252ª Edição - Ano IX
De 1º a 20 de setembro de 2016
         
 

Próteses Reconstituem a Face, Aréola e o Bico do Seio

A Univap, por intermédio do Ambulatório de Próteses Faciais do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), realiza a reconstituição facial em pessoas que perderam ou que possuem algum tipo de deformidade nas estruturas faciais (por exemplo: olho, orelha e nariz) e, atualmente, também reconstituem (com prótese) a aréola e bico do seio (mamilo) de pacientes mastectomizadas.

 

Os atendimentos relativos às próteses de aréola e de mamilo são realizados somente às pacientes que já tenham feito a reconstituição cirúrgica da mama ou nas que fazem uso de prótese mamária externa de silicone (que ficam fixadas no sutiã).
Os atendimentos são realizados por uma equipe especializada em Prótese Buco-Maxilo-Facial, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Ana Christina Claro Neves, responsável pelo Ambulatório de Próteses Faciais da Univap, no Campus Urbanova.
Compõem a equipe a Dra. Ana Christina, Éderson de Souza Orlandi (técnico em prótese) e alunos do estágio supervisionado do curso de Odontologia da Universidade.
A Univap realiza atendimentos nessa área há mais de 10 anos e os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (12) 3947-1016, para agendar o horário de atendimento para avaliação.
Os trabalhos são realizados no Bloco 4 da Faculdade de Odontologia da Univap, no Campus Urbanova, na Av. Shishima Hifumi, 2.911, em São José dos Campos.

Editoração Científica

 
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, responsável pela organização da Revista Univap de artigos científicos, possibilitou que o funcionário André Luiz de Toledo, editor técnico do periódico, participasse do XXIV Curso de Editoração Científica e o IX Seminário Satélite para Editores Plenos, realizado de 22 a 24 de junho, na Universidade de Campinas − Unicamp.
Os eventos foram promovidos pela Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) e Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec Brasil).
O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com a participação de profissionais que atuam na área de editoração científica. Estiveram presentes revisores, autores, pesquisadores, bibliotecários, jornalistas científicos, professores, alunos de pós-graduação, prestadores de serviços editoriais e publishers.
A Revista Univap é uma publicação semestral que começou a ser editada no formato on-line, a partir de sua 29ª edição. Hoje já está na sua 39ª publicação e disponível no site da Universidade para consulta, no endereço eletrônico: http://revista.univap.br.

MBA na Área da Saúde

A Univap em parceria com a Cata Vento Inova realizaram, dia 24 de agosto, uma palestra na Associação Paulista de Medicina de São José dos Campos (Casa do Médico), para apresentar o primeiro curso MBA da Universidade, com foco em Gestão da Saúde.

Prof Marcelo Carbonari
 
Público presente
 
A equipe de docentes do curso

O MBA em Gestão da Saúde que terá início em março de 2017 é voltado para profissionais com formação superior que atuam ou desejam atuar em cargos estratégicos na Gestão da Saúde. As aulas serão oferecidas quinzenalmente e realizadas no prédio da Pós-Graduação Lato Sensu (Educação Continuada) no Campus Urbanova da Univap (Bloco 8), sempre às sextas-feiras e aos sábados, durante o período de 20 meses.
Participaram da palestra de apresentação do curso, o Prof Marcelo Carbonari (Docente do MBA e Palestrante); Dr. Helio Souza Lima (Coordenador do MBA); Dr. Francir Veneziani (Presidente da APM); Prof. Mestre Roque Mendes (Coordenador da Pós Graduação Lato Sensu da Univap); Prof. Arthur Marega (Diretor da Cata Vento e Coordenador Administrativo do MBA); Prof. Albert Bousso (Docente e Coordenador Andragógico do MBA) e Dr. David Alves Souza Lima (Docente e Coordenador Técnico do Curso), além de outros convidados.
O curso foi criado para atender a demanda dos profissionais da área na gestão de seus negócios, organizações e equipes de trabalho, a fim de obter resultados sustentáveis de acordo com as necessidades da área na região metropolitana.

Saiba mais pelo site:
www.univap.br/universidade/pos-graduacao/lato-sensu/cursos-posgrau/mba-em-gestao-da-saude.html
Informações: Cata Vento Inovação/Núcleo de Alta Performance
Tel. (12) 3923-7714
Cel. (12) 99624-1379 e 98156-8205

Na Pós-Graduação Lato Sensu da Univap: (12) 3947-1233 ou 3949-2292

Premiação em Concurso Fotográfico

A Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, participou do Concurso Fotográfico WikiParques e teve uma fotografia de sua autoria selecionada pelo Júri.

 

WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre os parques nacionais e áreas protegidas. Na edição de 2016, participaram do concurso 101 fotógrafos (amadores e profissionais), que enviaram 503 registros fotográficos.
A foto foi feita na beira da lagoa no Parque Nacional da Lagoa do Peixe. Trata-se de uma revoada de dezenas de trinta-réis-boreal (Sternahirundo), uma ave costeira, pequena, ágil e graciosa, que no inverno boreal migra para o Hemisfério Sul, sendo comum nas costas do Brasil.
A referida foto já havia sido premiada durante a realização do XXXI Congresso Brasileiro de Zoologia na Universidade Federal de Mato Grosso, de 7 a 11 de março.
Como prêmio, a Profa. Nádia recebeu um exemplar do livro Parque Nacional da Tijuca − Uma Floresta na Metrópole, com textos de Ana Cristina Pereira Vieira, Bernardo Issa, Pedro da Cunha e Menezes e fotos de Marco Terranova e Ruy Salavarry. O livro foi publicado em comemoração aos 150 anos do reflorestamento da Floresta da Tijuca e aos 50 anos do Parque Nacional da Tijuca.

Dia do Profissional de Educação Física

A Direção da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap prestou, dia 1º de setembro − Dia do Profissional de Educação Física, uma homenagem In memóriam ao Prof. Mestre Osvaldo Enrique Cimaschi, que faleceu em 8 de março de 2014.

Camila, Lucas e Profa. Lucinia
 
Prof. Fúlvio Miyata
 
Vista parcial do Auditório do Curso de
Educação Física

Participaram da homenagem a Profa. Lucinia de Oliveira Cimaschi (esposa); Camila Estela Cimaschi Bernardes (filha) e Lucas Cimaschi Bernardes (neto). Na ocasião, foi também convidado o ex-aluno da Univap, Prof. Fúlvio Miyata, ex-atleta e atual técnico da Seleção Olímpica de Judô do Brasil em 2016.
Em comemoração pelo Dia do Educador Físico e em homenagem ao Prof. Osvaldo, o Prof. Fúlvio ministrou uma palestra intitulada “Ciclo Olímpico do Judô: Preparação e Resultados”, ocasião que falou um pouco sobre a sua vida acadêmica na Universidade, a convivência com o Prof. Osvaldo e a experiência adquirida durante as Olimpíadas.
Fúlvio foi Campeão Sul-Americano 2003; Campeão do Circuito Olímpico (Rio e Santos); Campeão do Torneio de Ranqueamento Olímpico 2003; Vice-Campeão no Mundial das Forças Armadas 2002; Vice-Campeão Mundial por Equipes 1998− Belaurus (conhecida como Byelorussia); Medalha de Bronze no Campeonato Mundial Militar 1997 − Croácia; Medalha de Bronze no Mundial 1997, França; Medalha de Bronze no Mundial Júnior e inúmeras vezes Campeão Pan-Americano.
O Prof. Osvaldo trabalhou na Univap por mais de 25 anos, na área da Educação Física. Foi graduado em Direito (1971) e Educação Física (1975), com Especialização em Administração Esportiva (1980) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (1999). Foi Coordenador de Estágios Supervisionados e Eventos do Curso de Educação Física e do próprio Curso em três ocasiões: de 1994 a 1998, 2000 a 2003 e de 2012 a 2013.

Homenagem ao Mestre Osvaldo Enrique Cimaschi,
Professor do Curso de Educação Física da Univap

“Nossa gratidão àquele que de fato repartiu conosco não somente seus conhecimentos, mas também inúmeros momentos de alegria, amizade e descontração. Haverá sempre um elo que jamais se romperá, o nosso amor pelo profissional e pela pessoa maravilhosa que sempre foi”.

*24 de junho de 1947
┼8 de março de 2014


Interfaculdades

Alunos das Faculdades de Educação e Artes (FEA); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Ciências da Saúde (FCS) e do Colégio Univap − Unidade Aquarius participaram, dia 10 de setembro, a partir das 14h, do 1º Torneio Interno de Futsal, no Campus Urbanova.

 

Sob a responsabilidade e organização da Associação Atlética Acadêmica Osvaldo Cimaschi, estiveram presentes no evento cerca de 200 alunos.

 

Na categoria masculina foram vencedoras as equipes da FEA (Campeã) e Fcsac (Vice- campeã); na feminina, FEA (Campeã) e FCS (Vice-Campeã).

Fonte/Foto: Atlética Osvaldo Cimaschi

Univap Participa da Semana das Profissões Colégio Técnico Opção

Professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária (Profa. Dra. Valdirene Aparecida da Silva e Prof. Dr. Alberto Resende Monteiro); de Engenharia Elétrica/Eletrônica e Engenharia da Computação (Profa. Dra. Patrícia Marcondes dos Santos, Prof. Me. Helosman Valente de Figueiredo; Prof. Esp. Alessandro Correa Mendes, Prof. Dr. Valdir Gil Pillat); da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo e do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (Profa. Dra. Nádia de C. Velho, Profa. Ma. Karla Lopes e a Bióloga Edvana Lopes) participaram da Semana das Profissões Colégio Técnico Opção, realizada de 12 a 16 de setembro.

 
 

A equipe da Univap apresentou seus diferenciais nas diversas áreas do conhecimento, nos dias 13 e 14. A infraestrutura foi ressaltada, tendo em vista que a Universidade abriga num mesmo espaço uma Incubadora de Empresas, o Parque Tecnológico, o Centro de Estudos da Natureza, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, o Observatório de Astronomia e Física Espacial, além de mais de 30 cursos de graduação oferecidos em suas cinco faculdades.
Os alunos aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas aos docentes da Universidade nas áreas que tinham maior interesse. Pastas com a descrição dos cursos e suas faculdades também foram entregues aos alunos, convidados também a fazer visitas in loco à Instituição para conhecer seus laboratórios e outros espaços.
Por ocasião do evento, alguns equipamentos desenvolvidos no Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos (Drone e Mão Plotada em Impressora 3D) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo foram apresentados aos alunos, que se mostraram bastante interessados. O fato da Univap também possuir áreas de educação ambiental e de pesquisa de ponta entusiasmou bastante os alunos que procuraram esclarecer suas dúvidas nas áreas da biologia e da engenharia ambiental.
No Colégio Opção, os professores da Univap foram recebidos pela Diretora, Profa. Jamille Costa Dias, e pelo Diretor Pedagógico, Prof. Cassius Grillo.
Além da Univap, participaram da Semana das Profissões outras Instituições de Ensino Superior (IES) do município.

Mutirão de Audiências de Conciliação
Univap e Procon Juntos em Prol da Comunidade


A Faculdade de Direito da Univap, por intermédio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com o Procon de São José dos Campos, realizou, em 12 de setembro, nas instalações do NPJ, Jardim Aquarius, o Mutirão de Audiências de Conciliação, o segundo de 2016 e que resultou em mais de 71% de acordos, sem a necessidade da intervenção judicial.

O Diretor da FD, Dr. Sérgio Bacha,
faz abertura dos trabalhos
 
Audiências em andamento
 
A Coordenadora do NPJ da Univap,
Dra. Denise, em atendimento

O objetivo do Mutirão, que contou com a participação de cerca de 50 estagiários do curso de Direito da Univap, professores orientadores e técnicos do Procon, é dar solução a casos de queixas de consumidores.
De acordo com a Profa. Dra. Denise Passos da Costa Plínio, Coordenadora do NPJ, esta é a décima segunda vez, desde 2012, que o Procon e a Faculdade de Direito da Univap se unem para resolver os inúmeros casos de reclamações registrados no órgão da Prefeitura. O mutirão é uma proveitosa experiência para os alunos, que vivenciam a prática do Direito, além de atender aos anseios da população em obter uma rápida solução para as suas desavenças com fornecedores. Não bastasse isso, é uma importante ferramenta para desafogar o Poder Judiciário, que vê reduzido o número de processos a serem protocolados.

Encontro de Reitores das IES Comunitárias do Estado de São Paulo

 
O Campus de São Bernardo do Campo do Centro Universitário da FEI foi sede do 2° encontro das Instituições Comunitárias de Educação Superior − ICES − do Estado de São Paulo, dia 13 de setembro, promovido pela Associação Brasileira das Universidades Comunitárias − ABRUC.
Pioneiro, o encontro teve como objetivo ajustar a agenda comum estadual, bem como planejar, no âmbito estadual e nacional, ações articuladas de divulgação, estabelecer parcerias e refletir sobre temas importantes ligados às instituições comunitárias paulistas.
Representaram a Univap o Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, acompanhado do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Eduardo Jorge de Brito Bastos.
O evento também teve como objetivo identificar outras instituições no Estado de São Paulo com o perfil comunitário, ainda não associadas a ABRUC, para que sejam convidadas a fortalecer a organização paulista desse segmento.

Fonte/Foto: Site da FEI

Palestra aos Alunos da Faculdade da Terceira Idade
Mundo São .... Gente Sã ....


A aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap, Beatriz Barbosa de Carvalho, foi convidada pela Coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) para ministrar, no dia 13 de setembro, uma palestra aos alunos sobre o projeto de educação ambiental denominado “Plantas Alimentícias Não Convencionais”.

 

A palestra “Mundo São .... Gente Sã” foi realizada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, e teve por objetivo apresentar um projeto criado para valorizar os recursos naturais nativos e preservar a biodiversidade brasileira a partir da diversificação alimentar.
Na palestra, a geógrafa e especialista em educação ambiental fez uma retrospectiva com os alunos para lembrá-los que algumas plantas já fizeram parte do cardápio em suas infâncias e que compuseram, dessa forma, a identidade cultural de cada um. A ideia foi motivá-los quanto à retomada de alguns hábitos passados, que voltem a usar alguns tipos de plantas, utilizando-as em receitas e apresentando-as à família como forma de promover esse uso, preservar a saúde e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente.

Visita técnica ao Laboratório de Anatomia da FCS

 
A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) recebeu, dia 13 de setembro, a visita de alunos regularmente matriculados na disciplina de Anatomia do Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) − Instituto da Ciência e Tecnologia da Engenharia Biomédica, sob a supervisão e responsabilidade da Profa. Dra. Regiane Albertini de Carvalho.
Na ocasião, a equipe da Unifesp foi recebida pelo funcionário técnico do Laboratório, Marcos Vinícius Domiciano, que apresentou esqueletos e peças sintéticas. Também explicou de que forma se dá a preparação, conservação e armazenamento de peças naturais.

TV Morfosis

A Univap sediou, nos dias 15 e 16 de setembro, a 15ª Edição da TV Morfosis - A reinvenção da televisão: Novas mídias, novos desafios − que teve por objetivo apresentar temas sobre as transformações da televisão no universo audiovisual.
A TV Morfosis é uma propriedade intelectual da Universidade de Guadalajara, no México, coordenada pela Diretoria de Rádio e Televisão da instituição, sob a coordenação acadêmica de Guillermo Orozco.
É a terceira vez que a Univap sedia o evento em São José dos Campos. A abertura oficial contou com a presença do Prof. Dr. Jair Candido de Melo (Reitor da Univap); Prof. Me. Celso Antônio Meneguetti (Diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação − Fcsac/Univap); Alcira Guerra (Sub-Diretora de Produção Universidade de Guadalajara) e Prof. Me. Fernando Moreira (Docente da Fcsac, Diretor da TV Univap e Presidente da Associação Brasileira da Televisão Universitária - ABTU).

 
 

Entre os temas debatidos nos dois dias de evento, constaram na programação: Produção Cooperada de Conteúdos na TV Universitária e Educativa, com a participação de Claudio Magalhães (Mediador), Alcira Guerra (Universidade de Guadalajara), Prof. Me. Fernando Moreira (Univap) e Germán Peres (Canal Zoom − Colômbia); Distribuição de Conteúdos Audiovisuais em Plataformas Digitais, com Elisa Veeck (Mediadora), Paulo Polli (Gerente de Conteúdo da TV Climatempo), Miquel Francés (Universidade de Valencia) e Armindo Ferreira (Especialista em Mídias Digitais); O Novo Papel do Jornalismo, com Claudio Magalhães (Mediador), Profa. Mestra Vânia Braz de Oliveira (Docente da Fcsac), Profa. Dra Kátia Zanvettor (Docente da Fcsac − Labcom Univap) e Marcio Carneiro (Projeto Realidade Virtual no Jornalismo − Labcom da Universidade Federal do Maranhão); Engenharia e Comunicação, com Claudio Magalhães (Mediador), Alessandro Correa (Laboratório de Robótica Univap/Feau), Fabio Tsuzuki (Diretor Media Portal) e Sebastião Squirra (COMTEC/Metodista); Tecnologias Inovadoras na Geração de Informação, com Claudio Magalhães (Mediador), Terezinha Almeida (Coordenadora de Jornalismo − TV Vanguarda), Willian Corrêa (Coordenador Geral de Jornalismo − TV Cultura), João Alegria (Gerente de Jornalismo − Canal Futura) e Plataformas Digitais de Conteúdo Audiovisual Educacional, com Elisa Veeck (Mediadora), Adriana Cohen de Lima (Coordenadora de Projetos Inovação em Educação), Silene Fernandes (Univap Virtual) e Maria del Carmen Soriano Hernandez (Instituto Latino Americano de La Comunicación Educativa −México).
Os debates foram realizados no Auditório da Biblioteca Central − Bloco 5, do Campus Urbanova, e reuniu alunos e profissionais da área. Os dois dias de discussões foram transmitidos ao vivo pela TV Univap, por intermédio do Canal 8 da NET e por streaming para a Colômbia, México e Espanha.
O conteúdo foi gravado e disponibilizado aos participantes e televisões da Associação Brasileira da Televisão Universitária (ABTU), por meio da Rede de Intercâmbio de Televisão Universitária (RITU), na página do evento e também no Canal da TV Univap no Youtube.

Meeting Univap para Funcionários

Uma nova equipe de funcionários foi convidada, dia 25 de agosto e 15 de setembro, a participar de um encontro com o Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap e diretores da Universidade.

 

Após o encontro no café da tarde no Gabinete da Reitoria, os funcionários foram convidados a visitar parte das instalações da Faculdade das Ciências da Saúde (FCS) e o Centro de Estudos da Natureza (CEN).
O Meeting Univap para funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores da Universidade, com objetivo de aproximá-las e estreitar o relacionamento entre elas e com a direção da Universidade.
A ideia de visita aos vários ambientes da Universidade se deu porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Vários encontros semelhantes já foram realizados e os próximos estão programados para os dias 25 de outubro; 8 e 22 de novembro e 13 de dezembro de 2016.

Festa Literomusical do Parque Vicentina Aranha

 
A Univap foi representada na Festa Literomusical (FLIM) do Parque Vicentina Aranha, realizada de 16 a 18 de setembro, em São José dos Campos, com a participação da Profa. Dra. Paula Carnevale Vianna e da Profa. Dra. Valéria Zanetti, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Planejamento Urbano e Regional (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.
As docentes da Universidade participaram da abertura do evento na 1ª Mesa Redonda, que tratou da temática: “A Literatura e as Cidades”, com a participação do Prof. José de Souza Martins e do escritor, tradutor e editor Alberto Martins. O evento reuniu escritores, poetas, artistas, críticos e editores para discutir as cidades reais e imaginárias.
As docentes da Universidade estiveram presentes também na chamada “Acendalha” (25/8), que ocorreu antes do início da FLIM, de forma a esquentar as discussões, com a participação da Profa. Valéria (Univap) e da Profa. Tânia Regina de Luca (Unesp) que trataram das temáticas: “Das Cidades Mortas de Monteiro Lobato às Cidades Invisíveis de Calvino” e “A Cidade, Modos de Estar”, com a Profa. Paula (Univap), Guilherme Wisnik (Arquiteto e Urbanista) e Leonardo Gandolfi (Poeta).
De acordo com a Profa. Paula Carnevale, a Diretora da Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), Ângela Tornelli, mestranda do Programa de Pós-Graduação da Univap, com muita sensibilidade ligou a arte e a cidade nesse evento literário que muito contribuiu e ainda contribui para dar cada vez mais vida a um dos principais patrimônios históricos de São José dos Campos: “O Parque Vicentina Aranha”.
As docentes do Programa de Mestrado e de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap apoiam e participam de eventos dessa natureza por compreenderem que só é possível planejar a cidade vivendo e experimentando seus espaços.

Aula Prática no Observatório do Pico dos Dias

 
Os alunos e o Prof. Dr. Sergio Pilling, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Física e Astronomia da Univap, visitaram em setembro o Observatório do Pico dos Dias (OPD), em Brasópolis, Minas Gerais.
A visita técnica foi seguida de uma noite de observações astronômicas e faz parte da disciplina de astrofísica observacional do referido Programa.
Na ocasião, os alunos aprenderam técnicas de fotometria e espectroscopia astronômica, e também tiveram a oportunidade de manusear o maior telescópio ótico construído em território nacional, o Perkin-Elmer de 1.6 m.
Parte da noite de observação foi feita utilizando o telescópio Zeiss de 0,6 m, no qual o apontamento dos astros é feito de forma manual idêntica à realizada pelos astrônomos antigos, permitindo, assim, que os alunos literalmente colocassem a “mão na massa” durante as observações.
Estrelas variáveis, galáxias, planetas e algumas das crateras da Lua foram observadas durante a visita técnica.
O OPD pertence ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e é um dos laboratórios de pesquisa financiados pelo Governo Federal/MCT, com sede em Itajubá.

Vestibular 2017


Pós-Graduação Stricto Sensu


Encontro de Iniciação Científica - XX INIC


Escola de Modalidades Esportivas


Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap de Portas Abertas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Vestibular 2017 − Período de inscrições para a prova do vestibular

1º de outubro a 29 de novembro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
Alunos da Faculdade de Direito Visitam as Instalações do TRT de Campinas

Local: Campinas

26 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas