas R.; Santos;  Alberson W.S.; Jesus, Wagner S.C. (Colégios Univap – Unidade Villa Branca – Jacareí)
Cinco Melhores Trabalhos do Técnico
Construção de Plataformas e Lançamentos de Foguetes Para o Desenvolvimento de Habilidades da Área de Ciências da Natureza, Matemática e Suas Tecnologias Bruno Alves dos Santos; Renata Maciel de Faria; Bianca Marques; Marcos Vinicios Siqueira da Silva; Samuel Negreiros Ferreira; Celso Lucas de Lima Santos; Matheus de Souza Lapa; Orientadores: Helder Faria; Valquiria Tereza Valério Martins Sena (Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro)
Iniciação Científica com Alunos do Ensino Fundamental em Alegre-ES: Resultados Parciais do Uso de Plantas Medicinais Gean Carlos da Silva Abreu; Antônio João Viana Batista; Gean Gimenez; Marroni de Alcântara Barbosa; Amanda Ribeiro Braga; Mauricio Assad; Maria Júlia Alledi de Campos; Mirelle Baptista Jordain; Rudison da Silva Florêncio; Lenir Cardoso Porfírio (EEEFM Aristeu Aguiar – Centro Alegre – ES)
Desaceleração Econômica Chinesa: Bolhas e Recessão Eduardo Aguiar Henrique Filho, Orientação: Profa. Ma. Edna Nunes Gurgel de Albuquerque (Colégios Univap – Técnico – CTI – Unidade Centro – São José dos Campos)
A Escola Como Espaço de Interdisciplinaridade e Reflexão – Um Estudo Sobre a Primeira Edição do Fórum de Humanidades Promovido Pelo Colégio Univap –Unidade Aquarius, SJC - SP Thifani de Carvalho; Nádia Cristina Portes – Orientadores: Viviana Mendes Lima, Jobair de Assis Rangel (Colégios Univap – Unidade Aquarius – São José dos Campos)
Abordagem Sobre o Conhecimento Salvo: Excelência Acadêmica, Construção Humana e Mecanismos da Memória

Layla Rosa Maciel Pereira; Prof. Dr. Anderson Cristiano da Silva (Escola Estadual de Ensino Médio Integral Prof. Nelson do Nascimento Monteiro)




Melhor Trabalho do INID
Coordenadora de Área: Profa. Mestra Verá Lúcia Catoto
A Importância do Uso de Jogos Didáticos como Método Facilitador de Aprendizagem Juliana Pacheco Ventura; Sílvia Kátia de Souza Ramanhole; Monique Moreira Moulin (Instituto Federal do Espírito Santo)
Quatro Melhores Trabalhos do INID
Pibid: Histórias Em Quadrinhos Na Aquisição da Competência Leitora Laiane Caroline (Univap)
Atividade de Campo e Jogo Didático No Ensino de Ecologia Para Turmas Do Ensino Médio Luan de Oliveira Cerqueira; Laís Amorim Ferreira; Mariana Aparecida Lordeiro, Elaine Gimenez Guimarães, Erika Aparecida Silva de Freitas, Elias Terra Werner (Universidade Federal do Espírito Santo)
O Uso de Modelo Didático Como Facilitador da Aprendizagem Significativa No Ensino De Biologia Celular Elaine Gimenez Guimarães; Lorena Souza Castro; Keminy Ribett Bautz; Gustavo Lemos Rocha (Universidade Federal do Espírito Santo)
Pibid: A Intervenção Pedagógica No Restabelecimento Do Vínculo Professor e Aluno No Processo Ensino - Aprendizagem Thaís de Castro Barbosa; Profa. Ma.Vera Lúcia Catoto Dias; Profa. Ma. Anamaria da Silva Martin Gascón Oliveira (Univap)



Melhores Trabalhos Desenvolvidos por Alunos
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic) – Univap-CNPq 2015/2016
Coordenadora do Pibic Univap: Profa. Dra. Lúcia Vieira e a partir de outubro/2016: Profa. Profa. Dra. Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali
Composição e distribuição espaço-temporal de anuros no parque natural municipal Augusto Ruschi avaliando a provável ocorrência do fungo quitridio. Matheus de Toledo Moroti -  Orientação: Profa. Dra. Cristina Pacheco Soares
Desenvolvimento e Caracterização de Nanoparticulas de Gelatina para Uso em Terapia Fotodinâmica Vitória Tonini Porto Ferreira – Orientação: Profa. Dra. Andreza Ribeiro Simioni
Aplicabilidade da Terapia de realidade virtual nas complicações secundárias ao tratamento cirúrgico de câncer de mama Gabriela Aparecida da Silveira Souza – Orientação: Profa. Dra. Fernanda Pupio Silva Lima