249ª Edição - Ano IX
Agosto de 2016
         
 

Palestra: Eros e Psiquê: Uma Jornada da Alma

A Psicoterapeuta e Especialista em Psicologia Junguiana, Rosana Spessoto, foi convidada pela coordenadoria da Faculdade da Terceira Idade (FTI) para ministrar aos alunos a palestra “Eros e Psiquê: Uma Jornada da Alma”.
A referida palestra foi proferida dia 16 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, no Campus Centro.

 

Eros e Psiquê é uma das lendas mais bonitas e conhecidas da Mitologia Grega e o objetivo da palestra foi sensibilizar os alunos e fazê-los refletir sobre a jornada da alma. No momento em que o envelhecimento sugere novos caminhos de autoconhecimento, a Psicoterapeuta, utilizando-se de belas imagens repletas de significados, fez reflexões sobre a beleza, o amor e a real conexão dos sentimentos com vida.

“Eros e Psiquê”

Fernando Pessoa
Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
Do além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.
Mas cada um cumpre o Destino −
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora.

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão , e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.

III Festa Junina Univap

Uma parceria estabelecida entre o Diretório Central dos Estudantes (DCE-Univap), Atlética, Pró-Reitoria de Extensão e a Faculdade de Educação e Arte (FEA) possibilitou a realização da III Festa Junina Univap, dia 17 de junho, nos quiosques do Campus Urbanova.

 

A montagem da infraestrutura do evento ficou por conta dos funcionários do Setor de Serviços Gerais da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mantenedora da Universidade, e cada quiosque sob a responsabilidade das comissões de formatura dos cursos, dos D.A’s da FEA, Faculdade de Direito e da Atlética.

 

A comunicação sobre evento nas redes sociais e na Universidade contou com o apoio do Setor de Marketing, da equipe do DCE e de alunos.
Prestigiaram a III Festa Junina Univap, no período da noite, mais de 1.000 pessoas, que saborearam os quitutes preparados pelos alunos da Universidade.

Sumô de Robô
Campeonato de Robótica


 
A Coordenadoria do Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, por intermédio do Prof. Me. Helosman V. Figueiredo, do Prof. Alessandro Correa Mendes, do Prof. Dr. Marcio Muella e dos alunos que atuam junto ao Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos (LRVA), organizou, com apoio da Tarzan - Soluções Eletrônicas, o Campeonato de Robótica “1º Sumô de Robôs”.
Aberto à comunidade, o evento foi realizado dia 20 de junho, na entrada principal da Faculdade, Bloco 10, no Campus Urbanova.
O Campeonato de Robótica tem como objetivo mostrar aos alunos a dificuldade de desenvolver um projeto com diversos requisitos e regras, além de favorecer a experiência de se fazer um trabalho em grupo, agregando conhecimentos na sua formação acadêmica.
Participaram do Campeonato quatro equipes, entre elas: Amp Opressor; ATOM; LRVA Team e Máquina do Mal.
As equipes vencedoras do Campeonato foram:

Máquina do Mal − 1º lugar
Gabriel Soares Cabral
Gabriel Alvarenga
João Pedro Araújo
William Fernandes Rebeque
Amp Opressor − 2º lugar
Fernanda Cavalcante da Silva
João Vitor
Marco Grinet
Pedro Lélis
ATOM − 3º lugar
André Luiz Silva de Oliveira
Marcos Paulo de Oliveira
Jonatas Alves Raimundo
Magno Melo

Aluno do Curso de História Resgata Obras Antigas da Biblioteca da Univap

O aluno Felipe de Brito Silva, 23 anos, do curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA), por frequentar constantemente a Biblioteca da Universidade, resolveu fazer um levantamento de obras antigas e interessantes que fazem parte do acervo da Biblioteca Central, localizada no Campus Urbanova.
A curiosidade e interesse por obras raras acabou por se tornar também o tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Catalogando exemplares na Biblioteca no
Campus Urbanova
 
Felipe mostra a 1ª Edição da obra de Fenelon
(1651-1715)

Em sua pesquisa, trabalhou o conceito “heurística”, uma atividade que consiste em localizar, reunir, classificar fontes e fazer delas seguidas listas, repertórios, inventários e índices remissivos.
Ele contou à equipe do Informativo Diálogo que encontrou na Universidade obras antiguíssimas, datadas de 1608, dentre elas, “XV Discovssvr Les Metamorphoses d’Ovide” e “Le Ivgement de Paris”; “Suite Du Quatriéme Livre de l’Odyssée d’Homereov Las Aventures de Telemaque Fils d’Ulysse” (1699); “Bataille de Preussisch-Eylau”, (1807).
Fazem parte do acervo geral da Biblioteca da Univap, 250.389 exemplares, sendo 3 mil de livros antigos, mas Felipe tomou por base para análise em sua monografia, cerca de 778 exemplares, datados entre 1608 a 1926.
Ex-aluno do Colégio Univap Prof. Antônio Arlindo Teixeira (CTI), Felipe encerra este ano a sua graduação, com o TCC intitulado: “Obras Antigas na Biblioteca Central da Univap − São José dos Campos” − Uma Abordagem Heurística Para a Preservação.

Microscopia 3D − Aplicações e Soluções em Escala Nanométrica

A Bruker do Brasil, em parceria com a Univap, realizaram, dia 23 de junho, na Sala Santander do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap, no Campus Urbanova, o Workshop de Microscopia 3D − Aplicações e Soluções em Escala Nanométrica.

Dr. Lucas, da Bruker
 
Prof. Dr. Leandro Raniero, Diretor do IP&D,
com a Dra. Lúcia e público presente

O evento foi direcionado a pesquisadores e profissionais que utilizam técnicas em microscopia, indústrias automotivas e aeroespaciais.
Participaram como palestrantes do Workshop: Dr. Lucas Sartori e Dr. Tiago Rodrigues (Bruker Nano Surfaces, Brasil); Profa. Dra. Lúcia Vieira e Profa. Dra. Polyana Alves Radi Gonçalves (Univap).

Profa. Dra. Lúcia Vieira
 
Profa. Dra. Polyana Gonçalves
 
Dr. Tiago Rodrigues durante o
workshop prático

Foram abordados temas relativos ao princípio da técnica e modos VXI/P51; Caracterização de superfícies submetidas a ensaios tribológicos; Perfilometria óptica para estudos em metais e em filmes finos e Soluções Bruker para análise de superfícies. Além das palestras, foi realizado um workshop prático utilizando o Microscópio 3D Contour GT-K.

Gravação no Estúdio de Rádio da Univap

 
Alunos da Creche - Obra Social e Assistencial Nossa Senhora Auxiliadora e do 1º ano do Colégio Univap Aquarius, gravaram dia 23 de junho, no Estúdio de Rádio da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, no Campus Urbanova, cantigas folclóricas.
O projeto sob a coordenação das professoras do Ensino Fundamental, Eliana Quirino, Gisele Carmona, Lucia Paiva e Cristiane Marques, busca estimular nos alunos o gosto, apreciação e respeito pela cultura popular e em especial as festividades e comemorações sobre o folclore brasileiro.
O Projeto “Folclorando, Cantando e Encantando” insere as crianças no universo do folclore por meio de cantigas gravadas em um CD, de modo que eles passam a conhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural brasileira, além de desenvolver a criatividade, a imaginação e gosto pela leitura.

Visita ao Aterro Sanitário de São José dos Campos
Faculdade da Terceira Idade


 
Alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap realizaram, no dia 24 de junho, uma visita pedagógica ao Aterro Sanitário de São José dos Campos. Proposta pela Professora Tayra Godoi, que ministra aulas sobre Meio Ambiente e Qualidade de Vida, a visita consistiu em demonstrar aos alunos o destino final dos resíduos sólidos que são descartados nas residências.
Além da visita, foram realizadas aulas expositivas, oficinas e dinâmicas, que tiveram como objetivo principal promover maior participação crítica na questão socioambiental local e global.
De acordo com a professora, alguns dos assuntos discutidos foram: segurança alimentar, agricultura orgânica, relações ecológicas, compostagem doméstica, entre outros, que serviram não somente para a reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente, mas também para a quebra de paradigmas e inserção de novos hábitos na rotina de cada um.

História da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

 
Após o reconhecimento da Faculdade de Direito de São José dos Campos, em 1954, foi fundada, em 18 de junho de 1955, a Associação Valeparaibana de Ensino (AVE), instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo era criar, organizar e manter estabelecimentos de ensino secundário, superior e cursos de extensão. A ideia foi oferecer melhores oportunidades de estudos à população, em especial aos jovens que chegavam à região, acompanhados de suas famílias.
Com o acelerado crescimento do município, outros cursos e especialidades de ensino começaram a ser reclamados pela sociedade e, principalmente, pelas indústrias, que a cada dia se estabeleciam no município. Diante desses fatos e buscando conseguir modos mais rápidos para suprir São José dos Campos dos vários cursos reclamados pela população, em 15 de novembro de 1959, foi criado o Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE) para deliberar sobre a criação de estabelecimentos de ensino em todos os seus graus; encampar os cursos já existentes e criar cursos de extensão universitária. Em 24 de agosto de 1963, com o propósito de incentivar também a realização de pesquisas e a investigação científica em prol do desenvolvimento cultural da cidade e do Brasil, conforme expressa manifestação de vontade dos membros conselheiros do IVE, houve por bem instituir, dotar e organizar, com seu próprio cabedal e patrimônio, uma Fundação, a que se deu o nome de Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), mais tarde, a mantenedora da Faculdades Integradas e, décadas depois, em 1992, a Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

 
 

Centro de História e Memória Univap

O Centro de História e Memória Univap (CEHVAP) mantém em seu acervo diversos documentos referentes à criação da Associação Valeparaibana de Ensino, assim como do Instituto Valeparaibano de Ensino (IVE) e da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE).

Faculdade da Terceira Idade
Formatura e Show de Encerramento


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, no encerramento das atividades do semestre, realizou em junho dois eventos comemorativos: no dia 27, a cerimônia de formatura e, no dia 30, um Show Beneficente.

 
 

No dia 27, a cerimônia celebrou a formatura dos alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac), abrilhantada com a apresentação do Coral Viva Voz da FTI, sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza. Na cerimônia de formatura, os alunos convidaram Ralf Stanley como Paraninfo da Turma, e Mônica Mergen Mohor como Patronesse. Compuseram a mesa para a entrega dos certificados: Mônica Mergen Mohor; Ralf Stanley; Carolina Godoy; a Coordenadora Pedagógica da FTI, Profa. Mestra Débora Guedes; a Assistente Social Jaqueline Mergen e a estagiária Amanda Cerquearo.
No dia 30, ocorreu o show beneficente “Elis e Tom”, em prol da Obra Social e Assistencial Magnificat.
Prestigiaram os dois eventos, realizados no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, aproximadamente 500 pessoas, entre familiares, amigos e convidados.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida e em São José dos Campos, no prédio da Faculdade de Direito, Campus Centro.

CEBAS Saúde − Novidade para Certificação

 
A Univap foi a sede do Seminário “CEBAS Saúde − Novidades para Certificação”, realizado dia 28 de junho, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.
O evento, organizado pela Audisa Consultores em parceria com a Universidade, tratou da questão sobre a publicação da Portaria 834/16 − Ministério da Saúde, que alterou a regulamentação referente à manutenção/obtenção do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS).
De forma prática, o conteúdo do Seminário apresentou as principais novidades trazidas pela referida Portaria, visando uma prestação de contas segura e definições sobre as ações de promoção da saúde voltadas para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas, entre outros assuntos relativos à saúde.

39º Edição da Revista Univap
Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos


 
O Volume 22 da 39ª edição da Revista Univap já está disponível no site da Universidade para consulta, por intermédio do endereço eletrônico: http://revista.univap.br.
A Revista Univap, atualmente sob a coordenação geral da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, é uma publicação semestral que começou a ser editada no formato on-line, a partir da 29ª Edição.
O objetivo da Revista é divulgar pesquisas e estudos cumprindo a tríplice missão da Universidade: proporcionar o ensino, a pesquisa e a extensão de modo indissociável.
A publicação apresenta tanto os artigos que foram submetidos à revista, quanto aqueles apresentados e premiados no IV Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba (IV SimFast), realizado de 11 a 13 de maio de 2016, nas instalações do Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap, no Campus Urbanova. Os artigos exemplificam a pluralidade de concepções e abordagens teóricas envolvendo temas relacionados às Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra e às Ciências Humanas.
A publicação incentiva a realização de pesquisas e procura o envolvimento de professores e alunos nas áreas das ciências e em temas de interesse social, educacional, científico ou tecnológico. Aceita artigos originais, não publicados anteriormente, de seus docentes, discentes, bem como de autores da comunidade científica nacional e internacional.
Na Revista Univap são publicados, além de artigos, notas científicas, relatos de pesquisa, estudos teóricos, relatos de experiência profissional, revisões de literatura, resenhas, nas diversas áreas do conhecimento científico, sempre a critério de sua Comissão Editorial e de acordo com o formato dos artigos publicados.
A Pró-Reitoria, responsável pela Revista Univap, formalizou, em dezembro de 2014, um acordo entre a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), CrossRef e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a fim de facilitar o processo para depósito de DOIs (Digital Object Identifier) da produção científica das instituições brasileiras, sejam associadas ou não à ABEC.
A vantagem é que essa ação facilita e enriquece pesquisas, porque há milhões de itens à disposição com a respectiva referência, o que dá credibilidade ao arquivo e reduz a preocupação com a segurança de arquivos digitais na internet. Também protege o autor, já que todo o processo se dá por meio de um identificador único. Cada obra registrada recebe um número de registro.
O DOI é a certeza de que o artigo científico foi publicado eletronicamente em um periódico. No Brasil, a Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) utiliza o DOI como uma forma de certificação digital das produções bibliográficas registradas pelos pesquisadores em seus Currículos Lattes.
A Revista Univap possui indexação nas bases: DOAJ, LATINDEX, DRJI, REDIB, GEODADOS, SUMÁRIOS.ORG, DIADORIM e SEER-IBICT.

Revista Univap - Divulgação de Artigos Científicos, Pesquisas e Estudos
V. 22 - Nº 39 (2016): Revista Univap Online/ISSN 2237-1753

http://revista.univap.br

Informações: (12) 3947-1237
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa

Resultado do Edital 2016 do Programa Santander Bolsas Ibero-Americanas

A FVE/Univap renovou com o Banco Santander o convênio do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação Santander Universidades 2016, com objetivo de contribuir na qualidade da formação dos alunos de graduação das instituições de ensino participantes, por intermédio de intercâmbio entre as instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, porto-riquenhas e uruguaias.

A assinatura do contrato no Gabinete do
Reitor
 
As alunas contempladas com a Bolsa de
Estudo, Ana Clara, Janicy, Jacqueline e Sara

Foram concedidas à FVE/Univap cinco bolsas-auxílio aos alunos de graduação, que depois de um rigoroso processo de seleção interno contemplou os seguintes alunos: Janicy Arantes Carvalho (Engenharia Química); Shaine Silva Maciel (Nutrição); Jacqueline Komatzy Huayanca (Engenharia Civil); Ana Clara Figueira Lopes Caçado (Engenharia Biomédica) e Sara Carolina Noce Bortoncello (História).
A bolsa do Programa tem valor equivalente a 3.000 mil euros por aluno, e deverá ser utilizada como bolsa-auxílio para cobrir custos com transporte, hospedagem e alimentação, já que o curso deve ser concedido como resultado de um acordo estabelecido entre a universidade de origem e a de destino. As bolsas de estudos devem ser usufruídas durante o período de até um semestre pelos estudantes de graduação selecionados dentro da universidade parceira do Programa.
Os alunos contemplados com a Bolsa Santander foram convidados, no dia 30 de junho, pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Dra. Sandra Costa, para assinar o contrato de aceite. O encontro foi realizado no Gabinete da Reitoria, ocasião em que receberam orientações e algumas dicas da aluna Nathanne Cristina Vilela Rost, do Curso de Engenharia Química da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), que esteve na Universidade do Porto, em Portugal, em 2015 e também do Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo, que aproveitou a oportunidade para desejar boa sorte aos alunos, ressaltando a importância de participar do referido Programa e de representar a Univap no exterior como embaixadores da universidade.

Conferência Municipal de São José dos Campos

 
O Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian, coordenador do Programa de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional da Univap, ministrou a palestra magna na Conferência Municipal de São José dos Campos, realizada nos dias 1° e 2 de julho, no Centro de Formação do Educador.
O objetivo do evento foi reunir entidades representativas de segmentos da sociedade para tratar temas importantes para o desenvolvimento urbano do munícipio, uma fase preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.
Sob tema “Função social da cidade e da propriedade” e o lema “Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas”, a Conferência buscou discutir as questões do desenvolvimento urbano, como habitação, mobilidade, participação social, regularização fundiária e saneamento, de forma integrada. Além disso, elegeu os delegados para a Conferência Estadual das Cidades Paulistas e listou as propostas para as políticas municipais, regionais, estaduais e federais de planejamento urbano e habitação.
O Prof. Reschilian, da Univap, que também é membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São José dos Campos e coordena o Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba/Univap, ministrou a palestra “Cidades inclusivas e participativas: limites e perspectivas no Brasil contemporâneo”.
Outras palestras também fizeram parte da programação, entre elas, “Estratégias Urbanas e Inteligência Territorial: Visão de Futuro e Instrumentos Urbanísticos”, com o Prof. Dr. Elvis Vieira; “Regularização fundiária e política de habitação de interesse social”, com o Prof. Dr. Tomas Moreira e “Os Desafios do Plano Diretor e a Participação Popular na Construção de Territórios”, com o Geógrafo Marcelo Candido.

International Symposium and Workshop on Astrochemistry

O pesquisador do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Univap, Prof. Dr. Sergio Pilling, presidiu a organização do Congresso Internacional de Astroquímica, realizado de 3 a 8 de julho, no Hotel Fazenda Solar das Andorinhas, em Campinas, interior de São Paulo.

 
 

O International Symposium and Workshop on Astrochemistry (ISWA), pioneiro nessa temática no País, contou com a presença de cerca de 80 participantes de 15 países. No evento, foram apresentadas nove conferências plenárias, 40 talks e 25 pôsteres. O evento reuniu especialistas nas áreas de astroquímica experimental e observacional e também nas áreas de modelagem e astroquímica teórica.
O Congresso obteve apoio da Fapesp, da Univap, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, do Laboratório Nacional de Luz Sincroton (LNLS), do Hotel Fazenda Solar das Andorinhas e da Empresa de Produtos Científicos Thorlabs.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o LNLS e o sítio de construção da nova fonte de luz sincrotron (SIRIUS). Muitas pesquisas na área de astroquímica são realizadas utilizando a radiação sincrotron, e essa visita, além de divulgar os projetos de grande porte da ciência brasileira, também serviu para disparar ideias de projetos futuros utilizando esses laboratórios.
A Astroquímica estuda a formação, destruição e abundância de moléculas em ambientes extraterrestres (nuvens moleculares, regiões de nascimento estelar, nebulosas planetárias, discos protoplanetários, atmosferas planetárias, cometas etc) e a química orgânica pré-biótica, que busca compreender a origem da vida na Terra. Essa linha de pesquisa é uma das disponíveis no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da Univap.

Fibria doa ao Centro de Estudos da Natureza da Univap Coleção de Insetos

 
A empresa Fibria Celulose S/A, localizada em Jacareí, e parceira da Univap em diversos projetos, concedeu, a título de doação ao Centro de Estudos da Natureza (CEN) que agrega o Serpentário, o Borboletário, o Viveiro de Plantas Medicinais e o Museu Pedagógico do Meio Ambiente, a doação de uma coleção de insetos, que fará parte do acervo e ficará à mostra dos visitantes.
De acordo com a Profa. Dra. Nádia de Campos Velho, Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Artes (FEA), a doação muito irá contribuir com as atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa da área, além de enriquecer o acervo da Universidade, que recebe durante o ano alunos de escolas públicas e particulares de São José dos Campos e cidades vizinhas.

Encontro de Iniciação Científica - XX INIC


TV Morfosis


Bolsas de Estudos - Fórmula Santander


MBA em Gestão da Saúde


Pós-Graduação Univap


Céu Sem Limites


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
53º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista − FCS

31 de agosto
Aula com Dra. Beatriz Afonso Pascoal Queiroz − Juíza Titular da Vara do Júri e Execuções Criminais de São José dos Campos

Local: Faculdade de Direito

Horário: Período da manhã

(Atividade direcionada aos alunos da Faculdade de Direito)

10 de setembro
Mutirão de Audiência de Conciliação

Faculdade de Direito e Procon

Local: Núcleo de Prática Jurídica – Jardim Aquarius

(Colégios Univap – Unidade Aquarius)

Horário: 14h

12 de setembro
Alunos da Faculdade de Direito Participam como Ouvintes de uma Audiência do Tribunal do Júri em São José dos Campos

Local: Fórum de São José dos Campos

Horário: 10h

15 de setembro
TV Morfosis

Local: Bloco 5

Horário: 19h

15 e 16 de setembro
Outubro Rosa (Comemoração) - FCS

1º de outubro
Dia das Crianças − Comemoração no CPS − Bloco 7 − Campus Urbanova − FCS

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
Alunos da Faculdade de Direito Visitam as Instalações do TRT de Campinas

Local: Campinas

26 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas