253ª Edição - Ano IX
De 21 de setembro a 1º outubro de 2016
         
 

Visita ao Laboratório de Anatomia
Alunos do Curso Técnico da Univap de Análises Clínicas


Alunos e a Coordenadora do Curso Técnico de Análises Clínicas dos Colégios Univap − Unidade Centro visitaram, dia 23 de setembro, a partir das 14h, o Laboratório de Anatomia da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco 7) no Campus Urbanova.

 
 

Os estudantes foram recebidos pelo Técnico Marcos V. Domiciano Santos, que apresentou as peças sintéticas e anatômicas dos sistemas neurológico, muscular, ósseo e reprodutor.

Alunos da Faculdade de Direito e a Rotina Forense Criminal

Em nova atividade implantada pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito (FD), os alunos dos dois últimos anos do curso (4º e 5º anos) participaram como ouvintes de uma Sessão de Julgamento do Tribunal do Júri, no Fórum local, ocorrida dia 15 de setembro.

Dra. Beatriz Queiroz durante a sua
palestra na Faculdade de Direito
 
Vista parcial da sala de aula
 
O Diretor Dr. Sérgio, a Dra. Beatriz,
Dra. Denise, Dr. Maurício e Dr. Odir

Para melhor aproveitar essa atividade, com cinco dias de antecedência (10/9), e a convite da Direção da Faculdade de Direito, a Juíza Titular da Vara do Júri e Execuções Criminais de São José dos Campos, Dra. Beatriz Afonso Pascoal Queiroz, ministrou uma palestra sobre os procedimentos próprios para o caso, além de outros esclarecimentos da rotina forense criminal.
Para a Profa. Dra. Denise Passos da Costa Plínio, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Univap, a possibilidade de ouvir de uma Juíza como é o dia a dia numa Vara de Execução, dá uma noção aos alunos do que vão enfrentar no futuro, se optarem por seguir a carreira como advogados criminalistas.

Univap: Instituição Socialmente Responsável

Pelo quarto ano consecutivo, a Univap, por intermédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), recebeu da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES) o selo 2016/2017 de Instituição Socialmente Responsável.

 
 

Tem direito a esse selo a Instituição de Ensino Superior que apresenta seus projetos anuais, presta serviços à comunidade e participa das ações estabelecidas pela ABMES.
O Dia “D” − Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular − criado pela ABMES, realizado sempre no mês de setembro, tem por objetivo organizar, anualmente, num só dia, pelas IES de todo país, e/ou em espaços definidos, uma mostra de suas ações.
Desse modo, a FCS, além de realizar diariamente os atendimentos nas clínicas do Campus Urbanova, realizou, no dia 17 de setembro, das 8h às 13h, no Espaço Cultural São Benedito, região central de São José dos Campos, ações de atendimento à comunidade, por intermédio dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social.

Debate entre os Candidatos a Prefeito de São José dos Campos

Membros do Diretório Acadêmico 2 de janeiro, da Faculdade de Direito, organizaram, dia 15 de setembro de 2016, um debate entre os candidatos à Prefeitura de São José dos Campos.

Luiz Carlos, Felício, Claude,
Shakespeare e Toninho
 
O mediador Eduardo Pandeló
 
Vista parcial do Teatro Univap

O evento foi realizado a partir das 19h30, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, com a participação de alunos e público em geral.
Participaram do referido debate os candidatos Felício Ramuth, Shakespeare, Claude Moura, Toninho Ferreira e Luiz Carlos, tendo como mediador o publicitário Eduardo Pandeló, editor-chefe no Grupo Meon de Comunicação.

Seminário: Padrões de Textura em Imagens - Aplicações e Possibilidades

A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, em continuidade aos seminários realizados durante o segundo semestre de 2016, convidou o Prof. Dr. Marcos William da Silva Oliveira, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), para ministrar, dia 20 de setembro, o Seminário: “Padrões de Textura em Imagens - Aplicações e Possibilidades”.

Prof. Dr. Francisco Fernandes e o Palestrante
Dr. Marcos Oliveira
 
Vista parcial do público presente

No resumo de sua apresentação, realizada no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) “Prof. Dr. Emmanuel Antônio dos Santos”, no Campus Urbanova, Marcos William informou que o avanço de tecnologias computacionais e a demanda crescente por sistemas autônomos levam à constante evolução de pesquisas em visão computacional. Com isso, tanto o processamento como a análise de imagens têm sido explorados em diferentes fronteiras da ciência. Na análise de imagens, busca-se a extração de informação relevante de uma cena. Nesse caso, a textura tem se mostrado a característica mais representativa em sistemas de classificação de padrões. Nesse seminário, foram introduzidos conceitos e técnicas importantes da análise de padrões de textura em imagens, relacionando-os com algumas aplicações.
Resultados de pesquisas recentes foram abordados a fim de motivar os ouvintes a idealizar possíveis inovações e contribuições em suas pesquisas.

VII Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz

A Univap sediou, no dia 21 de setembro, no Auditório do Ceplade, Campus Urbanova, o VII Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz. O objetivo do evento foi promover a troca de experiências e gerar debates, visando conscientizar profissionais e a sociedade civil no sentido de reconhecer a importância de serem protagonistas na prevenção das violências.

 
 

Fizeram parte da cerimônia de abertura: Antonio Carlos Vanzelli (Grupo Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de São José dos Campos); Paola Penina (Rede Social de São José dos Campos); José Maurício Neves (Senac); Maria Claudia Garla (Diretoria Regional de Ensino); Analú Oliveira (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura); Marcia Vanzela (Secretaria da Educação); Alcemir Palma (Diretor-Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e Marco Antonio Moraes (Secretaria do Estado de Saúde).
O programa tem como missão realizar vigilância de acidentes e violências e mobilizar pessoas para reflexão sobre o impacto destes na saúde da população, desenvolvendo estratégias que favoreçam o compartilhamento de experiências e ações proativas para promoção da Saúde e Cultura de Paz.

Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap
Cinco Anos de Atividades


O Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap completou em outubro cinco anos de atividades, desde a sua inauguração em 14 de outubro de 2011.
O Observatório já recebeu mais de oito mil visitas, promovendo dezenas de eventos, entre palestras, simpósios, registro da passagens de cometas, fenômenos naturais, eclipses e outras atividades.

 
 

Com entrada franca, o Observatório, localizado no Campus Urbanova, é administrado por uma equipe de pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia da Universidade.
Além de receber alunos de escolas públicas e particulares e pessoas da comunidade, o Observatório da Univap recebe também pesquisadores de outras instituições. No dia 22 de setembro, uma equipe de pesquisadores do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Elias Lobo, Damares M. S. Raivon e Silvio Fazolli estiveram no Observatório para saber das pesquisas em andamento com o Prof. Dr. Irapuan Rodrigues.
A equipe do Observatório recebe as visitas todas as quartas-feiras, a partir das 19h. Para escolas e grupos acima de cinco pessoas é necessário agendamento prévio, por intermédio do site: www.univap.br/observatorio.

Mestrado e Doutorado para Professores da Rede
50% de Desconto na Mensalidade


 
A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) ciente de seu papel de catalizadora da produção do conhecimento na região decidiu dar desconto de 50% (cinquenta por cento) para todos os professores das redes municipais e estadual que desejarem fazer Mestrado ou Doutorado em um dos seis Programas existentes na Instituição.
A Univap oferece atualmente os Programas de Mestrado (Bioengenharia, Ciências Biológicas, Engenharia Biomédica, Física e Astronomia, Processamento de Materiais e Catálise, Planejamento Urbano e Regional) e Doutorado (Engenharia Biomédica, Física e Astronomia e de Planejamento Urbano e Regional), todos credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O interessado deverá se inscrever no processo seletivo do curso desejado e, sendo aprovado, deverá comprovar na Secretaria da Univap que é docente da rede pública para ter direito ao desconto na mensalidade.

Saiba mais: ipd@univap.br ou telefone: 3947-1129.

Ciclo de Palestras em Física e Astronomia

Em continuidade aos Seminários e Palestras realizados durante o semestre pelas Coordenadorias do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (Mestrado e Doutorado), foi ministrado dia 27 de setembro, a palestra “Química em Discos Protoplanetários: Observações, Experimentos e Modelagem Computacional”, pelo Dr. Will Robson Monteiro Rocha.

 

Discos protoplanetários são estruturas formadas em estágios iniciais da formação estelar e são caracterizados por uma classe especial de discos de acreção. Além de sua importância astrofísica para a formação de estrelas, diversas observações astronômicas têm mostrado que eles são, também, grandes reservatórios de moléculas orgânicas complexas de interesse para a origem da vida. Os estudos de tais espécies moleculares têm sido realizados por intermédio de experimentos em laboratório e modelagem computacional de protoestrelas.
No Seminário foram apresentados alguns resultados da aplicação de parâmetros físicos e químicos, obtidos experimentalmente, nos códigos computacionais RADMC-3D e ProDiMo.
Dr. Will Rocha, possui Licenciatura Plena em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IF-CE, 2010). Mestre em Astrofísica pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Doutor em Física e Astronomia pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Área de pesquisa: evolução físico-química de gelos em discos protoplanetários com diferentes estágios de evolução, com dados de telescópios espaciais (ISO, Spitzer), de laboratório obtidos no CNPEM/LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron), GANIL (Grand Accélerateur National dIons Lourds) e LASA (Laboratório de Astroquímica e Astrobiologia da Univap), bem como são utilizados códigos computacionais como o NKABS, RADMC-3D, KROME, ProDiMo, FARGO-3D.

Meeting Univap para Funcionários

Equipes de funcionários de diversos setores participaram dias 27 de setembro, 11 e 25 de outubro de um encontro com o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e diretores da Universidade.
Os encontros são realizados no Gabinete da Reitoria que após um café coletivo visitam outros espaços da Universidade.
O Meeting Univap para funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores da Universidade, com objetivo de aproximá-las e estreitar o relacionamento entre elas e com a direção da Universidade.
A ideia de visita aos vários ambientes da Universidade se dá porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Vários encontros semelhantes já foram realizados e os próximos estão programados para os dias 8 e 22 de novembro e 13 de dezembro de 2016.

27 de setembro − Visita ao Centro de História e Memória da Univap e TV Univap – Bloco 5

 
 


11 de outubro − Faculdade de Ciências da Saúde − Blocos 7 e 9

 
 


25 de outubro − Faculdade de Ciências da Saúde − Bloco 4 - Odontologia

 
 


Enfermagem Unida do Vale

 
Dra. Gláucia R. A. Zucarelli durante a sua palestra na
Univap

A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) foi a sede do Encontro de Enfermagem Unida do Vale, realizado dia 29 de setembro, das 14h às 17h, no Auditório Azul, da Faculdade de Ciências da Saúde (Bloco 9), com a apresentação das palestras “Cuidados Paliativos”, ministrada pela Dra. Gláucia R. A. Zucarelli, do Hospital Regional do Vale do Paraíba − Taubaté e “Assédio Moral”, Dra. Solange Caetano da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE).
O evento contou com o apoio do Coren/SP, da FNE e da FCS/Univap.

Tarde Literária
Faculdade da Terceira Idade Recebe a Escritora Clarice Freire


A Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade Univap convidou a escritora Clarice Freire para ministrar uma palestra aos alunos, dia 29 de setembro, a partir das 14h, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.

A Profa. Mestra Débora Guedes da FTI e a
Escritora Clarice
 
Vista parcial do Teatro Univap

A palestra, aberta ao público, faz parte das comemorações dos 25 anos de criação da FTI. O ingresso foi doação de um quilo de alimento não perecível, encaminhado para uma entidade assistencial do município.
A escritora pernambucana Clarice ficou conhecida no Brasil depois que criou um blog e uma página no Facebook com o nome de “Pó de Lua”. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras.
Seus trabalhos inspiraram a criação de um livro com o mesmo nome, que chega agora a sua segunda edição. ‘Pó de Lua nas Noites em Claro’, lançado na Bienal do Livro de São Paulo neste ano e já é um grande sucesso entre os adolescentes.
A ideia da Tarde Literária é proporcionar o encontro entre jovens e idosos para a troca de ideias e experiências.


Refeitório Para Funcionários e Alunos da Univap

A administração da FVE inaugurou, dia 29 de setembro de 2016, nas instalações do Bloco 5, no Campus Urbanova, um refeitório equipado com micro-ondas, forno e geladeira, para que funcionários e alunos possam realizar suas refeições. Outro refeitório está em fase de finalização no Campus Urbanova e será destinado aos funcionários do Setor de Serviços Gerais, cuja sede fica próxima as instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (feau) e à antiga Fazendinha.

 
 

A administração da FVE estuda a possibilidade de instalar futuramente outros refeitórios semelhantes, a fim de atender outras áreas da Universidade.
A arte de grafismo, que embelezou as paredes dos refeitórios, é de autoria do funcionário Luiz Almeida Filho, 31 anos, contratado pela FVE no final do ano passado (outubro de 2015). A indicação do nome dele para a execução da arte nas paredes foi sugerida pela arquiteta Claudilene Simões e pelo Eng. Luiz Eduardo Fontes Mendes.
Luiz Almeida, em entrevista ao Diálogo, disse que nunca esteve numa escola para aprender a arte da pintura e o que sabe é dom que nasceu com ele: “Desde pequeno sempre gostei de desenhar, mas com o passar do tempo fui aprimorando os traços”.
Luiz trabalha com grafite, tatuagens e outras pinturas. Seu mais recente trabalho fora da FVE/Univap foi executado na Totti Barbearia, no Jardim Nova Detroit, em São José dos Campos.

XXIII Congresso Latino Americano de Microbiologia
Argentina


As alunas Laryssa Nolasco e Mariana Maykot Serafim, do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), participaram do XXIII Congresso Latino Americano de Microbiologia, realizado dias 28 e 29 de setembro, em Rosário − Argentina.

 

Por ocasião do Congresso, as alunas da Univap apresentaram os resultados de suas pesquisas por intermédio dos trabalhos intitulados: “Characterization of Cutaneous Microbiota in Frogs Brachycephalus ephippium (PumpkinToadlet)”, de Laryssa Nolasco e “Induction of thermal stress in isolated 18 of Paracoccidioides brasiliensis changes its viability and morphology”, de Mariana Maykot Serafim.
Para a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas/FEA, Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, a participação dos alunos em eventos científicos é de fundamental importância para a formação deles e divulgação das pesquisas realizadas na Universidade.

22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

A Profa. Silene. Frederic Litto e Camila Rodrigues
 
As funcionárias da Univap Virtual, Profa. Dra. Silene Fernandes Bicudo e a Pedagoga Camila Monteiro Rodrigues, representaram a Univap no 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, realizado de 19 a 23 de setembro, no município de Águas de Lindóia, interior de São Paulo.
A Univap Virtual é o Setor responsável pela educação a distância na Univap e publicação de disciplinas/aulas na Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), plataforma adotada pela Univap como Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O 22º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância teve como principal objetivo incentivar a alta qualidade de serviços prestados a alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância, estimulando assim, a prática e o desenvolvimento de projetos que empregam metodologias ativas.
Participaram do Congresso palestrantes de renome nacional e internacional que puderam compartilhar suas experiências, refletir e debater sobre o desafio de aumentar a qualidade na educação a distância (EAD).
Participaram da abertura do Congresso, Fredric M. Litto - Presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância − ABED e Martin Dougiamas criador e fundador do Moodle, entre outros convidados.

XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia

 
A Profa. Dra. Priscila Freitas-Lemes Lourenço, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), participou de 27 a 30 de setembro, do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (XLIV COBENGE), realizado em Natal (RN).
Durante o Evento a professora apresentou dois trabalhos desenvolvidos em parceria com a Feau/Univap e ITA. Os trabalhos apresentados durante o Congresso são intituados: “Abordagem contextualizada do método Runge-Kutta na disciplina de cálculo numérico” e “Proposta de análise de um sistema mecânico complexo no laboratório de física: estudo do pêndulo com mola”.
O referido Congresso é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.
O evento reuniu formadores das diversas escolas de engenharia do Brasil e alguns colaboradores internacionais, todos interessados na temática deste ano que se voltava aos “20 anos do REENGE”.
O REENGE significa “Reengenharia do Ensino de Engenharia” um programa iniciado em 1995 que teve como objetivo apoiar à atualização do ensino de engenharia para adequar os métodos de ensino a modernização da tecnologia.
A Profa. Priscila se formou na primeira turma do Ensino Médio Integral do Colégio Univap-Urbanova em 2004. Graduou-se em Matemática na Faculdade de Educação e Artes (FEA/Univap) em 2007. Mestrado em 2010 e o Doutorado em 2014. Entre os anos de 2007 a 2010, foi professora da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Prof. Arlindo Caetano Filho, também do Sistema FVE de Ensino. Atualmente é docente na Feau e frequenta o Pós-Doutorado no ITA.

II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos

Ilustrativa do Congresso
 
A Univap esteve representada no II congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos, realizado de 21 a 23 de setembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza (CE).
O evento reúne pesquisadores, professores, estudantes e especialistas em gastronomia e áreas afins de todo o Brasil com objetivo de trocar experiências.
O Congresso possibilita a divulgação de matérias primas existentes no país, apresenta a caracterização dos alimentos nativos e típicos, bem como o desenvolvimento de diferentes aplicações desses insumos. A investigação da tecnologia tradicional, novos métodos e técnicas de preparo culinário, também fazem parte da programação do Congresso.
Participaram do evento a Profa. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos e o aluno Luís Fernando Carvalhal de Castro Pimentel do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap. Na ocasião, a Profa. Cláudia apresentou em formato de painel, o trabalho: “A utilização do extrato de arroz em substituição de produtos lácteos na produção de sobremesas”, de autoria da Profa. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos e Profa. Dra. Viviane Soccio.

Vestibular 2017


Pós-Graduação Univap


Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap de Portas Abertas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Vestibular 2017 − Período de inscrições para a prova do vestibular

1º de outubro a 29 de novembro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 19h às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas