248ª Edição - Ano IX
Agosto de 2016
         
 

XII Campeonato Interno de Educação Física
Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi


Alunos do curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram do XII Campeonato Interno de Educação Física (Cief) “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado no Campus Urbanova, entre os dias 20 e 25 de maio.
O nome dado ao Cief pela diretoria da Faculdade é uma justa homenagem prestada ao ex-coordenador do curso, idealizador do campeonato, falecido em 8 de março de 2014.

Abertura
 
Equipe feminina campeã
 
Equipe masculina campeã

Além das competições entre os alunos em diversas modalidades esportivas, o Cief objetiva ampliar o conhecimento dos estudantes na organização de competições, eventos esportivos e no bom desempenho em arbitragem.
O Cief “Prof. Osvaldo Enrique Cimaschi”, realizado uma vez por ano, ocorre sempre no primeiro semestre e envolve competições nas modalidades de Basquete, Vôlei, Natação, Atletismo, Handebol, Futsal e Futebol.
A cerimônia para a entrega das medalhas e dos troféus às equipes vencedoras foi realizada no dia 1º de junho, em um dos auditórios do prédio (Bloco 3) do curso de Educação Física, nos períodos da manhã, às 10h, e à noite, às 21h.

Equipes Vencedoras:

Período Noturno - Equipes Femininas
Modalidade Classificação Período Semestral/Turma Classificação
Período Semestral/Turma
Voleibol 7º - A Manhã
Basquete 7º - A 3º - A
Handebol 7º - A Manhã
Futsal Manhã 3º - A
 
Equipe Campeã na Contagem Geral de Pontos em Todas as Modalidades
Turma A - 7º Período Semestral - Noturno

Período Noturno - Equipes Masculinas
Modalidade Classificação Período Semestral/Turma Classificação
Período Semestral/Turma
Voleibol 5º - A 3º - A
Basquete 3º - A Manhã
Handebol 7º - A 5º - A
Futsal 5º - A 7º - A
 
Equipe Campeã na Contagem Geral de Pontos em Todas as Modalidades
Turma A - 5º Período Semestral - Noturno


Seminário de Física e Astronomia com Pesquisador Italiano

 
Em continuidade aos trabalhos desenvolvidos no decorrer do semestre e organizados pelas Coordenadorias dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Física e Astronomia do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, foi realizado, dia 20 de maio, o Seminário “Comparação entre IRI e medicações preliminares da sonda de Langmuir Swarm durante o período de tempestade de St. Patrick”, ministrado pelo pesquisador Michael Pezzopane, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) de Roma/Itália.
O INGV é a maior instituição européia na área da geofísica e vulcanologia e tem como objetivo principal monitorar fenômenos geofísicos no planeta.
Os Seminários realizados no IP&D são destinados aos alunos dos Programas de Mestrado e Doutorado, entretanto abertos para estudantes de graduação da Universidade, bem como a pessoas da comunidade que participam como ouvintes.
Atualmente, a Univap oferece seis Programas de Mestrado (Bioengenharia; Ciências Biológicas; Engenharia Biomédica; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional e Processamento de Materiais e Catálise) e três Programas de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia e Planejamento Urbano e Regional).
O IP&D, criado em 1996, é o órgão responsável pelas pesquisas realizadas na Universidade. Localizado no Campus Urbanova, conta atualmente com mais de 40 laboratórios, instalados em dois prédios, onde atuam 32 grupos de pesquisas, sendo 20 deles cadastrados no CNPq. Possui ainda diversas salas de aula, biblioteca e auditório com 110 lugares. As atividades de pesquisas, em sua maioria, estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores são colaboradores de outras instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e internacionais, e divulgam os resultados de seus trabalhos em veículos reconhecidos pela comunidade científica (Revistas Indexadas ou Especializadas).

8° Festival de Arroz de Tremembé

 
A Univap foi representada, durante a realização do 8° Festival de Arroz de Tremembé, por alunos e professores dos cursos de Gastronomia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) e de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), dias 21 e 22 de maio.
Foram ministrados ao público presente workshops por professores da Universidade: Profª. Mestra Cláudia Maria de Moraes Santos e Prof. Esp. Rafael Cunha Ferro (Gastronomia); Profª. Dra. Viviane Soccio Monteiro Henrique (Nutrição), com a participação dos alunos do curso de Gastronomia.
Os alunos da Universidade elaboraram nos dois dias de evento receitas ao público presente, explicando passo a passo a maneira de desenvolvê-las.
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia forma profissionais especializados, criativos e empreendedores. O estudante adquire conhecimentos diversificados nos aspectos culturais, econômicos e sociais para promover e difundir a qualidade da gastronomia brasileira e internacional.
A Univap disponibiliza espaços adequados e laboratórios equipados para o desenvolvimento do aprendizado teórico e prático, que integram o ensino à pesquisa.
O curso é oferecido no período noturno e tem a duração de dois anos, com aulas presenciais. Após a formação, o graduado estará capacitado a assumir funções operacionais e de coordenação nas diferentes fases da produção em serviços de alimentação, além de possuir visão integrada do mercado gastronômico em suas várias segmentações.

Alunos da E. E Ilza Irma Moeller Coppio
Visitam o Campus Urbanova da Univap


Alunos do 1° ao 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Ilza Irma Moeller Coppio, acompanhados pelas professoras Cristiane C. Passos e Ivanilda B. da Silva Vanelli, visitaram, dia 24 de maio, as instalações do Campus Urbanova da Univap.

Recepção aos visitantes
 
Visita ao Museu Pedagógico do CEN
 
Várias espécies de insetos e pássaros
fazem parte do acerco do Museu

Os quarenta e cinco alunos e as duas professoras foram recepcionados pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão, que acompanhou os estudantes em visita ao Centro de Estudos da Natureza da Faculdade de Educação e Artes (FEA), onde tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Pedagógico e os diversos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do Curso de Ciências Biológicas; em seguida, dirigiram-se à Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU), onde assistiram ao vídeo institucional da Universidade e da Faculdade e conheceram pelo menos dois laboratórios; depois estiveram na Faculdade de Ciências da Saúde (FCS); TV Univap; Curso de Educação Física da FEA. Por falta de tempo hábil, não conseguiram conhecer as instalações da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).
A recepção às Escolas que visitam a Univap está sob a responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão, que estabelece o roteiro de acordo com as áreas de interesse dos alunos.
A fim de melhor coordenar os trabalhos realizados dentro da Universidade e dar a devida atenção aos visitantes, a Pró-Reitoria, em comum acordo com os Diretores das diferentes Faculdades, definiu que as visitas de Escolas/Colégios sejam sempre agendadas às terças-feiras, nos períodos da manhã ou tarde.

Para agendar uma visita na Universidade entre em contato (12) 3947-1080

Palestra na Faculdade da Terceira Idade
Idoso Presente Construindo o Futuro


Em continuidade às atividades propostas pela Faculdade da Terceira Idade da Univap, a Coordenadora Pedagógica do Curso, Profa. Mestra Débora Guedes, convidou o filósofo, jornalista e apresentador de TV, Carlos Abranches, para ministrar, no dia 24 de maio, a palestra: “Idoso Presente Construindo o Futuro”.

 

A palestra foi ministrada no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, a partir das 14h, e contou com a presença de alunos e pessoas da comunidade.

Feijoada na Serra

Alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, sob a orientação da Profa. Mestra Claudia Maria de Moraes Santos prepararam e serviram, dia 28 de maio, no Campus Platanus, em Campos do Jordão, uma “Feijoada Completa”.

 

A Feijoada foi destinada aos funcionários da FVE/Univap, familiares e convidados, que permaneceram como hóspedes do Campus Platanus, durante o feriado de Corpus Christi, de 26 a 28 de maio.
A iniciativa partiu do Setor de Cessão de Espaços da FVE, com intuito de estimular os funcionários a conhecerem mais uma das Unidades da Instituição e ao mesmo tempo desfrutar das belezas do local e da Serra da Mantiqueira.

 

A feijoada (opcional) servida aos hóspedes no Campus Platanus, em Campos do Jordão, foi o primeiro evento de muitos outros que serão realizados no decorrer do ano, entre eles, o Café da Manhã, preparado e servido no Dia dos Namorados (12 de junho).

Para saber mais, entre em contato pelo telefone (12) 3947-1023.

Discussões na Univap sobre Planejamento Urbano da Região Metropolitana

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap, que integra o Coletivo Metropolitano, junto com o Programa Espaço e Sociedade do Inpe e a Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, realizaram, dia 30 de maio, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Seminário: A experiência de construção Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) nas Regiões Metropolitanas.

Recepção aos participantes
 
Mesa de abertura dos trabalhos

Fizeram parte na abertura do evento (foto): Toninho Colucci, Prefeito de Ilhabela e Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte; José Celso Bueno, Diretor Técnico da Agemvale; o Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian, Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap; Antônio Miguel Vieira Monteiro, Professor, Pesquisador e Coordenador do Programa Espaço e Sociedade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Foram discutidas temáticas sobre a reestruturação da governança metropolitana brasileira no Século XXI; a governança interfederativa e o Estatuto da Metrópole e a experiência em andamento na Região Metropolitana de São Paulo.

Dr. Jeroen Klink
 
Vista parcial do público presente

Além dos professores-pesquisadores da Universidade e do Inpe, participou também do Seminário o Prof. Dr. Jeroen Klink, da Universidade Federal do ABC, que compartilhou sua experiência junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
A realização desse Seminário na Univap atende aos requisitos do Estatuto da Metrópole, que estabeleceu por meio de Lei Federal (nº 13.089/2015) o prazo de três anos para a elaboração do PDUI. Trata-se de um Plano Diretor voltado para o conjunto dos municípios da Região Metropolitana, que irá definir as normas para o planejamento e gestão das regiões metropolitanas e aglomerações do país.

Alunos da EE Ilza Irma Participam do Workshop Saúde

 
 

Por solicitação da Profª. Cecília Dória, da Escola Estadual Profª. Ilza Irma Moeller Coppio, a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) organizou, dia 31 de maio, das 13h às 16h, o Workshop Saúde, no Campus Urbanova.

 

Participaram das atividades aproximadamente 46 alunos, entre 15 e 16 anos, que além de conhecerem parte das instalações da Faculdade, que oferece os cursos de Biomedicina, Estética, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Serviço Social, assistiram a mini palestras sobre cada um dos cursos oferecidos e participaram de oficinas nas diversas áreas do conhecimento na área da saúde.

Celebrando o “Dia do Geógrafo”

 
A Coordenadoria do Curso de Geografia da Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Univap, a fim de comemorar o Dia do Geógrafo, convidou a Profª. Dra. Silvia Midori Saito, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), Núcleo vinculado à Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para proferir palestra aos alunos, no dia 30 de maio.
A palestra foi realizada no Auditório do prédio da Faculdade (Bloco 1) e versou sobre os diversos campos de atuação do profissional da área.
No Brasil, a data oficial de comemoração pelo Dia do Geógrafo é 29 de maio. O profissional graduado nessa área é responsável por estudar e analisar a lógica de produção e transformação do espaço humanizado e a interação entre natureza e sociedade.

Palestrante da Universidad de Atioquia Ministra Palestra no IP&D

 
Alunos e professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Física e Astronomia da Univap assistiram, dia 1 de junho, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), a uma palestra ministrada pelo pesquisador Luis Fernando Quiroga Peláez, da Universidad de Antioquia, Medllín, Colômbia, intitulada: Models of the Interstellar medium in hydrodynamical simualtions of galaxies.
A palestra faz parte de uma série de atividades acadêmicas definidas pelos Programas de Mestrado e de Doutorado em Física e Astronomia e são realizadas no decorrer de todo ano letivo.

Vivência Ambiental Univap

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente (de 30 de maio a 5 de junho), a Univap, em parceria com o Corredor Ecológico e a Cia do Rafting e Fibria, realizou, no dia 2 de junho, o evento: ‘Vivência Ambiental Univap’.

Borboletário
 
Museu Pedagógico
 
Exposição de Fotografias da Área
Recuperada

As atividades foram concentradas no Centro de Estudos da Natureza (CEN), que permitiu aos estudantes a oportunidade de ter contato com a fauna e a flora. Os alunos do curso de Ciências Biológicas, junto aos professores, foram os responsáveis por atender os visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Pedagógico do Meio Ambiente, o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais. Participaram também de um passeio às antigas cavas de areia, cujas margens estão sendo recuperadas por intermédio do plantio de mudas de árvores nativas.

Tecnologias Ambientais
 
Passeio às Antigas Cavas de Areia

A apresentação de Tecnologias Ambientais e Fotos foram expostas nas instalações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (FEAU). No local, funcionários da Fibria e monitores apresentaram o funcionamento de Minhocário (alternativa inteligente de compostagem doméstica que reduz a quantidade de material orgânico); Cisterna de Bombona (Armazenamento e reutilização de água pluvial); Fossa Bioséptica (Tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e desenvolvida pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) e Sistema Jartest (visualização do tratamento de água).

Serpentário
 
Próximo ao Viveiro de Plantas Medicinais um
espaço para lanchar

Participaram do evento mais de 700 alunos de Escolas Públicas e Particulares de São José dos Campos, do ensino infantil, fundamental e médio, acompanhados por seus professores.

1° Circuito de Moda da Univap
A Moda Sem Filtros


 
A Coordenadoria do Curso de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac), juntamente com os alunos do 5º período semestral (3º ano), organizaram,dias 6 e 7 de junho, das 19h às 22h, a realização da 1ª edição do Circuito de Moda Univap.
Sob a temática “Moda Sem Filtros”, o evento gratuito e aberto ao público reuniu, no Auditório da Biblioteca Central (Bloco 5), profissionais de comunicação, marketing, moda, modelos, professores e estudantes para discutir estereótipos, mercado de trabalho, tabus da moda no Vale do Paraíba, consumo consciente e varejo.
Prestigiaram o evento o gerente de Marketing do Vale Sul Shopping, Robson MikioFuruzawa; as empresárias e produtoras de moda da Agência Fox Model, Hanna Kassyana Souza e Kátia André França; a escritora e professora de moda, Dinamara Garcia Rodrigues; o gerente comercial da Fox Model, Abraão Emanoel Santos; a idealizadora da empresa Tekoha Brasil Camisetas Ecológicas, Cleide Machado Bleck; o alfaiate Felipe Inácio Cava; a sócia diretora de criação e marketing da empresa MaChérie, Laís Picolini; a Head Booker da Fox Model, Thaís Carvalho Rangel; a blogueira de moda e estilista, Débora Fernandes; a proprietária da Imperatriz Lingerie, Patrícia Cristiano e a modelo Laís Roberta.

Cultura na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação

Alunos e professores dos cursos de Administração, Comunicação Social em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Design de Moda e de Graduação Tecnológica em Gastronomia organizaram, dia 8 de junho, nas instalações do salão de festas da Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, o evento “Cultura Fcsac 2016”.
Sob a temática “Representa”, o evento envolveu a realização de exposições de arte urbana, música, fotografia e dança de rua.

 
 

Fizeram também parte da programação a final do 2º concurso de criação de receitas do Curso de Gastronomia, a 7ª Mostra de Vídeo 1 Minuto e a 2ª Edição do Som Univap, com participação integral dos alunos com habilidades para música. Como nos anos anteriores e de forma descontraída, a Comissão Organizadora da 7ª Mostra de Vídeo 1 Minuto concedeu prêmios aos três melhores vídeos apresentados e também ao pior deles.
Novos colaboradores também marcaram presença no evento, como a FoodBike La Douce Gourmet, o FoodTruckTripBurger e a marca de roupas Owl Underground Clothing, que fez uma exposição de suas peças aos alunos.

 

Ainda no dia 8, aconteceu a final do 2° Concurso de Criação de Receitas, realizado pelo curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, da Faculdade de Ciências Aplicadas e Comunicação da Univap, que começou às 19h no prédio da Faculdade das Ciências da Saúde. O concurso, que ocorreu juntamente com o Cultura FCSAC, seguiu o formato semelhante ao programa “Master Chef”, fazendo com que os alunos criassem receitas com ingredientes surpresas. Com o objetivo de incentivar a criatividade e trabalho em equipe dos alunos da graduação, a final do concurso contou com 16 alunos, isto é, 8 duplas. Para avaliar os trabalhos, um júri técnico formado por representantes do restaurante Basbaresco, Café no Bule e Empório Zest examinaram as receitas.

 
 

A prova aconteceu na cozinha pedagógica da universidade. Os participantes receberam uma cesta surpresa com uma seleção de alimentos e temperos para o preparo da receita, porém todos tiveram como ingrediente-chave o arroz. Cada dupla teve o prazo de uma hora e meia para elaboração do prato. O concurso foi patrocinado pelo Arroz Ruzene, uma linha especial produzida na região do Vale do Paraíba, e a dupla vencedora dessa edição foram as alunas Thayná Yuri Negri de Sá Fukunishi e Stephanie Isabela Santana Toledo, do primeiro semestre de gastronomia. As alunas Rosangela da Silva Gusmão e Juliana Maria Macias Nunes da Trindade ficaram em segundo lugar e em terceiro as alunas Ana Paula Corrente Marques e Roberta Oliveira Santana.
A indústria da moda também teve lugar no evento com mais uma edição do “Circuito de Moda Univap”, que faz parte da disciplina dos alunos do terceiro ano do curso e abriu a semana de atividadesentre os dias 6 e 7 de junho, das 19h às 22h, com programações no Auditório da Reitoria e no Bloco 2. O tema abordado nessa edição foi denominado de “Moda sem Filtros”. As palestras foram ministradas visando temáticas e debates propostos pelos estudantes.

Mostra de Dança 2016
Curso de Educação Física


Alunos do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram, dia 12 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Centro, da Mostra de Dança 2016.

 
 

A apresentação é resultado das aulas teóricas e práticas da disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas, que oferece noções básicas e apresenta a diversidade da dança. O ingresso para assistir à Mostra de Dança foi a doação de um litro de leite. No total foram arrecadados 350 litros, entregues à Casa Acolhida, em São José dos Campos.

Meeting Univap para Funcionários

A Reitoria, com objetivo de estreitar o relacionamento com os funcionários da Universidade, iniciou em 2016, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, encontros com o Reitor e visitas às instalações da Univap no Campus Urbanova. Os dois primeiros encontros foram realizados dias 14 e 28 de junho. Os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer o Observatório de Astronomia e Física Espacial e o Centro de Estudos da Natureza, que agrega o Serpentário, o Borboletário e o Viveiro de Plantas Medicinais.

 

Os encontros são agendados (se possível) de quinze em quinze dias e todos os funcionários da Instituição são convidados a participar.

Posse dos Membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (D.A's) das Faculdades

Em cerimônia realizada dia 6 de junho, no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, membros da chapa “Direito em Movimento” tomaram posse. Já no dia 22, a Chapa Unifica, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos Diretórios Acadêmicos das Faculdades de: Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau); Educação e Artes (FEA); Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac); Ciências da Saúde (FCS) e Atlética, tomaram posse em uma cerimônia organizada no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova.

D.A Faculdade de Direito
 
DCE e D.A's do Campus Urbanova e Atlética


Membros do DCE e dos D.A’s permanecem em seus cargos pelo período de um (1) ano − Gestão 2016/2017.

Diretório Central dos Estudantes – Chapa Vencedora: Unifica
Ainara Cristina Manrique de Almeida Lima Presidente
André Henrique Correia Pereira Vice – Presidente
Matheus Sant’ana Gomes Secretário Geral
Nicoli Abramo Ricci 1° Secretária
Beatriz Ferreira de Carvalho 2° Secretária
Shaine Silva Maciel 1° Tesoureiro
João Vitor Sobreira Salgado 2° Tesoureiro
Carolina Ramos de Souza Diretora Campus Castejon
Bruna Costa Cioffi Diretora Campus Urbanova
Igor de Morais da Silva Diretor Campus Platanus
Luis Guilherme Oliveira Carvalho Diretor Jurídico
Scárlat Ciola Russi Rodrigues Diretora de Comunicação
Mariana Muçouçah Porto Diretora de Assistência Estudantil
Gabriel Ruiz Fonseca Costa Diretor de Eventos
Sabrina Aparecida de Almeida Diretora de Esportes
Ana Cláudia Carvalho Cabral Diretora Social
Letícia Corrêa Fontana Diretora de Pós­-Graduação
Leticia Maria  
Ana Carolina Barreto  
Joyce Espanhol  
Giulia Lazari  
Rodrigo Rocha  

Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito (D.A 2 de Janeiro)
André Luis Pereira Presidente (Coordenador Geral)
Lucan Vinícius Viana Branquinho Vice-Presidente
Roniel Junio Catussatto e Letícia Monteiro Ferraz Tesouraria
Gabrielle de Mattos e Bruna Tominaga da Silva Secretária Geral
Laryson Alves de Campos e Julia Moura Ferreira Moreira Coordenação Organizacional
Joel Francisco Pires Coordenação de Benemerência
Alan Duarte Villas Boas e Rafael Martineli Coordenação Política
Gabriel Mateus de Carvalho e Mainara da Silva Barbosa Coordenação de Comunicação
Matheus Henrique Pereira e Gustavo Natalio de Souza Coordenação Jurídica
Lucas da Cunha de Oliveira e Amanda Oliveira do Nascimento Coordenação de Extensão
Ana Carla dos Santos Souza Comissão de Apoio ao Acadêmico

Diretório Acadêmico – Faculdade de Ciências da Saúde
Anna Carolina Dentello Rondina Nascimento Presidente
Bianca Silveira Signorini Verdi Vice­ - Presidente
Alaíne Franciele da Silva Secretária Geral
Paulo José Martins Vilas Boas Tesoureiro
Natacha Stephanie de Oliveira Santos Vice Tesoureira
Carolina de Araújo Vargas Diretora de Assuntos Institucionais
Gabriela Rovaron Rodrigues Vice-Diretora de Assuntos Institucionais
Caroline do Rosário Siqueira Diretora de Esportes
Nathalia Morais Claro Vice-Diretora de Eventos
Evandro Henrique Pintor Polisel Diretor de Eventos
Laura de Almeida Aquino Diretora de Comunicação
Sergio Murilo Hardt Marques Vice-Diretor de Comunicação

Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação
Rebeca Mutti Miscow Ferreira
Ana Gabriela Abrão Marques Freitas
Isabela Maria Pereira de Oliveira
Felipe Venancio Uchôas
Pedro Henrique Alves Silva
Danilo Mendes Favaro
Ingrid Hervatin Silva
Kamilla Neully Rodrigues

Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação e Artes
Julio Geraldo Carvalho de Jesus Presidente
Thiago Santana Ribeiro Vice­-Presidente
Ana Carolina Alves da Silva Secretária­ Geral
Andressa Sayori Minato 1ª Secretária
Vinicius Silva Soares 2º Secretário
Enso Guratti Neto 1º Tesoureiro
Henrique de Paiva 2º Tesoureiro
Rafael de Siqueira Santos Diretor de Comunicação
Davi Alexandre de Pistila Souza Diretor de Cultura
Jucileine de Barros Brandão Diretora de Eventos
Daniele Marques Diretora de Esportes


Open Campus


Pós-Graduação Univap


Encontro de Iniciação Científica - XX INIC


Bolsas de Estudos - Fórmula Santander


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
II Open Campus Univap

Local: Campus Urbanova

Horário: das 9h às 17h

20 de agosto
53º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista − FCS

31 de agosto
Outubro Rosa (Comemoração) - FCS

1º de outubro
Dia das Crianças − Comemoração no CPS − Bloco 7 − Campus Urbanova − FCS

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas