251ª Edição - Ano IX
De 21 de agosto a 1º de setembro de 2016
         
 

I Workshop da Pós-Graduação em Ciências Biológicas

 
A Profa. Sandra, Prof. Raniero e a Profa. Renata na
abertura do evento
Os alunos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas da Univap realizaram no dia 12 de agosto, nas instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), o I Workshop da Pós-Graduação em Ciências Biológicas, que tratou da temática: “Pesquisa: a ferramenta fundamental na biologia moderna”. O evento contou com a presença de mais de 200 inscritos pertencentes à Univap, como também de outras universidades, centros universitários, escolas ou hospitais, dentre eles: Unesp, Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, Anhanguera, Unip, Fatec, Escola Esfera, Colégio São Luís, Casd Pré-vestibular, Escola Estadual Gabriel Ribeiro dos Santos, Escola Ecompo, Anglo, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Universitário Leonardo da Vinci-Uniasselvi, Hospital das Clínicas de São Sebastião e Fatea.
A comissão organizadora do evento foi formada pelos alunos do Programa de Mestrado: Matheus Salgado de Oliveira (Presidente), Breno Pupin (Pós-Doutorando do Programa), André Henrique Correia Pereira, entre outros alunos colaboradores, que obtiveram total apoio da coordenação do curso e dos docentes.
Fizeram parte da cerimônia de abertura a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; o Diretor do IP&D, Prof. Dr. Leandro José Raniero e a Coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências Biológicas, Profa. Dra. Renata de Azevedo Canevari, que deram boas-vindas a todos os presentes e falaram sobre a importância da realização desse evento, cujo objetivo foi de ampliar o conhecimento e conscientizar a todos sobre a importância das pesquisas na área de Ciências Biológicas para a sociedade.

Vista parcial do público presente na
cerimônia de abertura
 
André, Profª Renata, Matheus e
Breno do Comitê Organizador
 
Palestra com Prof. Dr. Roger
Chammas da USP

A programação do evento contou com a presença do Prof. Dr. Roger Chammas, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da USP, que ministrou a palestra de abertura “De moléculas a medicamentos: integração das Escalas Biológicas no controle do câncer” e da Profa. Dr. Desiré Spada dos Santos Frangioni, que falou sobre “Doenças emergentes e reemergentes causadas por vírus: perspectivas atuais e dilemas antigos”. No período da tarde, foram oferecidos cerca de 16 minicursos ministrados pelos alunos do programa ou docentes, que utilizaram vários Laboratórios do IP&D ou outros espaços científicos da Universidade, além de dois seminários proferidos pelo Prof. Luciano Machado, da Secretaria do Meio Ambiente, que tratou da temática “Socializando a pesquisa com a comunidade e a sua importância para a educação ambiental” e pelo Prof. Dr. Leandro Raniero, Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap: “A importância da nanotecnologia na área biológica”.

Dra. Desiré Frangioni durante a sua
palestra sobre doenças emergentes
 
O Diretor do IP&D, Prof. Leandro
Raniero durante o Seminário
 
Seminário proferido pelo Prof.
Luciano Machado

Os minicursos oferecidos no Workshop foram: Extração do RNA para o estudo dos tumores humanos; Histotecnologia: ferramenta para a pesquisa biológica; Interação da luz com o tecido biológico; Estudo de Terapias Antifúngicas; Aranhas: Inimigas? Nem sempre perigosas; Ansiedade, depressão e esquizofrenia: Farmacologia da Neurotransmissão serotoninérgica e adrenérgica central nos transtornos afetivos; Conhecendo outro Reino: Fungos e suas aplicações na saúde, no meio ambiente e na biotecnologia; Farmácia Viva: conhecendo as plantas medicinais; Condicionamento clássico e operante na experimentação animal; Manipulação de reagentes em laboratório; Teste Cometa − Análises e Aplicações; Metodologia para Análise de Sinalização Celular no Câncer; Nanopartículas de gelatina como sistemas de liberação controlada de fármacos; Olhar microscópio: a microscopia eletrônica de varredura revelando em detalhes um mundo invisível, entre outros.
De acordo com a Profa. Dra. Renata Canevari, a realização desse I Workshop foi uma experiência extremamente positiva tanto para os alunos de Mestrado, que ministraram minicursos relacionados aos seus experimentos, quanto aos inscritos, que puderam vivenciar experiências práticas realizadas em um laboratório de pesquisa na área da biologia. A coordenadora também destacou que esse evento foi extremamente importante para a divulgação da pesquisa de alta qualidade que é desenvolvida pelos docentes do Programa de Mestrado na Univap.

Minicursos

Interação da luz com o tecido
biológico
 
Manipulação de reagentes em
laboratório
 
Farmacologia da Neurotransmissão

Aranhas Inimigas?
 
Conhecendo outro Reino: Fungos e
suas aplicações na saúde
 
Estudo de Terapias Antifúngicas

Extração do RNA para o estudo dos tumores
humanos
 
Farmácia Viva - Conhecendo as plantas
medicinais

Histotecnologia: ferramenta para a pesquisa
biológica
 
Olhar Microscópico

Dra. Renata fala do Mestrado e das inscrições
abertas para 2017

Inscreva-se até o dia 7 de dezembro no Programa de Mestrado para 2017. O Processo Seletivo será realizado dias 12 e 13 de dezembro. Detalhes no Edital na página: http://www.ppgcbio.univap.br
Outras informações por intermédio do e-mail:  ppgcbio@univap.br ou pelos telefones (12) 3947-1165 (Coordenação da Pós-Graduação) ou (12) 3947-1129 (Secretaria Acadêmica do IP&D)

Defesa de Tese de Doutorado

 
Sob o título “O boca a boca on-line: as implicações da voz do consumidor na comunicação de mercado”, a Profa. Mestra Vânia Braz de Oliveira defendeu, no final do mês de março (31), a sua Tese de Doutorado na Universidade Metodista de São Paulo, em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo.
A Tese de Doutorado foi aprovada com distinção pela Banca Examinadora, composta pelos especialistas da área, Prof. Dr. Daniel dos Santos Galindo (Presidente da Banca/Umesp), Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno (Titular/Umesp), Profa. Dra. Elizabeth Moraes Gonçalves (Titular/Umesp), Profa. Dra. Kátia Zanvettor Ferreira (Titular/Univap) e Profa. Dra. Carolina Frazon Terra (Titular/USP).
A Profa. Vânia é docente da FVE/Univap desde janeiro de 2001 e atual coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac).
O trabalho apresentado à Banca Examinadora relata um estudo sobre o consumidor contemporâneo, inserido em um novo ambiente de comunicação que potencializa suas expressões. Esse consumidor é capaz de avaliar uma marca ou produto e transmitir sua opinião pelas redes sociais, ou seja, ele expressa suas opiniões e desejos dialogando com seus pares de forma espontânea.

Ex-aluna do Curso de Serviço Social
1º Lugar no Concurso Público de Caraguatatuba


 
A ex-aluna do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Francine de Castro Sene, de 24 anos, formada em 2014, foi a 1ª colocada no cargo de Assistente Social no Concurso Público da Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Caraguatatuba.
O Concurso foi realizado em 5 de junho de 2016 e a efetivação no cargo, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), em agosto.
Francine concluiu o Curso de Serviço Social/FCS na Univap em 2013, recebendo o título de Assistente Social na cerimônia de colação de grau realizada em 24 de janeiro de 2014.
A Sedesc de Caraguatatuba consiste em formular, coordenar e avaliar a política municipal de assistência social, com o intuito de unir esforços dos setores governamentais e privados, no processo de desenvolvimento social do município. Cabe ainda a essa Secretaria realizar e consolidar pesquisas e sua difusão, visando promover o conhecimento no campo de assistência e realidade social.

VII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap, realizaram, de 25 a 29 de julho de 2016, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, a VII Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência.

A Profa. Maria Tereza, presidente da
CPA, durante uma das apresentações
 
Funcionários da Univap Virtual
durante uma das oficinas
 
Vladimir (Gestor do CTIC), durante
o treinamento do Portal Docente


Cumprindo seu objetivo de oferecer subsídios para a melhoria contínua do processo de ensino na Universidade, a VII Semana foi realizada com a oferta de oficinas e palestras direcionadas aos professores e coordenadores dos cursos da Univap. Foram realizados encontros e apresentação de resultado das avaliações internas dos cursos e faculdades, pela Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Também foram oferecidas oficinas capacitadoras para o uso do ambiente Moodle, pelos funcionários da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues e Bruno C. Martinelli.

Processo Seletivo de Inverno

A Univap realizou, em julho, o primeiro Processo Seletivo de Inverno. A prova foi realizada no Campus Urbanova, no dia 31, das 9h às 13h.

Uma das salas de aula durante a
prova
 
Recepção aos pais e acompanhantes
 
Embarcando no micro-ônibus da
Univap para o tour no Campus

Enquanto os candidatos faziam a prova, os pais ou acompanhantes foram recepcionados com um pequeno café da manhã no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, onde puderam assistir ao vídeo institucional da Universidade e esclarecer dúvidas. Em seguida, foram convidados a conhecer parte das instalações da Universidade.

2ª Reunião de Psicologia Organizacional

A coordenadoria do Curso de Especialização em Psicologia Organizacional da Univap (Posgrau) realizou, no período da manhã do dia 6 de agosto, a 2ª reunião de Psicologia Organizacional - Estratégia e Liderança nas Organizações de Trabalho.
O evento, realizado nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, no Campus Urbanova, reuniu alunos e profissionais da área.

Prof. Tadeu, Vagner (PosGrau), Prof. Luiz,
Profa. Marilsa e a Profa. Andréa Ferreira
 
O palestrante Prof. Luiz Antonio

Foram convidados a participar da reunião o Prof. Me. Luiz Antônio de Lima, que ministrou a palestra “Estratégia: de Roma Antiga aos Dias Atuais − O Poder da Organização Humana”, e a Profa. Dra. Marilsa Sá Rodrigues, “Liderança e Competências Gerenciais: Vantagens Competitivas no Mundo Globalizado”.
Os temas abordados na 2ª Reunião de Psicologia Organizacional fazem parte do programa do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, oferecido pela Posgrau, e tem por objetivo qualificar o participante para atuação no mercado de trabalho e oferecer informações que atualizem seus conhecimentos, com uma visão macro da Psicologia Organizacional e suas inter-relações com Administração, Sociologia, Saúde Mental e Engenharia.
Sob a coordenação do Prof. Me. José Tadeu Coutinho, o curso de especialização em Psicologia Organizacional possui a carga horária de 448 horas, com a duração de 19 meses e aulas aos sábados, das 9h às 17h.
O Prof. Tadeu é consultor na área de Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional e do Trabalho. Graduado em Psicologia e com Mestrado em Psicologia da Saúde, é também pesquisador na área do comportamento organizacional, com trabalhos publicados em bases nacionais e internacionais.
Possui mais de 20 anos de experiência em diagnóstico e intervenções organizacionais, tendo prestado serviços a diversas empresas nacionais e multinacionais. Além de coordenar o Curso na Univap, é também docente no curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Univap, por intermédio dos telefones: 3947-1232 ou 3949-2292 – www.univap.br/posgrau

Aula Inaugural da Faculdade da Terceira Idade
Dr. Marco Antônio Vitti


A coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) convidou o Médico Psiquiatra, Dr. Marco Antônio Vitti, para ministrar a aula inaugural do semestre.
Sob a temática “Aprimoramento Genético do Envelhecimento”, a aula foi realizada dia 8 de agosto, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro.

 

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Taubaté, é Especialista em várias áreas, entre elas, Medicina do Trabalho; Psicoterapia Junguiana; Biologia Molecular e Genética, além de outros cursos na área da Medicina.
Ex-presidente da Associação de Psiquiatria do Vale do Paraíba e da Associação Brasileira de Psicoterapia Junguiana, é também autor dos livros: Destruição e resgate do feminino no homem e na mulher; Jung: O Julgamento Simbólico; A Longa Noite do Suicídio de uma Alma e Pequeno Manual de Funcionamento e Manutenção do Adolescente.

Nova Presidência da FVE Toma Posse

O Conselho Curador da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), em solenidade no Auditório do Parque Tecnológico Univap, no Campus Urbanova, empossou, dia 8 de agosto, o Prof. Dr. Eduardo Bastos e o Prof. Dr. Manoel Otelino, como Presidente e Vice-Presidente da FVE, para a gestão 2016-2020.
Com a presença de autoridades, professores e funcionários da FVE e da Univap, o presidente ressaltou em seu discurso o novo desafio que enfrentará, comprometendo-se a agir com ética, respeito, humanização, dinamismo, objetividade e a potencializar sempre o capital humano da instituição.

Nova gestão da FVE - Prof. Dr.
Eduardo e Prof. Dr. Manoel
 
Vista parcial do Auditório do PqTec
Univap
 
Coquetel

O Prof. Eduardo de Brito Bastos é doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ingressou na FVE em 1998, ministrando aulas nos Colégios, na Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu da Univap. Assumiu a Direção da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo da Universidade em 2007, onde permaneceu até abril de 2016. Foi nomeado, em 2012, Diretor do Parque Tecnológico da Univap e lá permaneceu até o final do primeiro semestre deste ano. Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Graduação na Universidade.
O Prof. Dr. Manoel Otelino é doutor em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira na FVE em 2001, lecionando para os cursos de Graduação da Univap. No início deste ano, ocupou o cargo de gestor da Incubadora Tecnológica da Univap.

História da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

Após o reconhecimento da Faculdade de Direito de São José dos Campos, em 1954, foi fundada, em 18 de junho de 1955, a Associação Valeparaibana de Ensino (AVE), instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo era criar, organizar e manter estabelecimentos de ensino secundário, superior e cursos de extensão. A ideia foi oferecer melhores oportunidades de estudos à população, em especial aos jovens que chegavam à região, acompanhados de suas famílias.
Com o acelerado crescimento do município, outros cursos e especialidades de ensino começaram a ser reclamados pela sociedade e, principalmente, pelas indústrias, que a cada dia se estabeleciam no município. Diante desses fatos e buscando conseguir modos mais rápidos para suprir São José dos Campos dos vários cursos reclamados pela população, em 15 de novembro de 1959 foi criado o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE), para deliberar sobre a criação de estabelecimentos de ensino em todos os seus graus; encampar os cursos já existentes e criar cursos de extensão universitária. Em 24 de agosto de 1963, com o propósito de incentivar também a realização de pesquisas e a investigação científica em prol do desenvolvimento cultural da cidade e do Brasil, conforme expressa manifestação de vontade dos membros conselheiros do IVE, houve por bem instituir, dotar e organizar, com seu próprio cabedal e patrimônio, uma Fundação, a que se deu o nome de Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mais tarde, a mantenedora das Faculdades Integradas e, décadas depois, em 1992, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Meeting Univap para Funcionários

Uma nova equipe de funcionários foi convidada, dia 9 de agosto, a participar de um encontro com o Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap e diretores da Universidade.
Após o encontro no café da tarde, no Gabinete da Reitoria, os funcionários foram convidados a visitar parte das instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D).

Encontro com o Reitor e Diretores
 
Visita ao IP&D

O Meeting Univap para funcionários é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, que tem programado no decorrer do semestre encontros com pessoas de vários setores da Universidade, com objetivo de aproximá-las e estreitar o relacionamento entre elas e com a direção da Universidade.
A ideia de visita aos vários ambientes da Universidade se deu porque muitos não conhecem outros setores da Instituição, a não ser o espaço em que trabalham.
Encontros semelhantes já foram realizados nos dias 14 e 28 de junho, com visitas ao Centro de Estudos da Natureza (CEN) e Observatório de Astronomia e Física Espacial.
Os próximos encontros estão agendados para os dias 11 e 25 de outubro; 8 e 22 de novembro e 13 de dezembro.

Nanobiotecnologia para Cosmética e Farmácia
Seminário no IP&D


 
O pesquisador visitante da Universidade do Minho, Prof. Dr. Arthur M. Cavaco-Paulo, foi convidado pela direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap para ministrar, dia 10 de agosto, um Seminário aos alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sobre “Nanotecnologia para Cosmética e Farmácia”.
A Universidade do Minho está localizada ao Norte de Portugal e possui Campi nas cidades de Braga e Guimarães. Fundada em 1973, a Universidade do Minho é hoje reconhecida pela competência e qualidade dos professores, excelência da investigação científica, ampla oferta de cursos de graduação e pós-graduação e alto nível de interação com outras instituições.
O pesquisador visitante atua na Univap como professor colaborador junto aos Programas Mestrado e de Doutorado em Engenharia Biomédica, sob a responsabilidade do IP&D.

Apresentação de Trabalhos do Pibic-CNPq 2016 ao Comitê Externo

Cerca de 22 alunos bolsistas, contemplados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibic/CNPq) da Univap 2015/2016, apresentaram seus trabalhos de pesquisas ao comitê externo, dia 11 de agosto, na Sala Santander, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e Auditório do Parque Tecnológico Univap, Campus Urbanova.

Abertura do evento
 
Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin
(USP) durante a sua palestra
 
Membros do Comitê Científico Externo

O Pibic-CNPq é voltado aos estudantes de graduação, a fim de estimulá-los no desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais. Visa ainda contribuir na formação acadêmica e profissional dos estudantes, de forma a valorizar a pesquisa científica, por meio da interação com professores e pesquisadores.
Sob a coordenação geral da Profa. Dra. Lúcia Vieira, pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade, foram convidados a compor o Comitê Científico Externo como avaliadores o Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, Docente/Pesquisador da USP (CNPq - Nível 1A) do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais; Prof. Dr. Luís Augusto Rocha, Docente/Pesquisador da Unesp/Bauru (CNPq - Nível 2), Departamento de Física; Prof. Dr. Luís Vicente Franco Oliveira, Docente/Pesquisador da Uninove (CNPq - Nível 1B), Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e a Profa. Dra. Regiane Albertini de Carvalho, Docente/Pesquisadora da Unifesp/São José dos Campos (CNPq - Nível 2), Instituto de Ciência e Tecnologia.

Tatiana - Crescimento urbano na
cidade de Ponta de Pedras, Pará
 
Mateus - Pós-abolição e o processo
de racialização em Paraibuna
 
Vivian - Análise do conteúdo
inorgânico e da morfologia da dentina

A abertura da cerimônia para apresentação dos trabalhos ao Comitê Externo contou com a presença da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univap, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa; do Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Prof. Dr. Leandro Raniero e da Coordenadora do Pibic-CNPq Univap, Profa. Dra. Lúcia Vieira.
O Prof. Dr. André Paulo Tschiptschin, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da USP, integrante do Comitê Externo de Avaliação, foi convidado a ministrar a palestra de abertura sobre o Laboratório de Microscopia: Recursos nas Áreas de Microscopia e Tribologia e Concurso MetMat de Fotomicrografias de Metalurgia e Materiais.

Lei Seca: que papo é esse?

Por iniciativa da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Univap, foi realizada, dia 16 de agosto, no Auditório 2 do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, a palestra “Lei Seca: que papo é esse?”.

Apresentação musical
 
Vista parcial do auditório

A palestra faz parte do Programa “Papo Seguro”, que tem por objetivo levar informações e suscitar o debate com jovens universitários sobre segurança no trânsito e adoção de medidas simples que podem significar a preservação de vida.
Além da troca de ideias, de esclarecer dúvidas e das atrações musicais, os participantes puderam comprovar na prática os efeitos do álcool em simuladores e também verificar que até mesmo um bombom de licor ou um enxaguante bucal fazem diferença em um teste de bafômetro.

Teste do bafômetro
 
A equipe organizadora do evento na Univap

A Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva (Univap), Laiza (Val Du Lion), Giselle Marinho (Assessora de Comunicação da Secretaria de Transportes da Prefeitura), Antônio Siqueira (Educatrânsito), Carvalho (Polícia Rodoviária Federal), Thiago (Educatrânsito) e Daniel Monteiro (Coordenador do Programa Educatrânsito), fizeram parte da equipe organizadora do evento realizado na Univap.
A nova Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, já provocou mudanças de hábitos na população brasileira. Com essa nova legislação, o motorista que for flagrado com nível de álcool acima do permitido (0,1 mg/l de sangue) pagará uma multa de R$ 955, terá o carro apreendido e ainda perderá a habilitação.

Matraca - Evento de Comunicação na USP
Alunos da Univap Marcam Presença


 
A Profa. Esp. Flavia dos Santos Cardoso e alguns alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap participaram, dia 17 de agosto, do Matraca, evento de comunicação na USP, cujo objetivo é aproximar os alunos das empresas e do mercado de trabalho.
O evento é organizado pela Agência de Comunicações Júnior da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com palestras, workshops, bate-papo descontraído com profissionais da área e uma feira de recrutamento e divulgação de vagas.
Participaram do Matraca de 2016 as empresas: Google, Grupo In Press, Rede Globo, Banco Itaú, Buscapé Company, Youcom, Grupo Abril, entre outros.

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa/ECA-USP

Dia do Historiador

A fim de comemorar o Dia do Historiador, celebrado dia 19 de agosto, a coordenadora do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), Profa. Dra. Ana Enedi Prince, convidou os organizadores do livro “Elites Regionais e Escola Pública Primária”, Prof. Mestre Cesar Augusto Eugenio e Prof. Dr. Mauro Castilho Gonçalves, para proferirem uma palestra aos alunos sobre a temática do livro.

A coordenadora do Curso Profa. Ana Enedi
na abertura do evento
 
Vista parcial do público presente

Participaram também das atividades comemorativas os alunos Thiago Santana Ribeiro, do 4º período semestral (2º ano) do curso de História, responsável pelo cerimonial; Ana Paula de Albuquerque (violão) e Jade Rosa Nunes de Morais (voz), do 2º período semestral (1º ano) do curso de Artes Visuais, que fizeram uma apresentação musical.

Os palestrantes Mauro Castilho e
Cesar Augusto
 
As alunas Ana Paula e Jade Morais

As atividades comemorativas aconteceram na mesma data, no Auditório da Faculdade, Bloco 1, no Campus Urbanova, a partir das 19h30.

XL Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira
Participação de Professores e Alunos da Univap


 
Pesquisadores e docentes, junto ao Laboratório de Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, Profa. Dra. Ângela Cristina Krabbe; Prof. Dr. Francisco Carlos Rocha Fernandes; os alunos (Mestres) do Programa de Doutorado, Alexandre José de Oliveira e Silva, Cláudio de Sousa Castro, Fabrícia de Almeida Pereira, Matheus Soares Palhares, Victor Souza Bonfim, Zuleika Auxiliadora da Luz Sodré; e o Mestrando Murilo Martins participaram da XL Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Durante a reunião, realizada de 28 a 31 de agosto, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a equipe da Univap apresentou 14 trabalhos científicos, sendo quatro deles na forma oral e outros dez em formato de painéis, envolvendo pesquisas realizadas nos Programas Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Física e Astronomia, das seguintes áreas: Astrofísica Estelar, Astrofísica Extragalática, Física Solar e Meio Interestelar.
A participação da equipe da Universidade obteve apoio de órgãos de fomento e da própria organização do evento, que valoriza as atividades de pesquisa desenvolvidas na Univap.

Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap de Portas Abertas


Encontro de Iniciação Científica - XX INIC


Bolsa Atleta


Escola de Modalidades Esportivas


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Outubro Rosa (Comemoração) - FCS

1º de outubro
Dia das Crianças − Comemoração no CPS − Bloco 7 − Campus Urbanova − FCS

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
Alunos da Faculdade de Direito Visitam as Instalações do TRT de Campinas

Local: Campinas

26 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas