242ª Edição - Ano VIII
De 24 de novembro a 21 de dezembro/2015
         
 

Novos Conceitos na Reabilitação de Quadril
Palestra


 
O Núcleo de Estudos em Fisioterapia, Inovação e Tecnologia da Univap realizou, dia 7 de novembro, das 9h às 12h, no Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora (Bloco 9) do Campus Urbanova, a palestra “Novos Conceitos na Reabilitação de Quadril”, ministrada pelo fisioterapeuta Robson Massi.
A palestra teve por objetivo aprofundar e atualizar os conhecimentos de graduandos e profissionais da área de Fisioterapia da Universidade.
As atividades propostas pelo Núcleo estão sob a responsabilidade do Prof. Dr. Mário Oliveira Lima e do aluno de Doutorado em Engenharia Biomédica, Prof. Mestre Bruno Prianti.

Alunos da Universidade visitam o Brazilian Decimetric Array (BDA)

 
Os alunos Matheus Palheres, Alexandre Silva, Fredson
Vasconcelos, Prof. Francisco e Prof. Sergio
Alunos do curso de Doutorado em Física e Astronomia da Univap, em conjunto com os coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia, Prof. Dr. Francisco C. R. Fernandes (Doutorado) e Prof. Dr. Sergio Pilling (Mestrado), visitaram, em novembro de 2015, as instalações do Arranjo Decimétrico Brasileiro (do inglês BDA − Brazilian Decimetric Array), localizadas na Unidade Regional de Cachoeira Paulista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esse radiointerferômetro, composto por 26 antenas de 4 metros de diâmetro, distribuídas em uma configuração em forma de T, com linha de base máxima de 252 metros na direção Leste-Oeste e 162 metros na direção Sul, emprega modernas técnicas de interferometria de rádio na faixa de frequências entre 1,2−1,7 gigahertz e, desde 2004, tem realizado observações solares e não-solares.
A visita técnica faz parte do conteúdo programático da disciplina Astrofísica Observacional, obrigatória para o curso de Doutorado, ministrada pelo Prof. Sergio Pilling. Durante a visita, o grupo pôde acompanhar uma medida em tempo real da emissão do sol em torno de 1.4 GHz. Após a explicação do funcionamento dos radiotelescópios e do interferômetro em si, os alunos visitaram a sala de controle e de aquisição dos dados. Durante a estadia no Inpe, o grupo também teve a oportunidade de conhecer a antena de 9 metros do Braziliam Solar Spectroscope (BSS), utilizada para monitorar a atividade solar na faixa de ondas decimétricas.
Com a ajuda de radiotelescópios como esses, nossa compreensão sobre o universo tem sido cada vez mais refinada. Por exemplo, foi a partir de observações em rádio que a estrutura espiral da Via Láctea foi determinada. Atualmente, mais de 180 espécies químicas diferentes já foram detectadas no espaço, incluindo moléculas simples como H2, CO, H2O e também moléculas grandes, como ácidos carboxílicos, cetonas, álcoois entre outras. O estudo da origem, sobrevivência e distribuição dessas moléculas no espaço faz parte da área de pesquisa chamada de Astroquímica (ou Astrofísica Molecular). Radioastronomia e Astroquímica são áreas de pesquisa disponíveis no Programa de pós-graduação em Física e Astronomia da Univap.

1ª Mostra de Ciências da Faculdade da Terceira Idade

Alunos do Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade (Ceati) da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap realizaram, dia 12 de novembro, a 1ª Mostra de Ciências, apresentando suas pesquisas no encerramento das atividades do segundo semestre das aulas de Ciências e Senso Comum, que envolveu as áreas da Química, Física e Astronomia, por intermédio do palestrante Miguel Inácio.

Apresentação de trabalhos científicos
 
Aluno da Etec mostra seu
experimento de Física
 
Vários temas foram pesquisados e
apresentados na Mostra

O evento contou também com a participação de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec-São José dos Campos), que apresentaram experimentos de Química e Física aos alunos da FTI, por intermédio do Projeto Intergeracional, que busca aproximar os jovens de idosos.
Os trabalhos desenvolvidos pela Faculdade da Terceira Idade da Univap são atividades de extensão da Universidade, que oferece à população dois cursos distintos para pessoas com idade a partir de 45 anos. Os interessados podem optar por estudar no Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac) ou no Centro de Estudos Avançados para a Terceira Idade (Ceati).
O Ceac é indicado aos estudantes iniciantes e oferece disciplinas nas áreas de Psicologia, Filosofia, Português, Literatura, História, Direito e Cidadania, Política Social, Sociologia, Medicina Social, Economia, Comunicação Social, Gerontologia Social, Educação Ambiental, Cultura Brasileira, Ginástica, Dança de Salão, Teatro, Artes Plásticas, Música, Coral e Artesanato, além de excursões, passeio, visita a museus e entidades sociais, dinâmicas de grupo e outras atividades socioculturais.
O Ceati é dirigido aos alunos veteranos que já concluíram o curso anterior e querem aprofundar temas ligados à Sociologia, Economia, Cultura, Saúde, Artes, entre outros.

Novembro Azul
Faculdade da Terceira Idade


 
Os alunos da Faculdade da Terceira Idade Univap estiveram reunidos no Campus Castejón, dia 12 de novembro, em prol da campanha de alerta ao gênero masculino sobre a importância em realizar periodicamente o exame de próstata.
‘Novembro Azul’ é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O câncer de próstata, também denominado de carcinoma da próstata, é uma neoplasia que tem seu desenvolvimento na próstata, uma glândula do sistema reprodutor masculino. A maioria dos cânceres de próstata é de crescimento lento, no entanto, alguns crescem rapidamente. As células cancerosas podem espalhar-se a partir da próstata para outras partes do corpo, particularmente para os ossos e linfonodos.

Antologias de Contos e Poética 2014

No final do ano, o Setor de Cultura Univap da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), distribuiu cinco exemplares para cada autor participante das edições das Antologias de Contos e Poética 2014. Também tornou público o resultado do Concurso de Fotografias.

 

Fizeram a inscrição no Concurso de Poesias, nas categorias Comunidade; Ensino Superior e Funcionários, 46 pessoas, que apresentaram 121 textos, dos quais 25 foram selecionados para publicação. No Concurso de Contos, 39 inscritos apresentaram 80 contos, sendo selecionados 18. Já no Concurso de Fotografia, 21 pessoas participaram com 56 fotos, dessas, dez foram selecionadas pela comissão como as melhores apresentadas, sendo uma delas escolhida para ser a capa da Antologia de Contos. A melhor foto selecionada é autoria de Carlos César Fracasso, intitulada “Vista para o Porto”. Já a capa da Antologia Poética em geral é escolhida para homenagear um artista da região. A obra escolhida é uma pintura com tinta aquarela sobre o papel de autoria do artista plástico e docente da Univap, Prof. Dr. Selso Dal Belo, intitulada: Janela Com Flores.
Participam como colaboradores das Comissões Julgadores dos Concursos da Univap, professores das Faculdades de Educação e Artes (FEA) e Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (FCSAC).

1ª Feira Literária de Campos do Jordão − Pedro Paulo Filho

Os alunos da Faculdade da Terceira Idade (FTI) da Univap do Núcleo de Campos do Jordão foram convidados a participar da programação da 1ª Feira Literária de Campos do Jordão − Pedro Paulo Filho, realizada entre os dias 12 e 22 de novembro.
O nome da Feira Literária é uma homenagem ao literato e historiador de Campos do Jordão, falecido há um ano.

 
 

O evento foi promovido pela Prefeitura da cidade, por intermédio das Secretarias de Cultura, Turismo e Educação, e reuniu 34 autores, além de organizar Mostras de Arte e Cinema, Shows, Premiações, Contação de Estórias, Demarcação de Locais Históricos, entre outras atrações.
As atividades desenvolvidas pelos alunos da FTI foram realizadas entre os dias 13 e 18 de novembro, na Biblioteca Municipal, com a contação de estórias para alunos das Escolas: Monsenhor José Vita, Frei Orestes e Amadeu Carletti Junior.
O Projeto Contadores de Estórias, realizado durante todo o ano de 2015, pela FTI, visitou cerca de oito escolas da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e encerrou o semestre na 1ª Feira Literária.

1ª Mostra de Robótica do Vale
Novos Rumos, Novos Desafios


 
Os alunos Rafael Gomes, Fernando de Oliveira, Lucas Sousa, Thobias Rodolfo e Bruno Michel, acompanhados pelo Prof. Mestre Helosman Valente de Figueiredo, do Curso de Engenharia Elétrica/Eletrônica, integrantes do Laboratório de Robótica e Veículos Autônomos (LRVA) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Feau), a convite do Instituto Alpha Lumen, fizeram parte da 1ª Mostra de Robótica do Vale, realizada dia 21 de novembro, no Centro da Juventude, em São José dos Campos.
O evento aberto ao público teve como tema “Novos Rumos, Novos Desafios”, e envolveu a realização de exposição de robôs, palestras, treinamentos em robótica e a participação de equipes universitárias da Univap, Unifesp, Unifei, ITA e do SJC Hackerclub, que disputam atualmente os campeonatos nacionais e internacionais de robótica.
Os projetos do LRVA da Univap na área de robótica destacaram-se pelo pioneirismo e inovação. Nessa ocasião, foram também realizados voos demonstrativos com as aeronaves desenvolvidas pela equipe do laboratório.

Festa da Primavera Igreja Internacional Ágape
Ação Social Comunitária


Professores, alunos e funcionários da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) participaram, dia 21 de novembro, das 9h às 16h, da Festa da Primavera Igreja Internacional Ágape, no Parque Industrial, em São José dos Campos.

 
 

Nesse evento, foram realizadas diversas atividades, entre elas, o atendimento nas áreas de: Enfermagem (Combate à hipertensão); Odontologia (Prevenção em saúde bucal) e Serviço Social (Direito e Cidadania).

Processo Seletivo 2016-1

A Univap realizou, dia 22 de novembro, no Campus Urbanova, o Processo Seletivo 2016-1. Os candidatos, ao chegarem ao Campus, foram recepcionados por funcionários e eventuais colaboradores, que no plantão esclareceram dúvidas e deram as orientações necessárias.

 
 

Os acompanhantes dos candidatos, enquanto aguardavam o término da prova, foram convidados a saborear um pequeno lanche servido nas instalações do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Bloco 8, local onde também, por intermédio do vídeo institucional, receberam informações sobre a Universidade, o município de São José dos Campos e possíveis moradias próximas à Universidade.

 
 

A exibição de um filme de comédia no Auditório do Ceplade e tour pelo Campus também foram realizados pelo staff na acolhida aos acompanhantes dos candidatos.

Formandos da Faculdade da Terceira Idade
Curso de Extensão e Atualização Cultural


A Faculdade da Terceira Idade (FTI) Univap, no encerramento das atividades semestrais, realizou, dia 23 de novembro, a cerimônia de entrega de certificados para os alunos que concluíram o Curso de Extensão e Atualização Cultural (Ceac).

 
 

Cerca de 40 alunos escolheram Ralf Stanley de Oliveira como paraninfo da turma e Maria Cláudia de Oliveira Garcia como patronesse. Também aproveitaram a ocasião para prestar homenagem aos colaboradores da FTI, Maria José Valdenor Silva (Val Garcia) e José Roberto Cannizza Filho (Regente do Coral da FTI).
Na entrega de certificados, a cerimônia foi abrilhantada com a apresentação do Coral Viva Voz da Faculdade, sob a regência do Maestro José Roberto Cannizza.
Compuseram a mesa para a entrega dos certificados os palestrantes Bruna da Silveira Carvalho, José Valdenor Silva e Ralf Stanley de Oliveira; a Coordenadora da FTI, Profa. Ma. Débora Guedes e a Assistente Social da FTI, Jaqueline Mergen.

 
 

Estiveram presentes no Teatro Univap Prof. Moacyr Benedicto de Souza, Campus Castejón, em São José dos Campos, aproximadamente 200 pessoas, entre familiares, amigos e convidados.
O Projeto Faculdade da Terceira Idade Univap, direcionado a pessoas com idade a partir de 45 anos, possui dois cursos distintos: o Ceac (Curso de Extensão e Atualização Cultural), para alunos iniciantes, e o Ceati (Centro de Estudos Avançados para Terceira Idade), para os veteranos. Atualmente, a Univap mantém a Faculdade da Terceira Idade em Campos do Jordão, no Campus Platanus; em Caçapava, no Centro de Convivência Viva Vida, e em São José dos Campos, no prédio do curso de Direito, Campus Castejón.

ExpocomArte 2015

 
Os alunos dos Cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV e de Design de Moda da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Comunicação (Fcsac) apresentaram, de 24 a 26 de novembro, no Salão de Festas da Capela do Campus Urbanova, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Na mesma ocasião, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, integrantes da mesma Faculdade, participaram do 1º Concurso de Criação de Receitas.
Denominada ExpocomArte 2015, as apresentações dos TCCs são diferentes das bancas examinadoras tradicionais. Nesse evento, os professores e profissionais convidados das áreas de Comunicação e Design de Moda atuam como avaliadores dos trabalhos visitando os estandes, onde os alunos devem expor e explicar as ideias e trabalhos desenvolvidos.
Aberta à visitação pública, a ExpocomArte é realizada nesse formato há nove anos e agrada quem tem a oportunidade de conhecê-la, pois durante três dias, sempre no período da noite, os alunos apresentam seus trabalhos, que podem ser expostos em diversos formatos, entre eles: vídeos, campanhas publicitárias, documentários, reportagens, livros, programas de TV, tendências da moda, entre outros.

 
 

O 1º Concurso de Criação de Receitas, sob a responsabilidade do Prof. Esp. Eiji Nitta Matsuura, teve como intuito a elaboração de pratos especiais com ingredientes disponibilizados pouco antes do início dos trabalhos. Os alunos competiram em duplas na elaboração das receitas, totalizando oito duplas. A equipe vencedora foi Ana Carolina Barbalho e Fabrícia Martins Roberto, com a melhor receita.

 
 

A Fcsac oferece atualmente os Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Design de Moda, bem como o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia (curta duração).

O Processo Inflamatório e Seus Mediadores

 
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Biológicas convidou o Prof. Dr. Rodolfo Vieira de Paula, da Universidade Nove de Julho (Uninove), para ministrar, dia 23 de novembro, a partir das 14h, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), Campus Urbanova, uma palestra aos alunos de Mestrado, sobre o “Processo Inflamatório e Seus Mediadores”.
O palestrante convidado é graduado em Educação Física (Univap 1998-2001); possui Mestrado em Ciências Biológicas (Univap 2001-2003); Doutorado em Patologia (Bolsa Capes, Faculdade de Medicina USP - 2004-2007); Pós-doutorado em Atividade Física e Imunopatologia Pulmonar (Bolsa Fapesp, Faculdade de Medicina USP 2008-2009); Pós-doutorado em Imunologia da Asma (Contrato Deutsche Forchungsgemeinschaft 2009-2010) pela Albert-Ludwigs University of Freiburg − Alemanha e Pós-doutorado em Atividade Física e Imunopatologia Pulmonar (Bolsa Prêmio da European Respiratory Society/Marie Curie Foundation/European Union 2010-2011). Desde julho de 2012, é professor dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e em Medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove). É pesquisador responsável pelo projeto "Efeitos do treinamento físico aeróbio nas alterações pulmonares induzidas por diferentes produtos da poluição atmosférica", financiado pelo MCT/CNPq, que faz parte dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Desde abril/2014, é responsável pelo Projeto Jovem Pesquisador Fapesp 2012/15165-2, intitulado "Papel da sinalização purinérgica e da sinalização SOCS-JAK-STAT nos efeitos anti-inflamatórios do treinamento aeróbio em modelos experimentais de asma e em indivíduos asmáticos", do qual obteve recursos para a montagem do Laboratório de Imunologia Pulmonar e do Exercício, instalado na Uninove Vergueiro e também em uma unidade na cidade de São José dos Campos.

Fonte: Currículo Lattes

Seminários em Física e Astronomia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento


Dr. Francisco, Coordenador do Doutorado com a aluna
Zuleika
 
Os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), são desenvolvidos por intermédio de aulas, seminários e pesquisas.
Os coordenadores dos Programas, no decorrer do ano, convidam renomados especialistas para que possam ministrar palestras aos alunos por intermédio de seminários, com a finalidade de mantê-los atualizados com as pesquisas de ponta, sejam elas nacionais ou internacionais. Alunos também apresentam seus estudos por intermédio da apresentação de seminários.
Os seminários são destinados aos discentes de Mestrado e Doutorado, entretanto, são abertos para alunos de graduação e pessoas da comunidade, que participam como convidados ouvintes.
Atualmente, a Univap oferece seis Programas de Mestrado (Ciências Biológicas; Física e Astronomia; Planejamento Urbano e Regional; Bioengenharia; Processamento de Materiais e Catálise) e três Programas de Doutorado (Engenharia Biomédica; Física e Astronomia e Planejamento Urbano e Regional).
Os três últimos Seminários dos alunos do Programa de Doutorado, realizados no final do segundo semestre de 2015, foram: Estudos das Tempestades Tipo 1 (25 de novembro), Zuleika Auxiliadora da Luz Sodré; Formação e Evolução dos Buracos Negros Supermassivos e de Suas Galáxias Hospedeiras (2 de dezembro), Fabrícia de Almeida Pereira; Airglow: Linhas de Emissão OI 5577 Å e OI 6300 Å (2 de dezembro), Maukers Alem Lima Dias e Regiões Ativas Estelares e Solares (9 de dezembro), Alexandre José de Oliveira Silva.

Fabrícia Pereira
 
Maukers Dias durante a sua
apresentação
 
Alexandre Oliveira e Silva

Em 1996, a Universidade criou o IP&D, órgão também responsável pelas pesquisas realizadas na Univap. Localizado no Campus Urbanova, seus 46 laboratórios estão instalados em dois prédios, onde atuam 32 grupos de pesquisas, sendo 20 deles cadastrados no CNPq. Possui ainda diversas salas de aula, biblioteca e auditório com 110 lugares. As atividades de pesquisas, em sua maioria, estão sempre vinculadas aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e são concentradas na realização sistemática da investigação científica, tecnológica ou humanística. Os pesquisadores são colaboradores de outras instituições de ensino e de pesquisa, nacionais e internacionais, e divulgam os resultados de seus trabalhos em veículos reconhecidos pela comunidade científica (Revistas Indexadas ou Especializadas).

Representante em Educação do Consulado do Canadá Visita a Univap

O Reitor da Univap recebeu, dia 26 de novembro, a visita do Gerente Comercial em Educação do Consulado do Canadá, Gilles Mascle. O agendamento da visita teve por objetivo conhecer a Instituição, estudar futuras parcerias com a Univap e estreitar relacionamentos.
Inicialmente, Mascle conheceu parte das instalações do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), acompanhado pela equipe da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius) e, em seguida, reuniu-se com o Reitor.

 
 

Na conversa, Mascle ficou bastante impressionado com a infraestrutura da Univap e interessou-se ainda mais quando soube da existência da Faculdade da Terceira Idade, que mantém o projeto intergeracional (integração de jovens e idosos).
O Reitor também manifestou o interesse em estabelecer parcerias para ida e recebimento de alunos por meio de intercâmbio, desenvolvimento de pesquisas conjuntas e realização de concertos canadenses no Teatro Univap.
Em março de 2015, vários representantes da província de Quebec (Canadá) estiveram no Brasil para divulgar oportunidades de trabalho a brasileiros que desejam imigrar para o país norte-americano. O Canadá tem uma população de cerca de 37 milhões de pessoas e é um dos países que mais investem em divulgação de vagas de emprego para estrangeiros.
Uma das rodadas de palestras aconteceu na cidade de João Pessoa, dias 5 e 6 de março, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba e no Auditório Tarcísio Burity, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).
Além da capital paraibana, mais seis cidades receberam os canadenses, que apresentaram oportunidades de trabalho em áreas consideradas prioritárias pelo governo de Quebec, como engenharias, tecnologia da informação, marketing, contabilidade e saúde. Fizeram parte da programação a visita às cidades de Recife (PE), Natal (RN), Campinas (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
Segundo Gilles Mascle, representante do setor de imigração de Quebec, o objetivo das palestras foi explicar o passo a passo para a obtenção do visto permanente de imigração. “Os profissionais com diploma de ensino superior nas áreas prioritárias terão mais facilidade para obter o documento”, explicou.
Na Univap, ele enfatizou a importância da criação de um Centro de Idiomas e que as áreas das Engenharias e Tecnologia da Informação são de grande interesse no Canadá.

Especialista Apresenta o Avanço das Pesquisas com Polímeros

 
Alunos e professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), bem como de graduação da Univap, puderam assistir, dia 27 de novembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, a uma palestra com o renomado pesquisador, Prof. Dr. Alessandro Gandini, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).
Especialista mundial em polímeros, Dr. Gandini dissertou sobre os “avanços recentes dos polímeros oriundos de recursos renováveis”. O pesquisador convidado possui mais de 340 artigos publicados em revistas especializadas, 55 capítulos de livros e, de acordo com Citation Index (consultado em maio/2010), tem mais de 4000 citações em trabalhos científicos desde 1965.

Alunos do Curso de História Apresentam Trabalhos no Conic

 

Os alunos do Curso de História da Faculdade de Educação e Artes (FEA) participaram da 15ª Edição do Congresso de Iniciação Científica (Conic), realizada dias 27 e 28 de novembro, na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).
Organizado pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), o Conic-Semesp tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

Solidaridança
Campanha em Prol da Cidade de Mariana (MG)


 
O curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Artes (FEA), com apoio da Academia Power Fit, FTI Center, Trarxa Rock, ValeShop, Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade e DCE da Univap, organizaram, na manhã do dia 28 de novembro, uma super master class, intitulada “Solidaridança”, com a finalidade de arrecadar alimentos para enviar aos moradores de Bento Rodrigues, entre os distritos de Mariana e Ouro Preto, atingidos pela lama com minério de ferro, após o rompimento da barragem Fundão, em 5 de novembro.
Além de Bento Rodrigues, outros distritos próximos foram atingidos, entre eles, Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, além da cidade de Barra Longa.
Para participar da aula de zumba na Univap, os participantes tiveram que doar 1 kg de macarrão.
O evento, que reuniu mais de 100 pessoas, foi realizado na quadra de esportes da FEA (Bloco 3) no Campus Urbanova, em São José dos Campos.

Apresentação do Novo Site do Pró-Memória - São José dos Campos

A Câmara Municipal, por proposta do Vereador Shakespeare Carvalho, realizou uma cerimônia, dia 3 de dezembro, para o lançamento do novo site do Projeto Pró-Memória - São José dos Campos, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o Arquivo Público Municipal e a Universidade do Vale do Paraíba.
A cerimônia foi realizada no Plenário Mário Sholz da Câmara Municipal, com a participação das Profa. Dra. Maria Aparecida C. R. Papali e Profa. Dra. Valéria Zanetti, do Laboratório de Pesquisa e Documentação Histórica do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap; do Vereador Wills Goulart; do atual Presidente da Câmara e Vereador Shakespeare Carvalho; do Vereador Walter Hayashi; do Presidente da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Alcemir Palma, e da Historiadora responsável pelo Arquivo Público Municipal, Nádia Csoknyai Del Monte Kojio.

 

O Pró-Memória foi criado em março de 2004, por intermédio de um convênio firmado entre a Câmara Municipal de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Universidade do Vale do Paraíba (Univap).
O objetivo do convênio é recuperar, consolidar e preservar a história do município de São José dos Campos, por intermédio do projeto Pró-Memória, instituído pelo Decreto Legislativo nº 32/2003, de 2 de outubro de 2003. Como um dos objetivos do Projeto é estabelecer uma conexão entre a história da cidade e sua população, a ideia foi recuperar a documentação existente sobre a cidade e disponibilizá-la em site próprio, a fim de produzir conhecimento sobre a história de São José dos Campos.
Fazem parte da equipe de pesquisadores da Univap: Maria Aparecida Chaves Ribeiro Papali e Valéria Zanetti (Coordenação Geral), Sandra Maria Fonseca da Costa, Antônio Carlos Machado Guimarães, Maria Tereza Dejuste de Paula e mais cinco alunos bolsistas do projeto, do Curso de Graduação em História da Faculdade de Educação e Artes (FEA).
Esse Projeto permitiu o desenvolvimento de várias pesquisas realizadas por alunos e professores, que, por intermédio do patrocínio da Refinaria Henrique Lage/Petrobras, foram publicadas em uma série de sete volumes, intitulada: "São José dos Campos: História e Cidade", que trataram dos seguintes temas:

1º Volume: Os Campos da Cidade: São José Revisitada
2º volume: Câmara Municipal de São José dos Campos: Cidade e Poder
3º volume: São José dos Campos: De Aldeia a Cidade
4º volume: Fase Sanatorial de São José dos Campos: Espaço e Doença
5º volume: Crescimento Urbano e Industrialização em São José dos Campos
6º volume: Escola e Educação em São José dos Campos
7º volume: São José dos Campos: cotidiano, gênero e representação

Informações na Univap pelo telefone: (12) 3947-1105 − IP&D/Univap

Almoço com Música & Prosa
Confraternização dos Funcionários da FVE/Univap


 
Estiveram reunidos no dia 4 de dezembro, na quadra de esportes coberta, no Campus Urbanova, no “Almoço com Música e Prosa”, todos funcionários do Sistema FVE de Educação (Colégios, Universidade e Parque Tecnológico).
Ao som de Música Popular Brasileira, Bossa Nova, Sambas entre outras canções de excelente qualidade e executadas pelos músicos Rodi & Cezinha, a festa de confraternização foi um momento de descontração, alegria e sorteios de brindes concedidos por empresas parceiras da FVE/Univap, Reitoria, Pró-Reitorias, Diretores das Faculdades, dos Colégios, Coordenadores de Cursos e outras chefias.
Organizado por representantes dos diversos setores do Sistema FVE de Educação, o almoço foi preparado pela Happy Day Festas e as variadas sobremesas e frutas, cedidas pelos próprios funcionários.
O Banco Santander, a Univap, Uniodonto, Unimed, Planevale, Vanguarda TV, Cia de Raffting, Aquabrasil, Hípica LF, foram algumas das empresas que doaram os brindes sorteados entre os presentes.

 
 


 
 


 
 


 
 


 
 


Oficinas de Literatura em Escolas Públicas e Produção de Cordéis

 
O Prof. Dr. Paulo Barja, graduado em Física; PhD em Ciências; professor da Univap, pesquisador junto ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da mesma Instituição; músico e escritor, vem desde 2008 desenvolvendo e publicando trabalhos de Literatura de Cordéis.
Os mais recentes estão sendo realizados por intermédio de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Univap. Até o momento, foram criados cinco cordéis e realizadas 32 oficinas em oito Escolas Públicas. O referido projeto estende-se até o final do primeiro semestre de 2016, totalizando 3600 publicações, sendo que 2000 delas já foram distribuídas.
Outros projetos pessoais estão em andamento, entre eles, a participação em um livro didático de Português do Ensino Fundamental, que terá a inclusão de trechos de um de seus cordéis; a edição de um livro-cordel inspirado no Pequeno Príncipe e um livro acadêmico sobre biofísica da fotossíntese.

Saiba mais sobre o autor: paulobarja.blogspot.com

Paratletas Recebem Handbikes Desenvolvidas em Parceria com a Univap

 
Os paratletas Jady Malavazzi e Josimar Sena receberam, dia 10 de dezembro, a handbike Bólido CX1, projeto desenvolvido em parceria com a Univap e produzido pelas empresas Vemex e Shimano Latin America.
A solenidade foi realizada no Auditório do Parque Tecnológico Univap, com a presença de representantes da empresa e da Universidade.
Essa é a primeira handbike de competição brasileira a ser fabricada em ligas leves com a avançada tecnologia embarcada, que também funciona como um GPS, possibilitando localizar o atleta no momento da prova.
O projeto da handbike recebeu da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) o investimento de mais de R$ 1 milhão, que também foi destinado ao desenvolvimento, na Univap, de um sistema de monitoramento que fornece informações fisiológicas do paratleta e dinâmicas da bike em tempo real.
Jady Malavazzi utilizará a Bólido CX1 com exclusividade; caso sua vaga seja confirmada pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro para as Paraolimpíadas Rio 2016, irá representar o Brasil na competição com o modelo inédito. Além de beneficiar a paratleta, a handbike ajudou Josimar Sena a conquistar duas medalhas de ouro e uma de bronze, nos dois últimos campeonatos de paraciclismo.

 
 

De acordo com o Prof. Dr. Mário Oliveira Lima, pesquisador e coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Univap, também responsável pelo Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora da Universidade, onde Josimar recebe os treinamentos para pilotar a handbike, o sistema eletrônico embarcado, instalado na bike, transmite para um app no meu celular informações como batimentos cardíacos e força muscular do paratleta, a velocidade média e a potência da hanbike; com essas informações é possível monitorar os treinos e melhorar a reabilitação do atleta e sua performance junto ao equipamento.

Desafios Esportivos na Univap

A HL Eventos Esportivos promoveu no Campus Urbanova, dia 5 de dezembro, sob o patrocínio da Gamaia Esportes e do Consórcio Vinac, e apoio da Univap, dois grandes eventos esportivos.
A 4ª Corrida Cros Country Gamaia, com largada às 8h e o 5º Desafio 6 horas de MTB Vinac contaram com a participação de mais de 1500 pessoas.

 
 

Os atletas participantes também puderam contar com o apoio da equipe da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), que ficou de plantão e ofereceu serviços nas áreas da Biomedicina (Tipagem Sanguínea); Enfermagem (Pressão Arterial e Glicemia Capilar) e Fisioterapia (Relaxamento, Analgesia, Alongamento, Bandagem Terapêutica Theraband e gelo).
A HL Eventos Esportivos, desde 2005, já organizou dezenas de eventos, expondo e fortalecendo diversas marcas e produtos do Vale do Paraíba, São Paulo e Região.

 

Circuitos de Duathlon e Cross Triathlon do Vale, Corrida Cross Country Univap/Vinac, 6 horas de MTB, Corrida Infantil Itaú/Unibanco, Corrida da Virada Joseense, Vale Night Running, Maratona 12 horas nadando são alguns eventos organizados ao longo desses anos. A empresa atua no gerenciamento de todo o processo de organização dos eventos, desde a sua ideia, local a ser realizado, objetivo do patrocinador, gestão e organização técnica, produção de peças de merchandising, ações promocionais, cadastros, impressos, inscrições, relação com patrocinadores, veículos de imprensa, principais entidades desportivas e órgãos públicos até a sua realização envolvendo a venda de espaços, cotas, busca e relacionamento com parceiros e fornecedores.

 
 

A Corrida Cross Country Gamaia é uma prova de montanha, realizada em um circuito de 6 e 8 km de corrida e 4 km de caminhada. Já o Desafio 6 horas de MTB Vinac é uma prova de mountain bike contra o relógio, realizada em um circuito de aproximadamente 9 km. A Universidade proporcionou a abertura e exploração das trilhas, de forma a desenvolver um trajeto para as provas visando a modalidade, a técnica e a segurança dos atletas.
Idealizada e organizada pelo Prof. Luiz Assunção, em parceria com a Gamaia Esportes e a Vinac, os eventos se consolidam como os mais importantes do Vale do Paraíba, atraindo marcas de sucesso, patrocinadores e apoiadores.

Festa Natalina aos Pacientes do Centro de Práticas Supervisionadas

 

Alunos e professores da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), para encerrar as atividades do ano, organizaram, dia 9 de dezembro, uma festa de natal para os acompanhantes e pacientes que estão em atendimento no Centro de Práticas Supervisionadas (CPS), nas áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição.
Além dos quitutes, os pacientes receberam presentes, que foram doados por alunos, professores e funcionários da FCS.

Resultados da Extensão 2015

A Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), responsável pelas atividades de extensão da Universidade, realizou, dia 9 de dezembro, no auditório do Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), Campus Urbanova, uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos em 2015.

 
 

A extensão é o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a universidade e outros setores da sociedade.
Em uma retrospectiva geral do que foi realizado no decorrer do ano, foram apresentados os programas consolidados; convênios e bolsas; Univap presente nas escolas; Univap de portas abertas; Univap além dos muros; ações conjuntas e contribuições.
Ao final da apresentação, o Maestro José Roberto Cannizza e os presentes realizaram uma dinâmica onde todos cantaram juntos a música ‘Sementes do Amanhã’ de Gonzaguinha a fim de consolidar o conceito de que para que a extensão universitária se concretize existe a necessidade da interação de todos os setores.

Festa de Natal para Crianças e Adolescentes do Clubeca

Alunos do curso Técnico em Administração do Colégios Univap - Unidade Centro (CTI Univap) do Sistema FVE de Educação e integrantes do Projeto Gesol (Grupo de Estudantes Solidários), coordenado pela Profª Érica Reis C. Carvalho, organizaram, em parceria com a direção do Parque Tecnológico Univap, com empresas ali instaladas, professores e funcionários da Universidade, a realização de uma Festa de Natal, dia 11 de dezembro.

 
 

Além dos quitutes servidos, as crianças, enquanto aguardavam a chegada do Papai Noel para a distribuição dos presentes, receberam pintura infantil no rosto, além de brincarem no escorregador e na cama elástica.
A Festa beneficiou 52 crianças entre 6 e 12 anos de idade, assistidas pela Associação Clube da Criança e do Adolescente (Clubeca).
Este é quinto ano consecutivo que as crianças da Instituição participam da Festa Natalina promovida pelo Projeto Gesol, em parceria com a FVE/Univap.
O Clubeca foi fundado em 1999 e está localizado no bairro Campos de São José, em São José dos Campos.

Colóquio Inpe-Univap
Diálogos sobre a RMVale


A coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional da Univap em conjunto com a coordenadoria do Programa Espaço e Sociedade do Inpe, realizaram dia 14 de dezembro, a partir das 14h30, no Auditório do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D), no Campus Urbanova, o Colóquio Inpe-Univap - Diálogos sobre a Região Metropolitana do Vale (RMVale): Oportunidades para (Re) Pensar o Planejamento a partir de Sua Dimensão Metropolitana.

Dr. Paulo Reschilian e Dr. Antônio Monteiro
 
Vista parcial do público presente

Participaram do Colóquio Dr. Antônio Miguel Vieira Monteiro (Inpe) e o Prof. Dr. Paulo Romano Reschilian (Univap).
O objetivo do evento foi discutir caminhos para pensarmos os instrumentos do planejamento necessários para vislumbrar o cenário metropolitano do Vale do Paraíba e Litoral Norte, apontando para um novo modelo de desenvolvimento urbano-regional que associe a promoção da equidade e a participação efetiva e cidadã de agentes e grupos.

Concerto da Orquestra Sinfônica com o Coro Jovem na Univap

 
Para encerrar a temporada de 2015, a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos (OSSJC) realizou em dezembro suas duas últimas apresentações.
No dia 16 de dezembro, às 20h, apresentou-se na Capela Nossa Senhora do Amor, no Campus Urbanova, com a participação do Coro Jovem.
Regido por Sérgio Wernec Júnior desde 2007, o Coro Jovem já foi premiado com a Menção Honrosa da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), em 2009, pela qualidade de suas apresentações. Já cantou com a Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul, com a Orquestra de Câmara da Unesp e também sob a regência do maestro Lutero Rodrigues, da Orquestra Sinfônica da USP, além dos diversos concertos ao lado da OSSJC.
No dia 20, às 19h, um Concerto do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos realizou-se na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha.
O evento ocorrido na Univap contou com o apoio do Setor de Cultura da Pró-Reitoria de Integração Universidade-Sociedade (Prius), como mais uma das atividades de extensão da Universidade.

Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável em São José dos Campos
‘Tendências 2030: Sementes de Futuro para a Cidade’


Em continuidade aos encontros realizados no decorrer do ano, a respeito da discussão sobre cenários para um desenvolvimento econômico e sustentável de São José dos Campos e da região, a Univap sediou, dia 16 de dezembro, no Centro de Planejamento e Desenvolvimento da Educação (Ceplade), no Campus Urbanova, o Fórum de Desenvolvimento Econômico Sustentável em São José dos Campos, que teve como tema: Tendências 2030: Sementes de Futuro para a Cidade.

A cerimônia de abertura
 
Vista parcial do Auditório do Ceplade
 
Dr. Ladislaw, Dra. Sandra Costa,
Giovanni e Guto

Organizado pelo Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPPLAN) e Prefeitura de São José dos Campos, a temática procurou analisar tendências que poderão trazer impacto em diversas áreas da vida do cidadão e os desafios que a cidade precisa enfrentar desde já com vistas ao futuro desejado.
O Fórum busca a construção coletiva de propostas para o desenvolvimento limpo e criativo, envolvendo os diversos setores da sociedade juntamente com o governo, na busca da melhoria de vida para toda a população.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o Reitor da Univap, Prof. Dr. Jair Candido de Melo; o Diretor do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento (IPLLAN), Célio da Silva Chaves; o Secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, Pedro Ribeiro, e o docente e também responsável pelo evento na Universidade, Prof. Me. Edvaldo Gonçalves de Amorim.
Participaram do evento, como palestrantes convidados, Giovanni Okado, do IPEA, que apresentou um estudo sobre “megatendências mundiais para 2030”, com abordagem nos temas: “população e sociedade”, geopolítica”, “ciência e tecnologia”, “economia” e “meio ambiente”. O premiado arquiteto e pesquisador Guto Requena falou sobre o futuro da habitação e a influência da cibercultura, da arquitetura e do design na cidade do futuro. Ladislau Dowbor, economista, autor de livros sobre economia, gestão e desenvolvimento, professor da PUC-SP e consultor de agências da ONU.
A conversa entre os três palestrantes foi mediada pela Profa. Dra. Sandra Maria Fonseca da Costa, Vice-Reitora, Pró-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa e Diretora do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Univap.

Natal Solidário no Município de Taubaté

Alunos e professores do Curso de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) colaboraram para a realização do Natal Solidário aos moradores do Bairro Santa Tereza, na periferia do município de Taubaté.

 
 

Brinquedos, kits de higiene infantil (Colgate), móveis e roupas foram distribuídos dia 20 de dezembro, com a participação de 20 voluntários.
Além dos alunos da Univap, participam da arrecadação de doações durante todo o ano várias pessoas e instituições assistenciais interessadas em colaborar com populações carentes, atendidas pela equipe de voluntários há mais de quatro anos.
De acordo com a equipe da Universidade, mais de 300 pessoas foram beneficiadas neste ano, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

Pós-Graduação Stricto Sensu


Pós-Grauduação Lato Sensu


  Agenda de Atividades Acadêmicas - 2016
 
 
Semanas/Jornadas/Feiras/Simpósios/Encontros/Palestras/Minicursos
Processo Seletivo/Congressos/Outros
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

De 25 a 29 de janeiro
Início do Período Letivo do 1º Semestre para Alunos Calouros

1º de fevereiro
Integra Univap

De 1º a 3 de fevereiro
24º Aniversário de Criação da Universidade do Vale do Paraíba (Univap)

1º de abril
Dia do Enfermeiro – FCS

12 de maio
Dia do Assistente Social – FCS

15 de maio
XIV Congresso Saúde e Qualidade de Vida do Cone Leste Paulista e XIII Semana da Saúde

De 17 a 20 de maio
Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento à Docência

De 25 a 29 de julho
Dia da Instituição dos Cursos Jurídicos no Brasil − FD

11 de agosto
II Open Campus Univap

20 de agosto
53º Aniversário da Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE)

24 de agosto
Dia do Nutricionista − FCS

31 de agosto
Outubro Rosa (Comemoração) - FCS

1º de outubro
Dia das Crianças − Comemoração no CPS − Bloco 7 − Campus Urbanova − FCS

11 de outubro
Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional - FCS

13 de outubro
Dia do Professor

15 de outubro
Dia do Cirurgião Dentista - FCS

25 de outubro
XX Encontro Nacional de Iniciação Científica (XX INIC)

27 e 28 de outubro
Dia do Biomédico − FCS

20 de novembro
Observatório de Astronomia e Física Espacial Campus Urbanova da Univap

Visitas gratuita e aberta ao público em geral (Sem necessidade de agendamento)

Escolas e Grupos com mais de 5 pessoas: Visitas agendadas com antecedência por e-mail.

Site: http://www.univap.br/observatorio

E-mail: observatorio@univap.br

Quartas-feiras
Das 18h30 às 21h
Programa de Educação Ambiental: Borboletário, Serpentário e Viveiro de Plantas Medicinais do Centro de Estudos da Natureza (CEN) no Campus Urbanova − São José dos Campos

Público Alvo: Escolas Públicas e Privadas

Agendamento com antecedência pelo e-mail: cen@univap.br ou por intermédio do telefone: (12) 3947-1019

Observação: O Programa de Educação Ambiental no CEN é acompanhado por alunos/monitores.

Visitas: De segunda a sexta-feira - Horário: das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30

Visitas Agendadas
Visitas Gratuitas e Monitoradas às Antigas Cavas de Areia em Processo de Recuperação na Univap - Campus Urbanova

Projeto: Educação Ambiental x Recuperação de Áreas Degradadas: Fundamentos para o Desenvolvimento Sustentável

Local: Imediações da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo − Antiga Fazenda do Poço − Campus Urbanova

Público Alvo: Estudantes e Professores do Ensino Fundamental e Médio − Escolas Públicas e Privadas

Informações: Laboratório de Ciências Ambientais − Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D) da Universidade

Telefone: 3947-1082 − Período da Tarde

E-mail: cavas@univap.br

Visitas Agendadas