243ª Edição - Ano VIII
De 6 de janeiro a 14 de março/2016
         
 

Palavra do Reitor
Univap Democrática


 
A comunidade Univapiana é plural e multicultural, condição própria e salutar de uma universidade de verdade. Por isso, os princípios democráticos são fundamentais para a manutenção do convívio coletivo fraterno, leal e solidário e, prevalecendo isso, estar-se-á compondo e não contrapondo as diferenças. O uso sábio das diferenças faz o todo mais rico.
Os parâmetros constituintes de uma Universidade são múltiplos e complexos, envolvendo aspectos tanto de administração financeira e recursos, como didático-pedagógicos; avaliação externa e interna; alinhamento da sua missão com as demandas da comunidade e observância dos instrumentos legais vigentes, principalmente os emanados pelo MEC e pelos colegiados internos da Universidade.
Para responder por tudo isso, a democracia em sentido lato, que deve pairar em uma universidade, é o pleno exercício do pensamento crítico, da manifestação das ideias e da liberdade responsável, reconhecendo que as esferas de decisões têm que ser atribuídas aos que estiverem preparados para tomá-las, ponderados pela competência ou pela meritocracia e não simplesmente por palpites.
A democracia no âmbito da Universidade deve ser vivenciada pela construção de uma vontade institucional expressa em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborada com a participação de todos e submetida à contribuição e validação de seus diversos colegiados.
Nesses últimos quatro anos, fomos fiéis executores das decisões emanadas pelos nossos Conselhos e obedecemos à vontade institucional expressa no Plano de Desenvolvimento.
Construir uma Univap democrática não é tarefa das mais simples, pois chegar ao consenso da maioria requer que cada um de nós esteja imbuído dos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.

“Luz e liberdade caminham juntas.”
Minha próxima palavra será sobre o valor das mensalidades.

Até breve,

Prof. Jair

Telescópio Gigante Magalhães

 
Astrônomos da Univap, que já participam de comitês científicos e também como usuários de grandes telescópios internacionais como o SOAR e Gemini, agora fazem parte do projeto do primeiro telescópio gigante de nova geração, o Telescópio Gigante Magalhães (GMT). Segundo o astrônomo e pesquisador da Univap, Prof. Dr. Alexandre Soares de Oliveira, um dos principais objetivos do GMT será entender a matéria escura e a energia escura, que está associada à expansão acelerada do Universo. O GMT terá uma área coletora cerca de 40 vezes maior do que o Telescópio SOAR, cujo espelho principal mede 4 m de diâmetro, e 10 vezes maior do que o Gemini, de 8 m de diâmetro, e produzirá imagens 10 vezes mais nítidas que as geradas pelo Telescópio Espacial Hubble.
O Telescópio será construído no Observatório Las Campanas, da Instituição Carnegie para Ciências, no ar claro e seco do Deserto de Atacama do Chile, numa redoma de 22 andares de altura. Espera-se que o GMT entre em funcionamento em 2021 e esteja em operação plena em 2024.
De acordo com o Prof. Dr. João Evangelista Steiner, docente e pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), o GMT objetiva descobrir planetas do tamanho da Terra em torno de estrelas vizinhas e mapear as distorções minúsculas que os buracos negros causam na luz proveniente de galáxias e estrelas distantes. Revelará os objetos de mais fraco brilho, jamais vistos no espaço, incluindo galáxias extremamente distantes, cuja luz tem viajado para a Terra desde pouco depois da Grande Explosão, 13,8 bilhões de anos atrás.
O espelho primário do telescópio, de 25,4 m, será formado por sete (7) segmentos de 8,4 m de diâmetro. Cada um deles pesará aproximadamente 17 toneladas e demanda um (1) ano para o vidro cerâmico derreter e esfriar. Depois disso, a fabricação de cada segmento leva três (3) anos para ter a superfície formatada e polida. Os espelhos estão sendo produzidos pelo Laboratório de espelhos Richard F. Caris do Observatório de Steward, da Universidade do Arizona, um dos sócios da Organização para o Telescópio Gigante Magalhães (GMTO).
Fundos para o projeto são provenientes de instituições parceiras, governos e doadores privados. O projeto tem a participação da Austrália, do Brasil (representado pela Fapesp), da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Chile, e custo total estimado de, aproximadamente, US$ 1,05 bilhão.
A Fapesp investirá US$ 40 milhões no projeto, o que equivale a cerca de 4% do custo total estimado. O investimento garantirá 4% do tempo de operação do GMT para trabalhos realizados por pesquisadores de São Paulo, além de assento no conselho diretor do consórcio. O projeto GMT na Fapesp tem como coordenador principal o Prof. Steiner e mais 25 pesquisadores doutores de três (3) instituições paulistas: USP, Univap e UFABC. Na Univap, sete (7) astrônomos compõem este quadro de 25 doutores, que têm como função dar apoio científico ao projeto e futuramente participar também como usuários do Observatório.

Fonte: Fapesp/USP/Univap

Saiba Mais

http://www.iag.usp.br/gmt/
http://www.iag.usp.br/gmt/
http://agencia.fapesp.br/consorcio_internacional_aprova_inicio_da_construcao_do_megatelescopio...
http://www.gemini.edu/
http://www.ctio.noao.edu/soar/

I Seminário Pibid/Sudeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES
Avaliação, Perspectivas e Metas


As Professoras Vera e Priscila
 
As docentes da Univap, Profa. Dra. Priscila Freitas Lemes e Profa. Mestra Vera Lúcia Catoto Dias, representaram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Univap, durante a realização do I Seminário Pibid/Sudeste e III Encontro Estadual do Pibid/ES, realizados dias 22 e 23 de outubro de 2015, em Aracruz, Espírito Santo.
A abertura oficial do evento contou com a participação do coordenador-geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e de Modelos Experimentais da Capes, Hélder Eterno da Silveira, que ministrou a palestra “Avaliação, Perspectivas e Metas do Pibid”.
Durante o Encontro Estadual, a equipe da Univap apresentou 5 trabalhos desenvolvidos em São José dos Campos: “Efetivação do Ensino de História por Intermédio das Práticas Metodológicas Desenvolvidas pelos Bolsistas Pibid/Univap nas Escolas Públicas” (Apresentação Oral por Vera Catoto do trabalho de autoria de Ana Enedi Silva Prince); “Ensino de Geometria Espacial Através de Meios Informais” (Apresentação Oral − Priscila Freitas Lemes); Pibid e a Alfabetização do 1º Ano do Ensino Fundamental de 9 Anos (Banner − Autoria de Vera Lúcia Catoto e Ana Maria da S. M. Gascón Oliveira); “O Resgate de Saberes das Plantas Medicinais no Ensino da Biologia” (Banner − Autoria de Eber Goulart Carvalho, Walderez Moreira Joaquim, Karla Andressa Ruiz Lopes e Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho); “Judô de Forma Adaptada à Educação Física Escolar e a Atuação do Bolsista Pibid − Trabalho de Revisão” (Banner − Autoria de Dorival Cesare Junior, Cláudio Alexandre Cunha e Elessandro Vaguino de Lima).
Seminários e Encontros relativos ao Pibid têm por objetivo criar espaços de discussão referente à avalição, perspectivas e metas da formação inicial e continuada de professores e ao mesmo tempo permitir momentos de integração entre os bolsistas do Pibid da região Sudeste.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, sob a tutela da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Para a Coordenadora do Pibid/Matemática da Univap, Profa. Priscila F. Lemes, a participação no evento é de extrema importância para exposição dos trabalhos em andamento e também para discussão de metas do Pibid para o futuro.
A Univap participa do Pibid desde 2010 e atualmente conta com 75 bolsistas de licenciatura em: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Matemática, Química e Pedagogia.
De acordo com as orientações da Capes, os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um coordenador de subprojeto e de um supervisor.

Treinamento aos Funcionários das Bibliotecas da Univap
Integração e Atualização


 
Com a finalidade de atualizar o conhecimento dos funcionários das Bibliotecas da Univap sobre serviços prestados aos alunos e professores, a Bibliotecária responsável, Rúbia Gravito de Carvalho Gomes, organizou treinamentos para os funcionários.
As atividades foram realizadas na Biblioteca Central (Bloco 5), Campus Urbanova, nos dias 14 e 15 de janeiro de 2016 e envolveram orientações sobre: Programa de Comutação Bibliográfica (Comut); orientação e buscas no Portal de Periódico da Capes; postura no atendimento de forma que todas Bibliotecas tenham o mesmo formato; orientações ao novos usuários; reciclagem de atuação para os processos/serviços internos; normalização e procedimentos para catalogação de livros, artigos, trabalhos de conclusão de cursos (TCC’s), revistas etc; normalização e procedimentos para restauração, trabalhos acadêmicos, empréstimos, pedidos via malote (livros de outras bibliotecas para atender a demanda), entre outros.

Aluna do Curso de Rádio e TV Participa do Canal Futura

 
A aluna Dessana Andrade, do 3º ano (5º período semestral) do curso de Rádio e TV da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) da Univap, participou da 11ª edição do Geração Futura.
Participaram das Oficinas de Produção Audiovisual 33 estudantes da área de comunicação de “Universidades Parceiras” do Canal Futura, que permaneceram duas semanas durante o mês de janeiro (de 18 a 29) na sede do canal, no Rio de Janeiro.
Os participantes assistiram a workshops de montagem, edição, videografismo e laboratório de roteirização. Além das atividades diárias, os estudantes produziram reportagens que serão exibidas no Jornal Futura e como interprogramas, para os intervalos da programação do Canal Futura.
Para Dessana Andrade, a participação do Geração Futura foi a maior experiência na área de comunicação que já teve. “Pude conhecer grandes profissionais que me fizeram ter outra visão sobre produção de conteúdo audiovisual. Ter participado do Geração sem dúvidas será um diferencial em minha vida profissional, além de ter sido uma experiência de vida muito intensa, em que pude conhecer e aprender com pessoas maravilhosas.”
O Futura é um canal de televisão educativo brasileiro, fundado em 22 de setembro de 1997. A emissora é captada em operadoras de TV por assinatura e via UHF em algumas cidades brasileiras, inclusive com transmissão digital.
A aluna da Univap, além das aulas teóricas e práticas da Faculdade, é estagiária da TV Univap, onde apresenta o programa “Rebuliço Cultural”, exibido toda segunda feira às 19h pelo canal 8 da NET.

VI Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), conforme estabelecido no Calendário Escolar do Ensino Superior da Univap para o ano letivo de 2016, realizaram, de 25 a 29 de janeiro de 2016, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, a VI Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência, cujo objetivo é o oferecimento de subsídios para a melhoria contínua do processo de ensino na Univap.
Oficinas, palestras e a apresentação da nova versão acadêmica do Sistema Lyceum fizeram parte da programação e foram direcionadas aos coordenadores e professores de cursos de graduação da Universidade.

Oficinas ministradas pela equipe da Univap
Virtual
 
A palestrante convidada, Dra. Marta de
Campos Maia

Na programação, foram desenvolvidas diversas atividades. Nos dias 25 e 26, realizaram-se as Oficinas “O Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) − Níveis 1 e 2”, ministradas pelos funcionários da Univap Virtual, Neil F. Tanaka, Camila M. Rodrigues e Bruno C. Martinelli, que apresentaram a professores iniciantes no uso do AVA recursos disponíveis e demais ferramentas.
No dia 27, a palestra “Tecnologia Aplicada ao Ensino: Possibilidades e Desafios” foi proferida pela Profa. Dra. Marta de Campos Maia, consultora e pesquisadora acadêmica da FGV-EAESP, participante do grupo de pesquisa de Tecnologia da Informação no CNPq e também membro do Comitê Nacional da Informação para Todos da Unesco, entre outras atividades.
Já no dia 28, a Oficina “Mapa Conceitual” apresentou a ferramenta digital CmapTools para o desenvolvimento de mapas conceituais. A referida oficina também foi ministrada pelos funcionários da Univap Virtual em conjunto com a Profa. Dra. Maria Tereza Dejuste de Paula, Coordenadora de Avaliação da Progeduc.

A Profa. Maria Tereza durante a oficina
“Mapa Conceitual”
 
Apresentação da Nova Versão Acadêmica do
Sistema Lyceum

No dia 29, a Nova Versão Acadêmica do Sistema Lyceum foi apresentada por Fábio Cespi, Diretor da Divisão de Educação da Empresa Techne Engenharia de Sistemas; Renato Amâncio da Silva, Consultor da Divisão de Educação da mesma empresa e Vladimir Costa, Gerente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da FVE, que aproveitaram a ocasião para esclarecer possíveis dúvidas por parte dos usuários.
De acordo com a Coordenadora de Avaliação da Progeduc, Profa. Dra. Maria Tereza, as atividades realizadas durante a VI Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência fazem parte do programa de formação pedagógica continuada da Univap, com objetivo de fomentar a discussão e o conhecimento de fundamentos e de práticas pedagógicas que possam elevar a qualidade do Ensino Superior na instituição. As Semanas são realizadas duas vezes por ano, em janeiro e julho, e contemplam atividades voltadas para a concepção e planejamento do trabalho pedagógico. As oficinas oferecidas visam capacitar os docentes para o uso de tecnologias auxiliares do ensino, bem como para a produção de materiais pedagógicos para o trabalho docente na Universidade.

XII Congresso da Mutagem-Brasil

 
O aluno Bruno com os Pesquisadores da Univap Cristina
e Newton
A Profa. Dra. Cristina Pacheco Soares (Laboratório de Dinâmica dos Compartimentos Celulares) e o Prof. Dr. Newton Soares da Silva (Laboratório de Biologia Celular e Tecidual) do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap, bem como o aluno de Graduação do Curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), Bruno Henrique Godoi, participaram, de 28 a 30 de janeiro de 2016, em Indaiatuba, interior de São Paulo, do XII Congresso da Mutagem-Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental.
O evento busca disseminar o conhecimento e a formação de profissionais brasileiros na área de Mutagênese, Carcinogênese e Genômica Ambiental, priorizando e incentivando a participação de alunos de graduação e pós-graduação, que têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos científicos, bem como conhecer conceituados pesquisadores de grande prestígio na área e discutir sobre os estudos em andamento.
Várias abordagens em pesquisa foram apresentadas durante a realização do Congresso, principalmente aquelas relacionadas à ação e efeitos de contaminantes ambientais (exposição ocupacional e acidental), assim como caracterização das respostas celulares e dos organismos, além de mecanismos estudados ao nível molecular. A exposição a muitos desses agentes tem sido associada ao risco de várias doenças e, assim, ao comprometimento da saúde humana e animal.
Durante a realização do Congresso, foram apresentados os seguintes trabalhos científicos em desenvolvimento na Univap:
“Molecular Analysis of Photodynamic Therapy Cell Death Induced in Tritrichomonas foetus”, de autoria de Aline Margraf Ferreira (Doutorado em Engenharia Biomédica); “Cytotoxicity of Red Onion Extracts (Allium cepa) and Quercetin Flavonoid in HEp-2 Cells”, de Italo Rigotti Pereira Tini (Mestrado em Ciências Biológicas); “High Doses of Alcohol During Pregnancy Cause DNA Damages in Osteoblasts of Newborns Rats”, de autoria da Dra. Isabel Chaves Silva Carvalho (Pós-Doutorado em Biologia Celular); “Evaluation of Cytotoxicity of Crude Extract of Acmella oleracea in L929 and HEp-2 Cells Culture”, de Ana Valéria de Moraes (Graduação em Ciências Biológicas); “Taurine Causes a Reduction in The Number of Micronuclei”, de Bruno Henrique Godoi (Graduação em Biomedicina).
Além da interatividade entre os congressistas, o evento promoveu estudos colaborativos da Profa. Cristina e do Prof. Newton entre grupos de pesquisa da Universidade de Brasília, por intermédio do Prof. Dr. Cesar Koppe Grisolia, do Laboratório de Genética Toxicológica e com a Universidade do Porto/Portugal, por intermédio do Prof. Dr. João Paulo Teixeira, do Instituto de Saúde Pública.
A empresa INNVITRO também esteve representada pelas pesquisadoras, Profa. Dra. Izabel Vianna Villela e Profa. Dra. Miriana da Silva Machado, com as quais foram tratados assuntos relativos a futuras parcerias no desenvolvimento de pesquisas científicas.

Encontro com Profissionais da Prefeitura

 
Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, das Unidades de Acolhimento Institucional, bem como professores, alunos e ex-alunos da Univap estiveram reunidos em um Encontro na Univap, dia 1º de fevereiro de 2016.
O objetivo desse evento, organizado pela Coordenadoria do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade, ligado à Pró-Reitoria de Graduação, Educação Continuada e Avaliação (Progeduc), foi alinhar ações pertinentes ao processo de avaliação psicopedagógica, ocorrido nos dias 20 e 27 de fevereiro e também em 5 e 12 de março de 2016.
O evento foi realizado no período da noite, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, e envolveu a participação de 30 pessoas.

Novo Modelo de Atendimento na Faculdade de Ciências da Saúde da Univap
Mudanças vão agilizar procedimentos e abrir mais vagas para pacientes


 
A fim de aprimorar os atendimentos realizados pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) no Campus Urbanova, professores, técnicos, alunos e equipe administrativa receberam treinamento, dia 11 de fevereiro, das 9h às 12h.
Entre as mudanças, estão a implantação de um prontuário eletrônico unificado e o uso de uma Caderneta de Atendimento em Saúde, que será obrigatória em todos os procedimentos.
Serão beneficiados os pacientes que estão em tratamento no Centro de Práticas Supervisionadas (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional − Bloco 7) e nas Clínicas Odontológicas (Odontologia/Próteses de Bucomaxilo Facial e Auréola Mamária − Bloco 4).
Com as mudanças, o sistema de atendimento será mais rápido e abrirá vagas para novos pacientes.
No referido treinamento, os funcionários da FCS receberam também outras informações, entre elas, o descarte correto de resíduos do serviço de saúde, requisição e manutenção de equipamentos.

Informações: (12) 3947-1087

Eleições para Reitor e Vice-Reitor

O Ceplade no Campus Urbanova foi uma das sessões
eleitorais
 



No dia 15 de fevereiro de 2016, o atual Reitor, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e a Vice-Reitora, Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, foram reeleitos no processo eleitoral na Universidade e no dia 26 de fevereiro, pelo Conselho Curador da FVE, para o mandato de 4 (quatro) anos, gestão 2016-2020.

Palestras Apresentam o Curso de Especialização em Gerontologia

Com objetivo de apresentar o Curso de Especialização em Gerontologia, oferecido na Pós-Graduação Lato Sensu da Univap (Posgrau), a Coordenadora Pedagógica do referido Curso, Profa. Mestra Pérola Melissa Vianna Braga, acompanhada pela Coordenadora Comercial e de Relacionamento com o Mercado, Claudia Cury, agendaram a realização de palestras em duas instituições médicas do município, durante o mês de fevereiro.

 

As palestras foram direcionadas aos funcionários da área administrativa e do corpo clínico do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence (dia18) e da Santa Casa de São José dos Campos (dia 22).
Sob a temática “Novos Idosos e os Desafios da Gerontologia Sob o Ponto de Vista da Saúde”, teve por objetivo atualizar os profissionais da saúde sobre os desafios do envelhecimento no Brasil, pois, de acordo com os dados do IBGE, nos próximos 20 anos, a população acima dos 60 anos vai mais do que triplicar.
Para a Profa. Pérola, os profissionais da área precisam ficar atentos quanto a essas demandas, pois a população do Brasil está envelhecendo numa velocidade maior do que outros países desenvolvidos e produzindo impactos em vários setores.
Assim sendo, a Univap, atenta às novas demandas do mercado e do mundo acadêmico, oferece o Curso de Especialização em Gerontologia, com objetivo de dar a oportunidade de aperfeiçoamento aos profissionais que atuam no campo do envelhecimento, capacitando-os para o trabalho interdisciplinar, que analisa e melhora o nível de atendimento à população idosa. Suscita ainda a formação de quadros especializados em Gerontologia Social, assim como qualifica a formação de docentes na respectiva área.
O Curso é multidisciplinar, com projeto pedagógico moderno e adequado à realidade do país.

Saiba mais: www.univap.brE-mail: latosensu@univap.br
Telefones: (12) 3947-1233 ou 3949-2292

Faculdade de Direito Instala a Plataforma: “Consumidor.gov.br”

 
Com objetivo de auxiliar a população de forma rápida, a Secretaria Nacional do Consumidor desenvolveu uma plataforma para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Essa nova alternativa não substitui os Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam prestando serviços por meio de seus tradicionais canais de atendimento, mas facilita e agiliza o processo de conciliação entre as partes.
A referida plataforma, intitulada “Consumidor.gov.br”, foi instalada no dia 22 de fevereiro, no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Univap, onde os consumidores aprendem a utilizar a importante ferramenta, devidamente auxiliados por alunos dos dois últimos anos.
Na plataforma, a reclamação é registrada diretamente à empresa participante do projeto, que tem o prazo de até 10 dias para resposta. Caso a resposta seja negativa, os alunos elaboram a petição imediatamente para dar início ao processo judicial, com a finalidade de apressar a resolução de conflitos.
A Faculdade de Direito da Univap, ciente da sua função social e da importância da formação de seus alunos, não mede esforços e não tem dúvidas de que o caminho do crescimento passa, necessariamente, pela promoção do desenvolvimento profissional, pela sustentabilidade e inovação.

111º Aniversário do Rotary International
Semana Rotária


A fim de comemorar o 111º aniversário de fundação do Rotary International, celebrado oficialmente no dia 23 de fevereiro, os nove Rotary Clubs de São José dos Campos realizaram, de 20 a 25 de fevereiro, uma série de atividades no município.
Em parceria com a Univap, por intermédio da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), organizaram, no Vale Sul Shopping, atendimento à população, por intermédio da aferição da pressão arterial para combate à hipertensão; verificação da glicemia capilar (taxa de açúcar no sangue) e tipagem sanguínea. Participaram dessa ação social as professoras Fernanda R. F. Filócomo, Josne Carla Paterno, Daniela Caetano C. dos Reis e Fernanda M. G. G. Napoleone, acompanhadas por 16 alunos.

Atendimento à saúde no Vale Sul
Shopping
 
O Reitor da Univap, o Representante
do Rotary e o Presidente da FVE
 
Autoridades da FVE/Univap e dos
Rotary Clubs, no Campus Urbanova

No dia 22, uma solenidade no Campus Urbanova reuniu rotarianos que concederam à Universidade uma placa de boas-vindas em 12 idiomas, que foi instalada no Núcleo de Atendimento ao Estudante “Tudo Aqui”. Participaram da cerimônia para o descerramento da placa o rotariano e ex-professor da Universidade, Prof. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva; o Presidente da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), Prof. Me. Samuel Roberto Ximenes Costa; o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo e o Presidente do Rotary Club São José dos Campos Sul e Representante dos Presidentes dos nove Rotary Clubs de São José dos Campos, Eduardo Augusto Fernandes Fagundes; além de rotarianos acompanhados de suas respectivas esposas.
Prestigiaram o evento: Antônio Custódio Filho, governador do Distrito 4.600 do Rotary International; os nove Presidentes dos Rotary Clubs de São José dos Campos; diversos Ex-Governadores do Distrito 4.600 do Rotary International; além de representantes da OAB, do Lions Club e da Maçonaria da cidade.
Após a solenidade de descerramento da placa, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade).

Apresentação da Banda da PM do Estado de
São Paulo da 2ª Região do Interior
 
Início da solenidade do evento no Campus
Urbanova

Compuseram a mesa de trabalho, o Prof. Geraldo Vilhena, Patrono do Evento e Governador do Distrito 4.600 do Rotary International (1974/1975 − 975/1976); o Prof. Dr. Jair Candido de Melo, Reitor da Univap; Eduardo A. F. Fagundes, Presidente do Rotary Club/Sul e Representante dos Presidentes dos Nove RC de São José dos Campos; Antônio Custódio Filho, Governador do Distrito 4.600 (2015/2016) e a Sra. Emma Hildinger - Presidente do Rotary Club São José dos Campos e a Primeira Rotariana da América Latina.
Antes de dar início as atividades da noite os presentes puderam ouvir e apreciar à apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo da Segunda Região do Interior; em seguida os pronunciamentos do Governador do Distrito 4.600 de Rotary International, Antônio Custódio Filho e do Patrono do evento e Decano do Colégio de Governadores do Distrito 4.600, Prof. Geraldo Vilhena de Almeida Paiva; e, por fim, assistirem à palestra com Tom Coelho, sobre o tema: Escolha ser feliz.
Após a palestra, o público foi brindado com a apresentação do acordeonista premiado internacionalmente, Amílcar Bondesan.
Já no dia 23, reinauguraram o marco rotário da Avenida Dr. Nelson D’Ávila, entrada principal do município, e descerraram uma placa de boas-vindas em 12 idiomas no Vale Sul Shopping.
No dia 25, encerraram as comemorações com uma noite festiva na Casa da Amizade de São José dos Campos, com um jantar que contou com a presença dos rotarianos dos nove Clubs de São José dos Campos e autoridades da cidade.

1º Seminário de Resíduos Sólidos da FVE

Com a finalidade de apresentar os resultados do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos (2014-2015) da FVE, envolver a alta administração no processo de gestão por intermédio da formação de grupos gestores, bem como propor ações para o exercício de 2016, foi realizado, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) da Univap, dia 24 de fevereiro, das 13h às 16h, o 1º Seminário de Resíduos Sólidos.

Prof. Edvaldo na abertura oficial do
evento
 
Profa. Ivone Oliveira do IP&D
 
Profa. Mônica da Feau

A abertura contou com a participação do Prof. Mestre Edvaldo Gonçalves Amorim, Gestor e Docente da Universidade, que fez uma exposição sobre o que são os resíduos sólidos, o plano de gestão, suas obrigações legais, sua equipe e histórico.

A Enfermeira Patrícia Cardoso da FCS
 
Aline Rosental da Segurança do
Trabalho
 
Sra. Juvalina Pereira, Técnica
Química da Feau

Outros profissionais da Universidade foram convidados a participar do evento, entre eles, a Técnica Química Responsável da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Juvalina Rosemberg Pereira, que apresentou os resultados adquiridos na coleta dos resíduos químicos; a Profa. Dra. Ivone Regina Oliveira, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), que tratou da temática: Redução do volume de resíduos com a aplicação de procedimentos operacionais padrão durante o experimento; a Profa. Mônica Duarte T. Barbosa, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), que apresentou um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de alunos do Curso de Engenharia Química, intitulado: Experimento com resíduos de placas eletrônicas para retirada de metais nobres e experimento com resíduos de isopor e copos descartáveis para confecção de tinta; a Enfermeira Patrícia Goulart da Rosa Cardoso, Responsável Técnica da Central de Materiais e Esterilização e do Centro de Práticas Supervisionadas da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), sobre o plano de gerenciamento de resíduos da saúde; Aline Rosental, Responsável Técnica da Área de Segurança do Trabalho, sobre a necessidade e uso adequado do Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Encontro de Universidades em São Paulo

 
A Univap esteve representada pela Coordenadora Comercial e de Relacionamento com o Mercado, Cláudia Cury, durante a realização da EduMultiConnet, dia 26 de fevereiro, no Hotel InterContinental, na Alameda Santos, em São Paulo.
A FPP EDU Media realizou em São Paulo, pela primeira vez, um encontro entre agentes, escolas e universidades brasileiras e estrangeiras, ou uma combinação dos três grupos, de forma a oferecer serviços de recrutamento, intercâmbio e possíveis convênios.
Participaram do encontro representantes de instituições nacionais: Univap; Unisal (Lorena); Unitau; Senac; ESPM; IBTA; Unicid (São Paulo); Univali (Itajaí); Escola Superior de Vitória; Universidade Evangélica Anápolis; UEMG; Universidade Federal de São Carlos; Mackenzie; Universidade Federal de Dourados; Faculdade de Jaguariúna; CNEC Brasília e Centro Paula Souza, além das estrangeiras: University of San Diego, CA (EUA); University of Johannesburg (África do Sul); Curtin University (Austrália); The University of Winnipeg (Canadá); Arcadia University (EUA); University of Sunderland (Inglaterra); University of Limerick (Irlanda); Brunel University London (Londres); University of Portsmouth (Reino Unido) e University of Ulsan (Coreia do Sul).
De acordo com Cláudia Cury, a troca de experiências com outras instituições do Brasil foi excelente. Muitas delas já estão com os processos de Internacionalização bem avançados, como é o caso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que expôs os desafios enfrentados e compartilhou os casos de sucessos, subsidiando a Univap com informações importantes neste novo horizonte, tendo em vista que a Universidade está implementando também a sua Internacionalização.

7º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional

Especialistas e estudantes das áreas sociais, de educação e saúde estiveram reunidos, dias 26 e 27 de fevereiro, no Campus Urbanova da Univap, para discutir as reais contribuições que a psicopedagogia e a neurociência trazem diariamente ao aprendizado de crianças e adolescentes.

Rosimeire, Delcimar, o Prof. Samuel
(Progeduc) e Adriane
 
A abertura oficial do evento
 
Vista parcial do público presente

O evento, intitulado “7º Encontro de Psicopedagogia Clínica e Institucional”, foi realizado no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade) e envolveu a realização de palestras, debates e workshops sobre os recentes estudos científicos a respeito do funcionamento do cérebro.
Participaram do Encontro a psicóloga Rosimeire Facioli, graduada pela USP em Psicologia e Neuropsicologia, que ministrou a palestra “Transtornos Neuropsiquiátricos na Infância e Adolescência”. Em seguida, o público pôde assistir à palestra proferida pela Pedagoga Solange Rolim Jacob, Especialista em Ciências Sociais com foco em Educação, sobre o “Funcionamento Executivo do Cérebro”.

A Dirigente Regional de Ensino do Estado de
São Paulo, Adriane C. T. Rigotti  
 
Solange Rolim Jacob durante a sua palestra

Os workshops foram realizados no sábado, dia 27, pelos especialistas Sílvia Regina Ruivo (O Papel das Emoções na Sala de Aula); Dr. Carlos Eduardo Rios Pereira (Psicanálise e Neurociência: O impasse de um Diálogo); Prof. Dr. Mário Toledo (Reabilitação em Neurociência); Débora de Oliveira Guedes (Identidade e Memória); Geomacel de Carvalho (Cérebro Criativo); Patrícia Lessa (Estimulação de Habilidades Cognitivas) e Cláudia de Paula Oliveira (Turbinando a Memória).

Sustentabilidade na Agenda Urbana
Tema do Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável


Ambientalistas, professores universitários, economistas, representantes de organizações não-governamentais, prefeitura e membros da comunidade estiveram reunidos, dia 1º de março, no Centro da Juventude, em São José dos Campos, para mais uma edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável.

Abertura oficial do evento
 
Vista parcial do público presente
 
Convidados especiais

O Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável, promovido pelo Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPPLAN) e Prefeitura de São José dos Campos, faz parte de uma série de debates que vêm sendo realizados sobre o futuro da cidade, com o objetivo de produzir uma agenda de desenvolvimento de médio a longo prazo, apresentada em uma publicação que compilará as propostas para os próximos 20 anos.
O tema do evento, no dia 1º de março, que tratou da temática: “A sustentabilidade na agenda urbana”, expôs ideias e discutiu assuntos para inserção de uma agenda de futuro de forma a incorporar os princípios da sustentabilidade ao seu ideal de desenvolvimento.

Orientação para a rodada de conversa em
formato de oficina
 
Os trabalhos em andamento na oficina

Participaram da abertura dos trabalhos o Diretor Geral do IPPLAN, Célio Chaves; a Diretora Geral da Associação Joseense para o Fomento da Arte e Cultura (AJFAC), Angela Tornelli; a Pró-Reitora de Integração Universidade-Sociedade (Prius) da Univap, Profa. Dra. Maria Regina de Aquino Silva; o Representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Prof. Dr. Antonio Miguel Vieira Monteiro e o Secretário de Planejamento Urbano de São José dos Campos, Prof. Dr. Pedro Ribeiro.
Como convidadas especiais do evento, estiveram presentes Sophia Picarelli, Gerente de Projetos da ONG internacional ICLEI − Local Governments for Sustainability (ICLEI SAMS - Secretariado para América do Sul), cujo conteúdo da palestra envolveu os 10 temas de sustentabilidade que compõem a Agenda Urbana do ICLEI e a importância do acordo do “Compacto de Prefeitos”, do qual São José faz parte, na mitigação e monitoramento da emissão de gases de efeito estufa, assim como Regina Alvalá, Coordenadora de Articulação Institucional do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instalado em São José dos Campos desde 2014.
A moderação da conversa foi intermediada por André Marques, Diretor Presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).
Após as apresentações dos palestrantes, houve uma rodada de conversa em formato de oficina, para que todos os presentes pudessem debater sobre os temas abordados e elaborar propostas para uma agenda urbana sustentável para a cidade de São José dos Campos dos próximos 20 anos.

Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu

A Direção do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), responsável pelos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) da Univap, convidou o Especialista em Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Prof. Dr. João Evangelista Steiner, para ministrar a Aula Magna, dia 7 de março, no Auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento (Ceplade), no Campus Urbanova.
O Pesquisador da USP falou sobre a “A importância da pesquisa na transformação da realidade socioeconômica brasileira”.

O Prof. Dr. Alexandre de Oliveira
apresenta o palestrante convidado
 
O convidado, Prof. Dr. João
Evangelista Steiner, docente da USP
 
Vista parcial do público presente

O palestrante convidado foi estudante da USP na Graduação em Física (1973), com Mestrado em Astronomia (1975), Doutorado em Astronomia (1979) e Pós-doutorado no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.
Dr. Steiner foi Secretário de Coordenação das Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT); participou de Conselhos e Comissões e foi Consultor e Assessor de Física e Astronomia do CNPq; Diretor junto ao Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA); Diretor e Professor no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); atuou como Consultor e Astrônomo em Harvard − Smithsonian Center For Astrophysics, nos Estados Unidos.
Em 2013, foi eleito para a Academia de Ciências do Estado de São Paulo; em 2010, recebeu do Ministério da Ciência e Tecnologia - Ordem Nacional do Mérito Científico − Grau de Grã-Cruz; em 2009, foi eleito membro da Academy of Sciences of the Developing Countries; em 2005, membro eleito da Academia Brasileira de Ciência; em 2001, recebeu do Ministério das Relações Exteriores - Ordem do Rio Branco - Grau de Comendador e em 1998, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) - Ordem Nacional do Mérito Científico - Grau de Comendador.
Atualmente é professor titular da USP, junto ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, e suas pesquisas envolvem a Astrofísica Estelar e Núcleos Ativos de Galáxias.
Prestigiaram a palestra do renomado físico, alunos iniciais e seniores dos Programas de Mestrado e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional, Física e Astronomia e de Mestrado em Ciências Biológicas.

Bolsas de Estudos na Universidade de La Rioja − Espanha

 
A Univap, por ser parceira do Santander Universidades, está inclusa na listagem das universidades brasileiras que poderão participar do oferecimento de 8 (oito) bolsas de estudo para alunos de graduação interessados em estudar na Universidade de La Rioja, na Espanha.
As bolsas ofertadas são da própria Universidade de La Rioja, também parceira do Santander Universidades.
As 8 (oito) bolsas de estudo são para um curso trimestral de Língua e de Cultura Espanhola, na Espanha. A duração das bolsas está dividida em três períodos de três semestres, de outubro de 2016 a junho de 2017.
As bolsas têm o valor de mil quinhentos euros, para cobrir os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso, custo total das taxas acadêmicas dos Cursos de Língua Espanhola da Universidade de La Rioja do curso trimestral, alojamento em residência universitária e seguro saúde.
O objetivo do programa é favorecer a aprendizagem da língua espanhola para universitários brasileiros, visando complementar sua formação universitária.
As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento do formulário de solicitação online no site da universidade (www.unirioja.es/espanol/editalbolsa), até o dia 03 de abril de 2016.

Santander Universidades

O Banco Santander é a empresa que mais investe no apoio à educação no mundo (Relatório Varkey/Unesco − Fortune 500). Esta iniciativa é desenvolvida por meio do Santander Universidades, que mantém 1.200 acordos de parceria com universidades e instituições no mundo inteiro. No Brasil, o banco mantém mais de 450 acordos com universidades de todo o país. Em 2015, o Santander entregou mais de 35.000 bolsas, auxílios ao estudo e a estágios profissionais e, entre 2016 e 2018, estima-se que conceda mais de 128.800 bolsas. Apoia mais de 3.900 projetos universitários todos os anos e, até 2018, terá destinado 1,7 bilhões de euros para apoiar projetos de Ensino Superior.

Fonte: Santander Universidades/Univap

Campeonato de Robótica
Sumô de Robôs− Inscrições até 30 de abril



Alunos e professores do curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau) da Univap que atuam no Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos estão organizando o Campeonato de Robótica, na Categoria Sumô de Robôs.
Os interessados em participar do Campeonato poderão se inscrever até o dia 30 de abril, sendo que cada equipe poderá conter até cinco (5) integrantes.
Com apoio da Tarzan - Soluções em Eletrônica, o Campeonato de Robótica será realizado dia 20 de junho, a partir das 19h30, no prédio da Feau - Bloco 10, Campus Urbanova.
Para se inscrever e conhecer as regras da competição, basta mandar um e-mail para: lrva.univap@gmail.com.

Regras

Saiba mais: www.facebook.com/LRVAUNIVAP/

IV Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba


Observatório de Astronomia e Física Espacial Univap


Pós-Grauduação Lato Sensu


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Bolsas de Estudos na Universidade de La Rioja – Espanha

As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento do formulário de solicitação online no site da universidade (www.unirioja.es/espanol/editalbolsa).

As bolsas ofertadas são da própria Universidade de La Rioja, também parceira do Santander Universidades.

Programa de aprendizagem da língua espanhola para universitários brasileiros, visando complementar a formação universitária.

www.unirioja.es/espanol/editalbolsa

Inscrições até 3 de abril
Simpósio de Física e Astronomia do Vale do Paraíba

Evento: de 11 a 13 de maio

Local: Observatório de Astronomia e Física Espacial da Univap

Campus Urbanova

Palestras e Observações Noturnas

Informações: www1.univap.br/simfast

Inscrições até 15 de abril
Campeonato de Robótica - Categoria Sumô de Robôs

Equipes com até 5 integrantes

Data do evento: 20 de junho − Local: Prédio da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Bloco 10 − Campus Urbanova

Horário: A partir das 19h30

Organização: Alunos e professores do Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica - Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos − Feau/Univap

Apoio: Tarzan − Soluções em Eletrônica

Informações: facebook/LRVAUNIVAP

E-mail: lrva.univap@gmail.com

1º de fevereiro
Inscrições para o Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação − Santander Universidades 2016

Parceria: Univap/IP&D com Santander Universidades

Endereço Eletrônico: www.santanderuniversidades.com.br/bolsas

Informações na Univap: prppg@univap.br

Inscrições até 10 de junho
24º Aniversário de Criação da Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

1º de abril
Dia do Enfermeiro – FCS

12 de maio
Dia do Assistente Social – FCS

15 de maio
XIV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde

De 17 a 20 de maio
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

De 25 a 29 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil − FD

11 de agosto
II Open Campus Univap

20 de agosto
53º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista − FCS

31 de agosto
Outubro Rosa (Comemoração) - FCS

1º de outubro
Dia das Crianças − Comemoração no CPS − Bloco 7 − Campus Urbanova − FCS

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas